Telma Dias Ragonezi

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Área de pesquisa: Análise de Projetos Industriais e Tecnológicos (APTI). Desenvolveu um projeto de Mapeamento da Inovação desde a concepção até o mercado com a construção de um modelo de gerenciamento da inovação nas empresas. Possui MBAE em Desenvolvimento de Executivos em Gestão de Economia Empresarial com Ênfase em Organização e Negócios, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e possui Pós-Graduação em Administração Financeira pela UNA MG. É graduada em Administração e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como professora associada da Fundação Dom Cabral, e convidada para temas relacionados a linhas de fomentos de apoio a inovação e já atuou como professora na disciplina de Tecnologia Engenharia e Inovação e em laboratório relacionado ao levantamento de aspectos sociais na implementação de projetos no curso de Engenharia da Energia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como consultora ad hoc de mérito técnico científico, viabilidade econômica e mercadológica para a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado do Pernambuco Facepe. A experiência profissional foi adquirida em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte, envolvendo: implantação, operacionalização e coordenação de atividades e equipes nas áreas: Administração, Finanças e Recursos Humanos. Desde 2002 é sócia diretora da ADM Brasil Consulting S/C Ltda empresa de consultoria em Gestão e Soluções Empresariais, onde consolidou sua experiência nas áreas de Gestão da Inovação, Organizacional e Estratégica Financeira. É responsável pela área de Inovação onde atua no mapeamento de processos internos, na criação e implantação de modelos e metodologias de gestão da inovação, gestão de ideias, portfólio de projetos, elaboração de projetos, planos de negócios, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica Comercial - EVTEC aplicado a novas tecnologias e em várias áreas do conhecimento, na aplicação e operacionalização de mecanismos fiscais e financeiros de apoio a inovação (Lei do Bem, captação de recursos com investidores e instituições financeiras e de fomento - reembolsáveis e não reembolsáveis nas instituições FINEP, FAPs, BNDES, BDMG, CNPQ, ANEEL e outros), obtendo êxito na aprovação de projetos na ordem de 200 milhões de Reais. Avaliadora de projetos no 100 open startups (Wenovate) e Influencer Inovators Under 35 (MIT Technology Review) 1ª Edição Brasil em 2014.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Inovação: Da Concepção ao Mercado - Um Mapa deste Percurso,Ano de Obtenção: 2009
Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti.Coorientador: Marcos Vinicius Araujo da Fonseca. Palavras-chave: Inovacao; Mapeamento de processos; mercado; Gestão da Inovação.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Des. Executivos Gestão Economia Emoresarial

2002 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Criatividade Empreendedora e Plano de Negócios
Orientador: Helios Malembranche

Especialização em Administração Financeira

1991 - 1991

União de Negócios Administrativos
Título: Planejamento Financeiro Pequenas e Médias Empresas

Graduação em Ciências Contábeis

1983 - 1988

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Administração

1983 - 1988

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Administracao da Producao

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

PDD - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes. (Carga horária: 96h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.

2005 - 2005

Teoria das Restricoes. (Carga horária: 256h). , Goldratt Scholls, GOLDRATT SCHOLLS, Brasil.

2003 - 2003

Engenharia e Analise de Valor. (Carga horária: 16h). , Associacao Brasileira de Engenharia e Analise de Valor, ABEAV, Brasil.

2003 - 2003

Eficiencia Energetica das Micro e Pequenas Empresa. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2001 - 2001

Introducao a ISO 14000. (Carga horária: 8h). , AAP Desenvolvimento Empresarial S/C Ltda, AAP, Brasil.

2000 - 2000

Software FPW - Folha de Pagamento para Windows. (Carga horária: 50h). , Novotempo Informatica, NOVOTEMPO, Brasil.

2000 - 2000

Forponto. (Carga horária: 16h). , Maxis Informatica, MAXIS, Brasil.

2000 - 2000

Jogos de Empresa - Tecnicas Treinamento Desenvolv.. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1997 - 1997

Curso de Excel Avançado. (Carga horária: 16h). , Proinformatica, PROINFORMATICA, Brasil.

1994 - 1994

Como Montar um Fluxo de Caixa. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

1993 - 1993

Treinamento Gerencial. (Carga horária: 16h). , Planejar, PLANEJAR, Brasil.

1992 - 1992

Qualidade total. (Carga horária: 6h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

1992 - 1992

Forum de Qualidade e Produtividade. (Carga horária: 5h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

1992 - 1992

Formação do Custo e do Preço de Venda. (Carga horária: 18h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

1990 - 1990

Técnicas de Chefia e Liderança. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Administracao Minas Gerais, CRA-MG, Brasil.

1990 - 1990

Administração de cargos e Salários. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Administracao Minas Gerais, CRA-MG, Brasil.

1990 - 1990

Planejamemnto Estratégico. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Administracao Minas Gerais, CRA-MG, Brasil.

1989 - 1989

Microempresa. (Carga horária: 9h). , Assoc. Bras. Tec. Administracao, ABTA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da Inovação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Projetos Industriais e Tecnológicos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Professora.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Financeira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Processos de Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

INCENTIVOS E FOMENTOS GOVERNAMENTAIS PARA A INOVAÇÃO.Incentivos e fomentos governamentais para a inovação. 2011. (Encontro).

INOVATEC - 6a FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.Linhas de fomentos: um desafio para o desenvolvimento do potencial de inovação das empresas brasileiras. 2010. (Outra).

I SENITIF - SEMINÁRIO NACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS.Estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial na estruturação de um NIT. 2010. (Seminário).

WORKSHOP - INOVAÇÃO.Elaboração de projetos para Captação de Recursos de Apoio à Inovação. 2010. (Outra).

3o INFODEV - FÓRUM GLOBAL DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.Proposta de um Modelo de Gerenciamento para a Inovação. 2009. (Seminário).

I ENCONTRO REGIONAL DE INCUBADORAS (ENRISUD). 2009. (Encontro).

INOVATEC - 5a FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA.iNOVAÇÃO: ~Do Processo de Concepção ao Mercado - Um Mapa do Percurso. 2009. (Outra).

INOVATEC - 5A FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.EVTEC - ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA ECONÔMICA COMERCIAL. 2009. (Outra).

XIX SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS.Proposta de um modelo de Gerenciamento para a Inovação. 2009. (Seminário).

IV EMEPRO - ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.INOVAÇÃO: DO PROCESSO DE CONCEPÇÃO AO MERCADO - UM MAPA DESTE PERCURSO -. 2008. (Encontro).

XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS.Inovação: Do Processo de Concepção ao Mercado. Um Mapa deste Percurso. 2007. (Seminário).

XII ICIEOM -INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND OPERATIONS MANAGEMENT. INOVAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. 2006. (Congresso).

XXVI ENEGEP - ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. INOVAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

CAVALCANTI, M. C. B.; FONSECA, M. V. A.; JUNIOR, R. S. B.; KUPFER, D.; MELLO, J. M. C.. INOVAÇÃO: DA CONCEPÇÃO AO MERCADO - UM MAPA DESTE PERCURSO. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DAVID KUPFER

KUPFER, D.. . Inovação: da concepção ao mercado ? Um mapa deste percurso. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fabiano Blanc Xavier

Estratégia para empresa de tratamento de residuos com solução inovadora; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Executive MBA) - Fundação Dom Cabral; Orientador: Telma Dias Ragonezi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

INOVAÇÃO: DA CONCEPÇÃO AO MESTRADO - UM MAPA DESTE PERCURSO; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti;

Marcus Vinicius de Araujo Fonseca

Inovação: do processo de concepção ao mercado - um mapa deste percurso; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ,; Orientador: Marcus Vinícius de Araujo Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Debora ; Rogerio ; Roquemar ; RAGONEZI, T. D. . INOVAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. Revista Gestão Industrial , v. Vol.2, p. 51/5-62, 2006.

  • Debora ; Rogerio ; Roquemar ; RAGONEZI, T. D. . Inovação de Processos - um estudo comparativo sobre sua implementação. EPC Journal - Textos para a Discussão em Planejamento & Controle, Rio de Janeiro - RJ, p. 64 - 70, 01 jun. 2009.

  • Debora ; Roquemar ; Rogerio ; RAGONEZI, T. D. . INOVAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), XII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEON), 2006, Fortaleza - CE. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2006.

  • Arruda, Carlos ; ROSSI, A. ; RAGONEZI, T. D. ; MENDES, G. F. . Incentivos e Fomentos Governamentai para a Inovação: Plano Brasil Maior, Instrumentos Disponívei e Pesquisas Empíricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAGONEZI, T. D. . EVTEC - ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA ECONÔMICA COMERCIAL NA ESTRUTURAÇÃO DE UM NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAGONEZI, T. D. . Estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial na estruturação de um NIT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Fabian Salum ; ROSSI, A. ; RAGONEZI, T. D. . Linhas de fomentos: um desafio para o desenvolvimento do potencial de inovação das empresas brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAGONEZI, T. D. . EVTEC - ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA ECONÔMICA COMERCIAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAGONEZI, T. D. . INOVAÇÃO: DA CONCEPÇÃO AO MERCADO - UM MAPA DO PERCURSO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAGONEZI, T. D. . PROPOSTA DE UM MODELO DE GERENCIAMENTO PARA A INOVAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAGONEZI, T. D. ; MENDONCA, F. M. ; FONSECA, M. V. A. . INOVAÇÃO: DO PROCESSO DE CONCEPÇÃO AO MERCADO. UM MAPA DESTE PERCURSO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAGONEZI, T. D. ; MENDONCA, F. M. ; FONSECA, M. V. A. . INOVAÇÃO: DO PROCESSO DE CONCEPÇÃO AO MERCADO. UM MAPA DESTE PERCURSO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Debora ; Rogerio ; Roquemar ; RAGONEZI, T. D. . INOVAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO - UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAGONEZI, T. D. . Criatividade Empreeendedroa e Plano de Negocios 2003 (Monografia Curso Mbae).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAGONEZI, T. D. . Programa de Competitividade Industrial Regional. 2015.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Incentivos Fiscais de Apoio à Inovação - Lei do Bem No 11.196/2005. 2011.

RAGONEZI, T. D. . MCT/FINEP/AT - PRÓ-INOVA - NÚCLEOS DE APOIO À GESTÃO DA INOVAÇÃO - Assessoria na elaboracao de projetos para as Federações das Industrias do Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espirito Santo. 2010.

RAGONEZI, T. D. . BID-FUMIN/SETUR-MG/IELNR-MG: Consultoria e Assessoria na Estruturação de Projetos de Apoio ao Edital de Turismo de Negocios e Eventos de Belo Horizonte e Regiao. 2009.

RAGONEZI, T. D. . HAD HOC - Consultoria merito técnico-científico e viabilidade economica e mercadológica. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . SEBRAE - Estruturação de projeto e consultoria APL Turismo Sul de Minas Gerais (Monte Verde, Andrelândia e Maria da Fé). 2007.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . PROCESSOS - Mapeamento e estruturaçao de procedimentos organizacionais indústria ramo metalúrgico. 2006.

RAGONEZI, T. D. . Projeto de Competitividade Industrial Regional (P-CIR) no âmbito do Programa BID. 2015.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. ; ROSSI, A. L. ; LEVY, R. ; PRIM, M. . Conscientização, Sensibilização, Desenvolvimento, Elaboração e Implantação de metodologia de Incubação de Projetos de Inovação Tecnológica do Instituto Euvaldo Lodi - Sistea Fiemg. 2013.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Estruturação de projeto e Estudo de Viabilidade Tecnica Comercial - EVTEC - APL Santa Rita do Sapucaí - MG. 2011.

RAGONEZI, T. D. ; Pedro Paulo Rosário ; FONSECA, M. V. A. . MCT/CNPQ/FNDCT - Estruturação de Projeto Cursos Integrados de Capacitação Empresarial para a Inovação via EAD (ensino a distância). 2010.

RAGONEZI, T. D. . MCT/FINEP ? CT AERO ? VANT 01/2009 - Estruturação de Projeto Sistemas de Navegação por Imagens para Vant. 2010.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Estruturação de projeto para fins de financiamento - Sistema Agrícola de Produção de Açaí - BNDES INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 2010.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . MCT/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação - Estruturação de projeto e Elaboração de Plano de Negócios. 2010.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . MCT/FINEP/FNDCT - Subvenção Econômica à Inovação - Estruturação de projeto e Elaboração de Projeto. 2010.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . BNDES/FUMIN/PEC - Estruturação de Projeto e Elaboração de Plano de Negócios para Financiamento de Expansao Industrial. 2010.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Subvenção - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Desenvolvimento de Kit Estrutural Metálico Misto para Edificações Prediais Habitacionais de Interesse Social. 2009.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Subvenção - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Desenvolvimento de Subcomponentes para Torres Eólicas. 2009.

RAGONEZI, T. D. . FINEP Subvenção - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Desenvolvimento de Software de Pesquisa para construcao de indicadores de competitividade. 2009.

RAGONEZI, T. D. . CEMIG/ANEEL DE P&D - Estruturação de Projeto Sistema Otimizado para Geração distribuída de Energia Solar Térmica.. 2009.

RAGONEZI, T. D. . CNPQ ARC - Estruturação de Projeto de Apoio a realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (Edital MCT/CNPq/FINEP N º 007/2009 ? ARC). 2009.

RAGONEZI, T. D. . FINEP - Prêmio Inovação Região Sudeste - Estruturaçao de projeto Tecnologia Social Farmácia Viva - Rede Colaborativa de Saberes. 2009.

RAGONEZI, T. D. . MCT/MCIDADES/FINEP/Ação Transversal - SANEAMENTO E HABITAÇÃO - Estruturação de projeto Tecnologia de Filmes Finos de Diamante em Substratos de Silício. 2009.

RAGONEZI, T. D. . MCT/MCIDADES/FINEP/Ação Transversal - SANEAMENTO E HABITAÇÃO - Estruturação de projeto Ilha Artificial com coletores de energia solar. 2009.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboraçao de EVTEC - Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Testes diagnósticos de citogenética molecular pelo DNA. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Desenvolvimento de 2 (dois) dispositivos fotobiomoduladores 1 (um) para tratamento de traumas mamilares e 1 (um) para prevenção e tratamento das lesões do teto em rebanhos de leite. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Pesquisa e desenvolvimento de um protótipo industrial de um protetor vetorial contra distúrbios atmosféricos de caráter eletromagnético. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FIEMG - Estruturação de projeto e elaboração de Plano de Negócios - Hortotec-SENAI. 2008.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. ; Sergio Segall . CAPTAÇÃO INVESTIDORES - Estruturação de projeto e elaboração de Plano de negócios - Implantação de Pequenas Usinas de Biodiesel no Estado de minas Gerais. 2007.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FIEMG/IEL - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Apicultores Vale do Jequitinhonha. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Agaricus Blazei Jun 17. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Processo dos Testes Diagnósticos Moleculares de Doenças e Predisposições Genéticas. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Juro Zero - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Formulação e Produção de Inoculantes de Bacterias Degradadoras de Hidrocarbonetos e Gorduras Diversas. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Antisoros Epecificos Ultra-Imunes para Uso Diagnostico in Vitro. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Juro Zero - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Produção de Antisoros Hiperimunes Através Da Imunização De Animais Com Antigenos Fixados em Matrizes Inertes. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Processo de Carbonização para o Tratamento de Resíduos da Indústria do Couro. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Subvenção - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Biocombustiveis derivados de Processos de Tratamento de Efluentes em Industrias de Abate de Bovinos. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Subvenção FINEP - Desenvolvimento da Plataforma RASTREX® - MATPlus® de Rastreabilidade Assistida por Marcadores de Produtividade de DNA. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FAPEMIG Pappe - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Blocos Moldados de Escória de Silício Metálico em Alto Fornos. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . BANCO BRASIL Proger - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Implantação de Empreendimento. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . FINEP Juro Zero - Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - Utilização de uma Rota Enzimatica para a Produção de Biodiesel Utilizando Oleos Vegetais de Baixo Custo. 2006.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC - BID/Fiemg - Laboratório de Prototipagem de Produtos, Pré-Certificação e Calibração de Grandezas Elétricas para o SENAI ? Santa Rita do Sapucaí. 2005.

RAGONEZI, T. D. ; RODRIGUES, A. C. . Estruturação de projeto e elaboração de EVTEC para fins de financiamento Pappe Fapemig - Utilização Comercial para os rejeitos gerados no processo de produção de concentração do minério de ferro (pelotização). 2005.

RAGONEZI, T. D. . Metodologia de Incubadora de Projetos de Inovação Tecnológica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

RAGONEZI, T. D. . Elaboração de Projetos de Inovação Tecnológica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

Carlos Arruda ; ROSSI, A. ; RAGONEZI, T. D. ; MENDES, G. F. . Incentivos e Fomentos Governamentas para a Inovação: Plano Brasil maior,Instrumentos Disponíveis Pesquisas Empíricas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Ideias).

Carlos Arruda ; Fabian Salum ; RAGONEZI, T. D. . Promovendo a Inovação: Uma análise das Linhas de Fomento Governamentais. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Ideias).

RAGONEZI, T. D. . Elaboração de projetos para Captação de Recursos de Apoio à Inovação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Arruda, Carlos ; Fabian Salum ; RAGONEZI, T. D. ; ARAUJO, M. ; HENRIQUES, P. ; KUX, A. . Linhas de fomentos: um desafio para o desenvolvimento do potencial de inovação das empresas brasileiras. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Ideias).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Metodologia de Incubadora de Projetos de Inovação Tecnológica, Descrição: O projeto teve como objetivo principal conscientizar, sensibilizar, desenvolver, elaborar e implantar uma Metodologia de Incubadora de Projetos de Inovação Tecnológica tendo como prioridade o atendimento a 20 empresas emergentes do Estado de Minas Gerais. A metodologia foi estruturada de forma sistêmica, buscando na realidade das empresas participantes uma abordagem que envolvesse as bases conceituais que dessem suporte ao projeto. A metodologia foi elaborada de forma a contribuir para uma abordagem dinâmica que direcionasse esforços e possibilitasse o surgimento de ambientes favoráveis à inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Coordenador / Antonio Carlos Rodrigues - Integrante / Anderson Leitoguinho Rossi - Integrante / Rafael Levy - Integrante / Marcelo Prim - Integrante / Debora Vilaça Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    De Minas Para o Mundo e do Mundo para Minas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Alberto Arruda de Oliveira em 04/12/2013., Descrição: O objetivo desse projeto residia na proposição de políticas públicas que fomentem a atividade inovadora do meio empresarial de Minas Gerais. Para isso, foram definidas atividades em quatro fases. As fases I e II se relacionam ao viés ?de Minas para o Mundo?, enquanto as fases III e IV estão relacionadas ao viés ?do mundo para Minas?. Na fase I, houve extensa revisão bibliográfica sobre a gestão da inovação e suas variáveis. De um ponto de vista cronológico, cujo marco teria sido estabelecido por Schumpeter, percorreu-se por diferentes correntes, teorias e modelos. Além disso, foram trabalhados em específico os pilares do Modelo FDC de Inovação, que será explicado mais a frente. Na fase II, a equipe do Núcleo de Inovação realizou pesquisa de campo sobre o processo de inovação de 60 grandes empresas sediadas no estado. Foram feitas visitas presenciais, entrevistas semi-estruturadas e a aplicação de survey visando posterior análise quantitativa e qualitativa do material coletado. Os métodos, análises e resultados se encontram nos tópicos seguintes deste documento. A fase III contou com pesquisa bibliográfica e de campo acerca do tema políticas públicas de fomento à inovação. Foi realizada pesquisa exploratória sobre o Sistema Regional de Inovação de Minas Gerais o SRI-MG, dos programas, ações, projetos existentes, principais agentes, estratégias de atuação e interações do sistema regional de inovação, bem como com pesquisa bibliográfica e de campo acerca do tema em outras regiões do mundo. Foi também realizada uma visita ao Canadá, na tentativa de estabelecer um benchmarking potencial para estratégias locais. Finalmente, a fase IV, paralela às outras três, contou com seminários sobre inovação conduzidos sob a responsabilidade da Fundação Dom Cabral, e com palestrantes como o professor Robert Wolcott da Kellogg University e Dr. Flávio Ávila, da Embrapa. Neste caso o objetivo foi o conhecimento e a disseminação de outros trabalhos interessantes, de cunho teórico e prático, sobre gestão da inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Carlos Arruda - Coordenador / Anderson Leitoguinho Rossi - Integrante / Fabian Salum - Integrante / Lucas Calais - Integrante / Arthur Ribeiro de Paiva Kux - Integrante / Bernardo Meireles - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica - ENTIB, Descrição: Escola baseada em soluções multimídia para e-learning (Educação à Distância). Concebida para atender as necessidades e expectativas das empresas no que se refere à qualificação dos seus profissionais nas áreas de tecnologias industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Pedro Paulo Rosario - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita, Descrição: Processo de Melhoria da Produção sob Medida de Bens de Capital através do Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de Simulação Computacional com Capacidade Finita. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Telma Dias Ragonezi - Integrante / Kleysson Lisboa Macedo - Coordenador / Ricardo Sarmento Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Influencer MIT Innovators Under 35, MIT Technology Review.

2015

Avaliadora de projetos - 100 Open Startups, Wenovate.

2007

Membro do Conselho do Meio Ambiente, Associação Comercial de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • ADM Brasil Consulting S/C Ltda, ADM Brasil Consulting S/C Ltda. , Alameda da Serra, 400 sala 412, Vale do Sereno, 34000000 - Nova Lima, MG - Brasil, Telefone: (31) 32256685, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    ADM Brasil Consulting S/C Ltda

    Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    GESTÃO ESTRATÉGICA DE INOVAÇÃO: Inserção nas politicas publicas de Inovação: Auxilia empresas a se inserirem no cenário de políticas públicas, encontrando parceiros e utilizando todos os mecanismos públicos disponíveis para reduzir custos e aumentar as chances de sucesso em projetos de inovação. As soluções englobam: Operacionalização de Incentivos Fiscais Lei do Bem, Captação de Recursos para projetos de Inovação, Parcerias de Negócios, Elaboração de Projetos conforme exigências das instituições de fomento. Programas de ideias e Desafios: Desenha programas de ideias e desafios baseados na estrutura e objetivos de cada cliente. As soluções englobam: Diagnóstico de necessidade, desenho do modelo do processo, treinamento e sustentação através de plataforma web de parceiros estratégicos (Feedback, Gestão de Ideias, Gestão da Inovação) Inteligência Tecnológica: Explora o panorama atual trazendo aos clientes conhecimentos que permitem mitigar riscos futuros e se antecipar à concorrência no aproveitamento de oportunidades. As soluções englobam: captação de potenciais parceiros, ICTs, estratégia de inovação, estudo de cenários, Estudos de Viabilidade aplicados e Planos de Negócios aplicados a novas tecnologias. Estratégia de inovação: Auxilia gestores a aumentar a capacidade de inovar e de alinhamento da inovação à estratégia da empresa, com objetivo de aumentar a vantagem competitiva da empresa no mercado. As soluções englobam: desenvolvimento de modelos e metodologias de incubação de projetos de inovação. GESTÃO ESTRATÉGICA FINANCEIRA: Auxilia empresas em projetos de financiamento encontrando soluções adequadas as suas necessidades, sejam elas voltadas para implantação, expansão, modernização, etc. As soluções englobam: Capital de Giro, Finame, Crédito Rural, Projetos de Investimentos BNDES e outras instituições financeiras, Simulação de Financiamentos, Fluxos de Caixa,EVTEC e Planos de Negócios.

    Atividades

    • 09/2002

      Direção e administração, ADM Brasil Consulting S/C Ltda, .,Cargo ou função, Diretora.

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    02/2016 - atual: Professora na disciplina da disciplina de Tecnologia Engenharia e Inovação, do 7o período e Professora no Laboratório de Levantamento de aspectos sociais, ambientais e econômicos na implementação de projetos de energia no do 8o período do Curso de Graduação de Engenharia da Energia. 03/2012 a 06/2013: Professora na disciplina da disciplina de Tecnologia Engenharia e Inovação, e no Laboratório de Elaboração de Projetos de Inovação do 7o período do curso de Graduação de Engenharia da Energia. Professora no Laboratório de Levantamento de aspectos sociais, ambientais e econômicos na implementação de projetos de energia no do 8o período do Curso de Graduação de Engenharia da Energia.

  • 2009 - Atual

    Fundação Dom Cabral

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora convidada e pesquisadora do Centro de Referencia à Inovação (CRI) da Fundação Dom Cabral, atuando com projetos de pesquisa e publicações didáticas. Atuou no projeto O Centro de Referência em Inovação ? CRI - da FDC está fundamentado no conceito de comunidade de prática, ou seja, na reunião de integrantes de uma mesma área de conhecimento, que aprofundam o conhecimento sobre seus sub-temas, decididos com as Empresas Associadas. Baseado na metodologia de geração de conhecimento de Nonaka e Takeushi, incorpora, também, pesquisas sobre as práticas de inovação em cada empresa participante, assim como a investigação de novos conceitos e práticas de outras empresas no Brasil e no exterior. Dessa forma, objetiva-se a geração de conhecimentos, assim como a disseminação das melhores experiências e práticas organizacionais, relevantes para a gestão da inovação.

    Atividades

    • 01/2010 - 12/2011

      Treinamentos ministrados , Nucleo de inovação, .,Treinamentos ministrados, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos de Apoio a Inovação., Linhas de Fomento: Um desafio para o Desenvolvimento do Potencial de Inovação das Empresas Brasileiras, Operacionalização de Linhas de Fomento e Incentivos a Inovação

    • 03/2010 - 05/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de inovação, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Sociedade Brasileira de Metrologia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Colaboradora da ENTIB - Escola nacional de Tecnologia Industrial Basica, atuando com relacoes com o mercado e na elaboração de projetos de captação de recursos junto a instituições de fomento, tendo em 2010 um projeto aprovado no valor de R$ 1.596.000,00 com 24 meses de implantação, referente ao Edital MCT/CNPq N nº 27/2009 - Capacitação Empresarial para a Inovação do CNPQ.

    Atividades

    • 06/2010 - 07/2010

      Serviços técnicos especializados , Sociedade Brasileira de Metrologia, .,Serviço realizado, Elaboração de projeto e Estudo De Viabilidade Técnica Econômica e Comercial ? EVTEC - Edital MCT/CNPq do projeto: Cursos Integrados de Capacitação para a Inovação via EAD (ensino a distância).

  • 2008 - 2009

    DELP Serviços Ltda

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Gerenciamento da implantação de projeto de inovação de Desenvolvimento e Aplicação da tecnologia de simulação computacional com capacidade finita para a programação das atividades de produção da DELP (empresa de Bens de Capital). Projeto aprovado no Edital Fapemig PAPPE em 2008, com duração de 1 ano, com recursos nao reembolsáveis.

    Atividades

    • 05/2008 - 12/2009

      Serviços técnicos especializados , Vespasiano, .,Serviço realizado, Elaboração de projeto e Estudo De Viabilidade Técnica Econômica e Comercial ? EVTEC ? PAPPE/FAPEMIG do projeto: Simulador computacional ? DELP para programação das atividades de produção da fábrica; Implantação de simulador computacional ? DELP para programação das atividades de produção da fábrica ? Parceria com a TRILHA PROJETOS - Consultoria e Educação em Engenharia da Produção - Rio de Janeiro ? RJ..

  • 2000 - 2002

    Tekfor do Brasil

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Coord. Administracao e Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerenciamento, elaboração e implantação de todos os procedimentos e rotinas operacionais da área de Recursos Humanos, formando equipes e conciliando objetivos e metas empresariais e necessidades individuais dos funcionários, garantindo uma política forte e atuante. o Coordenação e acompanhamento de processos seletivos internos e externos, em diferentes níveis hierárquicos utilizando alternativas e fontes eficazes de recrutamento e ferramentas de avaliação de perfil e potencialidades, assegurando seleções e contratações mais assertivas. Levantamento das necessidades de treinamentos e de desenvolvimento profissional (internos e externos) junto aos gestores das área, planejando intervenções, educacionais, formações técnicas, operacionais motivacionais e comportamentais, possibilitando um crescimento continuado na empresa e a melhoria da performance dos colaboradores com o aproveitamento das habilidades e o desenvolvimento de suas potencialidades. Implantação, gestão das atividades do Departamento de Administração de pessoal, adquirindo software de Folha de Pagamento (FPW, RM) Sistema de RH ( R & S e Cargos e Salários) e Sistema de Freqüência ( FORPONTO), realizando adequações e otimizando as rotinas operacionais. Administração do Plano de Cargos e Salários, realizando o levantamento e descrição de funções, desenvolvendo e analisando uma pesquisa mercadológica, proporcionando agilidade nas tomadas de decisões garantindo equilíbrio interno e externo. Implantação da área de Benefícios, administrando e negociando contratos de prestação de serviços (alimentação, transporte, assistência médica, odontológica), garantindo a qualidades dos serviços compatíveis e adequadas à disponibilidade orçamentária, aumentando a satisfação dos usuários com redução dos custos. Implementação do Programa de Participação nos Resultados, contemplando metas globais, setoriais e individuais, negociações com sindicatos de classe.

    Atividades

    • 05/2000 - 08/2002

      Direção e administração, Tekfor do Brasil, .,Cargo ou função, Coordenador Administração e Recursos Humanos.

  • 1994 - 2000

    Eletrosilex s/a

    Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Elaboração, acompanhamento e análise de fluxo de caixa previsto e realizado, através de levantamentos junto à área comercial, contas a pagar, a receber, com controles diários e lançamentos em planilhas eletrônicas, para fins decisórios da diretoria; Elaboração de Planilhas Orçamentárias, através de dados de produção, vendas e financeiros, para fins de planejamento financeiro anual e acompanhamento mensal; Elaboração de Planilhas de Custo através de levantamento de dados contábeis de produção, vendas, financeiros, elaboradas em Inglês técnico para fins de processos Anti-Dumping em atendimento as normas do Departamento de Comercio Americano; Experiência em Cálculos Financeiros e Comercial para fins de negociação com clientes fornecedores e instituições financeiras; Controle de Bancos, Aplicações Financeiras, Contratos de Leasing, Financiamentos BDMG através de planilhas para acompanhamento financeiros e contábeis; Controle e Análise de contratos de prestação de serviços, seguros, para assegurar o cumprimento de cláusulas contratuais, valores, formas de pagamento, reajustes, multas, negociação com fornecedores, etc; Elaboração de relatórios gerenciais para análise da diretoria; Suporte a contabilidade quanto à elaboração de Declaração de credito presumido de IPI, através do levantamento das Receitas de Exportações, custos dos insumos para fins de apuração e ressarcimento à Receita Federal e elaboração de Declaração do ITR, através do levantamento das fazendas, valor dos reflorestamentos, terra nua, para fins de apuração de imposto devido do ITR e coordenação de inventário físico, através do levantamento dos dados físicos dos insumos, contagem, apuração para fins de auditoria.

    Atividades

    • 08/1994 - 05/2000

      Direção e administração, Eletrosilex S/A, .,Cargo ou função, Analista Financeiro.

  • 2007 - 2007

    Instituto Kairos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Organização e gerenciamento financeiro de contratos com apoiadores da ONG e elaboração de projetos sociais para captação de recursos.