Veralúcia Pinheiro

Doutora em Educação pela Unicamp, pós doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, professora e pesquisadora na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis. Atualmente atua nos cursos de Graduação de Pedagogia, História, Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG/IELT, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: violência, educação, juventude e gênero.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: Socialização, violência e prostituição
Áurea Maria Guimarães. Palavras-chave: Violência; Prostituição; socialização.

Mestrado em Educação Brasileira

1998 - 2000

Universidade Federal de Goiás
Título: FAMÍLIA, VIOLÊNCIA E SILÊNCIO: um estudo sobre meninas vítimas de abuso sexual,Ano de Obtenção: 2000
Anita Cristina Azevedo Resende.Palavras-chave: Família educação violência.

Especialização em Políticas Públicas

1993 - 1995

Universidade Federal de Goiás
Título: As Políticas Públicas de Atendimento à criança e ao adolescente no Estado de Goiás
Orientador: Liliane Sepúvulda Pereira

Graduação em Serviço Social

1982 - 1985

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Organização de posseiros urbanos em Goiânia
Orientador: Maria Vania Pereira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Treinamento para membros dos Comitês de Ética em Pesquisa. (Carga horária: 16h). , Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, CONEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, V. ; FREITAS, L. ; CURADO, M. E. . Literateratura, artes e (ex) centricidade. 2019. (Outro).

PINHEIRO, V. . Seminário Perspectiva Marxista. 2015. (Outro).

PINHEIRO, V. ; SILVA, J. S. da ; MELO, André de ; VIANA, Nildo . III Simpósio Nacional Marxismo Libertário. 2014. (Outro).

PINHEIRO, V. . IX Jornada Goiana de Adolescência. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Simpósio da Faculdade de Ciências Sociais - Democracia e Direitos Humanos: crises e conquistas.Luta e resistência estudantil: o caso das ocupações de escolas goianas em 2016. 2019. (Simpósio).

III Seminário Internacional Mundos Ibéricos.Estado Moderno e Saúde Pública. 2018. (Seminário).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. O protagonismo feminino nas ocupações das escolas públicas. 2018. (Congresso).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. A resistência estudantil ao projeto de reforma do ensino médio: as representações na mídia escrita. 2018. (Congresso).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. A História do movimento estudantil em Anápolis: da ditadura militar aos movimentos de ocupação das escolas em 2016.. 2018. (Congresso).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Violência e criminalização dos movimentos sociais: o caso das ocupações das escolas públicas em Goiás. 2018. (Congresso).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. 2018. (Congresso).

VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia; V Feira de Ciências; X Semana do Livro e da Biblioteca.Mesa Redonda Desafios da Mulher na Ciência da Computação e na Ciência em Geral. 2018. (Simpósio).

XIV Simpósio do Curso de Pedagogia, II Encontro de Estágio do Curso de Pedagogia.Sociedade, Educação e Violências: silêncios e enfrentamentos. 2018. (Simpósio).

II Seminário Perspectiva Marxista.Marxismo, humanidades e crítica revolucionária. 2017. (Seminário).

IV Congresso de Ensino,Pesquisa e Extensão - CEPE. A construção do índice de qualidade nos Colégios da Policia Militar de Goiás. 2017. (Congresso).

VI Semana de Integração.Livros de autoajuda na era de consumismo midiático. 2017. (Simpósio).

XIII Ciclo de Debates.Políticas Educacionais no Brasil Contemporâneo. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Nacional Saberes e Expressões Culturais no Cerrado.A representação do (ex)cêntrico em André Louco, em Bernardo Élis. 2016. (Simpósio).

V Semana de Integração.A mercantilização do conhecimento pelo viés da terceirização e da privatização das escolas goianas. 2016. (Simpósio).

4 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação. A educação a distância transformada em espetáculo nos meios de comunicação. 2015. (Congresso).

I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas. Escola e relações de gênero: o envolvimento das meninas nos conflitos escolares. 2015. (Congresso).

IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simposio de Pesquisa e Extensão pógogi.O exercício da docência nos colégios da Polícia Militar de Goiás. 2015. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa, Pós-Grduação, Ensino e Extensão.O Código - Mostra de cinema e educação: as insurgências nas ruas, revoltas e contestações nas telas do cinema.. 2015. (Seminário).

Seminário Perspectiva Marxista.A violência na memória das mães de adolescentes em conflito com a lei. 2015. (Seminário).

Terceirização, Direitos dos Trabalhadores e Educação.Terceirização e Educação. 2015. (Outra).

VII Seminário do Núcleo de Pesquisa Marxista da UEG de Uruaçu-GO : movimentos sociais na contemporaneidade.Movimento Feminista. 2015. (Seminário).

3 Congreso Ibero-Americano En Investigación Cualitativa. Políticas de Formação de Professores: questões e reflexões sobre a educação a distância e a Universidade Aberta do Brasil. 2014. (Congresso).

Agenda Científica-Cultural "Cinema e Educação"."Anjos do Sol". 2014. (Outra).

Diálogos sobre gênero, questões étnico-raciais e extensão universitária.Gênero e violência na escola. 2014. (Outra).

I Congresso de Ensino e Pesquisa e Extensão da UEG. Tradução Intersemiótica e Indústria Cultural: clássicos da literatura brasileira em histórias em quadrinhos. 2014. (Congresso).

I Congresso de Ensino e Pesquisa e Extensão da UEG. A educação a distância transformada em espetaculo nos meios de comunicação. 2014. (Congresso).

III Simpósio Nacional Marxismo Libertário.Trabalho docente e subalternização do professor nos colégios dirigidos pela Policia Militar no Estado de Goiás. 2014. (Simpósio).

XII Encontro de Pesquisa em Educação Centro Oeste.As contradições e os conflitos das escolas públicas sob a gestão da Polícia Militar do Estado de Goiás. 2014. (Encontro).

36a. Reunião Nacional da ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais.Escritores da Liberdade: o cinema como expressão da violência simbólica. 2013. (Outra).

III Simpósio Nacional de História da UEG e I Fórum de Ensino de História.Violência e miséria na sociedade capitalista. 2013. (Simpósio).

II Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.Escola e Diversidade. 2013. (Seminário).

V EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.As licenciaturas no Estado de Goiás: desafios e perspectivas. 2013. (Encontro).

V EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE. 2013. (Encontro).

VIII Jornada de pesquisa e pós graduação.Militarização das escolas públicas: a resposta do estado para a violência na escola. 2013. (Outra).

XI Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Pesquisa e Pós Graduação adu.Os curso de licenciatura a distância: uma análise crítica do estágio supervisionado. 2013. (Seminário).

IV Seminário do NPM UEG/Unidade de Uruaçu.A perspectiva do proletariado sobre a questão da mulher, do negro, dos homossexuais, juventude etc.. 2012. (Seminário).

VII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Estadual de Goiás.Maternidade e infanticídio no Brasil: a violência na sociedade de classes. 2012. (Outra).

A religião na mídia, a mídia na religião: V Congresso internacional em ciências da religião. Ideologia do progresso, mídia e religião. 2011. (Congresso).

Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.A escola contemporânea e a questão da emancipação humana. 2011. (Seminário).

Fazendo Gênero 9.Os operadores do direito e a Lei Maria da Penha: um caso no interior do Brasil. 2010. (Seminário).

IX Semana de História & Ciclo de Estudos do CEDOC - Ensino de História: novas perspectivas e novas abordagens & Pesquisar e ensinar História.As classes perigosas e os perigosos adolescentes autores de atos infracionais. 2010. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A violência como expressão da questão social na sociedade contemporânea. 2010. (Congresso).

Curso de Extensão para capacitação de profissionais e conselheiros de saúde para atuação no controle social no SUS. 2008. (Outra).

Estudo Dirigido.Capitalismo e Questão Social. 2008. (Oficina).

I EMCEL - Encontro Multi-Campi de Educação e Linguagem.Educação e pobreza: o papel da escola e da educação. 2008. (Encontro).

II ENPED - Encontro de Pedagogia: As faces da pedagogia contemporânea.A educação e as políticas de combate à pobreza: um estudo comparativo entre os programas de bolsa escola e bolsa família. 2008. (Encontro).

III Simpósio internacional sobre juventude brasileira - Juventudes no mundo contemporâneo: Desafios e perspectivas. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - Juventudes no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas.O Necasa e a experiência de trabalho com jovens. 2008. (Simpósio).

Semana Acadêmica do Departamento de Serviço Social.Lançamento do livro: Socialização, violência e prostituição. 2008. (Outra).

Semana do Assistente Social "Serviço Social na luta sempre - Formação acadêmica e trabalho de qualidade".O Programa Bolsa Família e a Educação: Uma perspectiva de análise crítica. 2008. (Outra).

Seminário Temático Estado, capital e técnica: Antigas e novas formas de intervenção nos espaços urbano e rural.A educação e as políticas de combate à pobreza: um estudo comparativo entre os Programas Bolsa-Escola e Bolsa-Família. 2008. (Seminário).

Ciclo de Debate.Infância, violência e contextos. 2007. (Outra).

I Simpósio Nacional do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas - CieAA & VI Semana de História da UnUCSEH - Unidade Universitária da UEG - Universidade Estadual de Goiás.Juventude, prostituição e repressão nos espaços urbanos. 2007. (Simpósio).

IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2007. (Congresso).

IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - IV CONPEEX. Extensão Universitária e a Experiência do Trabalho com Jovens. 2007. (Congresso).

Seminário Jubileu de Ouro: Departamento de Serviço Social.Análise de conjuntura. 2007. (Seminário).

2a. Semana de Cultura e Cidadania.Discutindo os fenômenos da violência. 2006. (Outra).

Agenda Goiana.Minha Cidade. 2006. (Outra).

Agenda Goiana de Programas de Fomento à Pesquisa. 2006. (Encontro).

Curso Teórico prático de atenção e defesa dos direitos da criança e do adolescentes. 2006. (Outra).

Encontro da Pedagogia de Inhumas - EPI.A Construção da Cidadania na Universidade. 2006. (Encontro).

I Colóquio da Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura.Socialização, violência e prostituição. 2006. (Outra).

II Semana Pedagógica do Serviço Social na UCG - O Estágio na Formação Profissional. 2006. (Outra).

I Semana de Gestão Pública.qualidade em gestão pública. 2006. (Outra).

Qualidade da Educação Básica Municipal. 2006. (Seminário).

XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG.Violência, imaginário e educação. 2006. (Simpósio).

Colóquio Nacional - O encontro das rotas: intercambiando metodologias de enfrentamento da exploração sexual. 2004. (Seminário).

Semana do Assistente Social "O Assistente Social na gestão das políticas sociais".O Assistente Social na gestão das políticas públicas empresariais. 2004. (Outra).

XIV Semana de Planejamento Acadêmico Integrado. 2004. (Outra).

Política de Estágio na UCG. 2003. (Seminário).

XIII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG. 2003. (Outra).

Integração dos professores convidados. 2001. (Outra).

X Simpósio de estudos e pesquisas educacionais. 2001. (Simpósio).

23a. Reunião Anual da Anped. 2000. (Encontro).

23ª Reunião Anual da ANPED. Silêncio e violência: a educação das crianças vítimas de abuso sexual. 2000. (Congresso).

II Semana de Pedagogia da UEG - Unidade Universitária de Jaraguá.A violência contra a criança. 2000. (Outra).

21 Reunião da ANPED. 1998. (Congresso).

9a. Conferência Internacional sobre redução dos riscos no uso de drogas. 1998. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 1998. (Congresso).

Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1997. (Outra).

II Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1997. (Outra).

Curso de Formação de Educadores.Porque trabalhar com crianças e adolescentes?. 1996. (Outra).

Família: Novas demandas e possibilidades de uma prática. 1996. (Outra).

Semana do Assistente Social. 1996. (Outra).

V Jornada Goiana de Adolescência. 1996. (Outra).

Adolescentes em conflito com a lei e as medidas sócio-educativas. 1995. (Seminário).

I Conferência Municipal de Assistência Social. 1995. (Outra).

Seminário Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. 1995. (Seminário).

I Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1994. (Outra).

Encontro Estadual de Conselheiros Municipais de Direitos e Tutelares. 1992. (Encontro).

IX Seminário da Criança e do Adolescente:. 1992. (Seminário).

Encontro Nacional Marco Avaliativo de Implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. 1991. (Encontro).

Seminário do menor - soluções concretas. 1991. (Seminário).

VIII Seminário da Criança e do Adolescente. 1991. (Seminário).

Seminário: As políticas sociais e as práticas insititucionalizadas do serviço social. 1984. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Silva Araújo Brito Fleury

PINHEIRO, V.; SANTOS, C. P.; FREITAS, L. G.. A mulher no sistema carcerário: violência institucionalizada na sociedade de classes.. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ramon Borges Portilho

CURADO, M. E.PINHEIRO, V.; MACIEL, R. M. T.. Literatura no Ensino Médio: o ensino entre a tradição e o letramento literário. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Antônio Oliveira

CURADO, M. E.; FERREIRA, J. R. R.;PINHEIRO, V.; MACIEL, R. M. T.. Metaficção Historiográfica no Romance O Tronco de Bernardo Élis. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sarah da Silva Araújo

GUIMARÃES, G.; IGNÁCIO, E. de F.;PINHEIRO, V.. O Emílio na contramão da educação instituída. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ivane Gonçalves da Cunha

PINHEIRO, V.; MACIEL, R. M. T.; GUIMARÃES, G.. As ocupações das Escolas Públicas na Memória dos Estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: André Sousa Santos

MACIEL, Dulce Portilho; LUNAS, D. A.L.;PINHEIRO, V.. Pesca Artesanal e Problemática Socioambiental em Aragarças (GO), Pontal do Araguaia (MT) e Barra do Garças (MT). 2018. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Romenia de Sousa

MELLO, Marcelo de.; SILVA, M. A. V.;PINHEIRO, V.. Os jovens, as drogas e a escola: da condição de adictos à evasão escolar no município de Aparecida de Goiânia. 2018. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isadora Costa Mendes

FREITAS, L. G.; PINTO, J. P.;PINHEIRO, V.. "A marcha é pra isso, é pra libertar ela!": uma conversa sobre a Marcha das Vadias. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Joaquim Fleur Ramos Jubé

ROURE, Glacy Queiroz; ALMEIDA, M. Z. C. M.;PINHEIRO, V.. Adoção tardia: um novo (re) começo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação Stricto Sensu em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Diôgo Rodrigues da Silva

MACIEL, Dulce Portilho; Xavier, G. L.; LUNAS, D. A.L.;PINHEIRO, V.. Modernização agrícola no agronegócio da melancia em Uruana/GO - 1970-2010: impactos socioeconômicos e nos modos de vida de seus trabalhadores. 2018. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Oscar Morais Fernando Namuholopa

JUNQUEIRA, I. A. A.;PINHEIRO, V.; VIANA, Nildo. O papel dos ritos de iniciação na comunidade Yaawo: caso da cidade de Lichinga-Moçambique. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Italo Alessandro Lemes Silva

NASCIMENTO, Telma Ferreira; GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.. Livros de autoajuda: uma análise da narrativa ideológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Rodolfo Belchior Fernandes de Paula

MACIEL, Dulce Portilho;PINHEIRO, V.; Xavier, G. L.. Planejamento governamental e migração dirigida: o caso do Território Federal de Rondônia - 1967 - 1981. 2017. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nilson Pereira Bezerra

PINHEIRO, V.; GUIMARÃES, G.; MELLO, Marcelo de.;PINHEIRO, V.. PACTO PELA EDUCAÇÃO: O CUMPRIMENTO DA AGENDA NEOLIBERAL EM GOIÁS E A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Edinei Oliveira Vasco

PINHEIRO, V.. Tradução intersemiótica e indústria cultural: clássicos da literatura no formato de histórias em quadrinhos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isabela De Freitas Morais

JUNQUEIRA, I. A. A.;PINHEIRO, V.; FREITAS, R.. Políticas de inclusão no sistema educacional público estadual de Goiás: inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública estadual regular de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jônatas Soares de Lima

MACIEL, Dulce Portilho;PINHEIRO, V.; SILVA, Ademir Luiz. O progresso é para todos: o território do cerrado visto e revisto através dos filmes informativos nos anos JK (1956-1960). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: DIOGO JANSEN RIBEIRO

ABREU, S. E. de;PINHEIRO, V.; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. A implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário em Anápolis (1948-1957). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Naiara Martins de Oliveira Paes

JUNQUEIRA, I. A. A.;PINHEIRO, V.; RABELO, F. C. E.. O discurso sobre violência na imprensa goiana: a representação dos jovens como delinquentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares

PINHEIRO, V.; BRZEZINSKI, I.; GUIMARÃES, G.; SANTOS, C. P.. A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica do estágio supervisionado. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Verônica Martins Moreira

PINHEIRO, V.CURADO, M. E.; VIANA, N. S.. A reconstrução histórica do massacre em Columbie retratada no filme Elefante.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Geórgia Clarice da Silva

CURADO, M. E.; SCARAMAL, E. dos S. T.;PINHEIRO, V.. A educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma Escola Especial. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Mateus Vieira Orio

VIANA, N. S.;PINHEIRO, V.; SANTOS, C. P.. Consumismo na sociedade contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Christiane de Holanda Camilo

LEITÃO, R. M.;PINHEIRO, V.; DIAS, L. de O.. Direitos Humanos e relações étnico-raciais na rede municipal de educação de Goiânia-GO. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Beatriz Gonçalves Moreira Caser

BARBOSA, Y. M.;PINHEIRO, V.; SILVA, G. C.. A não regulamentação da prostituição no Brasil como ofensa à dignidade humana: análise do projeto de Lei 4211/2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Direto, Relações Internacionais e Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Renato Antônio Ribeiro

ABREU, S. E. de;PINHEIRO, V.; RODRIGUES, M. E. de;PINHEIRO, V.. Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da EJA. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Norivan Lustosa Lisboa Dutra

GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.; COELHO, I.M.. A universidade hoje: negação da gênese e finalidade da instituição educacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Melissa de Paula Santos Costa

PINHEIRO, V.; ROURE, Glacy Queiroz; ABREU, S. E. de. Conflitos e temores das mães de adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação em Goiânia. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jean Isidio dos Santos

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.;CURADO, M. E.. O documentário como crítica social: a representação da crise política da Argentina na câmera engajada de Pino Solanas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Clodoaldo Ferreira Fernandes

PEREIRA, A. L.;PINHEIRO, V.; GONÇALVES, E.. Diversidade sexual na escola: o "normal" e o "anormal" em discurso de professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Naurinete Fernandes Inácio Reis

VIANA, N. S.; JUNQUEIRA, I. A. A.;PINHEIRO, V.PINHEIRO, V.. Memória social e guerrilha do araguaia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: João Ferreira de Araujo Júnior

CRUZ, José Adelson; PESSOA, J. de Morais;PINHEIRO, V.. O trabalhador da educação e a acumulação flexível do capital: um estudo do posicionamento do SINTEGO frente à política educacional. 2013.

Aluno: Cirlene Maria da Silva

PINHEIRO, V.; RIBEIRO, E. B.; FARIA, Sandra de. Violência e escola: desafios e perspectivas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Hugo Lennardo Cassimiro

VIANA, N. S.;PINHEIRO, V.; SANTOS, C. P.. Contribuição do marxismo original para se pensar as relações sociais de sexo. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Any Patrícia Borba Vieira

MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial; RIBEIRO, E. B.;PINHEIRO, V.. Escola: relações sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Kamylla Pereira Borges

MASCARENHAS, A. C. Belém;PINHEIRO, V.; PESSOA, J. de Morais. Trabalho e saúde dos trabalhadores da educação pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Meirineuza Melo Duque

PINHEIRO, V.; RIBEIRO, E. B.; MORAES, L. M.. O trabalho como processo de inclusão social do reeducando na Superintendência do Sistema de Execução Penal (SUSEPE). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Julciley Fernandes da Silva

PINHEIRO, V.; NUNES, H. Prudente; WANDER, A. E.. A presença do Banco Itaú no Estado de Goiás: aspectos econômicos, sociais e culturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves e Faria.

Aluno: Maria Analia Macedo de Miranda

ROURE, Glacy Queiroz;PINHEIRO, V.; BALDINO, J. M.. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): Uma análise da proposta pedagógica. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Silvia da Luz Gonçalves

GUIMARÃES. Maria Tereza C.;PINHEIRO, V.. Jovens, Programa de medidas sócio educativas da Escola de Senador Canedo - estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Valéria Regina de Carvalho Fagundes

PINHEIRO, V.; PEREIRA, O. J.; SILVA, A. T.. Curso Normal Superior da Unipac: possibilidade de formação integral dos professores das séries iniciais. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Renato Gomes Vieira

MARTINS, L. S.; SANTOS, C. P.; VIANA, N. S.; SOARES, E.;PINHEIRO, V.. As reconfigurações do trabalho docente no século XXI: controle, intensificação e precarização do professor na cidade de Goiânia. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Lílian de Castro Junqueira

BURGARELLI, G.; FARIA, G. G. G. de; ROCHA, M. A. de S. C.;PINHEIRO, V.; PAGANINI, V. L. A. M.. O conto de Bariani Ortencio: formação e goianidade. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jean Isidio dos Santos

SANTOS, C. P.; BRAGA, Lisandro Rodrigues de Almeida;PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.; SANTOS, Lucas Maia dos.;PINHEIRO, V.PINHEIRO, V.. A DINÂMICA POLÍTICA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST) ? HEGEMONIA, BUROCRACIA E MERCANTILIZAÇÃO. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Leila Silva de Moura

CAMPOS, R. S. de;PINHEIRO, V.; SANTOS, C. P.; FREITAS, R.. Juventude e Trabalho: o perfil do jovem aprendiz da Rede Pró-Aprendiz-GO. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria Angélica Peixoto

DUROES, T. F. N.; VANNUCHI, M. L.; JUNQUEIRA, I. A. A.; SANTOS, C. P.;PINHEIRO, V.. Tráfico internacional de mulheres: violência e representações cotidianas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rogério Araújo da Silva

DUROES, T. F. N.;PINHEIRO, V.; GONÇALVES, E.; VANNUCHI, M. L.. Exploração sexual comercial de adolescentes: apreendendo o fenômeno a partir de diferentes narrativas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Eulange de Sousa

MEDEIROS, Marcelo; SILVA, M. S.;PINHEIRO, V.; QUEIROZ, A. L.; VALDEZ, Diane;PINHEIRO, V.. Crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme: os significados das relações estabelecidas com os profissionais no âmbito dos serviços de saúde. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Camila Maximiliano Miranda Silva

FRANÇA, R. L. de; VENCO, S. B.;PINHEIRO, V.LUCENA, C. A.; SILVA, D. S.. O trabalho e as políticas de qualificação profissional do sistema prisional. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Darci Roldão de Carvalho Souza

SANTOS, Cleusa dos.; ORTIZ, Fatima da Silva Grave; COUTINHO, Ronaldo do Livramento; MIGUEL, Walderez Loureiro;PINHEIRO, V.. Capitalismo monopolista: a economia do trabalho vivo em Goiás. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lílian de Castro Junqueira

PESSOA, J. de Morais;PINHEIRO, V.; FARIA, G. G. G. de. Bariani Ortencio e o movimento pendular da cultura goiana: regionalismo e universalismo como relação (in)divisível de Goiás. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Eulange de Sousa

SILVA, M. S.; VALDEZ, Diane;PINHEIRO, V.; SILVA, M. S.. Significado das relações estabelecidas entre crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme com os profissionais no âmbito da saúde. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria Angélica Peixoto

DUROES, T. F. N.;PINHEIRO, V.; LIMA, Ricardo Barbosa. Tráfico internacional de mulheres: violência e representações cotidianas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Geraldo Márcio da Silva

GUIMARÃES, G.; MONTEIRO, L. P.;PINHEIRO, V.. Rousseau e a formação do homem: Emílio na contramão do cidadão. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Amanda Beatriz Silva de Godoi

SANTOS, C. P.;PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.. O MOVIMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA ESTUDANTIL DURANTE AS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS NAS CIDADES DE ANÁPOLIS E GOIÂNIA EM 2016. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Gabriel José da Silva Neto

GUIMARÃES, G.; LOPES, A. D.; SANTOS, A. L. dos;PINHEIRO, V.. A biopolítica na BNCC: disciplina, gernamentalidade e docilização. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ana Carolina Silva Araújo Brito Fleury

FREITAS, L. G.; SANTOS, C. P.;PINHEIRO, V.. A mulher no sistema carcerário: violência institucionalizada na sociedade de classes.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Romênia de Souza

MELLO, Marcelo de.;PINHEIRO, V.; SILVA, M. A. V.. O jovem, as drogas e a escola: da condição de adicto à evasão escolar no município de Aparecida de Goiânia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isadora Costa Mendes

FREITAS, L.;PINHEIRO, V.; PINTO, J. P.. Uma roda de conversa sobre a Marcha das Vadias: sentidos acionados pelo movimento em um grupo de estudantes de pedagogia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Joaquim Fleury Ramos Jube

ROURE, Glacy Queiroz;PINHEIRO, V.; ALMEIDA, M. Z. C. M.. Adoção tardia: um novo começo?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Sarah da Silva Araújo

GUIMARÃES, G.; IGNÁCIO, E. de F.;PINHEIRO, V.. O Emílio na contramão da educação instituída. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ivane Gonçalves da Cunha

PINHEIRO, V.; GUIMARÃES, G.; TRISTÃO, R.. Entre a Memória e as Mídias: O Movimento de Ocupação das Escolas Públicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ramon Borges Portilho

CURADO, M. E.PINHEIRO, V.; ABREU, S. E. de. Literatura no Ensino Médio: o ensino entre a tradição e o letramento literário. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: André Sousa Santos

MACIEL, Dulce Portilho;PINHEIRO, V.; LUNAS, D. A.L.. Pescadores artesanais de Aragarças/GO, Pontal do Araguaia/MT e Barra do Garças. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Diôgo Rodrigues da Silva

MACIEL, Dulce Portilho; Silva, S. D.; Xavier, G. L.;PINHEIRO, V.. Modernização agrícola no agronegócio da melancia em Uruana-GO - 1970 -2010. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Italo Alessandro Lemes Silva

PINHEIRO, V.; NASCIMENTO, Telma Ferreira; GUIMARÃES, G.. Livros de autoajuda: marketing e religião. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jônatas Soares de Lima

MACIEL, Dulce Portilho; SILVA, Ademir Luiz;PINHEIRO, V.. Os anos JK (1956-1961). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - TECCER) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Edinei Oliveira Vasco

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.;CURADO, M. E.. Tradução intersemiótica e indústria cultural: clássicos da literatura no formato de histórias em quadrinhos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: DIOGO JANSEN RIBEIRO

ABREU, S. E. de; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de;PINHEIRO, V.. A implementação da Lei Orgânica do Ensino Primário na Cidade de Anápolis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Ana Beatriz Gonçalves Moreira Caser

BARBOSA, Y. M.;PINHEIRO, V.; SILVA, G. C.;PINHEIRO, V.. A não regulamentação da prostituição no Brasil como ofensa à dignidade humana: análise do projeto de Lei 4211/2012. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Des) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Norivan Lustosa Lisboa Dutra

GUIMARÃES, G.; COELHO, I.M.;PINHEIRO, V.. A universidade hoje: negação da gênese e finalidade da instituição educacional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Verônica Martins Moreira

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.;CURADO, M. E.. O cinema como expressão dos valores e da violência: uma análise do filme 'Elefante' e do documentário 'Tiros em Columbie'. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Geórgia Clarice da Silva

CURADO, M. E.PINHEIRO, V.; SILVA, D. C. S. E.. O Bilinguismo e a Comunidade Surda. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares

PINHEIRO, V.; BRZEZINSKI, I.; GUIMARÃES, G.. A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Liliane Barros de Almeida

GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.; COELHO, I.M.. O Ensino superior no contexto das transformações sociais: desafios da formação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira

CURADO, M. E.PINHEIRO, V.; MONTAGNINI, M. I.; SILVA, D. C. S. E.;PINHEIRO, V.. Não violência e aprendizagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Clodoaldo Ferreira Fernandes

PEREIRA, A. L.;PINHEIRO, V.; SIQUEIRA, K. M. F.. Diversidade sexual na escola: o "normal" e o "anormal" em discurso de professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Melissa de Paula Santos Costa

PINHEIRO, V.; ROURE, Glacy Queiroz; ABREU, S. E. de. Adolescentes em conflito com a lei após o cumprimento de medidas socioeducativas: reflexões sob a ótica das mães. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jean Isidio dos Santos

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.;CURADO, M. E.. A experiência engajada e a perspectiva política do documentário crítico de Pino Solaas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Renato Antônio Ribeiro

ABREU, S. E. de; RODRIGUES, M. E. de;PINHEIRO, V.. Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da EJA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Roseany Diniz Barbosa do Nascimento

ABREU, S. E. de;PINHEIRO, V.; ADÃO, J. M.. Educação de qualidade e gestão escolar: desafios e perspectivas de atuação do gestor. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ludmila Augusta da Silva Lima

TRISTÃO, R.;PINHEIRO, V.; MOREIRA, M. J.. Acessibilidade às pessoas com necessidades especiais no meio urbano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Linguagens e Educação Escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Wagner Jordane Ferreira

PINHEIRO, V.; LUZ, J. S. da; TRISTÃO, R.. Impacto da utilização do SUS pelos beneficiários de Planos de Saúde Privados. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Andreia Marquezan

TRISTÃO, R.;PINHEIRO, V.; Xavier, G. L.. Assistência às críticas com distúrbios mentais na cidade de Anápolis-GO: CAPS Crescer. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rosenilda Rodrigues da Silva

PINHEIRO, V.; TRISTÃO, R.; BICALHO, P. S. S.. DEMONIZAÇÃO DA MULHER NA OBRA ?O SEMINARISTA?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Linguagens e Educação Escolar) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Maria Divina Rodrigues dos Santos Silva

SANTOS, A. J.;PINHEIRO, V.. Adolescência e reincidência na prática do ato infracional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Social) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Maria da Cunha Leite

SANTOS, A. J.;PINHEIRO, V.. Adolescente, ato infracional e medidas socioeducativas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Social) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Delva Martins Vieira Leão

PINHEIRO, V.; SOUZA, E. C. L. L.. Família, adolescentes autores de ato infracional e políticas sociais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Social) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Alda Alexandre

BERGEROT, V.;PINHEIRO, V.. Cinema e sonho: re-mistificação em mulholland drige. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema e Educação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Soraya Moreira Neves

BERGEROT, V.;PINHEIRO, V.. A estrada perdida de David Linch-Cinema e O inconsciente. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema e Educação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: DAYSE ALVARES DE MORAIS E SILVA

BERGEROT, V.;PINHEIRO, V.. Análise Foucaultiana: Uma construção social do corpor nos filmes Frida e mar adentro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema e Educação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rosana Melo Araújo

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.. Violência criminal e o papel do Estado. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Dinair Pereira Xavier

PINHEIRO, V.; SOUSA. Eulange de.. Captação e Gestão de Recursos Financeiros em Organizações do Terceiro Setor. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Anna Sheila Fabricia C

PINHEIRO, V.; VIEIRA, R. G.. O. Purcino. As organizações religiosas e o parágrafo 1 do art. 44 do CCB, introduzido pela Lei 10.825/03. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ana Cristina Tocantins Zeni

VIANA, N. S.;PINHEIRO, V.. O MST diante do Estado. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: janaina Nazaré de Oliveira

ALVES, J. P.;PINHEIRO, V.. Descentralização e participação: um estudo da atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Jesúpolis-GO no período de 1998-2004.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Flávio Pereira Diniz

VIANA, N. S.;PINHEIRO, V.. Movimentos sociais e Estado brasileiro no contexo neoliberal: autonomia ou integração?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marjorie Avelar

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.. Partidos e propaganda política. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marlon Bezerra Barbosa

SANTOS, C. P.;PINHEIRO, V.. A luta antimanicomial em Goiânia: trajetórias e perspectivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marianne Loyse Rabelo Lucas

GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.. Análise reflexiva sobre a educação helenista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: João Victor de Deus Souza

BAREL, A. B. D.; FRANÇA, R. L. de;PINHEIRO, V.. Um olhar sobre os marginalizados nas obras Os Miseráveis de Victor Hugo e Capitães de Areia de Jorge Amado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Quirino Diogo Leite Torres

CURADO, M. E.PINHEIRO, V.. Lórax: um estudo comparado entre Dr. Seuss e Chris Renaud. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Hudemberg Parytton Silva Mendonça

PINHEIRO, V.; SILVA, J. S. da. Educação e neoliberalismo no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Quérgia Yasmin do Espírito Santo Machado

PINHEIRO, V.; LEITE, R. R.. Violência na Família x Desempenho Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jocinete Maria dos Santos

SANTOS, S. F. dos;PINHEIRO, V.. (In)disciplina no colégio militar: uma análise sob a ótica do professor de língua portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Carlos Augusto Rocha Aguiar

PINHEIRO, V.; TRISTÃO, R.. O terceiro setor e a educação em Goiás: das escolas militares às OS'S. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Denise Kely Galdino

GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.. Um estudos sobre a importância do lúdico na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isabela Crispim

PINHEIRO, V.; TRISTÃO, R.. RELATOS DA EDUCAÇÃO MORAL DAS MENINAS ESTUDANTES DOS COLÉGIOS MILITARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Cleide Jorge de Oliveira Krieger Girotto

GUIMARÃES, G.;PINHEIRO, V.PINHEIRO, V.. Violência e escola: o crescimento dos conflitos entre as meninas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Edergenio Vieira

SANTOS, S. F. dos;PINHEIRO, V.PINHEIRO, V.. (In)disciplina na escola, uma questão paradigmática: análise do regimento escolar do Colégio da Polícia Militar em Anápolis-GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: BETÂNIA BARBARA S

PINHEIRO, V.; TRISTÃO, R.. Silva.Os acordos MEC/USAID e suas influências nas escolas polivalentes de Anápolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Rodrigo Specterow Fernandes

TRISTÃO, R.;PINHEIRO, V.PINHEIRO, V.. Henrique Santillo e o Populismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiá.

Aluno: Ivane Gonçalves da Cunha

PINHEIRO, V.; VASCO, E.O.. Os colégios da Policia Militar do Estado de Goiás nos meios de comunicação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isadora Cristina dos S

PINHEIRO, V.; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. Caixêta.Gênero e vida privada brasileira na obra Sobrados e Mucambos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Elenice Costa Carvalho

PINHEIRO, V.; MARQUES, Edmilson F.. O movimento negro na Bahia: história de luta dos negros contra a discriminação racial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Eliane Maria de Jesus

PINHEIRO, V.; MARQUES, Edmilson F.. Educação e capitalismo: uma análise em Paulo Freire. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Beatriz Silvéria Coelho Moreira

FREITAS, L. G.;PINHEIRO, V.. Práticas de letramento de uma turma de alunos do 2 ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Neuci Alves da Silva Barros

FREITAS, L. G.;PINHEIRO, V.. Produção de textos: gênero e letramento. 2009 - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Raquel da Silva Ribeiro

LEAL, Maria Lucia Pinto;PINHEIRO, V.. Enfrentamento do abuso sexual no contexto das redes sociais no Distrito Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Larissa Alves da Fonseca

RODRIGUES, Marlene Teixeira;PINHEIRO, V.. O estigma sobre as mulheres alcoolistas em tratamento no Serviço de Estudo e Atenção a usuárias de álcool e outras drogas do Hospital Universitário de Brasília. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jacqueline de Moura A

VALDEZ, Diane;PINHEIRO, V.. Oliveira.A imagem da infância maltratada divulgada pela imprensa jornalistica em Goiânia: um estudo de caso de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sandra Aparecida Soares

PINHEIRO, V.; MARQUES, Edmilson F.. A prostituição em Uruaçu e o capitalismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Verônica Martins Moreira

PINHEIRO, V.; VIANA, N. S.. A repreentação imagética de Ernesto Che Guevara e sua apropriação na contemporaneidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Cleber Silva dos Santos

PINHEIRO, V.; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial; NEVES, D. C. A.. A perspectiva profissional dos jovens que frequentam o curso pré-universitário e cidadania da Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Elenir Rosa Galvão Martins

LACERDA, A. M. G. M.;PINHEIRO, V.. Gênero e envelhecimento: mulheres participantes da UNATI - UCG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Waldivina Cardoso Clemente

PINHEIRO, V.; MIGUEL, Walderez Loureiro. Contribuição do CRAS na formação dos adolescentes no Bairro Floresta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Waldivina Cardoso Clemente

FERREIRA, M. Z. B.;PINHEIRO, V.; COSTA. Olívia M.Jácome. Contribuição do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Formação dos Adolescentes no Bairro Floresta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Josiane Emília da Silva

MIGUEL, Walderez Loureiro;PINHEIRO, V.. A cooperação e a divisão de trabalho: análise da cooperativa de reciclagem de lixo - COOPREC no processo de produção capitalista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Maria Auxiliadora de Melo Vaz

PINHEIRO, V.; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial. A incorporação das creches no sistema educacional de Goiânia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Giselle Cardoso da Silva

PINHEIRO, V.; MIGUEL, Walderez Loureiro; NEVES, D. C. A.. O lazer na vida dos idosos do Centro de Convivência Vila Vida/2004-2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Regina Borges Teles

PINHEIRO, V.; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial; PARO, C. R.. As condições de trabalho das mulheres que participam do núcleo industrial de recilagem implementado pela Sociedade Goiana de Cultura por meio do Instituto Dom Fernando e Universidade Católica de Goiás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Mirelle Costa Davi

PINHEIRO, V.; OLIVEIRA, R. C.. Educação familiar: ordem x desordem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Valquiria Soares da Silva

PINHEIRO, V.; OLIVEIRA, R. C.. A auto-estima do educador como forma de reconstrução de sua identidade profissional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Eunice Gomes de Oliveira

PINHEIRO, V.; MIGUEL, Walderez Loureiro; MARTINS, Omari Ludovico. Um esboço da história do Instituto Brasil Central - IBRACE (1984-2003). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Fernanda Antunes Ferreira

PINHEIRO, V.; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial; ALVES, Gláucia Lelis. Exclusão/Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Morgana Fonseca Barros

PINHEIRO, V.; SAMPAIO, Simone Sobral; SILVA, Neimy Batista da. Trabalho Infantil uma questão social recente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Maria do Perpétuo Socorro Alves de Souza

PINHEIRO, V.; SAMPAIO, Simone Sobral; NUNES, Terezinha de Jesus. Violência doméstica contra a mulher. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Sabrina Valverde de Oliveira Couto

PINHEIRO, V.; FREITAS, Maria Elizabete Azevedo; SAMPAIO, Simone Sobral. A política da assistência social como garantia dos mínimos sociais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Regina Barbosa Rodrigues

PINHEIRO, V.; MARTINS, Omari Ludovico; SOUSA, Darci Roldão de Carvalho. A ocupação do solo urbano por trabalhadores em Goiânia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Patrícia da Silva Vieira Rocha

PINHEIRO, V.; ROCHA, P. S. V.. Conselho escolar da escola Laurício Pedro Rasmussen: um espaço de educação como prática política. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Marina Tosta de Almeida

PINHEIRO, V.; FERREIRA, M. Z. B.; SILVA, A. M. C. E.. O adolescente infrator em liberdade assistida: seu imaginário social acerca de sua experiência de vida como adolescente em conflito com a lei. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Mileny Sedma Lagares da Silva

PINHEIRO, V.; MARTINS, Omari Ludovico; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial. O papel da associação de apoio ao desempregado na região noroeste e suas perspectivas para inclusão do associado no mercado de trabalho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Laudineia Alves da Silva

PINHEIRO, V.; MARTINS, Omari Ludovico; SOUSA, Darci Roldão de Carvalho. O programa de direitos humanos da Universidade Católica de Goiás na área da educação: uma experiência multidisciplinar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Karolina de Morais Mariano

PINHEIRO, V.; SOUSA, Darci Roldão de Carvalho; MACHADO, Maria Conceição Sarmento Padial. Serviço social na área de educação e saúde: projeto AMONS - SESC - Setor Universitário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Regina Teles Tomé

PINHEIRO, V.; FERREIRA, M. Z. B.; MATOS, R. C. C.. Os impactos da privatização na CELG. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Tatyana Abadia Stival

PINHEIRO, V.; SAMPAIO, Simone Sobral; MIGUEL, Walderez Loureiro. Serviço social na educação escolar: vitórias e desafios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Juliana dos Santos Pereira

PINHEIRO, V.; PEREIRA, J. S.. Paternidade na adolescência. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Goiás.

PINHEIRO, V.; COSTA, A.C;PINHEIRO, V.. Concurso público para o provimento de cargos de professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico. 2014. Instituto Federa Goiano - Câmpus Rio Verde.

LOBO, Sônia Aparecida;PINHEIRO, V.; FREITAS, R.. Concurso Público destinado ao provimento de vagas para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

MARQUES, José Antuntes;PINHEIRO, V.; VALDEZ, Diane. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Carolina Bovério Galzerani

GUIMARÃES, A. M.; VIANA, N. S.; SAMPAIO, S. S.; ROSA, M. I. P. S.;GALZERANI, M. C. B.. Socialização, violência e prostituição. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Áurea Maria Guimarães

GUIMARÃES, Áurea Maria; ROSA, M. I.P. S.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; VIANNA, Nildo Silva; SAMPAIO, Simone Sobral. Socialização, violência e prostituição. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Áurea Maria Guimarães

GUIMARÃES, Áurea Maria; ROSA, M. I.P. S.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; VIANNA, Nildo Silva; SAMPAIO, Simone Sobral. Socialização, violência e prostituição. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Áurea Maria Guimarães

GUIMARÃES, Áurea Maria. Violência e prostituição na Socialização de Adolescentes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Marília Gouvea de Miranda

MIRANDA, M. G.. Abuso sexual e socialização: a experiência no NECASA/HC/UFG.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Goiás.

Nildo Silva Viana

VIANA, Nildo; GUIMARÃES, Áurea Maria; SAMPAIO, Simone Cabral; ROSA, Maria Inês Petrucci Santos; GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Socialização, Violência e Prostituição. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Nildo Silva Viana

VIANA, Nildo; GUIMARÃES, Áurea Maria; ALMEIDA, Ana Maria Fonseca de; ROSA, Maria Inês Petrucci Santos. Violência e Prostituição na Socialização de Adolescentes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Simone Sobral Sampaio

SAMPAIO, S. S.; VIANA, Nildo Silva; ROSA, Maria Inês Petrucci dos Santos; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; GUIMARÃES, Áurea Maria. Socialização, violência, e prostituição. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Inês Petrucci-Rosa

GUIMARAES, A. M.;ROSA, M. I. P.; GALZERANI, M. C. B.; VIANA, N. S.; SAMPAIO, S. S.. Socialização, violência e prostituição. 2006.

Maria Inês Petrucci-Rosa

ROSA, M. I. P.; GUIMARAES, A. M.; ALMEIDA, A. M. F.; VIANA, N. S.. Violência e Prostituição na Socialização de Adolescentes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camilla Nascimento Ferreira

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: SEGREGAÇÃO, VIOLÊNCIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Luzia Inêz Oliveira Sousa

MORTE E VIOLÊNCIA: O CASO DO INCÊNDIO NO CENTRO DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA DE ADOLESCENTES EM GOIÂNIA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Larissa Landim de Carvalho

O ABORTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: DIMENSÕES SOCIAL, HISTÓRICA E CULTURAL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Ana Luiza Marques Vieira

O capitalismo e a criminalização da mulher em situação de pobreza: o caso de Goiás; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Alessandra Maria Carvalho de Morais

O Sistema carcerário e a violência contra a mulher; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Ivane Gonçalves da Cunha

As Ocupações das Escolas Públicas na Memória dos Estudantes; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ana Carolina Silva Araujo Brito de Fleury

A MULHER NO SISTEMA CARCERÁRIO: VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA NA SOCIEDADE DE CLASSES; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Italo Alessandro Lemes Silva

Livros de autoajuda: uma análise da narrativa ideológica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Nilson Pereira Bezerra

Pacto Pela Educação: o cumprimento da agenda neoliberal em Goiás e a militarização das escolas públicas; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Edinei Oliveira Vasco

Tradução Intersemiótica e Indústria Cultural: clássicos da literatura brasileira em história em quadrinhos; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Verônica Martins Moreira

A reconstrução histórica do massacre em Columbie retratada no filme Elefante; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiá; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares

A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Melissa de Paula Santos Costa

Conflitos e temores das mães dos adolescentes egressos da medida socioeducativa de internação em Goiânia; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Jean Isidio dos Santos

O documentário como crítica social: a representação da crise política da Argentina na câmera engajada de Pino Solanss; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Rosenilda Rodrigues da Silva

A DEMONIZAÇÃO DA MULHER NA OBRA ?O SEMINARISTA?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Linguagens e Educação Escolar) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ivane Gonçalves da Cunha

Os militares e a Educação no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Linguagens e Educação Escolar) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Caius Mendonça da Cruz

Educação e violência: um estudo sobre a ideologia dos colégios militares; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ricardo Borges capelli

Partidos políticos - reforma política e fidelidade partidária; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Carlos Marcelo Martins Carvalho

A influência da Igreja Católica na articulação política do acampamento mosquito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Batista Balsanulfo

Donos do poder em Goiás; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Kátia Valéria Santos Ribeiro

Mudanças no mundo do trabalho e trabalho informal: Centro Comercial Popular; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Silena Jaime

A Segurança Nacional e a Segurança Urbana - Ruptura ou continuidade?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Zulene Vieira Rodrigues

Karl Marx e seu conceito de Estado; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

APARECIDA MARIA GARCIA DE JESUS

O Estado de Bem-Estar Social no Brasil: Processo de Construção e Desmonte; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Suely de Oliveira Petini Bonfim

Políticas para a juventude: Projeto Oficina Educacional Comunitária - OEC - Uma alternativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Adriane T

Rosa; Terceiro setor e gravidez na adolescência; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Marta Luiza Santos Porto

Terceiro Setor e Terceira Idade: Um estudo sobre a Organização das voluntárias de Goiás - OVG; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Márcia Oliveira Guimarães

O programa bolsa escola: uma política pública?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Sirlene Maria de Souza Freitas

Movimento Sindical no Brasil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência Política) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Helena da Silva Teles

A educação escolar das crianças e jovens camponeses: um estudo sobre o processo de alfabetização na zona rural; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Adna Belo da Cruz Souza

Leitura e escrita de alunos da oitava série; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Leonora Baía de Moraes

Educação de jovens e adultos: a formação do professor e sua influência no fracasso ou sucesso do educando; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Evania Maria dos Santos Morais

Aquisição da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Edinalva de Oliveira Paiva

Formação de professor alfabetizador; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Fellipe Henrique Mota Silva

SE EU NÃO EXISTO, POR QUE COBRAS DE MIM? O MENOR ABANDONADO NO BRASIL DE 1964; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Laura Rodrigues Silva

Batismo de Sangue: Uma análise sobre atuação dos Dominicanos durante a ditadura militar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Joyce Campos Semani

O Ensino de História nas Escolas durante a Ditadura Militar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Bruna Santos Magalhães

A contribuição da Avaliação para os alunos no processo de ensino aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Carlos Augusto Rocha Aguiar

O terceiro setor e a educação em Goiás: das escolas militares às OS'S; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Hudemberg Parytton Silva Mendonça

Educação e neoliberalismo no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Quérgia Yasmin do Espírito Santo Machado

Violência na Família x Desempenho Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Amanda Beatriz Silva de Godoi

Luta e Resistência Estudantil: O Caso das Ocupações de Escolas no Brasil em 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Isabela Crispim

RELATOS DA EDUCAÇÃO MORAL DAS MENINAS ESTUDANTES DOS COLÉGIOS MILITARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

BETÂNIA BARBARA S

Silva; Os acordos MEC/USAID e suas influências nas escolas polivalentes de Anápolis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ivane Gonçalves da Cunha

Os Colégios da Policia Militar do Estado de Goiás nos meios de comunicação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Gerusa de Almeida Ribeiro Oliveira

A condição desumana das mulheres acusadas de infanticídio no Brasil entre 1987 e 2012; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Renata Gonçalves de Oliveira Dias

Entre a ficção e a históra da infância transgressora; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Caroline Ina Barbosa

A educação escolar em instituições especializadas para adolescentes em conflito com a lei; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Andréia Márcia de Castro Galvão

Das necessidades históricas para a criação da Lei Maria da Penha; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Luana da Paixão Mariano

Um estudo sobre a importância da prática pedagógica no ambiente hospitalar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Roseny da Silva Magalhães

Violência e escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Laura Rodrigues de Freitas

Educação infantil: a inserção da criança na pré-escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Elisa Silva Fernandes

Reflexões sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ariely de Sousa Piauí

Ariely de Sousa Piauí; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Criscya Cristina Rezende

A inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Fabrícia Fernande de Oliveira

Exclusão Social e Fracasso Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

FRANCYELLE DOMINGOS MATIAS

A violência e a indisciplina na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Joscineia de Oliveira Silva

Necasa: Uma Experiência de atenção integral ao adolescente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Vilza Maria dos Santos Amaral

Questão Social e Violência Contra a Mulher; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Rosenilda Gomes Niz

Formação e qualificação de educadores sociais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Marília Jardim Gusmão

A imnportância da Lei Maria da Penha no Contexto da Violência Doméstica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Vânia Rodrigues Montalvão

O adolescente negro inserido no Programa "Horto de Plantas Medicinais: Uma expressão da questão social"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Jananína Afonso Alves

Gravidez na adolescência: Um estudo sobre as experiências da Instituição "Casa Transitória Amor de Mãe"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ivonete Rodrigues dos Santos

A marginalização social e os adolescentes inseridos no "Programa Horto de Plantas Medicinais"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Wanessa Silva de Oliveira

Família e gravidez na adolescência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Araceles Garcia Vilela

Adolescentes autores de atos infracionais da Cidade de Bela Vista de Goiás; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Naiara Ramos Santana

Violência e marginalização dos jovens: uma expressão da questão social?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Adriana Dias Rodrigues

Educação e preconceito racial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Flávia Freitas de Souza

Diversidade na formação de professores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Valdiene Ferreira Fogaça

Juventude e Trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Edineia José M

de Castro; A família e os jovens infratores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Vaguinete Magali de Andrade

A Participação da família e a formação profissional dos jovens; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Luiza Vieira Tavares

O município e as políticas sociais para o adolescente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Carla Rodrigues Correa Batista

A experiência da adoção no Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Andyra Ali Fares

A política de atendimento à criança e ao adolescente em situação de rua atendidos no SOS criança; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Celma Rosa Sobrinho

Os adolescentes em situação de rua em Goiânia e o Programa Horto de Plantas Medicinais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Rosiene Mendes Felipe

A vida nas famílias dos adolescentes: conflitos ou violência?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Márcia Oliveira Guimarães

Atos infracionais e conflitos familiares: Um estudo sobre adolescentes em Liberdade Assistida; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria José Antunes da Silva

Trajetória do Movimento de Direitos Humanos em Goiânia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Lucinda Martins Ramos

Gravidez na adolescência e violência intrafamiliar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Dalila Barbosa

Raízes do Fracasso Escolar; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Diná Tereza Arantes Noda

Gestão Participativa - A democracia na escola pública; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Vanuza Papacosta Mendes

Os desafios para o educador do novo milênio; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Suely Lopes

Autonomia escolar: mecanismo de descentralização e/ou desconcentração administrativa?; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Wilma Nascente

Pluralidade Cultural; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Vera Lúcia Antunes Flleury

A merenda escolar no município de Goiânia; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Dinalva Mitrovich

A inserção da criança na leitura e na escrita na pré-escola; 2002; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Edna Garcia de Souza Monteiro

AJA: Políticas implementadas na década de 90; 2002; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Gracilene Borges dos Santos Pereira

Política para a educção de jovens e adultos: O projeto AJA como alternativa da rede municipal de Goiânia; 2002; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Iolanda Alves Fernandes Ferro

Tecnologia democracia e cidadania na escola; 2002; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Leonice Teixeira de Sousa

Exclusão Social de crianças e adolescentes; 2002; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Laura Bastos Castelo Branco

O Projeto Político Pedagógico; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Miraci Pagotto Silva

Dos métodos tradicionais a concepção sociointeracionista; 2002; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Mary de Fátima Oliveira Faleiro

Práxis, para que? Para quem?; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Clara Rodrigues de Carvalho

Gestão escolar: mecanismos de participação de democratização; 2002; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Regina de Oliveira Lima

A influência do livro didático na formação integral do aluno; 2002; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Rosenir Corrêa de Oliveira Pires

Proposta de gestão democrática para uma escola autoritária; 2002; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Terezinha Fátima Santos da Costa

Inclusão: trilhas para um ideal; 2002; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Terezinha Moreira Gonçalves

Inclusão: uma questão social; 2002; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Alessandra Fernandes

Uma reflexão sobre métodos e processos de Educação de jovens e adultos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Andréia Umbelino de Oliveira

Proposta pedagógica para a educação infantil da rede municipal de Goiânia: realidade e perspectiva; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Fellipe Henrique Mota Silva

Os conflitos históricos entre a Policia Militar e estudantes no Brasil contemporâneo e suas representações na mídia escrita; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Gabriel Costa Pereira

Entre o cinema e a realidade: A representação dos estudantes no movimento de ocupação de escolas públicas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Marília Rodrigues da Silveira

A história do movimento estudantil em Anápolis: da ditadura militar aos movimentos de ocupação das escolas em 2016; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ana Carolina de Jesus Teixeira

O protagonismo feminino nas ocupações das escolas públicas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Layla Maria de Aguiar

Violência e criminalização dos movimentos sociais: o caso das ocupações das escolas públicas em Goiás; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Amanda Beatriz Silva de Godoi

A resistência estudantil ao projeto de reforma do Ensino médio: as representações na mídia escrita; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Moises de Oliveira Melo

Educação e Movimento Social: O processo educativo das ocupações das escolas públicas na mídia escrita; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Layla Maria de Aguiar

A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES AO PROJETO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ANÁPOLIS/GO PELAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Éder Honesto

A educação moral nos procedimentos pedagógicos dos Colégios da Polícia Militar de Goiás; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Maria Vitória Rangel

A INFLUÊNCIA DA CULTURA MILITAR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiá; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Carlos Augusto Rocha Aguiar

OS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS NA MÍDIA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Isabela Crispim

A Disciplina na educação moral das meninas estudantes dos Colégios Militares do Estado de Goiás; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Amanda Beatriz Silva de Godoi

DAS LUTAS PELA DIFUSÃO DO ENSINO ELEMENTAR NO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA À ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PELOS GRUPOS PRIVADOS NO ESTADO DE GOIÁS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Graziele Alves de Lima

Herança do sistema patriarcal na escola: violência e gênero; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Ivane Gonçalves da Cunha

Violência e gênero no espaço escolar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiá; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Marinalva da Cruz do Nascimento

Violência e gênero no espaço escolar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Gerusa de Almeida Ribeiro Oliveira

O infanticídio na sociedade brasileira: um estudo das dimensões, social, histórica e cultural; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veralúcia Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Áurea Maria Guimarães

Socialização, violência e prostituição; 2006; 130 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Áurea Maria Guimarães;

Anita Cristina Azevedo Resende

Pacto de silêncio: socialização e infância; 2000; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Anita Cristina Azevedo Resende;

Carlos Alberto Lucena

2014; Universidade Federal de Uberlândia,; Carlos Alberto Lucena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, V. ; SILVA, Felipe Henrique Mota . O movimento de ocupação das escolas públicas: repressão e representação na mídia. Revista Espaço Livre , v. 14, p. 94-104, 2019.

  • PINHEIRO, V. . O infantícidio como expressão da violência e negação do amor materno. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 26, p. 01-12, 2018.

  • PINHEIRO, V. ; BEZERRA, Nilson Pereira . A Prática da Liberdade no Estado Moderno nas Concepções de John Locke e Jean-Jacques Rousseau. CONTRAPONTOS (ONLINE) , v. 18, p. 02-14, 2018.

  • PINHEIRO, V. ; GUIMARÃES, G. . A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA MERCADORIA: MILITARIZAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DE GOIÁS. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 5, p. 253-268, 2018.

  • MACIEL, R. M. T. ; PINHEIRO, V. . A lepra no sertão: a visão de três regionalistas. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online) , v. 11, p. 224-242, 2018.

  • PINHEIRO, V. ; TRISTÃO, R. ; SILVA, R. R. da . A DEMONIZAÇÃO DA MULHER: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM MARGARIDA NA OBRA O SEMINARISTA. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 10, p. 151-168, 2018.

  • FREITAS, L. G. ; PINHEIRO, V. . Narrativas de violência de gênero em acórdãos do STJ sobre Lei Maria da Penha. LANGUAGE AND LAW / LINGUAGEM E DIREITO , v. 4, p. 36-49, 2017.

  • MOREIRA, V. M. ; PINHEIRO, V. . O enigma de Kaspar Hauser: o cinema como expressão dos valores e da linguagem. Revista Espaço Livre , v. 12, p. 76-86, 2017.

  • VASCO, E.O. ; PINHEIRO, V. . Educação e Linguagem: elementos para uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Revista de Educação PUC de Campinas , v. 21, p. 103-115, 2016.

  • PINHEIRO, V. . A espetacularização da educação moral dos colégios militares. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas , v. 8, p. 42, 2016.

  • PINHEIRO, V. ; COSTA, Melissa de Paula Santos . O mito da impunidade e o discurso em defesa do rebaixamento da idade penal. Inter-ação (UFG. Online) , v. 40, p. 325-335, 2015.

  • ÁLVARES, C.C.O.T. ; PINHEIRO, V. . A espetaculrização da Educação a Distância nos Meios de Comunicação. Indagatio Didactica , v. 7, p. 8-23, 2015.

  • PINHEIRO, V. . Da violência familiar à violência do sistema socioeducativo na memória das mães de adolescentes em conflito com a lei. Revista Urutágua (Online) , v. 1, p. 122-130, 2015.

  • PINHEIRO, V. ; SILVA, I. A. L. . Livros de autoajuda: marketing e religião. Revista Plurais , v. 5, p. 80-94, 2015.

  • PINHEIRO, V. . Reflexões sobre a mulher, a escola e a violência na sociedade capitalista. Revista Educação e Políticas em Debate , v. 3, p. 148-157, 2014.

  • ÁLVARES, C.C.O.T. ; PINHEIRO, V. . Da escola e democracia de Dermeval Saviani à educação para a democracia de Vitor Paro: questões sobre a função da escola e da educação da antiguidade até contemporaneidade. Enciclopédia Biosfera , v. 10, p. 3576-3589, 2014.

  • PINHEIRO, V. . Jovens e violência na sociedade de classes. Revista Espaço Livre , v. 09, p. 50-57, 2014.

  • MOREIRA, V. M. ; JESUS, C. F. A. ; PINHEIRO, V. ; PINHEIRO, V. . A valorização do professor: o desafio do reconhecimento. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 1-19, 2013.

  • CURADO, M. E. ; PINHEIRO, V. . Cora Coralina e José Godoy Garcia: literatura, pobreza e modernidade. Hispanista (Edição em Português) , v. XIV, p. 28, 2013.

  • PINHEIRO, V. . Os miseráveis e as lutas sociais no Brasil: repressão e resistência. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 11, p. 101-108, 2012.

  • PINHEIRO, V. . Juventude, violência e miséria na sociedade contemporânea. Estácio de Sá Ciências Humanas , v. 02, p. 76-83, 2011.

  • PINHEIRO, V. . Extensão Universitária e Universidade Pública - Para quê e para quem?. Extensão e Cultura (UFG) , v. I, p. 01-140, 2007.

  • PINHEIRO, V. ; SILVA, M. J. A. . Direitos Humanos: Um Movimento em Discussão. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 16, p. 146-183, 2006.

  • PINHEIRO, V. . A violência contra a mulher na sociedade brasileira. Revista Guanicuns , Anicuns-GO, v. 1-1, n.N. 02, p. 241-248, 2005.

  • PINHEIRO, V. . Políticas públicas, serviço social e cidadania: a questão da prostituição infanto juvenil. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Goiânia-GO, v. 14, n.1, p. 5-236, 2004.

  • PINHEIRO, V. . Criança: sujeito ou objeto de socialização?. Plurais (Anápolis) , Anáplis-GO, v. 1, n.1, p. 135-151, 2004.

  • PINHEIRO, V. ; SILVA, C. M. . Necasa: Uma visão integral da adolescência. Extensão e Cultura (UFG) , v. I, p. 01-74, 2004.

  • PINHEIRO, V. . Violência, Gênero e Adoção. Inter-Ação, Goiânia, v. 28, n.01, p. 91-108, 2003.

  • PINHEIRO, V. . Então aqui termina essa história: um estudo sobre a educação e violência. Cultura e Liberdade Revista do Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural, Goiânia, v. 02, n.02, p. 71-76, 2002.

  • PINHEIRO, V. . Prostituição, marginalidade e histórias de vida. Estudos Humanidades, Goiânia, v. 29, n.n6, p. 1545-1560, 2002.

  • PINHEIRO, V. . Educação e Violência: A construção do modelo burguês de família. Cultura e Liberdade Revista do Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural, Goiânia, v. 1, n.1, p. 07-12, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINHEIRO, V. . Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e adequação das entidades de atendimento à criança e ao adolescente registradas no CMDCA do município de Goiânia. 1998.

PINHEIRO, V. . Curso de Formação e Apoio aos Educadores - Polo I. 1994.

PINHEIRO, V. ; DABADIA, M. I. V. . Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEG. 2020.

ONDEI, L. de S. ; PINHEIRO, V. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UEG. 2019.

VALDEZ, Diane ; PINHEIRO, V. . R evista Inter Ação no ano corrente, tendo emiti. 2019.

PINHEIRO, V. ; MARQUES, Edmilson F. . Revista Espaço Livre. 2019.

PINHEIRO, V. ; SILVA, J. S. da ; TRISTÃO, R. . Comissão Cientifica e Edição dos Anais do II Seminário Perspectiva Marxista. 2017.

PINHEIRO, V. . A voz do feminino em 'Eu e Jimmy' de Clarice Lispecor: reflexões sobre gênero e poder. 2013.

PINHEIRO, V. . "ECA 20 Anos". 2011.

PINHEIRO, V. . Leituras possíveis e (im)prováveis: investigando a importância da leitura dos clássicos na formação de professores. 2010.

PINHEIRO, V. . Diálogo com Walter Benjamin: o espaço da imaginação e da lembrança na formação de professores. 2010.

PINHEIRO, V. . Fundeb: implicações na carreira docente. 2010.

PINHEIRO, V. . Relação família-escola: uma parceria necessária no processo ensino-aprendizagem. 2010.

PINHEIRO, V. . Remuneração e valorização do magistério: antes e depois do FUNDEF. 2010.

PINHEIRO, V. . Licenciatura e formação de professores: indissociabilidade entre profissionalização e prática. 2010.

PINHEIRO, V. . Universidades Públicas no Brasil: papéis sociais em debate. 2010.

PINHEIRO, V. . Pelos cantos do Brasil: possibilidade de trabalho com músicas regionais no ensino fundamental na perspectiva da formação docente no curso de pedagogia da UnU Inhumas-UEG. 2010.

PINHEIRO, V. . O papel da pesquisa nos cursos de formação dos professores e sua relação com a prática docente. 2010.

PINHEIRO, V. . Internet e controle social: novas formas de disciplina e fiscalização nos ambientes de trabalho. 2010.

PINHEIRO, V. . Leituras possíveis e (im)prováveis: investigando a importância da leitura dos clássicos na formação de professores. 2010.

PINHEIRO, V. . A sociologia no ensino médio: análises e perspectivas. 2009.

PINHEIRO, V. . As práticas de organização da escola aliadas à gestão democrática. 2009.

PINHEIRO, V. . A formação dos pedagogos e a pedagogia das competências. 2009.

PINHEIRO, V. . Concepção de pedagogia dos professores e graduandos do curso de pedagogia da UnU de Ciências Sócio Esconômicas e Humanas - UEG. 2009.

PINHEIRO, V. . Aprendizagem, cultura digital - educar na sociedade da informação: um estudo de caso em Pires do Rio -GO. 2009.

PINHEIRO, V. . O avanço da constituição do público privatizado e do privado publicizado: a internet como emblema. 2009.

PINHEIRO, V. . Da infância à juventude em Caldas Novas: a realidade da evolução e desempenho social e cultural. 2008.

PINHEIRO, V. . Formação de professores para educação infantil: no ensino superior - UEG - interior de Goiás. 2008.

PINHEIRO, V. . Formação continuada e práticas formativas. 2008.

PINHEIRO, V. . Interação na internet e a constituição do público privatizado e o público publicizado. 2008.

PINHEIRO, V. . Diagnóstico Pedagógico. 2006.

PINHEIRO, V. ; MARTINS, M. A. P. . Pesquisa sobre Tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial. 2002.

PINHEIRO, V. ; PEIXOTO, M. A. ; COSTA, Lorenna Silva Oliveira . VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia; V Feira de Ciências; X Semana do Livro e da Biblioteca. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PINHEIRO, V. . Não é abandono é falta de condições. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINHEIRO, V. ; PINHEIRO, V. . A espetacularização da educação dos colégios militares. 2016. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, V. . AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS SOB A GESTÃO DA POLÍCIA MILITAR: QUALIDADE OU PRIVATIZAÇÃO?. 2015. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, V. . Gênero e violência no contexto escolar: o crescente envolvimento das meninas. 2013. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, V. . O INFANTICÍDIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS DIMENSÕES SOCIAL, HISTÓRICA E CULTURAL. 2012. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, V. . Educação e pobreza: o papel da escola e da educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, V. . Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Sócio-Educativo do Estado de Goiás. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINHEIRO, V. . Projeto Escola que Protege. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINHEIRO, V. ; CHAVES, Ângela Arruda . A educação e as políticas de combate à pobreza: um estudo comparativo entre os Programas Bolsa Escola e Bolsa Família. 2007. (Relatório de pesquisa).

PINHEIRO, V. . Violência, imaginário e educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, V. . Marxismo depois de Marx. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINHEIRO, V. . Formação dos profissionais, bolsistas e voluntários do NECASA. 2005. (Seminário).

PINHEIRO, V. . Minicurso: Violência Contra a Criança. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, V. . Invertendo a Rota: Ações de Enfrentamento da Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 2004 (Pesquisa) .

PINHEIRO, V. . Tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial. 2002 (Pesquisa) .

PINHEIRO, V. . Família, Violência e Silêncio: Um estudo sobre meninas vítimas de abuso sexual. 2000 (Dissertação de Mestrado) .

PINHEIRO, V. . Políticas Sociais de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Goiás. 1994 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A MULHER PRIVADA DE LIBERDADE: SISTEMA CARCERÁRIO E VIOLÊNCIA, Descrição: Tendo como ponto de partida o fenômeno do crescimento da criminalização da mulher no Estado de Goiás, a presente pesquisa se propõe a construir dados sobre tal fenômeno. Assim, a partir das teorias críticas sobre a sociedade, a mulher e a violência analisaremos a questão da emancipação feminina na contemporaneidade, buscando compreender se o envolvimento da mulher com o crime representa um processo de rompimento com sua socialização prioritariamente voltada para a submissão ou ao invés disso, tal envolvimento reforça o princípio da ausência de autonomia da mulher ao reproduzir práticas violentas historicamente vinculadas ao universo masculino. Nossa fonte de dados são os processos instaurados entre 2016 e 2108, das mulheres cujo envolvimento com o crime as levou a cumprir pena na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador / ANA CAROLINA SILVA ARAUJO BRITO DE FLEURY - Integrante / ALESSANDRA MARIA CARVALHO DEMORAIS - Integrante / ANA LUÍZA MARQUES VIEIRA - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2017 - 2019

    AS REPRESENTACÕES DE ESTUDANTES EM OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS NA MÍDIA ESCRITA, Descrição: O tema dessa pesquisa, diz respeito ?As representações de estudantes em ocupações de escolas públicas na mídia escrita?, cujas noticias foram disponibilizadas online. O período de abrangência da pesquisa será aquele em que ocorreram as ocupações das escolas públicas em diferentes regiões do país no período de 2015 e 2016. O problema que irá orientar nossa pesquisa e que buscaremos responder é o seguinte: tendo em vista as notícias jornalísticas sobre o movimento de ocupação das escolas pelos estudantes no Brasil, consideramos que elas possuem um processo de produção, o qual nos leva ao problema da produção social dos discursos e representações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador / Ged Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 10

  • 2016 - 2017

    A ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS POR GRUPOS PRIVADOS: O CASO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS., Descrição: O objeto de estudo desta pesquisa são as prováveis mudanças na gestão das escolas públicas do Estado de Goiás, as quais, de acordo com projeto do governo, anunciado pela imprensa, serão administradas por Organizações Sociais (OSs). Tal mudança rompe com a principal lei da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n 9394/96, que determina em seus Art. 12, Incisos I e II, Art. 13, Inciso I e Art 14, Inciso II, que os projetos escolares sejam construídos por professores, pais e alunos. Portanto, nosso objetivo será compreender o fenômeno das OSs a partir da ?Reforma Educacional? proposta pelo governo, buscando apreender o processo de transferência da gestão das escolas públicas para grupos de administradores privados alheios ao campo da educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador / Ged Guimarães - Integrante / Ivana Alves Monnerat de Azevedo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2015 - 2016

    A EDUCAÇÃO MORAL DOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS: A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, Descrição: O objeto de estudo nesta pesquisa, a educação moral dos Colégios Militares no Estado de Goiás (CPMGs), relacionado com os aspectos históricos, políticos e culturais que integram seu universo. Pretendemos analisar os processos de continuidade ou ruptura entre o passado e o presente que dizem respeito à participação dos militares na história da educação brasileira para desse modo, aprofundar nosso entendimento acerca da atuação dos militares na educação pública no Estado de Goiás. Em síntese nosso problema de pesquisa buscará identificar quais são os elementos da educação moral defendida pelos militares no Estado de Goiás e sua relação com o combate à violência. E, qual a importância da ampla divulgação na mídia das ações desenvolvidas pelos Colégios da Polícia Militar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 8

  • 2014 - 2015

    As escolas públicas do Estado de Goiás sob a gestão da Polícia Militar: Qualidade ou privatização?, Descrição: Esta pesquisa investiga o significado social e político da gestão das escolas públicas pela Polícia Militar, medida que vem sendo adotada pelo Governo do Estado de Goiás como resposta para os problemas de indisciplina e violência na escola. Pressupomos, todavia, que a condução destas instituições pelos militares inclui um processo de privatização e de subalternização do professor. Contraditoriamente essa medida pode contribuir para afastar os jovens indisciplinados ou violentos da escola e transformar o professor em um mero cumpridor de tarefas. Em relação à qualidade dessas escolas, é certo que elas alcançam índices elevados na avaliação dos institutos, porém resta observar se essa qualidade além de preparar para testes e vestibular preocupa-se com a emancipação humana. Para tanto, nos propomos a analisar o conteúdo dos documentos produzidos pelos colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás (instituições públicas de educação básica), os quais norteiam a gestão de suas escolas, buscando identificar as concepções dos militares sobre educação, expressas nas normas de seus regimentos e demais documentos disponibilizados ao público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Gênero e violência no contexto escolar: o crescente envolvimento das meninas, Descrição: Pesquisa em escolas públicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador / Ivane Gonçalves da Cunha - Integrante / Graziele Alves de Lima - Integrante / Marinalva Cruz Nascimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    O INFANTICÍDIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS DIMENSÕES SOCIAL, HISTÓRICA E CULTURAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Violência contra a mulher em uma cidade do interior de Goiás: silêncio e invisibilidade?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2005 - 2006

    A educação e as políticas de combate à pobreza: um estudo comparativo entre os programas bolsa escola e bolsa família, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 2001 - 2001

    Violência, AIDS e Drogas nas Escolas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Veralúcia Pinheiro - Coordenador / Maria Hermínia Marques da Silva Domingues - Integrante., Financiador(es): UNESCO-The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. , Av. JK, Jundiai, 75110390 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 33281128, Fax: (62) 33281100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: nomeação, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Carga horária total das disciplinas ministradas na graduação em 2008: 218 h/a. Ano de 2019 DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO Curso de História: Brasil IV Curso de Letras: História da Educação Programa de Pós graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias - Letramento.

2005 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atação nos cursos de Graduação de História, Pedagogia e Letras. Orientação de iniciação científica e TCC. Aulas e orientação no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT.

Atividades

  • 02/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Institucional de Pesquisa.

  • 07/2008

    Direção e administração, Unidade Universitária de Jaraguá, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 07/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Universitária de Jaraguá, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Pós-Graduação.

  • 01/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação, Linguagem e Tecnologias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil IV , História da Educação , Letramento

  • 08/2016 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Produção do Trabalho Científico

  • 11/2016 - 12/2016

    Ensino, Especialização Linguagens e Educação Escolar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Educação, Linguagem e Tecnologias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AEA ? Pesquisa Qualitativa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e múltiplas linguagens

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Educação, Linguagem e Tecnologias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Dscurso

  • 02/2012 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2010 - 12/2012

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação , Fundamentos da Educação

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso , Metodologia de Pesquisa

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Pública e Educação, Fundamentos Políticos da Educação Básica, História Social da Criança, Teoria Social, Educação e Estado

  • 02/2008 - 12/2008

    Extensão universitária , Unidade Universitária de Jaraguá, .,Atividade de extensão realizada, Educação e Autonomia: uma proposta de educação continuada.

  • 08/2007 - 07/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Universitária de Jaraguá, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2007 - 12/2007

    Direção e administração, Unidade Universitária de Jaraguá, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Financiamento e Gestão dos Recursos da Educação, História e Educação, Teoria Social, Educação e Estado, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Trabalho Pedagógico, Sociedade, Conhecimento e Escola, História e Educação, Bases Epistemológicas e Educação, Teoria Social, Educação e Estado

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, Ciência Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Teoria Política

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio II, Educação e Mídias na Sociedade da Informação, Teoria Social, Educação e Estado

  • 04/2005 - 04/2005

    Ensino, Gestão do Terceiro Setor, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Terceiro Setor

  • 01/2005 - 01/2005

    Ensino, Ciência Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Teoria Política

  • 01/2005 - 01/2005

    Ensino, Ciência Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Teoria Política

2004 - 2004

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20

Outras informações:
Contrato temporário com a Universidade Estadual de Goiás

2001 - 2001

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, Políticas Educacionais

2010 - 2011

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

1996 - 2009

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/1996

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Núcleo de Estudos e Ações Coordenadas Para a Saúde do Adolescente Necasa.,Serviço realizado, Atendimentos a grupos de adolescentes e pais em situação de violência.

  • 06/2008 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Conceitos sobre a violência e a educação, Formação do Estado Brasileiro e as Classes Sociais

  • 05/2008 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, A formação do estado brasileiro e as classes sociais

  • 05/2008 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, .,Serviço realizado, Coordenação do Projeto Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socio Educativo do Estado de Goiás.

  • 03/2001 - 11/2003

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, Ufg.,Atividade de extensão realizada, Participação no Projeto Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas

  • 01/2002 - 06/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 01/2000 - 06/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20

Outras informações:
Carga horária das disciplinas ministradas em 2006/1: 136 h/a; 2006/2: 136 h/a. Durante o ano letivo de 2007, além de ministrar duas disciplinas por semestre, participei como componente da Comissão de Estágio do Curso de Serviço Social.

2005 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina ministrada: Capitalismo e Questão Social - 68 horas/aula

2003 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino I, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas em 2003/2: Matrizes Teóricas para o Serviço Social I- 68 h/a; Matrizes Teóricas para o Serviço Social II - 68 h/a; Estágio Supervisionado II - 68 h/a; Estágio Supervisionado III - 68 h/a. Demais trabalhos realizados na Instituição: orientação de monografia, participação na Comissão de Ensino.

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino I, Carga horária: 16

Outras informações:
Atualmente estou com lotação no Departamento de Educação, porém das 16 horas semanais que consta o meu contrato como professora viisitante, 04 foram cedidas para o Departamento de Serviço Social.

2000 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Ensino, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Sociologia da Educação.

Atividades

  • 02/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social, .,Cargo ou função, Componente da Comissão de Estágio do Curso de Serviço Social.

  • 10/2007 - 10/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social, Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social.,Atividade realizada, Conferência: Análise de Conjuntura.

  • 08/2006 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ensino da UCG / SER, .,Cargo ou função, Função Auxiliar da Direção do Departamento.

  • 02/2006 - 12/2006

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matrizes Teoricas para o Serviço Social II, Pesquisa em Serviço Social

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Capitalismo e Questão Social

  • 08/2003 - 07/2004

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Matrizes Teóricas do Serviço Social II

  • 08/2003 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino do Departamento de Serviço Social da UCG.

  • 08/2003 - 12/2003

    Estágios , Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social, .,Estágio realizado, Supervisão de estágio I, II e III.

  • 08/2003 - 12/2003

    Estágios , Universidade Católica de Goiás - Departamento de Serviço Social, .,Estágio realizado, orientação de estágio na Fundação de Desenvolvimento Municipal de Goiânia.

  • 02/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia e Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Educação e Trabalho, Metodologia da Pesquisa Científica, Gestão Social I

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Educação e Trabalho, Gestão Social I

1998 - 1999

Faculdades Unidas de Itumbiara

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8

Outras informações:
Em faculdades isoladas não existe a categoria "Professor Titular", todos os professores são somente professores.

Atividades

  • 08/1998 - 12/1999

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Científica

2001 - 2001

Faculdade de Caldas Novas

Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Sociologia Geral