Cristina Antonioevna Dunaeva

Mestrado em História da Arte/ UNICAMP (2005); doutorado em Ciências Sociais/ UNICAMP (2013). Professora adjunta do Curso de Teoria, Crítica e História da Arte/ Departamento de Artes Visuais/ Instituto de Artes/ UnB - Universidade de Brasília. Traduziu para o português o tratado Dos Novos Sistemas na Arte (1919) de Kazímir Maliévitch (1878 - 1935). Líder do Grupo de Pesquisa "História da Arte: estudos feministas e decoloniais" (CNPq). Co-coordenadora do PRUMEX - Programa Público de Mediação Extrainstitucional da Casa da Cultura da América Latina (CAL)/ UnB

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2006 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: Preconceito racial e xenofobia na Rússia contemporânea: os mecanismos da categorização étnica e a dicotomia entre ?nós? e ?outros?.
Orientador: em Instituto de Etnologia e Antropologia da Academia de Ciências da Rússia ( Víktor Aleksándrovitch Shnirelman)
com Omar Ribeiro Thomaz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: xenofobia; racismo; Rússia contemporânea; arte e sociedade; arte contemporânea; arte russa. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Mestrado em História da Arte

2002 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: De Sistemas Novos na Arte de Kazímir Maliévitch (1878-1935): Da História da Arte à Análise da,Ano de Obtenção: 2005
Nelson Alfredo Aguilar.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Arte-História; Vanguarda (Estética); arte russa; arte e sociedade; artes visuais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Pintura.

Graduação em Culturologia, História e Teoria da Cultura

1995 - 2000

Universidade de História das Culturas
Título: A Obra de Henri Rousseau (1844-1910): um fenômeno das artes plásticas do final do século XIX - início do século XX
Orientador: Svidérskaia, M.I.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Russo

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUNAEVA, C. A. ; SILVA, M. C. C. . IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. 2018. (Congresso).

DUNAEVA, C. A. ; Said Magomiédov ; IUSSUPOVA, L. ; WEINMANN, U. ; MARIANA, F. B. . Entre as montanhas da Chechênia e as ruas deMoscou: registros de uma pesquisa de campo. 2013. (Exposição).

DUNAEVA, C. A. . Evento. 2013. (Outro).

DUNAEVA, C. A. . Entre as montanhas de Chechênia e as ruas de Moscou: registros de uma pesquisa de campo. 2013. (Exposição).

DUNAEVA, C. A. . Mostra de Cinema. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Congresso Internacional ABRALIC. TEXTOS DE TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE DA RÚSSIA/ URSSNO BRASIL: OBSERVAÇÕES SOBRE SUA CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO. 2019. (Congresso).

31a RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Desafios de ensino/ aprendizagem de disciplina ?Arte e Antropologia? num curso superior de Artes Visuais. 2018. (Congresso).

8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales.Migração, racismo e xenofobia na Rússia contemporânea. 2018. (Outra).

IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. Mediadora de Conferência e das Mesas de Comunicações. 2018. (Congresso).

IV Congreso de Estudios Poscoloniales y VI Jornadas de Feminismo Poscolonial ?Cuerpos, imaginarios y procesos de racialización contemporáneos en el Sur" el Sur. Por uma História da Arte decolonial e feminista. 2018. (Congresso).

Entre nós - A figura humana no acervo do MASP.Estatueta feminina, cultura Chancay. 2017. (Seminário).

Leituras Libertárias da Revolução Russa.Autoorganização de artistas na Revolução Russa. 2017. (Seminário).

Mesa Redonda Anarquismo e Revolução Russa.Auto-organização de Artistas na Revolução Russa. 2017. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA EM DEBATE - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE BORIS SCHNAIDERMAN.Federação de Esquerda da União de Artistas na Rússia, em 1917-1918. 2017. (Seminário).

XXIX Simpósio Nacional de História.Anarquismo e Arte na Rússia revolucionária: a atuação de artistas da vanguarda.. 2017. (Simpósio).

III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero.Mulheres artistas da vanguarda na Rússia: a presença ausente. 2016. (Outra).

Olhares Plurais. XI Encontro de Letras Orientais e Eslavas.A arte das vanguardas na Rússia: as relações entre a visualidade e a poesia. 2016. (Encontro).

XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Um santo popular, a arte contemporânea e a crítica das dicotomias estruturantes. 2016. (Outra).

5to Simposio Ibero-Americano de Historia de la Cartografía. Dibujar y pintar el mundo: Artes, cartografía y política.Cartografia da história da arte do Cariri/ Ceará/ Brasil/ América Latina através de procedimentos metodológicos interdisciplinares.. 2014. (Simpósio).

III Encontro Internacional sobre Educação Artística.Cartografia Cariri: Investigação (re)vitalizando a história. 2014. (Encontro).

V Encontro de Ciências Sociais do Ceará - ENCISO.Tecendo (outra/s) história(s) contemporânea(s) da arte a partir da problematização de relações de gênero. 2014. (Encontro).

X Encontro de História da Arte ? Estudos transdisciplinares e métodos de análise.As artistas da vanguarda russa Liubov Popova, Olga Rózanova e Varvára Stiepánova: história da arte e gênero. 2014. (Encontro).

XVII Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri.Avaliadora. 2014. (Outra).

III Colóquio de Ciências Sociais.As metamorfoses do racismo contemporâneo. 2013. (Outra).

I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades.Coletivos artísticos enquanto Zonas Autônomas Temporárias: a experiência do Coletivo Bando. 2013. (Seminário).

Mesa redonda "Genocídios e guerras no Leste Europeu: Chechênia e Bósnia-Herzegovina".Chechênia: uma guerra silenciada. 2013. (Outra).

XI Semana de Relações Internacionais da Unesp.As guerras na Chechênia e as políticas identitárias na URSS e na Rússia contemporânea. 2013. (Outra).

20 Encontro da Assosiação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Os mundos sonhados e (ir)reais: alguns aspectos da produção artística de pintores autodidadtas cearenses.. 2011. (Encontro).

Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. 2011. (Outra).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Construindo a História da Artes Visuais no Ceará a partir da leitura de imagens do Acervo Imagético do Centro de Artes da URCA-CE. 2011. (Seminário).

ManiFesta! Festival das Artes,.Debate: O Multiartista e a Transversalidade de Linguagens. 2011. (Outra).

XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. DESAFIOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL NO CARIRI (CE): UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROJETO DE PESQUISA ?HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO CEARÁ A PARTIR DO ACERVO IMAGÉTICO DO CENTRO DE ARTES REITORA VIOLETA ARRAES GERVAISEAU?.. 2011. (Congresso).

Segundo Encuentro Internacional Analisis de las Practicas Sociales Genocidas. De Europa a América Latina y más allá: la continuidad de las prácticas sociales genocidas. Resistencia a una guerra silenciada en Rusia contemporánea: movimientos sociales contra el genocidio em Chechenia. 2007. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Debate público em torno de nacionalismo e racismo na Rússia atual. 2007. (Congresso).

O Simbolismo na Cultura Russa e na Cultura Ocidental. 2003. (Encontro).

VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2003. (Outra).

XXIII Colóquo do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2003. (Outra).

Mesa-Redonda 500 anos de arte Russa: Ecos de Uma Exposição.O Instituto de Cultura Artística: Teoria e Prática dos Artistas Apresentados na Exposição. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rachel Pacheco vasconcellos

DUNAEVA, C. A.. Das Konstruktsiia Igra: crítica da mística da cidade-máquina. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Baptistella Gradella

GOMIDE, B. B.; REIS FILHO, D. A.; MARQUES, P. N.;DUNAEVA, C. A.. O fratricídio na estepe: as revoltas cossacas nas obras de Nikolai Gógol e Nenryk Sienkiewicz. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sissa Aneleh Batista de Assis

MARI, Marcelo;DUNAEVA, C. A.; ARAUJO, N. A.; SOUZA, J. A. M.. Vertentes e Vetores da Fotografia Feminina no Pará: 1980-2010. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Renata Esteves

GOMIDE, B. B.; FRANCISCO JUNIOR, M. R.;DUNAEVA, C. A.; AMARAL, S. A. P.; BIANCHI, M. F.. Turguêniev e a inovação literária. 2018. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cecília Rosas

GOMIDE, B. B.;DUNAEVA, C. A.. O longo fio do espaço: a correspondência entre Marina Tsvietáieva e Boris Pasternak. 2018. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andréa Zeppini Menezes da Silva

DUNAEVA, C. A.; GOMIDE, B. B.; PALMEIRA, M. R. S. S.; FRANCISCO JUNIOR, M. R.; SANTOS, R. P.. O Plutão que veio do inferno: sobre a prosa de Varlam Chalámov. 2017. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sissa Aneleh Batista de Assis

DUNAEVA, C. A.; MARI, Marcelo; REGIANI, A. R.. Vertentes e Vetores da Fotografia Feminina do Pará: 1980-2010. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Átila Ribeiro de Sousa Regiani

FREITAS, G. M. M.; FERNANDES, A. C. F. A.;DUNAEVA, C. A.. Curadorias poéticas, museus utópicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPGA) - Universidade de Brasília.

Aluno: Semíramis de Medeiros Fernandes

SILVA, C. V. H.; COSTA, T. H. G. R.; REIS, A. T.;DUNAEVA, C. A.. Educação em Artes Visuais e formação do professor(a) no Distrito Federal: discutindo as relações étnico-raciais com foco na identidade negra. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Heloiza Braga Lima Albano

SILVA, M. C. C.; OLIVEIRA, G. S. R.;DUNAEVA, C. A.. Arte social de Renina Katz: uma análise de Antologia Gráfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karoline Lima Sirqueira

DUNAEVA, C. A.; SILVA, M. C. C.; ASSIS, S. A. B.. A forma difícil da raça: Rosana Paulino e as representações da mulher negra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabella dos Santos Daiub

ROMANI, C. M.;DUNAEVA, C. A.. O OLHAR FEMININO DE KATI HORNA E AS REVOLUCIONÁRIAS DA ESPANHA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stenio Freitas

REGIANI, A. R.; OLIVEIRA, G. S. R.;DUNAEVA, C. A.. VERSUS: um Ato de Oposição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rosamaria Gonçalves de Mello

MACEDO, A. M. C.; ROSA, L. G.;DUNAEVA, C. A.. Em busca de reconhecimento: mulheres artistas, representação feminina e os desafios de entrar para a história. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laryssa Moraes dos Santos

MACEDO, A. M. C.; ROSA, L. G.;DUNAEVA, C. A.. NOTÍCIAS POPULARES: RETRATOS ILUSTRADOS SOBRE A COTIDIANIDADE DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Insua Vazquez de Sá

DUNAEVA, C. A.; SILVA, M. C. C.; MACEDO, A. M. C.. Retratos de um soberano: A retratística oficial de Dom João IV em Portugal e no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nathália Brito Machado

DUNAEVA, C. A.; REGIANI, A. R.; DIAS, K. E. S.. O tempo pictórico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Talita de Araújo Maciel

DUNAEVA, C. A.; RODRIGUES, R. N.; SILVA, C. V.. A arte da marchetaria no cais do porto na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Júlia Moana Ferreira da Nóbrega

MACEDO, A. M. C.;DUNAEVA, C. A.; ROSA, L. G.. Memória e Poder: Apagamento da mulher na arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre Alberto Braga Santos

REGIANI, A. R.; SILVA, N. F. I.;DUNAEVA, C. A.. Comunicação Imagética Oculta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Renata Malheiros Carvalho

DUNAEVA, C. A.; REGIANI, R. M. S.; VENTURELLI, S.; ROSA, L. G.. Quem me ensinou a amar e transar (de Katherine Heigl a Amarna Miller). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: THAIZ CARVALHO SENNA

ROMANI, C. M.; CALDAS, P. S.;DUNAEVA, C. A.. ZHENOTDEL: A SEÇÃO DE MULHERES DO PARTIDO COMUNISTA RUSSO (1919-1930). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Severo Neto Filho

MAGALHAES, Y. A.; SOUZA, A. A.;DUNAEVA, C. A.. AQUILO QUE LEMBRO FAZ CORPO EM MIM: A RELAÇÃO CORPOMEMÓRIA NAS PRODUÇÕES CÊNICAS DO GRUPO CÍCERA DE EXPERIMENTOS CÊNICOS DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Jéssica Sampaio de Lima

DUNAEVA, C. A.; RODRIGUES, M. A. N.; LIMA, J. C. B.. Caminhos e discussões onde se reflete o mundo: Procedimentos pedagógicos de visuailidade teatral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Rodrigo Tomaz da SIlva

DUNAEVA, C. A.; MAGALHAES, Y. A.; RODRIGUES, M. A. N.. Fiigurino teatral: vendo imagens, sentindo formas e interpretando símbolos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Luiza Adriana Amorim Emrich

BOTELHO, A. B.; COLLARES, R. L.;DUNAEVA, C. A.. Mãos que curam: uma narrativa imagética do cotidiano das rezadeiras de Juazeiro do Norte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

MARI, Marcelo; PEREIRA, M. C.;DUNAEVA, C. A.. Concurso Público para Professor Efetivo de Teoria e História da Arte. 2016. Universidade de Brasília.

DUNAEVA, C. A.. Concurso público para provimento de cargo de professor substituto de Ciências Sociais. 2014. Universidade Regional do Cariri.

DUNAEVA, C. A.; BORGES, C. M.; SIDOU, F.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo, Fotografia - AUXILIAR. 2010. Universidade Regional do Cariri.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Maurício Paiva Andion Arruti

ARRUTI, José Maurício; THOMAZ, O. R.; MORELI, R. C. L.. Preconceito Racial e Xenofobia na Rússia Contemporânea: Os Mecanismos de Categorização Étnica e Dicotomia entre "nós" e "outros" (Defesa 08/03/13). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais (33003017039P0) - Universidade Estadual de Campinas.

Rita de Cássia Lahoz Morelli

MORELLI, R. C. L.. Preconceito racial e xenofobia na Rússia contemporânea: os mecanismos de categorização étnica e dicotomia entre "nós" e "outros". 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Rita de Cássia Lahoz Morelli

MORELLI, R. C. L.. Silêncio voluntário como instrumento de manipulação na Rússia contemporânea: a guerra na Chechênia e suas repercussões numa sociedade pós(?)-totalitária. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Luciano Migliaccio

MIGLIACCIO, L.. De Sistemas Novos na Arte de Kazímir Maliévitch (1878-1935), da HIstória da Arte à Analise da Linguagem Artística. 2005. Dissertação (Mestrado em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Renato Martins

MARTINS, L. R.; AGUILAR, Nelson; VIEIRA, Trajano. De Sistemas Novos na Arte de Kazimir Maliévitch (1875-1935). Da História da Arte à Análise Teórica e Filosófica da Linguagem Artística. 2004. Dissertação (Mestrado em História da Arte e da Cultura) - Universidade Estadual de Campinas.

Andréa Carolina Schvartz Peres

THOMAZ, O. R.;PERES, Andréa C. S.; GUERRA, H. R.; MORELLI, R. C. L.; ARRUTI, J. M. P. A.. Preconceito racial e xenofobia na Rússia contemporânea: os mecanismos da categorização étnica e a dicotomia entre nós e outros. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Hector Rolando Guerra Hernandez

GUERRA HERNANDEZ, H.R.; ARRUTI, J. M. P. A.; MORELI, R. C. L.; PERES, A. C. S.; THOMAZ, P. D. O. R.. Preconceito racial e xenofobia na Rússia contemporânea: os mecanismos de categorização étnica e a dicotomia entre. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Alves de Oliveira

RTE E COMUNICAÇÃO: O PODER DA IMAGEM Um estudo da aplicação da arte para a comunicação nos tempos atuais; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Emanuelle Santos Feitosa

IMAGEM OU ARTEFATO: o lugar da Cruz na Igreja Batista Vale de Benção em Brasília-DF; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Letícia Medeiros Estevam

Corpo Negra: a Performance da Musa Matiuzzi; Análise crítica da obra de Michelle Matiuzzi "Merci Beacoup Blanco"; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Gabriella Gomes Rendeiro

Produção e contra-produção artístico-visual colonialista na América Latina: do Moderno ao Contemporâneo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Julianna Medeiros Lopes Garcia

Subjetividade e colonialidade: cadê a arte da/na periferia?; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Pamela Alves Cardoso

O trabalho coletivo e a autoria nas Sociedades Contra o Estado: reflexões sobre as legendas das obras de arte em acervos museológicos e em exposições no Distrito Federal; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Samara Correia da Cunha

A formação da cultura imagética dos brasileiros por meio dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Clara Giovana Reis Lima

LGBTQI+ e feminismos nos videoclipes da música pop brasileira; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; (Orientador);

ANDRE SIQUEIRA CEBALLOS

Análise das artes visuais da União Soviética (URSS), entre 1930 e 1960 e internacionalização do Realismo Socialista; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Karoline Lima Sirqueira

A forma difícil da raça; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Erika Kimie Koyama

MAHKU: Arte contemporânea indígena Huni Kuin; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Júlia Moana Ferreira da Nóbrega

Memória e Poder: Apagamento da mulher na arte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Alexandre Alberto Braga dos Santos

Comunicação Imagética Oculta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Igor Schmidt Teichmann Krieger

Os afetos no pensamento Decolonial; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Cairo César Vieira

O futurismo russo e a revolução socialista; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Erika Kimie Koyama

Arte Indígena contemporânea e o trabalho do Coletivo MAHKU; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Igor Schmidt Teichmann Krieger

A quebra da queda pelos afetos: poéticas contemporâneas, filosofia Yanomami e arte relacional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade de Brasília, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Bruna Pimentel Quintão

Sistematização da obra teórica de Vassili Kandínski (1866 - 1944) e de seus interpretadores; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Bartira Dias de Albuquerque

Tecendo (outra/s) história(s) contemporânea (s) da arte a partir de problematização de relações de gênero: a evidência e a desconstrução das estratégias de silenciamento, de ocultamento e de estigmatização/ padronização da presença de mulheres no campo das artes visuais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Regional do Cariri, URCA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Karina Bezerra Cardoso

Tecendo (outra/s) história(s) contemporânea (s) da arte a partir de problematização de relações de gênero: a evidência e a desconstrução das estratégias de silenciamento, de ocultamento e de estigmatização/ padronização da presença de mulheres no campo das artes visuais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Regional do Cariri, URCA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Anália Lobo Mesquita

Tecendo (outra/s) história(s) contemporânea (s) da arte a partir de problematização de relações de gênero: a evidência e a desconstrução das estratégias de silenciamento, de ocultamento e de estigmatização/ padronização da presença de mulheres no campo das artes visuais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, URCA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Edilson Militão de Melo Filho

História contemporânea das artes visuais: cartografia Cariri; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Antonia Jessica Lemos de Souza

História contemporânea das artes visuais: cartografia Cariri; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Diego Marcos Linard Tavares

História contemporânea das artes visuais: cartografia Cariri; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Régia Gomes Rocha

História das Artes Visuais do Ceará: por uma constituição contemporânea; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, URCA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Régia Gomes Rocha

História das Artes Visuais do Ceará a partir do Acervo Imagético da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, URCA; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Silvanira Pereira Alves

História das Artes Visuais do Ceará a partir do Acervo Imagético da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieu; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Antonioevna Dunaeva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Omar Ribeiro Thomaz

Preconceito racial e xenofobia na Rússia contemporânea: os mecanismos de categorização étnica e a dicotomia entre ?nós? e ?outros?; ; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia Letras e Ciências Humanas - Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Omar Ribeiro Thomaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUNAEVA, C. A. . Orient(e)(a)ação: as vanguardas artísticas na Rússia confrontando o eurocentrismo. REVISTA VIS (UNB) , v. 16, p. 1-21, 2017.

  • DUNAEVA, C. A. . Instituto de Pesquisa: Uma Forma de Arte, que nos é contemporânea.. Caderno de Literatura e Cultura Russa , v. 1, p. 277-284, 2004.

  • MALIEVITCH, K. ; DUNAEVA, C. A. . Dos Novos Sistemas na Arte. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2007. v. 1. 100p .

  • DUNAEVA, C. A. . Artistas da vanguarda na Rússia Revolucionária e o Anarquismo. In: Angela Roberti Martins; Érica Sarmiento; Lená Medeiros de Menezes. (Org.). Revolução Russa: outros atores, cenários, abordagens e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. , p. 83-102.

  • DUNAEVA, C. A. . Estatueta incógnita proveniente do Peru, datação não identificada, autoria desconhecida: por uma história da arte menos eurocêntrica e mais problematizadora. In: Adriano Pedrosa; Luciano Migliaccio. (Org.). Entre Nós: antologia. A figura humana no acervo do MASP. 1ed.São Paulo: MASP, 2017, v. , p. 94-99.

  • DUNAEVA, C. A. ; ROCHA, Gomes Régia ; ALVES, S. P. . História das Artes Visuais no Ceará: Estudo do acervo da escola de artes da URCA. In: RODRIGUES, F.J. Da COSTA. (Org.). Cultura, Arte e Arte Educação. Na pós-modernidade-mundo.. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. , p. 35-.

  • DUNAEVA, C. A. . Desafios de ensino/ aprendizagem de disciplina ?Arte e Antropologia? num curso superior de Artes Visuais. In: 31a RBA - Reinião Brasileira de Antropologia, 2018, Brasília. Anais da 31ªRBA, 2018. p. 1-11.

  • DUNAEVA, C. A. . Anarquismo e Arte na Rússia revolucionária: a atuação de artistas da vanguarda. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

  • DUNAEVA, C. A. . Um santo popular, a arte contemporânea e a crítica das dicotomias estruturantes. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2016, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte em Ação, 2016. p. 157-165.

  • DUNAEVA, C. A. ; MELO FILHO, E. M. ; TAVARES, D. M. L. . CARTOGRAFIA CARIRI: INVESTIGAÇÃO (RE)VITALIZANDO A HISTÓRIA. In: 3o Encontro Internacional de Educação Artística, 2014, Juazeiro do Norte. Sessão de artigos, 2014.

  • DUNAEVA, C. A. ; ROCHA, Gomes Régia . Construindo a História das Artes Visuais no Ceará a partir da leitura de imagens do Acervo Imagético do Centro de Artes da URCA - CE. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2011, Goiânia. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2011.

  • DUNAEVA, C. A. ; ROCHA, Gomes Régia . DESAFIOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL NO CARIRI (CE): UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROJETO DE PESQUISA ?HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO CEARÁ A PARTIR DO ACERVO IMAGÉTICO DO CENTRO DE ARTES REITORA VIOLETA ARRAES GERVAISEAU. In: XXI CONFAEB / Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2011, São Luiz. ?Culturas da Pesquisa ? Arte, Educação e Tecnologia?, 2011.

  • DUNAEVA, C. A. ; ROCHA, Gomes Régia . Os mundos sonhados e (ir)reais: alguns aspectos da produção artística de pintores autodidatas cearenses. In: 20 Encontro da Assosiação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Subjetividade, Utopias e Fabulações, 2011.

  • DUNAEVA, C. A. . Resistência a uma guerra silenciada na Rússia contemporânea: movimentos sociais contra a guerra na Chechênia. In: Segundo Encontro Internacional Analisis de las Practicas Sociales Genocidas. De Europa a América Latina y más allá: la continuidad de las prácticas sociales genocidas, 2007, Buenos Aires. Segundo Encontro Internacional Analisis de las Practicas Sociales Genocidas. De Europa a América Latina y más allá: la continuidad de las prácticas sociales genocidas, 2007.

  • DUNAEVA, C. A. . Resistencia a una guerra silenciada en Rusia contemporánea: movimientos sociales contra el genocidio en Chechenia. In: Segundo Encuentro Internacional Analisis de las Practicas Sociales Genocidas. De Europa a América Latina y más allá: la continuidad de las prácticas sociales genocidas, 2007, Buenos Aires. Segundo Encuentro Internacional Analisis de las Practicas Sociales Genocidas, 2007.

  • DUNAEVA, C. A. . Debate público em torno de nacionalismo e racismo na Rússia atual. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

  • DUNAEVA, C. A. ; TAVARES, D. M. L. . COLETIVOS ARTÍSTICOS ENQUANTO ZONA AUTÔNOMAS TEMPORÁRIAS: A EXPERIÊNCIA DO COLETIVO BANDO. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. Anais Eletrônicos do I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013.

  • DUNAEVA, C. A. ; FARIAS, A. C. S. . ARTE VERSUS FOTOGRAFIA. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. Anais Eletrônicos do I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013.

  • DUNAEVA, C. A. . TEXTOS DE TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE DA RÚSSIA/ URSS NO BRASIL: OBSERVAÇÕES SOBRE SUA CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Desafios de ensino/ aprendizagem de disciplina ?Arte e Antropologia? num curso superior de Artes Visuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Migração, racismo e xenofobia na Rússia contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Por uma História da Arte decolonial e feminista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Federação de Esquerda da União de Artistas na Rússia, em 1917-1918. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . Anarquismo e Arte na Rússia revolucionária: a atuação de artistas da vanguarda.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Estatueta feminina, cultura Chancay. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . Auto-organização de artistas da vanguarda na Rússia durante a revolução (1917-1919). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . Arte como sobrevivência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . A arte das vanguardas na Rússia: a obra de Olga Rózanova (1866 - 1918) e as relações entre a visualidade e a poesia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Mulheres artistas da vanguarda na Rússia: a presença ausente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Um santo popular, a arte contemporânea e a crítica das dicotomias estruturantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. ; MESQUITA, A. L. . Tecendo (outra/s) história(s) contemporânea(s) da arte a partir de problematização de relações de gênero: a evidência e a desconstrução das estratégias de silenciamento, de ocultamento e de estigmatização/ padronização da presença de mulheres no campo das artes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. ; TAVARES, D. M. L. ; MELO FILHO, E. M. . Cartografia da história da arte do Cariri/ Ceará/ Brasil/ América Latina através de procedimentos metodológicos interdisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DUNAEVA, C. A. . ?As artistas da vanguarda russa Liubov Popova, Olga Rózanova e Varvára Stiepánova: história da arte e gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . As metamorfoses do racismo contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . As transformações do racismo na história moderna e contemporânea brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. . As guerras na Chechênia e as políticas identitárias na URSS e na Rússia contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, D. M. L. ; DUNAEVA, C. A. . Coletivos Artísticos enquanto Zonas Autônomos Temporárias: a experiência do Coletivo Bando. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . Suprematismo e De Stijl: arte abstrata entre guerra e revolução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUNAEVA, C. A. ; ROCHA, Gomes Régia . Os mundos sonhados e (ir)reais: alguns aspectos da produção artística de pintores autodidatas cearenses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUNAEVA, C. A. . O Instituto de Cultura Artística: Teoria e Prática dos Artistas Apresentados na Exposição. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUNAEVA, C. A. . Introdução ao tratado de história da arte de Kazímir Maliévitch "Dos Novos Sistemas na Arte" (1919). São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • MALIEVITCH, K. ; DUNAEVA, C. A. . Dos Novos Sistemas na Arte. São Paulo: Hedra, 2006. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUNAEVA, C. A. ; LIMA, N. J. . Pedagogias nas Artes: Educação e Ideologia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DUNAEVA, C. A. . Pintura: dos ícones medievais à performance contemporânea - a história da Rússia contada pelas artes visuais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUNAEVA, C. A. . Violência como ausência ou escassez de registros. 2016. (Coordenação da Mesa Redonda).

DUNAEVA, C. A. . Arte e Sociedade: mobilizações práticas e conceituais em torno das expressões artísticas. 2014. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

DUNAEVA, C. A. . XVII Semana de Iniciação Científica. 2014. (Avaliadora na XVII Semana de Iniciação Científica).

DUNAEVA, C. A. . Subtradição Seridó: possíveis inter-relações com a arte rupestre caririense dentro da tradição Nordeste. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUNAEVA, C. A. . Relatório de atividades. 2007. (Relatório de pesquisa).

DUNAEVA, C. A. . Relatório de atividades. 2006. (Relatório de pesquisa).

DUNAEVA, C. A. . Construtivismo na Rússia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUNAEVA, C. A. . Maliévitch e arte russa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUNAEVA, C. A. ; MARIANA, F. B. ; IUSSUPOVA, L. ; Said Magomiédov ; WEINMANN, U. . Entre as montanhas da Chechênia e as ruas de Moscou: registros de uma pesquisa de campo. 2013. Fotografia.

AGUILAR, N. A. ; DUNAEVA, C. A. . 500 Anos de Arte Russa. 2003. Diversas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    História da Arte: estudos feministas e decoloniais, Descrição: A partir de solidificação de campo de estudos decoloniais e feministas em artes visuais, desde a década de 1980, surge a crítica de principais conceitos e mecanismos de construção da história da arte outrora hegemônica (atualmente, conceituada como patriarcal, eurocêntrica e colonialista). A história da arte, como campo de estudos teóricos, passa, desde a década de 1980, por uma revisão crítica que sugere pontos de vista diferenciados sobre a produção artística contemporânea e historicamente datada, no sentido de desconstrução de leituras conceituais anteriores, visando a inclusão e os questionamentos sobre a exclusão da produção artística de assim chamadas ?minorias?: grupos sociais que historicamente foram e continuam sendo excluídos do sistema das artes (DUVE 1989), exclusão esta repercutindo as situações de exclusão social, política e econômica das ?minorias? desde os primórdios do capitalismo e da colonização europeia do nosso continente. O surgimento de história da arte, como um campo teórico autônomo, sucede com o início da história moderna e é relacionado com a estruturação do sistema econômico capitalista na Europa no século XV. Desta maneira, a ressignificação contemporânea de história da arte é inserida dentro de estudos interdisciplinares que problematizam toda a história moderna e o sistema social, político e econômico atual de distintos pontos de vista teóricos, entre os quais se destacam decolonialidade e feminismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cristina Antonioevna Dunaeva - Coordenador / Igor Schmidt Teichmann Krieger - Integrante / Adriana Mattos Clen Macedo - Integrante / Clara Giovana Reis Lima - Integrante / Gabriella Gomes Rendeiro - Integrante / Julianna Medeiros Lopes Garcia - Integrante / Pâmela Alves Cardoso - Integrante / Samara Correia da Cunha - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2016 - Atual

    Artistas da vanguarda na Rússia/ URSS: interpretação do legado teórico., Descrição: Os escritos teóricos das vanguardas da Rússia/ URSS são bastante desconhecidos para as comunidades acadêmica e artística lusófonas, devido à escassez de pesquisas especializadas no assunto, às poucas traduções do russo e ao período de censura que limitou sua circulação e incorporação às discussões teóricas internacionais. Destaco, porém, que nas últimas duas décadas foram realizadas pesquisas importantes sobre o legado teórico das vanguardas da Rússia/ URSS que precisam ser incorporadas ao debate de história e crítica de arte brasileiros. Objetivos: * Sistematização e análise da bibliografia existente em português relacionada à produção artística e teórica das vanguardas da Rússia/ URSS; * Apresentação de textos teóricos produzidos no âmbito deste movimento a partir das traduções comentadas do russo para o português e da análise histórica e crítica; * Pesquisa sobre teóricos da vanguarda pouco conhecidos no Brasil (como Tátlin, Rózanova, Filônov, Púnin, entre outros) e sobre as fases pouco conhecidas de produção artística e teórica dos artistas da vanguarda que possuem significativa repercussão no campo artístico brasileiro (como Kandínski, Maliévitch, entre outros); * Relevância da produção artística das vanguardas da Rússia/ URSS para o contexto artístico brasileiro e, especialmente, brasiliense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristina Antonioevna Dunaeva - Coordenador / André Siqueira Ceballos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Reitoria, Decanato de Gestão de Pessoas. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31071169, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2015

      Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Sociologia; Arte e Antropologia; História da Arte 2; História da Arte 4; Laboratório de Teoria, Crítica e História da Arte 1; Laboratório de Teoria, Crítica e História da Arte 4; Arte e Literatura

    • 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes Visuais, .,Cargo ou função, Membro da comissão do Fórum Permanente do Curso de Teoria, Crítica e História da Arte.

    • 03/2016 - 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do IdA, .,Cargo ou função, Membro efetivo do Conselho do Instituto de Artes.

  • 2010 - 2015

    Universidade Regional do Cariri

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2014 - 08/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural; Sociologia; Antropologia e Arte; Introdução às Ciências Sociais

    • 01/2010 - 02/2014

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte Contemporânea; História da Arte do Brasil e do Ceará; História da Arte 1 e 2

  • 2003 - 2003

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PED, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Aulas na condição de bolsista, da disciplina MU160 - História da Arte I do Curso de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.

    Atividades

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte