Ragna Woeltje Tavares

Graduada em Ciências Biológicas bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda em Ecologia de Ambientes Aquaticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2014 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Orientador:Luiz Carlos Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em bacharelado em ciencias biologicas

2010 - 2013

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: análise do efeito comportamental e histológico do glifosato em alevinos de Tilápia, Oreochromis niloticus, Lineu 1758, variedade GIFT
Orientador: Denilton Vidolin

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Santos Anjos

Ensino Fundamental (1º grau)

2005 - 2006

Colégio Santos Anjos

Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 2004

1998 - Interrompido

Colégio São José
Ano de interrupção: 2004

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Limnologia. Similaridade de Assembleia de Peixes entre diferentes ambientes de uma planicíe de inundação neotropical. 2015. (Congresso).

Curso: Perícia Ambiental - Renova Cursos.Curso: Perícia Ambiental. 2013. (Oficina).

Semana Acadêmica de Estudantes de Biologia. 2012. (Congresso).

Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Curso: Répteis Marinhos. 2011. (Congresso).

Curso: Sistemática e Filogenia - Semana Acadêmica de Estudantes de Biologia. Curso: Sistemática e Filogenia. 2011. (Congresso).

Semana Acadêmica de Estudantes de Biologia. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniel Alves dos Santos

GOMES, L. C.;ALVES-DOS-SANTOS, D.; MESSAGE, H. J.. A distância ambiental e geográfica determinando a composição da assembleia de peixes.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Hugo José Message

GOMES, L.C.;MESSAGE, Hugo José; dos SANTOS, D. A.. A distância ambiental e geográfica determinando a composição da assembleia de peixes. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denilton Vidolin

Análise do efeito comportamental e histológico do glifosato em alevinos de tilápia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Denilton Vidolin;

Luiz Carlos Gomes

A distância ambiental e geográfica determinando a composição da assembleia de peixes; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Carlos Gomes;

Susete Wambier Christo

Estágios larvais de Crustacea na zona de desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá - PR; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Susete Wambier Christo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, R. W. ; GRANZOTTi, R.V. ; Rodrigues, A. C. ; GOMES, L.C. . similaridade de assembleia de peixes entre diferentes ambientes em planície de inundação neotropical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, R. W. . Peixes do Paraná e ciltivados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, R. W. . Estágios larvais de Crustacea na zona de desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAVARES, R. W. ; CHRISTO, S. W. . Estágio Larval de Crustácea na Zona da Desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá-PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, J. H. C. ; TAVARES, R. W. ; AMARAL, N. S. ; MICHELS-SOUZA, M. A. ; SENE-SILVA, G. ; DINIZ, R. . Hábito alimentar de Atherinella brasiliensis e Awaous tajasica no Estuário do Rio Faisqueira, Reserva Natural do Cachoeira, Antonina, Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Análise do efeito comportamental e histológico do Glifosato em alevinos de Tilápia GIFT, Descrição: O glifosato é um dos herbicidas mais utilizados no mundo, e que segundo estudos tem possibilidade de contaminação de cursos d'água por lixiviação e escorrimento superficial. Como acontece com outros componentes existem legislações que limitam o valor máximo de cada substancia em ambientes aquáticos dulcícolas. Este trabalho vem com o intuito de verificar se estes valores são cabíveis para a manutenção da atividade comportamental e histológica da Tilápia GIFT. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ragna Woeltje Tavares - Coordenador / Marcia Regina Paes de Oliveira - Integrante / Denilton Vidolin - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Estágio Larval de Crustácea na Zona da Desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá-PR, Descrição: Esse projeto foi realizado a partir de coletas do plâncton, realizadas na zona de desembocadura do Complexo Estuarino de Paranaguá, e teve como finalidade estudar a distribuição espaço temporal, ocorrência e abundância de larvas de estomatópodes, correlacionar dados bióticos com os parâmetros ambientais e avaliar as variações na composição e a frequência relativa do zooplâncton em função dos meses e do ponto amostral. As coletas ocorrem no período de inverno e verão de 2011/2012 e possibilitaram a observação da variação das quantidades de larvas e a variação dos parâmetros ambientais. Através das análises foi possível demonstrar que os crustáceos tem reprodução contínua durante o ano, com picos reprodutivos durante o verão, e o número de larvas na desembocadura do Rio Maciel justifica-se pela quantidade de nutrientes ali encontrados que são trazidos pelo rio, e que servem de alimento para as larvas em desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ragna Woeltje Tavares - Integrante / Suzete Wambier Christo - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Hábito alimentar de Atherinella brasiliensis e Awaous tajasica no Estuário do Rio Faisqueira, Reserva Natural do Cachoeira, Antonina, Paraná., Descrição: O sistema estuarino sofre influência do aporte de águas continentais e marinhas, criando um ambiente heterogêneo interessante para as espécies de peixes que utilizam a área como um berçário. O presente apresentou resultados sobre o hábito alimentar de Atherinella brasiliensis e Awaus tajasica amostradas no rio Faisqueira, baía de Antonina, Paraná. Com a hipótese da não sobreposição de nicho alimentar. As amostras foram realizadas com redes do tipo picaré e Fyke em 2004 e 2005. A conservação e a fixação dos exemplares foi em formalina 4% e álcool 70%. Foram obtidos os dados da biometria, peso total (g) e comprimento total (cm) do corpo e de todo o trato digestório. Os itens alimentares foram identificados ao nível taxonômico mais baixo. As categorias alimentares encontradas foram descritas qualitativamente. A dieta de A. brasiliensis foi de itens vegetais e insetos terrestres como: coleópteros, himenópteros e dípteros. A. tajasica de fragmentos vegetais e crustáceos braquiúros e não-braquiúros. Podendo-se inferir a não sobreposição na alimentação, sugerindo a partilha ecológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ragna Woeltje Tavares - Coordenador / Jocasta Helena Carneiro de Oliveira - Integrante / Natalia Smart do Amaral - Integrante / maria antonia michels-souza - Integrante / gustavo sene-silva - Integrante / Ricardo Diniz - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional