Aline Miranda Alves

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2013) onde teve experiência de pesquisa em restauração de florestas degradadas de restinga. Atualmente é aluna do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua em Ecologia de Populações e Biologia da Conservação estudando os efeitos da fragmentação florestal na população de adultos de uma espécie de palmeira e sua influência na estruturação de comunidades de plântulas.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Eduardo Arcoverde de Mattos;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Introdução à Identificação de Árvores da Mata Atlâ. (Carga horária: 24h). , Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

2011 - 2012

Extensão universitária em Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes. (Carga horária: 720h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2011 - 2011

Fundamentos da Sustentabilidade Socioambiental. (Carga horária: 40h). , Subsecretaria de Sustentabilidade de Niterói.

2011 - 2011

Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas - Matriz.

2010 - 2011

Extensão universitária em Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes. (Carga horária: 720h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Interação Pesquisa-Exensão no LAHVI. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Legislação e Resposabilidades Ambientais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biologia da Conservação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Populações.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Restauração de Restingas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Restauração Ecológica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

63º Congresso Nacional de Botânica. Regeneração em Floreta de restinga periodicamente inundada em restauração no município do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

XXXI Jornada Fluminense de Botânica. 2012. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2011. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2010. (Congresso).

II Simpósio de Radiotelemetria do Brasil. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Roberto Zamith Coelho Leal

ZAMITH, L. R.; BRANDES, A. F. N.; LOBAO, A. Q.. Efeitos de médio prazo da adubação, período de inundação e altura da muda na sobrevivência e crescimento de cinco espécies em plantio de restauração de floresta de restinga periodicamente inundável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Arno Fritz das Neves Brandes

BRANDES, A. F. N.; Lobão, A. Q.; Leal, L.R.Z.C.; Boscolo, O.H.. Efeitos de médio prazo da adubação, período de inundação, e altura da muda na sobrevivência e crescimento de cinco espécies em plantios de restauração de floresta de restinga periodicamente inundável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Adriana Quintella Lobão

LOBÃO, A. Q.; BRANDES, A. F. N.; ZAMITH, L.. Efeito de médio prazo da adubação, período de inundação, e altura da muda na sobrevivência e crescimento de cinco espécies em plantio de restauração de floresta de restinga periodicamente inundável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aline Cavalcante de Souza

SOUZA, A. C.. Título da aula: Sucessão ecológica. 2017. Mestranda em Ecologia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Odara Horta Boscolo

Brandes, Arno; Leal, L. R. Z. C.; Lobão, A.Q.;BOSCOLO, O. H.BOSCOLO, O. H.BOSCOLO, O. H.. Efeitos de médio prazo da adubação, período de inundação, e altura da muda na sobrevivência e crescimento de cinco especies em plantios de restauração de floresta de restinga periodicamente inundável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Roberto Zamith Coelho Leal

Efeitos de médio prazo da adubação, período de inundação e altura da muda na sobrevivência e crescimento de cinco espécies em plantios de restauração de floresta de restinga periodicamente inundável; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense -PIBIC; Orientador: Luiz Roberto Zamith Coelho Leal;

Luiz Roberto Zamith Coelho Leal

Efeitos de médio prazo da adubação, tempo de inundação e altura das mudas na sobrevivencia e cresciemento de espécies arbustivas e arbóreas utilizadas em plantios de restauração de floresta de restinga periodicamente inundada degradada; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense -PIBIC; Orientador: Luiz Roberto Zamith Coelho Leal;

JANIE GARCIA DA SILVA

Produção de Mudas com Tecnologia de Baixo Custo; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Janie Garcia da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, A. M. . Restauração em Florestas Inundáveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Implicações da fragmentação na população de adultos de Astrocaryum aculeatissimum (Schott) Burret. e sua influência na estruturação de comunidades de plântulas., Descrição: Dada a importância funcional das palmeiras em florestas tropicais, e sabendo que o efeito da fragmentação sobre elas pode repercurtir sobre a riqueza e abundância de outras espécies e que o tamanho dos fragmentos estão diretamente relacionados à riqueza de espécies é essencial a melhor compreensão das respostas de Astrocaryum aculeatissimum ao processo de fragmentação e seus impactos na estruturação da comunidade vegetal para se necessário elaborar estratégias de manejo e conservação. Neste projeto serão analisadas que métricas da paisagem e fatores abióticos influenciam a distribuição da população de adultos da espécie Astrocaryum aculeatissimum em uma paisagem fragmentada. Além disso, estabeleceremos um estudo comparativo entre composição e diversidade funcional de plântulas nos fragmentos com diferentes adensamentos de A. aculeatissimum.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Miranda Alves - Coordenador / Eduardo Arcoverde Mattos - Integrante / Rita de Cássia Quitete Portela - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Efeitos de médio prazo da adubação, período de inundação e altura da muda na sobrevivência e crescimento de mudas em plantios de restauração de floresta de restinga periodicamente inundada., Descrição: Este projeto pretende monitorar um experimento implantado em 2002 de restauração de floresta de restinga periodicamente inundada degradada onde foram investigados os efeitos da adição de matéria orgânica, tempo de inundação, altura das mudas no momento do plantio e densidade de plantio sobre a sobrevivência e crescimento das espécies testadas. Agora, 10 anos depois dos plantios iniciais pretende-se avaliar a sobrevivência e o crescimento das espécies testadas neste período mais longo. Adicionalmente pretende-se investigar se os diferentes tratamentos experimentais estão afetando processos ecológicos como chuva de sementes, regeneração, produção de serapilheira e controle de espécies exóticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Miranda Alves - Integrante / Luiz Roberto Zamith Coelho Leal - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Laboratório de Ecologia Vegetal. , Avenida Brigadeiro Trompowski - de 221/222 ao fim, Galeão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626377

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Laboratório de Ecologia Vegetal.,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 20

    Atividades

    • Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia.,Linhas de pesquisa

    • Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Biologia.,Estágio realizado, Laboratório de Ecologia Animal e Vegetal.