João Lucas França Franco Brandão

Graduando em História - Bacharelado e Licenciatura - na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2013 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Instituto Teresa Valsé

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRITO, M. L. A. ; FLAVIO, L. M. ; SILVA, A. F. ; BRANDÃO, João Lucas F. F. . A literatura como fonte histórica: experiências, perspectivas e abordagens. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário interno do grupo de pesquisa história, literatura e cinema: fronteiras metodológicas, apropriações e diálogos interdisciplinares. 2016. (Seminário).

XX Encontro Regional de História da Anpuh-MG: História em tempos de crise. 2016. (Congresso).

Ciclo de Cine Argentino. 2015. (Outra).

III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia. 2015. (Seminário).

Mostra Contorno Cinema Independente e da Borda (20 horas). 2015. (Oficina).

Seminário América Latina: Cultura, história e política. 2015. (Seminário).

II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História. 2014. (Seminário).

I Ciclo de Oficinas de História - Oficina II - Escravidão e Identidade. 2013. (Oficina).

I Ciclo de Oficinas de História - Oficina III - Imprensa Ilustrada. 2013. (Oficina).

I Ciclo de Oficinas de História - Oficina I - Imprensa e Gênero. 2013. (Oficina).

I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mônica Brincalepe Campo

SPINI, A. P.;CAMPO, Mônica B.; LOPES, L.. 80's so white: o cinema incendiário de Spike Lee em Faça a coisa certa.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História: Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Paula Spini

SPINI, Ana Paula; CAMPO, Mônica Brincalepe; LOPES, Lara. 80´s so White: o cinema incendiario de Spike Lee em Faça a Coisa Certa (1989). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Roberto Camargos de Oliveira

CAMARGOS, Roberto; SPINI, A. P.; ALMEIDA, I.. O NEW BLACK CINEMA E AS DISPUTAS POLÍTICAS ENTORNO DAS IMAGENS: QUESTÕES DE RAÇA E GÊNERO NOS FILMES OS DONOS DA RUA E FEBRE NA SELVA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Paula Spini

O cinema negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre da Selva (Spike Lee, 1991); 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Paula Spini;

Newton Dangelo

A Rádio Difusora e a músic nordestina na configuração da cultura popular urbana em Uberlândia-MG - 1939-1970; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Newton Dângelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, João Lucas F. F. . Cuba Libre? Laços de Poder e Jogos de Azar na Máfia de Havana: Uma Análise do Filme 'O Poderoso Chefão, Parte II. Cantareira (UFF) , v. III, p. 21-32, 2015.

  • BRANDÃO, João Lucas F. F. . My name is Bond? Uma análise da reconfiguração da masculinidade no cinema a partir da franquia 007: As perspectivas de gênero da década de 1960 e o que se espera no novo milênio. In: III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia, 2015, Uberlândia. III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica, 2015. p. 121.

  • BRANDÃO, João Lucas F. F. . Por que minha orientadora não gosta de Forrest Gump? Uma reflexão sobre a condição do negro norte americano nas décadas de 1960 e 1990. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, João Lucas F. F. . My name is Bond? Uma análise da reconfiguração da masculinidade no cinema a partir da franquia 007: as perspectivas de gênero da década de 1960 e o que se espera no novo milênio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, João Lucas F. F. . O contador de histórias: Uma análise sobre a reconfiguração da identidade norte-americana a partir do filme Forrest Gump (1994). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANDÃO, João Lucas F. F. . Por que minha orientadora não gosta de Forrest Gump? Uma reflexão so-bre a condição do negro norte americano nas décadas de 1960 e 1990. 2015. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Combates pelo passado: Memórias cinematográficas de traumas nacionais (Estados Unidos e Argentina 2001-2012), Descrição: Este projeto propõe a investigação dos processos de elaboração de memórias nacionais traumáticas, vivenciados nos Estados Unidos e na Argentina nas últimas décadas do século XX e primeira década do século XXI. As memórias cinematográficas de traumas nacionais, nosso objeto de estudo, perpassam as análises propostas para as duas sociedades em questão, e constituem a costura das diferenças definidas pela especificidade dos contextos estudados. Nossa questão central é compreender as mudanças ocorridas nas formas de lembrar e de esquecer traumas nacionais encenados nos filmes holywoodianos e argentinos no período proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Lucas França Franco Brandão - Integrante / Ana Paula Spini - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    A rádio Difusora e a música nordestina na configuração da cultura popular urbana em Uberlândia - MG / 1939-1970., Descrição: Projeto aprovado pelo Edital Universal FAPEMIG em 2013, com vigência entre março de 2014 e fevereiro de 2016. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Lucas França Franco Brandão - Integrante / Newton Dângelo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 48

    Outras informações:
    Monitor do III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia, realizado entre 16 e 18 de setembro de 2015, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 48

    Outras informações:
    Monitor do II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História, realizado entre 13 e 15 de maio de 2014, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Monitor do I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, promovido pelo Instituto de História (INHIS) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado no período de 24/06/2013 a 27/06/2013, sob a coordenação do professor Doutor Alexandre de Sá Avelar.

    Atividades

    • 07/2014 - 05/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.,Cargo ou função, Representante discente no conselho.

    • 07/2013 - 06/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Representante estudantil no Centro Acadêmico do curso de História..