José Carlos Mayrink da Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em História do Brasil (UFF) e Mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2018 - 2020

Universidade Salgado de Oliveira
Título: "A CGI Como Instrumento de "Combate" à Corrupção Durante a Ditadura Civil-Militar (1968-1978): o Caso de Miracema e a Disputa dos Projetos de Memória Por Esse Período",Ano de Obtenção: 2020
Prof.ª Dr.ª Vivian Cristina da Silva Zampa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ditadura Civil-Militar; Memória; Corrupção; Comissão Geral de Investigações.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em HISTÓRIA DO BRASIL

1999 - 2000

Universidade Federal Fluminense
Título: A HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS
Orientador: Dsc. FARIA, Sheila Siqueira de C.

Graduação em Abi - História

1994 - 1997

Universidade Federal Fluminense
Título: A DECLARAÇÃO DO CARÁTER SOCIALISTA DA REVOLUÇÃO CUBANA
Orientador: MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

XIII SEMANA DE PESQUISA, EXTENSÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DA UNISUAM: CIÊNCIA & CIDADANIA" I I. 2016. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Andréa Lemos Xavier Galucio

Lemos, Andréa; ZAMPA, V. C. S.; COSTA, M. S. T.. A CGI como instrumento de "combate" à corrupção durante a ditadura civil-militar (1968-1978):o caso de Miracema e a disputa dos projetos de memória por esse período.. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Vivian Cristina da Silva Zampa

ZAMPA, Vivian; GALUCIO, A. L. X.; COSTA, M. S. T.. A CGI como instrumento de ?combate? à corrupção durante a ditadura civil-militar (1968-1978): o caso de Miracema e a disputa dos projetos de memória por esse período. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Vivian Cristina da Silva Zampa

ZAMPA, VIVIAN; COSTA, M. S. T.; RIBEIRO, J. L. F.. A CGI como instrumento de ?combate? à corrupção durante a ditadura civil-militar (1968-1978) e a disputa de projetos de memória por esse período. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Jayme Lucio Fernandes Ribeiro

RIBEIRO, Jayme Lúcio Fernandes; ZAMPA, V.; COSTA, M. S. T.. A CGI como instrumento de "combate" à corrupção durante a ditadura civil-militar (1968-1978) e a disputa de projetos de memória por esse período.. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Foi orientado por

Sheila Siqueira de Castro Faria

A história econômica do Brasil-colônia nos livros didáticos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sheila Siqueira de Castro Faria;

Vivian Cristina da Silva Zampa

A CGI como instrumento de ?combate? à corrupção durante a ditadura civil-militar (1968-1978): o caso de Miracema e a disputa dos projetos de memória por esse período; 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira,; Orientador: Vivian Cristina da Silva Zampa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, J. C. M. . O 'COMBATE' À CORRUPÇÃO NA DITADURA CIVIL MILITAR E A DISPUTA ATUAL PELA APROPRIAÇÃO DA MEMÓRIA NESSE PERÍODO.. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS. , v. 2, p. 1, 2018.

  • COSTA, J. C. M. . 'O 'combate' a corrupção na ditadura civil-militar e a disputa atual pela apropriação da memória nesse período'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    AMBENAP - IMPLICAÇÕES DO AMBIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO COMPLEXO DO ALEMÃO, Descrição: Participação como professor Bolsista da CAPES/OBEDUC Visa produzir pesquisa acadêmica com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica, a partir de análise do ambiente escolar e suas implicações no ensino aprendizagem. Será desenvolvido em três escolas públicas do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, por uma equipe interdisciplinar constituída por professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), professores da Educação Básica, alunos do PPGDL e de cursos de graduação da UNISUAM. Tem como objetivos: 1. Produzir pesquisa acadêmica com vistas à melhoria da Educação Básica, a partir da observação do ambiente escolar e suas implicações no ensino aprendizagem; 2. Investigar a relação entre educação e aprendizado, ambiente natural e ambiente construído, condição socioeconômica das famílias e suas implicações no ensino aprendizagem. 3. Integrar a escola pública à universidade e vice-versa e, ainda, integrar saberes da equipe interdisciplinar de professores e alunos do PPGDL e da graduação aos saberes da escola e da comunidade; 4. Elaborar metodologias e materiais didáticos interdisciplinares para professores e alunos, de modo que estes possam avaliar a eficácia destes no aprendizado. Metodologia aplicada: Implantação da Oficina "Despoluindo o Saber" (03 encontros de 3 horas, total 9h) Foi realizada uma dinâmica sobre o tema poluição. Um cartaz foi usado como tabuleiro do jogo. Os participantes tinham que percorrer um trajeto. Ao lançarem os dados respondiam perguntas que abordavam a temática da poluição das águas, se acertassem dobrariam o percurso percorrido da rodada, errando se manteriam na mesma casa do tabuleiro. O trajeto tinha obstáculos que poderiam fazer os participantes avançar ou recuar. Quem chegasse primeiro ao final venceria. O pesquisador usou uma dinâmica baseada em um jogo de tabuleiro, no qual cada aluno recebeu um pino que deveria ser movido de acordo com o dado. O vencedor seria quem chegasse no final antes dos adversários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Carlos Mayrink da Costa - Integrante / Maria Geralda Miranda - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2002 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I - Regente em História, Carga horária: 16

1998 - Atual

SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I - História, Carga horária: 16