Claudia Delboni

Em 1996 conclui o bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. No ano de 1997 iniciei a trajetória docente na rede particular e, em seguida, na rede pública estadual de ensino do estado de São Paulo. Em 2003, ingressei no mestrado em História Social na Faculdade Filosofia e Letras e Ciências Humanas da USP. Em 2008, mudei para o estado de Mato Grosso do Sul, onde lecionei no curso de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em 2013, iniciei o doutorado em História no Programa de Pós Graduação de História da Universidade Federal da Grandes Dourados (MS), e conclui no ano de 2017, cujo trabalho de pesquisa foi agraciado com o Prêmio Elizabeth, organizado pelo INCT Proprietas, financiado pelo CNPq, CAPES e FAPER, no ano de .2022. Neste percurso acadêmico, aprofundei os estudos sobre relações de gênero na luta pela reforma agrária em assentamentos e acampamentos rurais. Atualmente leciono na rede pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 10/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2017

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Histórias de mulheres dos assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista na luta pela terra em Sidrolândia/MS: vivências, consentimentos, rupturas e continuidades
Orientador: em Universidade Eduardo Mondlane ( Ines Macamo Raimundo)
com , Ano de obtenção: 2017. Losandro Antonio Tedeschi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mulheres assentadas; Acampamentos; Memória; Relações de gênero.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em História Social

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Mulheres da Terra: Históra e memória do assentamento de Sumaré II no limiar do século XXI, Ano de Obtenção: 2008
Zilda Marcia Grícoli Iokoi.Palavras-chave: Assentamento; Genero; Memória; mulheres.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

1989 - 1996

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

DELBONI, C. . Socio-logias: Ciências Sociais, Educação e direitos humanos. II Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de MS. 2018. (Outro).

DELBONI, C. . Política Pública: Genero, Geração e Fronteiras. 2012. (Outro).

Participação em eventos

VII Jornada em defesa da Reforma agrária:: reforma agrária em popular e projeto de paí!. 2022. (Seminário).

XIV Encontro de História da ANPUH/MS. 2021. (Encontro).

IV Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA da UEMS.?Entre o uso e abuso da História Oral na prática de ensino e pesquisa em ciências humanas?. 2020. (Simpósio).

Socio-logias: Ciência Sociais, Educação e direito Humanos>II Encontro de Professores de Sociologia do Ensino Básico de MS. 2018. (Encontro).

XiV Encontro de História da ANPUH/MS. 2018. (Encontro).

X Semana acadêmica de Ciências Sociais.Memória e o Ensino de História. 2018. (Encontro).

X Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Formação de professores de sociologia: os fanzines e a produção de desenhos como possibilidades de ensino. 2018. (Encontro).

13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. A travessia das mulheres nos barracos de lona na luta pela terra: entre rupturas e permanência nas relações de gênero. 2017. (Congresso).

VI seminário internacional:fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão / I Seminário Nacional do OBEDUC.A memória das mulheres do Assentamento Ernesto Che Guevara e João Batista no Estado e Mato Grosso do Sul: a travesseia da na luta pela terra e escolarização. 2014. (Seminário).

VI seminário internacional:fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão / I SEminário Nacional do OBEDUC. 2014. (Seminário).

VI Simpósio sobre a reforma agraria e questões rurais.Entre a memória e a história: as mulhers do assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista no Estado de Mato Grosso do Sul. 2014. (Simpósio).

VI Simpósio sobre a reforma agraria e questões rurais. 2014. (Simpósio).

1 Seminário do curso de Residênica Agrária da UFGD. 2013. (Seminário).

Avaliação no Ensino Superior em busca da qualidade. 2013. (Seminário).

ENEPE Encontro de Ensino, pesquisa e Extensão.Mulheres na luta pela terra e a intervenção das agências mediadoras: políticas para mulheres assentadas. 2013. (Encontro).

Fazendo Gênero 10.Mulheres da terra: coordenadoras de lutas ou comapnheiras de panelas?. 2013. (Seminário).

Fazendo Gênero 10. 2013. (Seminário).

I Colóquio Internacional de Estudos de Gênero e Interculturalidade. 2013. (Outra).

II Simpósio A Humana nas humanidades. 2013. (Simpósio).

IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.A virada Antropológica da história: a oralidade e a memória das mulheres. 2013. (Encontro).

IV Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

VII Encontro Regional Sul de História Oral. 2013. (Encontro).

VII Encontro Regional Sul de História Oral.O grupo Mulheres da Terra: o assentamento de Sumaré entre a História e memória das assentadas de Sumaré II. 2013. (Encontro).

Formando Profissionais conscientes. 2012. (Oficina).

II Foro de História del Paraguay.Mulheres da Terra: coordenadora de lutas ou companheiras de panelas?. 2012. (Seminário).

II Foro de História del Paraguay. 2012. (Seminário).

Oficina de Elaboração de Questões de Porvas. 2012. (Oficina).

Os provessos de Aprendizagem e Avalição na Universidade. 2012. (Seminário).

X Encontro de Professores da UEMS - UEMS 18 nanos: Diálogos e Reflexões. 2012. (Encontro).

! Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade. 2011. (Seminário).

1 Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade.Mulheres da Terra: coordenadoras de lutas ou companheiras de panelas?. 2011. (Seminário).

1 Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade.Entre a Memória e a História: o Grupo Mulheres da Terra e o Assentamento de Sumaré II no Estado de São Paulo. 2011. (Seminário).

III Semana do Brincar. 2011. (Seminário).

IV Semana Acadêmica de Ciências Sociais - Movimentos sociais, direitos individuais e coletivos.O Assentamento de Sumaré II: a institucionalização de um movimento social. 2011. (Outra).

IX Semana de História de Amambaí: Fronteiras e Diálogos Culturais. 2011. (Outra).

VIII Semana de História: Fronteiras, Deslocamentos e Patrimônio. 2010. (Seminário).

X Encontro de História de Mato Grosso do Sul, Simpósio Internacional de História e XIII Semana de História.O assentamento de Sumaré II/SP: entre a História e a memória do Grupo Mulheres da Terra. 2010. (Encontro).

3. Encontro Anual do Núcleo de Estudos em História Oral ?Desafios e Perspectivas?.?Mulheres da Terra: História e Memória das assentadas de Sumaré II no limiar do século XXI?. 2008. (Seminário).

XIX ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH 'Poder, Violência e Exclusão.Mulheres da Terra: historia e memória das assentadas de Sumaré II no limiar do século XXI. 2008. (Encontro).

VIII Seminário de Pós-graduação em História Social.A memória das mulheres assetadas no município de Sumaré. 2006. (Seminário).

XVII Simpósio Nacional de História "História e Utopias". 1993. (Simpósio).

X Encontro Nacional de Estudantes de História. 1990. (Oficina).

A Revolução Francesa e seu Impacto na América Latina. 1989. (Simpósio).

República & Coisas do Povo. 1989. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Weronica Derene Adamowski

DELBONI, C.; BECKER, S.; SILVESTRE, C. F.; ZIMMERMANN, T. R.. Mulheres que importam: uma etnografia em um presídio de Ponta Porã - Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Weronica Derene Adamowski

DELBONI, C.. Criminalidade, Gênero e poder na trajetória de vida de mulheres encarceradas ;uma etnografia de um presídio de fronteira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ednilson Machado da Cunha

DELBONI, C.. A posse da terra enquanto problema. Um estudo sobre regularizações fundiárias realizadas pelo Estado Novo na região dos ervais mato-grossenses. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Instituições políticas e processos sócio-histórico) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Regina Ricardo de Farias Lampugnani

DELBONI, C.. Violência contra a Mulher: reflexões a partir de um estudo de caso em Itaporâ, MS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Gênero e Inerculturalidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Dilma Gomes da Silva e Cledimair de Paula Silva

DELBONI, C.. Mulheres e Sindicatos: Análise da presença/atuações femininas no Sindicato dos Servidores Minicipais de Terenos (SISEMTER). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Gênero e Inerculturalidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Josefa Maria da Silva e Maria das Graças da Silva

DELBONI, C.. Estudo sobre relações de gênero entre cianças da 1ª série do escola municipal rural polo "Eutrópia Gomes Pedroso" (Corumbá/MS). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Gênero e Inerculturalidade) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Vanderson Vilhalva

TEGA, D.;DELBONI, CLÁUDIA. Do barraco à universidade: Notas de um ex-acampado, entre estigmas e esteriótipos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jefferson Henrique Ramos Alves

DELBONI, C.; RUBBO, D. I. A.; TEDESCHI, S. L.. Flow e M'baraka: Brô MC's e discursos políticos do rap Guarani. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Clara Camargo de Souza

DELBONI, C.. Mulheres: contexto e relação de poder nos anos de 1960 a 1980. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Pedro Villafan Marques Bougleux

Delboni, C; ZIMMERMANN, T. R.; PECLAT, G. T. S. C.;DELBONI, C.. Como se faz uma Drag: corpo, homofobia e mídias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Paulo Apolinario Bispo

DELBONI, C.; FACHIN, V. S.; DEFFACCI, F. A.. Alteridade entre Guarani Kaiowá e assentados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Samanta Valério Ramos Torquetti

DELBONI, C.; DEFFACCI, F. A.; PALMA, R.. Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo: um olhar sociológico na qualidade de vida do idoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Roberto Machado Ribeiro

SILVESTRE, C. F.; SILVA, K. K. D.;DELBONI, C.. Educação Escolar Indígena: primeiro contato. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kristyan Weslley Eich de Souza

SILVESTRE, C. F.; SOUZA, L. S. O. E.;DELBONI, C.. Do Pito de Pango à criminalização no Brasil - História, Cultura e Religião. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Élk Kelly Fracismara Rodrigues

DELBONI, C.. Os Guarani Kaiowa da Aldeia Guapo'y e o trabalho nos canaviais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliano Florisvaldo de Bortoli

DELBONI, C.. A Construção do Mito de Hércules. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Joacir Quares Vieira

DELBONI, C.. Comuna de Paris. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Roseli Alves de Souza Miranda

DELBONI, C.. Educação e Diversidade: a questão racial em Escolas Estaduais de Amambai. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucimara Ifran Soares

DELBONI, C.. Sociologia no Ensino Médio Brasileiro a partir de 1996 até 2009. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luís Carlos Schöninger

DELBONI, C.. Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos: uma análise a partir de Paulo Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: CRISLAINE MATIAS TAVARES DIAS

DELBONI, C.. Nos tempos em que seu nome era Nhú-Verá: a erva mate e a formação social de Coronel Sapucaia (1900-1968). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Makerley Tobias Pereira

DELBONI, C.. A construção da figura feminina na sociedade medieval a partir da legenda Áurea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Roberval Alcazar da Silva

DELBONI, C.. A importância econômica da melhor idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudete Aparecida Lima da Silva

DELBONI, C.. A profissionalização da Mulher no Brasil Contemporâneo: lutas, conquistas e frustações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Patrícia Alves de Souza

DELBONI, C.. Pílula Anticoncepcional, Relações de Gênero e Sexualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elizeu da Cunha Sanches

DELBONI, C.. Educação Escolar Ambiental na Rede Estadual de Ensino em Amamba, MS, no ano de 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandra Crivelaro Martins

DELBONI, C.. Apontamentos Sobre a Guerra Fria (1950-1990). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fabiana dos Santos

DELBONI, C.. Quais mudanças: reflexões sobre o esnino de História em escolas públicas de Amambai- MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Vera Lúcia Puga

TEDESCHI, L. A.;PUGA, Vera Lúcia; CRESPE, A. C.; FARIAS, M. F. L.; PERLI, F.; COELHO, F.. Histórias de Mulheres dos assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista na luta pela terra em Sidrolândia/MS: Vivências, Consentimentos, Rupturas e Continuidades. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Claudia Moraes de Souza

Oliveira, Ariovaldo;SOUZA, C. M.; IOKOI, Z. M. G.. História e Memória do Grupo de Sumaré: Lutas dos Assentados de Sumaré II no século XX.. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

[Nome removido após solicitação do usuário]

TEDESCHI, L. A.; CRESPE, A. C.; FARIAS, M. F. L.; COELHO, F.;PERLI, Fernando. História de mulheres dos assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista na luta pela terra em Sidrolândia/MS: vivências, consentimentos, rupturas e continuidades. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

[Nome removido após solicitação do usuário]

TEDESCHI, L. A.; FARIAS, M. F. L.; MENEGAT, A. S.;PERLI, Fernando. Histórias de mulheres na luta pela terra em assentamentos rurais no Estado de Mato Grosso do Sul: vivências, consentimentos, rupturas e continuidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Losandro Antônio Tedeschi

TEDESCHI, L. A.; FARIAS, M. F. L.; Fernando Perli; COELHO, F.; CASTILLO, A.; Vera Lucia Puga. Historia de Mulheres dos assentamentos ernesto chue guevara e joao batista na luta pela terra em sidrolência - MS: vivencias, consentimentos, rupturas e continuidades. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Losandro Antônio Tedeschi

TEDESCHI, L. A.; FARIAS, M. F. L.; Fernando Perli; MENEGAT, A. S.. Memórias de Mulheres Assentadas: violências, consentimentos e representações. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Fabiano Coelho

COELHO, Fabiano; TEDESCHI, L. A.; CRESPE, A. C.; PERLI, F.; FARIAS, PUGA, V. L.. Histórias de Mulheres dos Assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista na Luta Pela Terra em Sidrolândia/MS: vivências, consentimentos, rupturas e continuidades. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Alzira Salete Menegat

MENEGAT, A. S.; PERLI, F.;FARIAS, M. F. L.; TEDESCHI, L. A.. História de mulheres na luta pela terra em assentamentos rurais no Estado de Mato Grosso do Sul: vivências, consentimentos, rupturas e continuidades. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em História - Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Orientou

Kristian Weslley Eich de Souza

Do Pito de Pango à criminalização no Brasil: História, cultura e religião; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Claudia Delboni;

Juliano Florisvaldo de Bortoli

A Construção do Mito de Hércules; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Claudia Delboni;

Jacqueline Naiara Coradini de Oliveira

Monitoria na disciplina de Estágio Supervisionado I; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Claudia Delboni;

Jacqueline Naiara Coradini de Oliveira

Monitoria na disciplina de História Antiga I; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Claudia Delboni;

Foi orientado por

Zilda Marcia Gricoli Iokoi

As mulheres no Assentamento de Sumaré: um estudo de caso; 2008; Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Zilda Marcia Grícoli Iokoi;

Losandro Antônio Tedeschi

Historia de mulheres na luta pela terra em assentamentos rurais no Mato Grosso do Sul: vivencias, consentimentos, rupturas e continuidades; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Losandro Antônio Tedeschi;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, BRUNO FERREIRA ; DELBONI, CLÁUDIA . AS SINGULARIDADES DO ESPAÇO URBANO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS TERRITORIAIS DO ENTORNO DE MAPUTO/MOZ. GEO UERJ (2007) , v. I, p. e53710, 2020.

  • DELBONI, C. . Os novos atores sociais: a formação do acampamento de Sumaré II no Estado de São Paulo. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD) , v. 7, p. 1-10, 2013.

  • DELBONI, CLÁUDIA . Trajetória de Vidas entre rupturas e continuidades: História de mulheres assentadas em Sidrolandia. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Proprietas, 2022. v. 1. 246p .

  • DELBONI, C. . Afinal, para que serve o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciaturas?. Gazeta Educação, Suplemento Mensal A Gazeta, p. 06 - 06, 01 nov. 2012.

  • DELBONI, C. . Azaléia, Rosa e Dália: a luta pela terra na estrutura do patriarcado. In: XVI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-MS; XX SEMANA DE HISTÓRIA DA UEMS; V SEMINÁRIO DO PROFHISTÓRIA DA UEMS,, 2022, On line. Azaléia, Rosa e Dália: a luta pela terra na estrutura do patriarcado, 2022.

  • DELBONI, CLÁUDIA . A arte do ensino História: a inclusão dos povos indígenas e negros nos currículos escolares.. In: XV Encontro de História da ANPUH/MS, 2021, Três Lagoas. "História em combate: Ciência e ensino, ética e engajamento", 2021. p. 306-318.

  • DELBONI, C. . Travessia das mulheres nos barracos de lona na luta pela terra: entre rupturas e permanência nas relações de gênero. In: 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11 ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?, 2017, Florianópolis. 13 Mundo das Mulheres e Fazendo Gênero 11 ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?, 2017.

  • DELBONI, C. . Da memória a História da infância de mulheres assentadas no Estado de Mato Grosso do Sul. In: VII Simpósio sobre Reforma Agrária de Questões Rurais: 30 anos de assentamentos na Nova República, 2016, Araraquara. VIi SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 2016.

  • DELBONI, C. . Entre a memória e a história: as mulheres dos assentamentos Ernesto Che Guevara e João Batista no Estado de Mato Grosso do Sul. In: VI Simpósio sobre a reforma agraria e questões rurais, 2014, Araraquara. VI SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 2014.

  • DELBONI, C. . A memória das mulheres do Assentamento Ernesto Che Guevara e João Batista no Estado e Mato Grosso do Sul: a travesseia da na luta pela terra e escolarização. In: XI Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2014, Campo Grande. Migração e Tráficos de pessoas nas fronteiras, 2014.

  • DELBONI, C. . A memória das mulhers do assenameto ERnesto Che Guevara e João Batisa no Estado de Mato Grosso do Sul: a travessia na luta pela terra e escolarização. In: ENEPEX, 2014, Dourados. Enepex Encontro de Ensino, pesquisa e Extensão - 8 Enepe UFGD - 5 EPEX UEMS, 2014.

  • DELBONI, C. . MULHERES DA TERRA: COORDENADORAS DE LUTAS OU COMPANHEIRAS DE PANELAS?. In: Fazendo Gênero10, 2013, Florianópolis. Desafios atuais dos feminismos, 2013.

  • DELBONI, C. . Entre a Memória e a História: o Grupo Mulheres daTerra e o Assentamento de Sumaré II no Estado de São Paulo. In: 1 Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados. 1 Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011.

  • DELBONI, C. . Mulheres da Terra: Companheiras de Luta ou Coordenadoras de Panelas?. In: 1 Simpósio Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011, Dourados. ! Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade, 2011.

  • DELBONI, C. . Mulheres da terra: participação na luta pelos direitos sociais. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP, 2008, São Paulo. XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP, 2008.

  • Delboni, C ; DELBONI, C. . A modernização conservadora da agricultura: apogeu e crise do Complexo Eldorado S.A. no município de Sidrolândia/MS. In: XIV Encontro de História da ANPUH/MS, 2018, Dourados. HISTÓRIA: O QUE, QUANTO VALE E PARA QUEM SERVE?, 2018. v. 1. p. 1-103.

  • DELBONI, C. . A arte do ensino História: a inclusão dos povos indígenas e negros nos currículos escolares.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DELBONI, CLÁUDIA . História oral e possibilidades de uso no ensino de História. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, C. . Resistências e violências sociais: direitos humanos em questão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, CLÁUDIA . A modernização conservadora da agricultura: apogeu e crise do Complexo Eldorado S.A. no município de Sidrolândia/ MS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DELBONI, C. . A Travessia das Mulheres nos Barracos de Lona na Luta pela Terra: entre rupturas e permanência nas relações de gênero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DELBONI, C. . Da Memória a história da Infância de mulheres assentadas no Estado de Mato Grosso do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DELBONI, C. . Metodologia de História Oral e os Assentamentos Rurais no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, C. . Metodologia de História Oral e os Assentamento Rurais no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, C. . Metodologia de História Oral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, C. . 'Metodologia de História Oral'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DELBONI, C. . Direitos da Mulher. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

DELBONI, C. ; Delboni, C ; DELBONI, C. . Linha do tempo da história ocidental. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELBONI, C. . História Oral: a História Vista por baixo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELBONI, C. . A luta pela terra no Brasil nos últimos cinquenta anos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELBONI, C. . Mulheres: perspectiva histórica e antropológica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELBONI, C. . História Antiga e Teatro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DELBONI, C. . Memória e História: Métodos e Abordagens em História Oral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2022

Trajetória de Vidas entre rupturas e continuidades: História de mulheres assentadas em Sidrolândia, INCT Proprietas e financiado pelo CNPq e pela FAPERJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2019

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor Contratado, Carga horária: 8

2015 - 2015

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6

2010 - 2013

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 28

2011 - 2013

Centro Universitário da Grande Dourados

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

2000 - 2010

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 27

Atividades

  • 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

1997 - 1999

Cooperativa Educacional de Cotia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2021 - Atual

Associação Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

1996 - 1997

Instituto de Educação e Esportes Higienopolis S/C

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12