Eduarda Moro
Psicóloga e Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos. Pesquisa e interessa-se pelas temáticas relacionadas a subjetividade e processos de subjetivação, futebol e formação de atletas, psicologia do esporte. Foi coordenadora do grupo de estudos sobre futebol e futsal da Unochapecó.
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas
2020 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Alexandre Fernandes Vaz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em EDUCAÇÃO
2016 - 2018
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: ?PRA QUEM JOGA, TERMINAR O ENSINO MÉDIO JÁ É GRANDE COISA?: O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL DE BASE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR,Ano de Obtenção: 2018
Ireno Antônio Berticelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: processos de subjetivação; educação; futebol.
Graduação em Psicologia
2011 - 2015
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Título: Da categoria de base ao profissional: a constituição do eu dos jogadores de futebol
Orientador: Maria Carolina da Silveira Moesch
Formação complementar
2015 - 2015
Teorias e Técnicas em Psicanálise. (Carga horária: 30h). , Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Participação em eventos
Por que estudar futebol?. 2020. (Seminário).
Webinar Psicologia no futebol em tempos de pandemia: humanização vs intervenção. 2020. (Outra).
8 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão.DEIXA ELA JOGAR: A PRÁTICA DE FUTEBOL E FUTSAL FEMININO. 2018. (Seminário).
Café Filosófico - As Ciências da Natureza na Educação: Problemas, Perspectivas e Diálogos com as Ciências Sociais. 2018. (Outra).
Semana acadêmica do curso de tecnologia em gestão hospitalar. 2018. (Outra).
55 Congresso da UNE. 2017. (Encontro).
7 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão (SIEPE).Psicologia do esporte: conversinha de cinco minutos. 2017. (Seminário).
7 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão (SIEPE).Escola pra quê? Quero ser Neymar: um estudo sobre os efeitos de subjetivação no processo de escolarização dos jogadores de futebol de base de. 2017. (Seminário).
7 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2017. (Seminário).
Café Filosófico: Celebrando o qualis da Revista pedagógica - Reflexão semiótica das capas da revista. 2017. (Encontro).
Memórias e aprendizagens. 2017. (Outra).
XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. 2017. (Congresso).
Colóquio integrado das linhas de pesquisa do Programa de pós-graduação em Educação.Da Escola Para As Quatro Linhas: Os Sentidos Da Escola Para Os Jogadores De Futebol. 2016. (Outra).
Simpósio Catarinense de Psicologia do Esporte. 2016. (Simpósio).
VI Congreso ULAPSI. Diálogos e Intercambios de la Psicología en América Latina. 2016. (Congresso).
II Congresso Catarinense de psicologia, ciência e profissão. DA CATEGORIA DE BASE AO PROFISSIONAL: A CONSTITUIÇÃO DO EU DOS JOGADORES DE FUTEBOL. 2015. (Congresso).
II Congresso Catarinense de Psicologia, ciência e profissão. 2015. (Congresso).
X Semana Acadêmica do curso de Psicologia: Psicologia e Práticas Clínicas. 2015. (Outra).
I Encontro Catarinense de Ensino de Psicologia. 2014. (Encontro).
IX Semana Acadêmica do curso de Psicologia: Práticas da Psicologia, política e direitos humanos. 2014. (Outra).
Seminário Violências, Segurança Pública, Tecnologias e Inovação Social. 2013. (Seminário).
VII Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2012. (Outra).
VII Semana Acadêmica do Curso de Psicologia - minicurso. 2012. (Oficina).
Participação em bancas
MORO, E.; MOESCH, M. C. S.; GIRELLI, S.. Além da pedalada: o processo de subjetivação do atleta de alto rendimento praticante de ciclismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
Comissão julgadora das bancas
BERTICELLI, I. A.; BORTOLETO, E.;CAVAGNOLI, M.; VAZ, A. F.. Pra quem joga, terminar o enino médio já é grande coisa: o processo de subjetivação do jogador da base e sua relação com a educação escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
BERTICELLI, I. A.; VAZ, A. F.; CAVAGNOLI, M.; BORTOLETO, E. J.;SANTOS, C.. "PRA QUEM JOGA, TERMINAR O ENSINO MÉDIO JÁ É GRANDE COISA": O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL DE BASE E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
BERTICELLI, I. A.; BORTOLETO, Edivaldo J.; CAVAGNOLI, M.; VAZ, A. F.. Pra quem jog a, terminar o ensino médio já é grande coisa: o processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
BERTICELLI, I. A.;BORTOLETO, E. J.; CAVAGNOLI, M.; VAZ, A. F.. Pra quem joga, terminar o Ensino Médio já é grande coisa: o processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
BERTICELLI, Ireno A.; PESCA, Andréa D.;BERNARDI, Luci T. M. S.. Da escola para as quatro linhas: os sentidos da educação escolar para jogadores de futebol. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
BERTICELLI, I. A.;VAZ, Alexandre Fernandez; CAVAGNOLI, M.; BORTOLETO, E. J.. "Pra quem joga, terminar o ensino médio já é grande coisa?: o processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
TORRI, Danielle; GIGLIO, Sérgio Settani; CONCEIÇÃO, Daniel Machado da;VAZ, Alexandre Fernandez. Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e a bola nos pés. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TORRI, Danielle; VAZ, A. F.; GIGLIO, Sérgio Settani;MACHADO DA CONCEIÇÃO, DANIEL. Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e a bola nos pés. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VAZ, A. F.; TORRI, D.; Daniel Machado da Conceição; GIGLIO, S. S.;MEZZAROBA, Cristiano. Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e a bola nos pés. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Pessoas em situação de rua: cartografando agenciamentos e afecções na constituição de um território existencial; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Eduarda Moro;
Foi orientado por
Pra quem joga, terminar o ensino médio já é grande coisa: o processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó,; Orientador: Ireno Antônio Berticelli;
O Sonho de ser um produto: a produção do jogador de futebol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Orientador: Maria Carolina da Silveira Moesch;
Por uma formação em futebol-menor: as possibilidades e potencialidades do trabalho interdisciplinar na formação clubística de futebol; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
CAVAGNOLI, M. ; MOTERLE, R. ; MORO, EDUARDA . Pessoas em situação de rua: cartografando um território existencial. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 72, p. 88-104, 2020.
-
MORO, EDUARDA ; BERTICELLI, IRENO ANTÔNIO . Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares. REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR (IMPRESSO) , v. 18, p. 122-139, 2019.
-
BONAMIGO, I. S. ; TONDIN, C. F. ; SZYTKO, M. ; MORO, E. ; RAMOS, T. ; BIAZI, G. . Circulação de crianças e adolescentes na rede tecida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 15, p. 1345-1362, 2015.
-
MORO, E. ; BERTICELLI, I. A. . Da escola sem sentido para uma escola futebolística. In: Ivan Luís Schwengber; Rosilei Gugel Ficagna; Leonel Piovenzana; Ivo Dickmann; Jandrei Maciel. (Org.). Pesquisa na pós-graduação em educação: novos horizontes. 1ed.Chapecó: Argos, 2018, v. 1, p. 367-384.
-
MORO, E. . Jovens jogadores-sonhadores: entre o sonho, a bola, a lei e a escola. In: Cláudia Fuchs; Ivan Schwergber; Jenerton Arlan Schutz.. (Org.). Educação em debate: cercanias da pesquisa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 413-424.
-
MORO, EDUARDA . Sobre a 'vida acadêmica'. Pensar a educação - em pauta, 24 abr. 2020.
-
MORO, E. ; ZARDO, P. A. ; MOESCH, M. C. S. ; PASINATO, G. ; CEREJO, J. ; SANDERS, C. C. ; SARTORI, D. . DEIXA ELA JOGAR: A PRÁTICA DE FUTEBOL E FUTSAL FEMININO. In: 8 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão, 2018, Chapecó. Anais do 8 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, 2018. v. 1.
-
MORO, E. ; BERTICELLI, I. A. . '- É melhor você estudar em uma escola que seja mais fácil pra você': um estudo sobre os efeitos subjetivos no processo de escolarização do jogador de futebol de base. In: 8 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão (SIEPE), 2018, Chapecó. Anais do 8 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, 2018.
-
MORO, E. ; BERTICELLI, I. A. . ESCOLA PRA QUÊ? QUERO SER NEYMAR: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DE SUBJETIVAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE BASE. In: 7 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão, 2017, Chapecó. Anais do 7 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, 2017.
-
TESSARO, M. ; MORO, E. . VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA. In: 7 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão (7 SIEPE), 2017, Chapecó. Anais do 7 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, 2017.
-
MORO, E. ; MOESCH, M. C. S. . PSICOLOGIA DO ESPORTE: CONVERSINHA DE CINCO MINUTOS. In: 7 Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão, 2017, Chapecó. Anais do 7 Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, 2017.
-
MORO, E. ; SZYTKO, M. ; MOESCH, M. C. S. . O sonho de ser um produto: a produção dos jogadores de futebol. In: VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Chapecó. Anais do VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó. Chapecó: Argos, 2016. p. 88-89.
-
MORO, E. ; BERTICELLI, I. A. . ?- É MELHOR VOCÊ ESTUDAR EM UMA ESCOLA QUE SEJA MAIS FÁCIL PRA VOCÊ?: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL DE BASE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORO, E. . Da escola para as quatro linhas: os sentidos da educação escolar para o jogador de futebol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORO, E. . O sonho de ser um produto: a produção dos jogadores de futebol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MORO, E. ; CORBELLINI, F. ; CEREJO, J. . As possibilidades de atuação do psicólogo do esporte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Circulação de crianças e adolescentes na rede tecida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Descrição: Objetivo Geral: Analisar as implicações do PETI no cotidiano de crianças, adolescentes que dele participam e suas famílias. Objetivos específicos: Compreender o funcionamento do Programa; verificar o processo de participação da criança/adolescente e sua família em atividades do Programa; identificar as mudanças na vivência cotidiana da criança/adolescente e sua família decorrentes de sua inserção no PETI, no que diz respeito à escola, lazer, trabalho e família; verificar os benefícios decorrentes do PETI, na opinião dos monitores, crianças, adolescentes e famílias, especialmente aqueles voltados à prevenção e enfrentamento de situações de violências; compreender os significados atribuídos ao PETI por crianças/adolescentes, pais/ responsáveis e monitores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduarda Moro - Integrante / Misael Szytko - Integrante / Irme Salete Bonamigo - Coordenador / Celso Francisco Tondin - Integrante / Tiago Ramos - Integrante / Giovane Biazi - Integrante., Financiador(es): Constituição do Estado de Santa Catarina - Artigo 170 - Bolsa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2016
Prêmio Produção Acadêmica VI Seminário integrado de ensino, pesquisa e extensão, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Comunitária da Região de ChapecóVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Universidade Comunitária da Região de ChapecóVínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora
Outras informações:
Tutora no projeto de Vivência Interdisciplinar e Multiprofissional - VIM 2017.
2017 - 2017
Universidade Comunitária da Região de ChapecóVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio de docência realizado no curso de Psicologia na disciplina de Métodos de observação e produção do conhecimento II
Atividades
-
09/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Unochapecó.,Linhas de pesquisa
2018 - 2019
Centro Catarinense de Educação SuperiorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de psicologia organizacional, Carga horária: 4
2020 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Você é Eduarda Moro?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduarda Moro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?