Zelma Regina Bosco

Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atualmente é Coordenador Pedagógico da Prefeitura Municipal de Campinas, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Aquisição da Linguagem- IEL/Unicamp, Professor participante da Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador associado do Centro de Pesquisas CEFIEL - UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:aquisição da linguagem, escrita, desenho e escrita, nome próprio, significante.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1999 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: A errância da letra: o nome próprio na escrita da criança
Maria Fausta Pereira de Castro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: aquisição da linguagem; escrita; desenho e escrita; nome próprio; significante.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição da Linguagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição da Linguagem. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição da Linguagem.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso de Leitura do Brasil. Língua(gem), Escrita e Criança na Escola. 2009. (Congresso).

IX Jornada Corpolinguagem/ II Encontro OutrArte.Entre o poético e o jogo dos significantes: a letra na escrita da criança. 2009. (Encontro).

70 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas.Linguagens, Letramento e Educação. 2009. (Outra).

Rendez-vousacadémique en petit comité, El Legado de Ferdinand de Saussure sobre la subjetividade y el lenguage.Aquisição da escrita na pré-escola: a relação sujeito e língua em questão. 2008. (Encontro).

53. Seminários do GEL.Reflexões sobre a escrita pré-escolar. 2005. (Seminário).

6. Encontro do CELSUL.Sobre a textualidade nas manifestações lingüísticas infantis. 2004. (Encontro).

III Congresso Internacional da Abralin. Desenho, letra: uma questão de leitura. 2003. (Congresso).

GEL.Sobre a legibilidade na escrita infantil. 2003. (Seminário).

XVI Seminário do CELLIP.O texto infantil e sua relação com outros textos. 2003. (Seminário).

2. Seminário Internacional da Educação/14. COLE.Fatos de língua e de discurso: abordagem do curso de extensão do IEL/Unicamp. 2003. (Seminário).

6. Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.A criança, seu nome e a aquisição da escrita. 2003. (Encontro).

Seminário Comem. 25 anos Projeto de Aq. da Linguagem.Notas sobre o nome próprio em aquisição da escrita. 2002. (Seminário).

50. Seminário do GEL.Com as letras do nome. 2002. (Seminário).

XI Simpósio de Educação e Encontro de Professores.Desenho e Escrita. 2002. (Simpósio).

XI Simpósio de Educação e Encontro de professores.O jogo dos significantes, na infância da letra. 2002. (Simpósio).

5. Encontro do Celsul.Escrevendo com as letras do nome. 2002. (Encontro).

II Congresso Internacional ABRALIN. Sobre a infância da Letra. 2001. (Congresso).

Seminário do GEL.Um desenho, uma letra... uma (outra) questão sobre a escrita. 2000. (Seminário).

4. Encontro do Celsul.Do traço à letra. 2000. (Encontro).

5. Encontro Nacional sobre Aquisição da linguagem.Um novo olhar sobre o desenho e a escrita. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Helena Maria Ferreira

BOSCO, Z. R.; Maria Francisca Lier-De Vitto; Lourdes Maria de Andrade Pereira; Suzana Carielo da Fonseca; Sueli Maria Coelho. Lição de casa: considerações sobre a relação criança/escrita. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rosa Cristina Mariano

BOSCO, Z. R.; SILVEIRA, E. M.. Saussure entre o CLG e os seus leitores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

Aluno: Bruna A

BOSCO, Z. R.; SILVEIRA, E. M.. de C. Lopes Santana.O caráter imprescindivelmente parcial da Lingüística. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

Aluno: Mariana Luz de Oliveira

BOSCO, Z. R.; SILVEIRA, E. M.. O cantinho da leitura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

Aluno: Ana Carolina Ferrioli Helene

BOSCO, Z. R.; SILVEIRA, E. M.. A produção de textos nas 4a e 5a séries do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Thereza Guimaraes de Lemos

CASTRO, M. F. P.; BORGES, S. X. A.; FARIA, N. R. B.; Veras, Viviane;LEMOS, C. T. G.. A Errância da Letra: O nome próprio na escrita da criança. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

NÚBIA RABELO BAKKER FARIA

FARIA, N. R. B.; CASTRO, M. F. C. P.; LEMOS, C. T. G.; BORGES, S. X. A.; VERAS, M. V. A.. A errância da letra: o nome próprio na escrita da criança. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Viviane do Amaral Veras

VERAS, Viviane; CASTRO, M. F. P.. A errância da letra: O nome próprio na escrita da criança. 2005 - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Viviane do Amaral Veras

VERAS, Viviane. O nomadismo da letra: a criança, o seu nome e a escrita. 2004 - Universidade Estadual de Campinas.

Sonia Xavier de Almeida Borges

BORGES, S.. No jogo dos significantes, a infância da letra. 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Sonia Xavier de Almeida Borges

BORGES, S.. A errãncia da letra: o nome próprio na escrita da criança. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.. A história da escrita perspectiva linguística. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.. Com as letras do nome no limite do sentido. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

LEMOS, Claudia Thereza Guimaraes de; ABAURRE, Maria Bernadete Marques;Pereira Castro, Maria Fausta; MOTA, Sonia Borges Vieira da. No Jogo dos Significantes, a Infância da Letra. 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

Pereira Castro, Maria Fausta; LEMOS, Claudia Thereza Guimarães de; BORGES, S.; FARIAS, N.; VERAS, V.. A errância da letra: o nome próprio e a escrita da criança. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

Pereira Castro, Maria Fausta. O nomadismo da letra: a criança, seu nome e a escrita. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Bernadete Marques Abaurre

ABAURRE, M. B. M.. No jogo dos significantes: a infância da letra.. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Mónica Graciela Zoppi Fontana

ZOPPI FONTANA, M.G.; GUIMARÃES, Eduardo Rj. COM AS LETRAS DO NOME. NOS LIMITES DO SENTIDO. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

A Língua(gem) na escola; Início: 2011; Universidade Estadual de Campinas;

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

No jogo dos significantes, a infância da letra; 1999; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro;

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

A errância da letra: o nome próprio na escrita da criança; 2005; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro;

Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

O (Re)nascimento da escrita na criança e na história; 2007; Universidade Estadual de Campinas,; Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOSCO, Z. R. . Aquisição de escrita: A relação sujeito e língua em questão. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , v. 52(1), p. 163-176, 2010.

  • BOSCO, Z. R. . A errência da letra: o nome próprio na escrita da criança. Sínteses (UNICAMP) , v. 11, p. 99-107, 2006.

  • BOSCO, Z. R. . A criança, seu nome e a aquisição da escrita. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS) , Programa de P.G. em Letras PUC, v. 1, p. 151-154, 2005.

  • BOSCO, Z. R. . Notas sobre o nome próprio na aquisição da escrita. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , v. 47, p. 99-107, 2005.

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a legibilidade na escrita infantil. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 1, p. 231, 2003.

  • BOSCO, Z. R. . Com as letras do nome. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 1, p. 86, 2002.

  • BOSCO, Z. R. . Um novo olhar sobre o desenho e a escrita. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 125, p. 633-639, 2001.

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a infância da letra. ABRALIN (Curitiba) , Fortaleza CE, v. I, n.26, p. 307-309, 2001.

  • BOSCO, Z. R. . Um desenho, uma letra... uma (outra) questão sobre a escrita. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 1, p. 291, 2001.

  • BOSCO, Z. R. . Um desenho, uma letra... uma questão sobre a escrita. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 29, p. 211-216, 2000.

  • BOSCO, Z. R. . No jogo dos significantes: a infância da letra. Sínteses (UNICAMP) , v. 5, p. 111-118, 2000.

  • BOSCO, Z. R. . A errância da letra: o nome próprio na escrita da criança. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2009. v. 1000. 283p .

  • BOSCO, Z. R. . Narrar, desenhar, brincar... fazendo a diferença na educação infantil. Campinas?SP: CEFIEL/IEL/UNICAMP/MEC, 2007. 72p .

  • BOSCO, Z. R. . A criança na linguagem: a fala, o desenho e a escrita. 1. ed. Campinas: CEFIEL/ UNICAMP/MEC, 2005. v. 1. 64p .

  • BOSCO, Z. R. . No jogo dos significantes, a infância da letra. Campinas/São Paulo: Pontes/Fapesp, 2002. v. 01. 159p .

  • BOSCO, Z. R. . Um olhar sobre a reflexividade na aquisição da linguagem escrita. In: XV Congresso Internacional da Asociação de Lingüística e Filologia de América Latina, 2008, Montevideo. XV ALFAL. Montevideo Uruguai: ALFAL, 2008.

  • BOSCO, Z. R. . Algumas reflexões sobre a aquisição da escrita e seus efeitos nas práticas de alfabetização. In: GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos - São Paulo, 2006, Araraquara. Anais do 54.Encontro do GEL.

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a legibilidade na escrita infantil. In: GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos, 2004, Taubaté. Estudos Lingüísticos XXXIII, 2004.

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a textualidade nas manifestações lingüísticas infantis. In: 6. CELSUL -Centro de Estudos Lingüísticos do Sul, 2004, Florianópolis. 6. CELSUL - Centro de Estudos Lingüísticos do Sul. v. 1. p. 204-204.

  • SALEH, P. B. O. ; BOSCO, Z. R. . O texto infantil e sua relação com outros textos. In: CELLIP, 2003, Londrina. Anais do XVI Seminário do Cellip, 2003.

  • BOSCO, Z. R. . Desenho, letra: uma questão de leitura. In: III Congresso Internacional da Abralin, 2003, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional da Abralin, 2003.

  • BOSCO, Z. R. . Com as letras do nome. In: GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos, 2002, São Paulo. Estudos Lingüísticos- 50 GEL. São Paulo: USP, 2002.

  • BOSCO, Z. R. . Notas sobre o nome próprio na aquisição da escrita. In: Seminário Comemorativo 25 anos do Projeto de Aquisiçãod a Linguagem, 2002, Campinas. Seminário Comemorativo 25 anos do Projeto de Aquisição da Linguagem.

  • BOSCO, Z. R. . Escrevendo com as letras do nome. In: 5. CELSUL -Centro de Estudos Lingüísticos do SUL, 2002, Curitiba. 5. CELSUL - Centro de Estudos Lingüísticos do SUL-Programação e resumos. v. 1. p. 58-59.

  • BOSCO, Z. R. . Do traço à letra. In: 4o. Encontro do Celsul, 2001, Curitiba. Anais do 4o. Encontro do Celsul -Curitiba 2001, 2000.

  • BOSCO, Z. R. . Um desenho, uma letra... uma (outra) questão sobre a escrita. In: GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Est. S. Paulo, 2000, Assis. Estudos Lingüísticos XXIX, 1999. v. 29. p. 211-216.

  • BOSCO, Z. R. . A criança, seu nome e a aquisição da escrita. In: 6. Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem, 2005, Porto Alegre. Livro de Resumos - 6. Encontro Nacional sobre aquis. da linguagem. Porto Alegre: Programa de Pós -Graduaçõa em Letras-PUCRS, 2003. p. 59-59.

  • BOSCO, Z. R. . Reflexões sobre a escrita pré-escolar. In: GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos, 2005, São Carlos. Resumos - 53. Seminário do GEL -2005, 2005. p. 352-352.

  • BOSCO, Z. R. . Fatos de língua e de discurso: abordagem do curso de extensão do IEL. In: 2. Seminário Internacional de Educação/ 14o. COLE, 2003, Campinas. Caderno de Resumos do 2. Seminário Intern. de Educação/ 14. COLE, 2003. p. 39-39.

  • BOSCO, Z. R. . Um novo olhar sobre o desenho e a escrita. In: 1o. Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem, 2001, Porto Alegre. Resumos 5. Enal/1. EIAL. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. p. 58-59.

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a infância da letra. In: Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza. Programa e Resumos do II Congresso Internacional da Abralin. Fortaleza: Imprensa Universitária UFC, 2001. p. 131-131.

  • BOSCO, Z. R. . Entre o poético e o jogo dos significantes: a letra na escrita da criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Língu(gem), Escrita e Criança na Escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Um olhar sobre a reflexividade na aquisição da linguagem escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOSCO, Z. R. . Aquisição da escrita na pré-escola: a relação sujeito e língua em questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Alfabetização, aquisição da linguagem e texto na escola: algumas palavras para o professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOSCO, Z. R. . Diretrizes Curriculares para o Trabalho Pedagógico com Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOSCO, Z. R. . A errância da letra na escrita infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOSCO, Z. R. . Algumas reflexões sobre a aquisiçãod a escrita e seus efeitos nas práticas de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Educação Continuada a Distância do CEFIEL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOSCO, Z. R. . Da fala do outro ao encontro entre o oral e o escrito na escrita infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Notas sobre o texto na aquisição da escrita e seus efeitos nas práticas de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Reflexões sobre a escrita pré-escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a textualidade nas manifestações lingüísticas infantis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALEH, P. B. O. ; BOSCO, Z. R. . O texto infantil e sua relação com outros textos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . A criança, seu nome e a aquisição da escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Fatos de língua e de texto:abordagem do curso de extensão no IEL/Unicamp. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a legibilidade na escrita infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Desenho, letra: uma questão de leitura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Notas sobre o nome próprio em aquisição da linguagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOSCO, Z. R. . Escrevendo com as letras do nome. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Com as letras do nome. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Desenho e escrita. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSCO, Z. R. . O jogo dos significantes e a infância da letra. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSCO, Z. R. . Com as letras do nome. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Sobre a infância da letra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOSCO, Z. R. . Do traço à letra. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Um novo olhar sobre o desenho e a escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Um desenho, uma letra... uma (outra) questão sobre a escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Um desenho, uma letra... uma questão de escrita. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSCO, Z. R. . Diretrizes Curriculares para o Trabalho Pedagógico com Leitura e Escrita na Educação Infantil. Campinas SP: Secretaria Municipal de Educação, 2008 (Documento Curricular para a Secretaria Municipal de Campinas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BOSCO, Z. R. . Uma proposta para a organização das práticas no ciclo de alfabetização. 2007.

BOSCO, Z. R. . Reflexões para uma ação formativa: a escola de nove anos e o ciclo de alfabetização. 2006.

BOSCO, Z. R. . Um resgate das ações realizadas. 2006.

BOSCO, Z. R. . Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BOSCO, Z. R. . Programa Salto para o Futuro. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOSCO, Z. R. . Erros conceituais e ideológicos nos livros didáticos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BOSCO, Z. R. . Alfabetização e seus paradigmas. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BOSCO, Z. R. . Linguagem e Letramento nos anos iniciais e na educação infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOSCO, Z. R. . Linguagem na Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOSCO, Z. R. . Ensino Fundamental de nove anos: teoria e prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOSCO, Z. R. . Ensino Fundamental de nove anos: teoria e prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOSCO, Z. R. . Linguagem na Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOSCO, Z. R. . Linguagem na Educação Infantil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2011

    O Nascimento da Escrita na Criança e na História, Descrição: Trata-se de uma proposta de pesquisa em Pós-doutorado, que coloca em foco as relações (possíveis e impossíveis) entre aquisição da linguagem escrita e história da escrita. Essas relações são apresentadas pelos dois campos de conhecimento, quando se discute, filogenética e ontogeneticamente, o nascimento da escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zelma Regina Bosco - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Centro de Pesquisas CEFIEL - UNICAMP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Participação como professora convidada na disciplina LL264: Tópicos de Aquisição da Linguagem, curso ministrado no primeiro semestre de 2008 em conjunto com as professoras Maria Fausta C. Pereira de Castro (IEL/Unicamp) e Maria Francisca Lier de Vitto (PUCSP).

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

  • 2005 - 2005

    Centro de Formação Continuada de Professores do IEL

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Formação de Professores

    Outras informações:
    Trata-se do curso-piloto "Linguagem na Educação Infantil", elaborado por mim, como parte das atividades do membros da equipe técnica do CEFIEL, do Convênio Unicamp/MEC, para a Rede Nacional de Formação Continuada, na área de Alfabetização e Linguagem.

    Atividades

    • 11/2004

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Coordenação, orientação e elaboração de materiais para atividades de formação de professores.

    • 09/2005 - 12/2005

      Ensino, Linguagem na Educação Infantil, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Linguagem na Educação Infantil

  • 2003 - 2003

    Escola de Extensão do IEL/Unicamp

    Vínculo: Professor de Curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Doutoranda do IEL/Unicamp

    Outras informações:
    Trata-se do curso "Elementos para a produção e interpretação de textos: fatos de língua e de discurso", coordenado pela profa. dra. Maria Fausta Pereira de Castro, do IEL/Unicamp, ministrado em conjunto com a profa. Dra Pascoalina B. O. Saleh e profa. dra. Ana Cristina A. Bernardes.

    Atividades

    • 08/2004 - 10/2004

      Ensino, Elementos para Produção e Interpretação de textos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Elementos para produção e interpretação de textos: fatos de língua e de discurso

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual de mato Grosso

    Vínculo: Professor de Disciplina, Enquadramento Funcional: professor eventual

    Outras informações:
    Trata-se da contratação para ministrar a disciplina "Aquisição e aprimoramento da escrita", no período de 02 a 06 de Julho de 2001, com duranção de 40 horas, e também da apresentação da palestra "A escrita infantil: algumas questões".

    Atividades

    • 07/2001 - 07/2001

      Ensino, Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aquisição e Aprimoramento de escrita

  • 2000 - 2006

    Prefeitura Municipal de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Minha atuação nessa instituição se estende, além do ensino, à participação em grupos de estudos e de formação de professores e apresentação de trabalhos em rodas de discussão com especialistas e coordenadores da Rede Municipal.Faz parte dessas atividades a elaboração de Grupos de Trabalhos sob minha coordenação. Em 2003, coordenei o Grupo de trabalho "Fatos de língua e de texto: reflexões para uma nova prática", para professores e especialistas dessa Entidade. Para este ano de 2006, estou estruturando novo GT sobre o tema alfabetização e letramento,por conta das alterações que estão ocorrendo com vistas à "escola de 9 anos" no ensino fundamental. Em 2005, participei do GT de Currículo, no qual se efetua uma discussão sobre o Currículo atual na Rede Municipal. Por conta deste vínculo, participei de duas "Rodas de discussões" com professores das primeiras séries e do Agrupamente III (crianças entre 5 e 6 anos)da Rede, nas quais se refletiu sobre as mudanças na "escola de 9 anos" que está sendo implantada em Campinas. Em 2004, participei como lingüista de apoio às discussões empreendidas no GEPA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização)e também do GEPEI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil, chegando a apresentar a palestra "Um olhar lingüístico sobre a questão da alfabetização", em reunião no CEFORMA (Centro de Formação para o Magistério, com integrantes do primeiro Grupo.

    Atividades

    • 08/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 07/2004 - 12/2004

      Outras atividades técnico-científicas , GEPEI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil), .,Atividade realizada, Professor especialista de apoio no debate das questões da Educação Infantil.

    • 03/2004 - 06/2004

      Outras atividades técnico-científicas , GEPA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, .,Atividade realizada, Professor especialsita de apoio na questão da alfabetização.

    • 08/2003 - 11/2003

      Outras atividades técnico-científicas , CEFORMA, .,Atividade realizada, Coordenador de Grupo de Trabalho.

  • 1998 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Aquisição da Linguagem- IEL/Unicamp

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador

    Outras informações:
    Trata-se de um Grupo de Pesquisa, com registro no CNPq, coordenado pela profa. dra. Maria Fausta Pereira de Castro, do IEL, da Unicamp. Minha atuação nesse Grupo é em pesquisa básica sobre a questão da aquisição da linguagem escrita.

    Atividades

    • 03/1998

      Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • Sem data

    Comissão Permanente para o Vestibular/Unicamp

    Atividades

    • 01/2000 - 01/2000

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Correção da Prova de Língua Portuguesa da 2a. fase-Vestibular Unicamp 2000.

    • 11/1999 - 12/1999

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Correção da Redação da 1a. fase - Vestibular Unicamp 2000.

    • 11/1997 - 12/1997

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Correção da Redação da 1a. fase - Vestibular Unicamp 1998.