Manoel Nunes Cavalcanti Junior

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), graduação em Bacharelado em Teologia - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado pela mesma universidade (2015). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil império, ensino profissional, indústria de laticínios, política no período regencial e revolução praieira.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: "O egoísmo, a degradante vingança e o espírito de partido": A História do Predomínio Liberal ao Movimento Regressista (Pernambuco, 1834-1837)
Suzana Cavani Rosas. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Relações de Poder; Período Regencial; Regresso; Política Partidária.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

1999 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Praieiros", "Guabirus" e "Populaça": as Eleições Gerais de 1844 no Recife,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Marcus Joaquim Maciel de Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Eleições; Brasil Império; Revolução Praieira.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Bacharelado em História

1998 - 1999

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Licenciatura em História

1994 - 1997

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Bacharelado em Teologia

1992 - 1996

Seminario Teológico Batista do Norte do Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. ; MOREIRA, A. M. M. C. ; SILVA, C. C. . Jornada Pedagógica. 2017. (Outro).

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. ; OLIVEIRA, J. T. ; SANTOS, A. V. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2016. 2016. (Outro).

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. ; MOREIRA, A. M. M. C. ; OLIVEIRA, A. M. ; MOREIRA, M. S. . Jornada Pedagógica. 2016. (Outro).

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. ; ALVES, Ana Elizabeth Santos . A Filatelia retratando o passado: crise, conflitos e personagens de nossa História. 2015. (Exposição).

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . II Semana de Ciência e Tecnologia. 2006. (Outro).

CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de ; CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Recife: Nossa História - 1º Encontro de História do Recife. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30 Simpósio Nacional de História: História e o futuro da educação no Brasil.Um passo atrás: o movimento regressista na província de Pernambuco (1835-1836). 2019. (Simpósio).

Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. 2017. (Seminário).

VIII Encontro Estadual de Historia - ANPUH BAhia.Cultura política no Brasil Império: os liberais exaltados pernambucanos (1831-1840). 2016. (Encontro).

V Seminário Internacional História e Historiografia.Entre a Lei e a Tribuna: o início da vida pública de Joaquim Nunes Machado (1834-1837). 2016. (Seminário).

III Seminário de Gestão de Curso Superior do IFBA. 2015. (Seminário).

XI Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico da UESB. CRISES POLÍTICAS REGENCIAIS: A CURTA PRESIDÊNCIA DE FRANCISCO DE PAULA DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE EM PERNAMBUCO (1833-1834). 2015. (Congresso).

IV Encontro de História do Império Brasileiro. ?Anarquistas?, ?rusguentos? e ?sediciosos?: os liberais exaltados em Pernambuco no período regencial (1831-1840). 2014. (Congresso).

X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico da UESB. Venturas e Desventuras de um Presidente de Província no Império: o caso de Manoel de Carvalho Paes de Andrade em Pernambuco (1834-1835). 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História.Como se derruba um Presidente de Província: partidos e lutas políticas em Pernambuco durante a Regência (1834 a 1835). 2013. (Simpósio).

IX Encontro Estadual de História - ANPUH/PE.Entre Cabanos e exaltados: a província de Pernambuco e o governo de Manoel de Carvalho Paes de Andrade (1834 s 1835). 2012. (Encontro).

I Encontro dos Coordenadores de Cursos do Ensino Superior do IFBA. 2010. (Encontro).

II Seminário das Licenciaturas no IFBA. 2009. (Seminário).

I Seminário das Licenciaturas no IFBA. 2009. (Seminário).

18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Formação Profissional: algumas anotações de uma pesquisa em andamento. 2007. (Congresso).

História em Debate: Fórum Permanente de Debates sobre Trabalho, Cultura e Poder.Qualificação profissional: o ensino prático de laticínios. 2006. (Seminário).

VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.História da Indústria e do Ensino Prático em Laticínios na Região Sudoeste da Bahia na Década de 1930. 2006. (Simpósio).

V Jornada do HISTEDBR. Jornada do Grupo Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. 2005. (Congresso).

IV Colóquio do Museu Pedagógico.O trabalho e a história da qualificação profissional na indústria de laticínios na região sudoeste - BA. 2004. (Outra).

XXII Simpósio Nacional de História.?Populaça?, Praieiros e Baronistas: luta política e participação popular nas eleições gerais de 1844 no Recife. 2003. (Simpósio).

Os Quinhentos dos Brasis.O Barão e o Progresso: os bairros de Santo Antônio e São José entre 1837-1844. 2000. (Seminário).

Recife: Nossa História - 1 Encontro de História do Recife.1 Encontro de História do Recife. 1999. (Encontro).

VII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 1999. (Congresso).

50ª Reunião Anual da SBPC.Jornada de Iniciação Científica na 50ª Reunião Anual da SBPC. 1998. (Outra).

Jornadas de 1848 - Seminário em comemoração aos 150 anos da Praieira, integrante do Seminário Internacional Brasil 500 anos.Mata-Marinheiros, populaça e progresso: uma história dos bairros de Santo Antônio e São José (1840-1860). 1998. (Seminário).

VI Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 1998. (Congresso).

V Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 1997. (Congresso).

IV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosalina Evangelista dos Santos

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. O uso de tecnologias de informação e comunicação no contexto da educação profissionalizante: uma análise do curso PROEJA no IFBA em Vitória da Conquista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Lucélia Queiroz Guimarães

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Gêneros textuais: leitura e inter(ação) no mundo do PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Mariglória Matos Rocha Paes de Andrade

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Educação de jovens e adultos: a formação do educador de EJA-PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Margarida Maria Flores Prates

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Inserção do PROEJA na estrutura organizacional do IFBA Campus de Vitória da Conquista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Gicelia Santos Souza Rodrigues

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Modelagem matemática: um estudo nas disciplinas de formação do PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Maria Luiza de Almeida Souto

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Práticas sociais de letramento numa perspectiva de alunos do PROEJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Stella de Oliveira Mendes da Costa

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. A violência e suas manifestações dentro da escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Cristiano Fádel Fernandes de Almeida

ALVES, Ana Elizabeth SantosCAVALCANTI JUNIOR, M. N.; SANTOS, Gilneide de Oliveira Padre Lima. Reconstrução do Cotidiano dos Catadores de Algodão, a Partir da Década de 1990, com a Decadência da Cotonicultura em Igaporã. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Adriana Martins Marques da Costa Moreira

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; SANTOS, Gilneide de Oliveira Padre Lima. A Memória dos Sujeitos Educativos Sobre o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Analice Andrade Santos

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; SANTOS, Gilneide de Oliveira Padre Lima; SILVA, Ligia Maria Portela da. O impacto das mudanças implementadas pela legislação educacional (1997/2004) na formação do aluno egresso do curso de eletromecânica do CEFET-BA, Unidade de Vitória da Conquista. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; BISPO, A. M. C.; PIAU, D. D. N. D.; FREITAS, A. C. S.. Banca de seleção para professor substituto. 2017. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; FERREIRA, M. S.; PORTO JUNIOR, F. D.. Banca de seleção para professor substituto. 2009. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Banca de seleção para professor substituto. 2009. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; SANTOS, E. M.; FIGUEREDO, R. X.. Banca de seleção para professor substituto. 2008. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; CARNEIRO, L. O.; OLIVEIRA, J. T.. Banca de seleção para professor substituto. 2006. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; SANTOS, E. M.; SOARES, Z. C.. Banca de seleção para professor substituto. 2004. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. XVI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do Instituto Federal da Bahia ? IFBA. 2019. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.; PANTOJA, A. R. R. L.; BARBOSA, J. S. L.. Banca de avaliação de RSC. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Comitê Interno para avaliação dos Projetos submetidos ao Edital n° 01/2015/PRPGI ? PIBITI/PIBIC/PIBIC-EM para seleção de bolsistas nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2015/2016.. 2015. Instituto Federal da Bahia.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N.. Curso de Especialização em Educação, Cultura e Memória. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Sávio de Almeida

ALMEIDA, L. S.. Praieiros, Guabirus e Populaça: s eleições gerais de 1844 no Recife. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Donizéti Siepierski

SIEPIERSKI, P. D.. Praieiros, guabirus e populaça: as eleições gerais de 1844 no Recife. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Wellington Barbosa da Silva

SILVA, W. B.; BARBOSA, M. S. F.; CORD, M. M; CHRISTILINO, C. L.; ROSAS, S. C.. "O egoísmo, a degradante vingança e o espírito de partido": a história do predomínio liberal ao movimento regressista (Pernambuco, 1834-1837). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Wellington Barbosa da Silva

SILVA, W. B.; CARVALHO, M. J. M.; ROSAS, S. C.. Partidos políticos no Brasil Império: a Província de Pernambuco na transição da Regência para o 2. Reinado (1834-1843). 2014.

Suzana Cavani Rosas

Carvalho, M. J.; SILVA, W. B.;ROSAS, S. C.. " Partidos políticos no Brasil Império:a província de Pernambuco na transição Regência ao Segundo Reinado". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marcus Joaquim Maciel de Carvalho

CARVALHO, M. J. M.; CAVALCANTI JÚNIOR, M. N.; ROSAS, Suzana Cavani; SIPIENSKI, P.. " PRAIEIROS, GUABIRUS E POPULAÇA": as eleições gerais de 1844 no Recife.. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Soleane Rodrigues Lustosa Lima

Formação Profissional: o PROEJA e a sua relação com o mercado de trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Manoel Nunes Cavalcanti Junior;

Cássio Viana Santos

Desenvolvimento Profissional: inserção do aluno do PROEJA da modalidade integrada do Curso de Informática no mercado de trabalho através do estágio; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional (EJA)) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Manoel Nunes Cavalcanti Junior;

Ronaldo Oliveira Ferraz

Representações Operárias no Livro Didático: movimento operário no Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Manoel Nunes Cavalcanti Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTI JUNIOR, MANOEL NUNES . CULTURA POLÍTICA E INSTITUIÇÕES NO BRASIL REGENCIAL: A PRIMEIRA LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL DE PERNAMBUCO (1835-1836). Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências , v. 8, p. 174-198, 2020.

  • SANTOS, MARISA OLIVEIRA ; AMARAL, URÂNIA TEIXEIRA ; ALVES, Ana Elizabeth Santos ; CAVALCANTI JUNIOR, MANOEL NUNES . CASAS DE FARINHA: REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO INTERIOR DA BAHIA.. REVES - Revista Relações Sociais , v. 1, p. 0255-0269, 2018.

  • CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Revisitando as Carneiradas: os irmãos Machado Rios e as disputas política em Pernambuco (1834-1835). Clio. Série História do Nordeste (UFPE) , v. 33.1, p. 45-65, 2015.

  • CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . O herói da Confederação do Equador volta do exílio: Manoel de Carvalho Paes de Andrade e as lutas políticas regenciais (Pernambuco, 1831-1835). Saeculum (UFPB) , v. 33, p. 71-91, 2015.

  • CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . CRISES POLÍTICAS REGENCIAIS: A CURTA PRESIDÊNCIA DE FRANCISCO DE PAULA DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE EM PERNAMBUCO (1833-1834). Colóquio do Museu Pedagógico , v. 11, p. 3547-3559, 2015.

  • CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . VENTURAS E DESVENTURAS DE UM PRESIDENTE DE PROVÍNCIA NO IMPÉRIO: O CASO DE MANOEL DE CARVALHO PAES DE ANDRADE EM PERNAMBUCO (1834-1835). Colóquio do Museu Pedagógico , v. 10, p. 1875-1888, 2013.

  • ALVES, Ana Elizabeth Santos ; SANTOS, Gilneide de Oliveira Padre Lima ; CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Registro em arquivos sobre a indústria de laticínios na Região Sudoeste da Bahia. Práxis Educacional , v. 2, p. 221-236, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . ESCRAVIDÃO NO BRASIL DO SÉC. XIX: O DESENVOLVIMENTO DAS LEIS ESCRAVISTAS (1813-1888). 1998.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc em artigo para a Revista Ágora (ISSN 1980-0096) - publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo. 2020.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc em artigo para a Revista Tempos Históricos (ISSN 1983-1463) - publicação do Programa de Pós-Graduação em História e do Curso de Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE. 2020.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc XII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB. 2019.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc em artigo para a Revista CLIO ? Revista de Pesquisa Histórica (ISSN 0102-9487) - publicação do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. 2016.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB. 2015.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. . Parecer ad hoc VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB. 2009.

CAVALCANTI JUNIOR, M. N. ; IVO, I. P. ; ALMEIDA, M. C. O. . História do Movimento Abolicionista no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2009

    O Trabalho e a História da Qualificação Profissional na Indústria de Laticínios na Região Sudoeste-BA, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer a história da qualificação profissional dos produtores e trabalhadores do ramo de laticínios da Região Sudoeste-BA, iniciada pelo "Posto Experimental de Laticínios" da cidade de Vitória da Conquista, em 1934, hoje extinto, bem como as suas articulações/influências na transferência de conhecimentos técnicos para a construção da indústria de laticínios local até os dias de hoje. O tema do presente estudo delimita-se em analisar a história da qualificação profissional dos trabalhadores e dos produtores articulada com as transformações históricas ocorridas na organização do trabalho na indústria de laticínios desde a sua formação até os dias de hoje na região sudoeste. O marco inicial do nosso estudo está nos primeiros vestígios apontados pela criação do Posto Experimental de Laticínios, na década de 30 do século XX, sobre a veiculação de políticas de qualificação profissional na região, para em seguida analisar as transformações ocorridas na indústria de laticínios na região ao longo dos anos e os seus impactos na qualificação profissional. Tencionamos, em seguida, analisar essa relação até os dias de hoje. Retomar os conhecimentos sobre os acontecimentos passados é importante e necessário para se compreender o presente e, preservar a memória acumulada; consideramos fundamental recuperar como foi construída a história da qualificação profissional dos produtores e trabalhadores do ramo de laticínios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Manoel Nunes Cavalcanti Junior - Integrante / Ana Elizabeth Santos Alves - Coordenador / Ana Palmira Bittencourt Casimiro - Integrante / Gilneide de Oliveira Padre Lima Santos - Integrante / Ligia Maria Portela da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 1999

    A Rua, o Rio, a Praça e a População: Recife, 1808-1860, Descrição: Este projeto busca entender as mudanças e continuidades no modo de vida das camadas subordinadas, durante um período no qual o Recife passou por profundas transformações urbanas e demográficas, e sofreu ainda os maiores motins da sua história. Estudaremos assim basicamente quatro assuntos: 1) as reformas urbanas propriamente ditas; 2) a redistribuição da população na cidade, recodificando o espaço urbano à medida em que este se transformava; 3) o mercado de trabalho para os homens e mulheres livres e libertos; 4) dando continuidade ao nosso interêsse pelo estudo da escravidão urbana, investigaremos os liames sociais, políticos e raciais entre os escravos urbanos e a população livre pobre do Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Manoel Nunes Cavalcanti Junior - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1996 - 1998

    A "Soldadesca Desenfreada" e a "Populaça Enfurecida": Uma História dos Levantes no Recife, 1823-1848, Descrição: O projeto procurou estudar as motivações e desdobramentos da participação de soldados, juntamente com as camadas subordinadas, em alguns levantes ocorridos entre 1823 e 1848 no Recife.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Manoel Nunes Cavalcanti Junior - Integrante / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Concurso de artigos - categoria Pesquisa Histórica, Revista Nossa História.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal da Bahia, Departamento de Formação Geral do Campus Simões Filho. , Av. Amazonas, 3150, Zabele, 45030-220 - Vitoria da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (077) 34262271, Fax: (077) 34262421

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2010

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor Colaborador do Sememático de Pesquisa e da Oficina de Metodologia e Prática da Pesquisa: Linha - Trabalho e Educação, disciplinas do Curso de Especialização em Educação, Cultura e Memória, oferecido pelo Museu Pedagógico e promovido pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e pelo Departamento de Ciências Exatas (DCE)

Atividades

  • 08/2004 - 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Museu Pedagógico Dfch.,Linhas de pesquisa

2003 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2002

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Local responsável pela Elaboração, Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Plano de Permanência e Êxito no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Vitória da Conquista.

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão central de acompanhamento da reformulação dos cursos técnicos integrados do Campus.

  • 04/2018

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Étnico-Raciais

  • 04/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Étnico-Raciais

  • 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro do NDE do curso de Engenharia Civil.

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso superior de Engenharia Civil.

  • 04/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 01/2017 - 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Campus.

  • 04/2016 - 09/2019

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor de Ensino.

  • 07/2015 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro do NDE do curso de Engenharia Ambiental.

  • 07/2016 - 07/2016

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor Geral substituto.

  • 05/2016 - 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão de criação de projeto para alteração curricular dos projetos pedagógicos dos cursos superiores do Campus de Vitória da Conquista.

  • 10/2015 - 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão de revisão e atualização do projeto pedagógico do curso de Engenharia Ambiental.

  • 02/2016 - 03/2016

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor geral substituto.

  • 09/2015 - 02/2016

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Raciais e Educação

  • 04/2015 - 09/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 07/2006 - 03/2011

    Direção e administração, Departamento de Formação Geral do Campus Simões Filho, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2005 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, .,Cargo ou função, Membro de conselho superior.

  • 07/2005 - 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho Diretor do CEFET-BA.

  • 09/2008 - 10/2008

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

  • 01/2007 - 01/2007

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

  • 01/2007 - 01/2007

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

  • 09/2006 - 09/2006

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

  • 02/2006 - 07/2006

    Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Administração.

  • 08/2005 - 07/2006

    Direção e administração, Departamento de Formação Geral do Campus Simões Filho, Unidade de Ensino Descentralizada de Vitória da Copnquista.,Cargo ou função, Coordenador do Ensino Médio.

  • 07/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do Plano de Curso Técnico em Eletromecânica - modalidade integrada.

  • 07/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do Plano de Curso Técnico em Eletromecânica - modalidade subsequente.

  • 07/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do Plano de Curso Técnico em Informática - modalidade subsequente.

  • 09/2003 - 08/2005

    Direção e administração, Departamento de Formação Geral do Campus Simões Filho, Unidade de Ensino Descentralizada de Vitória da Copnquista.,Cargo ou função, Coordenador Técnico-pedagógico.

  • 07/2004 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão para estudo e análise da forma de operacionalização do Decreto n 5151/2004.

  • 03/2004 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do Projeto de Curso de Licenciatura em Química.

  • 11/2000 - 11/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Filosofia, Sociologia

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1999

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 08/1998 - 07/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 08/1996 - 07/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

2001 - 2003

Centro Integrado de Educação Navarro de Brito

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2001 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Filosofia, Sociologia