José Alef Matos Santos

Concluindo o Curso Tecnico em Agroecologia pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos. Tendo experiencia na produção de Húmus enriquecido, Produção de mudas de Bambú e Hortas. Aplicação de projeto com intuito de melhoramento na produção do cacaueiro e controle da Vassoura de Bruxa. Apresentação de projeto em feiras e encontros de Ciencias e Tecnologias Sociais na cidade de Salvador. Atuei como monitor de oficinas na 1ª e 2ª Jornada de Agroecologias no Assentamento Terra Vista, como: Coleta de Sementes, Produção de Mudas Nativas, Construção de Mapa Mental da Serra das Lontras, Bioconstruçao e Construção cm a utilização de Adobe Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2011 - Atual

Centro de Educação Profissional do Campo Milton Santos

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2010

GRUPO ESCOLAR CLÉRISTON ANDRADE

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. 2013. (Congresso).

Percepção e Diagnóstico Ambiental, Desenho e Planejamento de Sistemas Agroflorestais. 2013. (Oficina).

2ª jornada de agroecologia. 2013. (Encontro).

2º Encontro Estudantil Todos pela Escola.Húmus enriquecido para controle da vassoura de bruxa e melhoramento na produção do cacau cabruca. 2013. (Encontro).

1º INOVAR.Apresentação de projeto. 2013. (Encontro).

1º Seminário Baiano de Solos: agregando saberes. 2012. (Seminário).

1ª jornada de agroecologia. 2012. (Encontro).

Aplicação de cal no cacau. 2011. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Húmus enriquecido para controle da vassoura de bruxa e melhoramento na produção do cacau cabruca, Descrição: O território Litoral Sul e Baixo Sul da Bahia são caracterizados por possuir remanescentes do bioma Mata Atlântica e pelo agroecossistema Cacau Cabruca, presente há mais de 260 anos. A fazenda Feliz Vitória, propriedade de Hermano Penalva, (orientador dos autores desse trabalho) onde o trabalho foi realizado, está situada no município de Camacã/BA e tem a permacultura como filosofia primordial. Camacã está situada na microrregião sul da Bahia, caracterizada por região cacaueira. Com aproximadamente 32.00 habitantes e 635,2 km , o município foi considerado na década de 1970, um dos maiores produtores de cacau. Mas, no entanto, a praga da Vassoura de Bruxa (Moniliophtora Perniciocosa L.) praticamente devastou sua lavoura. (SANTOS R. Z. C. et al, 2008). O presente trabalho tem como objetivo inserir o húmus enriquecido como principal nutriente do cacaueiro, o que permite nutrir a planta de tal forma que ela mesma crie combatentes naturais contra doenças. A metodologia usada, foi a de produzir o húmus de minhoca comum, enriquece-lo com elementos químicos naturais, baseando-se nas carências de cada região e futuramente será realizado em assentamentos. Os resultados são bastante pretenciosos: um cacaueiro produtivo e com imunidade alta (sonho de todos os produtores de cacau). Em todo o processo realizado a interdisciplinaridade esteve presente, para os autores do trabalho (estudantes de cursos técnicos no CEEPCMS) foi de grande importância, para a formação profissional e capacitação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alef Matos Santos - Coordenador / Leonardo Santos Cardoso - Integrante / Augusto Araujo Santos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional