Camila Cássio Schütz

Psicóloga graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Durante a graduação atuou como monitora do Projeto Inserção da Comunidade Escolar ao Mundo Informatizado - CNPq/UNISUL; Estagiou no Programa Campeões da Vida do Instituto Guga Kuerten com atuação em equipe multidisciplinar junto à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e na realização de dinâmicas grupais com equipe interdisciplinar; Estagiou no Imperial Hospital de Caridade com atendimentos psicoterapêuticos breves à pacientes internados e familiares; Estagiou no Serviço de Psicologia da Unisul com atendimentos psicoterapêuticos à crianças, adolescentes e adultos; Atuou como monitora da disciplina Estágio básico: Processos Grupais, fornecendo suporte teórico e prático aos alunos e auxiliando os professores em atividades relacionadas ao estágio. Atuou como Psicóloga Clínica no Instituto Granzotto: Instituto de Psicologia Clínica Gestáltica e em consultório particular. Experiência na Atenção Primária com a equipe do NASF no município de Florianópolis. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Municipal de Palhoça. Psicóloga Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde - Hospital Universitário/UFSC, com ênfase na Alta Complexidade Hospitalar.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Psicopedagogia

2015 - 2016

Faculdade Municipal de Palhoça
Título: O Papel da Afetividade no Processo de Ensino-aprendizagem
Orientador: Msc. Horácio Dutra Mello

Graduação em Psicologia

2009 - 2014

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Do Molhar e Sujar as fraldas ao controle dos esfíncteres: Práticas de Desfralde de educadores em crianças de creches da região da Grande Florianópolis
Orientador: Maurício Maliska

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Avaliação no Contexto da Cirurgia Bariátrica e Vasectomia. (Carga horária: 15h). , Psicoshop, PSICOSHOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Colóquio Winnicott Internacional. 2017. (Congresso).

Curso de Capacitação Técnica Medidas Preventivas no Controle da Transmissão Co Cruzada de Microorganismos Patogênicos no Ambiente Hospitalar. 2016. (Outra).

HUmaniza: Práticas que Qualificam o Cuidado no HU.Atendimento Psicológico aos Acompanhantes na Sala de Espera de Centro Cirúrgico: Uma Proposta de Humanização. 2016. (Seminário).

HUmaniza: Práticas que Qualificam o Cuidado no HU.Suporte Psicológico no Transoperatório de Cirurgias Oncológicas. 2016. (Seminário).

HUmaniza: Práticas que Qualificam o Cuidado no HU.Atendimento Psicológico à Equipe de Saúde de Hospital Universitário: Uma Proposta de Humanização.. 2016. (Seminário).

Minicurso: O que o álcool é capaz de fazer no seu cérebro? Venha Discutir Conosco. 2016. (Outra).

Minicurso: Trabalhando Gênero com Adolescente e Jovens. 2016. (Outra).

V Congresso Brasileiro - IV Congresso Iberoamericano e Luso-Brasirasileiro de Psicologia da Saúde. A Psicologia em Unidade de Internação Cirúrgica: Etapas do Atendimento Psicológico. 2016. (Congresso).

Jornadas da Maiêutica: Inibições, Sintomas e Angústia. 2015. (Outra).

II Simpósio a Vida Medicada: Biopolítica nos Debates Contemporâneos. 2012. (Seminário).

Socialização de Estágios Básicos: Intervenções em Psicologia.Práticas integrativa em iniciação científica. 2011. (Seminário).

Uso Pedagógico do Computador. 2011. (Oficina).

IV Encontro Unisul Sobre Saúde Mental o EU, o OUTRO e a MENTE: as linguagens da condição humana.As linguagens da condição humana. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Lima da Luz

LUZ, Ana Maria Lima da. "Do molhar" ao "sujar" as fraldas ao controle dos esfíncteres: práticas de desfralde de educadores em crianças de creches da região da grande Florinópolis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Michelle Regina da Natividade

Maliska, Maurício Eugênio;NATIVIDADE, Michelle Regina da; LUZ, Ana Maria Lima. Do ?molhar? e ?sujar? as fraldas ao controle dos esfíncteres: práticas de desfralde de educadores em crianças de creches da Região da Grande Florianópolis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Marina Menezes

MENEZES, MARINA. Psicólogos na alta complexidade hospitalar: percepções da equipe multiprofissional sobre essa composição. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

MARSILLAC, A. L. M.; MARCON, H. H.; MENEZES, M.. Psicólogos na Alta Complexidade Hospitalar: percepções da equipe sobre essa composição. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antônio de Pinho Ávila Filho

Supervisão de campo de estágio no Instituto Guga Kuerten; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Instituto Guga Kuerten; Orientador: Marco Antônio de Pinho Ávila Filho;

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

Contribuições da psicologia em unidades de internação cirurgicas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ana Lúcia Mandelli de Marsillac;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHUTZ, C. C. ; CALDEIRA, A. L. ; MOREIRA, I. ; MACHADO, P. . A percepção dos acadêmicos da área da saúde sobre a função da psicologia para a sua atuação profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Do "molhar" e "sujar" as fraldas ao controle dos esfíncteres: práticas de desfralde de educadores em crianças de creches da Região da Grande Florianópolis., Descrição: A presente pesquisa propõe a análise das práticas de desfralde realizadas por educadores em crianças de creches da Região da Grande Florianópolis, possibilitando compreender o modo como o aprendizado do controle esfincteriano vem sendo abordado no contexto da educação infantil. Este estudo ocupou-se justamente em caracterizar estas práticas, identificar a percepção das educadoras acerca dos fatores intervenientes nos resultados destas e seus possíveis referenciais técnico-teóricos. O caminho percorrido para o alcance destes objetivos orientou-se pelas perspectivas Histórico-cultural e Psicanalítica, visto as duas apresentarem grandes contribuições para o diálogo do desenvolvimento infantil, sobretudo, porque em ambas teorias há referência a linguagem oral enquanto central no desenvolvimento psicológico, e mais precisamente, a linguagem enquanto estruturante e propulsora no processo de desfralde. Com relação ao método, este estudo caracterizou-se como de campo, e quanto ao seu objetivo, exploratório-descritivo. A natureza do estudo foi qualitativa e delineou-se como estudo de caso. Utilizou-se da entrevista semi-estruturada com oito educadoras atuantes em creches, na prática de desfralde. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias conforme a proximidade dos assuntos e analisados utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. As discussões e reflexões se deram em torno do modo como ocorrem as práticas de desfralde e sobre as concepções das educadoras acerca desse processo no desenvolvimento infantil. Explicitou-se todo um conjunto de mediações pedagógicas realizadas com o objetivo de que a criança desenvolva o controle esfincteriano, o qual atrela-se a autonomia em relação ao seu corpo. Como fatores intervenientes nos resultados das práticas de desfralde evidenciou-se a relação com as famílias, a relação de segurança e respeito estabelecida com a criança nesse processo e o sentimento de medo. Verificou-se que tais práticas se dão mais fundadas na experiência enquanto profissionais da educação infantil, do que em aportes teóricos-metodológicos, no entanto, esses elementos também podem ser identificados em suas práticas com as crianças no processo de desfralde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Cassio Schutz - Coordenador / Mauricio Maliska - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Inserção da comunidade escolar ao mundo informatizado, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Cassio Schutz - Coordenador / Edionete Inês Stedile - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Obtenção do melhor desempenho acadêmico dentre os graduados 2014/1 do Curso de Psicologia - UNISUL, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Instituto Guga Kuerten

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa Campeões da Vida, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação em equipe multidisciplinar na realização de atividades educativas, através do esporte, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social/ Atuação na identificação de demandas, das crianças e educadores, e criação de estratégias para supri-las/ Desenvolvimento e capacitação da equipe de educadores.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Sul de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Monitora da disciplina de Estágio Básico: Processos Grupais. Auxílio aos professores na organização dos materiais teóricos e práticos utilizados na disciplina. Auxílio aos alunos na elaboração de projetos, relatórios, apresentações orais, materiais teóricos, técnicas grupais e materiais didático-práticos. Disponibilização aos alunos de recursos materiais, organização do cronograma para a realização dos grupos e suporte teórico e prático.

  • 2013 - 2014

    Universidade do Sul de Santa Catarina

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Imperial Hospital de Caridade, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Psicologia, realizado no Imperial Hospital de Caridade. Atendimento psicoterapêutico breve aos pacientes internados e seus familiares.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Sul de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do Setor de Estágios Monitorias, Carga horária: 20

  • 2011 - 2012

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuou como monitora do Projeto Inserção da Comunidade Escolar ao Mundo Informatizado

  • 2014 - Atual

    Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica

    Vínculo: Sublocatária, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica