Lucio Santos

Possui graduação em Ciência da Computação (1995), mestrado em Ecologia no Laboratório de Ecologia de Paisagem da UFRGS (2011) e especialização em Diversidade e Conservação da Fauna (2006). Possui experiência com geoprocessamento e bancos de dados relacionais. Atualmente é analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, onde atua no Núcleo de Monitoramento e Informações Ambientais, com monitoramento de supressão da vegetação nativa.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Conectividade de hábitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação,Orientador:
FERNANDO GERTUM BECKER.Palavras-chave: ecologia de paisagem; Conectividade dendrítica; Conservação de hábitat; limnologia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Monoculturas de Árvores Exóticas e Conservação da Diversidade da Fauna no Rio Grande do Sul
Orientador: Ludwig Buckup

Graduação em Ciência da Computação

1989 - 1995

Universidade de Passo Fundo
Título: Orçamento de Obras para Construção Civil
Orientador: Marcos Carrard
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

III Curso de Educação Ambiental na Gestão Pública. (Carga horária: 230h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de Conflitos Territoriais. (Carga horária: 40h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de Mosaicos de Áreas Protegidas. (Carga horária: 40h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de unidades de conservação: Plano de Manejo. (Carga horária: 16h). , Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, MATER NATURA, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de unidades de conservação: Conselho Gestor. (Carga horária: 16h). , Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, MATER NATURA, Brasil.

2008 - 2008

Biologia da Conservação. (Carga horária: 40h). , Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, FBPN, Brasil.

2008 - 2008

Ações antrópicas e perda da biodiversidade. (Carga horária: 80h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2007 - 2007

Introdução ao Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 80h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2006 - 2006

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. (Carga horária: 48h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.

2006 - 2006

Monitoramento e Manejo de Tartarugas Marinnhas. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.

2005 - 2005

Práticas em Botânica com base na Vegetação de PoA. (Carga horária: 24h). , Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, InGá, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Oficina de Teoria e Percepção Musical. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONTELES, J. O. ; SANTOS, L. . Seminário de Implantação das Guaritas do Parque Nacional de Jericoacoara. 2006. (Outro).

MONTOYA, M. A. ; SANTOS, L. . Primeiro Seminário de Integração Econômica Regional do MERCOSUL. 1993. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Seminário de Pesquisa e Inciação Científica do ICMBio.Resultados preliminares do projeto Endemismo e dispersão de Poríferos nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade. 2014. (Seminário).

1ª Reunião de Monitoria do Plano de Ação Nacional para Conservação de Répteis e Anfíbios Ameaçados da Região Sul do Brasil. 2013. (Oficina).

Seminário Regional de Turismo.Parques Nacionais. 2013. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa e Inciação Científica do ICMBio.Hábitat Lótico do PNAS: isolamento, endemismo e ameaças. 2013. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa e Inciaição Científica do ICMBio.Conectividade de hábitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação. 2013. (Seminário).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.Composição da Ictiofauna do Parque Nacional de Aparados da Serra, RS/SC, Brasil. 2013. (Encontro).

II Congresso de Inciação Científica e Pós-Graduação e XIX Mostra UNISINOS de Iniciação Científica. Resultados Preliminares do projeto "Hábitat Lótico do PNAS: isolamento, endemismo e ameaças". 2012. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio.Dados preliminares sobre o cavalo-marinho Hippocampus reidi (Syngnathidae) no Parque Nacional de Jericoacoara, CE. 2011. (Seminário).

Jornada Acadêmica da Biologia - UFRGS.Problemática na gestão de Unidades de Conservação - PARNA Aparados da Serra. 2011. (Outra).

Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação de Anfíbios e Répteis Ameaçados de Extinção da Região Sul do Brasil. 2011. (Oficina).

XIV Congresso Latino-Amaricano de Ciências do Mar. ?Dados preliminares sobre o cavalo-marinho Hippocampus reidi (Syngnathidae) ao longo da costa Brasileira. 2011. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Medidas de conectividade e fragmentação de hábitats em sistemas aquáticos. 2009. (Congresso).

Repercussões do Turismo no Ceará.Estudo de caso: Parque Nacional de Jericoacoara. 2008. (Encontro).

III Forum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde.A rede Via-RS na administração de dados da manutenção de equipamentos médico-hospitalares da região Norte do Rio Grande do Sul. 1996. (Outra).

IV Mostra de Iniciação Científica da UPF.Modelo matemático para a previsão da distribuição de doenças em lavouras. 1994. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

RAFAEL CABRAL CRUZ

CRUZ, R. C.; SCHWARZBOLD, Albano; Fontoura, N.. Conectividade de habitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paula Beatriz de Araújo

ARAUJO, Paula Beatriz; VERRASTRO, L;BUCKUP, Ludwig. Monoculturas de árvores exóticas e conservação da diversidade da fauna no Rio Grande do Sul. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade e Conservação da Fauna) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FERNANDO GERTUM BECKER

Conectividade de hábitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Fernando Gertum Becker;

Marcos César Cardoso Carrard

Desenvolvimento de um Software para Orçamento de Obras da Construção Civil; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Marcos César Cardoso Carrard;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. ; TAVARES-FRIGO,M.C. ; PAIRET JR., M. C. . Resultados Preliminares do projeto Endemismo e dispersão de Poríferos nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade. In: VI Seminário de Pesquisa e V Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, 2014, Brasília. Anais do VI Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, 2014. p. 77-77.

  • SANTOS, L. ; BECKER, F. G. . Conectividade de hábitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação. In: V Seminário de Pesquisa e V Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, 2013, Brasília. Anais do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, 2013. p. 47-48.

  • SANTOS, L. ; FERRER, J. ; LEHMANN, P. ; SCHULZ, U. ; GUIMARAES, T. F. R. . Hábitat Lótico do PNAS: isolamento, endemismo e ameaças. In: V Seminário de Pesquisa e V Encontro de Inciação Científica do ICMBio, 2013, Brasília. Anais do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, 2013. p. 65-66.

  • SANTOS, L. ; MUHL, V. J. L. ; SOARES, M. S. ; HOFFMANN, M. A. ; SPANNEMBERG, O. T. ; ZAITSEV, I. . Modelo matemático para a previsão da distribuição de doenças em lavouras. In: IV Mostra de Iniciação Científica da UPF, 1994, Passo Fundo. Anais da IV Mostra de Iniciação Científica da UPF, 1994.

  • SANTOS, L. ; BECKER, F. G. . Conectividade de hábitat em bacias hidrográficas: simulações com múltiplas barragens e hierarquia de segmentos para conservação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, L. . Monoculturas de Árvores Exóticas e Conservação da Diversidade da Fauna do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Instituto de Biociências/UFRGS, 2006 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, L. ; LAMMEL, U. . A Graphical Viewer for the Prolog Terms of the LDL System. 1995.

SANTOS, L. ; CARRARD, M. C. . Orçamento de Obras para Construção Civil. 1995.

SANTOS, L. ; ZAITSEV, I. . Modelos matemáticos para previsão da distribuição de doenças em lavouras. 1994.

SANTOS, L. . Conservação do Cavalo-marinho (Hippocampus reidi) no Parque Nacional de Jericoacoara. 2008.

SANTOS, L. ; LAMMEL, U. . A Graphical Viewer for the Prolog Terms of the LDL System. 1995.

SANTOS, L. . PUBLICANDO DOCUMENTOS NA INTERNET. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MONTOYA, M. A. ; SANTOS, L. . Teoria e Evidência Econômica. 1994. (Editoração/Periódico).

FONTELES, J. O. ; SANTOS, L. . Documentário 'Cultura das Comunidades do Entorno do Parque Nacional de Jericoacoara'. 2008. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Endemismo e dispersão de peixes nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade, Descrição: Os PARNAs de Aparados da Serra e da Serra Geral protegem nascentes de três importantes bacias hidrográficas: Mampituba, Taquari-Antas e Araranguá. Os desfiladeiros, que caracterizam a região, geram seções de hábitat lótico totalmente isoladas por grandes quedas dágua. No ano de 2012, a equipe pesquisou o endemismo de peixes e sua relação com o isolamento do hábitat lótico no PARNA Aparados da Serra (PNAS), revelando a ocorrência de espécies ainda não descritas nas distintas seções de hábitat do Parque (Santos et al. 2013) Até aquele momento, não havia informações publicadas sobre a ictiofauna dos parques. O PARNA da Serra Geral (PNSG), que protege nascentes da bacia do Araranguá, não fora incluído por falta de tempo e recursos. É necessário esclarecer dúvidas remanescentes da primeira oportunidade, dentro das seções identificadas no PNAS, para a conclusão. O relatório (Santos et al. 2013) sugere ainda investigar os diversos bueiros ao longo da SC-290, no trecho interno aos parques, aplicando pesca elétrica, em relação à fragmentação do hábitat pela construção da estrada. Pretende-se, nesta oportunidade, aplicar os métodos de pesca tradicional e pesca elétrica nos mananciais do PNSG, inclusive no interior dos cânions, locais de acesso muito difícil, bem como concluir os trabalhos no PNAS. Por tratar-se de peixes de pequeno tamanho e sem interesse comercial, os habitantes locais e visitantes pouco ou nada conhecem sobre eles, principalmente no planalto, onde estão as cabeceiras. Um guia com imagens é importante para popularizar este conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucio Santos - Coordenador / Juliano Ferrer dos Santos - Integrante / Pablo Lehmann - Integrante / Uwe Schulz - Integrante., Financiador(es): Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Endemismo e dispersão de Poríferos nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade, Descrição: Os mananciais da Mata Atlântica na região Sul apresentam espécies endêmicas e ameaçadas de extinção da espongiofauna. Dentre as espécies, Corvomeyenia epilithosa Volkmer-ribeiro, De Rosa-Barbosa & Machado, 2005 teve seu registro exclusivo no arroio Tigre Preto, Parque Nacional da Serra Geral. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral protegem o topo do Planalto Meridional brasileiro, seus desfiladeiros e nascentes de diferentes bacias hidrográficas. As quedas formam seções isoladas de hábitat, sugerindo endemismos. Uma pesquisa sobre isolamento do hábitat lótico e endemismo de peixes revelou no Parque a ocorrência de espécies ainda não descritas até 2012. Até agora, C. epilithosa não foi encontrada em nenhum outro local. Tampouco o arroio Tigre Preto foi amostrado a jusante da Cascata do Tigre Preto, que o divide em dois segmentos. Dessa forma, a única ocorrência conhecida dessa espécie está no PARNA da Serra Geral. As esponjas de água doce são consideradas boas indicadoras de águas em condições naturais, sendo de grande utilidade no monitoramento dos ambientes aquáticos. Os objetivos do trabalho são espacializar a ocorrência de esponjas nos parques e entorno, identificando o hábitat por espécie, relacionando endemismo e isolamento, dispersão e conectividade de hábitat. O material é coletado por especialistas em poríferos, em seções de hábitat selecionadas. São percorridos leitos expostos ou quase expostos de rios ou mananciais da região de estudo para a retirada de esponjas ou porções para identificação. Até o presente, examinamos seções isoladas das bacias do Mampituba e do Taquari-Antas, em trechos de planalto. Localizamos ocorrências de populações de Heteromeyenia insignis Weltner, 1895 cujas identificações foram feitas no Museu de Ciências Naturais do Rio Grande do Sul onde se manterão catalogadas. As populações encontradas no PNAS são notáveis, constituindo registros inéditos de poríferos para os mananciais avalidados. Geramos mapas de ocorrência para posterior análise de conectividade e isolamento de hábitat.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucio Santos - Coordenador / Maria da Conceição Tavares Frigo - Integrante / Mariano Cordeiro Pairet Jr. - Integrante., Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2014

    Hábitat lótico no PNAS: isolamento, endemismo e ameaças, Descrição: O Parque Nacional de Aparados da Serra (PNAS) protege o Cânion Itaimbezinho, formado pelo Rio do Boi, que deságua no Rio Mampituba (RS/SC). As nascentes dessa sub-bacia estão totalmente protegidas pelo parque, no topo do Planalto, e formam seções de hábitat isoladas por grandes quedas d'água para o interior do Itaimbezinho. Hábitats isolados (por exemplo, ilhas e cavernas) geralmente abrigam espécies endêmicas, exclusivas, ou pelo menos raras ou desconhecidas pela ciência. Até o momento, não havia informação sobre peixes e outros organismos do hábitat lótico (água corrente) no PNAS. As ameaças sobre essa biodiversidade ainda desconhecida, dentro de uma unidade de conservação de proteção integral, pareciam estar relacionadas a estradas que cortam os cursos d'água com bueiros, que podem fragmentar o hábitat e dividir populações, e talvez inviabilizá-las a longo prazo. Outra ameaça é a introdução de espécies exóticas, que pode prejudicar a composição original das comunidades nativas. O Parque é limitado por um lado pelo Rio Camisas, que está conectado à bacia Taquari-Antas (RS). Assim, foram identificadas cinco seções de hábitat, das quais três são totalmente isoladas por barreiras naturais e duas são conectadas a bacias maiores. A aplicação da pesca elétrica possibilitou uma amostragem mais eficiente e menos seletiva que os métodos tradicionais, permitindo coletar informação sobre todas as espécies que habitam uma área reduzida. Três expedições de amostragem foram realizadas a campo, combinando pesca elétrica e métodos tradicionais, levantando um total de 22 espécies, das quais pelo menos cinco são espécies novas, ainda desconhecidas da ciência. Estudos sistemáticos e moleculares estão sendo realizados por especialistas, para diferenciar uma das espécies novas. O interior do Itaimbezinho (Rio do Boi) revelou 15 espécies, das quais 10 são exclusivas em relação aos outros hábitats. Devido à dificuldade de acesso, a ictiofauna desse ambiente jamais havia sido amostrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucio Santos - Coordenador / Fernando Gertum Becker - Integrante / Juliano Ferrer dos Santos - Integrante / Taís de Fátima Ramos Guimarães - Integrante / Pablo Lehmann - Integrante / Uwe Schulz - Integrante., Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1994 - 1994

    Modelo matemático para a previsão da distribuição de doenças em lavouras, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucio Santos - Integrante / Iuri Zaitsev - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Aprovação em Concurso Público para Analista Ambiental, IBAMA/MMA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. , Rua Miguel Teixeira, 126, Cidade Baixa, 90050250 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32143401, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Autoridade Julgadora (Portaria Nº09/2016 - IBAMA/RS)

    Atividades

    • 04/2018

      Serviços técnicos especializados , Núcleo de Monitoramento e Informação Ambiental, .,Serviço realizado, Monitoramento de supressão de vegetação nativa através de sensoriamento remoto..

  • 2007 - 2016

    Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ANALISTA AMBIENTAL, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2013

      Direção e administração, Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Cargo ou função, Coordenador de Gestão Socioambiental.

    • 01/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2011

      Serviços técnicos especializados , Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Serviço realizado, Parecerista e homologador do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO.

    • 06/2011

      Extensão universitária , Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Atividade de extensão realizada, Palestras e aulas de campo em cursos de graduação em ciências biológicas, gestão ambiental, geografia, turismo, entre outros.

    • 07/2013 - 09/2013

      Treinamentos ministrados , Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Treinamentos ministrados, Fortalecimento da Rede de Conservação dos Campos de Cima da Serra

    • 01/2012 - 01/2012

      Serviços técnicos especializados , Parque Nacional de Aparados da Serra, .,Serviço realizado, Revisão do Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais..

    • 02/2006 - 05/2011

      Extensão universitária , Parque Nacional de Jericoacoara, .,Atividade de extensão realizada, Palestras e aulas de campo em cursos de graduação em Biologia, Geografia e Turismo.

  • 2005 - 2007

    INSTITUTO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (CE)

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara

    Atividades

    • 10/2006 - 02/2009

      Outras atividades técnico-científicas , PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.,Atividade realizada, Projeto de Conservação do Cavalo-Marinho.

    • 11/2008 - 11/2008

      Treinamentos ministrados , PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, .,Treinamentos ministrados, Capacitação para manejo e conservação do cavalo-marinho (Hippocampus reidi)

    • 11/2006 - 12/2006

      Treinamentos ministrados , PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, .,Treinamentos ministrados, Curso de Capacitação Ambiental

    • 11/2006 - 11/2006

      Treinamentos ministrados , PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, .,Treinamentos ministrados, Capacitação de Monitores Ambientais

  • 2000 - 2005

    Ministério Público - RS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Superior de Informática, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2001

      Treinamentos ministrados , Procuradoria-Geral de Justiça, .,Treinamentos ministrados, Rede Informática do Ministério Público

  • 1997 - 1999

    Universidade de Cruz Alta

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Docente do ensino superior nos cursos de Informática, Agronomia e Administração.

    Atividades

    • 07/1999 - 07/1999

      Extensão universitária , Departamento de Informática, .,Atividade de extensão realizada, Publicando documentos na Internet.

    • 07/1997 - 07/1999

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática

    • 07/1997 - 07/1999

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática

    • 07/1997 - 07/1999

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bancos de Dados, Engenharia de Software, Introdução à Informática, Organização de Arquivos

  • 1997 - 1998

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso Técnico em Processamento de Dados, disciplina Supervisão de Estágio

  • 1995 - 1995

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Laboratório de Rede Internet da Universidade

  • 1994 - 1994

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC FAPERGS, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsa de Inciação Científica da FAPERGS

  • 1993 - 1994

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Centro Regional de Economia e Administração, Faculdade de Economia e Administração (Banco de Dados)

  • 1992 - 1992

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Centro de Pesquisa em Alimentação

    Atividades

    • 03/1997 - 03/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Introdução ao Processamento de Dados

  • 1995 - 1995

    Universität Rostock, UNI/Rostock

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsa do DAAD da Alemanha, através da International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE). Estágio no Laboratório de Desenvolvimento de Linguagens da Faculdade de Informática.

  • 1996 - 1997

    Hospital São Vicente de Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI CNPq, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsa Desenvolvimento Tecnológico Industrial - Programa RHAE do CNPq

  • 1998 - 1999

    Escola de Idiomas Fisk

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de inglês nos níveis avançados

  • 1991 - 1993

    BANCO DO BRASIL S/A.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30