Robisnéa Adriana Ribeiro

Bacharel em Química formada pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Mestre em Tecnologia de Celulose e Papel (2015) e Doutora em Agroquímica (2019) também pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2010 desenvolveu um projeto de aperfeiçoamento do estágio de extração CCE (cold caustic extraction) para remoção de hemiceluloses na obtenção de polpa para dissolução. Durante o ano de 2013, desenvolveu um projeto de extração de um biopolímero sintético, chamado XMC, fora da cadeia alimentar humana e animal para desempenhar o papel de um agente depressor na flotação do minério de ferro, tal como, o amido. No ano de 2015 iniciou seu projeto de doutorado que visou saber o impacto do álcali efetivo residual (AER) e do grau de deslignificação da polpa no rendimento da polpa kraft de eucalipto, branqueabilidade, e na sua composição química, particularmente para os grupos hidroxílicos e carboxílicos da lignina, analisados por espectroscopia de RMN de 31P. A quantificação dos grupos hidroxílicos e carboxílicos da lignina, bem como, o isolamento da lignina a partir da polpa kraft marrom foi realizada na North Carolina State University (NCSU), Raleigh, NC, durante o período de doutorado sanduíche. Os projetos, desde a iniciação cientifica ao doutorado foram desenvolvidos no Laboratório de Celulose e Papel (LCP) da Universidade Federal de Viçosa. Ainda no LCP, desenvolveu projetos de pesquisa relacionados ao branqueamento de polpa celulósica visando sua otimização para diversos fins industriais. Atualmente, atua em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, na área de Engenharia de Processos no Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agroquímica

2015 - 2019

Universidade Federal de Viçosa
Título: Influência do Álcali Efetivo Residual do Cozimento Kraft de Eucalipto no Rendimento, na Branqueabilidade e na Composição Química da Polpa e da Lignina Residual.
Orientador: em North Carolina State University ( Hasan Jameel)
com Jorge Luiz Colodette. Coorientador: Sílvio Vaz Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado profissional em Tecnologia de celulose e papel

2013 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: EXTRAÇÃO DE UM BIOPOLÍMERO A PARTIR DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL PARA A FLOTAÇÃO DO MINÉRIO DE FERRO, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Jorge Luiz Colodette
Coorientador: Carolina Marangon Jardim. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Minério de ferro; Flotação; Material Lignocelulosico.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química

2007 - 2013

Universidade Federal de Viçosa
Título: ESTÁGIO FINAL DE BRANQUEAMENTO DE POLPA DE CELULOSE KRAFT DE EUCALIPTO COM DIÓXIDO DE CLORO EM pH PRÓXIMO DO NEUTRO
Orientador: Jorge Luiz Colodette
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Pulping Technology Short Course. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2012

Pirólise Acoplada à Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massa. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2012

International Short Course "World of Fiber". (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento e Instalação do Equipamento: Titulador Potenciométrico Titrando. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

IV Seminário sobre Celulose e Papel. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Ambiental 2010 - Agronegócio e Setor Energético: Uma Parceria Estratégica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

V Ciclo de Palestras - Meio Ambiente: Desafios Atuais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

VI Simpósio de Meio Ambiente. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Produção Sustentável de Biodiesel. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Extração e pré-Concentração de Compostos Orgânicos Voláteis. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

I Workshop em Agroquímica. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Modificação Química de Nanocompostos de Carbono. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2009 - 2009

III Semana Acadêmica de Química e Engenharia química. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Química em ação. (Carga horária: 164h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

Os Ciclos Biogeoquímicos e a Biotecnologia. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

I Seminário de Energia Renovável - Biodisel: Uma nova alternativa. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Robisnéa A. Ribeiro . XXIV encontro regional da SBQ. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V seminar on pulp and paper/Lignin Biorefinery: from biomass to product. 2012. (Seminário).

3° Encontro Nacional de Tecnologia Química. Comparação entre diferentes metodologias para quantificação de hemicelulose em polpa marrom de eucalipto. 2010. (Congresso).

3° Encontro Nacional de Tecnologia Química. Comparação entre diferentes metodologias para quantificação de hemicelulose em polpa marrom de eucalipto. 2010. (Congresso).

IV seminário sobre celulose e papel. 2010. (Seminário).

Sustentabilidade Ambiental Agronegócio e setor Energético: Uma Parcerinha Estratégica. 2010. (Simpósio).

VI Simpósio de Meio Ambiente. 2010. (Simpósio).

23° Encontro Regional Da SBQ. Análise Química Comparativa entre Penmisetum pupurreum e Eucalyptus urograndis. 2009. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Química e Engenharia Química. 2009. (Seminário).

XIX de Iniciação Científica.Efeito do Ácido Peracético (PAA) na Branqueabialidade de polpa de Celulose Kraft de Eucalioto variando-se Tempo de Reação e Concentração do PAA. 2009. (Simpósio).

XIX De Iniciação Científica.Comparação da Composição Quimica Do Pennisetum Purpureum em Relação ao Eucalyptus urogrands. 2009. (Simpósio).

I Seminário de Energia Renovável-Biodiesel: Uma nova alternativa. 2007. (Seminário).

Mini-curso: Os Ciclos Biogeoquímicos e a Biotecnologia. 2007. (Congresso).

XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luís Rodrigo Beroíza Celedón

MOUNTEER, A. H.; FREITAS, M. A.;RIBEIRO, Robisnéa Adriana. Estudios para implementación de tratamento terciario en CMPC Pulp S. A. Planta Pacífico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Monografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Alessandro Palomo Antiqueira

OLIVEIRA, Rubens Chaves de;RIBEIRO, Robisnéa Adriana; ANDRADE, M. F.. Referência de tela formadora no processo de fabricação de papel higiênico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Monografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Julia de Cristo Figueiredo

COLODETTE, J. L.;Robisnéa A. Ribeiro; GOMES, F. J. B.. Efeito de pré-tratamentos químicos e mecânicos da madeira na eficiência da sacarificação, visando à produção de etanol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Luiz Colodette

JARDIM, C. M.COSTA, Marcelo Moreira daCOLODETTE, Jorge Luiz. Extração de um biopolímero a partir de um resíduo agroindustrial para a flotação do minério de ferro. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel) - Universidade Federal de Viçosa.

CAROLINA MARANGON JARDIM

COLODETTE, J.L.JARDIM, C. M.; COSTA, M. M.. Extração de biopolímero a partir de fibras de grão de milho para melhoria da flotação do minério de ferro. 2015. Dissertação (Mestrado em Celulose e Papel) - Universidade Federal de Viçosa.

Fernando José Borges Gomes

COLODETTE, J. L.;Gomes, Fernando José Borges; DEMUNER, A. J.; COSTA, M. M.; ANDRADE, Marcela Freitas. O IMPACTO DO ÁLCALI EFETIVO RESIDUAL (AER) NA PRODUÇÃO DE POLPA KRAFT DE EUCALIPTO E NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PARTICULARMENTE NOS GRUPOS HIDROXÍLICOS E CARBOXÍLICOS DA LIGNINA ANALISADOS POR ESPECTROSCOPIA DE 31P-RMN. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcela Freitas Andrade

DEMUNER, A. J.; GOMES, F. J. B.;ANDRADE, MARCELA FREITAS; COSTA, M. M.; JARDIM, Carolina Marangon. Influência do álcali efetivo residual do cozimento kraft de eucalipto no rendimento, na branqueabilidade e na composição química da polpa e da lignina residual. 2019. Tese (Doutorado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcela Freitas Andrade

COLODETTE, JORGE; DEMUNER, A. J.; GOMES, F. J. B.;ANDRADE, MARCELA FREITAS; COSTA, M. M.. Influencia do álcali efetivo residual do cozimento kraft de eucalipto no rendimento, na branqueabilidade e na composição química da polpa e da lignina residual. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcelo Moreira da Costa

COLODETTE, J. L.; JARDIM, C. M.;COSTA, M. M.. Extração de biopolímero a partir de fibras de grão de milho para melhoria da flotação do minério de ferro. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel) - Universidade Federal de Viçosa.

Marcelo Moreira da Costa

Demuner, A.J.; GOMES, F. J. B.; Andrade, M.F.;COSTA, M. M.. Influência do Álcali efetivo residual do cozimento kraft de eucalipto no rendimento, na branqueabilidade e na composição química da polpa e da lignina residual. 2019. Tese (Doutorado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julia de Cristo Figueiredo

Efeito de pré-tratamento químicos e mecânicos da madeira na eficiência da sacarificação, visando à produção de etanol; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Robisnéa Adriana Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Luiz Colodette

Biorrefinaria Da Lignina Aplicada à Indústria de Polpa Celulósica Kraft; Início: 2014; Tese (Doutorado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Jorge Luiz Colodette

Extração de um biopolímero a partir de um resíduo agroindustrial para a flotação do minério de ferro; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa,; Orientador: Jorge Luiz Colodette;

Jorge Luiz Colodette

Estágio final de branqueamento de polpa de celulose kraft de eucalipto com dióxido de cloro em pH próximo do neutro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Luiz Colodette;

CAROLINA MARANGON JARDIM

Extração de biopolímero a partir de grão de milho para melhoria da flotação do minério de ferro; 2015; Dissertação (Mestrado em Celulose e Papel) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Carolina Marangon Jardim;

Fernando José Borges Gomes

APERFEIÇOAMENTO DO ESTÁGIO DE EXTRAÇÃO CCE (COLD CAUSTIC EXTRACTION) PARA REMOÇÃO DE HEMICELULOSES NA OBTENÇÃO DE POLPA PARA DISSOLUÇÃO; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando José Borges Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Robisnéa Adriana ; VAZ JUNIOR, SÍLVIO ; JAMEEL, HASAN ; CHANG, HOU-MIN ; NARRON, ROBERT ; JIANG, XIAO ; COLODETTE, Jorge Luiz . Chemical Study of Kraft Lignin during Alkaline Delignification of E. urophylla x E. grandis Hybrid in Low and High Residual Effective Alkali. ACS Sustainable Chemistry & Engineering , v. 7, p. 10274-10282, 2019.

  • BOSCHETTI, WALTER TOREZANI NETO ; LOPES, ALICE DO CARMO PRECCI ; RIBEIRO, ROBISNÉIA ADRIANA ; REYES, RAFAEL QUEZADA ; CARNEIRO, ANGÉLICA DE CÁSSIA OLIVEIRA . KRAFT LIGNIN AS AN ADDITIVE IN PINE AND EUCALYPTUS PARTICLE COMPOSITION FOR BRIQUETTE PRODUCTION. REVISTA ARVORE , v. 43, p. 1/e430201-8, 2019.

  • RIBEIRO, Robisnéa Adriana ; COLODETTE, Jorge Luiz ; VAZ JÚNIOR, SÍLVIO . EFFECT OF RESIDUAL EFFECTIVE ALKALI ON EUCALYPTUS KRAFT PULP YIELD AND CHEMISTRY. Cerne , v. 24, p. 408-419, 2018.

  • NETO BOSCHETTI, WALTER TOREZANI ; COLODETTE, Jorge Luiz ; MACEDO LADEIRA CARVALHO, ANA MARCIA ; RIBEIRO, ROBSNÉIA ADRIANA ; DE ALMEIDA, DIEGO PIERRE ; MARANGON JARDIM, CAROLINA . The effect of reaction wood on bleached eucalypt kraft pulp production û-- Part I. NORDIC PULP & PAPER RESEARCH JOURNAL , v. 32, p. 421-427, 2017.

  • GOMES, VALÉRIA J. ; LONGUE, DALTON ; COLODETTE, JORGE L. ; RIBEIRO, ROBISNÉA A. . The effect of eucalypt pulp xylan content on its bleachability, refinability and drainability. Cellulose , v. 21, p. 607-614, 2014.

  • RIBEIRO, ROBISNÉA A. ; GOMES, FERNANDO J. B. ; FLORIANI, JOSÉ N. ; DAMÁSIO, RENATO A. P. ; DEMUNER, IARA F. ; COLODETTE, JORGE L. . FINAL CHLORINE DIOXIDE STAGE AT NEAR-NEUTRAL pH FOR BLEACHING EUCALYPTUS PULP. Química Nova (Impresso) , v. 37, p. 1646/10-1649, 2014.

  • GOMES, VALÉRIA J. ; LONGUE JR, DALTON ; COLODETTE, JORGE L. ; RIBEIRO, ROBISNÉA A. ; BRAUN, HEDER . INFLUENCE OF XYLAN CONTENT ON THE BLEACHABILITY, HYGROSCOPIC, PHYSICOMECHANICAL AND OPTICAL PROPERTIES OF BLEACHED EUCALYPTUS PULP. Química Nova (Impresso) , v. 38, p. 221-226, 2014.

  • Vanessa L. Silva ; Alessandro G. Lino ; Robisnéa A. Ribeiro ; Jorge L. Colodette ; Annbritt Forsström ; Eva Wackerberg . FACTORS AFFECTING BRIGHTNESS REVERSION OF HARDWOOD KRAFT PULPS. BioResources , v. 6, p. 4801-4814, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COLODETTE, Jorge Luiz ; BRUMANO, G. C. B. ; JARDIM, J. M. ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana . Otimização de Variáveis do Branqueamento O-D/A-(EP)-D-P - RELATÓRIO TÉCNICO #0062. 2015.

COLODETTE, Jorge Luiz ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana . Stepwise Optimization of Ledesma O-Q-P-(PO) Bleach Plant and Evaluation of Other TCF Alternatives - TECHNICAL REPORT # 0063. 2015.

COLODETTE, Jorge Luiz ; VIEIRA, F. R. ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana . Branqueamento de Oito Amostras de Polpa Kraft pela Sequência O-DHT-(EPO)-D. Relatório Técnico #003. 2014.

COLODETTE, Jorge Luiz ; GOMES, F. J. B. ; VIEIRA, F. R. ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana . Avaliação de Processo para Conversão de Rejeitos Finos em Polpa na Deslignificação com Oxigênio - Relatório Técnico #0077. 2014.

COLODETTE, Jorge Luiz ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana ; GOMES, F. J. B. . Estágio final de branqueamento de polpa de celulose kraft de Eucalipto com dióxido de cloro em pH próximo do neutro - RELATÓRIO TÉCNICO P&D #0015. 2013.

COLODETTE, Jorge Luiz ; JUSTE, V. G. ; RIBEIRO, Robisnéa Adriana ; VIEIRA, F. R. . Evaluation of the Effect of Carryover on Suzano Mucuri Line 1 Bleaching Performance - TECHNICAL REPORT #0053. 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    UTILIZAÇÃO INTEGRAL DO BAMBU PARA PRODUÇÃO DE CELULOSES ESPECIAIS, BIOPRODUTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS, Descrição: o projeto de pesquisa tem com intuito investigar cinco espécies de bambu mais cultivadas no Brasil e gerar tecnologias e informações quanto ao seu potencial para a produção de polpas celulósicas especiais (polpa papel e polpa solúvel), bem como para produção de novos produtos de alto valor agregado (carvão ativado e etanol de segunda geração), por meio da biorrefinaria, de forma a garantir a sustentabilidade econômica, ambiental e social da cadeia produtiva do bambu.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robisnéa Adriana Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Colodette - Coordenador / Fernando José Borges Gomes - Integrante / Carolina Marangon jardim - Integrante / Julia de Cristo Figueiredo - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Biorrefinaria da lignina aplicada à indústria de polpa celulósica kraft, Descrição: Essa proposta tem como objetivo maximizar o potencial de utilização da biomassa lignocelulósica por meio do conceito de biorrefinaria da lignina, investigando o uso da lignina para a produção de energia e bioprodutos de alto valor agregado. Para atingir esses objetivos, esse projeto visa estudar metodologias para extração e purificação da lignina oriunda do licor negro kraft, seguida de uma completa caracterização da mesma, a fim de avaliar as suas possíveis aplicações através do conceito de biorrefinaria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robisnéa Adriana Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Colodette - Coordenador / Bianca Moreira Barbosa - Integrante / Fernando José Borges Gomes - Integrante / Marcela Freitas Andrade - Integrante / Tatiana Aurora Condezo Castro - Integrante / Sílvio Vaz Júnior - Integrante.

  • 2013 - 2015

    EXTRAÇÃO DE UM BIOPOLÍMERO A PARTIR DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL PARA A FLOTAÇÃO DO MINÉRIO DE FERRO, Descrição: Pelotas de minério de ferro é a matéria-prima utilizada pelas indústrias de ferro e aço; para esta aplicação uma etapa de flotação é usada para aumentar o teor de ferro no minério, antes da aglomeração. O amido tem sido o agente depressor mais utilizado pelas indústrias de mineração para separação seletiva dos minerais por flotação. No entanto, o amido é também uma matéria-prima com outras aplicações industriais, tal como a indústria de alimentos; sua disponibilidade e preço são diretamente dependentes das tendências de mercado. Desta forma, este estudo teve como objetivo desenvolver um biopolímero sintético, chamado XMC, para aplicação na indústria de mineração usando resíduos lignocelulósicos como matéria-prima. As principais conclusões deste estudo foram: (1) foi possível obter um biopolímero (XMC) para aplicação na flotação de minério de ferro; (2) foi obtido XMC com 60% de conteúdo de hemiceluloses; (3) as condições ideais para a extração da XMC a partir do resíduo lignocelulósico, que atingiu a maior concentração de ferro no de minério (68,78%), foram: pH 10, tempo de retenção de 9 horas, temperatura de 72,5 °C, e 1,5 kg/t H2O2; e (4), tanto quanto maior o teor de hemiceluloses na XMC, maior a eficiência da flotação de minério de ferro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robisnéa Adriana Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Colodette - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    ESTÁGIO FINAL DE BRANQUEAMENTO DE POLPA DE CELULOSE KRAFT DE EUCALIPTO COM DIÓXIDO DE CLORO EM pH PRÓXIMO DO NEUTRO, Descrição: O Projeto visa investigar o efeito de um reagente tampão (H2CO3/NaHCO3), formado através da aplicação do dióxido de carbono na polpa, no último estágio de branqueamento da sequência D0(EP)D1 operando em pH próximo ao neutro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robisnéa Adriana Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Colodette - Coordenador / Fernando José Borges Gomes - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Aperfeiçoamento do estágio de extração CCE (cold caustic extraction) para remoção de hemiceluloses na obtenção de polpa para dissolução., Descrição: Aperfeiçoamento do estágio de extração CCE (cold caustic extraction) para remoção de hemiceluloses na obtenção de polpa para dissolução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robisnéa Adriana Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Cilodette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Viçosa. , P H Rolfs, Campus, 36570000 - Viçosa, MG - Brasil, Telefone: (31) 38992717, Ramal: 3234

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência Circular, Carga horária: 4

    Outras informações:
    As aulas foram ministradas, sob orientação do professor Jorge Luiz Colodette, referente a disciplina ENF 662 (Branqueamento de Celulose) como exigência da disciplina estágio de ensino (QUI-776) do curso de pós-graduação em aqroquímica da UFV. A disciplina QUI-776 se propõe fornecer aos estudantes de pós-graduação experiência em ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas em nível de graduação, sob a supervisão e acompanhamento do professor. Durante o estágio a estudante foi responsável pela preparação e lecionamento da parte prática da disciplina, bem como formulação de questões para provas.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Qualidade da Madeira e da Polpa, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Química da Madeira e Branqueamento, Carga horária: 816

  • 2019 - 2020

    Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, SENAI CETIQT, Brasi

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2020 - Atual

    Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.