Leon Claudio Pinheiro Leal

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2016). Mestre em Química Medicinal e Modelagem Molecular da Universidade Federal do Pará (2019). Doutorando em Neurociências e Biologia Celular (2020)

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Neurociências e Biologia Celular

2020 - Atual

Universidade Federal do Pará
Orientador: Carlomagno Pacheco Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Química Medicinal e Modelagem Molecular

2017 - 2019

Universidade Federal do Pará
Título: MODELO EXPERIMENTAL PARA INDUÇÃO DE HEMIPARKINSONISMO POR 6-HIDROXIDOPAMINA EM PRIMATAS Sapajus apella E AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES MOTORAS,Ano de Obtenção: 2019
Carlomagno Pacheco Bahia.Coorientador: Lane Viana Krecjova. Palavras-chave: Doença de Parkinson; Primatas; Refinamento; 6-OHDA; Dominância Manual.

Graduação em Educação Física

2013 - 2016

Universidade do Estado do Pará
Título: TREINAMENTO RESISTIDO PODE MELHORAR AS CAPACIDADES FUNCIONAIS DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON
Orientador: ERIK ARTUR CORTINHAS ALVES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

O Uso de Eletroencelografia Quantitativa (EEGQ) na Pesquisa. (Carga horária: 150h). , Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.

2017 - 2017

Neurociência: Educação e Sociedade. (Carga horária: 150h). , Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.

2016 - 2016

Doenças Neuromusculares. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Genética Médica, SBGM, Brasil.

2014 - 2016

Extensão universitária em Treinamento Desportivo. (Carga horária: 450h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2014 - 2014

Prescrição de Atividade Física para Grupos especiais. (Carga horária: 20h). , Fitness Saúde, FS, Brasil.

2014 - 2014

Avaliação Física. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.

2014 - 2014

Conhecendo melhor a homeopatia: A sua Atualidade na academia e na saúde Púb. (Carga horária: 4h). , Sociedade Médico Cirúrgica do Pará, SMCP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Brinquedoteca Joana D'arc. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em II Formação em Exercício Resistido Aplicado. (Carga horária: 227h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2013 - 2013

Curso Básico de arbitragem em Atletismo. (Carga horária: 24h). , Federação Paraense de Atletismo, FPAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: NEUROCIÊNCIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Reunião Regional da FeSBE. A Investigação da Dominância Manual na Escolha do Hemisfério Preferencial para Lesão em Modelo de Hemiparkinsonismo: Ensaios utilizando o teste staircase em macacos Sapajus apella. 2019. (Congresso).

III Simpósio de Pesquisa em Primatas na Amazônia. 2018. (Simpósio).

XXXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. BEHAVIORAL INVESTIGATION OF DEXTERITY AND HAND DOMINANCE IN SAPAJUS APELLA MONKEYS FOR DETERMINATION OF LESION SITE IN A PRIMATE MODEL OF PARKINSON?S DISEASE. 2018. (Congresso).

SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DA UFPA/SEPEDUC,. 2017. (Seminário).

V Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará.Treinamento Resistido Progressivo Melhora a Capacidade Física e Funcional de Indivíduos com Doença de Parkison. 2017. (Seminário).

XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Dança e Teoria da Mente em Doença de Parkinson: Influências sobre os aspectos cognitivos e afetivos. 2017. (Congresso).

III Fórum de Extensão da UEPA: Caminhos da Extensão Universitária na UEPA.Projeto: Treinamento Desportivo Universitário. 2016. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Genética Medica. 2016. (Congresso).

38° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO ESPORTE.Treinamento Resistido pode melhorar as capacidades funcionais em pacientes com Doença de Parkinson. 2015. (Simpósio).

IV Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará.Treinamento Resistido pode melhorar as capacidades funcionais de pacientes com doença de Parkinson. 2015. (Seminário).

19° Fitness Saúde. 2014. (Outra).

Congresso Médico Amazônico. 2014. (Congresso).

Feira Vocacional. 2014. (Feira).

IX Minicurso do Projeto UEPA Solidária. 2014. (Outra).

Feira Vocaional. 2013. (Feira).

II Formação em Exercício Resistido Aplicado. 2013. (Outra).

III Seminário de combate a opressões. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Walesson Amaral Alcântara

LEAL, L. C. P.. Baila Parkinson: Metodologia de trabalho terapêutico em dança voltada a atenuação sintomática na doença de parkinson. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Kerolen Monique da Silva Bentes

LEAL, L. C. P.. Os efeitos do exercício físico no tratamento da diabetes mellitus gestacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata.

Aluno: Alexandre Castro lopes

LEAL, L. C. P.. Os efeitos do treinamento de força para atletas amadores de corrida com síndrome do estresse tibial medial. 2019.

Aluno: Bruna Mayara Teixeira Pereira

LEAL, L. C. P.. Treinamento Resistido no tratamento e pessoas que sofreram acidente vascular encefálico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata.

Aluno: Brendo Coutinho de Lima

LEAL, L. C. P.. Efeito do treinamento resistido sobre os níveis de força na fase senil da vida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata.

Aluno: Pablo Campos Araneda

LEAL, L. C. P.. O impacto do exercício físico sobre a inflamação cronica de baixo grau. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata.

Aluno: Douglas Augusto Monteiro da Silva

LEAL, L. C. P.. Periodização no futsal e seus efeitos nas capacidades físicas: uma revisão da literatura sobre os benefícios do modelo de cargas seletivas para a melhora das capacidades físicas de resistência aeróbia, força e velocidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maurício de Nassau Belém - Bloco Magalhães Barata.

Aluno: Lucielly de Sousa Aguiar da Rocha

LEAL, L. C. P.. Estagio Supervisionado em educação física: um relato de experiência no ensino fundamental II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Adeilson Felipe da Silva

LEAL, L. C. P.. O Atletismo na educação física escolar: uma analise preliminar a partir do livro didático de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Aluno: Yzane Nazaré dos Santos Freitas

LEAL, L. C. P.. As danças como unidade temática da Educação física no ensino fundamenta e sua relação com a BNCC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlomagno PACHECO BAHIA

BAHIA, C.P.; da Silva, A.M.H.O.;AMARAL-DIAS, I; Muniz, J.. Modelo Experimental para Indução de Hemiparkinsonismo por 6-Hidroxidopamina em Primatas Sapajus apela e avaliação das Alterações Motoras. 2019. Dissertação (Mestrado em Química Medicinal e Modelagem Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Ivanira Amaral Dias

DIAS, I. A; SILVA, A. M. H. O.; MUNIZ, J. A. P. C.;BAHIA, C. P.; KREJCOVA, L. V.. Modelo experimental para indução de hemiparkinsonismo por 6-hidroxidopamina e avaliação das alterações motoras em primatas Sapajus apella. 2019. Dissertação (Mestrado em Química Medicinal e Modelagem Molecular) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adso Renan Prado

O uso dos Jogos Eletrônicos e suas adaptações nas aulas de educação física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Manoel Adelino Borges

A importância do Karatê para alunos surdos: relato de experiência de praticantes durante a sua vida escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Amazônia de Ananindeua; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Leon Claudio Pinheiro Leal

Efeito de um programa de treinamento resistido nas capacidades funcionais de pacientes com doença de Parkinson; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Leon Claudio Pinheiro Leal

Programa de treinamento resistido para pacientes com doença de Parkinson diagnosticados através de análise molecular; ; 2014; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlomagno PACHECO BAHIA

Avaliação da habilidade e dominância da manual em macacos Sapajus apella em um modelo experimental Doença de Parkinson em primatas; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Quimica Medicinal e Modelagem Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Carlomagno Pacheco Bahia;

Erik Artur cortinhas alves

PROGRAMA DE TREINAMENTO RESISTIDO PARA PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON DIAGNOSTICADOS ATRAVÉS DE ANÁLISE MOLECULAR; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Erik Artur cortinhas alves

Treinamento resistido progressivo melhora as capacidades funcionais de indivíduos com doença de PArkinson; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Erik Artur Cortinhas Alves;

Erik Artur cortinhas alves

Efeito de um programa de treinamento resistido nas capacidades funcionais de pacientes com doença de Parkinson; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Erik Artur Cortinhas Alves;

Lane Viana Krejcova

Modelo Experimental para Indução de Hemiparkinsonismo por 6-hidroxidopamina em Primatas Sapajus apella e Avaliação das Alterações Motoras; 2019; Dissertação (Mestrado em Química Medicinal e Modelagem Molecular) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Lane Viana Krejcova;

Leon Claudio Pinheiro Leal

Efeito de um programa de treinamento resistido nas capacidades funcionais de pacientes com doença de Parkinson; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Leon Claudio Pinheiro Leal

Programa de treinamento resistido para pacientes com doença de Parkinson diagnosticados através de análise molecular; ; 2014; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leon Claudio Pinheiro Leal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAL, LEON CP ; ABRAHIN, ODILON ; RODRIGUES, REJANE P ; SILVA, MARIA CR ; ARAÚJO, ANA PM ; SOUSA, EVITOM C ; PIMENTEL, CLEBSON P ; CORTINHAS'ALVES, ERIK A . Low-volume resistance training improves the functional capacity of older individuals with Parkinson's disease. Geriatrics & Gerontology International , p. 635, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    in vivo optogeneticS, elecTrophysiology and phArmacology with an ultRasonically-powered DUST for Parkinson's Disease, Descrição: The main ambition of the project is to develop a new technology platform to be used for future implantable in-vivo optogenetic devices for monitoring and treating diseases, with an optional local drug delivery add-on beyond 2025. Establishing proof of concept of the STARDUST platform will be the foundation for other applications within photodynamic therapy such as cancer treatment and other neurological and non-neurological disorders.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leon Claudio Pinheiro Leal - Integrante / Carlomagno Pacheco Bahia - Integrante / Lane Viana Krecjova - Coordenador / Rafaela Martins Reis - Integrante / Richardson Naves Leão - Integrante / José Augusto Pereira Carneiro Muniz - Integrante.

  • 2016 - Atual

    O BENEFICIO TERAPÊUTICO DA DANÇA COMO MODALIDADE DE FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA EM PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON, Descrição: O trabalho se propõe a desenvolver um método de treinamento em dança especificamente voltado às necessidades do paciente com Parkinson, bem como analisar os efeitos desse treinamento semanal de dança sobre a mobilidade funcional, os sintomas não-motores, o padrão eletroencefalográfico e a qualidade de vida de pacientes com Parkinson em estágios não avançados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leon Claudio Pinheiro Leal - Integrante / Jade Thalia Rodrigues - Integrante / Caio Oliveira Bastos - Integrante / Carlomagno Pacheco Bahia - Integrante / Lane Viana Krecjova - Coordenador / Rafaela Martins Reis - Integrante / walesson Amaral - Integrante / Inara Priscylla Rodrigues Machado - Integrante / Juliana dos Santos Duarte - Integrante / Bárbara Dias - Integrante / Viviane Kharine Furtado - Integrante / Karolyne Romeiro - Integrante / Livya Santiago - Integrante / Ana Zilah Martins Carneiro - Integrante / Arthur Castro - Integrante / Victor Lourenço - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    PROGRAMA DE TREINAMENTO RESISTIDO PARA PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON DIAGNOSTICADOS ATRAVÉS DE ANÁLISE MOLECULAR, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erik Artur Cortinhas Alves em 09/01/2019., Descrição: A doença de Parkinson (DP) foi primeiramente descrita pelo médico inglês James Parkinson, em 1817, no ensaio entitulado An Essay on the Shaking Palsy. Na segunda metade do Século XIX o neurologista francês Jean-Martin Charcot deu uma melhor definição à síndrome, identificando seus sintomas e, em tributo ao primeiro médico a descrevê-la, denominou a doença com o nome de La maladie de Parkinson ? a doença de Parkinson. A DP apresenta sintomas clássicos: tremor de repouso, rigidez, instabilidade postural e bradicinesia. Estes sintomas geralmente surgem de forma assimétrica e são responsivos ao tratamento com levodopa (L-Dopa). Porém, de uma maneira geral, a sintomatologia da DP representa uma intersecção de quatro áreas maiores: sintomas motores, cognitivos, psiquiátricos e autonômicos.O treinamento resistido (TR) pode ser definido como contrações musculares realizadas contra resistências graduáveis e progressivas. A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos, entre outras. A eficiência do TR em estimular a integridade e as funções do aparelho locomotor tem sido demonstrada, e mais recentemente, os seus efeitos promotores de saúde para pacientes com doenças neurodegenerativas, apresentando um alto grau de segurança em geral. Os principais objetivos deste trabalho são: Caracterizar os aspectos moleculares (mutações) dos pacientes com Doença de Parkinson que realizarão um programa de exercícios resistido no Laboratório de Exercícios Resistidos da UEPA e Construir um programa multiprofissional (avaliação médica, laboratorial, nutricional e de aptidão física) de TREINAMENTO RESISTIDO para um grupo de pacientes com doença de parkinson. A amostra será composta por adultos e idosos de ambos os gêneros que apresentam doença de Parkinson. Os participantes da pesquisa serão submetidos a um protocolo de exercícios resistidos proposto pelos pesquisadores. A inclusão dos membros no estudo, somente será efetuada após a aceitação, de termo livre, esclarecido e espontâneo. A avaliação molecular será realizada por métodos de sequenciamento direto do DNA genômico no intuito de fechar investigar mutações causadores de doença de Parkinson. Para a avaliação das capacidades físicas seguiremos com as seguintes etapas: anamnese, avaliação da composição corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferências, peso e estatura, dobras cutâneas. A dinamometria manual, que consiste em um teste simples e objetivo que tem como princípio a aferição da força máxima voluntária de preensão manual. Consiste num teste realizado com um aparelho portátil chamado dinamômetro sendo um procedimento rápido, de baixo custo e não invasivo.Com base na avaliação física, os voluntários serão submetidos a constante observação do treinamento, avaliando a evolução dos procedimentos aplicados. Os exercícios serão selecionados de acordo com a especificidade de cada caso, tendo como base a orientação de pelo menos um exercício para cada grupo muscular com o objetivo de fortalecimento geral e reforço das principais articulações, serão realizadas de uma a três séries, de oito a dose repetições. Os intervalos entre as séries e exercícios será de um a dois minutos. As cargas também serão calculadas por aproximação sucessiva partindo de cargas moderadas com a sensação subjetiva de esforço pela escala de Borg, sendo leve, nas primeiras sessões de treinamento, evoluindo gradativamente para difícil dentro do número de repetições já proposto o que proporcionará uma intensidade de esforço submáximo em torno de 60% a 80% de uma repetição máxima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Leon Claudio Pinheiro Leal - Integrante / Ana Kedma - Integrante / ERIK ARTUR CORTINHAS ALVES - Coordenador / Ana Paula Monteiro de Araujo - Integrante / Maria Clara Raiol da Silva - Integrante / Tiago Alencar de Lima - Integrante / EVITOM CORREA DE SOUZA - Integrante / ODILON ABRAHIN - Integrante / Wilson Mateus Gomes da Costa - Integrante / Thiago Gonçalves Gibson Alves - Integrante / vanderson cunha do nascimento - Integrante / Renilson Ferreira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa, XIII Reunião Regional da FeSBE.

2016

1° Lugar no II CONAMAZON - Congresso Amazônico de Reabilitação e Exercício Físico, CPOS Cursos e Eventos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2016

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Iniciação cientifica, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2015 - 08/2016

    Estágios , Núcleo de Desporto da Universidade do Estado do Pará, .,Estágio realizado, Voluntário em atividades complementares em pesquisa.

  • 01/2014 - 06/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Bioquímica do Exercício -LABEX, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2014 - 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Exercício Resistido E Saúde - LERES, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2014 - 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos de Atividade Física, Esporte e Saúde, .,Linhas de pesquisa

2016 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: outros

Atividades

  • 08/2016 - 12/2016

    Estágios , Projeto Parkinson Group, .,Estágio realizado, Atividades de Pesquisa.

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Não remunerado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Visita ao Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande Norte, com a finalidade de aprendizado de técnicas em registros eletrofisiológicos e manipulações optogenéticas.

2017 - Atual

Centro Nacional de Primatas

Vínculo: Pesquisador externo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30