Maiara da Rocha Mascarenhas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Atenção Hospitalar com ênfase em saúde da mulher e da criança pela Universidade Federal do Ceará (UFC) / Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) na modalidade de Residência.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar

2012 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Georgia Patrícia Guimarães dos Santos
Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura.

Graduação em Serviço Social

2007 - 2011

Universidade Estadual do Ceará
Orientador: Maria Sônia Lima Nogueira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Promoção da Equidade no SUS. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha.

2014 - 2014

Extensão universitária em SUPERA. (Carga horária: 150h). , Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

2014 - 2014

Serviço Social na Contemporaneidade. (Carga horária: 120h). , Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

2012 - 2012

Capacitação em Direitos Sexuais e Reprodutivos. (Carga horária: 24h). , BEM-ESTAR FAMILIAR NO BRASIL.

2012 - 2012

Serviço Social Contemporâneo: fundamentos teóricos. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

Qualificando Profissionais dos CREAS nos Serviços. (Carga horária: 24h). , Agência de Desenvolvimento Econômico e Social.

2011 - 2011

Curso de Psicogerontologia. (Carga horária: 40h). , Agência de Desenvolvimento Econômico e Social.

2011 - 2011

Curso de Gestão de Pessoas. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

2010 - 2010

Política Pública de Saúde Mental e sua Interface c. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2010

Adoção: Um Novo Nascimento. (Carga horária: 24h). , Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Santo Ângelo.

2009 - 2009

Produção do Cuidado na Atenção à Saúde Mental: Fer. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de Gestão por Processos e Segurança do Paciente. 2013. (Seminário).

Seminário Comemorativo ao Dia do Assistente Social: Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho.RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA: um relato de experiência.. 2013. (Seminário).

III Encontro Nacional de Residências em Saúde.A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR NO CONTEXTO DE PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2013. (Outra).

FÓRUM NACIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE. 2013. (Outra).

I Semana de Serviço Social da Hemorrede do Ceará. 2013. (Outra).

I FÓRUM DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DO CEARÁ. 2012. (Outra).

XXVI Fóruns Universitários - A Realidade do Trabalho em Unidades de Medidas Socioeducativas. 2011. (Outra).

XIV Semana da Cultura do Serviço Social. 2010. (Seminário).

XV Semana Universitária. 2010. (Encontro).

I Inclusão sem Censura: racismo, deficientismo e homofobia. 2010. (Outra).

Seminário de Atenção Primária e Matriciamento. 2009. (Seminário).

Seminário Política de Assistência Social: dimensões investigativas e irterventivas.VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO EM FORTALEZA REVELADA PELOS DADOS ESTATÍSTICOS. 2009. (Seminário).

II Seminário de Saúde Mental e a Aplicabilidade para o SUS: reflexão teórica. 2009. (Seminário).

XIV Semana Universitária.O estabelecimento do vínculo entre os trabalhadores e os usuários de saúde mental.. 2009. (Seminário).

XXII Encontro Regional de Estudantes do Serviço Social. 2009. (Encontro).

XIV Semana Universitária.A operacionalização da rede de atenção em Saúde Mental do município de Sobral: um emaranhado de interlocuções.. 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação à Pesquisa.Acolhimento e vinculo como dispositivo da integralidade nas práticas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 2009. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação à Pesquisa.Autonomia e responsabilização nos serviços de Saúde Mental de Fortaleza-CE. 2009. (Encontro).

Refletindo e construindo novos saberes e práticas em Saúde Mental e sua articulação com a saúde coletiva no Brasil. 2009. (Outra).

V Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Karla Batista Bezerra Zanella

ZANELLA, A.K.B.B.; RIBEIRO, E. M. VASCONCELOS. ACOLHIMENTO INSTTITUCIONAL: UMA GARANTIA DE DIREITOS DAS CRIANÇAS?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar) - Universidade Federal do Ceará.

Sandra Costa Lima

LIMA, S. C.; NOGUEIRA, M. S. L.; SOARES, E. S.. O processo de trabalho dos assistentes sociais dos Centros de Atenção Psicossocial da Secretaria Executiva Regional IV.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Elydiana de Souza Soares

NOGUEIRA, M. S. L.;SOARES, E. S.; LIMA, S. C.. O processo de trabalho dos assistentes sociais dos Centros de Atenção Psicossocial da Secretaria Executiva Regional IV. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Marcos Paulo Martins de Freitas

MOREIRA, Márcia Zabdiele;FREITAS, M. P. M.. PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE O (DES)CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE OS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos

Acolhimento Institucional: uma garantia dos direitos da criança?; 2014; Orientação de outra natureza; (Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos;

Maria Salete Bessa Jorge

Saberes e práticas dos trabalhadores produção do cuidado em saúde na rede de serviços de saúde mental e atenção básica com eixo na integralidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em ICT/FUNCAP) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Salete Bessa Jorge;

Maria Salete Bessa Jorge

Práticas de abordagens terapêuticas grupais dos trabalhadores de saúde na produção do cuidado em saúde mental, Fortaleza-CE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PROVIC) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Salete Bessa Jorge;

Maria Salete Bessa Jorge

A rede de atenção primária como elo de integração da saúde mental, com ênfase no matriciamento; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em ICT/FUNCAP) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Salete Bessa Jorge;

Maria Salete Bessa Jorge

A formação dos trabalhadores da atenção básica e de saúde mental na produção do cuidado e com interlocução no matriciamento; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Salete Bessa Jorge;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MASCARENHAS, M. R. . PROJETO INTERMAST: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO AMBULATÓRIO DE MASTOLOGIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . ABORDAGEM EDUCATIVA NO CÂNCER DE MAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR NO CONTEXTO DE PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA: um relato de experiência.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MASCARENHAS, M. R. . A operacionalização da rede de atenção em Saúde Mental do município de Sobral: um emaranhado de interlocuções.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . Acolhimento e vinculo como dispositivo da integralidade nas práticas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . Autonomia e responsabilização nos serviços de Saúde Mental de Fortaleza-CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MASCARENHAS, M. R. . VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO EM FORTALEZA REVELADA PELOS DADOS ESTATÍSTICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MASCARENHAS, M. R. . O estabelecimento do vínculo entre os trabalhadores e os usuários de saúde mental.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Saberes e práticas dos trabalhadores na produção do cuidado de saúde na rede de serviços de saúde mental e atenção básica com eixo na integralidade., Descrição: projeto financiado pelo edital universal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maiara da Rocha Mascarenhas - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Práticas de abordagens terapêuticas grupais dos trabalhadores de saúde na produção do cuidado em saúde mental, Fortaleza-CE, Descrição: Compreensão das práticas dos trabalhadores de saúde no PSF de Fortaleza-CE estabelecendo relações com os CAPS, tomando como eixos de análise as abordagens terapêuticas (individuais e coletivas) no processo de produção do cuidado em saúde. e descrição de como se organizam os grupos terapêuticos no PSF e CAPS e qual a sua eficácia no processo saúde-doença de indivíduos e familiares que buscam a atenção nas referidas unidades com vistas à reabilitação psicossocial. Utilizaçaõ de métodos quaitativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maiara da Rocha Mascarenhas - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2014

MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Residente Serviço Social, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2011

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 12

2011 - 2012

Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Unidade vinculada a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

2010 - 2011

Abrigo Tia Júlia

Vínculo: Estagiário bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Unidade vinculada a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social