Karina Costa Affonso

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursando o segundo semestre de Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha como Acompanhante Terapêutica (at) e Professora Auxiliar Bilíngue na Educação Infantil, na Maple Bear Granja Viana. Atua nas seguintes áreas: Acompanhamento Terapêutico, Saúde Mental, Educação e Políticas Públicas.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: "Semeando o caminho da práxis - Educando a Psicologia"
Orientador: Plínio de Almeida Maciel Jr.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em O papel do professor na construção da moralidade d. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2012

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 350h). , Projeto Humanitas, HUMANITAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Acompanhamento Terapêutico/Especialidade: Acompanhamento Terapêutico.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AFFONSO, K. C. . III Simpósio Internacional de Acompanhamento Terapêutico: AT e Políticas Públicas. 2013. (Congresso).

AFFONSO, K. C. . VII Congresso Internacional; VIII Congresso ibero-Americano; III Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêuticoo: Polifonia, as diversas vozes do AT. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Polifonia: as diversas vozes do AT. Caminhos que não levam a nenhuma parte: Discussões filosóficas acerca do acompanhamento terapêutico. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Mercês Bahia Bock

BOCK, A. M. B.. Semeando o caminho da práxis -educando a psicologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Plinio de Almeida Maciel Junior

Semeando o caminho no campo da práxis - Educando a Psicologia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AFFONSO, K. C. . O Show da Fe e o Acompanhamento Terapêutico: acompanhando na Igreja Internacional da Graça de Deus, no centro de São Paulo. Revista de Acompanhamento Terapêutico ATravessar , v. 2, p. 27-43, 2013.

  • AFFONSO, K. C. . Preservando a Saúde Mental De Nossas Crianças! Infância não é brincadeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AFFONSO, K. C. . Acompanhamento Terapêutico - Processo e Ferramenta. CAPS Itapeva.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AFFONSO, K. C. . O Show da Fé e o Acompanhamento Terapêutico - Acompanhando na Igreja Internacional da Graça de Deus, no centro de SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AFFONSO, K. C. ; SACADURA, S. A. R. C. . Caminhos que não levam a nenhuma parte: Discussões filosóficas acerca do acompanhamento terapêutico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Garantia do direito à educação para pessoas com deficiência: o que nos dizem os beneficiários do BPC que não frequentam a escola, Descrição: O tema desta pesquisa é o direito à educação por parte de pessoas com deficiência, assistidas pelo programa de transferência de renda Benefício de Prestação Continuada - BPC. Inspiradas pelo Programa Federal BPC na escola e informadas pelo levantamento realizado em 2009 pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, pretende-se analisar a situação de escolarização dos 251 beneficiários do BPC, na região centro-oeste do município, que haviam afirmado não frequentar ou nunca ter frequentado unidade escolar à época do levantamento. A presente pesquisa visa atualizar e aprofundar as informações obtidas relativamente aos motivos para a não frequência, por meio de análise documental, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturadas. No levantamento de 2009, os principais motivos alegados incidiram sobre três aspectos: a descrença da família na possibilidade de aprendizagem de seu filho; a recomendação da gestão escolar de cessação de frequência à escola por inadequação do que se entendia ser necessário para a atenção educacional aos estudantes e a ausência de suporte às atividades de vida diária durante o período escolar. Uma investigação com o aprofundamento justifica-se pelas alterações na legislação e nas garantias de apoio à escolarização de pessoas com deficiência no município, principalmente no que se refere à oferta de Atendimento educacional especializado e à instituição da figura do Agente de vida escolar no apoio às atividades de vida diária do estudante com deficiência, durante o período escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karina Costa Affonso - Integrante / Carla Biancha Angelucci - Coordenador / Milena Vidale Horta - Integrante / Allana Silva dos Santos - Integrante / Thiana de Cassia Silva da Rocha - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional