Michiko Okano

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981); mestrado (2001) e doutorado (2007) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi assessora cultural senior da Fundação Japão de 1995 a 2009. Atualmente é professora de História da Arte da Ásia no Curso de Graduação de História da Arte e no Curso de Pós-Graduacão em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em comunicação e semiótica

2004 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Ma: entre-espaço da comunicação no Japão - Um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente
Christine Greiner. Palavras-chave: espaço tempo Ma; cultura japonesa; análise semiótica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O ideograma como metáfora da cultura japonesa e seus processos de significação,Ano de Obtenção: 2002
Christine Greiner.Palavras-chave: ideograma; estudos japoneses; semiótica; artes.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

1977 - 1981

Universidade de São Paulo

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Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

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Formação complementar

2011 - 2012

Inglés Avançado. (Carga horária: 150h). , Berlitz Language Centers, BERLITZ, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Japonês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiotica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

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Organização de eventos

OKANO, MICHIKO . Dia Aberto. 2019. (Outro).

CORDARO, M. N. H. ; OKANO, M. . Simpósio Olhares Investigativos sobre a arte japonesa e nipo-latina. 2016. (Outro).

OKANO, M. ; ISHIDA, J. . Japão Revisitado: Olhar InComum. 2016. (Exposição).

OKANO, M. ; ALDROVANDI, C. E. V. ; LOCHSCHMIDT, M. F. . Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental: Ampliando Fronteiras. 2014. (Congresso).

OKANO, M. . Viagem à Cunha. 2012. (Outro).

OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. . Ciclo de palestras: Leituras da Arte Japonesa: espaço, figuras e mediação. 2011. (Outro).

OKANO, M. . Gravuras em cena: natureza no mundo flutuante. 2011. (Exposição).

CARDIAS, Fábio ; DINIZ, E. ; MATSUE, R. Y. ; PORTO, TERESA AUGUSTA MARQUES ; OKANO, M. . Ponto de Encontro: Novas Pesquisas. 2008. (Congresso).

LOPARIC, Zeljko ; GIACOIA JUNIOR, O. ; MICHELAZZO, José Carlos ; SASSI, Vagner ; BASBAUM, Sérgio ; NETO, Antônio Florentino ; OKANO, M. . II Colóquio sobre o Pensamento Japonês. 2007. (Congresso).

OKANO, M. . Ponto de Encontro: Novas Pesquisas de Estudos Japoneses. 2006. (Outro).

OKANO, M. . I Colóquio sobre o Pensamento Japonês - Um encontro Oriente-Ocidente: o Legado da Escola de Kyoto. 2006. (Outro).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Simpósio de Estudos Japoneses na América do Sul. 2006. (Outro).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . O Erotismo do Ser no Mundo: Butoh, a Arte da Não-Dança (palestra de Nourit Masson Sekiné). 2006. (Outro).

OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . O Documentário Japonês e a Produção do Real - palestra da Profa. Lúcia Nagib. 2006. (Outro).

OKANO, M. . Olhares Transversais - Mostra de documentários. 2006. (Outro).

OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Kamekura e o Design Gráfico Japonês. 2005. (Exposição).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Palestra de Hiroshi Kashiwagi - Kamekura e o Design Japonês. 2005. (Outro).

OKANO, M. . Curso de Introdução à Escola de Kyoto. 2005. (Outro).

OKANO, M. . A expressão espacial da enunciação - A cerimônia do chá no Japão. 2005. (Outro).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Natsu no Tobira - A Porta do Verão (dança-teatro). 2005. (Outro).

OKANO, M. . Escritura-Gesto: Pintura-Poema. 2004. (Exposição).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Exposição Design em Diálogo: Braisl-Japão/ Japão-Brasil e palestra de Ricardo Ohtake e Adélia Borges. 2004. (Exposição).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Encontro com os críticos: teatro contemporâneo do Japão. 2004. (Outro).

OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Partitura de Butô: Palestra de Yukio Waguri. 2004. (Outro).

TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . XXVI Bienal Internacional de São Paulo - Participação Nacional: Japão. 2004. (Exposição).

OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Leituras do Corpo II. 2003. (Outro).

OKANO, M. . Kahori Fujii e seus Convidados. 2003. (Concerto).

OKANO, M. . Leitura do Corpo III. 2003. (Outro).

OKANO, M. . O Apetite do Olhar. 2003. (Exposição).

OKANO, M. . Ship in a view. 2003. (Outro).

OKANO, M. . Mirage. 2002. (Concerto).

OKANO, M. . Bunraku - Teatro Tradicional de Bonecos do Japão. 2002. (Outro).

OKANO, M. . Anatomia do Design. 2002. (Outro).

OKANO, M. . 25ª Bienal Internacional de S. Paulo - Japão. 2002. (Exposição).

OKANO, M. . Cinema e Literatura. 2002. (Outro).

OKANO, M. . Cartazes de Hara Kenya. 2001. (Outro).

OKANO, M. . Cartazes de Fukuda Shigeo. 2001. (Exposição).

OKANO, M. . Patrimônio Mundial do Japão. 2001. (Exposição).

OKANO, M. . Land Dreams: A Dança de Yamada Setsuko. 2001. (Outro).

OKANO, M. . Life to Share: Graphic Animals - Cartazes de Nagai Kazumasa. 2000. (Exposição).

OKANO, M. . Seminário Itinerante de Estudos Japoneses. 2000. (Congresso).

OKANO, M. . Cerâmica e Porcelana do Japão - a Geração Emergente. 2000. (Exposição).

OKANO, M. ; TANAKA, K. . Simpósio de Estudos Japoneses no Brasil. 1999. (Congresso).

OKANO, M. . Leituras do Corpo. 1999. (Outro).

OKANO, M. . Rinken Band. 1999. (Concerto).

OKANO, M. . 24ª Bienal Internacional de São Paulo. 1998. (Exposição).

OKANO, M. . Apresentação de Teatro Noh. 1997. (Outro).

OKANO, M. . Concerto de Música Erudita Contemporânea. 1997. (Concerto).

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Participação em eventos

18th IUAES- Mundo de Encontros: o Passado, Presente e o Futuro do Conhecimento Antropológico. The Japanese-Latino Contemporary Artists Exhibition - Transpacific Borderlands: The Arts of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2018. (Congresso).

BRIDGE TALK 13.TRANSPACIFIC BORDERLANDS: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2018. (Encontro).

Nikkei Artist: diversity.Nikkei Artist: diversity. 2018. (Outra).

Trans-Pacific Japanesew Diaspora Art: Encountering and Envisioning Minor-Transnationalism.Trans-Pacific Japanesew Diaspora Art: Encountering and Envisioning Minor-Transnationalism. 2018. (Simpósio).

XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses noBrasil. SImpósio Espacialidade e Temporalidade na Arte Japonesa: representações, transferências, diálogos. 2018. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. Olhar InComum: Japão Revisitado. 2018. (Congresso).

XVI Congreso Internacional ALADAA LAS NUEVAS FRONTERAS DE LA INTERCULTURALIDAD: ASIA Y ÁFRICA DESDE AMÉRICA LATINA'. As memórias que não se contam: a obra de Iri e Toshi Maruki. 2018. (Congresso).

XVI Congreso Internacional ALADAA LAS NUEVAS FRONTERAS DE LA INTERCULTURALIDAD: ASIA Y ÁFRICA DESDE AMÉRICA LATINA'. Transpacific Borderlands: the Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2018. (Congresso).

XVI Congreso Internacional ALADAA LAS NUEVAS FRONTERAS DE LA INTERCULTURALIDAD: ASIA Y ÁFRICA DESDE AMÉRICA LATINA'. A Coleção Oriental da Fudação Ema Klabin. 2018. (Congresso).

Chat! #2 Cultural Exchange.The ambiguity and transnationality of the Brazilian/Japanese artists and Japanese descendants up to the fourth generation. 2017. (Encontro).

Mostra 70 anos de Takeshi Kitano - Glória ao Cineasta!.Dolls: entrecruzamentos e entre-espaços. 2017. (Outra).

Congresso ALADAA Chile. Bijutsu (Belas Artes): o símbolo da história da ocidentalização do Japão. 2016. (Congresso).

Olhar InComum: Japão Revisitado. Curadoria da exposição. 2016. (Exposição).

XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica da perspectiva. 2016. (Congresso).

8ª Jornadas de História da Arte: coleções, arquivos e narrativas. Colecionismos: entre o Japão e o Ocidente. 2015. (Congresso).

Colloque International: des possibilités de la pensé et de la culture japonaises, ma et ainda.Ma et art : une approche sémiotique et son internationalisation. 2015. (Outra).

Symposium Imagining Asian Art in Global Asias.Nippo-Brazilian Art: Diversity. 2015. (Simpósio).

Workshop Desafios teóricos: uma revisão da historiografia da arte colonial no mundo ibérico.Entre Portugal e Japão: a arte namban. 2015. (Outra).

Ciclo de Palestras sobre Cultura Japonesa na Semana do Japão.Arte e Culinária Japonesa: similaridades. 2014. (Outra).

Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental.A estética Kawaii - origem e diálogo. 2014. (Encontro).

X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil/XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa /. Os artistas nipo-brasileiros: entre o Japão e o Brasil. 2014. (Congresso).

22º Encontro Nacional ANPAP.Japão e Ocidente: mobilidade, apropriação e releitura. 2013. (Encontro).

II Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação.Entre Japão e Brasil ? imagem de bairros multiétnicos. 2013. (Encontro).

Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa: Evento em comemoração aos 50 anos da habilitação em japonês na FFLCH-USP.Culturas em Contato: Inserção e Decodificação. 2013. (Simpósio).

IX Congresso Internacional de Estudos Japoneses e XXII Encontro Nacional de Professorese Universitários de lEingua, Literatura e Cultura Japonesa. A ambígua fronteira da Arte Kogei. 2012. (Congresso).

Oriente-se: estado da questão.A arte japonesa além do Ukiyoe. 2012. (Outra).

Seminário Redes Sociais e Subjetividade. 2012. (Seminário).

The Geography of Ginseng and the Alchemy of Needs. 2012. (Outra).

VIII Seminário Nacional Encontro com o Japão.A arte japonesa. 2012. (Seminário).

XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A arte japonesa e suas supostas peculiaridades: espaço de onde lança o olhar. 2012. (Congresso).

13th International Conference of EAJS. The Japanese Art Study in Brazil. 2011. (Congresso).

Estudos Japoneses na América Latina - Diálogos, Perspectivas e Projetos Conjuntos.Ponto de Encontro. 2011. (Outra).

Simpósio Internacional de Estudos Japoneses na América Latina: diálogos, perspectivas e projetos conjuntos.Ponto de Encontro. 2011. (Simpósio).

Encontro de História da Arte - História da Arte e suas fronteiras.Fronteira e Diálogo na Arte Japonesa. 2010. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.Japão Champon: a mistura criativa. 2009. (Encontro).

17. Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2008. (Encontro).

IV coMcult Congresso Internacional de Comunicação, Cultura e Mìdia. A construção da metáfora: Sociedade do Espetáculo e sua inserção nas Ciências Humanas. 2008. (Congresso).

Japão: poéticas da imagem em Tetsuro Watsuji e Walter Benjamin e a teoria e a prática do trisckter em Vilém Flusser e Masao Yamaguchi. 2008. (Outra).

V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política: o Público e o Privado nas Políticas Públicas.A Leitura Semiiótica-visual: da visualidade à visibilidade: orientalização e orientalidade. 2008. (Simpósio).

V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - "O Público e o privado nas Políticas Públicas".A Leitura Semiótico-Visual: da visualidade à visibilidade - orientalização eorientalidade. 2008. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e VI Congressso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.A exposição Ma: Espace-Temps du Japon - a inserção do Japão moderno no Ocidente. 2008. (Encontro).

Curso de Japonismo - aula teórica. 2007. (Outra).

XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e V Congressso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.A espacilaidade intervalar no filme Banshun de Ozu. 2007. (Encontro).

Arte Japonesa Pós Anos 90: Curto Circuito de Identidades. 2006. (Outra).

Jornada de Estudos Japoneses.Signo de Visibilidade: a Orientalização do Bairro da Liberdade. 2006. (Seminário).

XVII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA.A visibilidade do invisível: OKU, KAIWAI e YAMI. 2006. (Encontro).

A casa brasileira, sua evolução no tempo e no espaço. Uma visão panorâmica.. 2005. (Outra).

II Congresso Internacional da ABES/ VII Congresso Brasileiro de Semiótica. 2005. (Congresso).

Introdução à Filosofia de Escola de Kyoto. 2005. (Outra).

I Congresso Internacional: Mídias - Multiplicação e Convergências. Cidade-Mídia. 2004. (Congresso).

6o Encontro Internacional sobre o Pragmatismo.A presença do signo icônico: ideograma e cultura japonesa. 2003. (Encontro).

XIV Encontro de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa.A sobreposição e a intemediação na cultura japonesa. 2003. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa.A iconicidade da cultura japonesa. 2002. (Encontro).

4. Encontro Internacional sobre o Pragmatismo. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional Imagem e Violência. 2000. (Seminário).

1. Encontro sobre o Pragmatismo. 1998. (Encontro).

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Participação em bancas

Aluno: Keiko Nishie

OKANO, M.; DIAS, E. C.; NAGAE, Neide Hissae; SAITO, Cecília Noriko Ito. De Edo à Belle Époque: a arte japonesa Kôgei a partir da sua inserção no ocidente. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lízia Maria Ymanaka Barreto

OKANO, M.; SAITO, Cecília Noriko Ito; ALVES, Cauê; MARQUES, J. A.. A pluralidade de Takashi Murakami no desafio aos limites da arte. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Cristina Yokoyama

OKANO, M.; OKAMOTO, E.; BONFITTO JUNIOR, M.. Hana to Tori: a trajetória expressivo-poética de Yoshito Ohno. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Lie Sakano

SANDEVILLE J,, Euler; SAITO, Cecília Noriko Ito;OKANO, M.. Viagens por Tôkaidô: uma leitura das 53 estações de Hiroshige. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Watanabe Barbosa

MESQUITA, Cristiane.F.; SOGABE, Milton T.;OKANO, M.. Singularidades Mestiças: Percursos da estética japonesa wabi sabi entre a Comunidade Yuba e Fernanda Yamamoto. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Alexandre Nakahara

MELLO, Cecilia A.;OKANO, MICHIKO; SOBRINHO, G. A.. Brasileiros no cinema japonês: espaço, realismo e utopia. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa de Lima Lessa

MELLO, Cecilia A.; KUSANO, Darci;OKANO, M.. Subversão e resistência no Japão pós-guerra: os filmes de Terayama Shûji. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Naoko Ando

ODA, E. S.; MIYAZAKI, Silvio; KONTA, R.;OKANO, M.. O patrimônio em transformação - um estudo do sistema de preservação de bens culturais do Japão e do Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Rocha Itocazo

BUTI, M. F.; MUBARAC, L. C.;OKANO, M.. Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji de Hokusai. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Yanagihara Shimizu

OKANO, M.; MEDEIROS, A.; SAITO, Cecília Noriko Ito. Shin Hanga e Hiroshi Yoshida: Paisagens de uma Nova Gravura. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Yumi Aoki

OKANO, M.; GREINER, C.; KATZ, H.. Hatsune Miku: estudo sobre a constituição do ídolo virtual no cenário pop japonês. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Isis Akagi

GREINER, C.; BASTOS, H.;OKANO, M.. Nikkei em cena: corpo em suspensão. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilia Nogueira Calcagno Horta

OKANO, M.; NUNES, M. R. F.; ROCHA, R. M.. Mulheres e Memórias em Miyazaki: o consumo da estética híbrida e transgressora do cinema de animação de Hayao Miyazaki. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Karina Takiguti

OKANO, M.; GREINER, C.; PEREIRA, A. L. T.. Entre Oriente e Ocidente: reminiscências do Japão na produção artística brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Simonia Fukue Nakagawa

CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.; VERGUEIRO, W. C. S.. Apropriações de elementos constitutivos do mangá: investigando Murakami e Nara. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Cordeiro Katsurayama

GREINER, C.; ALMEIDA SALLES, Cecília;OKANO, M.. A reconstrução midiática da imagem feminina no Japão moderno. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Duarte Garcia de Lacerda

AVELAR, A. C.; HOFFMANN, A. M. P.;OKANO, M.. Abstracionismo Informal em São Paulo: A obra de Zita Viana de Barros. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Karina Ayumi Ekami Takiguti

GREINER, C.; BAUMGARTEN, J.;OKANO, M.. Desdobramentos do Japão: Entre Vistas de Artistas/Artesãos no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Pedro Yukio de Barros Hamaya

GIANNOTTI, M. G.; MUBARAC, L. C.;OKANO, M.. Paisangens Flutuantes. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nasya Moretto D'Almeida

OKANO, M.; PEREIRA, S. S.; VELARDI, M.. Ishii Kahoru: - um estudo através da experiência. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes - Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Yukie Hori

OKANO, M.; GIANNOTTI, M. G.; MUSA, J. L.. Os ensaios da Dona Sombra - Shadôsan no zuihitsu. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Cardoso Saiki

OLIVEIRA, B. C.; MUBARAC, L. C.;OKANO, M.. Corpo interminável e outros corpos. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlia Valle Noronha

OKANO, M.; VOLPI, M. C.; NOBREGA, C. A. M.. Como Vestir o Intervalo. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Theodoro Soares

BAITELLO, Norval; IMPARATO, M. G. C. T. P.;OKANO, M.. Cosplay: Imagem, corpo e jogo. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Gomes Paulse

SIQUEIRA, V. B. C.; BERBARA, M. C. L.;OKANO, M.. Entre Ocidente e Oriente: a inserção dos autorretratos de Yasumasa Morimura na História da Arte. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Monastirscy Gauche

FERRARA, L.; PINHEIRO, J. A. B.;OKANO, M.. Comunicação por imagens e produção de cohecimento: O vento nos levará de Abbas Kiarostami. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriel Pinto Nunes

TASHIRO PEREZ, Eliza Atsuko; MORI, K.;OKANO, M.. O Bushidô na visão de Nitobe: a construção de uma identidade nacional a partir de um sistema ético. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leila Yaeko Kiyomura Moreno

SILVA, D. M.;OKANO, M.; CASTRO, R. C. G.; LAINA, J. L.. Tikashi Fukushima: um sonho em quatro estações - Estudo do Ma no processo de criação do artista nipo-brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mauricio Soares Capela

BAITELLO, Norval; TRIVINHO, Eugenio;OKANO, M.. Zaibatsu Midiático - como os veículos de comunicação contribuíram para a construção imagética das companhias japonesas. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafael Tadashi Miyashiro

HUNOLD LARA, Arthur; ALMEIDA, V. F. M.;OKANO, M.. A criacão artística da caligrafia japonesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Pinheiro Maués

VALLADÃO DE MATTOS, Claudia; CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.. Bravos citadinos: estudo das representações da tatuagem em estampas de ator de kabuki de Utagawa Kunisada. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariany Toriyama Nakamura

CORDARO, M. N. H.; VERGUEIRO, W. C. S.; ALMEIDA, Marco Antonio de; LUYTEN, Sonia M B.; GRIPPA, G.;OKANO, M.. Poppu karuchaa: mediações da cultura pop nipo-brasileira no cenário digital. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina Casturino

OKANO, M.; PARADA, M. B. A.; TANAKA, M.; PORTINARI, D. B.; MARTINS, S. B. G.. Autonomia e sujeição na aporia da modernidade japonesa: representações do corpo violado como expressão política. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gonzalo Maire

CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.; ZUNIGA, R.; HOLZAPFE, C.; BRITO, E.; STULL, M.R.. El ukiyo-e en los limites de la imagen. 2017. Tese (Doutorado em Facultad des Artes) - Universidad de Chile.

Aluno: Danilo Sergio Ide

KOHATSU, L. N.; BUENO, J. I.; SUZUKI, J. C.; ANDRIOLO, A.;OKANO, M.. Perambulações no bairro da Liberdade: Passeios ao vivo e e vídeo com moradores locais. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adalberto de Jesus Lombardi

Adriana Vaz Ramos; FERRARA, L.;OKANO, M.; IBRI, I. A.; VIEIRA, J. A.. Divulgação visual da ciência: entre imagem e palavra. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angela Prada de Almeida

GONÇALEZ, Tereza Crstina Bertoncini; BERTON DE ANGELO, Roberto; CASTRAL, Paulo Cesar; MOURÃO ARSLAN, Luciana;OKANO, M.. Da escrita da luz: Hiroshi Sugimoto, cultura japonesa e fotografia.. 2011. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Fernando de Prince Fukushiro

SANTOS, M. F.;OKANO, M.; LOUREIRO, J.J.P.. Fragmentos estéticos: tradição e criação na formação entre as culturas japonesas e o ocidente - ma, kata, obra de arte e ruído. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Watanabe Barbosa

MESQUITA, Cristiane.F.; SOGABE, Milton T.;OKANO, M.. Entre tradições e mestiçagens: ancestralidade japonesa e criação em design de moda. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Gabriela Lissa Sakajiri

MUSA, J. L.; AQUINO, L. A.;OKANO, M.. OCanto das Rochas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Cristina Faria

OKANO, MICHIKO; MELLO, Cecilia A.; HOFFMANN, A. M. P.. Zen e o Abstracionismo Informal nas obras de Tomie Ohtaka. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernanda Lie Sakano

SANDEVILLE J,, Euler; MUBARAC, L. C.;OKANO, M.. Representações de Tôkaidô no período Edo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Pinheiro Maués

VALLADÃO DE MATTOS, Claudia; CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.. Representações da tatuagem em gravuras de ator de Utagawa Kunisada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Nakahara

OKANO, M.; MELLO, Cecilia A.; HAMBURGER, E. I.. Nippaku- Distopia, realismo e utopia de brasileiros no cinema japonês recente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristina Choung Chen

OKANO, M.; BRANDAO, A.; MELLO, Cecilia A.. Arte, imagem e soft power na China Contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Liia Maria Yamanaka Barreto

CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.; MARQUES, J. A.. Arte e Mercado: o caso Murakami. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Yanagihara

OKANO, M.; CORDARO, M. N. H.; MEDEIROS, A.. Hiroshi Yoshida e Shiko Munakata: artistas da gravura moderna japonesa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Keiko Nishie

OKANO, M.; CORDARO, M. N. H.; DIAS, E. C.. De Edo a Belle Èpoque: a arte kôgei japonesa e sua inserção no Ocidente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Carmini Mariano Lúcio

OKANO, M.; HOFFMANN, A. M. P.; CAYSER, J. B. V.. Os fora do comum: a inserção dos artistas nipo-brasileiros no meio artístico paulistano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Cristina Yokoyama

OKANO, M.; KIKUCHI, Wataru; KUSANO, Darci. Hana to Tori: a trajetória expressivo-poética de Yoshito Ohno. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Alves Cabral

GERALDO, A.; PHILIPPOV, K.;OKANO, M.. A arte japonesa dos templos budistas shingon: Esculturas de Dainichi Nyorai, Kannon e Fudô Myôô. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Mariana Duarte Garcia de Lacerda

HOFFMANN, A. M. P.; AVELAR, A. C.;OKANO, M.. Abstracionismo Informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Isa Harumi Akagi

OKANO, M.; BASTOS, H.; NHUR, A.. Descaminhos: deslocamentos do artista nipo-brasileiro em suspensão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilia Nogueira Calcagno Horta

NUNES, M. R. F.; ROCHA, R. M.;OKANO, M.. Mulheres e memórias em Miyazaki: representações do feminino na animação japonesa por meio do consumo midiático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Larissa de Lima Lessa

CORDARO, M. N. H.; KUSANO, Darci;OKANO, M.. Arte no Japão pós-guerra: os casos de Terayama Shuji e Yokoo Tadanori. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Naoko Ando

MIYAZAKI, Silvio; TOMITA, Andrea;OKANO, M.. O Patrimônio em Transformação: políticas contemporâneas de preservação e uso do patrimônio cultural do Japão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giovana Denise Delagracia

OKANO, M.; CORDARO, M. N. H.; PEREIRA, A. L. T.. A cerâmica nipo-brasileira: as tradições nipônicas na Casa de Cerâmica Nakatani. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Simonia Fukue Nakagawa

CORDARO, M. N. H.;OKANO, M.; VERGUEIRO, W. C. S.. Apropriações de elementos constitutivos do mangá: investigando Murakami e Nara. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edy Carlos Leite da Silva

ARAUJO, V. G.; RODRIGUES, J.;OKANO, M.. León Ferrari na capital paulista: a série Parahereges II no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nadya Moretto D'Almeida

PEREIRA, S. S.; VELARDI, M.;OKANO, M.. Kahoru Ishii: Um estudo através da experiência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Cordeiro Katsurayama

BARRETO, S. R.; GREINER, C.;OKANO, M.. Biginga: a construção midiática da imagem feminina no Japão Moderno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Hamaya

GIANNOTTI, M. G.; MUBARAC, L. C.;OKANO, M.. Flutuações: uma pesquisa sobre fronteiras articuladoras na experiência visual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Theodoro Soares

BAITELLO, Norval; NUNES, M. R. F.;OKANO, M.. Cosplay: imagem, corpo e jogo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Danilo Sergio Ide

SUZUKI, J. C.; ANDRIOLO, A.;OKANO, M.. A paisagem vivida do bairro da Liberdade: Um estudo com seus habitantes baseado em passeios filmados. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marina Gomes Hidalgo Zerbeto

OKANO, M.; DIAS, E. C.; FUKUE, S.. Shônen e Shôjo Manga: análie de epressões de sentimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Claudia Saldanha Carreira

CHEREM, Y. A.; CHINEN, N.;OKANO, M.. Quadrinhos e semiótica: Uma análise da mulher no Islã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Denise Shibusawa Gomes Tavares

JARDIM, M. D. R.; GOLDSTEIN, I. S.;OKANO, M.. Bonecos de pano no Vale de Nagoro: a materialização de um tempo ausente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Renata Cordeiro do Santos

ARAUJO, V. G.; JARDIM, M. D. R.;OKANO, M.. Fotografia contemporânea: uma poética urbana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Denise Tiemi Yui

JORGE, L. A.;OKANO, M.; LANNA, A.. PERMANÊNCIAS: memória e espaço dos descendentes de japoneses. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Harumi Adachi

AVELAR, Suzana;OKANO, M.. O quimono e sua influência para a moda contemporânea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Artes, CiIencias e Humanidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Pereira Martins

OKANO, M.; SANTOS, M. C. L.; UEHARA, K.. Origami: Objetos de Estrutura dobrada, uma contribuição para o Design. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

NAGAE, N. H.; MORALES, L. M.; IKEDA, S. N.; FERREIRA, L. F.;OKANO, M.. Concurso para provimento de Professor Doutor. 2015. Universidade de São Paulo.

SHIODA, C. J.; OTA, J.;OKANO, M.. Concurso para Professor de Língua e Literatura Japonesa. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Comissão julgadora das bancas

Darci Yasuco Kusano

GREINER, C.; SANTAELLA, M. L.;KUSANO, D. Y.. O ideograma como metáfora da cultura japonesa e seus processos de significação. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lucrecia D'Alessio Ferrara

FERRARA, L. D.; GREINER, Christine; CORDARO, Madalena Hashimoto. Ma: signo da comunicação espaço-tempo na cultura japonesa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo.

Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

GREINER, C.; FERRARA, L.D.;CORDARO, M. N. H.. Ma: signo de comunicação espaço-tempo da cultura japonesa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Orientou

Rafael Felipe dos Santos

Anrealage; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Lidia Romão Arruda Bardaonil

Fotografia de Masahisa Fukase; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Daniela Cristina Faria

O Zen nas obras de Tomie Ohtake; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

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De Edo a Heisei, pela Yokaido: as 53 estações de Shigeru Mizuki e a sobrevivência das imagens; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Camila Alves Cabral

A Arte Oriental no Brasil: A arte japonesa dos Templos Budistas Shingon; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Lízia Maria Ymanaka Barreto

A pluralidade de Takashi Murakami no desafia aos limites da arte; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Keiko Nishie

De Edo à Belle Époque: a arte japonesa kôgei a partir da sua inserção no ocidente; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Cristina Choung Chen

Arte, Censura e Soft Power na China Contemporânea; 2019; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Gabriela Rocha Itocazo

Um estudo sobre as pinturas de montanhas-e-águas e outras tópicas do mundo-flutuante, em Cem Vistas do Monte Fuji, de Hokusai; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Priscila Yanagihara Shimizu

Shin-hanga e Hiroshi Yoshida:paisagem de uma nova gravura; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Giovana Denise Delagracia

A ressignificação nipônica na Casa da Cerâmica Nakatani; 2017; Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Karina Ayumi Ekami Takiguti

Desdobramentos do Japão: entre vistas de artistas/artesãos no Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Leila Kiyomura Moreno

Tikashi Fukushima: um sonho em quatro estações - Estudo do Ma no processo de criação do artista nipo-brasileiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Michiko Okano Ishiki;

Marina Gomes Hidalgo Zerbeto

Shôjo e Shônem Mangá: análise de expressões de sentimentos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Rayane de Souza Lima

IKEBANA: Diálogo entre Brasil e Japão através da flor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - UNIFESP; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Erica Megumi Kodaira Ishikawa

A Representatividade do Quimono no Filme ?O Império dos Sentidos? de Nagisa Oshima; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - UNIFESP; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Carolina Ciolin

Mangá - a Arte na Cultura Pop Japonesa: análise histórica, social e visual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Karina Ayumi Ekami Takiguti

O percurso da tinta: as taturagens orientais no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Camila Harumi Adachi

O Quimono e sua influência para a moda contemporânea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Escola de Artes, CiIencias e Humanidades) - Universidade de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Matheus dos Praseres Ferreira

Godzilla: Mudanças e Permanências num Diálogo entre Passado e Presente; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História da Arte) - UNIFESP, UNIFESP; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Beatriz Faria Santos

Análise técnica dos elementos formais de Fu Baoshi e Oscar Claude Monet; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

Karina Ayumi Ekami Takiguti

A imagem da máfia: uma análise sobre as tatuagens da Yakuza; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Michiko Okano Ishiki;

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Foi orientado por

Christine Greiner

Ma:Entre-Espaço da Comunicação no Japão, um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente; 2007; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica,; Orientador: Christine Greiner;

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Produções bibliográficas

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  • OKANO, MICHIKO ; CORDARO, M. N. H. . Collections of Asian Art in Brazil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OKANO, MICHIKO . Ma: Espaço comnicativo de eventuais relações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OKANO, MICHIKO . Ma: Percepção do entre-espaço no Japão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OKANO, M. . Transpacific Borderlands: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . TRANSPACIFIC BORDERLANDS: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Nikkei Artist: diversity. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Trans-Pacific Japanese Diaspora Art: Encountering and Envisioning Minor-Transnationalism. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

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  • OKANO, M. . A Coleção Oriental da Fudação Ema Klabin. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . As memórias que não se contam: a obra de Iri e Toshi Maruki.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. ; HAGINO, M. ; TOKESHI, E. ; HIGUCHI, P. ; NAKAMURA, S. . Transpacific Borderlands: the Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OKANO, M. . Dolls: entrecruzamentos e entre-espaços. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Diálogo entre Yoko Ono e a cultura japonesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . The ambiguity and transnationality of the Brazilian-Japanese artists in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Bijutsu (Belas Artes): o símbolo da história da ocidentalização do Japão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica de perspectiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Ma e arte: uma abordagem semiótica e a sua internacionalização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Entre Portugal e Japão: a arte namban. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Nippo-Brazilian Art: Diversity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OKANO, M. . Global Asias: Diversity of Nippo-Brazilian Artists. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Produtos decorrentes da presença de portugueses no Japão no século XVI: os biombos Namban e os objetos de culto Fumi-e. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OKANO, M. . A cultura shôjo do Japão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . A estética Kawaii - origem e diálogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Arte e Culinária Japonesa: similaridades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Os artistas nipo-brasileiros: entre o Brasil e o Japão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Japão e Ocidentee: mobilidade, apropriação e releitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Entre o Japão e o Brasil - imagem de bairros multiétnicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Arte Japonesa: além do zen e ukiyoe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . A arte japonesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . A ambígua fronteira da Arte Kogei. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A arte Japonesa além de Ukiyo-e. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Japanese Art Studies in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . ?A mediação Ma: espaço-tempo japonês?.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . Fronteira e Diálogo na Arte Japonesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OKANO, M. . O espaço japonês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NAKAGAWA, F. S. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; THRALL, K. ; JOSE, C. L. ; OKANO, M. . A construção da metáfora "Sociedade do Espetáculo" e sua inserção nas Ciências Humanas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Japão Chanpon: a mistura criativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Anais do XX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A Exposição Ma: Espace-Temps du Japon - a inserção da imagem do Japão moderno no Ocidente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. ; THRALL, K. ; JOSE, C. L. . A construção da metáfora "Sociedade do Espetáculo" e sua inserção nas Ciências Humanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A leitura semiótico-visual: da visualidade à visibilidade. Orientalidade e orientalização.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A espacialidade intervalar no filme Banshun de Ozu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A visibilidade do invisível: oku, kaiwai e yami. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. . Signo de visibilidade: a orientalização do bairro da Liberdade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A representação do espaço como reflexo da visão do mundo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. ; SAITO, Cecília Noriko Ito . O Bairro Oriental da Liberdade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A sobreposição e a intermediação na cultura japonesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . A presença do signo icônico: ideograma e cultura japonesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . O ideograma como metáfora da cultura japonesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OKANO, M. . Transpacific Borderlands: Japanese-Brazilian Artists. Los Angeles: Japanese American National Museum, 2018 (Jornal Digital Discover Nikkei).

  • OKANO, M. . Dô - Caminho da Arte. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

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Outras produções

OKANO, M. ; MATSUBARA, L. ; KIKUCHI, Wataru ; NAGAE, Neide Hissae ; HASHIMOTO, S. L. I. ; OTA, J. ; MIYAZAKI, Silvio ; MOTOYAMA, S. ; UEHARA, A. R. ; NINOMIYA, M. . COMISSÃO CIENTÍFICA (CONSULTORIA) DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JAPONESES NO BRASIL E DO XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA. 2018.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP.. 2017.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2016.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2015.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2014.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2013.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2012.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2011.

OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2010.

OKANO, M. . Parecer sobre artista japonês Akira Shimizu e suas obras. 2019.

OKANO, M. . PARECERES (12) - ANAIS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JAPONESES NO BRASIL E XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA. 2018.

OKANO, M. ; UEHARA, A. R. ; NINOMIYA, M. ; MOTOYAMA, S. ; YAMADA, E. A. ; MURAKAMI GIROUX, Sakae ; SUZUKI, T. ; MUKAI, Y. ; NAMEKATA, M. H. ; ISOTANI, M. ; OKAMOTO, Monica Setuyo ; ONAHA, C. ; SASAKI, E. M. ; DOI, E. T. ; HONDA, H. ; MATSUDA, M. ; KAMISATO, P. A. G. ; SHOJI, R. ; NAKAI, S. ; SATO, S. ; WATANABE, Y. ; KOHLER, A. F. ; TOMIMATSU, M. F. ; BERNABE, R. C. . CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO DA REVISTA ESTUDOS JAPONESES NO. 39 (2018). 2018.

OKANO, M. ; UEHARA, A. R. ; NINOMIYA, M. ; MOTOYAMA, S. ; YAMADA, E. A. ; MONZANI, J. M. A. R. ; IWAKAMI, L. T. ; NAMEKATA, M. H. ; OKAMOTO, Monica Setuyo ; MURAKAMI GIROUX, Sakae ; SUZUKI, T. ; MUKAI, Y. ; ONAHA, C. ; SASAKI, E. M. ; DOI, E. T. ; HONDA, H. ; MATSUDA, M. ; KAMISATO, P. A. G. ; SHOJI, R. ; NAKAI, S. ; SATO, S. ; WATANABE, Y. ; KOHLER, A. F. ; TOMIMATSU, Maria Fussako ; BERNABE, R. C. . CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO DA REVISTA ESTUDOS JAPONESES NO. 40 (2018). 2018.

OKANO, M. . Revista Epígrafe. 2017.

OKANO, M. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Estudos Japoneses. 2016.

OKANO, M. . Revista ARS. 2016.

OKANO, M. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Estudos Japoneses. 2015.

OKANO, M. . Parcerista da Revista Cultura Oriental. 2015.

OKANO, M. . Revista Inventário, Revista dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia. 2015.

OKANO, M. . Parecer de artigos para o livro Dô caminho da arte: do Japão ao Brasil. 2011.

OKANO, M. . membro do Conselho Científico do XXI Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2010.

OKANO, M. . membro do Conselho Científico do XX Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2010.

OKANO, M. . Revista Estudos Japoneses (USP). 2010.

OKANO, M. ; TANAKA, K. ; TAKAHASHI, J. . Simpósio de Estudos Japoneses no Brasil. 1998.

OKANO, M. . V Evento de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2019. (Pareceres).

OKANO, MICHIKO . Parecer ad hoc da Revista Restauro ISNN 2527 1814. 2019. (Pareceres).

OKANO, M. . XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2018. (Pareceres).

OKANO, M. . Revista Epígrafe. 2017. (Pareceres).

OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. ; GREINER, C. . Tradições estéticas e cultura contemporânea do Japão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OKANO, M. . Arte Japonesa: além do Zen e do Ukiyo-e. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OKANO, M. . História da Arte e Educação.. 2014. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . História da Arte e Educação.. 2013. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . História da Arte e Educação. Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno.. 2012. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Espaço e Tempo do Japão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2010. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2010. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: sua cultura e sua estética.. 2010. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: a sua cultura e sua estética. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2009. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: sua cultura e sua estética.. 2009. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2009. (Curso de Extensão).

OKANO, M. . Cultura Japonesa e sua estética. 2009. (Mini-curso).

OKANO, M. . Japão: do Pop ao Zen, do Zen ao Pop. 2009. (Mini-curso).

OKANO, M. ; CALHEIROS, M. ; NIO, T. . Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios. 2017 (Orientação artística).

OKANO, M. ; HAGINO, M. ; HIGA, J. ; KURAMITSU, K. . Transpacific Borderlands: The of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2017 (Curadoria).

OKANO, M. . Olhar InComum: Japão Revisitado. 2016 (Curadoria).

OKANO, M. ; CALHEIROS, M. . Tempos Suspensos. 2016 (Orientação artística).

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Japão: conexões, interações e transnacionalismos, Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente. O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Coordenador / Maria I. Jobb - Integrante / Daniel Faria - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão, Descrição: Iniciado em agosto de 2018, o projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados. Palavras-chave: arte; arte contemporânea japonesa; estética japonesa; cópia; Brasil-Japão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (16) Doutorado: (5) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Integrante / Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro - Integrante / Joel La Laina - Integrante / Marco Garaude Giannotti - Integrante / Herman Tacasey - Integrante / Atilio Avancini - Coordenador / Rafael Miyashiro - Integrante / Mariany Toriyama Nakamura - Integrante / Yuko Kawahara - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Circulações, transferências e hibridismos: Japão e Ocidente., Descrição: Os objetos e os homens deslocaram entre Japão e Ocidente provocando transferências de técnicas, temáticas e modos de pensar o mundo. Isso ocorreu principalmente em quatro momentos: com os portugueses no século XVI;com os holandeses na Era Edo (1603­1868); na Era Meiji (1868­1912), fase em que o Japão absorve vigorosamente a cultura ocidental; e pós Segunda Guerra Mundial, com a absorção do elementos culturais americanos. O Ocidente recebe influência japonesa no final do século XIX, marcado pelo movimento denominado Japonismo e as preferências contemporâneas pela arte pop japonesa. No que se refere ao deslocamento entre o Brasil e o Japão, a imigração tem início em 1908 e tem tido uma representatividade na arte brasileira e conta com uma produção de obras que refletem a tradição japonesa aliada às suas experiências do lado tropical. Esta fase do projeto que é uma continuidade do projeto anterior, foca os artistas nipo­brasileiros, alimentado também pela curadoria da Exposição Olhar InComum realizado entre dia 16 de março a 26 de junho de 2016 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O projeto pretende contribuir no entendimento dos deslocamentos interculturais, quando um elemento atravessa a fronteira oriente­ocidente, instaura novas mediações e produz traduções ou ainda transcriações, conforme Haroldo de Campos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Coordenador / Priscila Y. Shimizu - Integrante / Keiko Nishie - Integrante / Lizia Yamanaka Barreto - Integrante / Giovana Delagracia - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2015 - 2018

    Elementos fundamentais da espacialidade nas artes visuais japonesas, Descrição: Em abril de 2015, o Grupo de Estudos Arte Ásia decidiu se dedicar a estudar alguns elementos estéticos fundamentais da arquitetura japonesa, escopo que se ampliou para as artes visuais como um todo, não raro abrangendo também aspectos filosóficos e religiosos basilares em sua cultura. Baseando-se numa publicação bilíngue recente (Vocabulaire de la spatialité japonaise Vocabulário da espacialidade japonesa / Nihon no seikatsu kūkan O espaço da vida cotidiana no Japão) em verbetes resultantes de um projeto de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Japoneses e da CNRS Centro Nacional de Pesquisas da França, que teve a duração de cinco anos, nosso grupo resolveu aprofundar uma seleção determinada por interesses de projetos particulares de pesquisa dos participantes do grupo. Os encontros são mensais, com apresentações dos resultados das pesquisas, seguindo-se discussão livre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Integrante / Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro - Coordenador / Joel La Laina - Integrante / Marco Garaude Giannotti - Integrante / Herman Tacasey - Integrante / Atilio Avancini - Integrante / Rafael Miyashiro - Integrante / Gabriela R. Itocazo - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2017

    Artistas japoneses e de ancestralidade japonesa na América Latina e Sul da Califórnia, Descrição: O Museu Nacional Japonês Americano (Los Angeles) organiza uma pesquisa de artistas modernos e contemporâneos japoneses e de ancestralidade japonesa na América Latina e Sul da Califórnia, expandindo a compreensão do que seja Arte Latino Americana. O projeto engloba desde a grande leva de imigrantes japoneses para o Brasil até o fluxo de okinawanos em Peru, que possuem um complexa identidade cultural. Curadores investigarão como o trabalho de artistas em diferentes lugares como Lima, São Paulo, Tijuana e Los Angeles iluminam as diferenças regionais, as aproximações de gerações e o impacto do transnacionalismo na identidade individual bem como da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Integrante / George J. Sanchez - Integrante / Lane Ryo Hirabayashi - Integrante / Lawrence-Minh Bùi Davis - Integrante / Sojin Kim - Integrante / Kris Kuramitsu - Integrante / Greg Kimura - Integrante / Clement Hanami - Coordenador., Financiador(es): Getty Foundation - Outra., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2014

    Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis, Descrição: Este projeto refere-se à segunda parte da pesquisa, de mesmo título, desenvolvida junto ao PPGCOM ESPM durante o ano de 2012. Esta segunda parte conta com apoio do CNPq (Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 18/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e com cinco pesquisadores e um estudante vinculados à linha de pesquisa Comunicação, consumo e memória, derivada do Grupo de Pesquisa em Comunicação, consumo e entretenimento (Diretórios de grupo de pesquisa CNPq /PPGCOMESPM), um pesquisador externo (UFPB) e um estudante externo (PUCSP). Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis investiga a cena cosplay nas capitais da região Sudeste do país, como prática comunicativa, de significação e também como uma semiosfera, geradora de sentidos e de múltiplos textos culturais, na perspectiva das estratégias de produção midiática. A pesquisa procura decifrar o modo como os fãs habitam as memórias dos filmes, games ou outros textos culturais que tenham gerado o desejo pelo cosplay, e de que forma a cena cosplay garante sua própria memória e permanência na cultura juvenil, conectada também a outras práticas jovens. Para tanto é necessário averiguar sobre a qualidade ou característica dos laços estabelecidos entre cosplayer e seu personagem de afeto, e ainda, perguntar sobre quais as características das vinculações entre a comunidade de cosplayers. As análises dos festivais e dos encontros, em espaços presenciais, permitem compreender os modos de produção desta cena, os processos de construção de memória e de vínculos, dinâmicas de transmissão e circulação de seus textos culturais conectados às análises de como o consumo de narrativas e personagens podem significar, na produção discursiva dos próprios cosplayers, o cotidiano das culturas juvenis, construindo identidades, identificações, diferenças, relações sociais e políticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Integrante / Monica Rebecca Ferrara Nunes - Coordenador / Heloísa de Araújo Duarte Valente - Integrante / Marco Antônio Bin - Integrante / Tatiana Amendola Sanches - Integrante / Ana Maria Guimarães Jorge - Integrante / Vera da Cunha Pasqualin - Integrante / Penélope Maria de Melo e Lira - Integrante / Wagner Alexandre da Siva - Integrante / Davi Basto de Sá - Integrante / Gabriel Thedoro Soares - - Integrante / Luis Fernando de Prince Fukushiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2015

    Deslocamentos, Mediações e Traducões: Japão-Ocidente, Descrição: Em quatro momentos da história japonesa o Japão teve contato e troca de maneira representativa com o Ocidente: o primeiro com os portugueses no século XVI; o segundo com os holandeses, apesar de restritos, na Era Edo (1603-18680; o terceiro na Era Meiji (1868-1912), fase em que o Japão absorve vigorosamente a cultura ocidental; e o quarto, pós Segunda Guerra Mundial, com a absorção do elementos culturais americanos. Numa direção oposta, o grande foco de atenção do Ocidente pelo Japão é marcado pelo movimento denominado Japonismo, no qual o Japão é foco de atenção no Ocidente no século XIX e as preferências contemporâneas pela arte pop japonesa. A relação mais estreita entre o Brasil e o Japão inicia-se em 1908 com a imigração japonesa e a sua contribuição na área artística é representativa, que conta com uma produção de obras que refletem a tradição japonesa aliada às suas experiências do lado tropical. O projeto pretende contribuir no entendimento dos deslocamentos interculturais, quando um elemento atravessa a fronteira oriente-ocidente, instaura novas mediações e produz traduções ou ainda transcriações, conforme Haroldo de Campos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Coordenador / Karina Takiguti - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2014

    Imagens de bairros multiétnicos orientais, Descrição: A pesquisa pretende analisar o multiculturalismo que se manifesta em territórios demarcados que se qualificam e identificam com uma cultura distinta do País em que se localiza correlacionado com um fluxo de imigrantes ao espaço e recebem os nomes de Bairro Oriental, Bairro Italiano, Chinatown, etc.. Em tais localidades, os processos tradutórios semióticos gerados entre diferentes sistemas culturais produzem diálogos nas suas fronteiras sígnicas, transformando textos de distintas matrizes culturais e elaborando complexas traduções. Nesse mecanismo, a cultura original perde a sua definição identitária, cria um texto culturalmente híbrido, ao mesmo tempo em que o transforma em lugar (espaço qualificado) o novo território onde se agasalha, produzindo um novo texto. Analisa-se a articulação dos níveis de globalidade e localidade presentes nessas espacialidades e em que medida elas fazem parte da cidade imaginada, isto é, planejadas, projetadas e possuidoras de uma intenção informativa e/ou da cidade imaginária, que se caracteriza pela sua mediação comunicativa, constituindo um espaço vivido. A pesquisa dirige o olhar, portanto, para os processos comunicativos semióticos que geraram e geram essas espacialidades híbridas existentes nas megalópoles mundiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Integrante / Lucrecia Ferrara - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2012

    Kôgei - o artesanato nipo-brasileiro, Descrição: A proposta da pesquisa é estudar o kogei, artesanato japonês, por meio dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas nipo-brasileiros. A pesquisa compreende artistas da área da cerâmica, bonecas, charão, tingimento, esmalte, madeira, metal, papel e tecidos. Pretende-se fazer uma abordagem conceitual da diferença entre kôgei, craft e artesanato, pelo fato de possuírem semânticas diferenciadas pelo seu contexto cultural. Analisa-se as Exposições de Arte Kôgei, realizadas pela comunidade artística japonesa e nipo-brasileira, existente de 1968 a 2006. A área da cerâmica terá um destaque maior na pesquisa por ser aquela que obteve maior difusão na sociedade brasileira. O objetivo da pesquisa, além de estudar a parte conceitual, principalmente no que se refere à diferença entre kôgei e artesanato, é registrar a história dos artistas kôgei, sua tentativa de apresentá-lo e divulgá-lo no território brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Coordenador / Liliana Granja Morais - Integrante / Bassy Machado - Integrante / Fernando Saiki - Integrante.

  • 2010 - 2012

    As características culturais japonesas no animê de Hayao Miyazaki, Descrição: A proposta da pesquisa é analisar diversos aspectos dos animes dirigidos pelo renomado diretor japonês Hayao Miyazaki, produzidos pelo Studio Ghibli, em seus aspectos culturais, simbólicos, estéticos e a relação entre o Japão e o Ocidente. O panorama da filmografia de Miyazaki passeia por temas como a figura feminina, o conceito kawaii, a metamorfose, a memória e o sonho, as cores, o mito, tecnologia e a relação entre homem e natureza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Michiko Okano Ishiki - Coordenador / Liliana Granja Morais - Integrante / Fernando Saiki - Integrante / Bassy Arcuschin Machado - Integrante / Erika Kobayashi - Integrante / Francisco Coutinho - Integrante / André Maffioletti - Integrante / Simonia Fukue - Integrante.

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Prêmios

2011

Bolsa Fellowship para pesquisadores, Fundação Japão.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de História da Arte. , Estrada do Caminho Velho, Jardim Nova Cidade, 07252312 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 55764848, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 2014 - 2018

    Japanese American National Museum

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

  • 2012 - 2014

    Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2013

    Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estrada do Caminho Velho 333, Pimentas, Guarulhos, São Paulo

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof, Adjunto 3 Graduação História da Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estrada do Caminho Velho 333, Pimentas, Guarulhos

    Atividades

    • 05/2017

      Direção e administração, Campus Guarulhos, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora de Graduação do Curso de História da Arte.

    • 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História da Arte, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estrutura Docente.

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História da Arte, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2014

      Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Circulações de Artistas, Modelos e Objetos (2016)

    • 05/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2011

      Ensino, História da Arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diálogo entre Oriente e Ocidente (2017), Entre Oriente e Ocidente (eletiva) (2014), História da Arte da Ásia (2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2026, 2017), Imagem e Ciiencia (2016), Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte II (2011, 2012, 2013, 2015), Monografia I (2017), Representacões de períodos, espaços e culturas no cinema e na cultura de massas: Medievalismo e Japão (2016)

  • 1992 - 2009

    FUNDAÇÃO JAPÃO

    Vínculo: profissional, Enquadramento Funcional: assessora cultural senior, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Fundação Japão é um órgão semi-governamental japonês que tem como objetivo fomentar o intercâmbio cultural entre Brasil e Japão.

  • 1986 - 1999

    Aliança Cultural Brasil Japão

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora do curso de língua japonesa, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora do Curso Básico e do Curso de Conversação de Língua Japonesa.

    Atividades

    • 01/1986 - 04/1995

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas de Lingua Japonesa

  • 2009 - 2009

    Casa do Saber

    Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: professora do curso de cultura japonesa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Coordenção de mini-curso que consistiu em duas aulas sobre as peculiaridades da cultura japonesa e encontros com quatro convidados: Profa. Madalena Hashimoto Cordaro, Profa. Christine Greiner, Jun Sakamoto e Jum Nakao.

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador de Pós-Graduação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: 2. semestre 2016 Artes em diálogo: circulações, deslocamentos e ressignificações 2. semestre 2019 FLO 5132-1 Pesquisas em Estudos Japoneses: Tendências atuais em Ciências Humanas e Sociais

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: professora do curso de difusao, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de difusão cultural do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Coordenação: Eliza Atsuko Tashiro Perez. Curso sobre as características essenciais da cultura japonesa, por meio de estudos da arte e literatura, com ênfase na estética.

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: prof. do curso de extensão difusão cultural, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de difusão cultural do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Coordenação: Eliza Atsuko Tashiro Prez Curso de difusão cultural. Tema: Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. Foram abordados os prinicpais aspectos da cultura japonesa, baseando-se na sua estética e nas inter-relações entre a língua e a sua escrita, a arte, a arquitetura e o pensamento nipônico.

  • 2009 - 2009

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: profa. do curso de extensão-difusão cultural, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de difusão cultural do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Coordenação: Eliza Atsuko Tashiro Perez. Tema: Espaço e Tempo no Japão: sua cultura e sua estética. Estudo do espaço e do tempo japonês por intermédio de algumas de suas características em correlação com a literatura, arquitetura, artes visuais e performáticas, artes tradicionais como a cerimônia do chá e a culinária, salientando a estética por eles proporcionada.

    Atividades

    • 10/2016

      Ensino, Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Artes em diálogo: circulações, deslocamentos e ressignificações (2016)

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Fundação Mokiti Okada - Matriz

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: professora de cultura japonesa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de Cultura Japonesa, sobre as especificidades do espaço e do tempo da cultura nipônica.

  • 2010 - 2010

    Fundação Mokiti Okada - Matriz

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: professora de cultura japonesa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de Peculiaridades da Cultura Japonesa. Estudos de arte, literatura e cultura japonesas com énfase na estética japonesa.

  • 2010 - 2010

    Fundação Mokiti Okada - Matriz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora de cultura japonesa, Carga horária: 3

  • 2009 - 2009

    Fundação Mokiti Okada - Matriz

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: professora de cultura japonesa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de Peculiaridades da Cultura Japonesa. Estudo de arte, literatura e cultura japonesa com ênfase na estética.

  • 2010 - 2010

    FACULDADE MESSIÂNICA

    Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: professora de cultura japonesa, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docente do curso de Graduação na disciplina Estudos Filosóficos Orientais, junto com a Professora Deborah Vogelsanger Guimarães. Leciona a história, arte e cultura japonesa em correspondência com os pensamentos filosóficos apresentados pela Profa. Deborah.