Hendrickson Rogers Melo da Silva

Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (2017). Possui graduação em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas (2005). É pós-graduado, Lato Sensu, em Educação Matemática (2015). É pós-graduado, Lato Sensu, em Formação Docente para Atuação em Educação a Distância (2015). Atualmente é professor efetivo, letra C, de Matemática, no Ensino Básico da Escola Drª Eunice de Lemos Campos do Estado de Alagoas. Possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem de conteúdo filosófico-científico-educacional (Blog do Prof. H) em http://blogdoprofh.com e um Twitter com mais de 32.000 seguidores (contados até abril de 2017), https://twitter.com/Professor_H, voltado à divulgação/discussão da prática educacional, recursos matemáticos, filosofia e ciências.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Matemática

2015 - 2017

Universidade Federal de Alagoas
Título: Avaliação em Matemática em forma de Teia com assistência contínua ao estudante,Ano de Obtenção: 2017
Ediel Azevedo Guerra.Palavras-chave: Filosofia da Teia; Teorias Psicológicas; TIC; Assistência; Avaliação adaptativa em Matemática.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Lato Sensu em Educação Matemática Comparada

2014 - 2015

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA EM FORMA DE REDE, COM TECNOLOGIA AUTOINSTRUCIONAL ON-LINE E OFF-LINE, PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA
Orientador: Maria Fabris Colodete

Especialização em Lato Sensu em Formação Docente para Atuação em EaD

2014 - 2015

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: O USO DO BLOG COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E AMBIENTE DE TREINAMENTO PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA ON-LINE
Orientador: Miriã Lúcia Luiz

Graduação em Matemática

1998 - 2004

Universidade Federal de Alagoas
Título: Sistemas lineares e matrizes - uma abordagem pedagógica
Orientador: Getúlio Garcia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

O Sistema Solar. (Carga horária: 200h). , Observatório Nacional, ON, Brasil.

2017 - 2017

Gestão para a Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Fundação Lemann, LEMANN, Brasil.

2014 - 2015

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ens. Médio. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Jornada Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Instituição Adventista Nordeste Brasileira, IANDBEAS, Brasil.

2008 - 2008

Form. dos Profs. das Esc. do Proj. Interv. Pedag.. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, SEED, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Análise Real. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2005 - 2005

Jornada Pedagógica. (Carga horária: 60h). , Instituição Adventista Nordeste Brasileira, IANDBEAS, Brasil.

2003 - 2003

Aperfeiçoamento para Profs. de Mat. do Ens. Médio. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2003 - 2003

Aperfeiçoamento para Profs. de Mat. do Ens. Médio. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2002 - 2002

Intel. Múltips.: "Uma nova vida às salas de aula". (Carga horária: 16h). , Futuro Congressos e Eventos, FGE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Matemática Financeira. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

1997 - 1997

Processamento de Dados. (Carga horária: 66h). , Escola de Computação Pró Futuro Informática, PFI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Verão sobre Análise Real.Intervalos abertos. 2006. (Seminário).

Inteligências Múltiplas: "Uma nova vida às salas de aula". 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Roberto Lemos de Messias

Beleza, G.G.;MESSIAS, P. R. L.; BARROS, A. S.. Sistema Lineares e Matrizes - Uma Abordagem Pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Roger Peres de Moura

MOURA, R. P.; Lemos, P. R.; BELEZA JUNIOR, G. G.. Sistemas Lineares e Matrizes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Amauri da Silva Barros

Guerra;BARROS, A. S.; BARBOSA, I. I.. A Avaliação em Matemática em Forma de Teia com Assistência Contínua ao Estudante. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGECIM/UFAL) - Universidade Federal de Alagoas.

Amauri da Silva Barros

Guerra;BARROS, A. S.; BARBOSA, I. I.. A Avaliação em Matemática em Forma de Teia com Assistência Contínua ao Estudante. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPGECIM/UFAL) - Universidade Federal de Alagoas.

Isnaldo Isaac Barbosa

ISNALDO ISAAC B.; BARROS, A. S.. A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA EM FORMA DE TEIA COM ASSISTÊNCIA CONTÍNUA AO ESTUDANTE. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Isnaldo Isaac Barbosa

ISNALDO ISAAC B.; BARROS, A. S.. A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA EM FORMA DE TEIA COM ASSISTÊNCIA CONTÍNUA AO ESTUDANTE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, H. R. M. . A assistência contínua ao estudante na teia. Educação Matemática em Revista , v. 2, p. 35-49, 2017.

  • SILVA, H. R. M. . A assistência contínua ao estudante na Teia de Matemática. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 1-23, 2017.

  • SILVA, H. R. M. ; GUERRA, E. A. . A Avaliação em Matemática em forma de Teia. Educação Matemática em Revista (São Paulo) , v. 21, p. 27-41, 2016.

  • SILVA, H. R. M. . O uso do Blog como um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o exercício da tutoria online. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade , v. 9, p. 217-231, 2016.

  • SILVA, H. R. M. ; BARROS, A. S. . A Avaliação em Matemática em forma de Teia com assistência contínua ao estudante. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, H. R. M. . O Manual da Teia. Maceió: Produto Educacional resultante da Dissertação de Mestrado, 2017 (Monografia).

  • SILVA, H. R. M. . Postura pedagógica, tecnologia digital e personalização do ensino 2016 (Monografia).

  • SILVA, H. R. M. ; COLODETE, M. F. . AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA EM FORMA DE REDE, COM TECNOLOGIA AUTOINSTRUCIONAL ON-LINE E OFF-LINE, PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA. Vila Velha: Escola Superior Aberta do Brasil, 2015 (Artigo Científico).

  • SILVA, H. R. M. ; LUIZ, M. L. . O USO DO BLOG COMO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E AMBIENTE DE TREINAMENTO PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA TUTORIA ON-LINE. Vila Velha - ES: Escola Superior Aberta do Brasil, 2015 (Artigo Científico).

  • SILVA, H. R. M. ; GARCIA, G. . Sistemas Lineares e Matrizes - uma abordagem pedagógica 2005 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Teia. 2015.

SILVA, H. R. M. . Sistemas Lineares e Matrizes - Uma Abordagem Pedagógica. 2005.

SILVA, H. R. M. . Facebook. 2011; Tema: Educação e filosofia.. (Rede social).

SILVA, H. R. M. . Twitter. 2011; Tema: Ciência, educação e filosofia.. (Blog).

SILVA, H. R. M. . Blog do Prof. H. 2011; Tema: Jesus Cristo, Ciência, Educação, Filosofia e Engenharia matemática.. (Blog).

SILVA, H. R. M. . Manual da Teia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Avaliação em Matemática em forma de Teia com assistência contínua, Descrição: A filosofia da Avaliação em forma de Teia tem como mola propulsora a aprendizagem contínua mediada pela tecnologia educacional, concordando com Neto (2007, p. 110) quando este diz que virtualizar o ensino tradicional é inútil, de modo que a presença do computador não é um amuleto pedagógico aqui. ?O que se pretende é que a tecnologia seja usada como uma ferramenta para a aprendizagem. A postura pedagógica do professor define qual a utilização será feita?. A postura proposta pela Filosofia da Teia é um sincretismo de algumas teorias psicológicas que se assemelham, em sua materialização, à teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky (1994), com a questão da mediação da aprendizagem por pares sendo realizada através da tecnologia, a qual se engenhosamente utilizada pode personalizar a aprendizagem. A Filosofia da Teia define tal engenharia educacional. Em nossa dissertação demonstraremos a orquestração das seguintes visões psicopedagógicas componentes da Filosofia da Teia, sua operacionalidade e sua materialização: Avaliação Dinâmica (LUNT, 1994; LIMANA, BRITO, 2008; BRITO, 2011); Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1993) e Teoria da Carga Cognitiva (SWELLER, 1988; MAYER, 2001) e Psicologia da Educação Matemática (BRITO, 2011). Essa Filosofia também instrui sobre a elaboração criteriosa do banco de questões da Teia, a qual consiste numa articulação das teorias de Régine Douady (1986), Gerard Vergnaud (1993) e Aline Robert (1998). Darsie (2013, p. 57) afirmou que converter a avaliação num instrumento de aprendizagem capaz de impulsionar a construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que se torna um instrumento de exercício da metacognição, que possibilita a tomada de consciência da aprendizagem, assim como ter na avaliação a possibilidade de obtenção de dados para a investigação didática, é ainda um conhecimento que está por ser construído. A Filosofia da Teia e seus resultados seminais pretendem demonstrar que esse conhecimento está construído e já se encontra em fase de teste. Em nossa dissertação caracteriza-se a Avaliação em forma de Teia e sua filosofia como uma prática abordável pelo educador matemático como solução psicopedagógico-tecnológica para o problema da prova linear classificatória. Investiga-se e descreve-se a construção desse estilo de avaliação da aprendizagem a qual corresponde à Tecnologia Digital da Informação e Comunicação de nossa época que envolve e afeta os aprendizes. Propõe-se a sustentabilidade por meio da drástica diminuição do consumo de papel como outra importante característica dessa filosofia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Hendrickson Rogers Melo da Silva - Coordenador / Ediel Azevedo Guerra - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Escola Estadual Profª Drª Eunice de Lemos Campos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do Ensino Básico, Carga horária: 40

  • 2001 - 2010

    Colégio Adventista de Maceió

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do Ensino Básico, Carga horária: 40

  • 2000 - 2001

    colegio isaac newton

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do Ensino Básico, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2001 - 06/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

  • 2000 - 2000

    Colégio Ressurreição

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do Ensino Básico, Carga horária: 20

  • 2016 - 2016

    Centro Universitário CESMAC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Álgebra Linear