Marcus Antonio Ventura

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrando em Engenharia Ambiental na Universidade do Estado do Rio de janeiro. Atuou no laboratório de Engenharia Sanitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, executando a coleta de amostras em aterros sanitários e lixões, acompanhando e desenvolvendo programas de monitoramento e executando a determinação de parâmetros físico-químico do chorume. Atuou na CEDAE (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro) no acompanhamento e desenvolvimento de projetos de rede de esgoto na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de recuperação de áreas degradadas (lixões) tendo participado de projetos de recuperação de lixões. Atuou em projetos de implantação de aterros sanitários pela UERJ, acompanhando as fases de escolha de área, implantação, obras e operação. Atua como pesquisador na UERJ e parte integrante do grupo PROSAB (Programa de Pesquisa em Saneamento Básico) financiado pela FINEP.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia Ambiental

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: João Alberto Ferreira
Palavras-chave: coleta de lixo, roteirização, transcad; sig.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais. Setores de atividade: Transporte terrestre; Construção.

Graduação em Engenharia Civil

2002 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Elisabeth Ritter

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental. 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental . 2005. (Congresso).

ICTR 2004. CARACTERIZAÇÃO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO DO LIXÃO DA MARAMBAIA, NOVA IGUAÇU, RJ . 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Moreira Alves

FERREIRA, J. A.;ALVES, M. C. M.; RITTER, Elizabeth. Avaliação de Sistema de Roteirização de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos utilizando o aplicativo Transcad. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enganharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elisabeth Ritter

FERREIRA, João AlbertoRITTER, Elisabeth; ALVES, Maria Cristina Moreira. Avaliação de sistema de roteirização de coleta de resíduos sólidos domiciliares urbanos utilizando o aplicativo TRANSCAD. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elisabeth Ritter

RITTER, ElisabethBILA, D. M.; SCHMIDT, Celina Aída Bittencourt. Estudo da utilização de mistura solo-bentonita na sorção de íons presentes no chorume. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil /Ênfase Sanitária e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniele Maia Bila

RITTER, E.BILA, D. M.; Schmidt, Celina Aída. Estudo da utilização de mistura solo-betonita na sorção de tons presentes no chorume. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Celina Aída Bittencourt Schmidt

RITTER, E.;SCHMIDT, C. A. B.. Estudo da Utilização de Mistura Solo-Bentonita na Sorção de Íons Presentes no Chorume. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Alberto Ferreira

Avaliação de sistema de roteirização de coleta de resíduos sólidos domiciliares urbanos utillizando o aplicativo Transcad; 2013; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: João Alberto Ferreira;

Elisabeth Ritter

Avaliação da Contaminação de solos por Chorume de Aterros de Resíduos Urbanos e Industriais e Ações Mitigadoras; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil / Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Elisabeth Ritter;

Elisabeth Ritter

Apoio Técnico ao laboratório; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Elisabeth Ritter;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Elisabeth Ritter ; Juacyara Carbonelli Campos ; VENTURA, Marcus Antonio . Avaliação da Sorção e Difusão Molecular de Íons Inorgânicos do chorume e da Argila Orgânica do Aterro Metropolitano de Gramacho (RJ). Solos e Rochas , v. 29, p. 77-88, 2006.

  • VENTURA, Marcus Antonio ; Elisabeth Ritter ; Juacyara Carbonelli Campos ; Manoel Fernando Pereira da Mota . A contaminação do solo no perímetro do antigo lixão da Marambaia - Nova Iguaçu - RJ. Revista de Ciência & Tecnologia (Nova Iguaçu) , v. 6, p. 23-30, 2006.

  • VENTURA, Marcus Antonio ; RITTER, Elizabeth . DIAGNÓSTICO DA CONTAMINAÇÃO DO SOLO DO LIXÃO DA MARAMBAIA, NOVA IGUAÇÚ/RJ. In: 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande - MS, 2005.

  • RIITER, Elizaberh ; VENTURA, Marcus Antonio . CARACTERIZAÇÃO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO DO LIXÃO DA MARAMBAIA, NOVA IGUAÇU, RJ.. In: ICTR, 2004, 2004.

  • VENTURA, Marcus Antonio ; Elisabeth Ritter ; Juacyara Carbonelli Campos ; Manoel Fernando Pereira da Mota . The contamination profile on soil of the Marambaia MSW Landfill.. In: 5th International Congress on Environmental Geotechnics, 2006., 2006, Cardiff. Proceedings of the 5th International Congress on Environmental Geotechnics on Website Characterization, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterros de Resíduos Urbanos em Estação de Tratamento Esgoto - PROSAB/FINEP, Descrição: Uma das dificuldades a ser enfrentada na implantação de aterros sanitários é o tratamento adequado do lixiviado gerado e seu lançamento no meio ambiente dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. O potencial poluidor do lixiviado está ligado principalmente aos altos valores de carga orgânica que apresenta, o que leva à redução do oxigênio disponível (utilizado na degradação da matéria orgânica) em cursos d água com que tenha contato, prejudicando a fauna e a flora nesses meios. Pode ainda haver a incorporação de substâncias tóxicas dissolvidas ou em suspensão cujas características apresentem risco de contaminação para os ecossistemas locais e à saúde humana. Dessa forma, as características do lixiviado exigem que o mesmo seja tratado antes de ser lançado no meio ambiente. O tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário com esgoto doméstico em estação de tratamento de esgoto (ETE) é adotado em vários países. São requisitos para o tratamento combinado: a viabilidade do transporte do lixiviado até a ETE, a capacidade da estação em assimilar esse efluente, a compatibilidade do processo com as características desse material e a possibilidade do manejo do provável aumento de produção de lodo. O objetivo geral da pesquisa é o de avaliar a eficiência do tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico. Como objetivo mais específico está um estudo de minimização de lixiviado através da utilizaçào de camadas de cobertura. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Antonio Ventura - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / João Alberto Ferreira - Integrante / Ghandi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Barreiras de Proteção de Aterro Sanitário - Modelagem x estudo de Caso - CNPq/ Universal/ Proc. 474435/2004-0, Descrição: Há uma tendência de se utilizar, nos projetos de novos aterros, sistemas de dupla proteção, constituídos de barreira mineral natural e geomembranas. Pesquisas têm sido desenvolvidas de modo a verificar a eficiência das geomembranas em conter o transporte através da difusão molecular dos contaminantes. No entanto, a legislação, em vários países do mundo, ainda exige apenas a barreira natural, com espessura variando entre 0,80m e 1,00m e coeficiente de permeabilidade na ordem de 10-7 cm/s. Bélgica, Inglaterra, Suécia e Suíça estão entre estes países. Os objetivos da pesquisa são: avaliação da eficiência da barreira mineral, com argila compactada, de proteção de fundação de aterros sanitários; avaliação da eficiência da barreira mineral, com argila compactada, mais geomembrana na proteção da fundação de aterros sanitários; comparação dos modelos POLLUTE e MPHMTP, na determinação dos parâmetros de transporte de contaminantes, para os dois tipos de barreiras. Serão realizados experimentos de campo, monitorada através de parâmetros de controle, e descomissionamento das células após dois anos de operação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Antonio Ventura - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / João Alberto Ferreira - Integrante / Ghandi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - Atual

    Avaliação da Contaminação de Solos por Chorume de Aterros de Resíduos Urbanos e Industriais e Ações Mitigadoras, Descrição: A disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos ou industriais é uma realidade, podendo acarretar sérios problemas como a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, com sérios problemas como a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, com sérias consequências à saúde pública. A avaliação do grau de contaminação destes locais e do entendimento do processo de contaminação tem importância para propor soluções de barreiras de proteção e remediação de áreas degradadas. Também tem importância o acompanhamento de locais que tiveram barreiras de proteçào projetadas e que seja avaliado o desempenho destas barreiras. Nesta pesquisa alguns locais estão sendo investigados: o Aterro Metropolitano de Gramacho, o Aterro Sanitário de Piraí, o lixão de São Pedro da Aldeia e o lixão da Marambaia em Nova Iguaçu. Observação: esta pesquisa incorporou a pesquisa anterior Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas por íons presentes em chorume de Aterro Sanitários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Antonio Ventura - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / João Alberto Ferreira - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , R. São Francisco Xavier, 524 -Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900, Maracanã, 20590900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 78419710

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional