José Elenildo Leite Dantas

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso / Campus Universitário do Araguaia CUA, Brasil, 2014. Especialista em Ensino de Geografia . Estudante do curso de Direito, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia - Faculdades Cathedral.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Ensino de Geografia

2015 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: Índios e não -índios uma abordagem sobre a concepção da terra.
Orientador: Náuplia Maria lopes

Graduação em andamento em Direito

2016 - Atual

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia

Graduação em Geografia

2009 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: RELAÇÃO ENTRE ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIO NO ESPAÇO URBANO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Orientador: Prof. Dr. Hidelberto de Sousa Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Prevenção do uso de drogas para educ. educação bas. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em O Modo de Produção Capitalista.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Geoprocessamente, Plano Nacional das cidades. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2011 - 2011

Ter. etinicamente dif. Indígenas e quilombolas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Educação e assistência técnica/ Áreas de risco.. (Carga horária: 456h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Riscos geológicos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Importância da Teoria Marxista na F. Humanista. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Utilização de Geotecnologia na analise Espacial. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em ?VENHA NOS CONHECER? Programação de visitas ao IUn. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em I Geografando. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DANTAS, J. E. L. . XII - EREGEO. 2011. (Outro).

DANTAS, J. E. L. . I Simpósio de Geografia Araguaia. 2010. (Outro).

DANTAS, J. E. L. . V MECA - Mostra de extensão do Campus do Araguaia. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada da geografia das Águas. 2013. (Outra).

VII simpósio nacional de geografia agrária.TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. 2013. (Simpósio).

VI simpósio internacional de geografia agrária.TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. 2013. (Simpósio).

XX Seminário de Iniciação Científica.CONCEPÇÃO DE VALOR DA PROPRIEDADE DA TERRA PARA ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS DO PONTO DE VISTA DO DIREITO E DA ANTROPOLOGIA. 2012. (Seminário).

3 ° Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. 2011. (Simpósio).

XII Encontro Regional de Geografia. 2011. (Encontro).

III seminário de extensão universitária da Região Centro Oeste. 2010. (Seminário).

I Simpósio de Geografia Araguaia. 2010. (Simpósio).

VII Semana de Letras- Linguagem, comunicação e diversidade Cultural.. 2010. (Outra).

XVI Encontro nacional geógrafos. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Hidelberto de Sousa Ribeiro

RIBEIRO, H. S.; TORRES, M. A.; SILVESTRE, M.. RELAÇÃO ENTRE ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS NO ESPAÇO URBANO DE BARRA DO GARÇAS-MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Campus Universitário do Araguaia.

Marcos Alberto Torres

RIBEIRO, H. S.;TORRES, M. A.; SILVESTRI, M.. Relação entre índios e não-índios no espaço urbano de Barra do Garças-MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Magno Silvestri

RIBEIRO, H. S.;SILVESTRI, M.; TORRES, M. A.. Relação entre Indígenas e não Indígenas no Espaço Urbano de Barra do Garças (MT). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hidelberto de Sousa Ribeiro

RELAÇÃO ENTRE ÍNDIO E NÃO-ÍNDIO NO ESPAÇO URBANO DE BARRA DO GARÇAS-MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Hidelberto de Sousa Ribeiro;

Hidelberto de Sousa Ribeiro

TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DOS GARÇAS- MT; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Geografia) - Campus Universitário do Araguaia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hidelberto de Sousa Ribeiro;

Hidelberto de Sousa Ribeiro

CONCEPÇÃO DE VALOR DA PROPRIEDADE DA TERRA PARA ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS DO PONTO DE VISTA DO DIREITO E DA ANTROPOLOGIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Hidelberto de Sousa Ribeiro;

Silvio Cesar Oliveira Colturato

Educação e assist; técnica p/ comunidades em áreas de risco geológico na cidade de B; do Garças, MT; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Silvio Cesar Oliveira Colturato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. In: VI simpósio internacional de geografia agrária, 2013, João Pessoa- PB. TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT, 2013.

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. In: VII simpósio nacional de geografia agrária, 2013, João Pessoa- PB. VII simpósio nacional de geografia agrária, 2013.

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . Territorialização do Espaço Urbano pelos Indígenas na Cidade de Barra dos Garças- MT. In: III Semana Cientifica, 2013, Barra do Garças. Territorialização do Espaço Urbano pelos Indígenas na Cidade de Barra dos Garças- MT, 2013.

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . CONCEPÇÃO DE VALOR DA PROPRIEDADE DA TERRA PARA ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS DO PONTO DE VISTA DO DIREITO E DA ANTROPOLOGIA. In: XX Seminário de Iniciação Científica, 2012, Cuiabá. XX Seminário de Iniciação Científica, 2012.

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS ? MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . Concepção de propriedade da terra para índio e não-índio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DANTAS, J. E. L. ; RIBEIRO, H. S. . Concepção de valor da propriedade da terra para índio e não-índio do ponto de vista do direito e da antropologia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, J. E. L. . Risco e impactos ambientais em áreas de preservação permanente na cidade de Barra do garças, MT. Contextualização do problema.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, J. E. L. ; GODOY, M. T. T. ; LIMA, D. T. ; MORAES, J. B. . Venhas nos conhecer - Programaçaõ de visitas ao Campus Uni. do Araguaia-UFMT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELOS INDÍGENAS NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS , MT, Descrição: Estudos apontam que embora os indígenas sejam os primeiros moradores do Brasil, ao longo da história do país eles perderam a maioria de seus territórios, foram vítimas de extermínio, aculturação e violência de todos os tipos, em que as relações interetnicas são marcadas por preconceitos e exclusão. Um processo que se inicia com a chegada do europeu ocorrida no Século XVI, se estendendo ao período atual com o processo de expansão do agronegócio. Para se ter uma ideia dos 8 (oito) milhões de Km² que constituem o território brasileiro, apenas 12,2% do território brasileiro (pouco mais de 107 milhões de hectares atualmente) são de territórios indígenas. Outro dado importante é que a maior parte da população indígena (27,5%) está concentrada no estado do Amazonas e, em seguida, no Mato Grosso e em Roraima. Em relação às áreas, o Amazonas também fica em primeiro lugar, com 35,7%, seguido pelo Pará e Roraima. No estado de Mato Grosso por ter uma das agriculturas mais desenvolvidas do mundo, os territórios indígenas são constantemente apropriados por fazendeiros e especuladores de terras fazendo com que muitos índios migrem para as cidades para viverem em péssimas condições sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Elenildo Leite Dantas - Integrante / Hidelberto de Sousa Ribeiro - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Concepção de valor da propriedade da terra para índio e não-índio do ponto de vista do direito e da antropologia., Descrição: Entender os impactos causados pelo avanço das fazendas em terras da Reserva indígena no Parque Nacional do Xingu, e porque o estado está sendo conivente ou omisso a esse fato, uma vez que sendo a terra indígena patrimônio da União deveria ser protegida, no entanto não é isso que está acontecendo e sim uma apropriação capitalista de parte das terras, mostrando uma transgressão na Legislação ambiental vigente cuja consequência é tambem o aumento da degradação ambiental na área da Reserva, como jamais aconteceu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Elenildo Leite Dantas - Integrante / Hidelberto de Sousa Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação cientifica CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista IC CNPq, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista-Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista-Extensão, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão, Carga horária: 5

2016 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário;Seduc-MT, Carga horária: 29

2015 - 2015

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Contrato temporário;Seduc-MT, Carga horária: 22

Outras informações:
Professor dos anos finais do Ensino fundamental .