Leonardo Lahm Palombini

Cursa Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2016. Mestre em Geografia pela mesma Universidade (2015), tendo sido bolsista Capes nos dois níveis. Representante Discente de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS (2016-2017) e no Instituto de Geociências da UFRGS (2017-2018). Possui Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2015). É Bacharel (2012) e Licenciado (2010) em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Foi professor da rede pública estadual no Rio Grande do Sul, atuando no Ensino Médio nas disciplinas de Geografia e Seminário Integrado (2011 a 2016). Trabalhou voluntariamente como monitor no projeto social Jornal Boca de Rua (2011 a 2015) e no Pré-vestibular Popular da ONGEP (2017). Atualmente é professor da rede pública municipal de Praia Grande/SP, atuando no Ensino Fundamental desde 2018. Trabalha com ênfase em Educação (Direitos Humanos e Diversidade), Geografia Humana (Análise Territorial e Geografia Urbana) e Metodologia da Pesquisa em Geografia.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Geografia

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Rosa Maria Vieira Medeiros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Geografia

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: DOS SUBESPAÇOS AO TERRITÓRIO DESCONTÍNUO PARADOXAL - OS MORADORES DE RUA E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO URBANO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL,Ano de Obtenção: 2015
Cláudia Luísa Zeferino Pires.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Moradores de Rua, Espaço Urbano, Território.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Especialização em Educação em Direitos Humanos

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande
Título: O direito à moradia e os direitos humanos: o caso dos moradores de rua
Orientador: Sheila Stolz

Graduação em Geografia - Bacharelado

2010 - 2012

Universidade Luterana do Brasil
Título: Geografia de Rua: A relação entre o Morador de Rua e o Espaço Urbano da cidade de Porto alegre - o caso do bairro Cidade Baixa
Orientador: Dakir Larara Machado da Silva

Graduação em Geografia - Licenciatura

2006 - 2010

Universidade Luterana do Brasil
Título: Relatório final de estágio
Orientador: Cláudia Luísa Zerefino Pires
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Lideranças Negras e Identidade Étnica no RS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Etnografias da Memória e do Trabalho na cidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em O mundo visto do lado de cá. (Carga horária: 20h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em O lugar no mundo e o mundo no lugar. (Carga horária: 40h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana e Análise Territorial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Metodologia da Pesquisa em Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Filosofia e Epistemologia da Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Direitos Humanos e Diversidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PALOMBINI, L. L. . Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia - ENAMPEGE. 2017. (Outro).

PALOMBINI, L. L. . 2ª Semana Acadêmica dos Pós Graduandos do IGEO/UFRGS - SAPIGEO. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia.Monitoria. 2017. (Encontro).

EREGEO - Encontro Regional de Estudantes de Geografia - Sul.R-existir nas escolas - A escola/ocupação como espaço de encontro e produção de devir. 2017. (Encontro).

SAPIGEO - Semana Acadêmica dos Pós Graduandos do IGEO.Reestruturação Urbana e Políticas Públicas na Periferia: Relações socioespaciais, vínculos territoriais e sociabilidade na Vila Tronco/Grande Cruzeiro - POA/RS. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Microterritorialidades nas Cidades.Moradores de Rua e suas relações com o Espaço Urbano: Dos Subespaços ao Território Descontínuo Paradoxal. 2016. (Seminário).

XV ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA. Dos Subespaços ao Território Descontínuo Paradoxal - relações entre moradores de rua e o espaço na cidade de Porto Alegre/RS Brasil. 2015. (Congresso).

Encuentro de Geógrafos de América Latina.OS MORADORES DE RUA NA CIDADE DE PORTO ALEGRE E SUAS FORMAS DE HABITAR E TRANSITAR NO ESPAÇO: UM PADRÃO ALTERNATIVO DE OCUPAÇÃO?. 2013. (Encontro).

SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA.MORADORES DE RUA E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO URBANO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL. 2013. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA.GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM ESCOLAS URBANAS. 2013. (Seminário).

Encontro Estadual de Geografia.GEOGRAFIA DE RUA - TRANSITANDO NO SUBESPAÇO E SUBTRANSITANDO NO ESPAÇO - A RELAÇÃO ENTRE O MORADOR DE RUA E O ESPAÇO URBANO DE PORTO ALEGRE-RS. 2012. (Encontro).

ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA ? ENTRE A EMOÇÃO E A TRANSDISCIPLINARIDADE. 2012. (Encontro).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MICROTERRITORIALIDADES URBANAS. 2012. (Seminário).

XXIII CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS. 2012. (Congresso).

IV Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2010. (Encontro).

Encontro Estadual de Geografia.Representação e análise da estrutura educacional de nível médio no RS. 2008. (Encontro).

XXVIII Encontro Estadual de Geografia. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Yuri Moreira Figas

PALOMBINI, L. L.; REGO, N.; SOARES, P. R. R.. GEOGRAFIA E SOCIOEDUCAÇÃO: A COMPLEXIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rafael Lacerda Martins

SILVA, Dakir L. M. da; LINDAU, Heloisa Gaudie Ley;MARTINS, R. L.. A relação socioespacial entre o morador de rua e o espaço urbano de Porto Alegre - o caso do bairro cidade baixa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Luterana do Brasil.

Nola Patrícia Gamalho

PIRES, C. L. Z.;HEIDRICH, Alvaro Luiz; CAMPOS, Heleniza;GAMALHO, Nola Patrícia. Do espaço de vida ao espaço da obra:reestruturação urbana e políticas públicas em Porto Alegre/RS - Cotidiano, sociabilidade e memória na Vila Tronco/Grande Cruzeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nelson Rego

PIRES, C.; ORNAT, M. J.;HEIDRICH, A.REGO, N.. Dos subsespaços ao território descontínuo paradoxal: os moradores de rua e suas relações com o espaço urbano em Porto Alegre/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Heloisa Gaudie Ley Lindau

LINDAU, H. G. L.; MARTINS, R. L.. Geografia de rua: transitando no subespaço e subtransitando no espaço - a relação socioespacial entre o morador de rua e o espaço urbano na zona central de Porto Alegre - o caso do Bairro Cidade Baixa e arredores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Luterana do Brasil.

Álvaro Luiz Heidrich

PIRES, C. L. Z.; ORNAT, M. J.;HEIDRICH, A. L.REGO, N.. Dos subespaços ao território descontínuo paradoxal: os moradores de rua e suas relações com o espaço urbano de Porto Alegre, RS.. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sheila Stolz da Silveira

O direito à moradia e os Direitos Humanos: o caso dos moradores de rua; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PGEDH)) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Sheila Stolz da Silveira;

Cláudia Luísa Zeferino Pires

Do Espaço de Vida ao Espaço da Obra: Reestruturação Urbana e Políticas Públicas em Porto Alegre/RS ? Cotidiano, Sociabilidade e Memória na Vila Tronco/Grande Cruzeiro; Início: 2017; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cláudia Luísa Zeferino Pires

DOS SUBESPAÇOS AO TERRITÓRIO DESCONTÍNUO PARADOXAL: OS MORADORES DE RUA E SUAS RELAÇÕES COM O ESPAÇO URBANO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudia Luísa Zeferino Pires;

Dakir Larara Machado da Silva

Geografia de Rua: a relação socioespacial entre o morador de rua e o espaço urbano de Porto Alegre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Dakir Larara Machado da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PALOMBINI, L. L. . OS MORADORES DE RUA E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO URBANO. Para Onde!? (UFRGS) , v. 7, p. 47-56, 2013.

  • Leonardo Palombini . A crise institucional no Transporte Público em Porto Alegre. Sul 21, 29 jan. 2014.

  • Leonardo Palombini . Moradores de Rua e suas relações com o Espaço Urbano: Dos Subespaços ao Território Descontínuo Paradoxal. In: Seminário Internacional sobre Microterritorialidades nas cidades, 2016, Ponta Grossa/PR. IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MICROTERRITORIALIDADES NAS CIDADES - Visibilidades, Escalas Geográficas e Desafios Metodológicos, 2016.

  • Leonardo Palombini . .GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA: ENTRE A EMOÇÃO E A TRANSDISCIPLINARIDADE. In: Encontro Nacional de Geografia, 2012, Belo Horizonte. XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - ANAIS, 2012.

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA DE RUA - TRANSITANDO NO SUBESPAÇO E SUBTRANSITANDO NO ESPAÇO - A RELAÇÃO ENTRE O MORADOR DE RUA E O ESPAÇO URBANO DE PORTO ALEGRE-RS.. In: Encontro Estadual de Geografia, 2012, Rio Grande. Anais do XXXI Encontro Estadual de Geografia, 2012.

  • PALOMBINI, L. L. . Reestruturação Urbana e Políticas Públicas na Periferia: Relações socioespaciais, vínculos territoriais e sociabilidade na Vila Tronco/Grande Cruzeiro - POA/RS. In: 2ª Semana Acadêmica dos Pós Graduandos do IGEO/UFRGS, 2017, Porto Alegre. ANAIS DA 2a SEMANA ACADÊMICA DOS PÓS-GRADUANDOS DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS (SAPIGEO): ?Construindo uma Cultura de Diálogo?. Porto Alegre: UFRGS, 2017.

  • PALOMBINI . R-existir nas escolas - A escola-ocupação como espaço de encontro e produção de devir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALOMBINI, L. L. . Reestruturação Urbana e Políticas Públicas na Periferia: Relações socioespaciais, vínculos territoriais e sociabilidade na Vila Tronco/Grande Cruzeiro - PoA/RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Leonardo Palombini . Moradores de Rua e suas relações com o Espaço Urbano: Dos Subespaços ao Território Descontínuo Paradoxal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Leonardo Lahm Palombini . Dos subespaços ao território descontínuo paradoxal - relações entre moradores de rua e o espaço na cidade de Porto Alegre/RS - Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM ESCOLAS URBANAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALOMBINI, L. L. . OS MORADORES DE RUA NA CIDADE DE PORTO ALEGRE E SUAS FORMAS DE HABITAR E TRANSITAR NO ESPAÇO: UM PADRÃO ALTERNATIVO DE OCUPAÇÃO?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA E POESIA: A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA EM FOCO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALOMBINI, L. L. . OS MORADORES DE RUA E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO URBANO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA DE RUA - TRANSITANDO NO SUBESPAÇO E SUBTRANSITANDO NO ESPAÇO - A RELAÇÃO ENTRE O MORADOR DE RUA E O ESPAÇO URBANO DE PORTO ALEGRE-RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA ? ENTRE A EMOÇÃO E A TRANSDISCIPLINARIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PALOMBINI, L. L. ; MARTINS, R. L. . Representação e análise da estrutura educacional de nível médio no RS: o caso das coredes Metropolitano Delta do Jacuí, Paranhana-Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Caí. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALOMBINI, L. L. . GEOGRAFIA E POESIA - A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA EM FOCO. PORTO ALEGRE: OIKOS EDITORA, 2011 (LIVRO - COMPILAÇÃO DE TRABALHOS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Revista Universus ; PALOMBINI, L. L. . A rua é minha casa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

UFRGS Ciência ; PALOMBINI, L. L. . Relações entre pessoas em situação de rua e o espaço são tema de dissertação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

B, J. ; PALOMBINI . ENTIDADES DENUNCIAM QUE MORADORES DE RUA FORAM CONSTRANGIDOS A DEIXAR PORTO ALEGRE NA COPA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BRASIL, U. L. ; PALOMBINI . Da Geografia da ULBRA para o Mestrado na UFRGS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALOMBINI . Oficina: ELABORANDO A PESQUISA EM GEOGRAFIA EM MEIO À DIVERSIDADE: ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DE TEMA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA E REFLEXÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PALOMBINI, L. L. . Curso Popular Pré Enem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PALOMBINI, L. L. . Trabalho de Campo - A Influência do Positivismo na construção do Espaço Geográfico de Porto Alegre. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências. , Av. Bento Gonçalves, 9500, Agronomia, 90843160 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086000, Ramal: 6347, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós- Graduação (Doutorado), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliar desempenho dos alunos do curso de graduação em Pedagogia na disciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica. Sanar dúvidas acerca de conteúdo. Intermediar o diálogo entre alunos e professores/coordenação. Organizar a grade curricular e as atividades propostas junto à equipe docente do curso.

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós- Graduação (Mestrado), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliar desempenho dos alunos do curso de aperfeiçoamento Produção de Material Didático para a Diversidade, nas diferentes disciplinas. Sanar dúvidas acerca de conteúdo. Intermediar o diálogo entre alunos e professores/coordenação.

2011 - 2015

Associação Livre de Informação, Cidadania e Educação

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitorar a produção textual de matérias, entrevistas e reportagens junto aos participantes do projeto social Jornal Boca de Rua.

2012 - 2016

Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrar aulas de Geografia e Seminário Integrado e participar de gestão democrática no Colégio Estadual Álvaro A. S. Braga e Colégio Estadual Padre Réus da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul

2011 - 2012

Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrar aulas de Geografia e participar de gestão democrática no Colégio Estadual Julio de Castilhos da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul

2007 - 2011

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Memorial do Judiciário

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Serviço, Carga horária: 40

2018 - Atual

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Praia Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2017 - 2017

Organização Não Governamental pela Educação Popular

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8