Marcel Caldeira da Silva

Bacharel, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Descrição e Análise Multissistêmica da Língua (léxico, gramática, semântica e discurso). Pesquisador integrante do Projeto Para a História do Português Paulista (PHPP) e Para a História do Português Brasileiro (PHPB), é um dos autores da obra nacional coletiva História do Português Brasileiro. Tem experiência em educação como autor de livros didáticos, como professor auxiliar de graduação, como professor de inglês em escolas de idiomas e como avaliador em concursos vestibulares. Em 2017, elaborou programas e livros didáticos para duas disciplinas de ensino superior (Morfossintaxe da Língua Portuguesa e Semântica). Em sua pesquisa acadêmica, tem explorado os fenômenos linguísticos da equação, da identificação e da definição, investigando os processos e produtos linguísticos envolvidos na construção de sentenças identificacionais/equativas.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2013 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: As sentenças de identificação sob uma perspectiva cognitivo-funcional : uma abordagem multissistêmica
Ataliba Teixeira de Castilho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Lingüística

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: Um estudo sobre o funcionamento semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por 'é quando',Ano de Obtenção: 2013
Mónica Graciela Zoppi Fontana.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: definição; enunciado definidor; é quando; quando.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Lingüística

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CALDEIRA, M. . II Jornada Internacional Semântica e Enunciação/III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas línguas românicas: um enfoque contrastivo. 2013. (Outro).

CALDEIRA, M. . I Jornada Internacional Semântica e Enunciação. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Seminário do Projeto de História do Português Paulista.Concordância. 2017. (Seminário).

64 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL.A proposição-fonte, a equação linguística e a competência comunicativa da definição. 2016. (Seminário).

VII Seminário do Projeto de História do Português Paulista.Concordância com verbos equativos. 2016. (Seminário).

63. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Da apresentação para a equação: uma proposta de análise da mudança na semântica e na sintaxe de 'tratar-se de'. 2015. (Seminário).

VI Seminário do Projeto de História do Português Paulista II.Considerações sobre o levantamento das relações de concordância verbal no Corpus do Projeto História do Português Paulista. 2015. (Seminário).

I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG). 2014. (Simpósio).

IV Seminário do Projeto de História do Português Paulista II.Concordância e Semanticização: o verbo 'ser' indicador de identidade em documentos paulistas do século XIX. 2014. (Seminário).

I Colóquio "Linguagem e Cognição em Interação". 2013. (Outra).

VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Uma análise do funcionamento semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por 'é quando'. 2013. (Congresso).

2. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Um estudo sobre definições do tipo 'é quando'. 2012. (Outra).

60 Seminário do GEL.Um estudo sobre as definições do tipo 'é quando'. 2012. (Seminário).

III Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Um estudo semântico-enunciativo de enunciados definidores do tipo 'é quando'. 2012. (Outra).

ENCONTRO INTERGTS DA ANPOLL: Das Relações entre Texto, Gramática e Cognição. 2011. (Encontro).

I Jornada Internacional Semântica e Enunciação.Descrição e análise do funcionamento semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por 'é quando'. 2011. (Outra).

VII Seminário do CEHISP ? Centro de Pesquisa em Estudos Hispano-americanos. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emilio Gozze Pagotto

CASTILHO, A.T.;PAGOTTO, E. G.; KEWITZ, V.. Abordagem Multisistêmica das sentenças equativas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Sheila Elias de Oliveira

Zoppi-Fontana, M.G.;ELIAS DE OLIVEIRA, S., ou OLIVEIRA, S. E. de; SILVA, S. M. S.. Um estudo sobre o funcionamento semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por "é quando". 2013 - Universidade Estadual de Campinas.

Sheila Elias de Oliveira

Zoppi-Fontana, M.G.;ELIAS DE OLIVEIRA, S., ou OLIVEIRA, S. E. de; SILVA, S. M. S.. Um estudo semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por 'é quando". 2013 - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Aparecida Correa Ribeiro Torres Morais

CASTILHO, A. T.; THOMAZI, S.; ILARI, R.; PAGOTTO, E.; KWITZ, V.; FARIA, P. P.;TORRES MORAIS; OUSHIRO, L.. As sentenças de identificação sob uma perspectiva cognitivo-funcional: uma abordagem multissistêmica. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Claudia Fernandes Ferreira

ZOPPI-FONTANA, M. G.FERREIRA, A. C. F.. O lugar da definição no sistema linguístico: do sistema de signos à enunciação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Sanderleia Roberta Longhin-Thomazi

CASTILHO, A. T.;LONGHIN, S. R.; KEWITZ, V.;ILARI, R.; PAGOTTO, E. G.. As sentenças de identificação sob uma perspectiva cognitivo-funcional: uma abordagem multissistêmica. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Verena Kewitz

CASTILHO, A. T.KEWITZ, V.; ILARI, R.; LONGHIN, S. R.; PAGOTTO, E.. As sentenças de identificação sob uma perspectiva cognitivo-funcional: uma abordagem multissistêmica. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Verena Kewitz

KEWITZ, V.CASTILHO, A. T.; PAGOTTO, E.. ABORDAGEM MULTISSISTÊMICA DAS SENTENÇAS EQUATIVAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mónica Graciela Zoppi Fontana

Descrição e análise do funcionamento enunciativo de enunciados definidores constituídos por; 2013; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALDEIRA, Marcel . Aspectos diacrônicos da estrutura argumental de sentenças com -trata-se de-. Fórum Linguístico , v. 14, p. 2618-2636, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CALDEIRA, M. . Debatedor de painéis no 63 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). 2015.

CALDEIRA, M. . Avaliador de painéis no XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015.

SILVA, M. C. da . Morfossintaxe da língua portuguesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - livro, questões, provas, planos de aula e orientações didático-pedagógicas).

SILVA, M. C. da . Semântica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático, planos de aula e orientações didático-pedagógicas).

CALDEIRA, M. . Relatório Final de Pesquisa Aprovado - Mestrado. 2013. (Relatório de pesquisa).

CALDEIRA, M. . Relatório de Acompanhamento de Pesquisa Aprovado - Mestrado. 2012. (Relatório de pesquisa).

CALDEIRA, M. . Relatório Final de Pesquisa Aprovado - Iniciação Científica. 2010. (Relatório de pesquisa).

CALDEIRA, M. . Relatório de Acompanhamento de Pesquisa Aprovado - Iniciação Científica. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    As sentenças equativas, Descrição: O objetivo deste projeto de doutorado é conceituar as sentenças equativas a partir da Abordagem Multissistêmica da Língua, que leva em conta a atuação dos quatro sistemas linguísticos (léxico, gramática, semântica e discurso) no funcionamento das expressões linguísticas. Os dados analisados são provenientes do Corpus do Português e dos corpora dos projetos Para a História do Português Paulista e Para a História do Português Brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcel Caldeira da Silva - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Projeto para a História do Português Brasileiro, Descrição: História social, mudança gramatical, diacronia dos gêneros discursivos, corpus diacrônico do Português Brasileiro. Em 2009, esse projeto conta com dez equipes regionais: São Paulo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Caldeira da Silva - Integrante / Ataliba Teixeira de Castilho - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Projeto de História do Português Paulista, Descrição: 0 Projeto de História do Português Paulista (PHPP) é um conjunto articulado de Subprojetos situados na Área da Lingüística Histórica do Português, centrados nos objetivos de (a) coletar, organizar e disponibilizar corpora diacrônicos do Português Paulista, de modo a apoiar pesquisas sobre essa variedade; (b) analisar tais corpora em três eixos: (i) estudo da variação e mudança gramatical, dos ângulos funcionalista - cognitivista e gerativista, com ênfase nas classes de palavras e nas construções sintáticas; (ii) estudo da formação das variedades culta e popular e da difusão da popular na região do Médio Tietê, paralelamente ao traçado sócio-histórico do Português Paulista; (iii) estudo de gêneros discursivos e de processos de construção textual, sob as perspectivas crítico-discursiva e textual-interativa. Assim estruturado, o PHPP pretende promover um diálogo entre teorias lingüísticas, indispensáveis nas pesquisas contemporâneas da Lingüística Histórica, não só para dar conta da complexidade dos fenômenos a serem pesquisados, como também para a complementaridade entre os Subprojetos. Com efeito, contemplam-se aqui as dimensões gramatical, semântica e textual-discursiva como constitutivas das categorias da língua em uso. Justifica-se, desse modo, a abrangência do Projeto que, circunscrito ao Português Paulista, contribuirá para o Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB), no qual se integra, juntamente com projetos diacrônicos em desenvolvimento em mais onze Estados: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pará. Esse grande projeto nacional surgiu das iniciativas do PHPP, tomadas em 1997.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Caldeira da Silva - Integrante / Clélia Cândida Abreu Spinardi Jubran - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Um estudo sobre o funcionamento semântico-enunciativo de enunciados definidores constituídos por 'é quando', Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Caldeira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    A determinação de sentido em projetos de leis ortográficas e gramaticais e sua relação com o debate acadêmico-científico sobre a língua, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcel Caldeira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2017

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador discente, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Participante do Programa de Estágio Docente (PED - Grupo C), tendo atuado como auxiliar docente na disciplina Semântica da Enunciação, sob supervisão da Profa. Mónica Graciela Zoppi Fontana.

Atividades

  • 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa