Bruna da Cunha Guterman

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Doutora em Arquitetura e urbanismo (PPGAU/UFF). Pesquisadora associada ao laboratório Globalização e Metrópole (GPDU/UFF) e ao Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR/UFRJ).

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2013 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: "A Cidade Maravilhosa é a que luta": Disputas discursivas e territoriais na Cidade Olímpica
Fernanda Ester Sánchez Garcia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cidade Olímpica; Conflito; consenso; gramática territorial insurgente.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CIDADE-PRODUTO, BAIRRO-MARCA: COMO A LAPA ESTÁ SE TORNANDO O MAIS CARIOCA DOS BAIRROS,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Carlos Bernardo Vainer
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: reestruturação urbana; projetos estratégicos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Sociologia Urbana

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: UM OLHAR MÚLTIPLO SOBRE A FOTOGRAFIA DOS GARIS DA LAPA - PROVOCAÇÕES, DESABAFOS E IMPRESSÕES NA BRAND LAPA CARIOCA
Orientador: Prof. Amir Geiger

Aperfeiçoamento em Programa Especial de Formação Pedagógica para Doc

2012 - 2013

Universidade Candido Mendes
Título: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO: Escola Municipal Prof. Cleusa Fortes de Pinho Jordão. Ano de finalização: 2013
Orientador: Flavia Cavalcanti

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2001 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Os novos Espaços de Exposição: Iscas Culturais para a Renovação Urbana
Orientador: Prof. Fernanda Ester Sánchez

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Instituto Guanabara

Ensino Fundamental (1º grau)

1993 - 1996

Instituto Guanabara

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Direito da Favela. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil -RJ -RJ, ESA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em O Estatuto da Cidade e os Novos Instrumentos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2001 - 2001

Autocad 2000. (Carga horária: 40h). , Fundação de Apoio ao CEFET/RJ, FUNCEFET, Brasil.

1995 - 2000

Curso de Inglês. (Carga horária: 840h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional.

Organização de eventos

GUTERMAN, Bruna da Cunha . Conferência Internacional Megaeventos e a cidade. 2010. (Congresso).

VAINER, Carlos ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Seminário Internacional 'Métropoles,Inégalités et Planificatión Demócratique (MIPD)'. 2010. (Congresso).

GUTERMAN, Bruna da Cunha . Grandes projetos de Desenvolvimento urbano: o que se pode aprender com a experiência Brasileira?. 2006. (Outro).

GUTERMAN, Bruna da Cunha . Seminario: Perspectivas para o Centro de Niterói. 2005. (Outro).

Participação em eventos

II Jornadas Internacionais de Antropologia do Conflito Urbano: Conexões Rio-Barcelona.Batalhas simbólicas na cena pública: a marcha para os Jogos Rio 2016. 2014. (Seminário).

XV Encontro Nacional da ANPUR.Cidade-marca e disputas simbólicas no projeto Rio 2016. 2013. (Encontro).

33a Semana de Comunicação da UERJ - Partiu Lapa?. 2011. (Seminário).

XIV Encontro Nacional da ANPUR. UM OLHAR MÚLTIPLO SOBRE A FOTOGRAFIA DOS GARIS DA LAPA - PROVOCAÇÕES, DESABAFOS E IMPRESSÕES NA BRAND LAPA CARIOCA. 2011. (Congresso).

Conferência Internacional Megaeventos e a cidade. 2010. (Seminário).

Fórum Social Urbano. 2010. (Seminário).

Word Urban Forum. 2010. (Congresso).

XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional - Rio de Janeiro: um território em disputa.Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - Reanimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?. 2010. (Seminário).

II Encontro Ettern- IPPUR-UFRJ. Globalização, políticas territoriais, meio ambiente e conflitos sociais.Grandes projetos: transformações e rupturas nos espaços urbanos - o caso do "Engenhão" no Engenho de Dentro ? RJ. 2009. (Encontro).

XIII ENAnpur - Encontro Nacional da ANPUR- Planejamento e Gestão do Território: escalas, conflitos e incertezas.Regularização Fundiária em Terras Públicas: Desafios e Perspectivas.. 2009. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em palnejamento Urbano e Regional (ANPUR). "Jogos Pan-Americanos Rio 2007: Uma Análise Trans-Dimensional do Projeto Urbano". 2007. (Congresso).

XVII Seminario de Iniciação Cientifica e Premio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e tecnologia.Jogos Pan-aMERICANOS Rio 2007: qual o legado de um garnde evento?. 2007. (Seminário).

16 Seminário de Iniciação Científica e Premio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e tecnologia.O que está em jogo? IMpactos sociais do Pan 2007. 2006. (Seminário).

Disciplina Cidade, Território, Cultura e Politica -Departamento de Urbanismo UFF.O que está em jogo? Os Impactos sociais do Pan 2007. 2006. (Oficina).

Grandes projetos de Desenvolvimento urbano: O que se pode aprender com a experiência Brasileira?. 2006. (Seminário).

Workshop Globalização, Politicas Territoriais, Meio Ambiente e Conflitos Sociais.Os Jogos Pan-Americanos e o Rio de Janeiro: uma avaliação multidimensional. 2006. (Seminário).

XII Semana de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.Os Jogos Pan-Americanos e o rio de Janeiro: uma avaliação Multidimensional. 2006. (Seminário).

Palestra com representantes da África do Sul. 2005. (Encontro).

Perspectivas para o Centro de Niterói: Desafios, projetos e ações. 2005. (Seminário).

Que pan nós queremos?. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional de Musografia e Arquitetura de Museus. 2005. (Seminário).

worshop- Grandes projetos de Desenvolvimento urbano: O que se pode aprender da experiência Brasileira?. 2005. (Outra).

XI Encontro Nacional da ANPUR. Produção de Sentido e Produção do Espaço: convergências discursivas dos grandes projetos urbanos. 2005. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica Vasconcelos Torres.Ver-o-modelo: o que se pode aprender com os projetos Ver-o-Peso e Estação das Docas em Belé do Pará?. 2005. (Seminário).

14 ºSeminario de iniciação científica. 2004. (Seminário).

Globalização e metrópole : a metrópole do Rio de Janeiro no século XXI: espaço e politica. 2004. (Oficina).

X Semana de Planejamento Urbano e Regional : Cidade, Metrópole, Região, País. 2004. (Seminário).

Eixo 21. 2003. (Seminário).

EREA. 2003. (Encontro).

Semana de Arquitetura e Urbanismo. 2003. (Outra).

VII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.O uso da representação gráfica no aprendizado das idéias dos diferentes urbanistas do seculo XX. 2003. (Seminário).

EREA. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Nicolle Peres Cardoso

Ferraz, Sonia; Bahia, Sérgio;GUTERMAN, Bruna da Cunha. A nova Maricá: de cidade dormitório a paraíso imobiliário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Marques de Mesentier

MESENTIER, Leonardo Marques de; SANCHES, Fernanda; VAINER, C.; NOVAES, P.. Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - reanimação cultural ou estratégia comnpetitiva de consenso?. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sônia Maria Taddei Ferraz

SANCHEZ Garcia, F .E.; BIENENSTEIN, Glauco;FERRAZ, Sonia. M. T.; RENA, N.; OLIVEIRA, Fabrício Leal. A Cidade Maravilhosa é a que luta: Disputas Discursivas e Territoriais na Cidade Olímpica. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Sônia Maria Taddei Ferraz

SANCHEZ Garcia, F .E.; SANTOS Nilton Silva dos; RENA Natacha; BIENENSTEIN, Glauco;FERRAZ, Sonia. M. T.. A Cidade Maravilhosa é a cidade que luta: Disputas discursivas e territoriais na cidade olímpica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Glauco Bienenstein

Sánchez, Fernanda; RENA, N. S. A.;OLIVEIRA, F. LealBIENENSTEIN, G.; FERRAZ, Sonia Taddei. A ?CIDADE MARAVILHOSA É A QUE LUTA?: Disputas Discursivas e Territoriais na Cidade Olímpica. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Ester Sánchez Garcia

SÁNCHEZ, F.; VAINER, C.; RIBEIRO,L.C.Q.;LIMA JUNIOR, P. N.; Mesentier, L.. Cidade-produto, bairro-marca: como a Lapa está se tornando o mais carioca dos bairros.. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Ester Sánchez Garcia

SÁNCHEZ, F.Bienenstein, G.; FERRAZ, S. M. T.; RENA, N.;OLIVEIRA, F. L.. A Cidade Maravilhosa é a que Luta: disputas discursivas e territoriais na cidade olímpica. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Ester Sánchez Garcia

SÁNCHEZ, F.; GEIGER, A.; CASTRO, R. O.. Um olhar múltiplo sobre a fotografia dos garis da Lapa. Provocações, desabafos e impressões na Brad Lapa carioca.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Ester Sánchez Garcia

SÁNCHEZ, F.; SANTOS, H.. Os Novos Espaços de Exposição. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

RIBEIRO, L. C. Q.; Vainer, Carlos Bernardo. Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - reaminimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?. 2011. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Fabrício Leal de Oliveira

SÁNCHEZ, F.; BIENENSTEIN, G.; FERRAZ, S. M. T.;OLIVEIRA, F. L.. A Cidade Maravilhosa é a que luta: disputas discursivas e territoriais na Cidade Olímpica. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Pedro de Novais Lima Junior

VAINER, C. B.; MESSENTIER, L. M.;SÁNCHEZ, F.NOVAIS, P.. Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - reanimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nilton Silva dos Santos

SANTOS, N. S.; SÁNCHEZ, F.; BIENENSTEIN, G.; RENA, N.; FERRAZ, S. M. T.. A Cidade Maravilhosa e a que luta. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Amir Geiger

Um olhar múltiplo sobre a fotografia dos garis da Lapa - provocações, desabafos e impressões na 'brand Lapa' carioca; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia Urbana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Amir Geiger;

Regina Bienenstein

Plano de Urbanização para o assentamento Engenho Velho, Itaboraí, RJ; 2009; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Regina Bienenstein;

Regina Bienenstein

Plano de Urbanização para o assentamento Engenho Velho, ITtaboraí, RJ; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso de Arquitetura e Urbanismo) - Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos, Ministério das Cidades; Orientador: Regina Bienenstein;

Regina Bienenstein

A Observação Internacional do Impacto do COMPERJ sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) no Leste Fluminense; 2007; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, PETROBRAS; Orientador: Regina Bienenstein;

Fernanda Ester Sánchez Garcia

Cidade Maravilhosa é a que Luta: Disputas Discursivas e Territoriais na Cidade Olímpica; ; 2017; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Ester Sánchez García;

Fernanda Ester Sánchez Garcia

Grandes projetos, Centro e Novas centralidades: Caminho Niemeyer em Niterói e Jogos Panamericanos Rio 2007; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Ester Sánchez García;

Fernanda Ester Sánchez Garcia

Caminhos e descaminhos do Pan 2007: uma abordagem crítica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Fernanda Ester Sánchez García;

Fernanda Ester Sánchez Garcia

Estágio docente na disciplina Projeto de Urbanismo; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Ester Sánchez García;

Fernanda Ester Sánchez Garcia

O PROJETO OLÍMPICO RIO 2016: Uma proposta de avaliação ?em processo?; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernanda Ester Sánchez García;

Produções bibliográficas

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; MOREIRA, C. ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira ; GROSSI, G. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Contra histórias possíveis: as ações populares e as práticas do artivismo artístico no Morro da Providência. StreetNotes, v. , v. 25, p. 33-42, 2016.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; BENEDICTO, Danielle Barros de Moura ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; PICINATTO, Leonardo ; CANTO, Barbara . Produção de sentido e produção do espaço: Convergências discursivas nos grandes projetos urbanos. Revista Paranaense de Desenvolvimento , Curitiba, v. 107, p. 39-56, 2005.

  • BIENENSTEIN, R. ; PASCHOALINO, R. ; AMARAL, D. ; CRUZ, M. C. M. ; REIS, E. P. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; FREIRE, E. H. B. . Regularização Fundiária em terras públicas. In: Regina Bienenstein; Glauco Bienenstein; Daniel Mendes Mesquita de Sousa. (Org.). Universidade e Luta pela moradia. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2017, v. , p. 115-152.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Batalhas simbólicas na cena pública: a marcha para os Jogos Rio 2016. In: Neiva Vieira da Cunha; Letícia de Luna Freire; Maíra Machado-Martins; Felipe Berocan Veiga. (Org.). Antropologia do Conflito Urbano. Conexões Rio-Barcelona. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, v. , p. 40-50.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Disputas simbólicas na Cidade Maravilhosa: atores, instrumentos e gramática territorial.. In: Vainer;Broudehoux ;Sánchez; Oliveira. (Org.). Os Megaeventos e a cidade, Perspectivas críticas. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016, v. , p. 219-244.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; LAIBER, P. . Río Olímpico 2016: ciudad maravillosa es la que lucha. In: ARICÓ, G., MANSILLA, J. A. y STANCHIERI, M. L.. (Org.). Mierda de Ciudad. Una rearticulación crítica del urbanismo neoliberal desde las ciencias sociales. 1ed.Barcelona: Pollen Edicions, 2015, v. , p. 110-122.

  • BIENENSTEIN, Glauco ; MESENTIER, L. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Teixeira, Vitor . A batalha pela preservação da alma do Maracanã: disputas simbólicas, lutas sociais, cidade e arquitetura. In: SÁNCHEZ, F. ; Bienenstein, G. ; OLIVEIRA, F. L. ; LIMA JUNIOR, P. N.. (Org.). A Copa do Mundo e as Cidades: políticas, projetos e resistências.. 1ed.Niterói: EDUFF, 2014, v. , p. 175-206.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Jogos Pan-Americanos Rio 2007 ? Um balanço multidimensional. In: Cuenya, B; Novais, P; Vainer, C.. (Org.). Grandes projetos urbanos. Olhares críticos sobre a experiência argentina e brasileira. 1ed.Porto Alegre: Masquatro Editora Ltda e Editorial Café de las Ciudades, 2013, v. 1, p. 191-214.

  • Sánchez, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha . Juegos Panamericanos Rio 2007. Un balance multidimensional. In: Beatriz Cuenya; Pedro Novais; Carlos Vainer.. (Org.). Grandes Proyectos Urbanos. Miradas críticas sobre la experiencia argentina y brasileña. 1ed.Buenos Aires: Café de las Ciudades, 2012, v. 1, p. 257-291.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; OLIVEIRA, A. ; NOVAIS, P. ; OLIVEIRA, F. ; Cruz, Marcus C. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira ; Souza, Renata Martins . Jogos Pan- Americanos Rio 2007: um balanço multidimensional. In: Gilmar Mascarenhas, Glauco Bienenstein, Fernanda Sánchez. (Org.). O Jogo continua: Megaeventos Esportivos e Cidades. 1ed.RIO DE JANEIRO: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro EdUERJ, 2011, v. , p. 99-122.

  • BIENENSTEIN, Glauco ; SÁNCHEZ, Fernanda ; Cruz, Marcus C. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira ; Souza, Renata Martins . Grandes Projetos: transformações e rupturas nos espaços urbanos - o caso do Engenhão, no Engenho de Dentro- RJ. In: Gilmar Mascarenhas, Glauco Bienenstein, Fernanda Sánchez. (Org.). O Jogo continua: Megaeventos Esportivos e Cidades. RIO DE JANEIRO: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro EdUERJ, 2011, v. , p. 167-194.

  • SÁNCHEZ, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Cruz, Marcus C. ; MARTINS, T. ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira ; Souza, Renata Martins . O que está em jogo? Contradições,tensões e conflitos na implementação do Pan 2007. In: Gilmar Mascarenhas, Glauco Bienenstein, Fernanda Sánchez. (Org.). O Jogo continua: Megaeventos Esportivos e Cidades. RIO DE JANEIRO: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro EdUERJ, 2011, v. , p. 219-236.

  • BIENENSTEIN, Glauco ; SANCHEZ, Fernanda ; BENEDICTO, Danielle Barros ; CANTO, Barbara ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; PICINATTO, Leonardo . Competitividade, Reestruturação Urbana e Projetos Estratégicos: "Caminho Niemeyer" em Niterói e "Museu Guggenheim"no Rio de Janeiro. In: Instituto de Estudios y Territoriales Pontificia Universidad Católica de Chile. (Org.). Gobernanza, Competitividad y Redes: La Gestión en las ciudades del siglo XXI. 1ed.Santiago de Chile: RIDEAL, IEUT, 2005, v. 151198, p. 211-231.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CANTO, Barbara ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; PICINATTO, Leonardo ; BENEDICTO, Danielle Barros de Moura . Produção de sentido e produção do espaço:convergências discursivas nos grandes projetos urbanos. Revista Paranaense de desenvolvimento, Curitiba: IPARDES, p. 39 - 56, 01 jul. 2004.

  • Sánchez, Fernanda ; GOMES, T. B. M. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Azevedo, Francisca ; Teixeira, Vitor . Cidade-marca e disputas simbólicas no projeto Rio 2016. In: XV ENanpur, 2013, Recife. XV ENanpur: Desenvolvimento, Planejamento e governança, 2013.

  • GOMES, T. B. M. ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CHANG, E. ; LAIBER, P. ; ARAUJO, Rayssa . Disputas simbólicas no projeto Rio 2016: a (des)construção da cidade-marca. In: XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Ciência e Ação Política: por uma abordagem crítica, 2013, Rio de Janeiro. XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Ciência e Ação Política: por uma abordagem crítica, 2013.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . COMO A LAPA ESTÁ SE TORNANDO O ?MAIS CARIOCA DOS BAIRROS?: PROMOÇÃO E RECONHECIMENTO DO ?BAIRRO-MARCA? POR MEIO DAS ?ONDAS DE REVITALIZAÇÃO?. In: 3o Encontro ETTERN - globalização politicas territoriais meio ambiente e conflitos sociais, 2012, Vassouras - RJ. 3o Encontro ETTERN - globalização politicas territoriais meio ambiente e conflitos sociais, 2012.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - Reanimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?. In: XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional, 2010, Rio de janeiro. XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional - Rio de Janeiro: um território em disputa, 2010.

  • BIENENSTEIN, R. ; AMARAL, D. ; REIS, E. P. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Marcus Cesar ; PASCHOALINO, R. . Regularização Fundiária em Terras Públicas: Desafios e Perspectivas.. In: XIII ENAnpur - Encontro Nacional da Anpur, 2009, Florianópolis. XIII ENAnpur - Encontro Nacional da Anpur - Planejamento e Gestão do Território: escalas, conflitos e incertezas, 2009.

  • BIENENSTEIN, R. ; AMARAL, D. ; REIS, E. P. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Marcus Cesar ; PASCHOALINO, R. . A Universidade em Processos de Regularização Fundiária. In: 4 CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária,, 2009, Dourados / MS. 4 CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; CRUZ, M. C. M. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; BIENENSTEIN, Glauco . Grandes projetos: transformações e rupturas nos espaços urbanos - o caso do. In: II Encontro Ettern-IPPUR-UFRJ. Globalização, políticas territoriais, meio ambiente e conflitos sociais, 2009, Vassouras, RJ.. II Encontro Ettern-IPPUR-UFRJ. Globalização, políticas territoriais, meio ambiente e conflitos sociais, 2009.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CANTO, Barbara ; BENEDICTO, Danielle Barros ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; PICINATTO, Leonardo . Produção de Sentido e Produção do espaço: Convergências discursivas dos grandes projetos urbanos. In: ANPUR, 2005, Salvador. XI Encontro Nacional da ANPUR, 2005.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; LAIBER, P. . Disputas simbólicas na Cidade Maravilhosa: atores, instrumentos e gramáticas territoriais. In: XVI ENAnpur - Espaço, Planejamento e Insurgências, 2015, Belo Horizonte. Espaço, Planejamento e Insurgências - Programa e Caderno de Resumos, 2015.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GOMES, T. B. M. . Rio olímpico 2016: Cidade maravilhosa é a que luta. In: II Conferência Megaeventos e Cidades, 2014, Rio de Janeiro. II Conferência Megaeventos e Cidades, 2014.

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira . Projetos em disputa no espaço público: a cena urbana dos megaeventos. In: III ENANPARQ ? arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva, 2014, São Paulo. III ENANPARQ ? arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva, 2014.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . UM OLHAR MÚLTIPLO SOBRE A FOTOGRAFIA DOS GARIS DA LAPA - PROVOCAÇÕES, DESABAFOS E IMPRESSÕES NA BRAND LAPA CARIOCA. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011, RIO DE JANEIRO. Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, 2011.

  • SÁNCHEZ, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. ; Cruz, Marcus C. ; NOVAIS, P. ; OLIVEIRA, F. . Jogos Pan- Americanos Rio 2007: Uma análise Trans-dimensional do Projeto Urbano. In: XII Encontro Nacional da ANPUR, 2007, Belém, PA. Programa XII Encontro Nacional da ANPUR, 2007.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; SANCHEZ, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; Marcus Cesar . Ver o Modelo: Oque se pode aprender com os projetos Ver-o-Peso e Estação das Docas em Belém do Pará?. In: 15º Seminário de Iniciação científica, 2005, Niterói. 15º Seminário de Iniciação científica, 2005.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; BIENENSTEIN, Glauco ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; PICINATTO, Leonardo ; BENEDICTO, Danielle Barros ; CANTO, Barbara . A configuração de um modelo: notas para a inscrição histórica das grandes intervenções na cidade contemporânea. In: VIII Seminario da História da Cidade e do urbanismo, 2004, Niterói. VIII Seminario da História da Cidade e do urbanismo, 2004.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; VAINER, Carlos ; SÁNCHEZ, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; BENEDICTO, Danielle ; PICINATTO, Leonardo ; CANTO, Barbara . Grandes Intervenções nas Metrópoles Brasileiras: Um Contraponto entre os Projetos Ver-o-peso e Estação das Docas em Belém do Pará. In: XI ENANPUR, Encontro Nacional da ANPUR, 2004, 2004.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . O uso da representação grafica no estudo dos urbanistas do seculo XX. In: VII Semana de Monitoria da UFF, 2003, Niteroi. VII Semana de Monitoria da UFF, 2003.

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GOMES, T. B. M. . Olympic Rio 2016: ?Wonderful city? is the one that fights.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; LAIBER, P. . Rio Olímpico 2016: Ciudad Maravillosa es la que lucha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Santos, Rosane Rebeca de Oliveira . Projetos em disputa no espaço público: a cena urbana dos megaeventos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . Brand Lapa: o mais carioca dos bairros - Reanimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; CRUZ, M. C. M. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; BIENENSTEIN, Glauco . Grandes projetos: transformações e rupturas nos espaços urbanos - o caso do "Engenhão" no Engenho de Dentro ? RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BIENENSTEIN, R. ; AMARAL, D. ; REIS, E. P. ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Marcus Cesar ; PASCHOALINO, R. . Regularização Fundiária em Terras Públicas: Desafios e Perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁNCHEZ, Fernanda ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. ; Cruz, Marcus C. ; NOVAIS, P. ; OLIVEIRA, F. . Jogos Pan-Americanos Rio 2007: Uma análise Trans-dimensional do Projeto Urbano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Cruz, Marcus C. ; MARTINS, T. . O que está em jogo? Contradições, Tensões e conflitos na impementação do Pan 2007. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. . Jogos Pan Americanos Rio 2007: qual o legado de um grande evento?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. ; Cruz, Marcus C. . Os jogos Pan-Americanos e o Rio de janeiro: uma avaliação multidimensional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. ; Cruz, Marcus C. . Os Jogos Pan-Americanos e o Rio de Janeiro: uma avaliação multidimensional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; MARTINS, T. ; Cruz, Marcus C. . O que está em jogo? Impactos Sociais do Pan 2007. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Marcus Cesar ; BIENENSTEIN, Glauco ; SÁNCHEZ, Fernanda . XV Seminario de iniciação Científica Ver-o-modelo: O que se pode aprender com os projetos Ver-o-Peso e Estação das Docas em belém do Pará?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha . VII Semana de Monitoria - O uso da representação gráfica no aprendizado das idéias dos diferentes urbanistas do século XX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CANTO, Barbara . Mundos Urbanos Posibles, 2005. (Tradução/Outra).

Outras produções

GUTERMAN, Bruna da Cunha ; Marcus Cesar ; BIENENSTEIN, Glauco ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BENEDICTO, Danielle Barros de Moura ; Talitha ; PICINATTO, Leonardo . Relatório sobre os jogos Pan-americanos 2007 no Rio de Janeiro. 2006. (Relatório de pesquisa).

GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CANTO, Barbara ; BENEDICTO, Danielle Barros de Moura ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; PICINATTO, Leonardo . Produção de sentido e Produção do espaço: Convergências discursivas dos grandes projetos urbanos/ Reabilitação do complexo do mercado Ver-o-Peso: Projeto de Desenvolvimento Urbano em disputa na cidade de Belém/ Grandes intervenções nas metropoles brasileiras. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - XI ENA).

GUTERMAN, Bruna da Cunha ; BENEDICTO, Danielle Barros de Moura ; SÁNCHEZ, Fernanda Ester ; BIENENSTEIN, Glauco ; Marcus Cesar ; PICINATTO, Leonardo . Seminário Perspectivas para o centro de Niterói. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Seminário Perspectivas para o centro de Niterói).

GUTERMAN, Bruna da Cunha ; CANTO, Barbara . A configuração de um modelo: notas para a inscrição histórica das grandes intervenções na cidade contemporânea. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VIII Seminario da Historia da Cidade e do Urbanismo).

GUTERMAN, Bruna da Cunha . Participação no relatório sobre o projeto de desenvolvimento urbano do Complexo do Mercado Ver-o-Peso na cidade de Belém do Pará. 2004. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    RIO 2016: CIDADE-MARCA, PROJETOS URBANOS E DISPUTAS TERRITORIAIS Uma proposta de avaliação ?em processo?, Descrição: s grandes eventos esportivos estão na ordem do dia. Em âmbito global, adquiriram, nas últimas décadas, magnitude antes inconcebível, fruto de extraordinário crescimento no volume de investimentos que atraem, tornando-se estrelas da atual sociedade do espetáculo (Debord, 1967). Nesse contexto, a cidade do Rio de Janeiro adquiriu centralidade com a candidatura, bem-sucedida, para a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, expressões claras deste processo. O presente projeto pretende avaliar as estratégias e ações voltadas para a efetivação do que chamamos urbanismo olímpico. Nesse sentido, serão desenvolvidos, particularmente, três eixos de análise: (a) a economia simbólica relativa aos futuros megaeventos: a imagem da cidade nas respectivas candidaturas (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016), as estratégias de marketing e seus efeitos políticos e simbólicos, (b) os processos decisórios, os instrumentos de planejamento e gestão e o controle social sobre os projetos, (c) as estratégias urbanístico-territoriais adotadas nas referidas iniciativas: o projeto territorial nos dossiês das candidaturas bem como seus ajustes subsequentes. Tendo em vista que os megaeventos associados aos grandes projetos urbanos, GPUs, constituem uma das mais dominantes expressões do urbanismo contemporâneo, sobressai a necessidade de balizá-los no campo da reflexão teórica e problematizá-los no campo da prática do planejamento e gestão pública urbana... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Integrante / Glauco Bienenstein - Integrante / Fernanda Ester Sánchez - Coordenador / Rosane Rebeca de Oliveira Santos - Integrante / Paula Laiber - Integrante / Murilo Ferrari - Integrante / Gilmar Mascarenhas - Integrante / Francisca Alexandre - Integrante / Amanda Wanis Texeira - Integrante / Flávio Araujo - Integrante / Antonio Pimentel Sequeira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Planejamento urbano e direitos humanos no Brasil: implementação do direito à moradia e à cidade e planejamento no contexto de conflitos sociais, Descrição: A pesquisa é composta por dois sub­projetos: Sub­Projeto 1 ­ Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados a implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil; avanços e bloqueios e Sub­Projeto 2 ­ Planejamento e conflito: experiências de planejamento urbano em contexto de conflito social. O Laboratório Estado Trabalho Território e Natureza, onde atuo como pesquisadora, é responsável pela coordenação e execução do Sub­Projeto 2, que tem por objetivo identificar, analisar, assessorar e difundir experiências de planejamento conflitual enquanto formas de intervenção planejada e recurso de luta e resistência de populações em situação de conflito. A pesquisa inclui (A) Levantamento e análise de experiências de planejamento conflitual realizadas no Brasil e de referências internacionais; (B) Assessoria na elaboração de Planos Populares, considerando a demanda das populações organizadas em favelas ameaçadas de remoção no Rio de Janeiro e em Niterói; (C) Realização de Oficinas de Formação voltadas para populações ameaçadas de remoção; e (D) Realização de Seminário Internacional estruturado com base nas experiências analisadas de planejamento conflitual no Brasil e no exterior. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Coordenador / Fernanda Sánchez - Integrante / Fabricio Oliveira - Integrante / Regina Bienenstein - Integrante / Rosane Rebeca de Oliveira Santos - Integrante / Grasiele Grossi - Integrante / Giselle Tanaka - Integrante / Murilo Ferrari - Integrante / Mariana Lins - Integrante / Carlos Bernardo Vainer - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Planning And Conflict: Urban Planning Experiences In Social Conflict Context, Descrição: It is in everyday conflict and not only in disturbances and crises, that can be found and seen the social dynamics through which our cities talk. And they talk in multiple languages, since, as Urban Sociology of Chicago taught in the 1920s, it is the density and heterogeneity that make the city. It is for this reason that the study of urban conflict offers a rich key to reality and urban dynamics reading; ipso facto, the conflict constitutes a promising entry to urban comparative studies. But conflicts can ligthen much more than urban studies. They can inspire new ways of conceiving and implementing policies and plans. The main innovation brought about by an approach that sees the city from the point of view of their conflict is that it offers a rich set of knowledge that can inform and support a new type of planned intervention, full of unexplored potentialities, that we call Contested Planning. As theory and perspective, as urban planning innovative concept, methodology and practice, Contested Planning conceives and triggers urban conflict as foundation, information and dynamics on which, and from which, are built policies, plans and projects. And also, and perhaps primarily, on which, and from which, it is built a new planner subject - a social collective. The main stream points to participatory and businesslike processes, whose core and primary purpose is to avoid, bypass, mediate or resolve conflicts that are seen as dysfunctional, costly, threatening, and a risk to the desired socio-urban cohesion that would qualify the city for competition with other cities. Civic peace and harmony would constitute, in this perspective, the condition through which the city-company realizes its competitive potential: the polis submits itself to the City , politics gives way to business. The citizen deconstitutes itself, his 'ersatz' is the consumer of the city-commodity ... or the shareholder of the city-company. Contested Planning, on the contrary, points to and bets on the creative potential of conflict, from which emerge collective subjects that rescue the city as political arena, i.e., as a space in which citizens face and confront each other to discuss and arbitrate the urbe?s fates. Now is the polis that imposes itself to the City. To advance the study of planning in the context of social conflicts, this project includes: - Survey and analysis of some previous experiences considered as planning references in the context of social conflict in Brazil. - Survey of international literature on planning alternative initiatives produced outside the government and that can be understood as insurgent, radical (MIRAFTAB, 2009) or contested planning experiences. - Analysis of contested planning experiences in Brazil, especially those that involve planning activities undertaken as part of resistance activities of populations threatened by public or private projects implying involuntary removal of all or part of residents, especially in the case of slums (favelas) and occupations of buildings (squatters). - Assistance activities in the preparation of at least two (2) popular plans for favelas and informal settlements threatened with removal in the cities of Rio de Janeiro and Niterói. - Two workshops for people threatened with removal in order to provide resources for the promotion of planning and resistance activities. - Presentation and discussion of the research partial results in the II International Conference Mega Events and the Cities promoted by ETTERN / IPPUR / UFRJ in April 2014, in Rio de Janeiro. - Organization of the International Seminar on Contested Planning in Rio de Janeiro in September 2014, with national and international participants. - Publication of the International Seminar and of the popular plan results... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Coordenador / Glauco Bienenstein - Integrante / Fernanda Ester Sánchez - Integrante / Pedro Novais - Integrante / Fabricio Oliveira - Integrante / Regina Bienenstein - Integrante / Paula Laiber - Integrante / Giselle Tanaka - Integrante / Mariana Lins - Integrante / Carlos Bernardo Vainer - Integrante.

  • 2005 - 2007

    GRANDES PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO, CENTRO E NOVAS CENTRALIDADES: CAMINHO NIEMEYER NITERÓI; JOGOS PAN-AMERICANOS - RIO DE JANEIRO 2007, Descrição: O projeto tem como temática principal os grandes projetos de desenvolvimento urbano, que são expressões contemporâneas do chamado empresariamento urbano, conceito intrinsecamente ligado à nova maneira de gerenciar e planejar a cidade pelos governos municipais. As cidades estão tendo uma releitura, com a nova lógica da cidade-mercadoria, a cidade-espetáculo, e são inseridas no circuito internacional, portanto a pesquisa terá que traçar matrizes nacionais e internacionais. Diante deste quadro a pesquisa abrange os Projetos Estratégicos para a reestruturação urbano-metropolitana, fundamentados na produtividade, na competitividade e nas parcerias publico-privadas, utilizando exemplos como o Caminho Niemeyer, em Niterói e Área portuária Museu Guggenheim no Rio de Janeiro, ambos associados à renovação urbana de áreas centrais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Integrante / Leonardo Picinatto - Integrante / Glauco Bienenstein - Integrante / Fernanda Ester Sánchez - Coordenador / Talitha martins - Integrante / Marcus Cesra Cruz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Grandes projetos urbanos: o que se pode aprender com a experiência brasileira?, Descrição: Fernanda Sánchez-Coordenadora adjunta (UFF), Carlos Vainer-Coordenador. Projeto interinstitucional: IPPUR-UFRJ, UFF, IPARDES-PR, USP, UNESP, UFBA, PCRJ, UFJF, LILP. Os Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (GPDUs) são objeto de análise nesta pesquisa pois têm sido alçados à condição de ícones de uma nova maneira de conceber a cidade e a ação governamental na escala urbana. Entretanto, os mesmos quase nunca são trazidos ao debate público nem é realizado o balanço dos seus custos e benefícios. Menos ainda se discute como se distribuem uns e outros. É total o silêncio sobre a possibilidade de que os recursos consagrados aos GPDUs fossem direcionados a outras áreas e buscassem enfrentar outros e graves problemas urbanos: saneamento, transporte público, atendimento médico, educação, segurança pública, etc. Em outros termos, não se tem qualquer idéia de seus custos de oportunidade. OBJETIVO GERAL Realizar um estudo comparativo de abrangência nacional que envolva grandes projetos de desenvolvimento urbano (GPDU), fundamentados na produtividade, na competitividade e nas parcerias público-privadas, no horizonte temporal de 1990 a 2005, de acordo com um elenco de cidades e seus respectivos projetos. Analisar sua pertinência como modelo de intervenção urbanística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Integrante / Glauco Bienenstein - Integrante / Carlos Vainer - Integrante / Fernanda Sánchez - Coordenador / Talitha martins - Integrante / Pedro Novais - Integrante / Fabricio Oliveira - Integrante / Rosa Moura - Integrante / Ana Fernandes - Integrante / Mariana Fix - Integrante / Alberto Oliveira - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Grandes projetos urbanos em áreas de frente marítima: Guggenheim no Rio de Janeiro e Caminho Niemeyer em Niterói, Descrição: Pretende-se fazer um estudo comparativo de abrangência metropolitana que envolve dois GPDUs, os quais vêm sendo difundidos como projetos estratégicos para a reestruturação urbano-metropolitana, fundamentados na produtividade, na competitividade e nas parcerias público-privadas, quais sejam: o Caminho Niemeyer em Niterói e a Área Portuária / Museu Guggenheim no Rio de Janeiro, ambos associados à renovação urbana de áreas centrais. Pretende-se, com este estudo, identificar a existência ou não de uma matriz conceitual e operativa comum aos casos analisados, reveladora da afirmação de um novo modelo de planejamento urbano por projetos. Também é objetivo desta pesquisa discutir metodologias de avaliação ex-ante e ex-post que permitam fornecer base mais sólidas para abordar as possibilidades e as promessas oferecidas por este modelo de intervenção. Deste modo, procurar-se-á, ao mesmo tempo, contribuir à reflexão acerca dos fundamentos da arquitetura e do urbanismo contemporâneos além de subsidiar processos de decisão na esfera pública sobre esse tipo de projeto. Tendo em vista que os GPDUs constituem uma das mais dominantes expressões do urbanismo contemporâneo, sobressai a necessidade de balizá-los no campo da reflexão teórica e problematizá-los no campo da prática do planejamento e gestão pública urbana,considerado o elevado grau de comprometimento político e financeiro do poder público com estes projetos lado a lado à escassez de instrumentos efetivos de avaliação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna da Cunha Guterman - Integrante / Leonardo Picinatto - Integrante / Barbara Canto - Integrante / Glauco Bienenstein - Integrante / Fernanda Ester Sánchez - Coordenador / Danielle Barros Benedicto - Integrante.

Prêmios

2008

Prêmio Arquiteto do Amanhã - Menção Honrosa na categoria Trabalhos Teóricos, 46a Premiação Anual de Arquitetos - Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB-RJ.

2007

Trabalho classificado entre os 10 melhores em sua área de conhecimento- 17o Seminário Iniciação Cientifica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, UFF/CNPq.

2006

selecionada para concorrer na área de Ciencias Sociais Aplicadas (UFF)- Destaque do ano de Iniciação Científica 2006, CNPq.

2006

Trabalho aprovado entre os dez melhores na sua área - 16 Seminario de Iniciação Cientifica e Premio UFF2006 Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, UFF/ CNPq.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade do Grande Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Observatório de Conflitos Urbanos da cidade do Rio de Janeiro - projeto de pesquisa do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza ETTERN / IPPUR / UFRJ

2008 - 2009

Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos

Vínculo: Tecnico, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 20

Outras informações:
?Projeto de Assistência Técnica para implementação de instrumentos de política fundiária dos planos diretores participativos/ Plano de urbanização para o assentamento Engenho Velho, Itaboraí, RJ? Esse projeto é produto de um convênio entre a Universidade Federal Fluminense, Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos- NEPHU-(UFF), a Prefeitura Municipal de Itaboraí e o Ministério das Cidades. Carga horária semanal:20hs

2008 - 2008

Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração da ?Documentação Histórica das Condições Sociais, econômicas e culturais da Vila Santo Antonio de Sá?, produto inserido no projeto intitulado ?A observação Internacional do Impacto do COMPERJ sobre os objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Leste Fluminense?, convênio estabelecido entre a Universidade Federal Fluminense, Un-habitat e a Petrobrás. Carga horária semanal: 40hs

2006 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: bolsista pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: monitora, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
atividade de apoio ao professor

Atividades

  • 08/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2004 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2007

Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

Vínculo: contrato semestral, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

2013 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.