Ricardo Mayer

É Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou doutoramento sandwich no Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques de L'École des Hautes Études en Sciences Sociales - CADIS - EHESS (2002-2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria - PPGCS-UFSM e editor da Século XXI - Revista de Ciências Sociais, periódico científico do PPGCS-UFSM. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia política e sociologia do trabalho concentrando-se especialmente nos seguintes temas: as dimensões simbólicas da desigualdade e seus desdobramentos em termos da construção social de hierarquias de valor, de sentimentos morais e de reconhecimento denegado, bem como, sobre questões relacionadas ao mundo trabalho, à ação coletiva e ao protesto social contemporâneo. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5973-5947

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2000 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Hierarquia, Igualdade e Diferença: lutas por reconhecimento no sul do Brasil
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( Michel Wieviorka)
com Raúl Enrique Rojo. Palavras-chave: Trabalho associado; Autogestão; ação coletiva; Identidade; hierarquia.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

1992 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Dominação e Consentimento: um estudo sobre as estratégias de gestão da força de trabalho numa indústria de processo contínuo,Ano de Obtenção: 1997
Renato Paulo Saul.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Processo de trabalho; estratégias gerenciais; dominação; consentimento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Graduação em Ciências Sociais

1987 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BALIEIRO, Fernando de F. ; FERREIRA, Laura S. ; PICOLOTTO, Everton L. ; SANDALOWSKI, Mari C. ; VECCHIOLI, Virginia S. ; MAYER, Ricardo . 1º Seminário de Sociologia da Universidade Federal de Santa Maria. 2017. (Outro).

MAYER, Ricardo . O mundo do trabalho na virada do século. 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14º CISO - Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.Classes sociais, desigualdade e subjetividade: precarização, invisibilidade e prevalência do trabalho atípico na contemporaneidade. 2009. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Lutas por reconhecimento em associações de catadores de lixo no Sul do Brasil. 2007. (Congresso).

Reestruturação produtiva, relações de trabalho e economia solidária.Estudo sobre os processos de reestruturação produtiva no sul do Brasil. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dionas Ávila Pompeu

FERREIRA, Laura S.; MAZON, Marcia da S.;MAYER, Ricardo. Percursos formativos e identidades laborais: o professor de sociologia do ensino médio.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo Rosa Guedes

MAIA, Eduardo. L. C.;MAYER, Ricardo; MARIANO, Ricardo. O problema do mal no Mundo: A relação da justificativa dos fiéis da Igreja Batista Nacional de Santa Maria/RS com as tipologias de teodiceia weberianas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristina Bremm

PICOLOTTO, Everton L.;MAYER, Ricardo; OLIVEIRA, Valter L. de. Saber, conhecimento e poder: relações de mediação entre agricultores ecologistas e técnicos no Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Francis Casagranda Zanella

PICCIN, Marcos B.; MEDEIROS, Leonilde S. de;MAYER, Ricardo. Entre estigmas e distinções: a estruturação das posições sociais de sem-terra e assentados na região estancieira do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniel Armando Faber

MAYER, Ricardo; FERREIRA, Laura S.; LEITE, Elaine S.. Entre fornação e adestramento: uma análise sociológica do habitus escolar militarizado em um colégio militar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiane Maciel Victor

MAIA, Eduardo. L. C.;MAYER, Ricardo; MARIANO, Ricardo. As práicas iurdianas: uma análise das práticas religiosas da Igreja Universal do Reino de Deus. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jéssica Maria Rosa Lucion

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; NIEDERLE, Paulo A.. A gramática por trás do selo: agroecologia e processos de certificação participativos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Samara Peres Dornelles Almeida

PICOLOTTO, Everton L.;MAYER, Ricardo; NASCIMENTO, José A. Moraes do. A construção política do indígena como sujeito político: a luta dos Kaigang por terra e por reconhecimento em Faxinalzinho, RS, Brasil.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ranieri Rodrigues Garcia

RIBEIRO, Maria Thereza R.; SPOLLE, Marcus Vinicius;MAYER, Ricardo; COTANDA, Fernando C.. Disposições para crer sobre o sindicalismo: um estudo com juízes do trabalho no sul do Brasil.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Farias

SANDALOWSKI, Mari C.; OLIVEIRA, Renato de;MAYER, Ricardo. Ciência, técnica e valor à luz dos discursos biomédicos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Larissa Ferreira Tavares

BARBOSA, Attila M. E. S.; LEITE, Elaine S.;MAYER, Ricardo; MOLON DA SILVA, Francielle. Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Evelin Melo Mintegui

SANDALOWSKI, Mari C.; MAIA, Eduardo. L. C.;MAYER, Ricardo. Arquivistas: uma análise sob o viés da sociologia das profissões. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alcir Luciany Lopes Martins

MAYER, Ricardo; OLIVEIRA, Renato de; SANDALOWSKI, Mari C.. A expansão universitária e as ações afirmativas: a experiência das cotas raciais na Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thilara Lopes Schwanke Xavier

MAYER, Ricardo; LEITE, Elaine S.; Pedro ROBERTT; MOLON DA SILVA, Francielle. As competências à prova: um estudo sobre a reconfiguração da gestão em uma indústria do setor médico-hospitalar.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe da Luz Colomé

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; PORTILHO, Fátima. Gramáticas do consumo: eticidade e engajamento político no sul do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: André Dala Possa

PEIXOTO, L.; GILL, Lorena Almeida;MAYER, Ricardo; NEVES, F. M.. Intersecção geracional: a pessoa idosa em meio às rotinas tecnologizadas.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carla Michele Rech

SILVA, Marcelo Kunrath;MAYER, Ricardo; SCHULZ, Rosangela M.; Pedro ROBERTT. A trajetória do Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul do RS: entre mediações e (re) configurações. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Éverton Garcia da Costa

MENDONÇA, Daniel de;MAYER, Ricardo; SPOLLE, Marcus Vinicius; RODRIGUES, Leo Peixoto. A contribuição da noção de "emancipação" como categoria analítica para o debate moderno / pós-moderno. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Antonio Belamar Oliveira de Bitencourt

ALMEIDA, Francis Moraes de;MAYER, Ricardo; LEITAO, Débora Krischke; SILVA, Sandra Rubia. Risco e pânico moral: uma análise sociológica do ''medo do crime'' na revista Superinteressante (2008-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Darci de Farias Cintra Filho

MAYER, Ricardo; LIMA, J. V. R. B. C.; RODRIGUES, F. J.; SILVA SOBRINHO, H. F.. A velhice e a vida institucionalizada representada pelos idosos residentes em instituições de longa permanência para idosos nos municípios de Arapiraca - AL e Caruaru -PE. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Yanna Cristina Santos de Morais Lira

BREDA, M. Z.;MAYER, Ricardo; ALBUQUERQUE, M. C. S.. O adoecimento mental: reflexos sobre a construção da identidade da pessoa que sofre. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Amélia de Lemos Florêncio

PLANCHEREL, Alice Anabuki;MAYER, Ricardo; Silva Sobrinho, Helson, F.. O ensino da sociologia no nível médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosina Pérez Menafra

MAYER, Ricardo; STROH, P. Y.; MILANI, A. M. R.. Cooperativismo em setores de baixa renda em Alagoas: desafios na constituição de espaços públicos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gleidylucy Oliveira da Silva

MAYER, Ricardo; CANDEIAS, C. N. B.; MEDEIROS, R. S.. Vozes do silêncio: participação e deliberação no Nordeste brasileiro.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ricardo Gonçalves Severo

WAUTIER, Annie Marie; GILL, Lorena Almeida; LONER, Beatriz Ana;MAYER, Ricardo. Catadores de materiais recicláveis na cidade de Pelotas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe da Luz Colomé

SILVA, Marcelo Kunrath; ROSENFIELD, Cinara L.;MAYER, Ricardo; MARQUES, Teresa C. S.. Consumo, política e engajamento: uma análise sociológica do consumo contestatório vegano no Brasil e Canadá.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Rubin de Lima

ROJO, Raúl E.; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringheli; ANJOS, José Carlos Gomes;MAYER, Ricardo. A justiça e a cidade: o juiz nas lutas pela ocupação do espaço urbano em Porto Alegre. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinicius Folletto Bevilaqua

COTANDA, Fernando C.; SCHABBACH, Leícia. M.; MOYA, Maurício. A;MAYER, Ricardo. Os regimes de justificação mobilizados na esfera legislativa: um estudo das justificações sobre a reforma trabalhista no Congresso Nacional.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe da Luz Colomé

SILVA, Marcelo Kunrath; ROSENFIELD, Cinara L.;MAYER, Ricardo. Consumo, política e engajamento: uma análise sociológica das práticas de consumo desenvolvidas pelos adeptos do veganismo no contexto sul-brasileiro.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cassiane da Costa

MARIN, J. O. B.; HILLIG, C.; NEVES, D. P.; ZANINI, M. C. C.;MAYER, Ricardo. Homens solteiros na agricultura familiar: uma interpretação do celibato em Alegrete/RS. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Debora Santos Londero

PICOLOTTO, Everton L.;MAYER, Ricardo; PINHEIRO-MACHADO, Rosana. "Você é aquilo que você come": o veganismo enquanto prática de consumo e engajamento político na cidade de Santa Maria/RS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Dionas Ávila Pompeu

FERREIRA, Laura S.;MAYER, Ricardo; SANDALOWSKI, Mari C.. Percursos formativos e identidades laborais: o professor de sociologia do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristina Bremm

PICOLOTTO, Everton L.;MAYER, Ricardo; OLIVEIRA, Valter L. de. Saber, conhecimento e poder: relações de mediação entre agricultores ecologistas e agrônomos no Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo Rosa Guedes

MAIA, Eduardo. L. C.;MAYER, Ricardo; FERREIRA, Laura S.. A racionalidade religiosa da Igreja Batista Nacional da cidade de Santa Maria.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniel Armando Faber

MAYER, Ricardo; PICCIN, Marcos B.; FERREIRA, Laura S.. Educação e disciplina: um estudo sobre as práticas de ensino em uma escola militar.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiane Maciel Vitor

MAIA, Eduardo. L. C.;MAYER, Ricardo; MARIANO, Ricardo. Religião e modernidade: novas motivações religiosas.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jéssica Maria Rosa Lucion

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; PICCIN, Marcos B.. Gramáticas por trás do selo: agroecologia e processos de certificação participativos.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janaína Marissol dos Santos Machado

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; PICCIN, Marcos B.. O protesto social contemporâneo: redes sociais e novas formas de engajamento político.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Samara Peres Dornelles Almeida

PICOLOTTO, Everton L.;MAYER, Ricardo; SPINELLI, Letícia M.. A construção do índio como sujeito político: a luta Kaingang por terra e por reconhecimento em Faxinalzinho, RS.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ranieri Rodrigues Garcia

RIBEIRO, Maria Thereza R.; ROJO, Raúl E.;MAYER, Ricardo. Relações de classe e poder judiciário: percepções da magistratura trabalhista. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Farias

OLIVEIRA, Renato de;MAYER, Ricardo; SANDALOWSKI, Mari C.. Ciência, técnica e valor à luz dos discursos biomédicos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Evelin Melo Mintegui

OLIVEIRA, Renato de;MAYER, Ricardo; SANDALOWSKI, Mari C.. Arquivologia: profissão e campo profissional no Rio Grande do Sul. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alcir Luciany Lopes Martins

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; SANDALOWSKI, Mari C.. Reconhecimento, invisibilidade e meritocracia: expansão universitária, políticas de ação afirmativa e racismo no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thilara Lopes Schwanke Xavier

MAYER, Ricardo; Pedro ROBERTT; LEITE, Elaine S.. As competências à prova: um estudo sobre as estratégias de gestão da força de trabalho em uma indústria do setor médico-hospitalar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Larissa Ferreira Tavares

BARBOSA, Attila M. E. S.; LEITE, Elaine S.;MAYER, Ricardo. Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cristina Porto Fabres

Robertt, Pedro; BARBOSA, A. M. E. S.;MAYER, Ricardo. Inovações na indústria aeronáutica e competências da profissão de piloto de linha aérea do transporte aéreo brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe da Luz Colomé

MAYER, Ricardo; LEITAO, D. K.; PORTILHO, M. F. F.. Consumo, política e engajamento: uma análise sociológica das práticas de consumo solidário no sul do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Antonio Belamar Bitencourt

ALMEIDA, F. M.; LEITAO, D. K.;MAYER, Ricardo. Transtorno do pânico e 'medo do crime": fenômenos sociais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Thaís de Lima Gaspary

SANDALOWSKI, Mari C.;MAYER, Ricardo. Ei, você aí, me dá um dinheiro aí: um mapeamento do financiamento coletivo no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cleusa Maria Pereira Ricardo

SANDALOWSKI, Mari C.;MAYER, Ricardo. Os fatores geradores de estresse e ansiedade para os estudantes que residem nas moradias estudantis da Universidade Federal de Santa Maria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Zoica Bakirtzief da Silva Pereira

MAYER, Ricardo; PICCIN, Marcos B.; PICOLOTTO, Everton L.. Conhecimentos médico-científicos como capitais simbólicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosane Terezinha Brasil Esbick

SANDALOWSKI, Mari C.;MAYER, Ricardo; ROSA, Pablo O.. Violência juvenil e a aplicação de medida socioeducativa privativa de liberdade pelo sistema judiciário: um estudo sociológico sobre as características sócio-demográficas dos adolescentes em conflito com a lei e a desconstrução do paradigma da impunidade.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiane Maria Grimm

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; SANDALOWSKI, Mari C.. A emergência de poderes na formatação de consensos: uma análise da constituição de uma rede de conhecimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernanda Scherer

RONSINI, V. M.;MAYER, Ricardo; WOTTRICH, L. H.. Identidade de gênero e mídia: um estudo com mulheres transgêneras.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paola Stuker

SANDALOWSKI, Mari C.; AZEVEDO, Rodrigo. G.; ALMEIDA, Francis Moraes de;MAYER, Ricardo. A Lei Maria da Penha e a Criminalização da Violência Contra a Mulher: um estudo sociológico na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Santa Maria, RS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carla K

TAVARES, Breitner; ALVES, Elder P. M.;MAYER, Ricardo. A. de Barros.Estudo de caso sobre a competição e a prática do assédio moral numa empresa do ramo de varejo e moda em Maceió - AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: James Washington Alves dos Santos

OLIVEIRA, João A. Saldanha de; PLANCHEREL, Alice Anabuki;MAYER, Ricardo. O poder dos militares nas "mãos" de um civil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Bárbara Simon

TIRELLI, Claudia; ALMEIDA, Paula C. S. de;MAYER, Ricardo. O perfil sócio-demográfico dos suicidas em Venâncio Aires. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.; NEVES, F. M.; SANDALOWSKI, Mari C.; NIEDERLE, P. A.. Presidente de Banca Examinadora - Concurso público docente - Professor Adjunto A, Nível 1 - Sociologia / Teoria sociológica. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

CUNHA, P. R. C.;MAYER, Ricardo; NEVES, F. M.. Concurso público docente - Professor Adjunto - Sociologia. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

RIBEIRO, Marcelo;MAYER, Ricardo; PICOLOTTO, Everton L.. Concurso público docente - Professor Auxiliar. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

TRAVERSO, L. D.; PONS, M. E. D.;MAYER, Ricardo. Concurso público docente - Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

NEVES, F. M.; CREMONESE, D.;MAYER, Ricardo. Concurso público docente - Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

BELIEIRO JUNIOR, J. C. M.;MAYER, Ricardo; Robertt, Pedro. Concurso público docente - Professor Adjunto - Sociologia. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

PLANCHEREL, Alice Anabuki;MAYER, Ricardo; ALVES, E. P. M.. Concurso público docente - Professor Substituto - Sociologia. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

PLANCHEREL, Alice Anabuki;MAYER, Ricardo; BASTOS ALVES, Maria Lucia. Concurso público docente - Professor Adjunto - Sociologia. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

MAYER, Ricardo; ALVES, E. P. M.; NERY, S.. Presidente de Banca Examinadora - Concurso público docente - Professor Adjunto - Sociologia. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

MAYER, Ricardo; RIBEIRO, M.; SPINELLI, J.. Concurso público docente. 2005. Universidade de Santa Cruz do Sul.

MAYER, Ricardo; VECCHIOLI, Virginia S.; PICOLOTTO, Everton L.; BRITES, Jurema G.; ZANINI, M. C. C.; CREMONESE, D.; ALMEIDA, Francis Moraes de; MOCELLIN, M. C.; PEREZ, Reginaldo T.; CAMPOS, R. S.. Comissão Examinadora de Seleção ao Ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

PICOLOTTO, Everton L.; CAMPOS, R. S.; CREMONESE, D.; ALMEIDA, F. M.; ZANINI, M. C. C.; VECCHIOLI, Virginia S.;MAYER, Ricardo; BALIEIRO, Fernando de F.; MOCELLIN, M. C.; PEREZ, Reginaldo T.. Comissão Examinadora de Seleção ao Ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

LEITAO, D. K.; CAMPOS, R. S.;MAYER, Ricardo; MOCELLIN, M. C.. Comissão Examinadora de Seleção ao Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

MAYER, Ricardo. Comissão Examinadora de Seleção dos Candidatos ao Ingresso no Programa de Pós-Gradiuação em Ciências Sociais. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

MAYER, Ricardo. Comissão Examinadora de Seleção dos Candidatos ao Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

MAYER, Ricardo; NEVES, F. M.; Sandalowski, Mari C.. Comissão Examinadora de Seleção dos Candidatos ao Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elida Rubini Liedke

LIEDKE, E. R.. Dominação e consentimento: um estudo sobre as estratégias empresariais de gestão da força de trabalho numa indústria de processo contínuo.. 1997. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Valmíria Carolina Piccinini

SAUL, R. P.; MAYER, R.; LIEDKE, Elida Rubini;PICCININI, V. C.. Dominação e Consentimento: um estudo sobre as estratégias empresariais de gestão da força de trabalho numa indústria de processo contínuo. 1997. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Lee Williams Fonseca

Claudia Fonseca. "Hierarquia, igualdade e diferença: lutas por reconhecimento no Sul do Brasil". 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho

LISBÔA FILHO, FLAVI FERREIRA; PADOIN, M. M.; ALMEIDA, M.. BOMBAS DE CHIMARRÃO COMO EXPRESSÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Marcelo Kunrath Silva

SILVA, M. K.; SOBOTTKA, Emil Albert; ROSENFIELD, Cinara Lerrer; FONSECA, Cláudia Lee; ROJO, Raúl Enrique; MARTUCCELLI, Danilo. Hierarquia, Igualdade e Diferença: lutas por reconhecimento no sul do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Schmidt Arturi

ARTURI, C. S.. Economia Solidária: cenário para o surgimento de novos atores sociais?. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Emil Albert Sobottka

SOBOTTKA, E. A.; ROJO, R.; FONSECA, C. L.; ROSENFIELD, C. L.; SILVA, M. K.; MARTUCELLI, D. D.. Hierarquia, igualdade e diferença: lutas por reconhecimento no sul do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Raúl Enrique ROJO

ROJO, R. E.; SOBOTTKA, Emil Albert; FONSECA, Claudia Lee Williams; ROSENFIELD, Cinara Lerrer; SILVA, Marcelo Kunrath; MARTUCCELLI, Danilo Domenico. Hierarquia, igualdade e diferença. Lutas pelo reconhecimento no Sul do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Raúl Enrique ROJO

ROJO, R. E.ARTURI, Carlos Schmidt; ALMEIDA, Jalcione Pereira de; GAIGER, Luiz Inácio Germany. Economia solidária: cenário para um surgimento de novos atores sociais?. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cinara Lerrer Rosenfield

ROSENFIELD, C. L.; SOBOTKA, E.; Kunrath Siva, M.; FONSECA, C. L. W.; MARTUCCELLI, D. D.; ROJO, R. E.. Hierarquia, igualdade e diferença; lutas pelo reconhecimento no Sul do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bharbara Alves Agnoletto

Contestação social e ressentimento de classe: uma análise sociológica do engajamento conservador nas redes sociais digitais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Cleiton Antonio Haiduk

Entre controle e resistência: um estudo de caso sobre o processo de racionalização do trabalho em uma empresa pública do setor de serviços; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Daniel Armando Faber

Entre formação e adestramento: uma análise sociológica do habitus escolar em um colégio militar; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Ricardo Mayer;

Jéssica Maria Rosa Lucion

A gramática por trás do selo: agroecologia e processos de certificação participativos; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Mayer;

Janaína Marissol Santos Machado

O protesto social contemporâneo: formas de engajamento político via redes sociais no Brasil a partir de 2013; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Mayer;

Alcir Luciany Lopes Martins

A expansão universitária e as ações afirmativas: a experiência das cotas raciais na Universidade Federal de Santa Maria; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Ricardo Mayer;

Thilara Lopes Schwanke Xavier

As competências à prova: um estudo sobre a reconfiguração da gestão em uma indústria do setor médico-hospitalar; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Ricardo Mayer;

Felipe da Luz Colomé

Gramáticas do consumo: eticidade e engajamento político no sul do Brasil; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Mayer;

Antonio Belamar Oliveira de Bitencourt

Risco e pânico moral: uma análise sociológica do ''medo do crime'' na revista Superinteressante (2008-2012); 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Ricardo Mayer;

Darci de Farias Cintra Filho

A velhice e a vida institucionalizada representada pelos idosos residentes em instituições de longa permanência para idosos nos municípios de Arapiraca - AL e Caruaru -PE; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Ricardo Mayer;

Gleidylucy Oliveira da Silva

Vozes do silêncio: participação e deliberação no Nordeste brasileiro - Uma análise a partir do território rural do Litoral Norte de Alagoas; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagpas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ricardo Mayer;

Rosina Pérez Menafra

Cooperativismo em setores de baixa renda em Alagoas: desafios na constituição de espaços públicos associativos; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ricardo Mayer;

Letícia Machado Spinelli

2014; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Ricardo Mayer;

Zoica Bakirtzief da Silva Pereira

Conhecimentos médico-científicos como capitais simbólicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Mayer;

Diogo de Souza Lindenmaier

Conflitos ambientais e gestão da natureza: a arborização urbana em Cachoeira do Sul, RS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Mayer;

Jéssica Maria Rosa Lucion

Entre solidariedade e justificação: uma sociologia das práticas de economia solidária no sul do Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Mayer;

ELISETE TERESINHA FELIN

Trabalho e gênero: uma sociologia da produção artesanal na Quarta Colônia na Região Central do RS; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Mayer;

Fabiane Maria Grimm

A emergência de poderes na formatação de consensos: uma análise da constituição de uma rede de conhecimentos; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Ricardo Mayer;

Mayara Wanessa Barros Inácio

Reconhecimento e envelhecimento: um estudo sobre a percepção da velhice na casa Luíza de Marillac - Maceió-AL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ricardo Mayer;

Charles dos Santos

A experiência dos trabalhadores da cana: exploração, invalidação social e uso predatório da força de trabalho na agroindústria canavieira; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Mayer;

Maicon Costa Borba Macedo

Justiça, igualdade e diferença: políticas públicas e lutas sociais no sul do Brasil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ricardo Mayer;

Larissa Harres Zucchelli Bittencourt

A representação do feminino no discurso midiático: a construção social da mulher alfa; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ricardo Mayer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renato Paulo Saúl

Dominação e consentimento: um estudo sobre as estratégias de gestâo da força de trabalho em industria de processo contínuo; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Renato Paulo Saul;

Tânia Steren dos Santos

Novas tecnologias e transformações no trabalho; 1991; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pro Reitoria de Pesquisa da Ufrgs; Orientador: Tania Steren dos Santos;

Raúl Enrique ROJO

Hierarquia, igualdade e diferença; Lutas pelo reconhecimento no Sul do Brasil; 2005; 291 f; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Raúl Enrique ROJO;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COLOMÉ, Felipe da Luz ; MAYER, Ricardo . Gramáticas da ação na economia solidária e a justificação das práticas de consumo. Análise Social (Lisboa) , v. LI, 3º, p. 566-597, 2016.

  • COLOMÉ, Felipe da Luz ; MAYER, Ricardo . A ética do cuidado como uma gramática da ação: uma análise do consumo crítico em um mercado alternativo. Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 52, p. 425-436, 2016.

  • MAYER, Ricardo . A gramática da ação de trabalhadores em cooperativas de produção no sul do Brasil. Cadernos do CRH (UFBA) , v. 24, p. 627-646, 2011.

  • MAYER, Ricardo . Sociologia da experiência e lutas por reconhecimento : associações de geração de trabalho e renda no sul do Brasil. SOCIOLOGIA (LISBOA) , v. nº61, p. 65-84, 2009.

  • MAYER, Ricardo . A lógica do respeito: notas críticas em torno do conceito de reconhecimento. Latitude (UFAL) , v. 2, p. 34-67, 2008.

  • MAYER, Ricardo . A propósito do caso Dreyfuss: notas para discussão sobre o papel dos intelectuais. Barbarói (USCS) , Santa Cruz do Sul, n.9, p. 53-74, 1998.

  • MAYER, Ricardo . Racionalização da produção e do processo de trabalho: as estratégias capitalistas de gestão da força de trabalho. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. IMPRESSO) , Santa Cruz do Sul, v. 3, n.1, p. 217-252, 1998.

  • MAYER, Ricardo . Educação e qualidade total. In: OLIVEIRA, Maria Lolita. (Org.). Qualidade em educação: um debate necessário. Passo Fundo: Editora da UPF, 1997, v. , p. 35-49.

  • MAYER, Ricardo . A dádiva e a lógica do respeito em associações de geração de trabalho e renda. In: IIº Congreso Latinoamericano de Antropologia, 2008, San José - Costa Rica. Memoria do IIº Congreso Latinoamericano de Antropologia. San José: Universidad de Costa Rica, 2008.

  • MAYER, Ricardo . Lutas por reconhecimento: a gramática da ação em associações de catadores de lixo no sul do Brasil. In: Vº Congreso Latinoamericano de Sociolgía del Trabajo, 2007, Montevideo. Anais do Vº Congreso Latinoamericano de Sociolgía del Trabajo, 2007.

  • MAYER, Ricardo . Lutas por reconhecimento em associações de catadores de lixo no Sul do Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Desigualdade, diferença, reconhecimento, 2007.

  • MAYER, Ricardo . Entre compromisso e pragmatismo: a gramática da ação de trabalhadores em cooperativas de produção no sul do Brasil. In: Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales - CLACSO, 2007, Quito- Ecuador. Memorias del Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales - CLACSO, 2007.

  • MAYER, Ricardo . Produção de conhecimento x sociedade: a função social da pesquisa. In: II Seminário Temático Construção do Conhecimento e Sociedade, 1997, Erechim. Construção do conhecimento e sociedade. Erechim: Editora da Uri, 1997. p. 64-74.

  • MAYER, Ricardo . Associações, democracia, economia popular e a constituição de novos atores sociais no sul do Brasil. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004, Coimbra - Portugal. Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004.

  • MAYER, Ricardo . Democracia e experiências associativas a partir de empreendimentos populares de geração de trabalho e renda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYER, Ricardo . Desemprego, invisibilidade e invalidação social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAYER, Ricardo . Trabalho e reconhecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYER, Ricardo . A dádiva e a lógica do respeito em associações de geração de trabalho e renda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYER, Ricardo . Marcel Mauss e a teoria da dádiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYER, Ricardo . Entre compromisso e pragmatismo: a gramática da ação de trabalhadores em cooperativas de produção no sul do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYER, Ricardo . Lutas por reconhecimento: a gramática da ação em associações de catadores de lixo no sul do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYER, Ricardo . Lutas por reconhecimento em associações de catadores de lixo no Sul do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAYER, Ricardo . Reestruturação produtiva e economia solidária. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAYER, Ricardo . Dominação e Consentimento: um estudo sobre as novas estratégias de gestão da força de trabalho. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAYER, Ricardo . Modernização tecnológica, processo de trabalho e resposta operário-sindical na indústria Rio Grande do Sul. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAYER, Ricardo . Construção e gestão de conteúdos do portal do Instituto de Ciências Sociais na internet. 2010.

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais.. 2018. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2017. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2016. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2015. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2014. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2013. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2012. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Século XXI: Revista de Ciências Sociais. 2011. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Latitude. 2009. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Latitude. 2008. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Revista Barbarói. 2006. (Editoração/Periódico).

MAYER, Ricardo . Revista Barbarói. 2005. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Protesto social e recepção da mídia digital no Brasil., Descrição: A investigação se debruça, a partir de uma sociologia da recepção da mídia, sobre a opinião dos leitores de grandes periódicos do Brasil (Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo) acerca da cobertura do processo de impeachment pautada por esses jornais. Para tanto, são analisados os comentários dos leitores sobre as notícias acerca do impeachment da Presidente Dilma Rousseff publicadas nas edições digitais dos referidos jornais no período de março de 2015 (quando há um incremento da contestação oposicionista) à agosto de 2016 (quando ocorre o seu afastamento definitivo da Presidência da República). Com efeito, essa investigação procura evidenciar, mediante a análise de conteúdo dos comentários dos leitores (com o auxílio do tratamento informacional dos dados coletados através do pacote RQDA da linguagem R), uma modalidade do protesto social conservador informado por parcela importante da grande imprensa e a recorrência do ressentimento de classe como expressão de frustração relativa das classes médias subjacente nestes comentários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Conflitos e controvérsias em torno da demarcação de terras indígenas no Rio Grande do Sul., Descrição: O presente projeto de pesquisa busca investigar os conflitos e controvérsias em torno da demarcação de terras indígenas no Estado do Rio Grande do Sul. Mais especificamente, essa investigação se debruça sobre a conflitualidade social expressa pelos litígios jurídicos, pelas disputas políticas no Congresso Nacional e por controvérsias públicas e científicas, que emergiram a partir das reivindicações pela definição legal das terras indígenas. As disputas em torno da demarcação das terras das populações indígenas não se limitam ao Estado do Rio Grande do Sul, mas se estendem por todo território nacional. No entanto, a reinvindicação pela fixação de limites de novos territórios indígenas no Rio Grande do Sul possui a particularidade de envolver nessa disputa novos atores sociais configurados pela presença de pequenos agricultores representados por seus sindicatos rurais. Nesse aspecto, os contornos dos novos conflitos pela demarcação de terras surgem também a partir do questionamento acerca da validade dos laudos antropológicos emitidos para embasar as novas demandas por terras que despontaram em meados da década passada e que antagonizam pequenos agricultores e grupos indígenas, além de mobilizar um conjunto de atores sociais, tais como, FUNAI, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Ministério Público, Sindicatos Rurais e Partidos Políticos. Com efeito, essa nova conflitualidade implica em uma reconfiguração das partes historicamente engajadas nas disputas por terras, a saber: atores ligados do agronegócio procuram representar os interesses dos pequenos agricultores envolvidos nesses processos de luta pela terra. De outra parte, as populações indígenas enfrentam um acirramento dessas contendas no âmbito de suas dimensões simbólicas a partir da desqualificação social advinda do reconhecimento denegado que experimentam. A partir da análise dos argumentos que justificam as demandas das partes envolvidas nesse conflito procuramos evidenciar as lógicas sociais e as hierarqias de valor subjacentes a essas disputas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    O justo e o injusto no mundo do trabalho: hierarquias axiológicas e litígios trabalhistas no Tribunal Superior do Trabalho - TST., Descrição: Esta investigação se debruça sobre as denúncias de assédio moral que culminam em acórdãos trabalhistas no Superior Tribunal do trabalho (TST). Ainda que, os acórdãos se revelem como uma forma reificada destes litígios trabalhistas, devemos percebe-los como construções sociais suscetíveis de revelar concepções axiológicas acerca da justiça e da injustiça em uma dada sociedade, ou mais especificamente, que tipo de mudança social pode ser revelada quando algo que outrora não era passível de contenda, disputa ou litígio (ou quando muito, se traduzia apenas em ruminações emocionais) passa a ser percebido como uma ofensa ou agressão de modo a embasar uma demanda judicial. Nestes termos, buscamos evidenciar a emergência e transformações de uma ordem de legitimação subjacente às justificações aduzidas nas denúncias trabalhistas de assédio moral. Com efeito, também investigamos as possíveis correlações entre o incremento desta modalidade de litígio trabalhista e os processos de modernização econômica e reestruturação produtiva que ensejam novos parâmetros de competitividade e produtividade, e em consequência, concorrerem para elevação e agudização das tensões e conflitos trabalhistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    A experiência dos trabalhadores da cana: exploração, invalidação social e uso predatório da força de trabalho na agroindústria canavieira, Descrição: Essa investigação analisa a experiência social dos trabalhadores empregados na agroindústria canavieira. Mais especificamente buscamos analisar os impactos do processo de modernização na agroindústria canavieira sobre os modos de subjetivação dos trabalhadores da cana. Seu objeto teórico é constituído por aquilo que definimos como a gramática da ação de trabalhadores da agroindústria canavieira. Assim, a partir de uma sociologia da experiência social destes trabalhadores, decompomos sua lógica da ação num tríplice registro, qual seja: a) suas lógicas de solidariedade e pertencimento; b) suas estratégias de subsistência e resistência laboral; e c) as representações sociais acerca da sua condição. Seu objeto empírico é formado por trabalhadores canavieiros salarialmente contratados por tempo indeterminado (polivalentes), temporariamente contratados (safristas) e/ou estruturalmente desempregados e pequenos produtores agrícolas temporariamente canavieiros (sertanejos canavieiros). Por fim, também indagamos sobre a naturalização das hierarquias sociais a que estes trabalhadores estão submetidos e que terminam por legitimar as condições degradantes de exploração do trabalho presentes nos canaviais Neste contexto, é destacado o regime de ação hierárquico que concorre para definir os contornos da gramática social das relações de trabalho prepoderantes na agroindústria canavieira no Estado de Alagoas, região nordeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Invisibilidade e invalidação social: desigualdade, trajetórias e identidade de trabalhadores demandantes de emprego no nordeste do Brasil, Descrição: Essa pesquisa busca investigar processos de exclusão e invalidação social consubstanciados nas trajetórias de trabalhadores demandantes de emprego junto a agências de intermediação de mão-de-obra, tais como o Sistema Nacional de Emprego ? SINE. Seu objeto teórico, fundado na teoria social do reconhecimento, é construído em torno da seguinte questão: quais as representações sociais elaboradas por trabalhadores desempregados em situação de procura de emprego e reinserção profissional acerca da sua condição? Ou seja, em que medida estes trabalhadores desempregados ao não contemplarem os requerimentos crescentes de formação e qualificação profissional, repercutem subjetivamente o estigma e a desqualificação social derivados desta situação de desencaixe. Objetivo Geral: Investigar a partir do estudo da teoria social do reconhecimento os efeitos e modalidades de reconhecimento produzidos no âmbito das instituições do trabalho assalariado e do mercado capitalista suscetíveis de gerar algum tipo de exclusão social. Objetivos Específicos: Estudar as representações sociais produzidas por trabalhadores demandantes de emprego através do SINE sobre a sua condição que decorrem de processos de estigmatização e desqualificação social; Mapear as formas de reconhecimento denegado em mercados de trabalho a partir de agências de intermediação de emprego como o Sistema Nacional de Emprego ? SINE; Analisar se o reconhecimento denegado e a conseqüente invisibilidade e discriminação social de determinados segmentos da população economicamente ativa indexados pela categoria cor/raça, está imbricado com um baixo capital escolar diante de situações de procura de emprego.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Justiça, igualdade e diferença: políticas públicas e lutas sociais no sul do Brasil, Descrição: Objetivo Geral:Investigar as demandas por reconhecimento por parte dos movimentos sociais e sua possível relação com a formulação e implementação de políticas públicas no Brasil. Objetivos Específicos:Estabelecer a partir do estudo da teoria política contemporânea as principais correntes teóricas envolvidas no debate sobre a questão da justiça e da igualdade de direitos;Identificar as percepções de justiça social que inspiram a formulação de políticas sociais; Determinar se padrões culturais institucionalizados historicamente concorrem para o reconhecimento denegado e a conseqüente opacidade de determinados grupos e segmentos sociais face as políticas públicas. Resumo: Este projeto de pesquisa busca investigar em que medida as demandas por reconhecimento tem inspirado a formulação e implementação de políticas sociais no Brasil na última década. O objeto teórico desta pesquisa é construído em torno da seguinte questão: Como conciliar as preocupações tradicionais da justiça distributiva com as questões ligadas à teoria política do reconhecimento? Para além do tratamento formal e esquemático destas questões, quando nos confrontamos com uma fenomenologia das várias formas de injustiça social constatamos que os dois tipos de injustiça, quais sejam, às tradicionais questões ligadas à redistribuição de renda se sobrepõem questões relacionadas a uma política do reconhecimento. Tais questões estão imbricadas uma na outra se reforçando mutuamente, mormente se encararmos o cruzamento da questão de gênero com a questão étnico-racial. Assim, ante ao dilema da redistribuição ou do reconhecimento às políticas sociais podem obedecer a lógicas opostas: enquanto o primeiro tipo de política busca eliminar diferenças étnico-raciais, o segundo se esforça por preservar tais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Mayer - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Sociais. , Avenida Roraima, n.º 1000 - Campus Universitário ? Prédio 74A ? CCSH - 2.º andar, sala 2230, CEP 97105-900, Camobi ? Santa Maria, RS., Camobi,, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208259, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica II

    • 08/2019

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 3

    • 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro Titular.

    • 08/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Sociais - Bacharelado, .,Cargo ou função, Membro Titular.

    • 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro Titular.

    • 05/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro Titular.

    • 03/2019 - 06/2019

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 2

    • 03/2019 - 06/2019

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 4

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 3

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica II

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1007 - Realização de Pós-doutorado VIII

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DCS875 - Estudos Dirigidos I

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 2

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 4

    • 03/2018 - 06/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1006 - Realização de Pós-doutorado VII

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 3

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 2

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1005 - Realização de Pós-doutorado VI

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1004 - Realização de Pós-doutorado V

    • 08/2016 - 01/2017

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 3

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social, Reconhecimento e Alteridade

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1003 - Realização de Pós-doutorado IV

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DCS877 - Estudos Dirigidos III

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1002 - Realização de Pós-doutorado III

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DCS876 - Estudos Dirigidos II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 3

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Teoria Social Contemporânea

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1001 - Realização de Pós-doutorado II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DCS875 - Estudos Dirigidos I

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1

    • 03/2015 - 06/2015

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RPD1000 - Realização de Pós-Doutorado I

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social, Reconhecimento e Alteridade

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social 1 (Sociologia Clássica)

    • 09/2013 - 01/2014

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Teoria Social Contemporânea

    • 09/2013 - 01/2014

      Ensino, Sociologia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 1

    • 04/2013 - 07/2013

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social 1 (Sociologia Clássica)

    • 10/2012 - 02/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Teoria Social Contemporânea

    • 08/2012 - 01/2013

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social 2 (Sociologia Contemporânea)

    • 03/2012 - 10/2012

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social 1 (Sociologia Clássica)

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Teoria Social Contemporânea: Sociologia e Pragmatismo

    • 09/2011 - 12/2011

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social 2 (Sociologia Contemporânea)

    • 09/2011 - 12/2011

      Ensino, Sociologia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Ciências Sociais

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 2

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 1

    • 05/2011 - 06/2011

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia 1

    • 05/2011 - 06/2011

      Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Urbanização

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2012 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Sociologia, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2012 - 09/2012

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Teoria Social: a sociologia de Norbert Elias

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2008 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Sociologia, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2010 - 04/2011

      Direção e administração, Laboratório de Investigação Sociológica - SocioLab, .,Cargo ou função, Coordenador de Núcleo de Pesquisa.

    • 04/2010 - 04/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro de Comissão para elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade.

    • 06/2009 - 04/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, .,Cargo ou função, Membro titular do colegiado do PPGS - ICS - UFAL.

    • 02/2011 - 03/2011

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia V - Teoria sociológica contemporânea

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Ciências Sociais - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social Clássica

    • 11/2008 - 11/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Oferta Acadêmica do ICS.

    • 10/2008 - 11/2010

      Direção e administração, Curso de Ciências Sociais - Licenciatura, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social Contemporânea

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Teoria Sociológica Contemporânea

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social, Reconhecimento e Alteridade

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia VI

    • 02/2009 - 08/2009

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III

    • 03/2009 - 06/2009

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social Contemporânea

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Social Clássica

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Sociologia VI

  • 1996 - 2008

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 1, Carga horária: 30

    Atividades

    • 04/2005 - 07/2008

      Direção e administração, Revista Barbarói - ISSN 0104-6578, .,Cargo ou função, Editor.

    • 08/1996 - 07/2008

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ciências Sociais, Realidade Brasileira, Sociologia da Educação, Sociologia da Saúde, Sociologia do Trabalho, Sociologia Geral, Sociologia I, Teoria Sociológica III

    • 10/2006 - 11/2006

      Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão : Teoria social, reconhecimento e alteridade.

    • 08/2006 - 11/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Comissão para reformulação da grade curricular do curso de Ciências Sociais - Licenciatura.

    • 04/2006 - 05/2006

      Ensino, Comunicação & Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria política contemporânea

    • 06/2003 - 07/2003

      Ensino, Políticas Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estado, terceiro setor e políticas sociais

  • 2002 - 2003

    École des Hautes Études en Sciences Sociales

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio de pesquisa realizado no Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques - CADIS - no âmbito do doutoramento em sociologia no PPGS - UFRGS

    Atividades

    • 03/2002 - 03/2003

      Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa