Leonardo da Gama Brito

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2013). Atualmente cursa o 8º semestre do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. Possui interesse nos temas: clínica médica, terapia intensiva, saúde pública, gestão em saúde, ética.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2013 - Atual

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Enfermagem

2008 - 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: PERFIL FARMACOEPIDEMIOLÓGICO DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DE PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE EM 2012
Orientador: Manoelito Coelho dos Santos Junior

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colégio Santíssimo Sacramento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Consciência Profissional e a Reanimação Neonatal. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em PET Saúde Urgência e Emergência/ SAMU. (Carga horária: 561h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2012 - 2012

IX Curso de Inverno de Farmacologia. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2012

Extensão universitária em Oficina de Medicamentos para a Terceira Idade-UATI. (Carga horária: 1008h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2011 - 2011

MIni-curso: Cuidado de Enfermagem em Nefrologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2011 - 2011

Suporte Básico Intensivo. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, SOBRATI, Brasil.

2009 - 2010

Inglês Básico. , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.

2009 - 2010

Monitoria da Disciplina Microbiologia e Imunologia. (Carga horária: 576h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento em Primeiros Socorros. (Carga horária: 24h). , Primeiros Socorros - Francisco Borges - Salvamento e Resgate, PSFBSR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

50º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2014. (Congresso).

35º Semana de Enfermagem de Feira de Santana. 2013. (Outra).

35º Semana de Enfermagem de Feira de Santana.Identificação e Análise de potenciais interações medicamentosas em prescrições médicas da Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Público de Feira de Santana. 2013. (Outra).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. ADESÃO TERAPÊUTICA E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA TERCEIRA IDADE: um relato de experiência da oficina de Medicamentos realizada na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). 2013. (Congresso).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. SIMULANDO DESASTRE ENVOLVENDO MÚLTIPLAS VÍTIMAS: um relato de experiência. 2013. (Congresso).

II Seminário Integrado de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de de Santana. 2012. (Seminário).

72ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2011. (Outra).

I Workshop de Terapia Intravenosa. 2011. (Outra).

Atualização no Atendimento ao Portador de Feridas. 2010. (Seminário).

XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem. 2010. (Encontro).

I Simpósio de Trauma da UEFS. 2009. (Simpósio).

I Jornada Multidisciplinar em Cardiologia de Vitória da Conquista: Evidências e Vivências em Cardiologia. 2008. (Outra).

Impacto da Implantação do Pólo Calçadista da Bahia na Qualidade de Vida da População Trabalhadora. 2008. (Seminário).

I Seminário de Sensibilização e Planejamento do Pró-Saúde. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lúcia Silva Servo

SERVO, M. L. S.; SANTOS, Pedro Nascimento Prates; SANTOS JÙNIOR, Manoelito Coelho dos; ANDRADE, Kaio Vinicius Freitas de. Perfil fármacoepidemiológico de interações medicamentosas presente nas prescrições médicas na Clínica Médica do HGCA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoelito Coelho dos Santos Junior

Perfil farmacoepidemiológico de interações medicamentosas nas prescrições médicas de pacientes da clínica médica do hospital geral clériston andrade no ano de 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Manoelito Coelho dos Santos Junior;

Manoelito Coelho dos Santos Junior

Orientações farmacoterapêuticas para a terceira idade (uso racional de medicamentos e adesão terapêutica); 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Manoelito Coelho dos Santos Junior;

Manoelito Coelho dos Santos Junior

Orientações farmacoterapêuticas para a terceira idade (uso racional de medicamentos e adesão terapêutica); 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Manoelito Coelho dos Santos Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS JUNIOR, M. C. ; BRITO, LG ; BOAVENTURA, J. E. M. . Adesão terapêutica e uso racional de medicamentos na terceira idade: um relato de experiência da oficina de medicamentos realizada na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Extensio (Florianópolis) , v. 9, p. 66, 2012.

  • MATA, P. R. ; SANTOS JUNIOR, M. C. ; BRITO, L. G. ; RAMOS, M. M. P. ; MARTINS, P. A. . Tratamento farmacológico para a osteoporose. Geriatria & Gerontologia , v. 6, p. 422, 2012.

  • BRITO, L. G. ; SANTOS JUNIOR, M. C. . Adesão terapêutica e uso racional de medicamentos na terceira idade: uma análise teórico crítica. In: 72ª Semana Brasileira de Enfermagem 33ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana, 2011, Feira de Santana. 72ª Semana Brasileira de Enfermagem 33ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana. Feira de Santana: UEFS, 2011.

  • BRITO, L. G. ; VALE, P.R.L.F. ; OLIVEIRA, A.A. ; SANTOS, I.V.A. ; GOES, G.O. ; SOUZA, Z.C.S.N. . Questão de gênero no acompanhamento do pré-natal: relato de experiência na graduação em Enfermagem. In: 72ª Semana Brasileira de Enfermagem 33ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana, 2011, Feira de Santana. 72ª Semana Brasileira de Enfermagem 33ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana. Feira de Santana: UEFS, 2011.

  • BRITO, L. G. ; SANTOS JUNIOR, M. C. ; BRITO, L. G. . Identificação e Análise de potenciais interações medicamentosas em prescrições médicas da Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Público de Feira de Santana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. G. ; SANTOS JUNIOR, M. C. . ADESÃO TERAPÊUTICA E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA TERCEIRA IDADE: um relato de experiência da oficina de Medicamentos realizada na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, L. G. ; SANTANA, H. R. ; CHAVES, F. D. B. ; MACEDO, E. L. ; SANTOS, S. S. B. S. . SIMULANDO DESASTRE ENVOLVENDO MÚLTIPLAS VÍTIMAS: um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A.A. ; GOES, G.O. ; SANTOS, I.V.A. ; BRITO, L. G. ; VALE, P.R.L.F. ; SOUZA, Z.C.S.N. . Acompanhamento pré-natal na proposta de gênero: relato de experiência na graduação em enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. G. ; SANTOS JUNIOR, M. C. . Adesão terapêutica e uso racional de medicamentos na terceira idade: uma análise teórico crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, L. G. . Oficina de Forró. 2011 (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Identificação e Análise de Interações Medicamentosas na Rede de Atenção à Saúde em Feira de Santana-BA, Descrição: A prescrição é um documento legal e deve ser encarada com responsabilidade por quem prescreve, dispensa e administra o medicamento, pois é uma ação que resulta de um conjunto amplo de fatores e que pode resultar em diferentes desfechos. Prescrever um medicamento não se restringe apenas em analisar o risco e benefício para o paciente, inclui, também, atentar para as Interações Medicamentosas (IM). Pelo menos 15% dos pacientes internados em hospitais têm um algum tipo de IM durante sua admissão na unidade de saúde. Diante desses aspectos, esse trabalho justifica-se na necessidade em se conhecer as interações medicamentosas que ocorrem na rede de atenção à saúde em Feira de Santana, uma vez que, como foi abordado anteriormente, o efeito provocado pela adição de dois fármacos na mesma prescrição pode comprometer a saúde dos pacientes. Assim esse trabalho tem como tema identificar e analisar as interações medicamentosas em prescrições médicas na rede de atenção a saúde em Feira de Santana-Ba. O estudo realizado para identificação e análise de interações medicamentosas em prescrições médicas nas redes assistências de Feira de Santana-BA, será do tipo descritivo. A investigação desta pesquisa terá como local de coleta de dados os setores responsáveis pelo arquivamento dos prontuários dos usuários que por algum motivo já tenham recebido alta da instituição, seja ela de baixa, média ou alta complexidade. As interações serão identificadas pelo Medscape Drug Reference, as mesmas serão classificadas de acordo com três parâmetros principais: 1) inicio das manifestações; 2) Severidade das reações e 3) Comprovação científica dos achados. Os achados da pesquisa serão úteis para o desenvolvimento do conhecimento científico e para auxiliar na condução de problemas relacionados a interações nas unidades em que a pesquisa se desenvolver.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo da Gama Brito - Integrante / Manoelito Coelho dos Santos Junior - Coordenador / Pedro Nascimento Prates Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação do tempo resposta doServiço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Feira de Santana, Descrição: A importância do tempo-resposta pode ser dada analisando a distribuição trimodal das mortes decorrentes de trauma, onde o primeiro pico das mortes ocorre nos primeiros segundos a minutos após o trauma, o segundo pico ocorre dentro de minutos à várias horas depois do trauma e o terceiro pico ocorre vários dias a semanas após o traumatismo inicial. Essa distribuição das mortes reflete os limites e potencialidades do serviço que presta cuidado a vítima de trauma. Várias são as condições que alteram essa situação, como o desenvolvimento de programas uniformizados de treino em traumas para a equipe de saúde, melhores cuidados pré-hospitalares, e o desenvolvimento de protocolos para tratamento do traumatizado. Desta forma é percebida a necessidade de refletir sobre o indicador tempo-resposta numa perspectiva de avaliação da qualidade do serviço prestado a sociedade. Assim, emerge a questão norteadora do estudo: Qual o tempo resposta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Feira de Santana-Bahia nos anos de 2012 e 2013? Diante disso, o estudo tem como objetivo geral: avaliar o tempo resposta do serviço de atendimento móvel de urgência nos anos de 2012 e 2013. E como objetivos específicos: (1) Caracterizar os aspectos estruturais do serviço móvel de urgência que interferem no tempo resposta e (2) descrever os fatores do fluxo de atendimento do serviço móvel de urgência que influenciam no tempo resposta. A analise dos indicadores operacionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana terá natureza quantitativa, e estudo será do tipo documental e descritivo. A pesquisa será realizada no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) do SAMU em Feira de Santana-BA, setor responsável pelo arquivamento das fichas de ocorrência dos usuários que tenham utilizado o serviço. Os dados deste estudo serão obtidos através de uma base de dados secundária com a utilização de um instrumento específico, do tipo ficha investigatória que será aplicado aos prontuários/fichas do SAMU-FSA, referentes aos atendimentos do ano de 2012-2013.Os dados obtidos serão processados em computador, através de utilização do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17. A partir daí serão realizadas análises e os resultados apresentados sob a forma de gráficos e tabelas com suas respectivas discussões e análises.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo da Gama Brito - Coordenador / Henrique Rosário Santana - Integrante / Flávia Danieli Barreto Chaves - Integrante / Elton de Lima Macêdo - Integrante / Silvone Santa Barbara da Silva Santos - Integrante / Aline Silva Gomes Xavier - Integrante / Maíza Sandra Ribeiro Macêdo Silva - Integrante / Rita de Oliveira Lima - Integrante / Tarciso Maia Santos - Integrante / Ubiraci Queirós dos Santos - Integrante / Laureana Oliveira da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Melhor Trabalho Científico, 35ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PET-Saúde Urgência e Emergência, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista PIBEX, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PIBEX com a oficina "Orientações Farmacoterapêuticas para a Terceira Idade" - UATI

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Bolsa Monitoria - Microbiologia e Imunologia, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Microbiologia e Imunologia oferada aos cursos de Farmácia, Enfermagem e Odontologia.