Denisê Tamaê Borges Sato

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Como Gestora Pública do Estado de Goiás, é autora do Manual de Redação do Governo de Goiás (juntamente com a comissão de elaboração), atuando em elaboração de políticas públicas e projetos de alto desempenho. É consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Como pesquisadora, tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso Crítica e Letramento), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Reabilitação e Psicoterapias com ênfase em inclusão. E-mail: denisetamae@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2009 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso
Maria Izabel Santos Magalhães.

Mestrado em Lingüística

2007 - 2008

Universidade de Brasília, UnB
Título: A inclusão da pessoa com síndrome de Down no Ensino Regular: identidades docentes, discursos e letramentos,Ano de Obtenção: 2008
Maria Izabel Santos Magalhães.Palavras-chave: Discursos; identidades Docentes; Sindrome de Down; Inclusão; Letramentos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Docência de Língua e Literatura

2004 - 2005

Universidade Estadual de Goiás
Título: Aspectos da escrita em meio eletrônico

Graduação em Lic. Plena em Português Inglês e Literaturas

1997 - 2000

Universidade Estadual de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Tutores para EaD: Perfil e Práticas Educativas. (Carga horária: 30h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Encontros de Pesquisa em Anál. de Discurso Crítica. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2007

Diálogos entre a Ling Sistemico-Fucional eADC. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Corrigindo Redações. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2004 - 2004

Programa de Aprendizagem Contínua para Excelência. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2003 - 2003

Melhoria da Gerência Pública. (Carga horária: 28h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Esperanto

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MAGALHAES, I. ; BESSA, D. ; CAETANO, C. J. M. ; SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. ; DIAS, T. R. N. ; XAVIER, S. . Seminário Análise de Discurso Crítica. 2010. (Congresso).

RADHAY, R. A. ; SATO, D. T. B. ; BESSA, D. ; BATISTA JR, J. R. L. ; DIAS, T. R. N. . Seminário 20 anos do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/CEAM/UnB). 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7th International gender and Language Association Conference (IGALA 7).A mulher professora/pedagoga e a educação inclusiva: gênero e identidade. 2012. (Outra).

XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE).Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. 2012. (Outra).

II Colóquio da ALED no Brasil: intercâmbio de práticas inovadoras.A mulher professora: gênero e identidade docente. 2008. (Outra).

III SImpósio Internacional sobre Análise do Discurso.A concepção da deficiência em textos jornalísticos: uma análise crítica da transitividade verbal. 2008. (Simpósio).

II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL.Mulheres: uma questão de gênero em ADC. 2007. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Análise Crítica de Discurso e VIII Encontro de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal.Nova Schin: uma análise de discurso crítica. 2007. (Simpósio).

IX Seminário Salínguas.Representação dos deficientes em matérias de internet: Discurso e Identidade. 2007. (Seminário).

Seminário 20 anos do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade.Letramento e identidades docentes no processo de inclusão. 2007. (Seminário).

Seminário de Pesquisa.A inclusão da pessoa com síndrome de down no Ensino Regular: discursos, identidades e práticas de letramento. 2007. (Seminário).

Congresso Goiano de Direito Administrativo. 2006. (Congresso).

Seminário Gestão do Conhecimento - Um desafio necessário. 2005. (Seminário).

Seminário Gestão de Pessoas. 2003. (Seminário).

Seminário de Competitividade da Economia Goiana. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: KERLEIANE DE SOUSA OLIVEIRA

BATISTA JR, J. R. L.TAMAÊ, D.; LOPES, M.. Formação continuada e prática pedagógica de professores de classes multisseriadas sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Antonia do Nascimento Santos

TAMAÊ, D.; PINHEIRO, L. S.;BATISTA JR, J. R. L.. As dificuldades de convivência das famílias ouvintes com filhos surdos na cidade de Teresina - PI. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Patricia Lopes Braulio de Carvalho

TAMAÊ, D.; BATISTA, W. F.;BATISTA JR, J. R. L.. Educação de surdos: dos primórdios às políticas atuais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: REGINA SILVA DE OLIVEIRA LIRA

BATISTA JR, J. R. L.TAMAÊ, D.; SILVA, A. N.. A acessibilidade e o atendimento de alunas e alunos surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais - SRM. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Vivien Maria Cortez Veloso

BATISTA JR, J. R. L.TAMAÊ, D.; SILVA, A. N.. Metodologia de ensino para alunos surdos em uma escola pública estadual em Teresina: um estudo de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Rafael Alves Santos de Sousa

TAMAÊ, D.BATISTA JR, J. R. L.; TAVARES, A. P.. Avaliação construtivista reflexiva no processo de inclusão educacional da pessoa surda. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Daniela Paula dos Santos

SATO, D. T. B.BATISTA JR, J. R. L.. A importância do atendimento de primeiros socorros e seu amparo legal nas aulas de Educação Física Escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Centro de Educação a Distância/Universidade de Brasília.

Aluno: Arlene de Oliveira

SATO, D. T. B.BATISTA JR, J. R. L.. A interferência da linguagem virtual nas produções textuais dos alunos na 3º série do Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Centro de Educação a Distância/Universidade de Brasília.

Aluno: Débora Martins Assunção

SATO, D. T. B.BATISTA JR, J. R. L.. Códigos e linguagens no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais no Ensino Médio - Adaptação Curricular. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Centro de Educação a Distância/Universidade de Brasília.

Aluno: Adilane Lima

SATO, D. T. B.BATISTA JR, J. R. L.. Gêneros textuais trabalhados no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico) - Centro de Educação a Distância/Universidade de Brasília.

Aluno: Martha Larissa Correia Pereira

BATISTA JÚNIOR, J. R. L.;SATO, D. T. B.; FERREIRA, F. C.. Práticas de leitura na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Marlene de Sousa

BATISTA JÚNIOR, J. R. L.;SATO, D. T. B.; PEIXOTO, G. V.. Contribuições da Educação de Jovens e Adultos na Unidade de seus alunos: uma pesquisa na comunidade de Matões/MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria de Deus Moraes Machado

BATISTA JÚNIOR, J. R. L.;SATO, D. T. B.; PEIXOTO, G. V.. A contação de história como estratégia de aprendizagem para os alunos com deficiência intelectual no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARTA CARVALHO DE NORONHA PACHECO

PACHECO, M. C. N.. A inclusão da pessoa com Síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo

BORTONI-RICARDO S.M.; MAGALHAES, M. I.. Aconstrução da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Alexandre Ferreira da Costa

COSTA, Alexandre. A inclusão da pessoa com Síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Muna Muhammad Odeh

ODEH, M. M.. A Construção da Identidade de Gênero na Educação Inclusive: Letramento e Discurso. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Tatiana Rosa Nogueira Dias

MAGALHAES, M. I. S.; POULIN, J.; ODEH, M. M.; DINIZ, D.; RIOS, G. V.;DIAS, Tatiana Rosa Nogueira. A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Maria Izabel Santos Magalhaes

COSTA, A. F.; PACHECO, M. C. N.;MAGALHAES, I.. A Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down: Identidades Docentes, Discursos e Letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Maria Izabel Santos Magalhaes

MAGALHAES, I.; POULIN, J.; ODEH, M. M.;RIOS, G. V.; DIAS, T. R. N.. A Construção da Identidade de Gênero na Educação Inclusiva: Letramento e Discurso. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Guilherme Veiga Rios

POULIN, J.; ODEH, M. M.; DIAS, T. R. N.;RIOS, G.MAGALHAES, I.. A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Guilherme Veiga Rios

MAGALHAES, I.; BORTONI-RICARDO, S. M.; PACHECO, M. N.;RIOS, G.. A construção da identidade de gênero na educação inclusiva: letramento e discurso. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Antonia do Nascimento Santos

As dificuldades de convivência das familias ouvintes com surdos na cidade de Teresina - PI; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Patricia Lopes Braulio de Carvalho

Educação de surdos: dos primórdios as politicas atuais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Rafael Alves Santos de Sousa

Avaliação construtivista reflexiva no processo de inclusão educacional da pessoa surda; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Brasileira de Sinais) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Cláudio Danilo Moura Braga

Ambiente policial e o seu reflexo na conduta do agente de segurança: uma análise das representações sociais do Policial Militar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Gerenciamento de Segurança Públic) - Academia de Polícia Militar de Goiás; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Maria do Socorro Alves Ferreira

As habilidadese leitura e escrita nos sextos anos de escolas municipais de Alto Longa, Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Maria Gilsilene M dos Santos

Textos autênticos no ensino de Língua Inglesa:análise de uso no contexto da escola pública; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Regina Célia Marques Leal

O vídeo na aprendizagem de Língua Inglesa no 6º ano da Educação de Jovens e Adultos: Um relato de experiência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Rosângela Portela Barbosa

As estratégias de leitura como um fator de motivação para a aprendizagem de Inglês dos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina, PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Maria José F

Barbosa Lima; Abordagem crítica-reflexiva do ensino de Língua Inglesa no 6º ano de escola pública e de escola privada, evidenciando a contribuição do ensino de Língua Inglesa a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Maria do Perpétuo Socorro de S

F; Oliveira; Brincando e cantando para aprender inglês: as vantagens do uso da música nas aulas de inglês do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Denise Tamaê Borges Sato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Izabel Santos Magalhaes

A Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down: Identidades Docentes, Discursos e Letramentos; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Maria Izabel Santos Magalhaes;

Maria Izabel Santos Magalhaes

A Construção da Identidade de Gênero na Educação Inclusiva: Letramento e Discurso; 2013; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Maria Izabel Santos Magalhaes;

Gláucia Vieira Cândido

Aspectos da escrita no meio eletrônico; 2006; 23 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Gláucia Vieira Cândido;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. ; PEIXOTO, G. V. . Práticas de ensino de língua portuguesa no ensino médio: letramento, tecnologias digitais e protagonismo juvenil. Letras em Revista , v. 9, p. 49-62, 2018.

  • BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Discurso & Sociedad , v. 9, p. 201-221, 2015.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; MAGALHAES, I. ; TAMAÊ, D. . Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 12, p. 699-724, 2012.

  • SATO, D. T. B. . Resenha da obra Magalhães, I; Coracini, M. J. & Grigoleto, M. (Orgs). Práticas Identitárias: língua e Discurso. São Carlos: Claraluz, 2006, 282 págs.. Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 10 (1), p. 153-156, 2009.

  • BATISTA JR, J. R. L. (Org.) ; SATO, D. T. B. (Org.) ; MELO, I. F. (Org.) . Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. 1ª. ed. São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2018. 224p .

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. (Org.) ; SANTOS, R. C. R. (Org.) . Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. 1ª. ed. Recife/PE: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. 312p .

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. (Org.) . Contribuições da Análise de Discurso Crítica no Brasil: uma homenagem à Izabel Magalhães (ISBN: 978-85-7113-492-8). 1. ed. Campinas - SP: Pontes, 2013. v. 1. 402p .

  • SATO, D. T. B. ; SILVA, F. C. R. (Org.) ; BATISTA JR, J. R. L. (Org.) . Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2011. 188p .

  • SATO, D. T. B. ; NASCIMENTO, A. G. C. ; SANTOS, H. F. ; FERREIRA, R. P. ; COSTA, J. M ; MIALICHI, C. S. G . Manual de redação do Estado de Goiás. Goiânia: , 2005.

  • BESSA, D. ; SATO, D. T. B. . Categorias de análise. In: José Ribamar Lopes Batista Júnior, Denise Tamaê Borges Sato, Iran Ferreira de Melo. (Org.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. 1ªed.São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2018, v. , p. 124-157.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . Análise de discurso das práticas: etnografia. In: José Ribamar Lopes Batista Júnior, Denise Tamaê Borges Sato, Iran Ferreira de Melo. (Org.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. 1ªed.São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2018, v. , p. 184-197.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . Integração de conteúdos para educação de alto desempenho. In: Maraisa Lopes; José Ribamar Lopes Batista Júnior; João Benvindo de Moura. (Org.). Linguagem, discurso e produção de sentidos. 1ªed.São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2018, v. , p. 77-97.

  • PEIXOTO, G. V. ; BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Letramento, discurso e identidade na educação inclusiva em escolas de São Luís. In: Maraisa Lopes; José Ribamar Lopes Batista Júnior; João Benvindo de Moura. (Org.). Linguagem, discurso e produção de sentidos. 1ªed.São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2018, v. , p. 99-110.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . eitura e escrita: percepções sobre letramento na Educação Inclusiva. In: João Benvindo de Moura; José Ribamar Lopes Batista Júnior; Maraisa Lopes. (Org.). Sentidos em disputa: discursos em funcionamento. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2017, v. , p. 107-130.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Modelos de letramento autônomo e ideológico. In: Denise Tamaê Borges Sato, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Ricardo de Castro Ribeiro Santos. (Org.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. 1ªed.Recife/PE: Pipa Comunicação, 2016, v. , p. 69-84.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . Letramento: deficiência e combate à exclusão social. In: Denise Tamaê Borges Sato, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Ricardo de Castro Ribeiro Santos. (Org.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. 1ªed.Recife/PE: Pipa Comunicação, 2016, v. , p. 241-257.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JÚNIOR, J. R. L. . Preparar-se para incluir: discurso e letramento no atendimento educacional especializado. In: João Benvindo de Moura; José Ribamar Lopes Batista Júnior; Maraisa Lopes. (Org.). Discurso, memória e inclusão social. 1ªed.Recife/PE: Pipa Comunicação, 2015, v. , p. 61-77.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Discursos, identidades docentes e letramentos na inclusão de pessoas com deficiências. In: Maria Aparecida Resende Ottoni; Maria Cecília de Lima. (Org.). Discursos, identidades e letramentos: abordagens da Análise de Discurso Crítica. 1ed.São Paulo - SP: Cortez, 2014, v. 1, p. 199-233.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . Letramentos nas Salas de Recursos Multifuncionais. In: Maria Aparecida Resende Ottoni; Maria Cecília de Lima. (Org.). Pesquisas em Análise de Discurso Crítica. 1ªed.: , 2014, v. , p. 155-174.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . A mulher professora/pedagoga na Educação Inclusiva: gênero e identidade (ISBN: 978-85-7113-492-8). In: Denise Tamaê Borges Sato; José Ribamar Lopes Batista Júnior. (Org.). Contribuições da Análise de Discurso Crítica no Brasil: uma homenagem à Izabel Magalhães. 1ed.Campinas - SP: Pontes, 2013, v. 6, p. 361-384.

  • SATO, D. T. B. . Resenha. Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. Teresina: Edufpi, 2011, v. , p. 1-187.

  • BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Discurso, Identidade e Letramento no Atendimento Educacional à Pessoa com Deficiência (ISSN: 2179-7145). In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém/PA. Anais do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém/PA, 2015. p. 1773-1785.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . Representações e letramento na inclusão de alunos com síndrome de Down (ISSN: 2359-2109). In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2014, São Carlos - SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos - SP, 2014. p. 1-13.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Letramentos nas salas de recursos multifuncionais (ISBN: 978-85-8007-076-7). In: 5º Colóquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte - MG. Anais Eletrônicos. Belo Horizonte - MG, 2014. p. 1-13.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . A mulher professora/pedagoga e a educação inclusiva: gênero e identidade (ISSN: 2304-0866). In: 7th International gender and Language Association Conference (IGALA 7), 2012, São Leopolgo - RS. Proceedings of the Seventh International Gender and Language Association Conference. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2012. p. 1-15.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. ; SILVA, F. C. R. ; TUPINAMBA, F. C. M. ; SANTOS, R. C. R. . Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Médio Profissionalizante. In: V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010, Maceió - AL. Anais, 2010. p. 1-8.

  • BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Discurso, Identidade e Letramento no Atendimento Educacional à Pessoa com Deficiência.. In: IX Congresso Internacional da Abralin, 2015, Belém/PA. Caderno de resumos do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém/PA, 2015. p. 84-84.

  • BATISTA JÚNIOR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Letramento e interação na Educação Profissional e Tecnológica (ISBN 978-85-66530-41-4). In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhuns/PE. Ensino de Língua, Literaturas e outros diálogos Possíveis - Livro de Resumos do VI Eclae. Recife/PE: Pipa Comunicação, 2015. p. 307-307.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . A mulher professora/pedagoga e a educação inclusiva: gênero e identidade. In: 7th International gender and Language Association Conference (IGALA 7), 2012, São Leopolgo - RS. Programação Geral e Caderno de Resumos. São Leopoldo - RS, 2012. p. 100-101.

  • SATO, D. T. B. ; MAGALHAES, I. ; BATISTA JR, J. R. L. . Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2012, Natal - RN. Caderno de Programação e Resumos. p. 477-477.

  • SATO, D. T. B. . Discurso e letramento: uma proposta teórico-metodológica de invstigação do espaço educacional - mesa redonda Letramento e ADC no contexto do Ensino Regular e da Educação Especial. In: Seminário de Análise de Discurso Crítica, 2010, Fortaleza. Seminário de Análise de Discurso Crítica, 2010.

  • SATO, D. T. B. . A inclusão da pessoa com Síndrome de Down no discurso da família. In: III Colóquio ALED Brasil, 2010, Recife - PE. Resumos, 2010. p. 141-141.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . A concepção da deficiência em textos jornalísticos: uma análise crítica da transitividade verbal. In: III SImpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte - MG. Resumos, 2008. p. 268-268.

  • SATO, D. T. B. . Práticas de letramento enclusivo e a inclusão da pessoa com Síndrome de Down. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Anais do Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceara, 2008.

  • SATO, D. T. B. . Educação Especial e gênero na escola. In: Seminário internacional fazendo gênero 8, 2008, Florianópolis. anais do Seminario Internacional fazendo gênero 8. Florianópolis: Editora Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Surdez e Down: discursos, identidades e práticas de letramento no Ensino Regular. In: XV Congreso Internacional de La Asociación de Linguística y Filologia de America Latina, 2008, XV ALFAL. Libro de Resúmenes, 2008. p. 110-111.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . A mulher professora: gênero e identidade docente. In: II Colóquio da ALED no Brasil: intercâmbio de práticas inovadoras, 2008, Brasília - DF. Caderno de Resumos, 2008. p. 75-76.

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . Nova Schin: uma análise de discurso crítica. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica de Discurso e VIII Encontro de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal, 2007, São Paulo - SP. Programação e Caderno de Resumos, 2007. p. 163-164.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Mulheres: uma questão de gênero em ADC. In: II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL, 2007, São Paulo - SP. Programa e Caderno de Resumos, 2007. p. 60-61.

  • SATO, D. T. B. . Letramento e identidades docentes no processo de inclusão. In: Seminário 20 anos do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, 2007, Brasília - DF. Programação e Caderno de Resumos, 2007. p. 7-8.

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Letramentos nas salas de recursos multifuncionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . Representações e letramento na inclusão de alunos com síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; TAMAÊ, D. . A mulher professora/pedagoga e a educação inclusiva: gênero e identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATO, D. T. B. ; MAGALHAES, I. ; BATISTA JR, J. R. L. . Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SATO, D. T. B. . Discurso e letramento: uma proposta teórico-metodológica de invstigação do espaço educacional - mesa redonda Letramento e ADC no contexto do Ensino Regular e da Educação Especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . A concepção da deficiência em textos jornalísticos: uma análise crítica da transitividade verbal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . A mulher professora: gênero e identidade docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. ; ANDRADE, S. B. . Práticas de letramento e gênero no Ensino Especial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, D. T. B. . Práticas de letramento inclusivo e a inclusão da pessoa com Síndrome de Down. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . Nova Schin: uma análise de discurso crítica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Mulheres: uma questão de gênero em ADC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BATISTA JR, J. R. L. ; SATO, D. T. B. . Representação dos deficientes em matérias de internet: Discurso e Identidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATO, D. T. B. . Letramento e identidades docentes no processo de inclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATO, D. T. B. . A inclusão da pessoa com síndrome de Down no Ensino Regular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SATO, D. T. B. . Aspectos da escrita em meio eletrônico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SATO, D. T. B. . Avaliação de projetos de pesquisa em gênero, relações etnico-raciais e grupos sociais - Parecer ad hoc. 2008.

SATO, D. T. B. . Avaliação de projetos de pesquisa em raça e etnia - parecer ad hoc. 2008.

SATO, D. T. B. . Guia do Idoso (no prelo). 2007.

SATO, D. T. B. . Relatório Kalunga. 2004.

MAGALHAES, I. ; ANDRADE, S. B. ; SATO, D. T. B. ; BATISTA JR, J. R. L. . O Ensino Especial e formação de professores: oficinas de linguagem e letramento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RESENDE ; RADHAY, R. A. ; SATO, D. T. B. . Encontros de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SATO, D. T. B. . Texto e Redação. 2006. .

SATO, D. T. B. . Treinamento novos colaboradores. 2006. .

SATO, D. T. B. . Treinamento novos colaboradores. 2005. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Projeto TV Radiotec do Laboratório de Leitura e Produção Textual de Floriano/UFPI: redes sociais e letramento no Ensino Médio, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Ribamar Lopes Batista Júnior em 14/01/2019., Descrição: O letramento consiste na capacidade de uma pessoa em participar e agir nas atividades e ações letradas que ocorrem em diversos contextos situados em sociedade, acumulando para o respec-tivo ?empoderamento? resultante dessa capacidade de agir. Para Barton e Hamilton (1998), letramento não é um comportamento restrito à leitura e à escrita realizadas na escola, mas um conjunto de práticas construídas na vida diária em que há o acesso aos conhecimentos e informações, escritas ou não, de uma determinada cultura (BALTAR, 2012). Assim, neste projeto de pesquisa, busca-se investigar o canal da TV Radiotec, projeto do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT), no YouTube como recursos de desenvolvimento das práticas de leitura e escrita (letramento) de alunos do ensino médio. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Tamaê Borges Sato - Integrante / José Ribamar Lopes Batista Júnior - Coordenador / Gercivaldo Vale Peixoto - Integrante / Lucas Mariel dos Santos de Sá - Integrante / Jarod Mateus de Sousa Cavalcante - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conceitos e práticas educacionais no processo de inclusão da pessoa com deficiência: etnografia e letramento, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Ribamar Lopes Batista Júnior em 21/01/2015., Descrição: O presente projeto tem por finalidade investigar o conceito compartilhado de educação inclusiva nas instituições educacionais de Ensino Básico (6º ao 9º anos) da rede pública que atendem alunos/as com deficiência, bem como os discursos e as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita) resultantes dessa visão compartilhada no contexto da cidade de Floriano/PI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Denise Tamaê Borges Sato - Integrante / José Ribamar Lopes Batista Júnior - Coordenador / João Marcos Messias Miranda - Integrante / Francisco Luan de Jesus Menezes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    Múltiplos Letramentos na Educação Profissional e Tecnológica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Ribamar Lopes Batista Júnior em 21/01/2015., Descrição: O projeto tem por objetivo investigar o uso da internet e suas ferramentas (rádio escolar e redes sociais) em articula- ção com produtos culturais (filmes, livros, CDs, DVDs) como recurso de desenvolvimen- to das práticas de leitura e escrita de alunos do ensino médio profissionalizante nas aulas de Língua Portuguesa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Tamaê Borges Sato - Integrante / José Ribamar Lopes Batista Júnior - Coordenador / Gercivaldo Vale Peixoto - Integrante / Débora Silva de Oliveira - Integrante / Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira - Integrante / Carla Viana Coscarelli - Integrante / Pietra Roanny Costa Mota Sousa - Integrante / Erick Lorran Vitor Guedes - Integrante / Marcelo Barreto Alves Pinto - Integrante / Mariana Pereira Nunes - Integrante / Cassiana Vitória Veloso da Rocha Fonseca Correia - Integrante / Leonardo de Oliveira Sousa - Integrante / Klisman Salvoporcristo Pereira da Silva - Integrante / Débora Évelyn Amorim Medeiros - Integrante / Maria Divina Vieira de Sá - Integrante / Pedro Otávio de Sousa Rodrigues - Integrante / Rillary Antônia Lima da Silva Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial, Descrição: O objetivo do projeto é investigar os discursos, as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita), identidades docentes (inclusive as identidades de gênero) no Ensino Especial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denise Tamaê Borges Sato - Integrante / Izabel Magalhães - Coordenador / José Ribamar Lopes Batista Júnior - Integrante / Sinara Bertholdo de Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. , Av. Antônio São Fernandes, s/n, Estância Boa Vista, 75690000 - Caldas Novas, GO - Brasil, Telefone: (64) 34556242, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2008 - Atual

    Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás

    Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Parecerista ad hoc

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 09/2010

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Professora Conteudista e Tutora do curso de extensão "Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos", na modalidade a distância, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão em parceira com o Centro de Educação a Distância.

    • 02/2013 - 05/2013

      Ensino, Letras-Inglês/PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão do Curso I

    • 10/2012 - 12/2012

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem

    • 07/2012 - 09/2012

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

    • 04/2012 - 06/2012

      Ensino, Licenciatura em Física (PARFOR), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

    • 01/2012 - 03/2012

      Ensino, Licenciatura em Ciências Biologicas (PARFOR), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

  • 2017 - 2018

    COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS NIVO DAS NEVES

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: servidora, Carga horária: 40

  • 2009 - 2017

    Departamento Estadual de Trânsito de Goiás

    Vínculo: servidora, Enquadramento Funcional: Gestora Pública, Carga horária: 40

  • 2010 - 2011

    Escola Espírita Gilson de Mendonça Henriques

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

  • 2006 - 2009

    Secretaria de Políticas para Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial

    Vínculo: Servidora Pública, Enquadramento Funcional: Gestora Pública, Carga horária: 40

  • 2003 - 2006

    Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos do Estado de Goiás

    Vínculo: servidora, Enquadramento Funcional: Gesstora Pública, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2005 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos do Estado de Goiás, .,Cargo ou função, Comissão de Processos Administrativos e Disciplinares - CPAD/Aganp.

    • 01/2005 - 09/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos do Estado de Goiás, .,Cargo ou função, Comissão de Auditoria Interna.

  • 2006 - 2006

    Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Regente de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

  • 2018 - Atual

    PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DE GOIÁS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Público, Carga horária: 40