Clóvis Ramiro Jucá Neto

Professor de Associado de Arquitetura do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Programa de Pós-graduação em História (UFC). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1992). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1986). Coordena o Grupo de Pesquisa Atelier de Patrimônio Cultural ? APC/UFC. Autor do livro Primórdios da Urbanização do Ceará (Editora UFC, 2012), Arquitetura como extensão do sertão (Fundação Waldemar Alcântara, 2019) e organizou, com Maria Berthilde de Moura filha, o livro Vilas, cidades e territórios. O Brasil do século XVIII (UFPB/PPGAU, 2012). Pesquisa a organização do espaço territorial e urbano do Ceará e arquitetura cearense dos séculos XVIII, XIX e início do XX. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da urbanização e do urbanismo do Ceará no século XVIII e XIX, arquitetura urbana e rural do Ceará século XVIII e XIX e arquitetura moderna de Fortaleza.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2002 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: A urbanização do Ceará Setecentista. As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati
Orientador: em Faculdade de Letras - Universidade do Porto ( Joaquim Jaime Ferreira Alves)
com Pedro de Almeida Vasconcelos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

1988 - 1992

Universidade Federal da Bahia
Título: A Ciência responde à desordem.,Ano de Obtenção: 1992
Marco Aurélio A de Filgueiras Gomes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modernização do espaço de Fortaleza no século XIX; Saber técnico científico sobre a cidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História do Urbanismo. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Arquitetura E Urbanismo

1981 - 1986

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História do Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

JUCÁ NETO, C. R. ; PAIVA, R. ; DIOGENES, B. ; DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. . 1 DOCOMOMO - Ceará. Intervenção e preservação da arquitetura moderna no Ceará: ações desafios. 2018. (Outro).

HEIMANS, U. ; PEQUENO, R. ; JUCÁ NETO, C. R. . BAUHAUS: A Vigência do Moderno. 2014. (Outro).

JUCÁ NETO, C. R. . 5 DOCOMOMO N NE - Projeto, Obra, Uso e Mémória. A intervenção no patrimônio arquitetônico modernista. 2014. (Congresso).

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Congresso Brasileiro de Arquitetura. 1990. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 DOCOMOMO CEARÁ - 1 Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno no Ceará - Intervenção e preservação da arquitetura moderrna no Ceará: ações e desafios.O caso do residencial Iracema. 2018. (Seminário).

V ENANPARQ - Comissão Científica.Membro da Comissão Científica. 2018. (Encontro).

V ENANPARQ - Coordenador de mesa.ARQUITETOS DA MODERNIDADE. 2018. (Seminário).

XV SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - A Cidade, o Urbano, o Humano.AVALIADOR. 2018. (Seminário).

XV SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - A Cidade, o Urbano , o Humano. AVALIADOR.Avaliador. 2018. (Seminário).

5 Seminário Íbro-americano ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO.O AVERVO DE DESENHOS DO CAU-UFC: Identificação, documentaçãio, proteção e promoção do Patrimônio edificado cearense. 2017. (Seminário).

ENCONTRO INTERNACIONAL ARQUIMEMÓRIA 5 SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO.O PATRIMÔNIO CULTURAL CEARENSE E OS 80 ANOS DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN: UMA VISÃO. 2017. (Encontro).

ENCONTRO INTERNACIONAL ARQUIMEMÓRIA 5 SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO.POR UMA HISTÓRIA DAS AÇÕES DO IPHAN NO CEARÁ. A TRAJETÓRIA DA AÇÃO PRESERVACINISTA DO IPHAN: UM SÓ DISCURSO PARA VÁRIOS BRASIS.. 2017. (Encontro).

ENCONTRO INTERNACIONAL ARQUIMEMÓRIA 5 SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÕNIO EDIFICADO.O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA IDENTIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CEARENSE. 2017. (Encontro).

6 DOCOMOMO NNE - O Dialogo entre a Arquitetura, Tectônica e a Modernidade.O Residencial Iracema em Fortaleza: a simples modernidade ameaçada. 2016. (Seminário).

XV Congresso de História da Educação do Ceará. DESENHANDO A CAPITANIA DO CEARÁ. A CARTOGRAFIA HISTÓRICA E A REPRESENTAÇÃO DO TERRITÓRIO. 2016. (Congresso).

IV Encontro Internacional Cidades Latino- Americanas do século XVI ao XIX.Debatedor -. 2015. (Encontro).

IV Seminário Ibero Americano Arquitetura e Documentação.A casa do Umbuzeiro. 2015. (Seminário).

IV Seminário Ibero Americano Arquitetura e Documentação.O site Inventário Cearense de Arquitetura e Urbanismo (ICAU). O acervo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. 2015. (Seminário).

XVI ENANPUR - Comunicação: AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DO DESENHO URBANO SETECENTISTA NO ESPAÇO OITOCENTISTA BRASILEIRO. MAPEANDO OCORRÊNCIAS NO CEARÁ E PARAÍBA..AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DO DESENHO URBANO SETECENTISTA NO ESPAÇO OITOCENTISTA BRASILEIRO. MAPEANDO OCORRÊNCIAS NO CEARÁ E PARAÍBA.. 2015. (Encontro).

XVI ENANPUR - Coordenador Sessão Livre: AS DIVERSAS ESCALAS DE INTERVENÇÃO NO ESPAÇO BRASILEIRO DURANTE OS SÉCULOS XVIII E XIX.AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DO DESENHO URBANO SETECENTISTA NO ESPAÇO OITOCENTISTA BRASILEIRO. MAPEANDO OCORRÊNCIAS NO CEARÁ E PARAÍBA.. 2015. (Encontro).

5DOCOMOMONNE - Projeto, obra, uso e memória.Sesão Memória - Inventário da Arquitetura Moderna no Norte e Nordeste - Debates. 2014. (Seminário).

5 DOMOMOMONNE - Projeto, obra, uso e memória..Arquitetura Brutalista do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. 2014. (Seminário).

5 Encontro Internacional de História Colonial.Notas sobre a contribuição da Igreja na organização do espaço territorial cearense durante o século XVIII. 2014. (Encontro).

XIII SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.O jogo da temporalidades entre a Colônia e a Primeira República. 2014. (Seminário).

XIII SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.A Fixação da Igreja no Território Cearense durante o século XVIII. 2014. (Seminário).

Arquimemória 4. oordenador de Colóquio - Arquitetura rual no Nordeste do Brasil - Século XVIII e XIX. 2013. (Congresso).

ARQUIMEMÓRIA 4.Notas sobre a Casa de Fazenda setecentista e oitocentista cearense. 2013. (Encontro).

Fórum Adolfo Herbste - VI Edição.A Cidade de Fortaleza: Passado, presente e futuro.. 2013. (Outra).

I SEMAU - Estacio Ceará. Arquitetura Cearense. Um olhar do passado no presente..Arquitetura Cearense Oitocentista. 2013. (Outra).

X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL.Reflexões sobre o Brutalismo Cearense. 2013. (Seminário).

4 DOCOMOMO N NE.Construção Tradição e Modernismo na obra de José Liberal de Castro. 2012. (Seminário).

II ENANPARQ.Entre os princípios modernistas e as possibilidades do real: a obra de José Liberal de Castro no Campus do Bewnfica da Universidade Federal do Ceará. 2012. (Seminário).

III Encontro Internacional Cidades Latino-americanas do século XVI ao XIX.Encontro Internacional Cidades Latino-americanas do século XVI ao XIX. 2012. (Encontro).

IX Semana de História FAFIDAM - UECE. Materialidade e Representração Territorial do Ceará..Cartografia Histórica e a Representação Territorial do Ceará nos século XVIII e XIX. 2012. (Encontro).

XXI SECOM - Olhares em trânsito. Comunicação e espaço urbano..A Universidade e a cidade.. 2012. (Encontro).

2 Seminário Ibero-Americano. Arquitetura e Documentação.A ação do engenheiro José da Silva Paulet na Capitania do Ceará no alvorecer do século XIX. 2011. (Seminário).

9 SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL.Inventário da arquitetura moderna cearense: o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. 2011. (Seminário).

XIV Encontro Nacional da ANPUR.Ritual, Rigor e Pragmatismo: os procedimentos de instalação da Vila de Monte-Mór o Novo da América na Capitania do Ceará. 2011. (Encontro).

19 CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETURA. 2010. (Congresso).

3 DOCOMOMO NORTE NORDESTE.O Modernismo Cearense: A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a cidade de Fortaleza. 2010. (Seminário).

3 Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia.Desenhando o Ceará. 2010. (Simpósio).

I SEMINÉRIO INTERNACIONAL URBICENTROS.MEMBRO DO COMITÊ CIENTIFICO. 2010. (Seminário).

XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - SHU.Especificidades da documentação local e da documentação central para a pesquisa em história da cidade de origem portuguesa. Reflexões sobre a construção Urbano-Territorial do Brasil no século XVIII - Sessão de Interlocução.. 2010. (Seminário).

XI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - SHU.As ESpecificidades da documentação local e da documentação central para a pesquisa em história de origem portuguesa. Reflexões sobre a construção urbano-territorial do Brasil no século XVIII - Sessão de Interlocução. 2010. (Seminário).

XI SEMINÉRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - SHCU.As Vilas de São João da Panaíba e de Santa Cruz do Aracati no Ceará: comparando experiências urbanísticas portuguesas setecentistas. 2010. (Seminário).

8 SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL.A Universidade e a Cidade - Por uma História da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Seminário).

Símpósio Franco Brasileiro - A Imigração Francesa no Brasil . Apresentação da comunicação "O Dr. Pedro Theberge e o projeto da Casa de Câmara e Cadeia do Icó na Província do Ceará.Os Franceses nas cidades do Brasil. 2009. (Simpósio).

XIII ENAnpur - XIII Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - Planejamento e Gestão do Território. Escalas, conflitos e Incertezas.O Reduzido Patrimônio das Câmaras Municipais e as Diretrizes Urbanísticas Portuguesas para as Vilas Cearenses - Sessão Livre (Coordenador). 2009. (Encontro).

XIII ENAnpur - XIII Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - Planejamento e Gestão do Território. Escalas, conflitos e Incertezas.As Diretrizes Urbanísticas portuguesas para as vilas Cearenses. 2009. (Encontro).

XXV Simpósio Nacional de História.Urbanização no Brasil do século XVIII - Especificidades das regioões. 2009. (Simpósio).

DOCOMOMO NORTE-NORDESTE.DOCOMOMO NORTE-NORDESTE - Integrante da Comissão Científica. 2008. (Seminário).

Encontros Universitários UFC.Contribuição para o Estudo da Evolução Urbana da Cidade do Aracati - Século XVIII e XIX.. 2008. (Encontro).

Seminário Latino-Americano. Arquitetura e Documentação.Os Relatórios de 1858 a 1861 da comissão de obras da Casa de Câmara e Cadeia do Icó, na Província do Ceará. 2008. (Seminário).

X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Entre as Normas do Reino e os Condicionantes do lugar: O Desenho da Vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará. 2008. (Seminário).

Seminário Urbanismo e Planejamento Urbano no Ceará - 40 anos Arquitetura e Urbanismo UFC.Cidade e planos - permenências e esquecimentos. 2005. (Seminário).

II Seminário Internacional Visões Contemporaneas.A invenção do patrimônio no Ceará do PSDB - 1986 a 2002. Pensando Fortaleza em busca do tempo perdido.. 2004. (Seminário).

VIII seminário da História da Cidade e do Urbanismo.De uma ocupação ganglionar à uma ocupação nuclear: das fazendas ás vilas do Ceará.. 2004. (Seminário).

VIII Simpósio de Geografia Urbana - Cidade, Espaço, Tempo, Civilização: por "uma transformação radical da sociedade como sociedade política".. 2003. (Simpósio).

VII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2002. (Seminário).

IX Encontro de Iniciação à Docência (Coordenador de Sessão).Encontro de Iniciação a Docência. 2000. (Encontro).

VI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.No rumo do Boi: As vilas do Ceará colonial ligadas à pecuária. 2000. (Seminário).

V Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Cidades: temporalidades em confronto. Mestrado em Urbanismo da FAU - PUC Campinas. 1998. (Seminário).

III Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Secas e epidemias na Fortaleza do século XIX. 1994. (Seminário).

II Simpósio Fortaleza vários olhares.Tecnica e ciência na Fortalezas no século XIX. 1994. (Simpósio).

II Simpósio Fortaleza Vários Olhares (Comunicação).Técnica e Ciência na Fortaleza no século XIX. 1994. (Simpósio).

XII Encontro Regional de História CULTURA - MEMÒRIA - PODER. 1994. (Encontro).

XIV Congresso Brasileiro de Arquitetos (Comissão de Apoio Científico). 1994. (Congresso).

Curso HISTÓRIA E MEMÓRIA - NUDOC (Núcleo de Documentação Cultural, do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. 1990. (Outra).

Seminário de História Urbana, promovido pelo Mestrado em Arquitetura - UFBA - e ANPUR. 1990. (Seminário).

Simpósio Brasil-Alemanha "7 Perguntas a Walter Benjamim".. 1990. (Simpósio).

III Semana do Urbanismo, promovido pelo Departamento da Teoria e Prática do Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA.. 1989. (Outra).

Encontros Culturais 1986/1 - O Nordeste na Constituinte. 1986. (Encontro).

Curso "PAISAGEM, ESPAÇO E MÉTODO", ministrado pelo Geógrafo Milton Santos no XII Congresso Brasileiro de Arquitetos Vilanova Artigas. 1985. (Outra).

IX ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura. 1985. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Arquitetos Vilanova Artigas. 1985. (Congresso).

Curso de Extensão "HISTÓRIA DA ARTE. O SÈCULO XIX: ESCOLAS E PINTORES", promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará - Casa de Cultura Artística.. 1984. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Arquitetos - O Arquiteto e a Gestão Democrática da Cidade. 1982. (Congresso).

Seminário "Tecnologia da Arquitetura - Uma Experiência Brasileira", ministrada pelo Arquiteto João da Gama Figueiras Lima. Promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. 1981. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda de Figueiredo Marques Mattos

JUINOR, R. D.; VASCONCELOS, R. E. P.;JUCÁ NETO, C. R.. IDENTIFICAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO CEARENSE: A CONTRIBUIÇÃO DO ACERVO DO CAU-UFC. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Monique Maia de Lima

ALVEAL, C. M. O.; MACEDO, H. A. M.; TEIXEIRA, R. B.;JUCÁ NETO, C. R.. Por um chão "na rua que vai para o pio de beber": os vassalos d'el rei e a formação da cidade do Natal setecentista (1700 - 1785). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcely Luiza Barreira Portela

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, C. R.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P.. Preservação e Desenvolvimento: a dinâmica sócio-econômica do sítio histórico de Sobral/Ce. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Karine Ribeiro Estevam

JUCÁ NETO, C. R.; ORIENTADORA, M. C. L. C.; PEREIRA, A. Q.. Códigos de Posturas e Ordenamento do Espaço Urbano e da sociedade de Fortaleza no século XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Ramiro Teles Beserra

BUENO, B. P. S.; ANDRADE, M.; DUARTE JUNIOR, R.;JUCÁ NETO, C. R.. Matrizes e capelas do Ceará - Circularidade e Conexões Atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do Norte e portugal (1700 - 1822). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Herbert de Vasconcelos Rocha

JUCÁ NETO, C. R.; ANDRADE, M.; DUARTE, R.; MORA FILHA, M. B.. CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO DESENHO URNANO DE SOBRAL: SÉCULO XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maximino Barreto Frota Júnior

DUARTE JUNIOR, R.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P.;JUCÁ NETO, C. R.. A VELHA E A NOVA JAGUARIBARA (CE): PROJETO, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Camila Maria Nogueira de Santana

NASCIMENTO, J. C.; DANTAS, G. A. F.;JUCÁ NETO, C. R.. O Centro de Fortaleza como lugar de Morádia. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFRN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: GÉRSICA VASCONCELOS GOES

NASCIMENTO, J. C.; DANTAS, G. A. F.;JUCÁ NETO, C. R.. Um percurso sobre a história e morfologia urbana do centro de Fortaleza - XE. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Claudia Vidal Lima e Silva

FREITAS, A. P. S.; ARAUJO, E. A.;JUCÁ NETO, C. R.. Uma Revolução nos tempos da trocas: Arquitetura de ferro na cidade de Fortaleza (1860 - 1910). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jose Maria Almeida Neto

SILVA FILHO, A. L. M. W.; VIANA, H. N.;JUCÁ NETO, C. R.. As mudanças de Uso da Praça Clovis Bevilaqua: do ponto do chafariz às águas da intelectualidade (Fortaleza-CE, 1888 - 1943). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor de menezes Soares

GONCALVES, A.; ANDRADE, M.;JUCÁ NETO, C. R.. Umja via para o progresso: a estrada de Baturité e o Ceará (1836 - 1870). 2015. Dissertação (Mestrado em Progrma de Pós Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Simone Moraes Soares

MOURA FILHA, M. B. B. L. E.; GONCALVES, R. C.; MAIA, D. S.; JUCA NETO, C. R.;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. A Formação da Rede Urbana no Sertão de Piranhas e Piancó, no Século XVIII. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gizella Melo Gomes

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; Ana Elisabeth de Almeida Medeiros; SCHVASBERG, Benny. Planejar - Preservar - Desenvolver. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elizeu Corrêa dos Santos

Barbalho, Alexandre Almeida; FROTA, F. H. S.;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. A modernizaçao do centro antigo de Macapá: Políticas Públicas desmemoriadas e superficiais. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ocione do Nascimento Fernandes

Doralice Sátyro Maia - UFPB (Orientadora); Clovis Ramiro Jucá Neto; Maria de Fátima Ferreira Rodrigues; UFPB, S. R. C. M. -.;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. A produção e a comercialização de mercadorias no Brejo da Parahyba do Norte (1793-1883). 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Simone Moraes Soares

CARDOSO, L. A. F.; MAIA, D. S.; ESPINOZA, J. C. H.; MOURA FILHA, M. B.;JUCÁ NETO, C. R.. Território e cidade nos trilhos da Estrada de ferro Conde D´Eu - Província da Paraíba do Norte (1817 - 1901). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rafael Ricarte da Silva

LEAL, A.; ALVEAL, C. M. O.;JUCÁ NETO, C. R.. A CAPITANIA DO CEARÁ GRANDE NAS DINÂMICAS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS: POLÍTICA SESMARIAL, GUERRA JUSTA E FORMAÇÃO DE UMA ELITE CONQUISTADORA (1679 - 1720). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Adriana Carla de Azevedo Borba

TEIXEIRA, R. B.; TRIGUEIRO, E. B. F.; LOPES, F. M.; JUCA NETO, C. R.; MOURA FILHA, M. B. B. L. E.;JUCÁ NETO, C. R.. Da promessa à realidade: A cidade potiguar do Século XIX a partir do olhar da elite. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nathália Maria Montenegro Diniz

BUENO, B. P.;JUCÁ NETO, C. R.; KANTOR, I.; MARINS, P. C. G.; MIGLIACCIO, L.. Um Sertão entre tantos outros. Fazendas de gado nas Ribeiras do Norte. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Sao Paulo.

Aluno: Paulo Costa Sampaio Neto

LIRA, J. T. C.; JUNQUEIRA, M.; KOURY, A. P.; MARTINS, C. A. F.; JUCA NETO, C. R.; JUCÁ Neto, C R;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Ressonâncias e inflexões do modernismo arquitetônico no Ceará: a contribuição de Gerhard Bormann. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Simone Moraes Soares

CARDOSO, L. A. F.; MOURA FILHA, M. B. B. L. E.; ESPINOZA, J. C. H.; CORREA, E. L.; MAIA, D. S.;JUCÁ NETO, C. R.. Ferrovia e Configuração Territorial: a Estrada de Ferro Conde D'Eu na Província da Parahyba do Norte (1871 - 1901). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolina Gonçalves Nunes

SALGADO, I.; PEREIRA, R. B.;JUCÁ NETO, C. R.. Território da Região Bragantina: rede urbana e rede eclesiástica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Gabriel Parente Nogueira

OLIVEIRA, A. L.; FUNES, E.;JUCÁ NETO, C. R.. DOS PORTOS DO SERTÃO A PORTOS E SERTÕES: A ECONOMIA DAS CARNES SECAS NA COSTA LESTE OESTE NO SÉCULO XVIII NAS DINÂMICAS DE UM INPÉRIO EM MOVIMENTO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação História - UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rafael Ricarte da Silva

OLIVEIRA, A. L.; SILVA, M. S.; FUNES, E. A.;JUCÁ NETO, C. R.. O Siará grande nas dinâmicas do Império luso: política sesmarial e formação de uma elite conquistadora (1679 - 1754). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jailson Castro Silva

VASCONCELOS, C.; LUCAS, M.;JUCÁ NETO, C. R.. Os despojos das imagens: regimes de visualidade e cosmopolitismo no cinema de Walter Hugo Khouri e Luis Sérgio Person (1965 - 1968). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação História - UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Emy Falcão Maia Neto

RIOS, K. S.; SILVA, A. L. M. E.; FUNES, E.;JUCÁ NETO, C. R.. Cartografia da água: territorialidades, Políticas e usos da água doce em Fortaleza (1856 - 1940). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Karine Ribeiro Estevam

COSTA, M. C. L.; PEREIRA, A. Q.;JUCÁ NETO, C. R.. Códigos de Posturas e Ordenamento do Espaço Urbano e da Sociedade de Fortaleza no século XIX. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernanda de Figueiredo Marques Mattos

Romeu Duarte (Orientador); ANDRADE, Margarida;JUCÁ NETO, C. R.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P.. O acervo de desenhos do CAU-UFC: Identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural edificado cearense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ronald Ferreira dos Santos Gomes Tavares

RAMOS, F. R. L.; SILVA FILHO, A. L. M. E.;JUCÁ NETO, C. R.. Sob a Prédica da ordem: A Companhia de Jesus e sua atuaçãio na Vila de São José de Ribamar do Aquiraz. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marcely Luiza Barreira Portela

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, C. R.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P.. Preservaçãoi urbana e valorização imobiliária: A dinâmica sócio-econômica do sétio histórico de Sobral. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maximino Barreto Frota Júnior

DUARTE JUNIOR, R.; VASCONCELOS JUNIOR, R. E. P.;JUCÁ NETO, C. R.. A velha e a nova Jaguaribara (CE): projeto, patrimonio e memória.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luã Rodrigues Lopes

FREITAS, A. P. S.; SILVA, M. A. F.;JUCÁ NETO, C. R.. Vida Material: Analisando o Processo Civilizador a partir dos objetos domésticos pertencentes ás elites da Fortaleza (1871 - 1893). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Camila Maria Nogueira de Santana

NASCIMENTO, J. C.; DANTAS, G. A. F.;JUCÁ NETO, C. R.. O centro de Fortaleza como lugar de moradia. 2015.

Aluno: Maria Claudia Vidal Lima Silva

ARAUJO, E. A.; FREITAS, A. P. S.;JUCÁ NETO, C. R.. Uma Revolução no Tempo das Trocas: Arquitetura do Ferro na Cidade de Fortaleza (1880 - 1910). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jose Maria Almeida Neto

ORIENTADOR, A. L. S. F.; SILVA, J. P.;JUCÁ NETO, C. R.. Do ponto do Chafariz às aguas da intelectualidade: os usos da parça Clovis Bevilaquia nas primeiras décadas do século XX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Progrma de Pós Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Igor de menezes Soares

JUCÁ NETO, C. R.; FUNES, E. A.; ANDRADE, Margarida. Algumas vias para o progessor: a serra de Baturité e a província cearense (1836 - 1872). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Murilo Cunha Ferreira

DANTAS, G. A. F.;José Clewton do NascimentoJUCÁ NETO, C. R.. Cidades da Pecuária: Urbanização e Forma Urbana no Piauí Colonial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriano Regis de Souza

JUCÁ NETO, C. R.. Intervenções Urbanísticas na Lagoa de Messejana: Conectando a população às suas Margens.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Estácio/FIC.

Aluno: Fernanda Luiza Gonçalves Pereira

JUCÁ NETO, C. R.; ROQUE, M.. Memória e Patrimônio: Restauro do Iracema Plaza Hotel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Breno Monteiro de Morais Neves

JUCÁ NETO, C. R.; ANDRADE, Margarida; LIMA, M.. IASD DUNAS _ Igreja Adventista do Sétimo Dia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Paula Pereira Costa

Barbalho, Alexandre Almeida;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; NEVES, B. A. C.. OS "CAMINHOS" DO PATRIMÔNIO: o caso da Praça do Ferreira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Beatriz Chaves de Oliveira

CARDOSO, Gleudson Passos; BARBOSA, Carlos Jacinto;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. As posturas em Aracati: aforamentos, cosntrução e salubridade urbana nos anos de 1860. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FERNANDO ALEX CAMPOS MELÔNIO

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Macro Acessibilidade e Revitalização Urbanística da Cidade de Alcântara. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Vladimir Lenine Teixeira Ribeiro

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; MURATORI, Ricardo. Museu da Cidade de Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Gerson Amaral Lima

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; JUCA NETO, C. R.. Projeto - Parque Bons Ventos - Fazendas do Aracati oitocentista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: José Ramiro Teles Beserra

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Itans - Primor do setecentos nos sertões. Plano de requalificação arquitetônica e urbanística.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nathalia Timbó

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; Roberto Castelo (Orientador); MURATORI, Ricardo. Museu da Resistência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Frederico Nogueira Teixeira

Clovis Ramiro Jucá Neto (Orientador); CASTELO, Roberto; PAIVA, Ricardo;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Midiateca do estado do Ceará - Desafio e Complexidade na manutenção do patrimônio modernista na Aldeota: intervenção no conjunto arquitetônico-paisagístico da residência Benedito Macedo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Viviane ferreira Cruz

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Igreja Evangélica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paula Lopes Araruna

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Teatro do Curso de Arte Dramática da UFC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sarah Bastos de Macedo Carneiro

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Instituto de Desenvolvimento Humano - Patrimônio e Dinâmica Grupal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Caroline G

Paulo Cardoso (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. P. Soares.Projeto - Centro Cultural em Aracati. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Melissa Fonteles Barbosa

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Complexo de Lazer Batista Peniel. Fort/CE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Hercilia Borges

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Parque do Cocó. Fort/CE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renan França de Pinho Gomes

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Complexo Esportivo da UFC. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Valeria Jacinto de Lima

Paulo Cardoso (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Hospital dia de Sobral. 2001.

Aluno: Natália Mota Pinheiro

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Centro Católico de Evangelização do bairro de Fátima - Fortaleza/CE. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Danielle Lopes Pedrosa

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Centro de atenção à saúde mental - "Cuidar sim, excluir não".. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ticiana ponte Nasser Hissa

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Parque Pajeú. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sabrina Studart Fontenele

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Requalificação dos antigos galpões da REFFSA - Centro integrado de educação, lazer e cidadania.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Elaine Girão de Andrade

Romeu Duarte (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Biblioteca Publica Municipal. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniela Marque Rocha

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Teatro Rachel de Queiroz - Guaramiranga/CE. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marília Gouveia Ferreira Lima

José Antonio Perbelini Lemenhe (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Granja. Evolução e Arquitetônica.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carla de Freitas Passos

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Centro Cultural Granja Portugal. Fort/CE. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jeanine Caminha

Roberto Castelo (Orientador);JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Projeto - Escola de Educação Ambiental - Maracanaú / CE. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará.

BIERRENBACH, A. C.; BRASILEIRO, V. B.;JUCÁ NETO, C. R.. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL N 02/2018 - UFBA. 2019. Universidade Federal da Bahia.

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; José Liberal de Castro; Rodrigo Cristiano Queiroz. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, setor de Estudo Projeto Arquitetônico. 2010. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; TINEM, N.; M. Vera. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, no Setor de Estudos: História da Arte, conforme Edital número 382/2008.. 2009. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; Svensson, F. A. E.; BRUNA, P. J. F.. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, no Setor de Estudos: Projeto Arquitetônico, edital número 391/2008. 2008. Universidade Federal do Ceará.

CASTELO, Roberto;JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; LEMENHE, J. A. O. P.. Concurso Público para Professor Substituto, Setor de Estudo História da Arquitetura, 40 Horas, Portaria número 002, de 06 de Março de 2001. 2001. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; CASTELO, Roberto; LEMENHE, J. A. O. P.. Concurso Público para Professor Substituto, Setor de Estudo Planejamento Urbano e Regional, 40 horas, Portaria número 001, 06 de Março de 2001. 2001. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO; SILVA, Paulo Cardoso da; UFPB, H. C. -.. Concurso Público para Professor Auxiliar, 40 horas - DE, Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará , Setor de Estudos TECNOLOGIA.. 1998. Universidade Federal do Ceará.

CARDOSO, D. R.; SANTIAGO, Z. M. P.; ALCOBIA, P. J.; FREITAS, C. F. S.;JUCÁ NETO, C. R.; PAIVA, R. A.; JUINOR, R. D.; DIOGENES, B.. Comissão de seleção do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC. 2019. Universidade Federal do Ceará.

FARIAS FILHO, J. A.; SAMPAIO, C. F.; BEZERRA, L. R.; GONDIM, L. M. P.;JUCÁ NETO, C. R.; PAIVA, R. A.; Beatriz Diógenes; BEZERRA, R. F.. Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design UFC. 2018. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, C. R.. Banca de Avaliação de projetos de extensão do Campus do PICI - Edital n 01/2016. 2016. Universidade Federal do Ceará.

GONCALVES, A.; FUNES, E. A.;JUCÁ NETO, C. R.. Comissão peocesso de reconhecimento de título de pós-graduação obtida no exterior - Doutor, conferido a Marcos Antonio carvalho, pela Universidade do Porto - Portugal. 2016. Universidade Federal do Ceará.

PEREIRA, A. M. G.; FUNES, E. A.;JUCÁ NETO, C. R.. Comissão reconhecimento de Título de Pós-Graduação obtido no exterior conferido ao Doutor Marcos Antonio Carvalho pela Universidade do Porto. 2016. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, C. R.. Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do PPGAU+D/UFC. 2015. Universidade Federal do Ceará.

JUCÁ NETO, C. R.. Comissão de avaliação projetos de extensão do Campus do Pici. 2015. Universidade Federal do Ceará.

PEQUENO, L. R.; CARDOSO, D. R.;JUCÁ NETO, C. R.. Comissão de Revalidação de Diploma de Curso de Arquitectura. 2015. Universidade Federal do Ceará.

PEQUENO, L. R. B.; PAIVA, R. A.;JUCÁ NETO, C. R.. Comissão Especial Revalidação de Diploma em curso de Graduação em Arquitetura, expedido pela Universidade de La Salle com sede em Bogotá, na República da Colombia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

BESERRA, J. R. T.;JUCÁ NETO, C. R.. Comissão de Seleção Regional do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. 2013. Intituro do Patrimônio Artístico Nacional / 4 Superintendencia - Ceará.

BEZERRA, R. F.; CAVALCANTE JUNIOR, C. L.;JUCÁ NETO, C. R.. Estagio Probatório. 2011. Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Fernandes

VASCONCELOS, P. A.;FERNANDES, Ana; Reis, N. G.; CASTRO, L.. A Urbanização do Ceará Setecentista. As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati.. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Pedro de Almeida Vasconcelos

VASCONCELOS, P. A.; FERNANDES, A. M.. A Urbanização do Ceará Setecentista. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tiago Farias Lopes

A contribuição de Sylvio Jaguaribe Eckman no processo de Modernização de Fortaleza nas décadas de 1930 e 1940; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Davi Nobre Mesquita

Engenhocas, alambiques e garrafas: o crescimento e a modificação do consumo e produção de cachaça em Maranguape (1860 - 1930); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rochelle Silveira Lima

Praça do traço ao concreto; Espaços públicos de Fortaleza; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Lúcia de Fátima Cavalcante Teles

Do auge ao oculto: a arquitetura do algodão tecida pelo sertão de aço iguatuense; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Natália Batista da Silva

Arquitetura Moderna: análise sobre a produção de edifícios no Campus do Pici; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Jefferson John Lima da Silva

A trajetória profissional do Arq; Antonio Carlos Campelo Costa; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Maximino Barreto Frota Júnior

A Velha e a Nova Jaguaribara: memórias submersas e novas memórias; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Igor de menezes Soares

Da uberdade à paisagem: o progresso econômico da província e as representações espaciais da Serra de Baturité (1846-1876); Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Progrma de Pós Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Herbert de Vasconcelos Rocha

O TRAÇADO ESPONTÂNEO NA VILA DISTINTA E REAL DE SOBRAL: ESTUDO DE CASO; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Igor de menezes Soares

Da uberdade à paisagem: o progresso econômico da província e as representações espaciais da Serra de Baturité (1846-1876); Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Lynda Joana Passos Moreira

URBANIZAÇÃO DO CEARÁ OITOCENTISTA %u2013 Cartografia retrospectiva; Obras públicas nas cidades do sertão cearense entre anos de 1850 e 1900; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Débora Maria Gomes Braga Monte

Inventário da Arquitetura Moderna Cearense; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alana Figuerêdo Pontes

O GOVERVO PROVINCIAL DO CEARÁ E AS OBRAS PÚBLICAS NA FORTALEZA DO SÉCULO XIX - MAPAS CONJECTURAIS; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Débora Maria Gomes Braga Monte

Inventário da Arquitetura Moderna Cearense; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sara Lins

Inventário da Arquitetura Moderna Cearense; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alana Figuerêdo Pontes

A ação da igreja na organização do espaço territorial do Ceará; Mapas conjecturais do século XVIII e da primeira metade do século XIX; ; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

José Ramiro Teles Beserra

Arquitetura Religiosa do Ceará Colonial; 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

José Ramiro Teles Beserra

Matrizes e Capelas do Ceará: Circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do NOrte e Portugal (1700 - 1820); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Herbert de Vasconcelos Rocha

CONTRIBUIÇÂO PARA O ESTUDO DO DESENHO URBANO DE SOBRAL: SÉCULO XIX; 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Igor de menezes Soares

Uma via para prosperidade: a estrada de Baturité e o Ceará (1836 - 1870); 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Breno Monteiro de Morais Neves

IASD DUNAS - Igreja Adventista do Sétimo dia; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Frederico Nogueira Teixeira

Midiateca do Estado do Ceará - Desafio e complexidade na manutenção do patromônio modernista construído na Aldeota: intervenção no conjunto arquitetônico-paisagistico da residência Benedito Macedo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Francisco Alexandre Veras

Parque Ecológico do Rio Ceará; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Bruna Coelli

ESTUDO HABITACIONAL NA FAVELA DO DENDÊ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Andréa Dall'olio Hiluy

CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS ( PPDS ) FÍSICA, VISUAL E MOTORA; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Kelma Pinheiro

ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Danielle Costa Holanda

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA BATURITÉ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Clevio Dheivas Nobre Rabello

UM PARQUE PARA A CIDADE - Novos usos para as áreas ocupadas pelo Exército no Bairro de Fátima; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Tatiana da Silva Rabello

CASA DO IDOSO; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Wagner Brito

CENTRO DE VIVÊNCIA DA UFC NO BENFICA; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Ana Carolina Silveira Pereira

CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE IDOSOS; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Haroldo Rattes

CIDADE UNIVERSITARIA DO CARIRI; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Waleska Carvalho

CEMITÉRIO PARA A CIDADE DE FORTALEZA; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Jacqueline Arruda

CAMPUS DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Débora Maria Gomes Braga Monte

Inventário da Arquitetura Moderna Cearense; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Sara Lins

Inventário da Arquitetura Moderna Cearense; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Alana Figueiredo

A ação da Igreja na organização do espaço territorial do Ceará - Mapas conjecturais do século XVIII e da primeira metade do século XIX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura E Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Camile de Miranda Dino

Arquitetura e Engenharia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Ramiro Jucá Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Aurélio Andrade de Filgueiras Gomes

A ciência responde à desordem: transformações urbanas em Fortaleza durante o século XX; 1993; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Marco Aurélio Andrade de Filgueiras Gomes;

Pedro de Almeida Vasconcelos

A Urbanização do Ceará Setecentista; As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati; 2007; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro de Almeida Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Arquitetura Religiosa do Ceará e sua relação com o espaço territorial e urbano oitocentista da Província. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. 1(2014), p. 195-219, 2014.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; PONTE, A. F. . A Fixação da Igreja no Território Cearense Durante o Século XVIII: algumas notas. Paranoá (UnB) , v. i, p. 27-27, 2014.

  • 2013 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; ANDRADE, Margarida ; RODRIGUES, R. S. ; BARRETO, V. A. C. O. ; BARBOSA, . M. . Inventário da Arquitetura Moderna no Ceará - O Campus do Pici. Extensão em Ação , v. II, p. 46-61, 2013.

  • 2012 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Os primórdios da organização do espaço territorial e da vila cearense - algumas notas. Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 20, p. 133-163, 2012.

  • 2010 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; José Clewton do Nascimento ; Ricardo Fernandes . Notas sobre o Inventário da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará. Cadernos PPG-AU/FAUFBA , v. i, p. 19-35, 2010.

  • 2009 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Primórdios da Rede Urbana Cearense. Mercator (UFC) , v. 8, p. 77-102, 2009.

  • 2007 JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Sobre a pouca importância do Ceará no movimento expansionista português em direção à América Espanhola. Trajetos (UFC) , v. 5, p. 265-288, 2007.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; GONCALVES, A. . Arquitetura como extensão do sertão: casa de fazenda setecentista e oitocentista dos Inhamuns Ceará. 1. ed. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcantara, 2019. v. 1. 226p .

  • JUCÁ NETO, C. R. ; PAIVA, R. A. (Org.) . Projeto, obra, uso e memória. A intervenção no patrimônio modernista no Norte e Nordeste. 1. ed. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2018. v. 1. 575p .

  • JUCÁ NETO, C. R. ; GONCALVES, A. (Org.) ; BRASIL, A. C. (Org.) . Arquitetura Moderna Campus do Benfica - Universidade Federal do Ceará. 1. ed. Fortaleza: UFC, 2014. v. 1. 299p .

  • JUCÁ NETO, C. R. ; PAIVA, R. A. (Org.) . 5 DOCOMOMO - Projeto, Obra, Uso e Memória - Caderno de Resumo. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2014. v. 1. 130p .

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Primórdios da Urbanização no Ceará. 1. ed. Fortaleza: UFC Edições, 2012. v. 1000. 510p .

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; MOURA FILHA, M. B. (Org.) . Vilas, cidades e territórios. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2012. v. 1. 179p .

  • JUCÁ NETO, C. R. . No caminho da Comissão Científica de Exploração. Cidade e arquitetura religiosa no Sertão do Ceará (1859 - 1861). In: BASTOS, Clara de; LIMA, Érico Araújo; MATEUS, Leonardo Moura e FIRMEZA, Yuri. (Org.). O trabalho das ruínas: genealogias ficções (re)montagens. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2019, v. 1, p. 1-340.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; PAIVA, R. A. . Documentação, Conservação e Intervenção no Patrimônio Modernista do Norte e Nordeste: Um panorama. In: JUCÁ NETO, Clovis Ramiro; PAIVA, Ricardo, Alexandre. (Org.). Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio modernista no Norte e Nordeste. 1ed.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2018, v. 1, p. 9-19.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . Projeto, Canteiro e Obra. Construção e Poesia na Residência do Arquiteto Paulo Cardoso. In: JUCÁ NETO, Clovis Ramiro; PAIVA, Ricardo Alexandre. (Org.). Projeto, obra, uso e memória: a intervenção no patrimônio modernista no Norte e Nordeste. 1ed.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2018, v. 1, p. 155-180.

  • JUCÁ NETO, C. R. . A construção da casa de câmara e cadeia da cidade do Icó, na provincia do Ceará: relatórios da Comissão de Obras (1857 a 1851). In: SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Morais da.. (Org.). Cultura, Política e Identidade: o Ceará em perspectiva II.. 1ed.Fortaleza: IPHAN, 2017, v. II, p. 177-212.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. . Construção, tradição e modernismo: notas sobre a atividade profissional do arquiteto José Liberal de Castro. In: TEIXEIRA, Rubenilson Brazão; DANTAS, George Alexandre Ferreira. (Org.). Arquitetura em cidades "sempre novas": modernismo, projeto e patrimônio.. '1ed.Natal: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 1-485.

  • JUCÁ NETO, C. R. . O lugar dos aldeamentos, capelas e freguesias do Ceará durante o século XVIII e alvorecer do século XIX. Alguns apontamentos. In: MATTOS, Yllan de; MUNIZ, Pollyanna G. Mendonça (Org.) ; ASSIS, Angelo Adriano Faria de (Org.) ; RODRIGUES, Aldair Carlos (Org.). (Org.). Edificar e Transgredir: Clero, Religiosidade e Inquisição no espaço ibero-americano (séculos XVI-XIX). 1ed.Jundiái: Paco Editora, 2016, v. 1, p. 109-140.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Desenhando a Capitania do Ceará. A Cartografia Histórica e a representação do Território.. In: Maria Juraci Maia Cavalcante, Petrícia Helena Carvalho Holanda, Francisca Geny Lustosa e Roberto Barros Dias. (Org.). Histórias de Pedagogia, Ciências e Religião: discursos e correntes de cá e do além-mar. 1ed.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2016, v. I, p. 183-216.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Pedro (Pierre) Théberge. Un médicin francais á Icó, Sertão de la province du Ceará - Brésil, milieu XIX siécle. In: Laurent Vidal et Tania Regina de Luca. (Org.). Les Français au Brèsil XIX - XX Siécle. 2ed.Paris: Les Indes Savant, 2016, v. 1, p. 519-530.

  • JUCÁ NETO, C. R. . A cosntrução da Casa de Câmara e Cadeia da cidade do Icó, na Província do Ceará. Relatórios da Comissão de Obras (1857 a 1861). In: GONÇALVES, Igor Rodrigues e SILVA, Itala Bianaca Morais. (Org.). Cultura, política e identidades: Ceará em perpectiva.. 1ed.Fortaleza: IPHAN, 2015, v. 2, p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, C. R. . O Inventário da Arquitetura Moderna Cearense. In: JUCÁ NETO, Clovis Ramiro; GONÇALVES, Adelaide; BRASIL, Alexia Carvalho. (Org.). Arquitetura Moderna Campus do benfica - Universidade Federal do Ceará. 1ed.Fortaleza: UFC, 2014, v. 1, p. 75-80.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; Ricardo Fernandes ; DUARTE JUNIOR, R. . Arquitetura Moderna do Campus do Benfica da UFC. In: JUCÁ NETO, Clovis Ramiro; GONÇALVES, Adelaide; BRASIL, Alexia Carvalho. (Org.). Arquitetura Moderna Campus do Benfica. Universidade Federal do Ceará. 1ed.Fortaleza: UFC, 2014, v. 1, p. 81-96.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida . Construção, tradição e modernismo: notas sobre a atividade profissional do arquiteto José Liberal de Castro. In: TEIXEIRA, Rubenilson Brazão; DANTAS, George Alexandre Ferreira. (Org.). Arquitetura em cidades sempre novas: modernismo, projeto e patrimônio. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. 1, p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Heranças Medievais Portuguesas no traçado das Vilas de N. Sa. da Expectação do Icó e de s. Cruz do Aracati. In: Igor de Menezes Soares; Ítala Byanca Morais da Silva. (Org.). Cultura, política e identidade: Ceará em perspectiva.. 1ed.Fortaleza: IPHAN, 2014, v. 1, p. 359-382.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Salve o Rei !!! A Vila de Montemor-o-Novo d? América fora instalada na Capitania do Ceará. A formalidade de que manda o novo método.. In: Ana Amelia M.C. de Melo e Irenísia Torres de Oliveira.. (Org.). Aproximações: cultura e política.. 1ed.Fortaleza: Ana Amelia M.C. de Melo e Irenísia Torres de Oliveira., 2013, v. 1, p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; MOURA FILHA, M. B. . Diferentes ações, diferentes materializações e o projeto português de colonização do território brasileiro. In: JUCÁ NETO, C. R.; MOURA FILHA, M. B.. (Org.). Vilas, cidades e territórios: o Brasil do século XVIII. 1ed.João Pessoa: UFPB-PPGAU, 2012, v. 1, p. 7-12.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . O traçado da Vila de Nossa Senhora da Expectação do Icó na Capitania do Ceará. In: JUCÁ NETO, C. R.; MOURA FILHA, M. B.. (Org.). Vilas, cidades e territórios: o Brasil do século XVIII. 1ed.João Pessoa: UFPB/PPGAU, 2012, v. 1, p. 45-58.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Aquiraz (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 70-71.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Aracati (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares da; ARAUJO, Renata Malcher; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2010, v. 1, p. 71-73.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Caucaia (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares de; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 92-93.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Fortaleza (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares da; ARAUJO; Renata Malcher de; MATIAS; Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 96-97.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Icó (CE).. In: MATTOSO; José; CUNHA; Mafalda Soares da; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS; Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 98-100.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Itarema (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares da; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 110-110.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Sobral (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA; Mafalda Soares da; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, v. 1, p. 224-224.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . VERBETE Viçosa do Ceará (CE).. In: MATTOSO, José; CUNHA, Mafalda Soares da; ARAUJO, Renata Malcher de; MATIAS, Maria Fernanda.. (Org.). Património de Origem Portuguesa no Mundo. América do Sul. Arquitetura e Urbanismo.. 1ed.Lisboa.: Fundação Calouste Gulbenkian., 2010, v. 1, p. 228-228.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entry Aquiraz, Aracati, Caucaia, Fortaleza, Icó, Itarema, Sobral, Viçosa do Ceará.. In: José Matoso; Renata malcher de Araujo. (Org.). Portuguese Heritage around the Woeld. Architecture and Urbanism.. 1ed.Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. 1, p. 1-.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: Aquiraz. Historical Backgroun and Urbanism. Religius Arqchitecture (Parish Church of Saint Joseph of Ribamar), Equipment (Town Hall and Prison, Meat Market). In: MATTOSO, José; ARAUJO, Renata Malcher.. (Org.). Portuguese Heritage aronun the World. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. 1, p. 70-71.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: Aracati .Historical background and Urbanism. Religious Arqchitecture (Parish Church of our Lady od the Rasary, Church of our Lady of the Rosary of the Black people, Church of our Lady of Joy), Equipment and Infrastructures (Town Hall and Prison).. Portuguese Heritage around the World. Architecture and Urbanism.. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. 1, p. 71-73.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entry: Caucaia. Historical Background and Urbanism. Equipment and Infrastructrures (Town Hall and Prison).. In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher.. (Org.). Portuguese Heritage around the World - Architecture and Urbanismo.. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. I, p. 92-93.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entry: Fortaleza. Historical Backgrond and Urbanism. Military Arqchitecture (Fortress of our Lady of the Assumption). In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher.. (Org.). Portuguese Heritage Around the World - Architecture and Urbanism.. 1ed.Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. I, p. 96-97.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: ICÓ. Historical Backgroun and Urbanism. Religious Architecture (Church of our Lady of Expectation). Equipment and Infrastructure (Town Hall).. In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher.. (Org.). Portuguese Heritage around the World. Arqchitecture and Urbanism.. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 2010, v. I, p. 98-100.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: Itarema. Religious Architecture (Church of our Lady of the Conception - Almofala).. In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher.. (Org.). Portuguese Heritage around the World. Architecture and Urbanism.. 1ed.Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010, v. I, p. 110-110.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: Sobral. Historical Background and Urbanism. Religious Architecture (Parish Church of our Lady of the Conception).. In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher de.. (Org.). Portuguese Heritage around the World. Architecture and Urbanism.. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. I, p. 224-225.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . ENTRY: Viçosa do Ceará. Historical Backgrond and Urbanism. Religious Architecture (Parish Church of our Lady of the Asuumption).. In: MATTOSO, José. ARAUJO, Renata Malcher de.. (Org.). Portuguese Heritage around the World.. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foudation, 2010, v. I, p. 228-229.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entre as normas do reino e os condicionates do lugar: o desenho da Vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará. In: Virgínia Pontual; Rosane Piccolo Loretto. (Org.). Cidade, território e urbanismo: um campo conceitual em construção. 1ed.Olinda: CECI - Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2009, v. 1, p. 187-204.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Secas e Epidemias na Fortaleza do Século XIX. In: LEME, Maria Crstina da Silva (FAU - USP) e CIMBALISTA, Renato (Inst. Polis / USJT). (Org.). SHCU 1990 - 2008. Dez Seminários de História da Cidade e do Urbanismo. : , 2008, v. I, p. -.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . De uma ocupação ganglionar à uma ocupação nuclear. Das fazendas às vilas do Ceará do século XVIII. In: LEME, Maria Cristina de Silva (FAU - USP) e CIMBALISTA, Renato ((Inst. Polis / USJT). (Org.). SHCU 1990 - 2008. Dez Seminários de História da Cidade e do Urbanismo.. São Paulo: , 2008, v. I, p. -.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . No rumo do Boi. As vilas do Ceará colonial ligadas à pecuária.. In: LEME, Maria Cristina da Silva (FAU - USP) e CIMBALISTA (Inst. Polis / USJT). (Org.). SHCU 1990 - 2008. Dez Seminários de História da Cidade e do Urbanismo.. São Paulo: , 2008, v. I, p. -.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; DUARTE JUNIOR, R. ; MAMEDE, V. . Planejando a Cidade de Fortaleza - Por uma Fortaleza de oportunidades, mais justa, bem cuidada e acolhedora.. Fortaleza 2040 - Coleção Iplanfor, Fortaleza - Prefeitura de Fort, p. 22 - 37, 12 jul. 2014.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; BEZERRA, J. R. T. . CIRCULAÇÃO E CONEXÕES ATLÂNTICAS: ARQUITETURA E ARTÍFICES ENTRE OS SERTÕES DO NORTE E PORTUGAL (1700 ? 1820). In: 2 Congreso Ibero-americano de Historia Urbana, 2019, Cidade do México. PROCESOS HISTÓRICOS QUE EXPLICAN LA CIUDAD IBEROAMERICANA. Cidade do México: Editorial de la Facultad de Arquitectura UNAM, 2019. v. 1. p. 1-2879.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. ; SCHRAMM, S. M. O. . PROJETO MORADA NOVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO FÍSICO E ARQUITETURA RURAL NOS SERTÕES DO CEARÁ.. In: 13 DOCOMMO BR, 2019, Salvador - Bahia. 13o Seminário Docomomo_Brasil : Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo_Brasil. Todos os mundos, um só mundo,. Salvador - Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. . 'CONSTRUIR O ABERTO'. Notas sobre pensamento e obra do arquiteto Roberto Martins Castelo. In: V ENANPARQ, 2018, Salvador. V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ANAIS. Salvador - Bahia: UFBA, 2018. v. 1. p. 1-2807.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. ; TELES, R. . Por uma história das ações do IPHAN no Ceará. A trajetória da ação preservacionsita do IPHAN: Um só discurso para vários Brasis. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . O papel da Universidade Federal do Ceará na Identificação, Conservação e Gestão do Patrimônio Cearense. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . O Patrimônio Cultural Cearense e os 80 anos do Instituto do Patrimônio Artistico Nacional - IPHAN : Uma visão. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. ; SCHRAMM, S. . Vila Vicentina da Estancia: Uma experiencia de preservação urbana de resistência. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-20.

  • ROCHA, H. ; JUCÁ NETO, C. R. . AS CIDADES DE ARACATI E SOBRAL NO CEARÁ.. In: SIMPURB - Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?, 2017, Salvador. Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?. Salavador: UFBA, 2017. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; DIOGENES, B. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . O Residencial Iracema em Fortaleza: a simples modernisdade ameaçada. In: 6 DOCOMOMO NNE - O Diálogo entra a Arquitetura, Tectônica e a Modernidade, 2016, Teresina. O Diálogo entra a Arquitetura, Tectônica e a Modernidade. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. . A poética da construção: a casa do arquiteto Paulo Cardoso em Fortaleza - Ceará. In: DOCOMOMO BR, 2016, Recife - Pernambuco. O campo ampliado do movimento moderno. Recife: UFPE, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; MOURA FILHA, M. B. ; ANDRADE, M. ; SOARES, M. S. M. ; ROCHA, H. . O desenho urbano oitocentista no Nordeste do Brasil. Mapeando ocorrências no Ceará e Paraíba. In: Primier Congresso Ibero Americano de História Urbana, 2016, Santiago do Chile. Actas Primier Congresso Ibero Americano de História Urbana. Ciudades en el tiempo: infraestruturas, territorios, patrimpnio. Santiago do Chile: Pontificia universidad do Chile, 2016. v. 1. p. 1-1561.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . Patrimonio Arquitetônico Industrial do Ceará - Brasil. In: Primer Congreso Iberoamericano de História Urbana, 2016, Santiago do Chile. Actas Primer Congreso Iberoamericano de História Urbana. Ciudad em el tiempo: infraestrutura, territorios, patrimonio. Santiago do Chile: Pontificia Universidad do Chile, 2016. v. 1. p. 1-1562.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. . Inventário da arquitetura moderna da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brasil: o Campus do Benfica e do Pici. In: PATRIMA - Congresso Ibero Americano. Patrimonio, suas matérias e imatérias., 2016, Lisboa. Património, suas materiais e imaterias.. Lisboa - Portugal: LNEC -ISCTE - IUL (Instituto Universitário de Lisboa. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2016. v. 1. p. 1-250.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. ; GONCALVES, F. . Usos polêmicos da memória e patrimônio: O Iracema Plaza Hotel (Fortaleza - Ceará). In: Património, suas materias e imaterias., 2016, Lisboa - Portugal. Património, suas materias e imaterias.. Lisboa - Portugal: LNEC - ISCTE - IUL / Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2016. v. 1. p. 1-250.

  • GONCALVES, A. ; ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . A ação da igreja nos primórdios da organização do espaço territorial do Ceará - Brasil. Cartografia histórica e mapas conjecturais. In: 6 SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DE LA CARTOGRAFIA, 2016, Santiado do Chile. DEL MUNDO AL MAPA E DEL MAPA AL MUNDO: Objetos, Escalas e Imaginarios del Territórrio. Santiago do Chile: Universidad de Chile y Pontificia Universidad Católica de Chile, 2016. v. 1. p. 1-579.

  • GONCALVES, A. ; ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . O discurso visual da cartografia urbana de Herbster para a cidade de Fortaleza, Brasil, no século XIX. In: 6 SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DE LA CARTOGRAFIA, 2016, Santiago do Chile. DEL MUNDO AL MAPA E DEL MAPA AL MUNDO: Objetos, Escalas e Imaginarios del Territórrio. Santiago do Chile: Universidad de Chile y Pontificia Universidad Católica de Chile, 2016. v. 1. p. 1-579.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE, R. ; PAIVA, B. ; COSTA, A. L. ; RODRIGUES, B. ; NOBREGA, U. P. ; LIMA, B. ; MURITIBA, P. . O site Inventario Cearense de Arquitetura e Urbanismo (ICAU). O acervo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.. In: IV Seminário Íbero - Americano Arquitetura e Documentação, 2015, Belo Horizonte - MG. Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-23.

  • JUCÁ NETO, C. R. . A casa de fazenda do Umbuzeiro. In: IV Seminário Íbero Americano Arquitetura e Documentação, 2015, Belo Horizonte. Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobre a contribuição da Igreja na organização do espaço territorial cearense durante o século XVIII. In: 5 encontro Internacional de História Colonial - Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX), 2014, Maceió - Alagoas. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX). Maceió - Alagoas: EDUFAL, 2014. v. I. p. 1-15.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; FIGUEREDO, A. . A fixação da Igreja no Território Cearense Durante o século XVIII - Algumas notas. In: XIII SHCU _ Seminnário de História da Cidade e do Urbanismo, 2014, Brasília. Tempos e Escalas da Cidade e do Urbanismo. Brasilia: UNB, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . O jogo das temporalidades entre a Colonia e a Primeira República. In: XIII Seminário da História da Cidade e do Urbanismo, 2014, Brasília. Tempos e escalas da cidade e do Urbanismo. Brasilia: UNB, 2014. v. 1. p. 1-500.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobra a Casa de Fazenda setecentista e oitocentista cearense. In: ARQUIMEMÓRIA 4 - A Dimensão urbana do patrimônio, 2013, Salvador. A Dimensão urbana do patrimônio. Salvador: UFBA. v. 1. p. 1-20.

  • JUCA NETO, C. R. ; JUCÁ NETO, C. R. . Formas arcaicas portuguesas no Nordeste Brasileiro. O desenho da vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará.. In: PNUM 2013. Portuguese Network of Urban Morfhology, 2013, Coimbra. Forma Urbana nos Territórios de Influência Portuguesa. Ãnálise, Desenho, Quantificação.. Coimbra: Department of Civil Engineering of the University of Coimbra, 2013. v. 1. p. 1107-1116.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. . Reflexões sobre o Brutalismo Cearense. In: X Seminário DOCOMOMO BRASIL, 2013, Curitiba - Paraná. Arquitetura Moderna e Internacional: Conexões Brutalistas. PUCPR: PUCPR, 2013. v. 1. p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; Margarida J. F. de Andrade . Construção: Tradição e Modernismo na obra do arquiteto José Liberal de Castro.. In: 4 DOCOMOMO N NE, 2012, Natal. Arquitetura em cidades. Natal: UFRN, 2012. v. 1. p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Tão perto, tão longe. Sobre a arquitetura religiosa do Ceará e sua relação com o espaço territorial e urbano oitocentista da província.. In: II ENANPARQ, 2012, Natal. Teorias de Práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporânea. Natal: UFRN, 2012. v. 1. p. 1-30.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entre os princípios modernistas e as possibilidades do real: a obra do arquiteto José Liberal de Castro no campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. In: II ENANPARQ - II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2012, Natal. Teorias e Práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas. Natal: UFRN, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Ritual, Rigor e Pragmatismo: os procedimentos de instalação da Vila de Monte-Mór o Novo da América. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR - Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, 2011, Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro: ANPUR, 2011. v. 1. p. 1-21.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; José Clewton do Nascimento ; Ricardo Fernandes ; Romeu Duarte . Inventário da arquitetura moderna cearense: o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. In: 9 Seminário DOCOMOMO BRASIL, 2011, Brasília. Interdisciplinaridade e experiência em documentação preservação do patrimônio recente. Brasília: UNB, 2011. v. 1. p. 1-18.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; ANDRADE, Margarida . A ação do engenheiro José da Silva Paulet na Capitania do Ceará no alvorecer do século XIX. In: 2 Seminário Ibero-americano. Arquitetura e Documentação, 2011, Belo Horizonte. Anais ... Seminário Latino-Americano Arquitetura & Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. I. p. 1-15.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Desenhando o Ceará. In: 3 Simpósio Ibero Americano de História da Cartografia, 2010, São Paulo. Agenda para História da Catografia Ibero Americana, 2010. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; Ricardo Fernandes ; José Clewton do Nascimento ; Margarida J. F. de Andrade ; Beatriz Diógenes ; Romeu Duarte . O Modernismo Cearense: A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a cidade de Fortaleza. In: 3 DOCOMOMO NORTE NORDESTE, 2010, João Pessoa. Das Ressurrreições e conservações (im)possíveis do patrimônio moderno no NORTE E NORDESTE DO BRASIL. João Pessoa: PLOTTER, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . As vilas de São João da Parnaíba no Piauí e de Santa Cruz do Aracati no Ceará: comparando experiências urbanísticas portuguesas setecentistas.. In: XI SEMINÉRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - SHCU, 2010, Vitória. A construção da cidade e do urbanismo: idéias têm lugar?. Vitória: UFES, 2010. v. 1. p. 1-18.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . As Diretrizes Urbanisticas Portuguesas para as Vilas Cearenses. In: XIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 2009, Florianópolis. XIV Encontro Nacional da ANPUR. Florianópolis: UFSC, 2009. v. I. p. 1-22.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; FERNANDES, Ricardo ; NASCIMENTO, Clewton ; ANDRADE, Margarida ; DIÓGENES, Beatriz . A Universidade e a Cidade - Por uma História da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará. In: 8 SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 2009, Rio de Janeiro. Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes. Rio de Janeiro: Klan Multimídia, 2009. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Os Relatórios de 1858 a 1861 da Comissão de Obras da Casa de Câmara e Cadeia do Icó, na Província do Ceará. In: Seminário Latino-Americano. Arquitetura e Documentação, 2008, Belo Horizonte. Seminário Latino-Americano. Arquitetura e Documentação, 2008. p. 1-18.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entre as Normas do Reino e os Condicionantes do lugar: O Desenho da Vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará. In: X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2008, Recife. X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Recife/ Pernambuco. 08 a 10 de Outubro de 2008. Recife-Pernambuco: CECI-Centro de Estudos Avançados de Conservação Avançada, 2008. p. 1-16.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Vilas, Povoados e Estradas do Ceará colonial: os caminhos da ocupação territorial. In: X Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2007, Florianópolis. Anais do X Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Florianópolis: UFSC, 2007. v. I.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . De uma ocupação ganglionar à uma ocupação nuclear: das fazendas às vilas do Ceará do século XVIII. In: VIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2004, Niteroi - RJ. Perspectivas contemporâneas da História da Cidade e do Urbanismo. Niteroi, 2004. v. I. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . A Invenção do Patrimônio no Ceará do PSDB - 1986 a 2002. Pensando Fortaleza em busca do tempo perdido.. In: II Seminário Internacional Visões Contemporâneas, 2004, Rio de Janeiro. Visões Contemporâneas, 2004.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . De uma ocupação ganglionar a uma ocupação nuclear: das fazendas às vilas do Ceará. In: VIII seminário da História da Cidade e do Urbanismo, 2004, Niteroi. Perspectivas contemporâneas da História da Cidade e do Urbanismo. Niteroi, 2004. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . NO RUMO DO BOI - AS VILAS DO CEARÁ COLONIAL LIGADAS À PECUÁRIA. In: VI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - CINCO SÉCULOS DE CIDADE NO BRASIL, 2000, NATAL - RGN. VI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 2000.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, F. . Usos polêmicos da memória e patrimônio: O Iracema Plaza Hotel (Fortaleza - Ceará). In: PATRIMA - Congresso Ibero Americano. Patrimônio, suas matérias e imatérias., 2016, Lisboa. Patrimônio, suas matérias e imatérias.. Lisboa: LNEC, 2016. v. 1. p. 1-365.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. ; GONCALVES, F. . Inventário da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Brasil. O Campus do benfica e do Pici.. In: PATRIMA. Congresso Ibero - Americano. Património, suas matérias e imatérias., 2016, Lisboa. Patrimònio, suas matérias e imatérias.. Lisboa: LNEC, 2016. v. 1. p. 1-365.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Formas arcaicas portuguesas no Nordeste brasileiro. O desenho da Vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará. In: PNUM 2013 - Annual Conference of Portuguese Network of Urban Morphology, 2013, Coimbra - Portugal. Forma Urbana nos Territórios de Influência Portuguesa Análise, Desenho, Quantificação. Coimbra - Portugal: Department of Civil Engineering of the University of Coimbra, 2013. v. 1. p. 562-565.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; TEIXEIRA, R. B. . VILAS, CIDADES E TERRITÓRIO. DIVERSAS ESCALAS DE INTERVENÇÃO MO BRASIL DOS SÉCULOS XVIII E XIX.. In: ENAMPUR (2019) - Tempos em/de transformação - Utopias, 2019, Natal - Rio Grande do Norte. Tempos em/de transformação - Utopias. Natal: UFRN, 2019. v. 1. p. 1-254.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. ; SCHRAMM, S. M. O. . PROJETO MORADA NOVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO FÍSICO E ARQUITETURA RURAL NOS SERTÕES DO CEARÁ.. In: 13o Seminário Docomomo_Brasil, 2019, Salvador - Bahia. Livro de resumos do 13o Seminário Docomomo_Brasil : 25 anos do Docomomo_Brasil. Todos os mundos, um só mundo,. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia., 2019. v. 1. p. 1-258.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; SALES, D. C. ; MOREIRA, L. J. P. . Urbanização do Ceará Oitocentista - Cartografia Retrospectiva de Obras Públicas do Ceará entre os anos de 1850 e 1900. In: XXXVII Encontro de Iniciação Científica IN: Encontros Universitários da UFC, 2018, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 2. Num. 1. - -. 2017 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2017 -. Fortaleza: Universidade Fderal do Ceará, 2018. v. 1. p. 1981-1981.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; COSTA, R. S. S. ; ANDRADE, C. N. ; SALES, D. C. ; SILVA, P. P. S. . Arquitetura Moderna - Arquitetos Ricardo Rodrigues, Regis Freire e Antonio Medina. Residência Rua Visconde de Mauá, 2500. In: XXVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC. 2018, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 2844-2844.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; MESQUITA, D. N. . 'OS DONOS DA CACHAÇA': BREVE PERFIL DOS PRODUTORES DE CACHAÇA EM MARANGUAPE (1860-1930). In: XI ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 2451-2451.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; OLIVEIRA, A. M. A. ; FIUZA, R. F. . ARQUITETURA MODERNISTA DO CEARÁ - INVENTÁRIO CEARENSE DE ARQUITETURA E URBANISMO (ICAU). In: XXVII ENCONTRO DE EXTENSÃO - ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 3996-3996.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, C. N. ; COSTA, R. S. S. ; SALES, D. C. ; SILVA, P. P. S. . ARQUITETURA MODERNA - ARQUITETTOS RICARDO RODRIGUES, REGIS FREIRE E ANTONIO MEDINA - RESIDÊNCIA AMADEU CAVALCANTE. In: XXVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 2838-2838.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; PINTO, L. A. T. ; ANDRADE, C. N. ; OLIVEIRA, E. C. R. ; SALES, D. C. . ARQUITETURA MODERNA - ARQUITETOS RICARDO RODRIGUES, REGIS FREIRE E ANTONIO MEDINA. RESIDÊNCIA LAERTE GURGEL. In: XXVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA - ENCONTROS UNIVERITÁRIOD DA UFC, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 2841-2841.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; SALES, D. C. ; PINTO, L. A. T. ; ANDRADE, C. N. ; SILVA, A. M. S. . ARQUITETURA MODERNA - ARQUITETTOS RICARDO RODRIGUES, REGIS FREIRE E ANTONIO MEDINA - RESIDÊNCIA OSWALDO GUTIÉRREZ. In: XXVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC, 2018, FORTALEZA. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 3. Num. 1. - -. 2018 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2018 -. FORTALEZA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018. v. 1. p. 2843-2843.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; DUARTE JUNIOR, R. ; SCHRAMM, S. . Vila Vicentina da Estancia: Uma experiencia de preservação urbana de resistência. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-381.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . O Patrimônio Cultural Cearense e os 80 anos do Instituto do Patrimônio Artistico Nacional - IPHAN : Uma visão. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2917. v. 1. p. 1-381.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . Por uma história das ações do IPHAN no Ceará. A trajetória da ação preservacionsita do IPHAN: Um só discurso para vários Brasis. In: ARQUIMEMÓRIIA 5, 2017, Salvador - Bahia. ARQUIMEMÓRIA 5 - Sobre preservação do Patrimônio Edificado. O Global, o Nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador - Bahia: Faculdade de Arquitetura - UFBA, 2017. v. 1. p. 1-381.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ROCHA, H. . As cidades de Aracati e Sobral no Ceará. In: SIMPURB - Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?, 2017, Salvador. Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?. Salvador: UFBA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; BRANCO, R. C. ; SOUZA, B. S. . Cartografia Retrospectiva - As obras públicas da Província do Ceará - Séc. XIX. In: Encontros Universitários da UFC, 2017, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 2. Num. 1. - -. 2017 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2017. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; PARENTE, R. B. V. ; FERNANDES, D. J. O. . Contribuindo para preservação e história da Arquitetura e do Urbanismo no Ceará - O site Inventário Cearense de Arquitetura e Urbanismo (ICAU). In: XXVI Encontro de Extensão - Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 2. Num. 1. - -. 2017 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2017 -, 2017, Fortaleza. XXVI Encontro de Extensão - Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 2. Num. 1. - -. 2017 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2017 -. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 3642-3642.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. ; MATTOS, F. F. M. . Acervo de desenho do CAU-UFC - Identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural edificado cearense. In: X ENCONTRO de pesquisa e Pós-graduação - Encontros Universitários do Ceará, 2017, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC [recurso eletrônico] / Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. ? Vol. 2. Num. 1. - -. 2017 - . - Dados eletrônicos. ? Fortaleza: DCINF, 2017 -. Fortaleza: Universiodade Federal do Ceará, 2017. v. 1. p. 2060-2060.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; Margarida J. F. de Andrade ; DUARTE JUNIOR, R. . O Papel da Universidade Fdereal do Ceará na Documentação, Conservação e Gestão do Patrimônio Cearense. In: ARQUIMEMÓRIA 5 - O global, o nacional e o local na preservação do aptrimônio., 2017, Salvador. O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio.. Salvador: UFBA, 2017. v. 1. p. 197-197.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; DIOGENES, B. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . O Residencial Iracema em Fortaleza: a simples modernidade ameaçada. In: 6 DOCOMOMO NNE, 2016, Teresina. O Diálogo entre a Arquitetura, Tectônica e a Modernisdade. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2016. v. 1. p. 1-99.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; GONCALVES, A. ; ANDRADE, M. . O discurso visual da cartografia urbana de Herbster para a cidade de Fortaleza,. In: 6 Congresso Ibero Americano de História da Cartografia, 2016, Santiago do Chile. Del mundo al mapa y del mapa al mundo: objectos, escala e imaginarios del território. Santiago do Chile: 6SIHAC, 2016. v. 1. p. 1-95.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. . A ação da igreja nos primórdios da organização do espaço territorial do Ceará -. In: 6 Congresso Ibero Americano de História da Cartografia, 2016, Santiago do Chile. Del mundo al mapa y del mapa al mundo: objectos, escala e imaginários del território. Santago do Chile: 6SIHIAC, 2016. v. 1. p. 1-85.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; MOURA FILHA, M. B. B. L. E. . O desenho urbano oitocentista no Nordeste do Brasil. Mapeando ocorrências no Ceará e Paraíba. In: Primier Congresso Ibero Americano de História Urbana - Ciudades en el tiempo: infraestruturas, territorios, patrimpnio, 2016, Santiago do Chile. Ciudades en el tiempo: infraestruturas, territorios, patrimpnio. Santiago do Chile: Pontificia universidad do Chile, 2016. v. 1. p. 1-1o.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; JUINOR, R. D. . Patrimônio Arquitetônico Industrial do Ceará. In: Primer Congreso Iberoamericano de História Urbana -, 2016, Santiago do Chile. Ciudad em el tiempo: infraestrutura, territorios, patrimonio. Saantiago do Chile: Pontificia Universidad do Chile, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. . A casa de Fazenda do Umbuzeiro. In: IV Seminário Íbero Americano Arquitetura e Documentação, 2015, Belo Horizonte. IV Seminário Íbero Americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE, R. ; PAIVA, B. . O site Inventario Cearense de Arquitetura e Urbanismo (ICAU). O acervo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará.. In: IV Seminário Íbero - Americano Arquitetura e Documentação, 2015, belo Horizonte. IV Seminário Íbero - Americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobre a contribuição da Igreja na organização do espaço territorial ceranese durante o século XVIII. In: Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió - Alagoas. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX). Maceió: EDUFAL, 2014. v. I. p. 33-34.

  • ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . O jogo das temporalidades entre a Colonia e a Primeira República. In: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2014, Brasília. XIII SHCU - Tempo e Escalas da Cidade e do Urbanismo. Brasília: UNB, 2014. v. 1. p. 1-198.

  • ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . A fixação da Igreja no território cearense durante o século XVIII: algumas notas.. In: XIII Seminário de História da cidade e do urbanismo, 2014, Brasilia. Tempos e escalas da cidade e do urbanismo. Brasilia: UNB, 2014. v. 1. p. 1-200.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobre a casa de fazenda setecentista e oitocentista cearense.. In: ARQUIMEMÓRIA 4, 2013, Salvador. A dimensão urbana do patrimônio. Salvador: UFBA, 2013. v. 1. p. 265-265.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Reflexões sobre o Brutalismo. In: DOCOMOMO BRASIL, 2013, Curitiba. DOCOMOMO BRASIL, 2013.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; ANDRADE, Margarida . Construção: Tradição e Modernismo na obra do arquiteto José Liberal de Castro.. In: DOCOMOMO N e NE, 2012, Natal. Arquitetura em cidades. Natal: UFRN, 2012. v. 1. p. 39-40.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; ANDRADE, Margarida . A ação do engenheiro José da Silva Paulet na Capitania do Ceará no alvorecer do século XIX - Caderno de resumos. In: 2 Seminário Ibero-Americano - Arquitetura e Documentação, 2011, Belo Horizonte. Anais ... Seminário Latino-Americano Arquitetura & Documentação. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. 1. p. 82-84.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Rtual, rigor e pragmatismo: os procedimentos de instalação da Vila de Monte-mór o Novo da América na Capitania do Ceará. In: Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias. XIV Encontro Nacional da ANPUR., 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias. XIV Encontro Nacional da ANPUR.. UFF: ANPUR, 2011. v. 1. p. 132-132.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . As vilas de São João da Parnaíba no Piauí e de Santa Cruz do Aracati no Ceará: comparando experiências urbanísticas portuguesas setecentistas.. In: XI SEMINÉRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - SHCU, 2010, Vitória. A cosntrução da cidade e do urbanismo: idéias têm lugar?. Vitória: UFES, 2010. v. 1. p. 1-18.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; José Clewton do Nascimento ; Ricardo Fernandes ; Margarida J. F. de Andrade ; Beatriz Diógenes . 3 DOCOMOMO. In: 3 DOCOMOMO. MORTE E VIDA SEVERINAS: Das Ressurrreições e conservações (im)possíveis do patrimônio moderno no NORTE E NORDESTE DO BRASIL., 2010, João Pessoa. 3 DOCOMOMO. MORTE E VIDA SEVERINAS: Das Ressurrreições e conservações (im)possíveis do patrimônio moderno no NORTE E NORDESTE DO BRASIL.. João Pessoa: UFPB, 2010. v. 1. p. 76-76.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; FERNANDES, Ricardo ; NASCIMENTO, Clewton ; ANDRADE, Margarida ; DIÓGENES, Beatriz . A Universidade e a Cidade - Por uma História da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará. In: 8 SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 2009, Rio de Janeiro. Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes. Rio de Janeiro: Klam Multimídia, 2009. v. 1. p. 1-20.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . No Rumo do Boi: As vilas do Ceará colonial ligadas á pecuária. In: VI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2000, Natal. Cinco séculos de Cidade no Brasil. Natal: Offset Gráfica e Editora LTDA., 2000. v. 1. p. 31-31.

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Secas e Epidemias na Fortaleza do século XIIX. In: III Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 1994, São Carlos. A Construção da Cidade Moderna no Brasil: Projetos, Planos e Obras. São Carlos - SP.: Banespa, 1994. v. 1. p. 17-17.

  • JUCÁ NETO, C. R. . Ressonâncias Barrocas no Ceará do Século XVIII e primeira metade do século XIX. Cidade do Icó e a arquitetura religiosa.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; SCHRAMM, S. M. O. ; DUARTE JUNIOR, R. . PROJETO MORADA NOVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO FÍSICO E ARQUITETURA RURAL NOS SERTÕES DO CEARÁ.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . CIRCULAÇÃO E CONEXÕES ATLÂNTICAS: ARQUITETURA E ARTÍFICES ENTRE OS SERTÕES DO NORTE E PORTUGAL (1700 ? 1820). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Inventário e Tombamento da Arquitetura Moderna - O caso do Residencial Iracema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. . 'CONTRUIR O ABERTO'. NOTAS SOBRE PENSAMENTO E OBRA DO ARQUITETO ROBERTO MARTINS CASTELO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. ; JUCÁ NETO, C. R. ; TELLES, R. . POR UMA HISTÓRIA DAS AÇÕES DO IPHAN NO CEARÁ:. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. ; JUCÁ NETO, C. R. . O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NA INDENTIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO E GESTÃO DO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. ; JUCÁ NETO, C. R. . VILA VICENTINA DA ESTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO URBANA DE RESISTÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DUARTE JUNIOR, R. ; ANDRADE, M. ; JUCÁ NETO, C. R. . O patrimônio cultural cearense e os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, H. ; JUCÁ NETO, C. R. . AS CIDADES DE ARACATI E SOBRAL NO CEARÁ.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. . O discurso visual da cartografia urbana de Herbester para a cidade de Fortaleza, Brasil, no século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; GONCALVES, A. . A ação da Igreja nos primórdios da organização do espaço territorial do Ceará - Brasil. Cartografia Histórica e mapas conjecturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . A poética da Construção: a casa do arquiteto Paulo Cardoso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DIOGENES, B. ; DUARTE JUNIOR, R. . O Residencial Iracema em Fortaleza: a simples modernisdade ameaçada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Desenhando a Capitania do Ceará. A cartografia Histórica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; MORA FILHA, M. B. ; ANDRADE, M. ; ROCHA, H. ; SOARES, M. S. M. . O desenho urbano oitocentista no Nordeste do Brasil. Mapeando ocorrências no Ceará e Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE JUNIOR, R. . Patrimonio Arquitetônico Industrial do Ceará - Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . DOCOMOMO N NE/UFC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA FILHA, M. B. ; JUCÁ NETO, C. R. . AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DO DESENHO URBANO SETECENTISTA NO ESPAÇO OITOCENTISTA BRASILEIRO. MAPEANDO OCORRÊNCIAS NO CEARÁ E PARAÍBA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Primórdios da Urbanização no Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, C. R. . A casa de Fazenda do Umbuzeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; DUARTE, R. ; PAIVA, B. ; COSTA, A. L. ; RODRIGUES, B. ; NOBREGA, U. P. ; LIMA, B. ; LINS, P. M. . O site Inventário Cearense de Arqtetura e Documentação (ICAU). O acervo do curso de Arquitetura e Documentação da Universidade Fderal do Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobre a contribuição da Igreja na organização do espaço territorial cearense durante o século XVIII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; FIGUEREDO, A. . A Fixação da Igreja no Território Cearense durante o século XVIII - Algumas Notas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . O jodo das temporalidades entre a Colônia e a Primeira República. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; RODRIGUES, R. S. . Arquitetura Brutalista do Campus do Benfica do Campus do Benfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, Margarida ; JUCÁ NETO, C. R. . A lígica da Configuração da rede Urbana Cearense no Século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Notas sobre a casa de fazenda setecentista e oitocentista cearense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; DUARTE JUNIOR, R. . Reflexões sobre o Brutalismo Cearesen. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Construção, tradição e modernismo na obra de José Liberal de castro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Entre os princípios modernistas e as possibilidades do real: a contribuição do arquiteto JOsé Liberal de Castro no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. . Tão perto, tão longe. Sobre a arquitetura religiosa e sua relação com o espaço territorial e urbano oitocentista da província. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . O papel da Igreja na organização do espaço territorial do Ceará no século XVIII e na primera metade do século XIX - Algumas anotações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Ritual, Rigor e Pragmatismo: os procedimentos de instalação da Vila de Monte-Mór o Novo da América na Capitania do Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; NASCIMENTO, Clewton ; Ricardo Fernandes ; Romeu Duarte . Inventário da arquitetura moderna cearense: o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida . A ação do engenheiro José da Silva Paulet na Capitania do Ceará no Alvorecer do século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Desenhando o Ceará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Especificidades da documentação local e da documentação central para a pesquisa em história da cidade de origem portuguesa - Sessão de Interlocução:Título da sessão: Cidades e Territórios Luso-brasileiros no Século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . As vilas de São João da Parnaíba no Piauí e de Santa Cruz do Aracati no Ceará: comparando experiências urbanísticas portuguesas setecentistas (Painel Eletrônico). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; Beatriz Diógenes ; NASCIMENTO, Clewton ; Ricardo Fernandes ; ANDRADE, Margarida . O Modernismo Cearense: A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a cidade de Fortaleza.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ - Século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . AS Diretrizes Urbanísticas Portuguesas paras as vilas Cearenses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . O Doutor Theberge e o projeto da Casa de Câmara e Cadeia do Icó na Província do Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; FERNANDES, Ricardo ; NASCIMENTO, Clewton ; ANDRADE, Margarida ; DIÓGENES, Beatriz . A Universidade e a Cidade - Por uma História da Arquitetura Moderna da Universidade Federal do Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Entre as Normas do Reino e os Condicionantes do Lugar: O Desenho da Vila de Santa Cruz do Aracati na Capitania do Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Os Relatório de 1858 a 1861 da comissão de obras da Casa de Câmara e Cadeia do Icó na Província do Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; VASCONCELOS, G. . Contribuição para o Estudo da Evolução Urbana da Cidade do Aracati. Século XVIII e XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . De uma ocupação ganglionar a uma ocupação nuclear: das fazendas às vilas do Ceará. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . No rumo do boi: As vilas do Ceará colonial ligadas à pecuária.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Secas e epidemias na Fortaleza do século XIX. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Técnica e Ciência na Fortaleza do Século XIX. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

JUCÁ NETO, C. R. . Revisor Ad hoc Revista Gestão e Tecnologia de Projetos do Instituto de Arquitetura da USP. 2019.

JUCÁ NETO, C. R. . Revista de História (ISSN 0034-8309 e e-ISSN 2316- 9141) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo ? FFLCH/USP. 2019.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Corpo de Especialista da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA. 2018.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Revista História do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2018.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Revista História do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2018.

JUCÁ NETO, C. R. . Membro da Comissão Científica do V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. 2018.

JUCÁ NETO, C. R. . Membro da Comissão Científica do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2018.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Prêmio ANPAQ. 2016.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4190 - PIBIC - UFC. 2016.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4517 - 25/04/16. 2016.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Revista Brasileira de ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS. 2015.

JUCÁ NETO, C. R. . Consultor - Pesquisador Pesquisa; História e Crítica da Cidade Colonial Brasileira. 2015.

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista no Corpo de Especialista da Editora da Universidade Federal da Bahia. 2015.

JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. . ICAU (INVENTÁRO CEARENSE DE ARQUITETURA E URBANISMO). 2018; Tema: INVENTÁRIO VEARENSE DE ARQUITETURA E URBANISMO. (Site).

JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, Margarida ; DIOGENES, B. ; PAIVA, R. A. . 5 DOCOMOMO NNE - Projeto, obra, uso e memória. A intervenção no patrimônio arquitetônico modernista. 2014; Tema: Projeto, obra, uso e memória. A intervenção no patrimônio arquitetônico modernista. (Site).

JUCÁ NETO, C. R. ; MOREIRA, L. J. P. . Cartografia Retrospectica. Obras Públicas do Ceará, Séc. XIX. 1855. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; MOREIRA, L. J. P. . Cartografia Retrospectiva.Obras Públiucas do Ceará. Séc. XIX.1865. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; MOREIRA, L. J. P. . Cartografia Retrospectiva. Obras Públicas do Ceará. Séc. XIX. 1870. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; MOREIRA, L. J. P. . Cartografia Retrospectiva. Obras Públicas do Ceará. Séc. XIX.1850. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; MOREIRA, L. J. P. . Cartografia Retrospectica. Obras Públicas do Ceará. Séc. XIX.1860. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; PAIVA, R. A. . Projeto, obra, uso e memória. A intervenção no patrimônio modernista no Norte e Nordeste. 2018. (Editoração/Livro).

JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. ; PAIVA, R. ; DUARTE JUNIOR, R. . Processo Tecnológico Pedagógico - Site DOCOMOMO. 2018. (Processo Tecnológico Pedagógico).

JUCÁ NETO, C. R. ; ANDRADE, M. . Processo Tecnológico Pedagógico - Site ICAU - Inventário Cearense de Arquitetura e Urbanismo. 2018. (Processo Tecnológico Pedagógico).

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista no Corpo de Especialista da Editora da Universidade Federal da bahia. 2018. (Parecerista no Corpo de Especialista da Editora da Universidade Federal da bahia).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Aracati século XIX - ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Sobral II - século XIX - ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Camocim - século XIX - Ca de 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Sobral I - século XIX - ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Baturité século XIX - Desenho Freire Alemão. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Canindé Século XIX - Desenho Freire Alemão - ca 1859 - 1860. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Aracati século XIX - 1825. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectica Urbana Cascavel - século XIX - Ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Viçosa - Século XIX - Desenho Freire Alemão - ca 1860. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana S'Anna - Século XIX. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia retrospectiva Urbana São José - Século XIX - ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Granja - século XIX - Ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Cartografia Retrospectiva Urbana Remédios - século XIX - Ca 1880. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4517 - 25/04/16. 2016. (Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4517 - 25/04/16).

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4190 - PIBIC - UFC. 2016. (Parecerista PIBIC - UFC. Processo 4190 - PIBIC - UFC).

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . Parecerista AD hoc - Prêmio ANPARQ 2016. 2016. (Parecerista Ad hoc do Prêmio ANPARQ 2016).

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista no Corpo de Especialista da Editora da Universidade Federal da bahia. 2015. (Parecerista no Corpo de Especialista da Editora da Universidade Federal da bahia).

JUCÁ NETO, C. R. . Parecerista Revista Brasileira de ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS. 2015. (Parecerista Revista Brasileira de ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras Públicas de Fortaleza. Ano [1856-1859]. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras Públicas de Fortaleza. Ano[1846-1850]. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras Públicas de Fortaleza. Ano[1841-1845]. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras Públicas de Fortaleza. Ano[1851-1855]. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras Públicas de Fortaleza. Ano [1836-1840];. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Obras de Estradas e Pontes no Ceará. Ano[1836-1859]. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. . Arquitetura MOderna Campus do Benfica - Universidade Federal do Ceará. 2014. (Editoração/Livro).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . O GOVERVO PROVINCIAL DO CEARÁ E AS OBRAS PÚBLICAS NA FORTALEZA DO SÉCULO XIX - MAPAS CONJECTURAIS.. 2014. (Relatório de pesquisa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas no Ceará. Ano [1604-1690]. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Freguesias da Captania do Ceará. Ano [1777].. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Aldeias do Ceará. Ano [1746/1758]. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas e Igrejas Matrizes do Ceará. Século XVIII. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Relação das Missões e Aldeias do Ceará. Ano [1739].. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas e Igrejas Matrizes do Ceará. Ano [1800]. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas do Ceará. Século XVII. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas e Igrejas Matrizes do Ceará. Século XIX.. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . Capelas e Igrejas Matrizes no Ceará. Ano [1654-1839]. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

JUCÁ NETO, C. R. ; FIGUEREDO, A. . A ação da Igreja na Organização do espaço territorial do Ceará - Mapas conjecturais do século XVIII e da primeira metade do século XIX.. 2013. (Relatório de pesquisa).

JUCÁ NETO, C. R. . Primórdios da Urbanização do Ceará. 2012. (Editoração/Livro).

BAETA, R. E. ; JUCÁ NETO, C. R. ; MORA FILHA, M. B. . Pesquisa: Interfaces entre a arquitetura religiosa e a construção da paisagem urbana barroca no Brasil colonial. 2012. (Consultor - Pesquisador Pesquisa; História e Crítica da Cidade Colonial Brasileira).

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO . O Ceará no Contexto da expansão portuguesa em direção à América Espanhola. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO ; VASCONCELOS, G. . Contribuição para estudo da evolução urbana da cidade do Aracati (século XVIII - XIX). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ENGENHEIROS MILITARES PORTUGUESES e O REINO: BRASIL, PORTUGAL E ÍNDIA. CIRCULAÇÃO DE HOMENS, IDÉIAS e FORMAS, Descrição: Trata da circulação dos engenheiros militares portugueses no Reino de Portugal. Como agentes culturais, tais representantes do Estado português, contribuíram com a formação de base constitutiva da gramática formal (arquitetura e desenho urbano) no processo de globalização do século XVIII e XIX. A análise voltar-se-á para as conexões das Capitanias do Norte do Brasil com os demais espaços do Reino. A pesquisa rompe com a perspectiva das Capitanias do Norte como região insulada, Os sertões do Norte estavam inseridos nas dinâmicas da Coroa, através de conexões atlânticas e regionais, da Índia ao Brasil. No império em movimento, os engenheiros militares tiveram papel fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / MARGARIDA ANDRADE - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Organização do espaço territorial e urbano do Ceará ? Séculos XVII ? XIX., Descrição: O projeto analisa a organização do espaço territorial e urbano do Ceará nos séculos XVIII e XIX. Compreende o espaço com síntese da ação dos múltiplos agentes envolvidos - o poder civil, a Igreja e os agentes econômicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / ANDRADE, Margarida - Integrante.

  • 2016 - Atual

    INVENTÁRIO CEARENSE DE ARQUITETURA E URBANISMO (ICAU), Descrição: O projeto tem como objeto o Inventário da Arquitetura e do Urbanismo no Ceará (século XVIIII - XIX). Inventário como registro técnico tanto do edifício como de conjuntos urbanos (levantamento gráfico e documental do objeto arquitetônico). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / Romeu Duarte Junior - Integrante / MARGARIDA ANDRADE - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Inventário da Arquitetura Moderna de Fortaleza (1960- 1980)- Arquitetura e Memória. (terceira etapa)., Descrição: O projeto tenciona a realização do Inventário da Arquitetura Moderna de Fortaleza entre os anos de 1960 e 1980. Nos últimos anos, de forma avassaladora, os objetos representativos da modernidade arquitetônica em Fortaleza foram descaracterizados ou destruídos. Em seus lugares, da noite para o dia, novos edifícios ? a grande maioria destituída de qualquer preocupação com as qualidades de uma boa arquitetura ? foram levantados. As razões para o aniquilamento dos arrimos materiais modernistas da memória são múltiplas. Entre elas a força voraz do capital ? a especulação imobiliária ? falta de conhecimento do valor histórico que esses edifícios têm para a cidade, para a historiografia urbana e da arquitetura de qualquer lugar; bem como a não valoração da importância da permanência do edifício em sim como objeto construído no espaço urbano. A ausência do conhecimento está ligada à escassez de informações, arquivada de maneira eficaz, ou simplesmente devido a não mais existência da arquitetura modernista no espaço da cidade; o que reflete a fragilidade das ações institucionais voltadas para a preservação da arquitetura moderna e para documentação de dados importantes não só para o meio acadêmico, mas também a para a comunidade como um todo. Daí a importância do trabalho de Inventário, da sistematização dos dados. É somente com um amplo inventário da arquitetura modernista, que podemos objetivamente conhecer a respectiva produção e agirmos no sentindo da preservação e conservação dos objetos representativos do período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / ANDRADE, Margarida - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Inventário da Arquitetura Moderna de Fortaleza (1960- 1980)- Arquitetura e Memória. (Segunda etapa)., Descrição: O projeto tenciona a realização do Inventário da Arquitetura Moderna de Fortaleza entre os anos de 1960 e 1980. Nos últimos anos, de forma avassaladora, os objetos representativos da modernidade arquitetônica em Fortaleza foram descaracterizados ou destruídos. Em seus lugares, da noite para o dia, novos edifícios ? a grande maioria destituída de qualquer preocupação com as qualidades de uma boa arquitetura ? foram levantados. As razões para o aniquilamento dos arrimos materiais modernistas da memória são múltiplas. Entre elas a força voraz do capital ? a especulação imobiliária ? falta de conhecimento do valor histórico que esses edifícios têm para a cidade, para a historiografia urbana e da arquitetura de qualquer lugar; bem como a não valoração da importância da permanência do edifício em sim como objeto construído no espaço urbano. A ausência do conhecimento está ligada à escassez de informações, arquivada de maneira eficaz, ou simplesmente devido a não mais existência da arquitetura modernista no espaço da cidade; o que reflete a fragilidade das ações institucionais voltadas para a preservação da arquitetura moderna e para documentação de dados importantes não só para o meio acadêmico, mas também a para a comunidade como um todo. Daí a importância do trabalho de Inventário, da sistematização dos dados. É somente com um amplo inventário da arquitetura modernista, que podemos objetivamente conhecer a respectiva produção e agirmos no sentindo da preservação e conservação dos objetos representativos do período. A primeira etapa do Inventário foi realizada entre os anos de 2009 e 2011 no Departamento de Arquitetura da UFC em parceria com o IPHAN-CE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / Romeu Duarte Junior - Integrante / Ricardo Paiva - Integrante / ANDRADE, Margarida - Integrante / Beatriz Diógenes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Organização do espaço territorial e urbano do Ceará ? Séculos XVII ? XIX., Descrição: O intuito da pesquisa é a analise da organização do espaço cearense no século XVIII e XIX como síntese dos múltiplos condicionantes constitutivos do mesmo. Expressão da espacialidade sertaneja, em sua dimensão social - econômica, política e cultural ? e física - o clima seco, a caatinga, o solo árido do sertão e características do litoral. O estudo justifica-se em primeira instância pela ausência de uma pesquisa sistemática sobre a materialidade construída cearense setecentista e oitocentista em diferentes escalas e dimensões. A pesquisa parte do pressuposto que à lógica subjacente à organização do território, à formação da rede urbana como um rosário que se derrama no solo e ao desenho das vilas e cidades são inerentes as estratégias de reconhecimento, fixação e ocupação da terra. A pesquisa assume quatro eixos: 1 ? Análise da rede urbana setecentista e oitocentista; 2 ? O estudo do desenho das vilas e cidades cearenses durante o século XVIII e XIX em consonância com o lugar na rede urbana, buscando os liames entre as matrizes conceituais das diretrizes urbanísticas setecentistas e oitocentistas e o que de fato foi implantado; 2 ? A ação da Igreja; agente determinante, atuante e que na colônia antecipou a própria presença do Estado. A intenção é mapear a chegada, rastrear a entrada, os caminhos, pontuar a fixação, vasculhar os representantes da igreja envolvidos atribuindo-lhes nomes; 4 ? Estudo dos objetos de Arquitetura, como manifestação social da ocupação e fixação do território. Reconhecimento, análise formal, estudos das técnicas construtivas dos principais edifícios representativos do Estado ? as casas de Câmara e Cadeia ? da Igreja e da economia; as principais fazendas setecentistas de gado, de gado e de agricultura oitocentista e os mercados da carne.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador / ANDRADE, Margarida - Integrante.

  • 2012 - 2014

    A ação da igreja na organização do espaço territorial do Ceará. Mapas conjecturais do século XVIII e da primeira metade do século XIX., Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo entender como se deu a instalação da Igreja no Ceará, durante o século XVIII e na primeira metade do século XIX. Elaboraremos mapas conjecturais que identifiquem os fluxos e os fixos - no tempo e no espaço - da presença da Igreja no território cearense. Os mapas representarão a lógica da instalação, os caminhos, os percursos, os pontos de estabelecimento e a delimitação das áreas de jurisdição ? as freguesias - dos representantes da instituição. Os mapas conjecturais propostos serão os resultados da sistematização gráfica da análise dos dados - presentes em fontes primárias, secundárias e nas poucas cartas históricas do período - relativos à organização do espaço territorial, mais especificamente os que se referem ao poder eclesiástico. A visualização das formas de apropriação do espaço, resultantes dos processos sociais da ocupação e fixação, é possível pela elaboração de uma cartografia conjectural que possibilite a aproximação dos lugares e regiões ocupados pelos diversos agentes, em nosso caso, a Igreja. Por um lado, a pesquisa procurará suprir a carência da documentação cartográfica referente à presença da Igreja, elaborando representações inéditas do território. Por outro, a investigação além de contribuir com a história da instituição; contribuirá com a própria história do Ceará. Não é conhecida uma cartografia que explicite a instalação dos agentes envolvidos nos primórdios da constituição territorial cearense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador.

  • 2011 - 2016

    Arquitetura Moderna do Ceará, Descrição: Estudo da Arquitetura Moderna do Ceará. Os princípios norteadores. A Arquitetura da Universidade Federal do Ceará. A Universidade e a cidade de Fortaleza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

  • 2011 - 2014

    Cidades e territórios luso brasileiros no século XVIII - O Ceará em questão, Descrição: O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas durante o doutoramento, que teve como produto final a tese intitulada: A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ SETECENTISTA: As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tendo como referência a documentação primária contida no Arquivo Histórico Ultramarino ( Lisboa) e no Arquivo do Estado do Ceará (Fortaleza) e as rugosidades setecentistas e oitocentistas ainda presentes na forma das cidades, analisaremos o desenho urbanístico dos principais núcleos do Ceará, à luz da ação dos diversos agentes envolvidos. A análise entenderá o desenho urbanístico empregado como uma síntese entre as determinações externas e os condicionantes de cada lugar. A Escola de Urbanismo Português Setecentista, durante a colônia, e o ensino da engenharia durante o Império serão os princípios teóricos norteadores das idealizações setecentistas e oitocentistas que interagindo com as determinações de cada lugar atribuem a especificidade de cada risco. A pesquisa se insere na Grande Área da Capes: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos do Urbanismo / Especialidade: História da Cidade e do Urbanismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Cidades e territórios luso brasileiros no século XVIII - O Ceará em questão, Descrição: O objetivo da pesquisa é a organização do espaço territorial e da vila cearense setecentista.O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas durante o doutoramento, que teve como produto final a tese intitulada: A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ SETECENTISTA: As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tendo como referência a documentação primária contida no Arquivo Histórico Ultramarino ( Lisboa) e no Arquivo do Estado do Ceará (Fortaleza) e as rugosidades setecentistas e oitocentistas ainda presentes na forma das cidades, analisaremos o desenho urbanístico dos principais núcleos do Ceará, à luz da ação dos diversos agentes envolvidos. A análise entenderá o desenho urbanístico empregado como uma síntese entre as determinações externas e os condicionantes de cada lugar. A Escola de Urbanismo Português Setecentista, durante a colônia, e o ensino da engenharia durante o Império serão os princípios teóricos norteadores das idealizações setecentistas e oitocentistas que interagindo com as determinações de cada lugar atribuem a especificidade de cada risco. A pesquisa se insere na Grande Área da Capes: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos do Urbanismo / Especialidade: História da Cidade e do Urbanismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2010 - 2013

    Cidades e territórios luso brasileiros no século XVIII - O Ceará em questão, Descrição: : O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas durante o doutoramento, que teve como produto final a tese intitulada: A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ SETECENTISTA: As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tendo como referência a documentação primária contida no Arquivo Histórico Ultramarino ( Lisboa) e no Arquivo do Estado do Ceará (Fortaleza) e as rugosidades setecentistas e oitocentistas ainda presentes na forma das cidades, analisaremos o desenho urbanístico dos principais núcleos do Ceará, à luz da ação dos diversos agentes envolvidos. A análise entenderá o desenho urbanístico empregado como uma síntese entre as determinações externas e os condicionantes de cada lugar. A Escola de Urbanismo Português Setecentista, durante a colônia, e o ensino da engenharia durante o Império serão os princípios teóricos norteadores das idealizações setecentistas e oitocentistas que interagindo com as determinações de cada lugar atribuem a especificidade de cada risco. A pesquisa se insere na Grande Área da Capes: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos do Urbanismo / Especialidade: História da Cidade e do Urbanismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Cidades e territórios luso brasileiros no século XVIII - O Ceará em questão, Descrição: O objetivo da pesquisa é a organização do espaço territorial e da vila cearense setecentista.O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas durante o doutoramento, que teve como produto final a tese intitulada: A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ SETECENTISTA: As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tendo como referência a documentação primária contida no Arquivo Histórico Ultramarino ( Lisboa) e no Arquivo do Estado do Ceará (Fortaleza) e as rugosidades setecentistas e oitocentistas ainda presentes na forma das cidades, analisaremos o desenho urbanístico dos principais núcleos do Ceará, à luz da ação dos diversos agentes envolvidos. A análise entenderá o desenho urbanístico empregado como uma síntese entre as determinações externas e os condicionantes de cada lugar. A Escola de Urbanismo Português Setecentista, durante a colônia, e o ensino da engenharia durante o Império serão os princípios teóricos norteadores das idealizações setecentistas e oitocentistas que interagindo com as determinações de cada lugar atribuem a especificidade de cada risco. A pesquisa se insere na Grande Área da Capes: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos do Urbanismo / Especialidade: História da Cidade e do Urbanismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

  • 2009 - 2011

    Cidades e territórios luso brasileiros no século XVIII - O Ceará em questão, Descrição: O objetivo da pesquisa é a organização do espaço territorial e da vila cearense setecentista.O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas durante o doutoramento, que teve como produto final a tese intitulada: A URBANIZAÇÃO DO CEARÁ SETECENTISTA: As vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tendo como referência a documentação primária contida no Arquivo Histórico Ultramarino ( Lisboa) e no Arquivo do Estado do Ceará (Fortaleza) e as rugosidades setecentistas e oitocentistas ainda presentes na forma das cidades, analisaremos o desenho urbanístico dos principais núcleos do Ceará, à luz da ação dos diversos agentes envolvidos. A análise entenderá o desenho urbanístico empregado como uma síntese entre as determinações externas e os condicionantes de cada lugar. A Escola de Urbanismo Português Setecentista, durante a colônia, e o ensino da engenharia durante o Império serão os princípios teóricos norteadores das idealizações setecentistas e oitocentistas que interagindo com as determinações de cada lugar atribuem a especificidade de cada risco. A pesquisa se insere na Grande Área da Capes: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos do Urbanismo / Especialidade: História da Cidade e do Urbanismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

  • 2008 - 2010

    Inventariação do Patrimônio Histórico Português construído no mundo, Descrição: Inventariação do Patrimônio Histórico Português construído no mundo Descrição: Integrantes: Prof. Doutor José Mattoso (coordenador geral) e Professora Doutora Renata Malcher Araújo (coordenadora do volume sobre a América). Temática: Ceará. Projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Mattoso - Integrante / Renata Malcher Araújo - Integrante / Clovis Ramiro Jucá Neto Financiador(es): Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa - Auxílio financeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clovis Ramiro Jucá Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

INVENTÁRIO DA ARQUITETURA MODERNA NO CEARÁ. CAMPUS DO PICI. Autores Rafael Sampaio, Vitor Candido e Bruna Monteiro. (orientador), Melhor trabalho Benfica-Tecnologia. XXII Encontro de Extensão. Pro-Reitoria de Extensão. UFC.

2013

Melhor trabalho PIBIC. Área História. A ação da igreja na organização do espaço territorial do Ceará. Mapas conjecturais do séc. XVIII e primeira 1/2 séc. XIX. Autora. Alana Figueiredo. (Orientador), XXXII Encontro de Iniciação Cientifica dos Encont. Universitários 2013. Pro_Reitoria de Pesquisa.UFC.

2009

MENÇÃO HONROSA na área Arquitetura e Urbanismo. Tese: A Urbanização do Ceará setecentista - As Vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati, Ministério da Educação - Prêmio Capes de Tese 2008 - Ciências Sociais Aplicadas.

1987

MENÇÃO HONROSA - IV Prêmio Brasilit de Arquitetura, IAB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1998 - Atual

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1997 - Atual

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2013

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO BRASIL I

    • 04/2013

      Ensino, Pós Graduação História - UFC, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CIDADE E CULTURA

    • 03/2011

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cidade e Cultura

    • 02/2011

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE ARQUITETURA E URBANISMO BRASIL I, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II

    • 08/2008

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arqye Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 01/2001

      Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Convênio IPHAN/ UFC / Prefeitura de Barbalha.

    • 01/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

    • 01/1988

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.,Atividade realizada, Convênio IPHAN/ UFC/ Prefeitura de Aquiraz.

    • 08/2012 - 11/2012

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO BRASIL I, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO BRASIL I

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Progrma de Pós Graduação em História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA E CIDADE

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DA ARTE ARQUITETURA E URBANISMO BRASIL I, HISTORIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II

    • 01/2010 - 06/2010

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil 1, História da Arte Arquitetura e Urbanismo 2

    • 07/2009 - 12/2009

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil 1, História da Arte Arquitetura e Urbanismo 2

    • 01/2009 - 06/2009

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo 2

    • 03/2009 - 05/2009

      Ensino, Pós Graduação História - UFC, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - O Ceará no contexto da expansão portuguesa em direção á América Espanhola

    • 03/2008 - 06/2008

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio Cultural e Ambiental, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo II

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 01/2007 - 06/2007

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte, da Arquitetura e Urbanismo 2

    • 07/2006 - 12/2006

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arqte Arquitetura e Urbanismo II

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 06/2002 - 02/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Bahia, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2002 - 06/2002

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arqte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 08/1999 - 12/1999

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio Histórico, História do Ceará, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 03/1999 - 06/1999

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio Histórico, História do Ceará, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II

    • 07/1998 - 12/1998

      Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patrimônio Histórico, História do Ceará, Histária da Arqte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arqte Arquitetura e Urbanismo II

    • 01/1998 - 07/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arquitetura no Ceará, História da Arte Arquitetura e Urbanismo Brasil I, História da Arte Arquitetura e Urbanismo II, Patrimônio Cultural e Ambiental