Carolina Rios Thomson

Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) , tendo cursado parte de sua graduação na Universidade de Nottigham, Reino Unido (2010). É mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e doutoranda em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora substituta na Universidade Federal de São Carlos e integra a equipe de coordenação da Rede UFSCar Agroecológica. Também atua em projetos junto à Articulação Paulista de Agroecologia e Rede de Agroecologia da UNICAMP. Tem experiência na área de Sociologia Rural e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais do Campo, Extensão Rural, Agricultura Familiar e Camponesa e Controle Social para a garantia de produtos de base ecológica.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Sociais

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: O desenvolvimento rural em disputa: a dinâmica dos atores e instituições na implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural,
Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco. Palavras-chave: Agricultura Familiar; Agroecologia; Políticas públicas.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: Sistemas Participativos de Garantia: o caso da Associação de Agricultura Natural de Campinas (SP) e região - muito além do controle,Ano de Obtenção: 2014
Lucimar Santiago de Abreu.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Agroecologia; Certificação Participativa; Agricultura Orgânica.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Ciências Sociais

2006 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Gestão de Redes de Agroecologia: Interação para o desenvolvimento rural. (Carga horária: 16h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Meio Ambiente, EMBRAPA, Brasil.

2013 - 2013

Design colaborativo de projetos. (Carga horária: 20h). , The GAIA Foundation, GAIA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Undergraduate Exchange Program. (Carga horária: 300h). , University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.

2008 - 2008

Artes cênicas. (Carga horária: 42h). , Casa de Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

2007 - 2007

Artes cênicas. (Carga horária: 120h). , Casa de Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sociologia Rural.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERGAMASCO, S. M. P. P. ; OLIVEIRA, J. T. A. ; JUNQUEIRA, K. M. ; THOMSON, C.R. . VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2015. (Outro).

THOMSON, C.R. . I Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. 2015. (Outro).

THOMSON, C.R. . I Encontro Nacional sobre Sociologia no Ensino Básico. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4° Seminário Paulista de Extensão Rural.Grupo de Trabalho - PNATER. 2016. (Seminário).

VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais.- Sistemas Participativos De Garantia (SPGs) para o controle social da qualidade orgânica: uma comparação internacional. 2016. (Simpósio).

IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrários y Agroindustriales Argentinos y Lationamericanos.Estudo de caso do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC), São Paulo ? Brasil. 2015. (Outra).

IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrários y Agroindustriales Argentinos y Lationamericanos.O Desafio de promover o desenvolvimento rural sustentável a partir da agricultura familiar: uma avaliação da política brasileira. 2015. (Outra).

Maio agroecológico: Semana de Agroecologia do CCA UFSCar. 2015. (Outra).

VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2015. (Outra).

18th Organic World Congress (OWC). The Campinas and Region Natural Agriculture Association?s Participatory Guarantee System: a case study in Brazil. 2014. (Congresso).

III Encontro Nacional de Agroecologia.Instalação Pedagógica da Articulação Paulista de Agroecologia. 2014. (Encontro).

19ª Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.Análise dos conflitos socioambientais decorrentes do emprego de agroquímicos e das atividades da indústria nuclear a partir dos documentos indexados ao banco temático do sistema de informações da Rede Brasilera de Justiça Ambiental. 2011. (Outra).

2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e Seus Arquivos.Arquivo e memória dos trabalhadores no campo: a experiência do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo ? CPDA/UFRRJ.. 2011. (Seminário).

II Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Sociologia do Direito. Movimento sociais e Direito: Análise dos conflitos socioambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Lationamericano de Sociologia Rural. 2010. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).

XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica Artística e Cultural da UFRJ.A velhice e seus estereótipos. 2008. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).

2° Modelo Intercolegial de Relações Internacionais.Delegada das Filipinas na Comissão de Direitos Humanos. 2005. (Outra).

II BENNETTMUN Model United Nations.Delegada de Cuba no Conselho de Segurança Histórico. 2005. (Outra).

VI Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas.Delegada da Líbia no Comitê da União Africana. 2005. (Outra).

II ONU Jr.Delegada da Turquia no Comitê Jurídico. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cássio Donizetti Piotto Rodrigues

OLIVEIRA, J. T. A.; FAGUNDES, G. G.;BORSATTO, R. S.THOMSON, C.R.. Em busca da comercialização de frango e ovos agroecológicos no assentamento Sumaré II: os desafios da adequação às normas da produção orgânica. 2015. Dissertação (Mestrado em Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Madalena Izoton

OLIVEIRA, J. T. A.; FAGUNDES, G. G.; JUNQUEIRA, K. M.;THOMSON, C.R.. De Organização de Controle Social (OCS) a Sistema Participativo de Garantia (SPG): um estudo sobre a Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica de Americana (COOPERACRA). 2015. Dissertação (Mestrado em Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ruben Ferreira Gouveia

ALCANTARA, L. C. S.; OLIVEIRA, R. E.;THOMSON, C.R.. Desafios para a extensão agroecológica em sistemas agroflorestais: a experiência do projeto PDRS- SMA no assentamento Sepé-Tiaraju. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando Silveira Franco

THOMSON, C. R.; ABREU, L. S.; COSTA, V. M. H. M.;FRANCO, Fernando Silveira. Sistemas Participativos de Garantia: o caso da Associação de Agricultura Natural de Campinas (SP) e região - muito além do controle.. 2014. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Fernando Silveira Franco

ABREU, L. S.; ASSAD, M. L. R. C. L.;FRANCO, Fernando Silveira; COSTA, V. M. H. M.. A regulamentação nacional de orgânicos e o Sistema Participativo de Garantia da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (SP), Brasil: desafios atuais.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria Leonor Ribeiro Casimiro Lopes Assad

ABREU, L. S.; FRANCO, F. S.;Lopes Assad, M.L.; COSTA, V. M. H. M.. A regulamentação nacional de orgânicos e o Sistema Participativo de Garantia da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (SP), Brasil: desafios atuais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Ricardo Serra Borsatto

BERGAMASCO, S. M. P. P.; MENEZES, M. A.; CARVALHO, J. G.;BORSATTO, R. S.. A realidade pertence ao Capital: uma análise da política de Extensão Rural sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Vera Mariza Henriques de Miranda Costa

ABREU, L. S; FRANCO, F. S.;COSTA, V. M. H. M.. Sistemas participativos de Garantia: o caso da Associação de Agricultura Natural de Campinas-SP e Região, muito além do controle da produção. 2014. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Vera Mariza Henriques de Miranda Costa

ABREU, L. S;COSTA, V. M. H. M.; FRANCO, F. S.; ASSAD, M. L. R. C. L.. A regulamentação nacional de orgânicos e o Sistema Participativo de Garantia da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (SP), Brasil: desafios atuais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Joelson Gonçalves de Carvalho

BERGAMASCO, S. M. P. P.; MENEZES, M. A.; BORSATTO, R. S.;CARVALHO, J. G.. A concepção, gestão, e legado da Pnater sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Marilda Aparecida de Menezes

MENEZES, MARILDA APARECIDA; BORSATTO, R. S.; CARVALHO, J. G.. Concepção, Gestão e legado da Pnater sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janaina Tude Sevá

Justiça ambiental no Brasil; Ações de vigilância ambiental em saúde; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Janaína Tude Sevá;

Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco

A CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ANATER): UM ESTUDO DE REDES E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO BRASIL; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP; (Orientador);

Olivia von der Weid

A velhice e seus estereótipos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olivia von der Weid;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIOS THOMSON, CAROLINA ; BERGAMASCO, SONIA MARIA P. PEREIRA ; BORSATO, RICARDO SERRA . O histórico de criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e os desafios impostos a sua consolidação na conjuntura política de 2017.. Retratos de Assentamentos , v. 20, p. 70, 2017.

  • GRESPAN, D. O. ; LIMA, M. A. S. S. ; THOMSON, C.R. ; FAGUNDES, G. G. ; BENINI, M. L. A. ; SILVA, R. F. . Caravana agroecológica e cultural do Leste Paulista: a resistência da agricultura familiar na terra do Agronegócio. Cadernos Agroecológicos , v. 10, p. 1-5, 2015.

  • BERGAMASCO, S. M. P. P. ; THOMSON, C.R. ; BORSATTO, R. S. . Da extinção da EMBRATER à criação da ANATER: os desafios da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira. In: BERGAMASCO; S. M. P. P.; DELGADO; G. C.. (Org.). Agricultura Familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. 1ed.Brasília: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, 2017, v. , p. 312-340.

  • THOMSON, C.R. . Os Sistemas Participativos de Garantia da qualidade orgânica. In: Ricardo Serra Borsatto. (Org.). O papel da extensão rural no fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia. 1ed.São Carlos: Série Apontamentos - EdUFSCar, 2017, v. , p. 49-52.

  • RODRIGUES, C. D. P. ; OLIVEIRA, J. T. A. ; THOMSON, C.R. . Em busca da comercialização de frango e ovos agroecológicos no Assentamento Sumaré II: os desafios da adequação às normas da produção orgânica. In: Sonia Maria P.P. Bergamasco. (Org.); Wilon Mazalla Neto. (Org.); Ricardo Serra Borsatto (Org.); Maristela Simões do Carmo (Org.). (Org.). Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa.. 28ed.Campinas: Atómo, 2016, v. , p. 20-.

  • MOREIRA, J. G. ; THOMSON, C.R. ; VIEIRA, M. ; Teixeira, M. . A experiência do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo. In: Antonio José Marques; Inez Terezinha Stampa. (Org.). Arquivo, Memória e Resistência dos Trabalhadores no Campo e na Cidade - Comunicações do 2° Seminário Internacional ? O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos?. 1ed.Rio de Janeiro - São Paulo: Arquivo Nacional - Central Única dos Trabalhadores, 2012, v. , p. 88-.

  • THOMSON, C.R. ; ESQUERDO, V. S. ; BERGAMASCO, S. M. P. P. . Assentar para fortalecer: a Reforma Agrária como estratégica ao cumprimento dos objetivos do Pronaf no estado de São Paulo.. In: XXXI Congreso de ALAS, 2017, Montevideo. XXXI Congreso de ALAS,2017, 2017.

  • MEIRA, B. C. ; THOMSON, C.R. ; LOPES JUNIOR, E. ; BORSATTO, R. S. . Impactos do Programa de Aquisição de Alimentos em assentamento de projeto de desenvolvimento sustentável (PDS): um estudo de caso do assentamento Prof. Luiz David de Macedo-SP. In: VIII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2017, Campinas. Caderno de Resumos da VIII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2017.

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. . Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) para o controle social da qualidade orgânica: uma comparação internacional. In: VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Agricultura Familiar, 2016, Araraquara. Anais do VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Agricultura Familiar, 2016.

  • THOMSON, C.R. ; BORSATTO, R. S. ; BERGAMASCO, S. M. P. P. . A criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: os projetos de desenvolvimento rural em disputa no Brasil. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2016, Macéio. Anais do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016.

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. ; BORSATTO, R. S. . O Estudo de caso do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC), São Paulo - Brasil.. In: IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios, 2015, Buenos Aires. Memorias de las IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios, 2015.

  • RODRIGUES, C. D. P. ; OLIVEIRA, J. T. A. ; THOMSON, C.R. . Em busca da comercialização de frango e ovos agroecológicos no Assentamento Sumaré II: os desafios da adequação às normas da produção orgânica. In: VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2015, Campinas. Anais da VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2015.

  • BERGAMASCO, S. M. P. P. ; BORSATTO, R. S. ; THOMSON, C.R. . O desafio de promover o desenvolvimento rural sustentável a partir da agricultura familiar: uma avaliação da política brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). In: IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios, 2015, Buenos Aires. Memorias de las IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios, 2015.

  • GONCALVES, G. ; THOMSON, C.R. . Da Educação Rural para uma Educação do Campo: a experiência de um curso Residência Agrária no estado de São Paulo. In: I Congresso Residência Agrária, 2015, Brasília. Anais do I Congresso Residência Agrária, 2015.

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. ; GRESPAN, D. . he Campinas and Region Natural Agriculture Association?s Participatory Guarantee System: a case study in Brazil.. In: ISOFAR SCIENTIFIC CONFERENCE AT ORGANIC 4th WORLD CONGRESS, 2014, Istambul. Building Organic Bridges - Thünen Rep 20,. Istambul: International Socienty of Organic Agriculture Reserarch,, 2014. v. 1. p. 88-88.

  • THOMSON, C.R. ; Sevá, J.T. . Movimentos sociais e Direito: Análise dos conflitos socioambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). In: II Congresso Nacional da Associação Brasileira de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), 2011, Porto Alegre. Anais do II Congresso Nacional da Associação Brasileira de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), 2011.

  • MOREIRA, J. G. ; THOMSON, C.R. ; VIEIRA, M. ; Teixeira, M. . Arquivo e memória dos trabalhadores no campo: a experiência do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo ? CPDA/UFRRJ.. In: 2o Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos Memória e Resistência, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 2o Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos Memória e Resistência, 2011.

  • GONCALVES, G. ; THOMSON, C.R. ; CARMO, M. S. . Da Educação rural para a Educação do Campo: a experiência de um curso de Residência Agrária no Estado de São Paulo.. In: III COPEX ? Congresso Paulista de Extensão Universitária I Conexão - Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2015, Santo André. ANAIS DO III COPEX ? Congresso Paulista de Extensão Universitária I Conexão - Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2015.

  • THOMSON, C.R. . A velhice e seus esterótipos. In: XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica Artística e Cultural (UFRJ), 2008, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos da XXX Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica Artística e Cultural (UFRJ), 2008.

  • BORSATTO, R. S. ; DUVAL, H. C. ; MEIRA, B. C. ; THOMSON, C.R. . UFSCar Agroecológica: uma Rede para Construção e Socialização do Conhecimento Agroecológico. Revista Brasileira. Cadernos de Agroecologia , 2018.

  • THOMSON, C.R. . Quadro histórico-institucional da Extensão Rural e Assistência Técnica no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. . Os mecanismos de controle da garantia da qualidade orgânica (OCS, SPG e Certificação por auditoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. . World Café: apresentação de trabalhos em grupo. Síntese de trabalho prático e debate de encerramento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. . Introdução à Sociologia Rural ? fundamentos teóricos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. . Sistemas Participativos De Garantia (SPGs) para o controle social da qualidade orgânica: uma comparação internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • THOMSON, C.R. . A regulamentação da produção orgânica no Brasil e as formas de Certificação Orgânica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. . As perspectivas e desafios da Assistencia Tecnica e Extensão Rural no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. . Estudo de caso do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC), São Paulo ? Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERGAMASCO, S. M. P. P. ; BORSATTO, R. S. ; THOMSON, C.R. . O Desafio de promover o desenvolvimento rural sustentável a partir da agricultura familiar: uma avaliação da política brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BERGAMASCO, S. M. P. P. ; BORSATTO, R. S. ; THOMSON, C.R. . Por uma nova extensão rural em bases agroecológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • THOMSON, C.R. ; ABREU, L. S. . The Campinas and Region Nautral Agriculture Association?s Participative Guarantee System: a case study in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • THOMSON, C.R. ; MOREIRA, J. G. ; VIEIRA, M. ; Teixeira, M. . Arquivo e memória dos trabalhadores no campo: a experiência do Núcleo de Pesquisa, documentação e Referência em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • THOMSON, C.R. . Movimento sociais e Direito: Análise dos conflitos socioambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • THOMSON, C.R. . Análise dos conflitos socioambientais decorrentes do emprego de agroquímicos e das atividades da indústria nuclear a partir dos documentos indexados ao banco temático do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • THOMSON, C.R. . A velhice e seus estereótipos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

THOMSON, C.R. . Plano de Negócio da Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras do Horto Vergel ? COOPERVEL. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Transição agroecológica da agricultura familiar na região de Campinas (SP): a práxis do ensino, pesquisa e extensão na Rede de Agroecologia da Unicamp, Descrição: A industrialização brasileira trouxe às cidades e ao campo impactos altamente negativos à sociedade e ao ambiente natural. A procura por soluções envolve não apenas a pesquisa por tecnologias menos impactantes, mas também no campo da política, atuar na direção de transformações no modelo atual do desenvolvimento do país. O presente projeto tem como foco principal fortalecer e desenvolver em profundidade as ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento sustentável, que vem sendo realizadas pela Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU), em parceria com diversos atores sociais e institucionais, além de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, agricultores e consumidores. Os objetivos específicos compreendem seis eixos envolvendo o fortalecimento e ampliação das ações da RAU, a organização dos agricultores na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e processos de comercialização, a saúde de trabalhadores, além do diagnóstico socioambiental da agricultura familiar em Sistema de Informação Geográfica (SIG) e formação e qualificação dos atores envolvidos. As ações a serem desenvolvidas tem como quadro teórico-metodológico a transição agroecológica para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis. O caráter multidimensional da Agroecologia está presente em todos os objetivos, bem como embasados na participação e emancipação da educação popular de Paulo Freire. A área de estudo compreende a Região Metropolitana de Campinas e seu entorno (RMC-E). Espera-se obter com os resultados do presente projeto uma contribuição efetiva para a transição à Agroecologia na direção de modelos socioambientais e econômicos mais sustentáveis para a RMC-E e para os agricultores e agricultoras familiares... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Carolina Rios Thomson - Integrante / Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco - Integrante / JJulieta Teresa Aier de Oliveira - Coordenador / Wilon Mazalla Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    UFSCar agroecológica: uma rede para a construção do conhecimento agroecológico, Descrição: O projeto objetiva implementar e fortalecer uma Rede de Agroecologia da UFSCar (NEA UFSCar Agroecológica) que exercerá a função de articular essas diferentes atividades de forma que todas se fortaleçam, bem como de melhor integrar as relações entre a Universidade com as organizações de pesquisa, extensão rural e de agricultores parceiros que atuam no entorno dos quatro campi, dentro de uma perspectiva de horizontalização dos processo de ensino-pesquisa e extensão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Rios Thomson - Integrante / Ricardo Serra Borsatto - Coordenador / Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Evaluation of Extension Reforms in Brazil, Descrição: Avaliar a partir de uma perspectiva interinstitucional as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural em cinco Territórios da Cidadania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carolina Rios Thomson - Integrante / Ricardo Serra Borsatto - Integrante / Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco - Coordenador., Financiador(es): International Food Policy Research Institute - Cooperação.

  • 2014 - Atual

    Avaliação de Políticas Públicas no Estado de São Paulo a partir dos Assentamentos Rurais, Descrição: A agricultura familiar desempenha um importante papel no meio rural brasileiro, sendo produtora de 70% dos alimentos, em média. Historicamente foi excluída das políticas públicas para o meio rural, tendo o início do reconhecimento da sua importância apenas na década de 1990, período em que foram formulados programas direcionados para essa categoria. Durante os últimos 10 anos houve uma maior preocupação para o seu reconhecimento e valorização através da criação de programas que ampliassem os canais de comercialização da sua produção. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo avaliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo através de metodologia de eficácia e coesão social de políticas públicas para a agricultura familiar, destacando seus impactos sobre a alimentação das entidades beneficiárias e a relação com a Agroecologia nos arranjos produtivos dos assentamentos. Complementarmente, será utilizada metodologia qualitativa e quantitativa através de questionários, entrevistas e depoimento oral. Pretende-se com essa pesquisa contribuir para a compreensão da importância das políticas públicas para a promoção dos agricultores familiares inseridos em diferentes ambientes socioprodutivos no estado do São Paulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Rios Thomson - Integrante / Ricardo Serra Borsatto - Integrante / Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco - Coordenador / JJulieta Teresa Aier de Oliveira - Integrante / Vanilde de Souza Esquerdo - Integrante / Wilon Mazalla Netto - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Mudanças e continuidades nos papéis de gênero, sexualidade, infidelidade e corpo, Descrição: A pesquisa tem como objetivo dar continuidade ao estudo desenvolvido, desde março de 2000, buscando analisar as representações de gênero presentes nos discursos de homens e mulheres das camadas médias da cidade do Rio de Janeiro. Busca-se compreender as mudanças e continuidades nos atuais relacionamentos afetivo-sexuais, verificando se aparece (ou não) evidências de uma "crise" nas relações entre os sexos. Focalizando a discussão de gênero, em torno de temas como família, novas conjugalidades, sexualidade, infidelidade e construção social do corpo, procura-se analisar, comparativamente, as expectativas, os estereótipos, os problemas, os arranjos conjugais e comportamentos sexuais de homens e mulheres de diferentes gerações. Também tem como objetivo compreender como homens e mulheres estão lidando com as mudanças que afetam os papéis de gênero, analisando-se como se dá a convivência entre modelos considerados tradicionais e "novos" modelos de conjugalidade. Para tanto, foram analisadas as respostas de questionários aplicados em 835 mulheres e 444 homens, de 18 a 50 anos, de nível superior, pertencentes às camadas médias urbanas do Rio de Janeiro, com renda superior a R$ 2.000,00. Como material secundário de análise, foram utilizadas matérias de jornais e revistas de grande circulação (Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Veja, Época, Istoé), de revistas femininas e de sites da Internet que abordam os temas da pesquisa. Pretende-se averiguar como a televisão tem retratado as mudanças nos relacionamentos conjugais e nos papéis de gênero, no Brasil. Na primeira fase da pesquisa, foi analisada a novela "Laços de Família", exibida na Rede Globo no ano de 2000. Também será elaborado um roteiro de questões a serem respondidas em entrevistas a serem realizadas por mulheres alemãs, com o objetivo de aprofundar comparativamente algumas das discussões já levantadas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Rios Thomson - Integrante / Mirian Goldenberg - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Menção Honrosa pela participação no Comitê da União Africana (UA) como delegada da Líbia - Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Organização das Nações Unidas (ONU).

2005

Prêmio de melhor delegado(a) pela participação no Conselho de Segurança Histórico como delegada da República de Cuba - Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas, Universidade Metodista Bennett (UNIBENNETT).

2005

Menção Honrosa pela participação na Comissão de Direitos Humanos como delegada das Filipinas - Modelo Intercolegial de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

2004

Menção Honrosa pela participação no Comitê Jurídico como delegada da Turquia - Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas, Universidade Metodista Bennett (UNIBENNETT).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Tempo Comunidade, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Participou da coordenação do curso, responsável pela coordenação das atividades de Tempo Comunidade dos 53 educandos participantes. As atividades desenvolvidas de Tempo Comunidade foram desenvolvidas em 12 assentamentos da Reforma Agrária do estado de São Paulo. Também auxiliou no desenvolvimento das atividades de Tempo Escola, prestação de contas e demais atividades.

    Atividades

    • 01/2015 - 06/2015

      Estágios , Faculdade de Engenharia Agrícola, .,Estágio realizado, Programa de Estágio Docente.

  • 2013 - 2014

    Empresa Brasil de Comunicação

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista - Cientista Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela organização arquivística e abastecimento do banco de dados da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). Coordenador: Marcelo Firpo de Souza

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Documentalista do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo. Coordenadora: Leonilde de Servolo Medeiros

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de capacitação docente, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Foi estagiária docente supervisionada de Ensino Médio na disciplina "Sociologia" da Escola Estadual Souza Aguiar. Professora responsável: Bruna Lucila dos Anjos

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação científica em pesquisa no Núcleo de Estudos em Sexualidade e Gênero (Neseg). Orientadora: Mirian Goldenberg

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Exerceu monitoria da Disciplina "Sociologia II". Professor responsável: Marco Aurélio Santana

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de coordenação de projeto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Organização e coordenação das atividades relacionadas à Rede UFSCar Agroecológica; assistente de coordenação de equipe de projeto, composta por alunos de graduação e mestrado. Coordenador responsável: Ricardo Serra Borsatto

    Atividades

    • 03/2016 - 06/2016

      Extensão universitária , Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza da UFSCAR.,Atividade de extensão realizada, Organização do curso para formação de agentes de ATER "'Formação de multiplicadores para a Agroecologia".

    • 01/2013 - 12/2013

      Estágios , Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Estágio realizado, Programa de Estágio Docente Supervisionado.