Marcelo Viana Estevão de Moraes

É doutor (2018) e mestre (2014) em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Diretor-Executivo da Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB. Possui graduação em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Pós-graduado lato senso em relações internacionais (1994) e em ciência política (2000) pela Universidade de Brasília. Foi aprovado no I Curso de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Escola Nacional de Administração Pública (1990), no curso de Altos Estudos em Seguridade Social da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (1994) e no curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (2010). Ocupa cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. carreira do quadro funcional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ocupou altos cargos de direção superior na administração pública federal, tendo sido o equivalente a Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em duas ocasiões (1990/1991 e 1992), Secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (1994/1999), Secretário-Executivo da Secretaria Especial de Direitos Humanos (1999/2000) e Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2008/2010). Possui experiência profissional na área de administração pública, com ênfase em gestão, políticas públicas, direito, economia, relações internacionais, direitos humanos. relações de trabalho e previdência.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Construção Saquarema da América do Sul : o Brasil, a Unasul e a integração regional
Eduardo de Vasconcelos Raposo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Ciências Sociais

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O Brasil e a Unasul: integração regional da América do Sul e coordenação de governo,Ano de Obtenção: 2014
Luiz Jorge Werneck Vianna.

Especialização interrompida em 2001 em ciência política

2000 - Interrompido

Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2001

Especialização em relações internacionais

1992 - 1995

Universidade de Brasília, UnB
Título: Não havia monografia obrigatória

Aperfeiçoamento em Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia

2010 - 2010

Escola Superior de Guerra
Título: Gestão Pública e Desenvolvimento. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Políticas públicas e gestão governamental

1988 - 1990

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Título: Planejamento Participativo - Perspectivas e Dilemas. Ano de finalização: 1990

Graduação em Direito

1983 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Alice Rezende de Carvalho

WERNECK VIANNA, LuizCARVALHO, Maria Alice Rezende de; ISMAEL, Ricardo. Brasil e a Ubasul: integração regional da América do Sul e coordenação de governo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Alice Rezende de Carvalho

WERNECK VIANNA, LuizCARVALHO, Maria Alice Rezende de; RAPOSO, E. V.. O Brasil e a Construção da UNASUL - A UNASUL e a Administração Federal Brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; CARVALHO, R. E. I.; Letícia de Abreu Pinheiro. A Construção Saquarema da América Latina - O Brasil, a Unasul e a integração regional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; VIANNA, L. W.; Carvalho, Maria Alice Rezende. O Brasil e a construção da Unasul - a Unasul e a Administração Federal brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

VIANNA, Luiz Jorge Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende de;Ismael, Ricardo. O Brasil e a Unasul: integração regional da América do Sul e coordenação de governo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

RAPOSO, E.; PINHEIRO, Leticia de Abreu;Ismael, Ricardo. A Construção Saquarema da América do Sul:O Brasil, a Unasul e a Integração Regional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Leticia de Abreu Pinheiro

PINHEIRO, LETICIA; ALENCAR, J. A.; RAPOSO, E. V.; CARVALHO, R. E. I.; LIMA NETO, F. C.. A Construção Saquarema da América do Sul: o Brasil, a Unasul e a integração regional. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Leticia de Abreu Pinheiro

PINHEIRO, L.; RAPOSO, E. V.; CARVALHO, R. E. I.. A construção saquarema da América do Sul - o Brasil, a Unasul e a Integração Regional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

José Almino de Alencar e Silva Neto

Eduardo de Vasconcelos Raposo; Letícia de Abreu Pinheiro; Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho; Fernando Cardoso Lima Neto; José Almino de Alencar e Silva Neto.;SILVA NETO, José Almino de Alencar e. A construção Saquarema da América do Sul: o Brasil, a Unasul e a integração regional. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fernando Cardoso Lima Neto

RAPOSO, E.; PINHEIRO, L.; SILVA NETO, J. A. A. E.; ISMAEL, R;LIMA NETO, F.. A Construção Saquarema da América do Sul: o Brasil, a UNASUL e a integração nacional. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

A Construção Saquarema da América Latina; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luiz Jorge Werneck Vianna

BRASIL E A UNASUL: INGEGRAÇÃO REGIONAL DA AMÉRICA DO SUL E COORDENAÇÃO DE GOVERNO; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Wernecki Vianna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, M. V. E. . A Lei de Responsabilidade Fiscal e a previdência dos servidores públicos municipais. 1ª. ed. Brasília: MPAS, 2001. 49p .

  • MORAES, M. V. E. . Reforma da Previdência. In: VELLOSO, J. P. R.; ALBUQUERQUE, R. C.. (Org.). Governabilidade & Reformas. 1ªed.Rio de Janeiro: José Olympio, 1995, v. , p. 153-.

  • MORAES, M. V. E. . A Política Externa Brasileira e a Integração da América do Sul: o Brasil, a Unasul e a Coordenação de Governo. 2015 (Artigo) .

  • MORAES, M. V. E. . Gestão Pública e Desenvolvimento: proposições para uma agenda de governo. 2014 (Artigo) .

  • MORAES, M. V. E. . Desenvolvimento e Gestão Pública: a racionalização do procedimento de autorização de concurso público. 2010 (Monografia) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional