André Tortato Rauen

Economista formado pela UFSC, mestre e doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP com estágio de pós-doutorado na Columbia University. Foi pesquisador no INMETRO, tecnologista e subsecretário no MCTI, bem como consultor ad hoc da UNIDO para políticas de inovação. Atualmente é coordenador de estudos em estratégias de crescimento das firmas no IPEA, onde redigiu a atual regulamentação de encomendas tecnológicas dentro do novo marco legal de ciência e tecnologia. Possui mais de uma dezena de artigos indexados na área de políticas de inovação, compras públicas para a inovação e encomendas tecnológicas, também é revisor da revista brasileira de inovação, revista gestão e conexões, revista brasileira de monitoramento e avaliação e revista espaço acadêmico. Organizou e publicou o primeiro livro sobre políticas de inovação pelo lado da demanda do Brasil, bem como o primeiro guia de boas práticas em encomendas tecnológicas. É membro da comissão de avaliação da EMBRAPII e professor do curso de especialização em gestão de políticas em ciência, tecnologia e inovação da ENAP.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Política Científica e Tecnológica

2007 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Recente dinâmica espacial da indústria de alta tecnologia: uma tipologia baseada na intensidade de P&D e no desempenho comercial
André Tosi Furtado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Indústria de alta tecnologia; Balança Comercial; Geografia econômica.

Mestrado em Política Científica e Tecnológica

2004 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: O sistema local de inovação da industria de software de Joinville : os limites da diversificação de um meio inovador,Ano de Obtenção: 2006
André Tosi Furtado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de inovação; Desenvolvimento Regional; Software.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Ciências Econômicas

1998 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Sistema brasileiro de inovação ao longo dos anos noventa
Orientador: Sílvio Antônio Ferraz Cário

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

R-básico para políticas públicas. (Carga horária: 20h). , Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Tecnologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Política de Inovação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAUEN, André Tortato ; NEGRI, F. . Fortalecendo a inovação para o crescimento da produtividade no Brasil: em direção a uma agenda renovada de políticas para a inovação. 2015. (Congresso).

RAUEN, André Tortato ; RAUEN, C. V. . Inovação: Mitos e Conceitos Fundamentais. 2012. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fóruns Permanentes: Gestão para a Inovação na Indústria Eletrônica.Transferência de conhecimento, instituições e tradução: experiências recentes no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia -Inmetro. 2012. (Encontro).

III Colóquio de Mestrado.Inovação: características de um processo incerto, sistêmico e interativo. 2012. (Outra).

Augustin Cournot Doctoral Days. Technological intensity of the Brazilian manufacturing industry: an analysis of the high-technology sectors. 2010. (Congresso).

Primeiro Encontro de Economia Catarinense.Condições para estruturação de clusters industriais: análise do setor químico da microrregião de Criciúma-SC. 2007. (Encontro).

Primer Congreso Argentino de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología. Notas conceituais e origem do arcabouço evolucionista de sistemas locais de inovação.. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hideraldo Luiz de Almeida

MESSA, APEDRO, ERAUEN, ANDRÉ TORTATO. Política pública de parques tecnológicos no Brasil: um modelo para avaliação de programa. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, área de concentração em Economia) - Escola Nacional de Administração Pública.

Aluno: Cíntia Perão Delgado

DELGADO, C. P.; GASTALDON, M. C.; PEREIRA, F. B.;RAUEN, André Tortato. O segmento de descartáveis plásticos e a NBR 14865. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: André Ribeiro de Barros

BARROS, A. R.; Grisa, S.; VARGAS, G.;RAUEN, André Tortato. Potencia de exportação de temperos e condimentos para o Mercosul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Júlia Formanski

FORMANSKI, J.; Gourlart Filho, A.; Grisa, S.;RAUEN, André Tortato. O processo de concentração e centralização de capital nas exportações catarinenses. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ivo Marcos Theis

FURTADO, André Tosi;THEIS, I. M.; GITAHY, Leda Maria Caira. O sistema local de inovação da indústria de software de Joinville: os limites da diversificação de um meio inovador. 2006. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Wilson Suzigan

SUZIGAN, W.. O Sistema Local de Inovação da Indústria de Software de Joinville: os Limites da Diversificação de um meio Inovador. 2006. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Robles Reis de Queiróz

QUEIROZ, SÉRGIO. Recente dinâmica espacial da indústria de alta tecnologia: uma nova divisão internacional do trabalho?. 2011. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Robles Reis de Queiróz

QUEIROZ, S. R. R.. Dinâmica espacial da indústria mundial de alta tecnologia: uma análise baseada no consumo, na produção e na tecnologia. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Sarti

FURTADO, Andre Tosi; KUPFER, David Sergio;SARTI, F.; QUEIROS, S.. Dinâmica Espacial da Indústria Mundial de Alta Tecnologia: uma análise baseada no consumo, na produção e na tecnologia. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Política Científica e Tecnológica) - Instituto de Geociências - UNICAMP.

Fernando Sarti

FURTADO, Andre Tosi;SARTI, F.. Dinâmica Espacial da Indústria Mundial de Alta Tecnologia: uma análise baseada no consumo, na produção e na tecnologia. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Política Científica e Tecnológica) - Instituto de Geociências - UNICAMP.

Leda Maria Caira Gitahy

GITAHY, L. O sistema local de inovação da indústria de Software de Joinville: os limites da diversificação de um meio inovador. 2006. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Roberto Carlos Bernardes

BERNARDES, Roberto Carlos; FURTADO, André Tosi; GITAHY, Leda Maria Caira; THEIS, Ivo Marcos. O sistema local de inovação da indústria de software de Joinville: os limites da diversificação de um meio inovador. 2006. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Roberto Carlos Bernardes

FURTADO, André Tosi; QUEIROZ, Sérgio Robles Reis de; Kupfer, D.; Alburquerque, E.; Sarti, F.;BERNARDES, Roberto Carlos. Dinâmica espacial da indústria de alta tecnologia: uma nova divisão internacional do trabalho?. 2011. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

DAVID KUPFER

KUPFER, D.. Dinâmica espacial da indústria de alta tecnologia: uma nova divisão internacional do trabalho. 2011. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gabrielle Cassol

Indústria Brasileira de Instrumentos de Precisão: seguidora tecnológica deficitária; 2013; Dissertação (Mestrado em Metrologia e Qualidade) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO; Orientador: André Tortato Rauen;

DEISE POSSAMAI

Evolução da arrecadação de tributos no município de Criciúma pós-plano real; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Tributária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: André Tortato Rauen;

Fernando Valentim Biff

Introdução do biodiesel na matriz energética nacional: Impactos macroeconômico e ambientais selecionados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: André Tortato Rauen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andre Tosi Furtado

O sistema local de inovação da indústria de sofware de Joinville: os limites de um meio inovador; 2006; 111 f; Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Tosi Furtado;

Andre Tosi Furtado

Recente dinâmica espacial da indústria de alta tecnologia: uma tipologia baseada na intensidade de P&D e no desempenho comercial; 2011; Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andre Tosi Furtado;

Sílvio Antônio Ferraz Cário

Sistema nacional de tecnologia e inovação: o estado das artes no Brasil ao longo da década de 90; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Silvio Antônio Ferraz Cário;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, G. ; RAUEN, André Tortato . MAIS DESONERAÇÃO, MAIS INOVAÇÃO? UMA AVALIAÇÃO DA RECENTE ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTENSIFICAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. Texto para Discussão (IPEA) , v. 1, p. 01, 2018.

  • NEGRI, F. ; RAUEN, André Tortato . INNOVATION POLICIES IN BRAZIL DURING THE 2000S: THE NEED FOR NEW PATHS. Texto para Discussão (IPEA) , v. 1, p. 1-52, 2018.

  • ZUNINGA, P ; DE NEGRI, F ; DUTZ, M ; PILAT, D ; RAUEN, André Tortato . Conditions for innovation in Brazil: a review of key issues and policy challenges. Texto para Discussão (IPEA) , v. 218, p. 01-102, 2016.

  • RAUEN, André Tortato ; FURTADO, A. T. . Indústria de Alta Tecnologia: uma tipologia baseada na intensidade de P&D e no desempenho comercial. Revista Brasileira de Inovação , v. 13, p. 405, 2014.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Guns, Germs and Steel. Gestão e Conexões , v. 3, p. 202, 2014.

  • RAUEN, André Tortato ; RAUEN, C. V. . Pirata ou empreendedor? ? A destruição criativa na indústria de conteúdo audiovisual. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 12, p. 52-59, 2013.

  • RAUEN, André Tortato . Desafios da avaliação em políticas de inovação no Brasil. Revista do Serviço Público , v. 64, p. 427, 2013.

  • RAUEN, André Tortato ; MARANHAO, T. P. A. . Institucionalização da avaliação em CT&I: o lançamento do Plano Anual de Monitoramento e Avaliação 2013, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Revista Avaliação de Políticas Públicas , v. 1, p. 7-17, 2013.

  • RAUEN, André Tortato ; RIBEIRO, L. ; DIAS, R. ; SOUZA, T. L. ; ARAUJO, T. F. . Avaliação de impactos da P&D pública: uma análise baseada em método multicritério. Parcerias Estratégicas (Impresso) , v. 18, p. 127, 2013.

  • D ; CARIO, S. A. ; RAUEN, André Tortato . Caracterização econômica e dinâmica inovativa das empesas de software em incubadora de base tecnológica em Santa Catarina. Análise (PUCRS. Online) , v. 20, p. 48-66, 2009.

  • RAUEN, André Tortato ; FURTADO, A. T. ; CARIO, S. A. . Processo Inovativo na Indústria de Software de Joinville (SC): uma análise a partir do marco teórico neo-schumpeteriano. Revista Brasileira de Inovação , v. 8, p. 437-480, 2009.

  • RAUEN, André Tortato ; MONTIBELLER-Filho, Gilberto . Eficiência coletiva em clusters industriais: análise do setor químico da microrregião de Criciúma-SC. Ensaios FEE (Impresso) , v. 29, p. 267-292, 2008.

  • RAUEN, André Tortato . Custos de transação e governança: novas tipologias de relações interfirmas.. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 69, p. 00-06, 2007.

  • RAUEN, André Tortato . Tecnologia e (des)emprego. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 72, p. 01-05, 2007.

  • RAUEN, André Tortato . Ciência, tecnologia e economia: características frente à primeira e segunda revoluções industriais. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 66, p. 00-01, 2006.

  • RAUEN, André Tortato ; BARBOSA, C . Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas. 1. ed. , 2019.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil. 1. ed. Brasília: IPEA, 2017. v. 1. 481p .

  • NEGRI, F. ; RAUEN, André Tortato ; SQUEFF, F . CIÊNCIA, INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: POR UMA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. In: DE NEGRI, J.; ARAUJO, B; BACELETTE, R.. (Org.). Desafios da Nação: artigos de apoio.. 1ed.Brasília: , 2018, v. 1, p. 533-560.

  • RAUEN, André Tortato ; SAAVEDRA, C. ; HAMATSU, N . CRÉDITO PARA INOVAÇÃO NO BRASIL: IMPACTOS DA ATUAÇÃO DA FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS NO ESFORÇO DE P&D DAS FIRMAS BENEFICIÁRIAS. In: João de Negri; Bruno Araujo; Ricardo Bacelette. (Org.). Financiamento ao Desenvolvimento no Brasil. 1ed.Brasília: IPEA, 2018, v. , p. 259-280.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . RACIONALIDADE E PRIMEIROS RESULTADOS DAS POLÍTICAS DE INOVAÇÃO QUE ATUAM PELO LADO DA DEMANDA NO BRASIL. In: André Tortato Rauen. (Org.). Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil. 1ed.Brasília: IPEA, 2017, v. 1, p. 19-46.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . MAPEAMENTO DAS COMPRAS FEDERAIS DE P&D SEGUNDO USO DA LEI DE INOVAÇÃO NO PERÍODO 2010-2015. In: André Tortato Rauen. (Org.). Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil. 1ed.Brasília: IPEA, 2017, v. 1, p. 87-120.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . RISCO E INCERTEZA NA AQUISIÇÃO PÚBLICA DE P&D: A EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA. In: André Tortato Rauen. (Org.). Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil. 1ed.Brasília: IPEA, 2017, v. 1, p. 375-412.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Avaliação de políticas federais de inovação: desconexão e ausência. Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais. 1ed.: EDITORA BLUCHER, 2017, v. , p. 125-152.

  • RAUEN, André Tortato ; RIBEIRO, L. ; DIAS, R. ; SOUZA, T. L. ; ARAUJO, T. F. . Evaluation of the impacts resulting from the development of certified reference material for ethanol inwater: an analysis based on amulticriteria method. In: Jorge Gonçalves, Karl-Christian, Sebastián Rivira. (Org.). Measuring the impact of quality infrastructure in Latin America: Experiences, achievements and limitations. 0ed.Santiago: ECLAC, 2015, v. , p. 71-82.

  • FURTADO, A. T. ; CARVALHO, R. ; RAUEN, André Tortato . Inovação tecnológica no setor empresarial paulista: uma análise com base nos resultados da PINTEC. Indicadores de CT&I em São Paulo - 2011. 2ed.: , 2011, v. , p. 01-40.

  • RAUEN, André Tortato ; FURTADO, A. T. . Technology intensity of the Brazilian manufacturing industry: an analysis of the high-technology sectors. In: Augustin Cournot Doctoral Days - ACDD 2010, 2010, Estrasburgo. Augustin Cournot Doctoral Days - ACDD 2010, 2010.

  • Zimermann, D ; CARIO, S. A. ; RAUEN, André Tortato . Caracterização econômica e dinâmica inovativa das empresas de software em incubadora de base tecnológica em SC Brasil. In: XIII Reunión Anual de la REd Pymes Mercosur, 2008, 2008, Buenos Aires. Anais do XIII Reunión Anual de la REd Pymes Mercosur, 2008., 2008.

  • RAUEN, André Tortato ; FURTADO, A. T. . Notas conceituais e origens do arcabouço evolucionista de sistemas locais de inovação.. In: Primer Congreso Argentino de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, 2007, Quilmes. Primer Congreso Argentino de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología. Quilmes-Argentina: Universidade Nacional de Quilmes, 2007.

  • RAUEN, André Tortato ; FURTADO, A. T. ; CARIO, S. A. . Desenvolvimento da indústria de software de Joinville: uma análise a partir dos sistemas locais de inovação. In: Anpec-Sul, 2007, Porto Alegre. X Encontro de Economia da Região SUL, 2007.

  • RAUEN, André Tortato ; MONTIBELLER-Filho, Gilberto . Condições para estruturação de clusters industriais: análise do setor químico da microrregião de Criciúma-SC. In: Primeiro Encontro de Economia Catarinense, 2007, Rio do Sul. Primeiro Encontro de Economia Catarinense, 2007.

  • RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Avaliação de Resultados em Transferência de Tecnologia: a experiência recente do IPEA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUEN, André Tortato . Compras públicas e desenvolvimento tecnológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUEN, André Tortato . O poder da encomenda tecnológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUEN, André Tortato . Avaliação e prospecção de políticas em inovação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUEN, André Tortato . Inovação: características de um processo incerto, sistêmico e interativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAUEN, André Tortato . Mercados para a inovação: compras públicas e regulação/normatização no Brasil. Brasília: IPEA, 2018 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Pesquisa realmente aplicada: por dentro do modelo Fraunhofer. Brasília: IPEA, 2017 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Evidências em vez de instinto: o trabalho do NESTA-Reino Unido. Brasília: IPEA, 2017 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • KOELLER, P ; VIOTTI, R ; RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Dispêndios do governo federal em C&T e P&D: esforços e perspectivas recentes. Brasília: IPEA, 2016 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • ARAUJO, B ; RAUEN, ANDRÉ TORTATO ; ZUCOLOTO, G . Impactos da suspensão dos incentivos fiscais previstos pela Lei do Bem sobre o investimento privado em P&D 2016 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Taxa de inovação à luz da teoria neoschumpeteriana. Brasília: IPEA, 2015 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Compras públicas de P&D no Brasil:o uso do artigo 20 da Lei de Inovação. Brasília: IPEA, 2015 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Encomendas Tecnológicas nos Estados Unidos: Possibilidades do Regulamento Federal de Aquisições.. Brasília: IPEA, 2014 (Boletim RADAR: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior).

  • RAUEN, André Tortato . Eficiência Coletiva e empreendimentos autogestionários 2006 (Texto virtual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAUEN, André Tortato . Public procurement as industrial policy - UNIDO. 2017.

RAUEN, André Tortato . Consultor em economia da tecnologia e da inovação - INOVA/UNICAMP. 2012.

RAUEN, André Tortato . Encomendas tecnológicas no Brasil: Novas possibilidades legais. 2018.

RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Margens de preferência: limites a avaliação de resultados e impactos. 2016.

RAUEN, ANDRÉ TORTATO ; BARBOSA, C . Proposta de redação à regulamentação do art.20 da Lei de Inovação. 2016.

DE NEGRI, F ; ZUCOLOTO, G ; SQUEFF, F ; RAUEN, ANDRÉ TORTATO . Inovação no Brasil: crescimento marginal no período recente. 2016.

RAUEN, ANDRÉ TORTATO ; BARBOSA FILHO, F. H. . Panorama Ipea - Produtividade e inovação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARNEIRO, A. M. ; BIN, A. ; RAUEN, André Tortato . Avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação. 2013. .

RAUEN, André Tortato . Método Multidimensional de Avaliação dos Impactos da P&D. 2013. .

RAUEN, André Tortato . Método Multidimensional de Avaliação dos Impactos da P&D. 2013. .

RAUEN, André Tortato ; BIN, A. ; CAMILO, E. . Método Multidimensional de Avaliação dos Impactos da P&D. 2012. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, DISET. , Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Asa Sul, 70076900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 6120265341, Ramal: 5257, Fax: (61) 20265341, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2014

      Direção e administração, DISET, .,Cargo ou função, Coordenador.

    • 10/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , DISET, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subsecretário, Carga horária: 40

  • 2013 - 2014

    Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Pleno, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2014 - 10/2014

      Direção e administração, Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP, .,Cargo ou função, Subsecretário.

    • 02/2013 - 05/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Assessoria de Acompanhamento e Avaliação das Atividades Finalísticas, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador-tecnologista, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2011 - 02/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Tecnologia e Inovação - DITEC, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2006 - 02/2007

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inovação e desenvolvimento econômico, Microeconomia, Macroeconomia II

  • 2018 - Atual

    ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor e orientador no curso de especialização em gestão de políticas de ciência, tecnologia e inovação.