Alana de Oliveira Freitas El Fahl

Professora Titular de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua na graduação, especialização, mestrado em Estudos Literários e Profletras. Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), Especialista em Metodologia e Ensino da Língua Portuguesa(1999) e Graduada em Letras Vernáculas1997). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura portuguesa, prosa, conto, crônica, Eça de Queirós, Literatura brasileira e relações intertextuais. É coordenadora do projeto de pesquisa Janela de Tomar: Matrizes culturais na Literatura portuguesa e brasileira. Autora do livro Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de Queirós. É membro do Grupo Eça.Criadora do blog Entretelas.blog.br no qual analisa telenovelas e filmes à luz da Literatura. Coordenadora do Profletras na UEFS entre 2015 e 2017

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras e Lingüística

2005 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Singularidades Narrativas : uma leitura dos contos de Eça de Queirós
Mirella Márcia Longo Vieira Lima. Palavras-chave: conto, amor , Eça de Queiroz; Literatura Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural

2002 - 2003

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Lulu Parola Cantando e Rindo : A crônica do riso na cidade da Bahia,Ano de Obtenção: 2003
Aleilton Santana da Fonseca.Palavras-chave: Lulu Parola; Literatura Baiana; Crônica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Literatura Baiana. Setores de atividade: Educação Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

Extensão universitária em Literatura e Cinema na Escola Tópicos Para Uma Abo. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Unidade e Diversidade Em Fernando Pessoa o Poeta e. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Baiana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Caminhos da intertextualidade: os textos e as telas. 2016. (Outro).

ROCHA, F. A. B. ; VILAS BOAS, F. S. O. ; EL FAHL , A. O.F. . II Seminário Redação em foco. 2013. (Outro).

EL FAHL , A. O.F. ; CRISTIANE M. PORTO ; ANA LICKS DE ALMEIDA . I SEMANA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA. 2006. (Outro).

EL FAHL , A. O.F. . VII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Internacional do Grupo Eça: O primo Basílio e outros ensaios.Juliana, Dona Plácida e o pão da velhice: Uma leitura de O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas. 2016. (Encontro).

VIII Seminário de Estudos Filológicos.O voo do ndlati: uma leitura de O dia em que explodiu Mabata-Bata, de Mia Couto. 2016. (Seminário).

VIII Seminário de Estudos Filológicos.Flash poético: uma experiência de leitura de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário. 2016. (Seminário).

VIII Seminário de Estudos Filológicos.O aboio como mainifestação cultural discursiva: Análise de efeitos de sentindo em versos improvisados dos aboiadores Buy e Deraldo. 2016. (Oficina).

VIII Seminário de estudos filólogicos.O leproso: a (in)justiça dos homens. 2016. (Seminário).

II Crossings: Brasil, Portugal e Grande China. O evangelho segundo Machado: Sagradas reescrituras.. 2015. (Congresso).

II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. Janela de Tomar: Releituras míticas em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2014. (Congresso).

II Semana de Letras, II Encontro de Literatura Baiana: com a palavra o escrito, II Encontro de Estágio em Letras.Janela de Tomar: o recurso intertextual em contos de Eça de Queirós e Machado de Assis. 2014. (Oficina).

Graduando em Letras: o espaço da pesquisa.Janela de Tomar: matrizes culturais em narrativas portuguesas e brasileiras. 2013. (Seminário).

Mesa-redonda: Literatura oitocentista portuguesa: entre cartas, contos, gastronomia, sexualidade e poder.Conto, descontoe reconto: Matrizes culturais na contística de Eça de Queirós. 2013. (Encontro).

XIII Congresso Internacional da ABRALIC. SINGULARIDADES NARRATIVAS: MATRIZES CULTURAIS NOS CONTOS QUEIROSIANOS. 2013. (Congresso).

6º Colóquio do PPRLB, Portugal no Brasil: pontes para o presente.Desconto e Reconto: Matrizes culturais nos contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2012. (Outra).

Feira de Memórias.Cartas de Amor. 2012. (Encontro).

I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológicos: Filologia, Criticas e Processos de Criação. Janela de Tomar: matrizes culturais em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2012. (Congresso).

I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológicos ES. Janela de Tomar: Matrizes culurais em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2012. (Congresso).

3º Colóquio do grupo de estudos literários contemporâneos: Um cosmopolitismo dos pobres- 100 anos de Afranio Coutinho(1911-2011); A crítica literária no Brasil.Coutinho e Cândido: Elogio à crônica. 2011. (Outra).

X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. A tradição do sacrifício: uma leitura de A Aia de Eça de Queirós. 2011. (Congresso).

IV ENAPEL.Notas de rodapé: Algumas considerações sobre a crônica literária no Brasil e os periódicos do século XIX. 2010. (Encontro).

O Cinema em perspectiva: Educação, língua, literatura e sociedade da sétima arte..Comendo, vivendo e aprendendo: uma leitura do filme Estômago.. 2010. (Outra).

V Encontro Estadual de História ANPUH/Ba.Visões do ultimatum nos contos de Eça de Queirós. 2010. (Simpósio).

I Simpósio de Literatura do Campus XIV.Eça de Queirós e suas viagens de Aquém-mar. 2009. (Simpósio).

XXII ABRAPLIP. Das tradições: Vinhos Novos em odres velhos. 2009. (Congresso).

Conversando com a sua História.Lulu Parola cantando e rindo: a crônica do riso na cidade da bahia. 2007. (Outra).

Curso Castro Alves - II Colóquio de Literatura Baiana.Lulu Parola Cantando e Rindo: O mestre de obras das reformas urbanas. 2007. (Outra).

XXI ABRAPLIP - USP. Navegação de cabotagem: uma leitura de civilização de eça de queiroz. 2007. (Congresso).

I Encontro Norte /Nordeste de professores / pesquisadores de Literatura Portuguesa.O herói em desassossego: uma leitura do conto " A Perfeição" de Eça de Queirós. 2006. (Encontro).

I Seminário Arte e Cidade.Lulu Parola cantando e rindo sob a poeira dos escombros. 2006. (Seminário).

XX ABRAPLIP ? UFF- RJ.Singularidades de uma narrativa curta: a temática amorosa nos contos de Eça de Queiroz. 2005. (Encontro).

Colóquio: As multifaces de Antonio Brasileiro.Um concerto ao desconcerto do mundo ou apesar de Brasileiro, Universal. 2004. (Outra).

III Simpósio Internacional Guimarães Rosa ? PUC-MG.Nhô Guimarães: pelas veredas das infinitas histórias. 2004. (Simpósio).

VII CELL- Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. Ruy Espinheira Filho e as arquiteturas da memória. 2004. (Congresso).

I Simpósio Feirense sobre estudos de gênero: Mulheres e Diversidade.Ao vencedor: a galinha. 2003. (Simpósio).

V Semana de Letras.Escritores baianos tão próximos e tão distantes. 2003. (Outra).

I Seminário de Estudos de Cidades ? UNEB.Narrando a Cidade: Retratos do Rio de Janeiro e de Salvador, a partir das crônicas de João do Rio e Lulu Parola. 2002. (Seminário).

Simpósio Internacional Tempo ? História e Literatura.A Crônica da Cidade: A Permanência do Calor da Hora. 2002. (Simpósio).

VI CELL -Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários - UEFS. A Crônica da Cidade: O Olhar sob os Escombros. 2002. (Congresso).

VI Encontro de Leitura - Cotações de Leitura... Mundo é l@birinto. 1999. (Encontro).

IV Encontro de Leitura: Leitura: Intertextualidade e Produção de Sentido- UEFS. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karla Fraciê Freitas de Sá

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; MUNIZ, M. R. C.; PEREIRA, J. N.. Da leitura do mundo para as entrelinhas do texto:Uma proposta para desenvolver a habilidade de inferir a partir do estudo do anûncio publicitário. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Batista Fernandes Filho

EL FAHL , A. O.F.; MUNIZ, M. R. C.; ORNELLAS, S. S.. Sebastião Alba: O ritmo, a noite, o limite. 2017. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudia Souza Santos Santana

EL FAHL , A. O.F.; VIEIRA, N. R. F.; Rosana Patrício. Cidades e Conflitos: Os impasses femininos em Atire em Sofia, de Sonia Coutinho. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Juliana Costa Vieira Silveira

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; NASCIMENTO NETO, J. E.. Histórias de abandono e afeto em Capitães da areia. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Fernanda Caroline Silva dos Santos

NASCIMENTO NETO, J. E.;EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.. Quando o sol encontra a lua: os princípios masculino e feminino em Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daise Pereira Machado Rocha

EL FAHL , A. O.F.; ARAUJO, J. S.; ARAUJO, M. C. P.. Poéticas da Resistência: O lirismo militante de Ildefonsa Laura César e Jacinta Passos. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carla Santos da Costa

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, F. F.; MUNIZ, M. R. C.. Outras paragens: Paisagem e infância em Manuel da Fonseca. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Layz Costa Silva Matos

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; OLIVEIRA, S. A.. Cronicamente positivo: Uma leitura das crônicas de Caio F., antes e depois da AIDS. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marilva de Cerqueira Lima

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; VIEIRA, N. R. F.. A descoberta do Mundo: Um estudo de textos jornalísticos de Clarice Lispector. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Paulo Fabrício dos Reis Silva

CARNEIRO, N. V. B.;EL FAHL , A. O.F.; OLIVEIRA, H. L. L.. Roque Santeiro: O (re)desenho do mito e as projeções do imaginário social. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ilka Myrele Cordeiro Oliveira Carneiro Perazzo

EL FAHL , A. O.F.; OLIVEIRA, H. L. L.; FARIA, M. O.. Imagens da periferia urbana e rural ichuense como estratégia d eensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: WILIANA COELHO DE SOUZA

EL FAHL , A. O.F.; BARREIROS, P. N.; BARRETO, R. P.. Do analógico ao digital: Uma proposta de inserção da literatura de Juazeiro(BA) nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ana Cláudia Costa de Aquino Teixeira

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; BORGES, C. L. C.. TEMPO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA D EELITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Helanya Santana Carneiro

EL FAHL , A. O.F.; BARREIROS, P. N.; BORGES, C. L. C.. Conhece-te a ti mesmo: uma proposta para o desenvolvimento da capacidade escritora do gênero autobiografia. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ana Valéria Silva Pinheiro

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; ARAUJO, S. S. F.. Contando histórias do dia a dia: O fascínio da arte literária através da produção de crônicas. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Patrike Wauker Pereira da Silva

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, F. F.; SANTANA, O. R.. Graça e Pecado: A representação religiosa na ficção camiliana. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Telma de Oliveira Santana

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; VIEIRA, N. R. F.. Construção de perfis identitários em O Feitiço da Ilha do Pavão, de João Ubaldo Ribeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Juliana Cordeiro de Oliveira Silva

SOUZA, M. C. B.;EL FAHL , A. O.F.; NOOVAES, C. C.. Confluências literárias na obra cinematogr´fica de Fernando Coni Campos: Uma viagem ao fim do mundo. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Maria Fernanda Arcanjo de Almeida

EL FAHL , A. O.F.; Rosana Patrício; LACERDA, A.. Representações dos espaços rural e urbano na Ficção de Adonias Filho. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: FLORIANO ESTVES DA SILVA NETO

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, F. F.; CASTRILLON, J. M. T.. O grotesco na montanha em contos de Miguel Torga. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Davi Santana de Lara

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; RIVERO, S.. O frágil verniz da civilização: Caetés e a tradição nacionalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Adriano Portela

HOLZHAUSEN, M.; ROSSONI, I.;EL FAHL , A. O.F.. O padre imoral: representação do padre concubinado na literatura. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Meg Heloise Bomfim da Silva

EL FAHL , A. O.F.; ARAUJO, J. S.; RIOS, M.. Da Corte Fluminense às vielas da Bahia: Imagens da mulher em José de Alencar e Jorge Amado. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ricardo Thadeu Guimarães Souza

EL FAHL , A. O.F.; VALVERDE, L. A. C.; PEREIRA, R. E. A.. O ser que se bifurca: perfis biográficos de Roberval Pereyr. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Lidiane Carvalho Nunes

EL FAHL , A. O.F.; DIAS, M. R. S.; PEREIRA, R. A.. O crime como método: Um estudo da literatura policial na obra de Mayrant Gallo. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Vagner da Silva Ferreira

LIMA, F. F.; BORGES, C. R.;EL FAHL , A. O.F.. O Esvaziamento do sagrado em Miguel Torga. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Clarissa Moreira de Macedo

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, F. F.; FRAGA FILHO, C. S.. O homem na voz dos bichos: o antropomorfismo em contos de Gumarães Rosa e Miguel Torga. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Tatiane Santos de Araújo

LIMA, F. F.; VIEIRA, A. M. T.;EL FAHL , A. O.F.. Amor de Salvação à moda de Eça: uma leitura de Alves & Cia. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luciano Penelu Bitencourt Pacheco

PEREIRA, R. A.; JUTGLA, C.;EL FAHL , A. O.F.. Murilo Rubião: Fragmentos de uma incompletude(o desencantado e o intranscedente universo muriliano). 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jamyle Rocha Ferreira de Souza

ALVES, M. T. A.; MUNIZ, M. R. C.;EL FAHL , A. O.F.. O cômico nos autos pastoris de Gil Vicente. 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marcela Rodrigues Soares

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; ORNELLAS, S. S.; CAMPOS, M. E. B.; MUNIZ, M. R. C.; PEREIRA, A. M. S.. Alegorias contemporaneas: Imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M.Tavares. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nívia Maria Santos Silva

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; ORNELLAS, S. S.; AZEVEDO, L. A.; NOGUEIRA, E.; GRACIANO, I. X.. Eu, Modelo, martelo, monumento: Um estudo sobre a autofiguração em Bruno Tolentino. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana de Souza Gomes Nogueira

EL FAHL , A. O.F.; TELLES, L. G.; LOPES, C. D. C.; LIMA, F. F.; ORNELLAS, S. S.. Caminhos da memória nas poéticas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Maria da Conceição Paranhos. 2016. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Rocha Santos Costa

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, M. M. L. V.; ROSENBAUM, Y.; VIEIRA, N. R. F.; FRANCA, D. C.. O horizonte escuro do rio: Análise de figuras paternas em romances de Milton Hatoum. 2015. Tese (Doutorado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cleilton Silva Santos

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; REIS, M. S. C.. Amores Antônimos - A construção do sujeito amoroso na obra O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Sidinea Almeida Pedreira Vrbata

EL FAHL , A. O.F.; PINHO, A. M.; ARAUJO, M. C. P.. Maria Firmina dos Reis; Um Biografema do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Wilgner Murillo Conceição Santos

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; VALVERDE, T. C.. José Saramago e seu contraevangelho; Maria Madalena nao mais proscrita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Claudia Souza Santos Santana

EL FAHL , A. O.F.; FONSECA, A. S.; Rosana Patrício. Cidade. sentimento e conflitos: Os labirintos da mulher em Atire em Sofia de Sônia Coutinho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Joelma Lôbo Junqueira Trajano

EL FAHL , A. O.F.; VALVERDE, T. C.. Eros, ironia e fulidez nas crônicas As coisas da vida e Espero por ti no meio das gaivotas, de Antònio Lobo Antunes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luciana Santos Nobre

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.. Notas sobre perfis masculinos em três contos de Lygia Fagundes Telles. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Tainan Lopes Soares

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; SOUZA, A. G. E.; MARQUES, E. R.. A poética: Lugar de identidade no espaço escolar através da perspectiva do subprojeto interdisciplinar-PIBID. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Amanda Xavier de Castro

EL FAHL , A. O.F.; SOUZA, A. G. E.; MARQUES, E. R.. Pela memória doce e feiticeira: Breves considerações sobre Dom Casmurro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

LIMA, F. F.; ROCHA, F. A. B.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de seleção de professor subtituto. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; VALVERDE, T. C.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado de Mônica da Costa Cinta. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS; VALVERDE, T. C.; ROCHA, F. A. B.. Banca de Qualificação de mestrado de Francisca Kellyane Cunha Pereira. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; VALVERDE, T. C.. Banca de Qualificação de Mestrado de Thaíla Moura Cabral. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado de Jeane Freitas dos Reis. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado Pollyana Correia Lima. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; LOPES, C. D. C.; ORNELLAS, S. S.. Banca de qualificação de Doutorado de Marcela Rodrigues Soares. 2016. Universidade Federal da Bahia.

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado de Odara Perazzo Rodrigues. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado de Fernanda Caroline Silva dos Santos. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

COSTA, M. S. F.; BARRETO, R. P.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de promoção docente de auxiliar para assistente de Rute Paranhos Silva Mendes. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

OLIVEIRA, R. L.; SANTANA, N. P.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de promoção de classe de assistente para adjunto de Luciene Souza Santos. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.. Banca de promoção de classe de Auxiliar para Adjunto de Glauce Maciel Barbosa Pereira. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

EL FAHL , A. O.F.; BARREIROS, P. N.; BARRETO, R. P.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Wiliana Coelho de Souza. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; BORGES, C. L. C.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Ana Claudia Costa de Aquino Teixeira. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

SILVA, S. B. B.;EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Jeane Gomes Favorino. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; BARREIROS, P. N.; SILVA, S. B. B.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Walméria Oliveira Dantas. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; PEREIRA, R. E. A.. Banca de qualficação de mestrado de Larissa Rodrigues. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

OLIVEIRA, H. L. L.; RIBEIRO, M. L.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Ilka Myrele Cordeiro Oliveira Carneiro Perazzo. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; BORGES, C. L. C.; BARREIROS, P. N.. Banca de qualificação de mestrado (Profletras) de Helanya Santana Carneiro. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; VALVERDE, L. A. C.. Banca de Promoção docente de Asssietnte para Adjunto de Lilian Almeida de Oliveira Lima. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

EL FAHL , A. O.F.. Avaliação SEMIC. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; Rosana Patrício; VEIGA, B. J. A.. Banca de qualificação de mestrado de Maria Fernanda Arcanjo de Almeida. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, R. E. A.; PINHO, A. M.. Banca de qualificação de mestrado de Ricardo Thadeu Guimarães Souza. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; SEIDEL, R. H.. Banca de qualificação de mestrado de Eduardo Reis Dourado. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; LIMA, F. F.. Banca de qualificação de mestrado de Ana Clara Teixeira. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; PEREIRA, R. A.. Banca de qualificação de mestrado de Davi Lara. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; GOMES, A. L. B.; LIMA, F. F.. Banca de qualificação de mestrado de Helitania Pereira. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.. Avaliação SEMIC. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; MUNIZ, M. R. C.; DAVID, S. N.. Banca de qualificação de Doutorado de José Roberto de Andrade. 2013. Universidade Federal da Bahia.

EL FAHL , A. O.F.; LIMA, F. F.; GOMES, A. L. B.. Banca de qualificação de mestrado do aluno Vagner da Silva Ferreira : O esvaziamento do sagrado em Miguel Torga. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; PEREIRA, E. S. R.; ROCHA, F. A. B.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Jenniffer Souto Miranda. 2012.

EL FAHL , A. O.F.; ROCHA, F. A. B.; LIMA, F. F.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Clarissa Moreira de Macedo. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

LIMA, F. F.; Rosana Patrício;EL FAHL , A. O.F.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Tatiane Santos de Araújo. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

EL FAHL , A. O.F.; FONSECA, A. S.; VEIGA, B. J. A.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Mayara Michele Santos de Novais. 2011.

PEREIRA, R. A.; PEREIRA, E. S. R.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de qualificação de mestrado do aluno Luciano Penelu. 2011.

ROCHA, F. A. B.;EL FAHL , A. O.F.; VEIGA, B. J. A.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Andreia Silva de Araújo. 2011.

MUNIZ, M. R. C.; LIMA, F. F.;EL FAHL , A. O.F.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Jamyle Rocha Ferreira de Souza. 2010.

EL FAHL , A. O.F.; VEIGA, B. J. A.; Rosana Patrício. Banca de qualificação de mestrado da aluna Wanessa Guimarães da Silva. 2010.

EL FAHL , A. O.F.; FONSECA, A. S.; Rosana Patrício. Banca de qualificação de mestrado da aluna Sely de Souza Silva. 2010.

EL FAHL , A. O.F.; MUNIZ, M. R. C.; BAULER, M. C. M. B. B.. Banca de qualificação de mestrado da aluna Maria Rita Sousa Barbosa. 2010.

EL FAHL , A. O.F.; Rosana Patrício; QUEIROZ, R. C. R.. Banca de qualificação de mestado da aluna Edilane Abreu Duarte. 2010.

EL FAHL , A. O.F.. Banca examinadora da Seleção de Monitoria da matéria Literatura Brasileira I do Departamento de Letras e Artes da UEFS. 2003. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Theresa Abelha Alves

LIMA, M.M.L.V.; SILVEIRA, J. F.;ALVES, Maria Theresa Abelha.; HERRERA, A. T.; MUNIZ, M.R.C.. Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de queirós. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Márcio Ricardo Coelho Muniz

MUNIZ, M. R. C.; SILVEIRA, J. F.; LONGO, M. M.. O amor em contos de Eça de Queirós. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Mirella Márcia Longo Vieira Lima

LIMA, M. M. L. V. ou LONGO, Mirella Márcia.; SILVEIRA, J. F.; Márcio Ricardo Coelho Muniz; ALVES, M. T. A.; HERRERA, Antonia T. Singularidades Narrativas: uma leitura de contos escritos por Eça de Queiroz. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Souza Leal

O meme como estratégia de Letramento literário; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Jeane Mota Silveira

A poesia de Amélia Rodrigues em Sala de aula; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Francisco Cezar Rosa Ribeiro

Humor e identidade nacional nas crônicas de Stanislaw Ponte Preta; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Alfredo Victor Souza de Almeida

A influência de Os Miseráveis na literatura brasileira; Início: 2017 - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Gilmara Carneiro da Silva Freitas

De repente, o improviso: Uma proposta de Letramento ao som de aboios e toadas; 2018; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Renata Santos Cruz

Sagradas Reescrituras: O evangelho segundo Eça de Queirós e Miguel Torga; 2018; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Quezia Souza Carneiro

A poética oral da Quixabeira na sala de aula; 2018; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Odara Perazzo Rodrigues

Dos mastros coloniais ao Paralém: Mito e cotidiano nas narrtaivas de Mia Couto; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Marcos Felipe Costa Marques

Ensaio sobre a subversão: Uma leitura de Caim de José Saramago; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Juliana Rodrigues Salles

Servos das leis fatais: a ironia e o trágico em Os Maias de Eça de Queirós; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Isaura Souza

Quadro infiel: Diálogos históricos na prosa de Machado de Assis; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Carla Santos

Outras pairagens: paisagem e infância em Manuel da Fonseca; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Jeane Favorino

O fantástico mundo das fábulas: uma intervenção para o ensino de leitura e escrita; 2016; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Walméria Dantas

Flashs poéticos: Uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário; 2016; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Marcela Antonia de Souza Dias

A ironia discursiva em O Bem Amado, de Dias gomes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Renata Santos Cruz

Sagradas reescrituras: uma leitura da temática religiosa em contos ecianos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Juliana Rodrigues Salles

Sinais do trágico: Uma leitura de Os Maias de Eça de Queirós; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Elisangela Gomes Gonçalves Lima

Matrizes bíblicas em contos de Eça de Queirós e Machado de Assis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Ricardo Thadeu Guimarães Souza

O narrador-ensaista na obra "A caverna" de José Saramago; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Odara Perazzo Rodrigues

Caldeirão de mitos: Uma leitura de Terra sonâmbula de Mia Couto; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Jeane Mota da Silva

O aprendizado da agonia em " Os cus de Judas", de Lobo Antunes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Suelí da Silva Chalegre

Resíduos de utopia: personagens moralizantes na obra de Eça de Queirós; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Taise Teles Santana de Macedo

Tradição, memória e história em A sibila e A casa das sete mulheres; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Valmira Silva Silva de Almeida

Memórias vivas de Lobo Antunes: Uma releitura de Os cus de Judas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Ana Lúcia Jesus

As Memórias de Guerra em Os Cus de Judas de António Lobo Antunes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Alessandra Ferreira Santa Rosa

Entre a ironia e a reificação: Uma leitura do conto Civilização de Eça de Queirós; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Fred Lima da Silva

O jardim como locus convergente em Amor de Clarice Lispector e A náusea de Jean Paul Sartre; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Paulo Fabrício dos Reis Silva

A morte e a morte do Cabo Jorge:Uma leitura do Berço do heroi de Dias Gomes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Carise Suane de Jesus Santos

A temática religiosa em autores portugueses e brasileiros; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Renata Santos Cruz

A religião em contos ecianos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Renata Santos Cruz

O Suave milagre: matriz bíblica em Eça de Queirós; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alana de Oliveira Freitas El Fahl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mirella Márcia Longo Vieira Lima

Singularidades Narrativas: uma leitura de contos escritos por Eça de Queiroz; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Mirella Márcia Longo Vieira Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DANTAS, WALMERIA OLIVEIRA ; EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS . Haicai: Sequência Didática na perspectiva do Letramento Literário. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 85-103, 2018.

  • FAVORINO, JEANE MARIA ; EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS . Por uma prática de leitura e escrita: uma experiência com o gênero fábula. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 207-221, 2018.

  • DE BARROS ROCHA, FLÁVIA ANINGER ; EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS . A lâmpada do desejo: uma leitura do conto -A fuga- de Clarice Lispector. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 19-27, 2017.

  • EL FAHL , A. O.F. . Não é mera coincidência: Algumas considerações sobre a telenovela brasileira. Afluente , v. 2, p. 79-95, 2017.

  • MARQUES, MARCOS FELLIPE COSTA ; EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS . A parrhesia como ética/estética da existência em Caim de José Saramago. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 28-40, 2017.

  • EL FAHL , A. O.F. . O Evangelho segundo Machado. Tabuleiro de Letras , v. 9, p. 24-37, 2016.

  • RODRIGUES, O. P. ; EL FAHL , A. O.F. . A questão identitária na poesia: Uma análise de raiz de orvalho de Mia Couto. Fólio - Revista de Letras , v. 8, p. 313-326, 2016.

  • EL FAHL , A. O.F. . José Matias: Um amor fora de lugar. Fólio - Revista de Letras , v. 6, p. 1-13, 2014.

  • EL FAHL , A. O.F. . Molduras da memória, palimpsestos do tempo: a poesia memorialística de Carlos Drummond de Andrade. Letras em Revista , v. 1, p. 17-33, 2011.

  • EL FAHL , A. O.F. . Inutilia truncat: Uma leitura do conto Civilização de Eça de Queirós. FÓLIO - REVISTA DE LETRAS , v. 2, p. 10-19, 2010.

  • EL FAHL , A. O.F. . Um concerto ao desconcerto do mundo ou: Antonio Brasileiro, universal. Revista da Academia de Letras da Bahia , v. 49, p. 89-93, 2010.

  • EL FAHL , A. O.F. . Molduras da memória, palimpsestos do tempo: uma leitura da poesia memorialística de Carlos Drummond de Andrade. Espéculo (Madrid) , v. 42, p. 102-110, 2009.

  • EL FAHL , A. O.F. . A crônica de Lulu Parola: a cidade de Salvador e o projeto de modernização.. Légua & Meia , v. 6, p. 33-47, 2008.

  • EL FAHL , A. O.F. . A crônica e a história nova: por uma escritura das margens. Verbo 21, www. verbo21.com.br, 2005.

  • EL FAHL , A. O.F. . O(s) Porto(s)de Mário Cláudio: leitura de uma coroa de navios. Latitudes (Paris. 1997) , Paris, v. I, n.22, p. 90-92, 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . O(s) Porto(s) de Mário Cláudio. Quinto Império (Salvador) , Salvador, v. 1, n.19, p. 133-140, 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades narrativas: uma leitura dos contos de Eça de Queirós. 1ª. ed. Feira de Santana: UEFS, 2012. v. 01. 270p .

  • EL FAHL , A. O.F. . Nhô Guimarães: pelas veredas das infinitas histórias. In: Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva. (Org.). Escuta de Conchas Literaturas Baianas. 1ed.Salvador: Eduneb, 2016, v. 1, p. 57-66.

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades narrativas: matrizes culturais nos contos queirosianos. In: Giuliano Lellis Ito Santos;José Carvalho Vanzelli;Marcio Jean Fialho de Sousa. (Org.). A OBRA DE EÇA DE QUEIRÓS POR LEITORES BRASILEIROS. 1ªed.Sâo Paulo: Terracota Editora, 2015, v. , p. 87-97.

  • EL FAHL , A. O.F. . Claros enigmas: O mistérios das cousas em Pessoa e Drummond. In: Cid Seixas; Adriano Eysen. (Org.). Orpheu em Pessoa: Simpósio Internacional 100 anos da Revista Orpheu. 1ªed.Feira de Santana: Editora Universitária do Livro Digital, 2015, v. 1, p. 121-130.

  • EL FAHL , A. O.F. . Janela de Tomar: Releituras míticas em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. In: Cynthia De Cassia; Heloísa Helena. (Org.). Para onde os mitos nos levam?. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015, v. 1, p. 08-19.

  • EL FAHL , A. O.F. . Eça de Queiroz e a modernidade: vinhos novos em odres velhos. In: Márcio Roberto Dias Saores; Flávia Aninger de Barros Rocha. (Org.). Literatura, modernismo e modernidade.. 1ªed.Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2013, v. 1, p. 31-58.

  • EL FAHL , A. O.F. . A tradição do sacrifício : uma leitura de A aia de Eça de Queirós. In: Petar Petrov ; Pedro Quintino de Sousa; Roberto Lopéz-Iglésias Samartim e Elias J. Torres Feijó. (Org.). Avanços em Literatura e cultura portuguesas de Eça de Queirós a Fernando Pessoa. 1ªed.Galiza: Através Editar, 2012, v. I, p. 91-111.

  • EL FAHL , A. O.F. . Vinhos novos em odres velhos: Eça de Queirós e o tesouro da tradição. In: Benedito Veiga. (Org.). Basta que você, leitor, queira. 1ed.Salvador: Quarteto Editorial, 2012, v. 1, p. 209-224.

  • EL FAHL , A. O.F. . Um herói em desassossego: Um leitura do conto A Perfeição de Eça de Queiroz. In: Marcio Muniz; Roberto Seidel. (Org.). Novos Nortes para a Literatura Portuguesa. 1ed.Feira de Santana: UEFS, 2007, v. 1, p. 255-263.

  • EL FAHL , A. O.F. . Sete Vidas ou a arte de contar boas histórias. A TARDE, Salvador, p. 3 - 3, 22 jun. 2015.

  • EL FAHL , A. O.F. . Império...nem os diamantes são eternos. A Tarde, Salvador, p. 3 - 3, 27 jan. 2015.

  • EL FAHL , A. O.F. . Réquiem Para Saramago: Ars Longa, Vita Brevis. A TARDE, p. 03 - 03, 18 jun. 2011.

  • EL FAHL , A. O.F. . Antônio Brasileiro, imortal e universal. A TARDE, Salavador, p. 6 - 6, 05 jun. 2010.

  • EL FAHL , A. O.F. . Outro livro de maravilhas. A TARDE, Salavador, p. 6 - 6, 20 fev. 2010.

  • EL FAHL , A. O.F. . Veredas de infinitos causos deixados nos sertões das Gerais. A Tarde, Salvador, 09 dez. 2006.

  • EL FAHL , A. O.F. . Ruy Espinheira e as arquiteturas da memória. Tribuna Feirense, Feira de Santana, 20 mar. 2005.

  • EL FAHL , A. O.F. . Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia ou Machado de Assis no tacho do dendê. Caderno Cultural Tribuna Feirense, Feira de Santana, 05 dez. 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . Um concerto ao desconcerto do mundo ou, apesar de Brasileiro, Universal. Caderno Cultural Tribuna Feirense, Feira, 07 jun. 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . Epigrama-O sorriso poético da Bahia. Caderno Cultural Tribuna Feirense, Feira, 04 abr. 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . A Permanência do Calor da Hora. Caderno Cultural da Tribuna Feirense, Feira, 15 dez. 2002.

  • EL FAHL , A. O.F. . 60 Anos sem as parolas de Lulu. A Tarde, Salvador, 02 fev. 2002.

  • EL FAHL , A. O.F. . As parolagens de Lulu. A Tarde, Salvador, 11 ago. 2000.

  • EL FAHL , A. O.F. . Ainda Eça: um brinde aos seus 160 anos. Tribuna Feirense, Feira de Santana, 03 dez. 1900.

  • RODRIGUES, O. P. ; EL FAHL , A. O.F. . CALDEIRÃO DE MITOS: UMA LEITURA DE TERRA SONÂMBULA DE MIA COUTO. In: II Encontro de Estética, Literatura e Filosofia ? ENELF, 2016, Fortaleza. II Encontro de Estética, Literatura e Filosofia ? ENELF. Fortaleza: Universidde Federal do Ceará, 2015. v. 2. p. 1-447.

  • EL FAHL , A. O.F. ; CRUZ, R. S. . O Leproso: a (in)justiça dos homens. In: VII Seminário de estudos filológicos, 2016, Feira de Santana. VIII Seminário de estudos filológicos: Filologia e humanidades digitais, 2016.

  • EL FAHL , A. O.F. ; RODRIGUES, O. P. . O voo do ndlati: uma leitura de O dia em que explodiu Mabata-Bata de Mia Couto. In: VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016, Feira de Santana. III Seminário de Estudos Filológicos: Filologia e Humanidades digitais, 2016.

  • EL FAHL , A. O.F. . Desconto e reconto: Matrizes culturais nos contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. In: 6º Colóquio PPRLB, 2013, Rio de Janeiro. Atas do 6º Colóquio PPRLB, 2012.

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades narrativas: matrizes culturais em contos queirosianos. In: XIII Congresso internacional da ABRALIC - Internacionalização do regional, 2013, Campina Grande. XIII Congresso internacional da ABRALIC - Internacionalização do regional. Campina Grande: Realize, 2013.

  • EL FAHL , A. O.F. . COUTINHO E CANDIDO: ELOGIO À CRÔNICA. In: 3º COLÓQUIO DO GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS:, 2012, Feira de Santana. 3º COLÓQUIO DO GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS:, 2012. p. 55-60.

  • EL FAHL , A. O.F. . VISÕES DO ULTIMATUM NOS CONTOS DE EÇA DE QUEIRÓS. In: V Encontro Estadual de História ANPUH/Ba, 2010, Salvador. Anais do V Encontro Estadual de História, 2010.

  • EL FAHL , A. O.F. . DAS TRADIÇÕES: VINHOS NOVOS EM ODRES VELHOS. In: XXII ABRAPLIP, 2009, Salvador. Anais do XXII ABRAPLIP, 2009.

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades de uma narrativa curta: a temática amorosa nos contos de Eça de Queirós.. In: XX ABRAPLIP ? UFF- RJ, 2005, Niterói. CD ROM do XX Encontro de Professores brasileiros e Literatura Portuguesa ? UFF-RJ,, 2005.

  • EL FAHL , A. O.F. . A crônica da cidade: A permanência do calor da hora. In: Simpósio Internacional Tempo-História e Literatura, 2002, Feira de Santana, 2002.

  • EL FAHL , A. O.F. . A crônica da cidade: O olhar sob os escombros. In: VI Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2002, Feira de Santana, 2002.

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades de uma narrativa curta: a temática amorosa nos contos de Eça de Queirós. In: XX Encontro de professores brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. No limite dos sentidos, 2005. v. único.

  • EL FAHL , A. O.F. . Nhô Guimarães: pelas veredas das infinitas estórias. In: III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . Ruy Espinheira Filho: um arquiteto de memórias. In: VII Congresso de Estudos Linguisticos e Literários, 2004, Feira de Santana. VII Congresso de Estudos Linguisticos e Literários, 2004.

  • EL FAHL , A. O.F. . Ao vencedor: a galinha. In: I Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: mulheres e diversidade, 2003, Feira de Santana. I Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: mulheres e diversidade, 2003.

  • EL FAHL , A. O.F. . Narrando a cidade: Retratos do Rio de Janeiro e Salvador, a partir das crônicas de João do Rio e Lulu Parola. In: I Seminário de Estudos de Cidades, 2002, Caitité. Seminário de Estudos de Cidades, 2002.

  • EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Memórias Póstumas de Brás Cubas: fragmentos para um romance histórico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . ENTRE A MOLDURA E OS NEGATIVOS: A REPRESENTAÇÃO DAS ELITES EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . A importância da telenovela na vida do brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . A telenovela brasileira e o cotidiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . A novela nossa de cada dia: A influência da Mídia nas relações familiares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . Cenas de Leitura: Ver para ler. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . Juliana, Dona Plácida e o pão da velhice: Uma leitura de O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . O evangelho segundo Machado: Sagradas reescrituras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Entre Santos: A profanação do ágape em O Crime do Padre Amaro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Janela de Tomar: Releituras míticas em contos de Mahado de Assis e Eça de Queirós. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Epigrama, o sorriso poético da Bahia: Lulu Parola e outros epigramistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . Singularidades narrativas: matrizes culturais nos contos queirosianos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • EL FAHL , A. O.F. . Conto, desconto e reconto: Matrizes culturais em contos de Eça de Queirós. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • EL FAHL , A. O.F. . Matrizes Culturais em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EL FAHL , A. O.F. . Ruy Espinheira Filho: Arquitetura no tempo da memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Desconto e reconto: Matrizes culturais em contos de Eça de Queirós e Machado de Assis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Janela de Tomar: matrizes culturais em contos de Machado de Assis e Eça de Queirós. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . A tradição do sacrifício: uma leitura de A Aia de Eça de Queirós. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Notas de rodapé: Algumas considerações sobre a crônica literária no Brasil e os periódicos do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Visões do Ultimatum nos contos de Eça de Queirós. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Notas de Rodapé: algumas considerações sobre a crônica literária no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Inutilia Truncat: uma leitura do conto Civilização, de Eça de Queiroz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . Lulu Parola Cantando e Rindo: O mestre de obras das reformas urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EL FAHL , A. O.F. . O palácio da memória de Conceição Carvalho. Ibicaraí: Via Litterarum, 2017 (Orelha do Livro de contos Vem. Vamos dar um Giro de Conceição Carvalho).

  • EL FAHL , A. O.F. ; CARVALHO, M. C. C. . O palácio da memória de Conceição Carvalho. Ibicaraí, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CARVALHO, M. C. C. ; EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Cantos de verão no outono ou A arte de render-se às palavras. Ibicaraí, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ROCHA, A. A. M. ; EL FAHL , A. O.F. ; YUNES, E. . Rios de memórias. Feira de Santana, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

EL FAHL , A. O.F. . Capacitação e Supervisão das redações do Enem. 2015.

EL FAHL , A. O.F. . Capacitação e Supervisão de Avaliações das Redações Enem. 2014.

EL FAHL , A. O.F. . Capacitação e Supervisão de Avaliações das Redações Enem. 2013.

EL FAHL , A. O.F. . Avaliação das Redações do ENEM 2012. 2012.

EL FAHL , A. O.F. . Parecerista ad hoc da Revista Anuário de Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018.

EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS . Júri do Primero Prêmio de Literatura Pai Inácio. 2018.

EL FAHL , A. O.F. . Júri do Selo João Ubaldo Ribeiro na categoria poesia. 2017.

EL FAHL , A. O.F. ; VIEIRA, N. R. F. . Comissão Técnico-Científica do VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatura: Trangressões, Descentramentos e Subversão.. 2017.

EL FAHL , A. O.F. . Comissão territorial julgadora de Pré-seleção, avaliadora do TAL, Secretaria de Educação da Bahia. 2017.

EL FAHL , A. O.F. . Comissão Regional Julgadora de Projetos Artísticos e Culturais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 2016.

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Supervisão da equipe de correção das redações do PROSEL-UEFS. 2015.

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Supervisão da equipe de correção das redações do PROSEL-UEFS. 2014.

EL FAHL , A. O.F. . Parecerista da Revista Tabuleiro das Letras. 2014.

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Supervisão da equipe de correção das redações do PROSEL-UEFS. 2013.

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Supervisão da equipe de correção das redações do PROSEL-UEFS. 2012.

EL FAHL , A. O.F. ; ROCHA, F. A. B. . Supervisão da equipe de correção das redações do PROSEL-UEFS. 2011.

EL FAHL , A. O.F. . Entretelas. 2015; Tema: Análise de narrativas(telenovelas, filmes e séries) à luz dos estudos literários. (Blog).

EL FAHL , A. O.F. . Janela de Tomar: o recurso intertextual em contos de Eça de Queirós e Machado de Assis. 2014. .

EL FAHL , A. O.F. . JANELA DE TOMAR: MATRIZES CULTURAIS NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E EÇA DE QUEIRÓS. 2013. .

Lívia Mendonça ; EL FAHL , A. O.F. . Língua, cultura e formação de professores, feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares identitários. 2011. (Parecer de produção científica).

Rosana Patrício ; EL FAHL , A. O.F. . ?Cantos e cantares: rituais das palavras na poesia de Helena Parente Cunha?. 2010. (Parecer de produção científica).

EL FAHL , A. O.F. . A adequação da linguagem no artigo científico. 2007. .

EL FAHL , A. O.F. . VI Congresso Nacional de estudos Linguísticos. 2002 (Coordenação de Sessões de Comunicações Individuais) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Janela de Tomar: matrizes culturais na literatura brasileira e portuguesa, Descrição: O presente projeto de pesquisa busca estabelecer um estudo analítico da presença de matrizes culturais do ocidente em narrativas portuguesas e brasileiras produzidas entre o século XIX e a contemporaneidade. É fato que boa parte das produções científicas e artísticas são construídas a partir da re-elaboração de uma herança cultural que as antecede. Com a literatura, esse procedimento potencializa-se e a presença das matrizes culturais que alimentam a história da humanidade está sempre se corporificando nos textos. A Mitologia greco-romana, a Bíblia Sagrada e, sobretudo, a própria literatura, estão sempre presente nas obras, ora mais explícitas, ora mais implícitas. É, pois, em busca de identificar e realizar uma leitura de tais referências, citações, relações e adaptações dessas matrizes que realizaremos nossa pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Alana de Oliveira Freitas El Fahl - Coordenador / Flávia Aninger de Barros Rocha - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Professora homenageada Letras Vernáculas, UEFS.

2012

Professora homenageada, UEFS.

2011

Professora Homenageada Letras Vernáculas, UEFS.

2010

Professora Homenageada Letras Vernáculas, UEFS.

2009

Paraninfa Letras Vernáculas, UEFS.

2005

Professora homenageada da turma de Letras Vernáculas, UEFS.

2004

Professora homenageada da turma de Letras Vernáculas, UEFS.

2004

Professora homenageada da turma de Letras Estrangeiras, UEFS.

2003

Professora homenageada pela turma de Letras Vernáculas da UEFS, UEFS.

2002

Pessoa amiga da UATI, UEFS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

  • 2004 - 2006

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenadora das disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Programa Universidade Para Todos, SEC/UEFS.

  • 2000 - 2004

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2012

      Ensino, Literatura e Diversidade Cultural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada

    • 03/2004

      Ensino, Especialização em estudos literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cânones da Literatura Portuguesa

    • 10/2000

      Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I

    • 10/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, Área de Literatura.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 2003 - 2009

    Faculdade de Tecnologia e Ciências

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora das disciplinas Língua Portuguesa e Trabalho de Conclusão de Curso

    Atividades

    • 04/2003

      Ensino, Ciencias Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2004 - 2008

    ANJOS EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

  • 1998 - 2010

    Secretaria de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor nível IV, Carga horária: 20