Patricia Pires Pacheco

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBa. Bacharel em Ciências Sociais - Antropologia e licenciada em Ciências Sociais, UFBa. Participante do FORMACCE (em aberto) Grupo de pesquisa em Currículo e Formação, sob orientação do Professor Roberto Sidnei Macedo. Atuou como Docente-formadora no Programa de formação em Educação de Jovens e Adultos (Projeto SEC-Ba).Colabora desde 2004 com os projetos de Arte-educação da Oficina Sonhos e Bonecos (http://www.sonhosebonecos.blogspot.com). Foi professora de Sociologia por 5 anos no ensino médio do SESI. Tem experiência com Educação a distância e atualmente é professora formadora e orientadora pedagógica do Programa Profuncionário IFBA.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Roberto Sidnei Alves Macedo
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional.

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Processamento de dados

1988 - 1991

Colégio Técnico da Fundação José Carvalho
Bolsista do(a): Fundação José Carvalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 0

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Inst. (Carga horária: 600h). , Centro Cultural Montessoriano de Salvador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestra Juventude e Sexualidade no Brasil. 2003. (Outra).

Palestra A Cidade das Mulheres - Ruth Landes. 2003. (Outra).

XXI Seminário Estudantil de Pesquisa.Adolescer e parir A primeira experiências de gravidez e parto em adolescentes atendidas em uma maternidade pública de Salvador. 2002. (Seminário).

Curso Aspectos Antropológicos da Reprodução Humana. 2002. (Outra).

Palestra Humanizando o Parto e o Nascimento: Um Enfoque Antropológico. 2002. (Outra).

Antropologia, Ética, Saúde e Direitos Reprodutivos. 2001. (Oficina).

X Encontro de Cientistas Sociais do Norte Nordeste.Mercantilização do corpo e fertilização assistida: Práticas e representações na produção de embriões humanos. 2001. (Encontro).

Treinamento de entrevistadores da pesquisa Gravidez na adolescência: estudo multicêntrico sobre juventude, sexualidade e saúde. 2001. (Outra).

Curso de Antropologia Visual - Extensão. 2001. (Outra).

Curso de Iniciação à fotografia e Editoração Eletrônica. 1995. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Sidnei Alves Macedo

MACEDO, Roberto Sidnei; JESUS, R. C. D.; OLIVEIRA, E. D.; GUERRA, D. M. J.. Pedagogia griô currículo e tradição oral: etnométodos que configuram atos de currículo em escolas dos quilombos de Rio de Contas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UFBA.

Eduardo David de Oliveira

OLIVEIRA, E.; Macedo, Roberto Sidnei; Jeus, Rita Dias; Guerra, Denise. Pedagogia Griô Curriculo e Tradição Oral: etnométodos que configuram atos de currículo em escolas dos quilombos de Rio das Contas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Jeferson Afonso Bacelar

BACELAR, J. A.. Adolescer e Parir. Gravidez e Parto de Adolescente em Salvador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Rita de Cassia Dias Pereira de Jesus

JESUS, Rita de Cassia Dias P. de; MACEDO, R. S. A.; NASCIMENTO, C. O. C.. Formação GriÔ: uma pesquisa com atos de currículo da pedagogia Griô e seus etnometódos em escolas de quilombos de Rio de Contas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Denise Moura de Jesus Guerra

GUERRA, D. M. J.; OLIVEIRA, E. D.; MACEDO, R. S.; JESUS, R. C. D. P.. Pedagogia Griô Curriculo e Tradição Oral: Etnometodos que configuram atos de curriculo em escolas dos quilombos de Rio de Contas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Sidnei Alves Macedo

Pedagogia griô, currículo e tradição oral: etnométodos que configuram atos de currículo em escolas dos quilombolas de Rio de Contas; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UFBA,; Orientador: Roberto Sidnei Alves Macedo;

Carlos Alberto Caroso Soares

Apoio Comunitário em Saúde Mental: Família, Vizinhança e Comunidades Religiosas Afro-Brasileiras; 2001; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Carlos Alberto Caroso Soares;

Ana Paula dos Reis

Adolescer e parir: primeira experiência de parto em meninas adolescentes atendidas em uma maternidade pública de Salvador (Co-orientadora); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ana Paula dos Reis;

Cecilia Anne McCallum

Adolescer e parir: primeira experiência de parto em meninas adolescentes atendidas em uma maternidade pública de Salvador; 2004; Iniciação Científica - Instituto de Saúde Coletica - ISC, Organização Mundial de Saúde; Orientador: Cecilia Anne McCallum;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PACHECO, P. P. . Pedagogia Griô , Currículo e Tradição oral: atos de currículo em escolas quilombolas. In: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba. IX RAM Culturas, encontros e desigualdades. Curitiba: UFPR, 2011.

  • PACHECO, P. P. . PEDAGOGIA GRIÔ EM ATOS DE CURRÍCULO: O LUGAR DA TRADIÇÃO ORAL NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS. In: I Seminário da Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRB, 2011, Cahoeira. Perspectivas e Paradigmas das Ciências Sociais: Novos dilemas e velhos desafios. Cachoeira: UFRB, 2011.

  • PACHECO, P. P. . PEDAGOGIA GRIÔ , CURRÍCULO E TRADIÇÃO ORAL: ATOS DE CURRÍCULO EM ESCOLAS QUILOMBOLAS. In: IX Colóquio Nacional do Museu Pedagógico Desafios epistemológicos na atualidade, 2011, Vitória da Conquista. Desafios epistemológicos na atualidade. Vitória da Conquista: UESB, 2011.

  • PACHECO, P. P. . Pedagogia Griô , Currículo e Tradição oral: atos de currículo em escolas quilombolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, P. P. . Adolescer e parir A primeira experiências de gravidez e parto em adolescentes atendidas em uma maternidade pública de Salvador.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Docente Formador, Carga horária: 20

Outras informações:
Profissional do Educar no Curso de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos que atuam na EJA/Tempo Formativo

2013 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

2008 - 2012

Serviço Social da Indústria - SESI

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora II, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Sociologia, ensino médio.

2000 - 2002

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2001 - 06/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , ISC - INstituto de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

2002 - 2002

Organização Mundial Da Saúde

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: entrevistadora

Outras informações:
Entrevistadora da área de Salvador no Estudo da mortalidade de mulheres de 10 a 49 anos Projeto Gravidez, Parto e Puerpério do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública USP, patrocinado pelo Ministério da Saúde. Organização Panamericana de Saúde/OMS e CNPq.

2000 - 2001

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica CNPq: Práticas Terapêuticas e Manejo Comunitário em Saúde Mental - Instituto de Saúde Coletiva(ISC). Outubro/2000 a Junho/2001. Coordenação: Carlos Alberto Caroso

2004 - 2005

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assitente de Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Diagnóstico sócio-organizativo das macroáreas de Ribeira Azul e Pituaçu, em Salvador, e Malhado, em Ilhéus (programa Viver Melhor II CONDER/AVSI)

2001 - 2001

Fundação Ford

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Pesquisa Fundação FORD: Estudo multicêntrico sobre jovens, sexualidade e reprodução no Brasil Instituto de Saúde Coletiva ISC/Programa de Estudo em Gênero e Saúde MUSA. Julho a Novembro/2001. Coordenação: Estela Aquino

1995 - 1998

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica do Núcleo de Multimídia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnica responsável pelo Núcleo de Multimídia e Laboratório de Comunicação Social na UNIFACS - Universidade Salvador. Junho/1995 a maio/1998.

1997 - 1998

Instituto de Pesquisas Datafolha

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Entrevistadora

Outras informações:
Pesquisa Eleitoral 1998 .

1994 - 1995

FERBASA - Cia De Ferro Ligas Da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em processamento de dados, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1992 - 1993

OTIMIZA - Consultoria Em Sistemas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em processamento, Carga horária: 40

1991 - 1991

PROMEDICA SAUDE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágiária de infomática, Carga horária: 40

1999 - 1999

MAXICOM Sistemas e Soluções Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em processamento de dados, Carga horária: 40