Gilton Cruz dos Santos

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Na mesma instituição tornou-se bacharel. (2015). É especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (2016). Atualmente, é aluno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) e atua como professor da Educação Básica nas redes pública e privada.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais

2019 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: Potencialidades do ensino-aprendizagem através da categoria região no ensino fundamental II,Orientador:
Dr.ª Simone Santos de Oliveira.Palavras-chave: Região; Ensino; Fundamental II.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia

2015 - 2016

Centro Universitário Internacional
Título: A importância da cartografia no ensino médio, nas disciplinas de História e Geografia.
Orientador: Ms. Thiago Kich Fogaça

Graduação em Bacharelado em Geografia

2014 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo Preliminar da Vegetação na Reserva da Sapiranga, Litoral Norte, Bahia
Orientador: Dr. Alisson Duarte Diniz

Graduação em Geografia

2009 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Dr. Alisson Duarte Diniz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PROST, C. ; SANTOS, G. C. . II Seminário Nacional Espaços Costeiros. 2013. (Outro).

SANTOS, G. C. ; Gilton Santos . I Seminário Costeiro. 2011. (Outro).

SANTOS, G. C. . I Seminário Semiárido Baiano. 2011. (Outro).

MAIA, D. C. ; SANTOS, G. C. . I Seminário de Ensino de Geografia da UFBA. 2011. (Outro).

MAIA, D. C. ; SANTOS, G. C. . Dia do Geógrafo. 2011. (Outro).

SANTOS, G. C. . XXVIII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2011. (Outro).

SANTOS, G. C. . III Seminário de Estudos /ambientais e Ordenamento Territorial. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias - CINTERGEO, VI Simpósio de Cartografia para Escolares - SIMCAES e VII Encontro de Pesquisadores da Rádio ? RÁDIO, realizados no período de 27 a 29 de maio de 2019, em Salvador/ Bahia.. ?A CATEGORIA REGIÃO NAS OBRAS DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA:UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO (PNLD)?.. 2019. (Congresso).

III Seminário Internacional Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.?A CATEGORIA TERRITÓRIO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PNLD?. 2019. (Seminário).

1º Concurso Literário Nacional Milton Santos. 2014. (Seminário).

"Contribuição a Geografia Brasileira. Encontro de Gerações".. 2013. (Seminário).

Salvador: Das origens de seus terrenos à escarpa da falha, e ao avanço sobre a planície litorânea.. 2013. (Oficina).

Seminários de Estudos Agrários - Bahia: Seca e Produção de alimentos. 2013. (Seminário).

Urbanização de favelas, dinâmicas espaciais e a politica de habitação atual. 2013. (Seminário).

Clima urbano e Planejamento. 2012. (Outra).

II Seminário Baiano do PIBID /IAT. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional, Estado, Território e Desenvolvimento: Contradições,desafios e perrspectivass ,. 2012. (Seminário).

Seminário Nacional "caminhos de Ab´Saber. Caminhos do Brasil".. 2012. (Seminário).

Dia do Geógrafo. 2011. (Seminário).

II Seminário Aberto dos Grupos de Estudos Urbanos-GEU. 2011. (Seminário).

I Seminário de Ensino em Geografia na UFBA.Participante e Monitor. 2011. (Seminário).

I Seminário Semiárido Baiano. 2011. (Seminário).

Mineração e Desenvolvimento: Exploração no subsolo e conflitos na superfície. 2011. (Outra).

NIEAIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Integrados no Semiárido).NIEAIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Integrados no Semiárido). 2011. (Outra).

Seminário Dez anos sem Milton Santos. 2011. (Seminário).

"Decifrando o Arcgis - Nível Básico". 2010. (Oficina).

II Seminário PIBID-UFBA-Valorização da Docência: Diálogo entre Universidade e Escola.A Intervenção do PIBID Geografia no Processo de Elaboração de Materiais Paradidáticos e Atividades Complementares como Possibilidade de Melhoria do Ensino Básico nos Colégios Estaduais Manoel Novaes e Luis Viana.. 2010. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte..I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte.. 2010. (Simpósio).

Minicurso Literatura afro- Brasileira.Minicurso Literatura afro- Brasileira. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Dagnone Malavski

MALAVSKI, P. D.; DINIZ, A. D.; GUIMARAES, J. K.. Estudo preliminar da vegetação da Reserva de Sapiranga, Litoral Norte - BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Aparecida Procópio da Silva Scheer

Programa de Incentivo à Docência; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer;

Simone Santos de Oliveira

POTENCIALIDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CATEGORIA REGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET)) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, G. C. ; OLIVEIRA, S. S. . 'A categoria Região nas obras didáticas de Geografia: Una análise a partir do Programa Nacional do Livro (PNLD)'.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, G. C. ; OLIVEIRA, S. S. . A CATEGORIA TERRITÓRIO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PNLD.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Carlos Bename ; Claudemir Assunção ; SANTANA, E. ; SANTOS, G. C. ; Passos,J. ; LIMA,J. ; M,LARA. ; L,LEANDRO ; B,MARIANA ; A,THIAGO. . Potencialidades do Sertão Nordestino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Pibid/Geografia, Descrição: Programa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES. Atuação em 05 escolas públicas estaduais de Salvador, com 25 bolsistas de graduação e 05 supervisores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilton Cruz dos Santos - Coordenador / Wendel Henrique Baumgartner - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Programa institucional de bolsa à iniciação à docência - PIBID - UFBA - Geografia, Descrição: Atualmente o Parque Metropolitano de Pituaçu é uma exceção paisagística nos grandes centros urbanos, em função da presença de remanescentes florestais de Mata Atlântica e pela presença de uma grande lagoa, criada artificialmente em 1906 para o abastecimento de água de Salvador. Esta unidade de conservação possui espaços para o lazer e a prática de exercícios físicos para seus visitantes. Possui uma bela infra-estrutura, com lanchonete, sanitários, brinquedos infantis, com destaque para o museu ao ar livre do artista plástico Mario Cravo. O estudo do meio é um método de estudo interdisciplinar que tem como objetivo proporcionar aos alunos e professores o contato com uma realidade externa a sala de aula, podendo ser realizado em todos os níveis de ensino. Este projeto educativo é o objetivo no ano de 2012 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Dentre os objetivos a serem alcançados, pretende-se fortalecer o ensino de Geografia Escolar em duas escolas públicas de Salvador, visando a assimilação de conteúdos disciplinares e interdisciplinares, tais como água, lazer, economia, consciência ambiental, bacia hidrográfica, assoreamento, abastecimento de água, urbanização e poluição, ou seja, como a relação sociedade e natureza pode ser analisada no cotidiano do Parque de Pituaçu. O trabalho de campo será realizado visando à aplicação de entrevistas para os usuários do parque e para que os alunos desenvolvam a percepção ambiental. A sistematização dos dados da pesquisa será realizado através de vídeos-documentários elaborados pelos alunos do 1 ano do Ensino Médio e posteriormente trabalhados em sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem o intuito de sensibilizar os soteropolitanos para a conservação da natureza e valorização destas áreas verdes, responsáveis pela manutenção da qualidade de vida dos moradores de Salvador. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilton Cruz dos Santos - Integrante / Diego Corrêa Maia - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    O ensino da Geografia Física no contexto da Matéria Geografia nas escolas da rede estadual nas três séries do Ensino Médio na cidade de Salvador, Descrição: Projeto de extensão desenvolvido junto a duas escolas do ensino médio de Salvador. Futuramente pretende-se ampliar o número de escolas trabalhadas. O objetivo é tornar as aulas de geografia mais interessantes, com materiais didáticos diferenciados elaborados pelos alunos bolsistas (12) do Programa de Incentivo à Docência - PIBID/CAPES/MEC... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilton Cruz dos Santos - Coordenador / Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2013

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

2013 - 2017

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Professor Monitor, Enquadramento Funcional: Professor / Monitor, Carga horária: 20