Cassiana Rodrigues Alves Silva

Cassiana Rodrigues Alves Silva é mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Foi orientada pelo Prof. Dr. Marcos Lanna e defendeu a dissertação "O meu 'rolê' na raça: intersecções entre adolescentes, gênero e raça". Possui os títulos de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Em 2017 atuou como docente no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio EPSJV/Fiocruz- RJ. Em 2014 atuou como orientadora de aprendizagem no mesmo programa. 2015 a 2017 atuou como pesquisadora na unidade de Cooperação Social/Presidência FIOCRUZ acompanhando a implantação de projetos de geração de trabalho e renda junto às unidades da FIOCRUZ. 2014 a 2015 atuou como educadora de projetos no Museu de Arte do Rio no âmbito do programa Vizinhos do MAR. 2011 a 2013 integrou o coletivo de monitores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/UNICAMP. 2008 a 2009 realizou a pesquisa de iniciação científica "Capoeira no Brasil: do código penal ao Ministério da Cultura" (Cnpq,). 2007 desenvolveu a pesquisa histórica-etnográfica "Só Mandinga" projeto premiado pelo edital Capoeira Viva 2006 (Ministério da Cultura, coordenação técnica do Museu da República e patrocínio Petrobrás). 2007 a 2009 integrou o grupo de pesquisa ?Mídia, música e contemporaneidade? coordenado pela Profª Drª Rita de Cássia Lahoz Morelli. 2006 a 2007 atuou como pesquisadora no projeto temático ?Mídia, Sociedade e Política: TV Brasileira e Padrões de Comportamento Social e Político da Década de 1950 ao ano 2000? realizado pelo Centro de Estudos de Opinião Pública CESOP/UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Antropologia Social

2011 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: O meu "rolê" na raça: intersecções entre adolescentes, gênero e raça,Ano de Obtenção: 2014
Marcos Pazzanese Duarte Lanna.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: gênero; raça, gênero e afetividade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2009

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2008

Universidade Estadual de Campinas
Título: Capoeira no Brasil: do Código Penal ao Ministério da Cultura
Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Economia Feminista e Economia Solidária. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Introdução às literaturas de Angola e Moçambique. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação de Monitores da Incubadora ITCP. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Formação para a Cidadania da Mulher Negra. (Carga horária: 72h). , Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras de São Paulo, APSMNSP, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Capoeira Só Mandinga. (Carga horária: 42h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Felipe Eugênio ; SILVA, C. . Seminário Literatura no Dente. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Feminismo, Economia Solidária e Soberania Alimentar. 2011. (Seminário).

Michel Foucault: por uma vida não fascista. 2008. (Simpósio).

Workshop Educação, Ciência & Tecnologia e Sustentabilidade. 2008. (Oficina).

3º Congresso Latino-americano de Ciência Política. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Liliana Lopes Sanjurjo

LANNA, M. P. D.;SANJURJO, L; FONSECA, D. J.. No Rolê da Raça: Intersecções entre juventude, gênero e raça. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Omar Ribeiro Thomaz

THOMAZ, O. R.. Capoeira no Brasil: do Código Penal ao Ministério da Cultura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rita de Cássia Lahoz Morelli

Capoeira no Brasil: Do Código Penal ao Ministério da Cultura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp; Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli;

Rita de Cássia Lahoz Morelli

Capoeira no Brasil: Do Código Penal ao Ministério da Cultura; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp; Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli;

Marcos Pazzanese Duarte Lanna

O meu rolê na raça; intersecções entre adolescência, gênero e cor; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Marcos Pazzanese Duarte Lanna;

Norma Wucherpfennig

Programa de Apoio Didático (PAD); 2010; Orientação de outra natureza; (Disciplinas de Línguas) - Centro de Ensino de Línguas, Unicamp, Pró-Reitoria de Graduação, Unicamp; Orientador: Norma Wucherpfennig;

André Luís de Oliveira Mendonça

Maternidade à Luz da Decolonialidade; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, C. . O meu "rolê" na raça: intersecções entre adolescentes, gênero e raça,Ano de Obtenção. 1. ed. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

  • SILVA, C. . Narrativas em preto e branco: relatos etnográficos sobre as noções de raça e gênero. In: Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos, 2013, Florianópolis. Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos, 2013.

  • SILVA, C. . Cor da pele e realização afetiva: um estudo sobre as noções de raça e gênero. In: Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - UDESC, 2012, Niterói - RJ. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - UDESC. Florianópolis - SC: UDESC, 2012.

  • SILVA, C. . Autogestão no canteiro de obra: a experiência de uma cooperativa de trabalhadores da construção civil. In: VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais, 2011, João Pessoa. Círculo de Diálogo Educação Popular, Trabalho e Economia Solidária, 2011.

  • SILVA, C. . Cor da pele e realização afetiva: um estudo sobre as noções de raça e gênero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. . 'Cor da pele e realização afetiva: um estudo sobre as noções de raça e gênero'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, C. . Educação Popular e Economia Solidária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, C. . Articuladora Local. 2015.

SILVA, C. . Oficina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Saberes da experiência: sistematização do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, Descrição: A educação popular, considerada uma práxis político-pedagógica, tem fomentado ricas e importantes reflexões e ações no campo da saúde pública, fortalecendo a luta pelo direito à saúde. O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (Edpopsus), desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, em parceria com o Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa, figura como uma das principais estratégias de Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Organizado em seis Eixos Temáticos soma um total de 160 horas e destina-se prioritariamente à formação de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância em Saúde e lideranças de movimentos sociais. São ofertadas sete mil vagas em treze estados da federação, no período de 2016 a 2018. Este projeto apresenta uma proposta de investigação e sistematização da experiência do curso. Busca-se compreender as potencialidades e os limites do Edpopsus na transformação das práticas de educação e cuidado no campo da saúde e no fortalecimento da participação social/popular. Quanto à abordagem metodológica, discute-se as noções de experiência e narrativa, buscando problematizar a importância da sistematização como um processo de produção de conhecimento. Quanto aos métodos e técnicas de pesquisa, serão analisados os documentos gerados no desenvolvimento do curso (cartas dos educandos, diários dos encontros, relatórios de educadores e coordenadores) e serão realizados grupos focais e entrevistas com educadores e educandos. Espera-se compreender de que forma os saberes que surgiram da experiência do Edpopsus colaboram com a implementação e fortalecimento da PNEPS-SUS e se promovem mudanças nas concepções e, consequentemente, nas práticas educativas dos egressos do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2007

    Mídia, Sociedade e Política: TV brasileira e padrões de comportamento social e político da década de 1950 ao ano 2000, Descrição: Projeto vinculado ao Centro de Estudos de Opinião Pública - CESOP - cujo objetivo era promover debates sobre os distintos cenários sociais brasileiros ao longo de cinquenta anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cassiana Rodrigues Alves Silva - Coordenador / Rachel Meneguello - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Capoeira Viva 2006, Ministério da Cultura, Petrobrás.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2015

    Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: educadora

    Atividades

    • 10/2010 - 10/2015

      Extensão universitária , Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, .,Atividade de extensão realizada, Realização de oficinas que abordavam os temas de cooperativismo, tecnologia social, planejamento econômico, saúde do trabalhador nas cadeias produtivas de construção civil, agricultura familiar e triagem de materiais recicláveis.

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: graduação, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Atuou na Coordenadoria de Relações Internacionais atendendo ao público e à demanda serviço desse órgão.

  • 2014 - 2015

    Museu de Arte do Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora de Projetos, Carga horária: 40

  • 2018 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessora da Coodernação Nacional do EdpopSUS, Carga horária: 40

  • 2018 - 2018

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador Popular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuou como educadora popular em saúde no Programa de Qualificação Profissional de Educação Popular em Saúde

  • 2015 - 2017

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-extensionista, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisadora da Coordenadoria de Cooperação Social/Presidência-Fiocruz. Responsável por acompanhar a implantação de projetos de geração de trabalho e renda, do acordo firmado entre Fiocruz, Fiotec e BNDES.

    Atividades

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Popular em Saúde

    • 06/2016 - 12/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Popular em Saúde

    • 12/2016 - 07/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.,Atividade realizada, Educadora Popular do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde.