Ana Cláudia Diogo Tavares

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora adjunta do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) da UFRJ. Foi colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) Direitos Sociais do Campo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-2014); professora substituta da Universidade Federal Fluminense (2006-2008); professora colaboradora da Universidade do Grande Rio (2012) e professora da Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2006-2007). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, sociologia jurídica, teoria do direito, direito constitucional, direito ambiental e agrário. Esteve de licença maternidade no ano de 2016.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur

2008 - 2012

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A assessoria jurídica de organizações patronais rurais: discurso, mediações e apropriações da Constituição de 1988
Orientador: em Centro de Estudos Sociais - U. Coimbra ( Maria Paula Meneses)
com Leonilde Sérvolo de Medeiros. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Sociologia e Direito

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Os nós da Rede: concepções e atuação do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Wilson Madeira Filho

Graduação em Direito

1998 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: A luta pelo direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro.
Orientador: Wilson Madeira Filho
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 -

Extensão universitária em Direito. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos Humanos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia Jurídica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito Ambiental.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito Agrário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Valéria ; QUINTANS, Mariana ; TAVARES, Ana Claudia . IV Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) ?Pão, Terra e Paz: contra a criminalização e a retirada de direitos?. 2017. (Outro).

MOREIRA, E. M. ; TAVARES, Ana Claudia ; SEVA, J. T. . Congresso de Encerramento da Residência Agrária 'Turma Dom Tomás Balduíno': Ocupar, Resistir e Construir Saberes. 2015. (Congresso).

TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . Seminário Trabalho, Advocacia e Movimentos Sociais. 2015. (Outro).

TAVARES, Ana Claudia ; DIVERSOS . Rompendo cercas: por um novo direito. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SEMINÁRIO DIREITOS PLURAIS EM PERSPECTIVA: SEXUALIDADE E E E VIOLÊNCIA.MESA DE ABERTURA DO SEMINÁRIO DIREITOS PLURAIS EM PERSPECTIVA: SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA. 2016. (Seminário).

Congresso de Encerramento da Residência Agrária 'Turma Dom Tomás Balduíno': Ocupar,ar, Resitir e Construir Saberes. Mesa Organização política, assessoria jurídica popular e movimentos sociais. 2015. (Congresso).

IX Congresso da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica ? RELAJU. O AGRONEGÓCIO E A COLONIZAÇÃO DO SABER NO SÉCULO XXI: DISPUTAS SOBRE A ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. 2015. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Estado de Exceção e ações diretas: uma análise das jornadas de junho de 2013 e os desafios aos novos movimentos sociais. 2015. (Congresso).

3o. Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito.GT 02 - Diversidade Social e as Transformações do Brasil Rural. 2013. (Seminário).

V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. A representação patronal brasileira e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição brasileira de 1988. 2013. (Congresso).

II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA) E A QUESTÃO AMBIENTAL: DISPUTAS SOBRE O DIREITO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. 2012. (Seminário).

A ideia de desacordo entre direito e política: para uma crítica da centralidade do consenso. 2011. (Seminário).

Colonial Legacies, Postcolonial Contestations: Decolonizing the Social Sciences and the Humanities. Human Rights in the Perspective of Decolonizing Knowledge. 2011. (Congresso).

Colóquio Internacional Portugal: Desassossegos e Desafios. 2011. (Congresso).

Constitucionalismo transformador. 2011. (Seminário).

Discursos e Atuação dos Advogados de Organiz. da Classe Dominante no Campo Brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988.Discursos e Atuação dos Advogados de Organiz. da Classe Dominante. 2011. (Seminário).

Ecologia Política, Território e (in)Justiça Ambiental: o caso brasileiro a partir da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2011. (Seminário).

Governação, Instituições e Terceiro Sector: um percurso de investigação. 2011. (Seminário).

II Colóquio de doutorandos/as do CES Coimbra C - Novas rotas, outras traje(c)tórias. Acesso à Justiça. 2011. (Congresso).

II Colóquio de Doutorandos do CES Coimbra C - Novas rotas, outras traje(c)tórias. Trajetórias, discursos e atuação dos advogados de organizações da classe dominante no campo brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988.. 2011. (Congresso).

Políticas locais de direitos humanos: conceitos, instituições e resultados. 2011. (Seminário).

VIII Jornadas Internacionales de Filosofía Política 2011.La dominación y el discurso jurídico de los abogados de las organizaciones de empleadores en el campo brasileño. 2011. (Seminário).

Direito, Advogados e Legitimação na Construção do Capitalismo Corporativo Global. 2010. (Seminário).

Direitos Humanos, O Ensino do Direito no Brasil e a Universidade de Coimbra. 2010. (Seminário).

II Curso Essencial em Justiça de Transição: anistia política e direitos humanos. 2010. (Outra).

O encontro colonial em Moçambique: uma visão a partir da administração de Inharrime, 1890-1975. 2010. (Seminário).

Preservação cultural como estratégia de militância social - O caso da ONG João Pequeno de Pastinha e sua ação através da Capoeira Angola. 2010. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. O Judiciário na luta pela terra: os casos de Oziel Alves I e Novo Horizonte no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

XXVII Congresso ALAS 2009. Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História.Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST de 1995 a 2006 no Rio de Janeiro. 2009. (Simpósio).

III Encontro da Rede de Estudos Rurais.Atuação dos advogados populares em conflitos fundiários e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. O(a) advogado(a) popular e os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro.. 2007. (Congresso).

I Encontro da Rede de Estudos Rurais.Assessoria Jurídica Popular: Desafios e Perspectivas da Atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

II Encontro Anual do Instituto Brasileiro de História do Direito.A lei, o/a advogado/a e a ação jurídica em perspectiva histórica. 2006. (Encontro).

III Encuentro Internacional Justicia y Derecho.A luta pelo Direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

Conferência Internacional Pensamento e Movimentos Sociais na América Latina e Caribe. 2005. (Outra).

I Encontro de Direito e Cultura latino-americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação.O paradigma ambiental e a questão agrária a partir do estudo dos autos de infração ambiental do Ibama no estado do Rio de Janeiro.. 2005. (Encontro).

IV Encontro da Rede Alerta contra o Deserto Verde. 2005. (Encontro).

Conferência Internacional Dilemas da Humanidade: Diálogos entre Civilizações. 2004. (Outra).

Encontro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2004. (Encontro).

Encontro Nacional da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares - RENAP. 2004. (Encontro).

Semana de Pesquisa e Extensão da UFF.A função social da propriedade a partir da análise dos crimes ambientais. 2004. (Seminário).

Seminário sobre Trabalho Escravo e Degradante no Norte e Noroeste Fluminense. 2004. (Seminário).

Fórum Social Brasileiro. 2003. (Encontro).

Fórum Social Mundial - FSM. 2003. (Encontro).

IX Encontro Nacional da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. 2003. (Encontro).

Seminário sobre Trabalho Escravo e Degradante no Norte e Noroeste Fluminense. 2003. (Seminário).

Seminário Transdisciplinar em Sociologia e Direito. 2003. (Seminário).

2º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental: Meio Ambiente Urbano e habitat em transformação. Cidade Cidadã: uma reflexão sobre o Estatuto da Cidade. 2002. (Congresso).

6º Congresso Internacional e 7º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. Gestão Ambiental através de Inquéritos Civis em Niterói (RJ). 2002. (Congresso).

As Atualidades Jurídicas Brasileiras no Milênio. 2002. (Seminário).

Fórum Social Mundial - FSM. 2002. (Encontro).

Palestra Direito e Cidadania. 2002. (Outra).

VII Congresso Estadual da Assembléia Permanente de Defesa do Meio Ambiente - APEDEMA. 2002. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação. 2001. (Encontro).

I Encontro Nacional de Universitários. 2001. (Encontro).

III Simpósio de Gestão, Educação e Direito Ambiental. 2000. (Simpósio).

II Simpósio de Gestão, Educação e Direito Ambiental. 1999. (Simpósio).

I Simpósio de Gestão, Educação e Direito Ambiental. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Erik Magalhães de Avilez

TAVARES, Ana Claudia; BOCAYUVA, P. C. C.; MARQUES, Elídio Alexandre. Flores mudas: uma análise da ditadura anistia nas estruturas das violências estatais no Brasil.. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa

RIBEIRO, Ana Maria.; MADEIRA FILHO, Wilson.; GUEDES, A. D.; OLIVEIRA, Valter Lúcio.;TAVARES, Ana Claudia. Memórias, lutas e sonhos da reforma agrária em Açailância (MA) em oficinas de mapeamento participativo: a dor de carregar dormente. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jamille Medeiros de Souza

TAVARES, Ana Claudia; BIENENSTEIN, Regina; MADEIRA FILHO, Wilson.. Políticas de habitação popular em "zonas de sacrifício": análise da tragédia do Morro do Bumba no município de Niterói/RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa

RIBEIRO, Ana Maria.; MADEIRA FILHO, Wilson.; MARTINS, Mauricio; NEVES, Delma; IAMAMOTO, Marilda;TAVARES, Ana Claudia. Estudo de caso sobre o acampamento dos sem terra Sebastião Lan II nas bordas da Rebio Poço das Antas (RJ): formas de não realização da reforma agrária. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vitor Francisco Cadorin

RIBEIRO, Ana Maria.; BIENENSTEIN, Regina; RODRIGUES, M. B. F.; MADEIRA FILHO, Wilson.;TAVARES, Ana Claudia; GONCALVES, C. W. P.;SEVA, J. T.. BARRAGEM E REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO: o duplo impacto opressor sobre os camponeses de Serra Queimada - Cachoeiras de Macacu/RJ. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janaina Tude Sevá

BRUNO, Regina; RIBEIRO, Ana Maria.; DELGADO, Nelson; SCHMITT, C. J.;TAVARES, Ana Claudia; MADEIRA, Wilson. MUDAR O CÓDIGO É A SALVAÇÃO DA LAVOURA! Propriedade da terra, classes dominantes e representação política no Brasil contemporâneo - a reforma do Código Florestal Brasileiro de 1965. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cleuton Cesar Ripol de Freitas

SOUSA JUNIOR, José Geraldo de.;TAVARES, Ana Claudia; MOLINA, Monica Castagna; PIRES JUNIOR, Paulo Abrão; COSTA, Alexandre Bernardino; SILVA, Fábio Costa Morais de Sá e. Ocupar, resistir e produzir: a aprendizagem da turma Evandro Lins e Silva. 2014. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Francine Damasceno Pinheiro

ALIMONDA, Hector; VALENCIO, Norma Felicidade;TAVARES, Ana Claudia; ROSA, Teresa Cristina; MALUF, Renato. Quando a casa sai. A política de reconstrução de moradias para os afetados em desastres socioambientais no Vale do Cuiabá, Petrópolis, RJ. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José Andrade de Souza

OLIVEIRA, Valter Lúcio.; RIBEIRO, Ana Maria.;TAVARES, Ana Claudia; CAPPI, Ricardo. A atuação da AATR nos conflitos agrários na Bahia: uma análise nas fronteiras (im)precisas das lutas em torno da lei. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Emmanuel Oguri Freitas

RIBEIRO, Ana Maria.; MADEIRA FILHO, Wilson.;TAVARES, Ana Claudia. Rompendo Grilhões: Um estudo sobre a narrativa camponesa no caso Cabaceiras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa Leilane Fontes de Lima

RODRIGUES, Luciana Boiteux; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana;TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO. Toda nudez será castigada: uma análise sobre o crime de ato obsceno a partir de uma perspectiva de gênero. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Alves Rosa da Silva

RODRIGUES, Luciana Boiteux; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana;TAVARES, Ana Claudia. Gênero de tráfico: um estudo sócio jurídico sobre a aplicação da pena às mulheres encarceradas no Norte Fluminense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Erik Magalhães de Avilez

TAVARES, Ana Claudia; MARQUES, Elídio Alexandre; BOCAYUVA, P. C. C.. Flores Mudas, uma análise da influência da ditadura anistiada nas estruturas das forças urbanas no Brasil: o caso do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thizá Marry Jácome Gurgel

QUINTANS, MARIANA TROTTA DALALLANA;TAVARES, Ana Claudia; RIBAS, Luiz Otávio. A luta pelo direito à cidade na comunidade da Estradinha: da resistência dos moradores à formação de uma rede. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alyne Silva de Lima

MARQUES, Elídio Alexandre;TAVARES, Ana Claudia; BOCAYUVA, P. C. C.. ANISTIA INTERNACIONAL COMO ATOR GLOBAL: A Defesa dos Direitos das Mulheres e as Tensões entre as Diferentes Concepções de Direitos Humanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Ernesto Corrêa Máximo

PEREIRA, Vantuil;TAVARES, Ana Claudia; BOCAYUVA, P. C. C.. PAN-AFRICANISMO E A BUSCA POR NOVAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS RACIAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Krajcer Neves

PEREIRA, Vantuil;TAVARES, Ana Claudia. RÚSSIA NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: Em que medida a Rússia perdeu influência no Pós-Guerra Fria?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Beatriz Ticianelli Moller

MATTOS, B.;TAVARES, Ana Claudia. Redes Sustentáveis como um caminho ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Saddock da Silva

PADULA, R.;TAVARES, Ana Claudia. Políticas brasileiras do século XXI para cooperação militar da América do Sul e criação do Conselho de Defesa Sul-Americano.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Samuel Diniz Soares

PADULA, R.;TAVARES, Ana Claudia. Ameaças Tradicionais e Não Tradicionais na América Latina: O Mito do Território Pacífico, os Desafios na Agenda Internacional e o Papel Brasileiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas de Novaes Barros Carnaúba

PEREIRA, V.;TAVARES, Ana Claudia. OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICA EXTERNA: os elementos que levam a diplomacia ao debate público no governo Lula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bryan Alexander de Mello Maciel Barros

MARQUES, E. A. B.;TAVARES, Ana Claudia. Sistema Internacional Pós-2ª Guerra: papel dos organismos de proteção aos direitos humanos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Ricardo Rovay Domingues

PEREIRA, V.;TAVARES, Ana Claudia. Evolução Histórico-Internacional no trato aos entorpecentes.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Teixeira Correia

BOCAYUVA, P. C. C.;TAVARES, Ana Claudia. A captura do comum na era cibernética e a resistência pela polinização em redes.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Polyana Rodrigues Carneiro

MARQUES, E. A. B.;TAVARES, Ana Claudia. Justiça de Transição no Brasil e no Chile sob a ótica de Direitos Humanos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Machado de Souza

MATTOS, B. R. B.;TAVARES, Ana Claudia. A Guerra da Síria e seus desdobramentos: a análise do conflito sob a perspectiva dos estudos críticos de segurança e conceitos pós-coloniais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathália Chuva Fernandes

VALENTE, L.;TAVARES, Ana Claudia. A Utopia dos Direitos Humanos: um estudo de caso sobre a ocupação indonésia no Timor-Leste.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Carolina de Souza Soares

QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana;TAVARES, Ana Claudia; RIBAS, Luiz Otávio. A importância da extensão universitária popular na gradação em Direito: a experiência do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Brant Oliveira Andrade

MARQUES, E. A. B.;TAVARES, Ana Claudia. INTERVENÇÕES HUMANITÁRIAS E RESPONSABILIDADE DE PROTEGER: uma análise com base no estudo comparativo dos conflitos na Líbia e na Síria.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Clara Marques Goll

QUINTANS, MarianaLOPES, AlineTAVARES, Ana Claudia. O movimento feminista e sua influencia na Constituinte de 1987/88. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Fablicio Viana Araujo

QUINTANS, MarianaTAVARES, Ana Claudia; SOUSINHO, T.. Cidade para quem? A luta pelo direito à cidade e a litigância estratégica no caso da Estradinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Coelho de Souza

MARQUES, E. A. B.;TAVARES, Ana Claudia. A militarização como forma do Estado subjugar mulheres e territórios em situação de pobreza em nome da democracia: Uma análise comparativa dos casos do Brasil e do Haiti.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: THAIGO DIAZ ANDRÉ DUARTE DA SILVA

BARONA, Henrique;TAVARES, Ana Claudia; PATRAO, B. V. L. G.. A interpretação judicial da Lei de Anistia brasileira à luz do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e Justiça de Transição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mtanos Mattar

BARONA, Henrique; CORREIA, Alexandra;TAVARES, Ana Claudia. Violência policial nas manifestações de 2013 face aos tratados internacionais de direitos humanos que o Brasil é parte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Lavinas Duarte

QUINTANS, MarianaTAVARES, Ana ClaudiaLOPES, Aline. As jornadas de junho de 2013 e as instituições jurídico-políticas no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Rodrigues Francisco M

FERREIRA, Alan;TAVARES, Ana ClaudiaMOREIRA, E. M.. .O regime disciplinar diferenciado e sua inconstitucionaidade perante agressão aos princípios da dignidade da pessoa humana e da humanização das penas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Emily Poly Alt

QUINTANS, MarianaTAVARES, Ana ClaudiaVIEIRA, Fernanda; HIGINO, C. H.. Adoção por pares homoafetivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Biasotto Kropotoff Trotta

QUINTANS, MarianaVIEIRA, FernandaTAVARES, Ana Claudia. Os encarcerados e o trabalho: uma abordagem sócio-jurídica do trabalho carcerário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Jenifer Lopes de Moura

QUINTANS, MarianaVIEIRA, FernandaTAVARES, Ana Claudia. A redução da maioridade penal: uma análise sobre sua necessidade e conveniência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Gonçalves de Oliveira

TAVARES, Ana Claudia; FREITAS, E. O.; MADEIRA, Wilson. Seguro Ambiental Obrigatório: A proposta de um novo instrumento de proteção ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

PEREIRA, Vantuil; PRADO, Adonia;TAVARES, Ana Claudia. Comissão julgadora de seleção para professor substituto no setor de Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PEREIRA, Vantuil; ALVES, Andrea Moraes; SILVA, Sérgio Luiz; SANTOS, Leonardo;TAVARES, Ana Claudia. Comissão julgadora de seleção para o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LOIS, Cecília;TAVARES, Ana Claudia. Monitoria - 2014 - Processo de seleção (Introdução ao Estudo do Direito II). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

HERDY, Rachel;TAVARES, Ana Claudia; IGREJA, Cristiane. Monitoria - 2013 - Processo de seleção (Metodologia do Direito I e Metodologia do Direito II). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alfredo Dolcino Motta

MADEIRA FILHO, W.;MOTTA, Alfredo Dolcino.; RIBEIRO, Ana Maria Motta. A luta pelo Direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Maria Motta Ribeiro

MADEIRA FILHO, W.RIBEIRO, Ana Maria Motta. Os nós da Rede: concepções e atuação do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Maria Motta Ribeiro

MEDEIROS, L. S.BRUNO, R. A. L.RIBEIRO, Ana Maria MottaSILVA, S. G. C. L da. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) e as questões agrária, ambinetal e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da Constituição Brasileira de 1988.. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ana Maria Motta Ribeiro

MEDEIROS, L. S.BRUNO, R. A. L.RIBEIRO, Ana Maria Motta. A assessoria jurídica de organizações patronais rurais: discurso, mediações e apropriações da Constituição de 1988. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ana Maria Motta Ribeiro

MADEIRA FILHO, W.RIBEIRO, Ana Maria Motta. A luta pelo direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Wilson Madeira Filho

MADEIRA FILHO, Wilson.; SECRETO, Maria Verônica; RIBEIRO, Ana Maria Motta; ALVIM, Joaquim Leonel de Rezende. Os nós da rede: concepções e atução do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Wilson Madeira Filho

MADEIRA FILHO, Wilson.; RIBEIRO, Ana Maria Motta; MOTTA, Alfredo Dolcino. A luta pelo Direito e a assessoria jurpidica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Direito) - Universidade Federal Fluminense.

María Verónica Secreto de Ferreras

MADEIRA FILHO, Wilson; ALVIM, Leonel;Secreto, María Verónica. Os Nós da rede: concepções e atuação do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos nos Estados do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

María Verónica Secreto de Ferreras

MEDEIROS, L. S.; Bruno, Regina L.; MOTTA, Ana;Secreto, María Verónica; Silva, Sayonara Grillo. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuaria no Brasil e as questões agrária, ambiental e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da constituição de 1988.. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

María Verónica Secreto de Ferreras

Secreto, María Verónica; Bruno, Regina L.; MEDEIROS, L. S.; MOTTA, Ana. Perfil e atuação dos advogados de organizações de 'produtores rurais' a partir da Constituição de 1988. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Regina Angela Landim Bruno

MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de;BRUNO, R. A. L.; RIBEIRO, A. M. M.; SECRETO, V.; SILVA, S. G. C. L.. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) e as questões agrária, ambiental e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da Constituição Brasileira de 1988. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Regina Angela Landim Bruno

SECRETO, V.;BRUNO, R. A. L.; MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de; RIBEIRO, A. M. M.. Perfil e atuação dos advogados de organizações de produtores rurais a partir da Constiuição de 1988. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LEONILDE SERVOLO DE MEDEIROS

MEDEIROS, Leonilde Servolo de; RIBEIRO, A. M. M.; BRUNO, Regina Angela Landim; SECRETO, M. V.; SILVA, S. C. L.. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) e as questões agrária, ambiental e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da Constituição brasileira de 1988. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LEONILDE SERVOLO DE MEDEIROS

SECRETO, M. V.;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; BRUNO, Regina Angela Landim; RIBEIRO, A. M. M.. Perfil e atuação dos advogados de organizações de produtores rurais a partir da Constituição de 1988. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em C. Sociais em Desenvol., Agric. e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Joaquim Leonel de Rezende Alvim

ALVIM, J. L. R.; MADEIRA, Wilson; MOTTA, Ana; SECRETO, M. V.. Os nós da rede: concepções e atuação do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos no estado do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Joaquim Leonel de Rezende Alvim

ALVIM, J. L. R.; MADEIRA, Wilson; NEDER, Gizlene; MOTTA, Ana. Assessoria Jurídica Popular: um estudo comparado entre a Associação Nacional e Advogados dos Trabalhadores da Agricultura - ANTAG e a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares - RENAP no Brasil. 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva

Leonilde Servolo de Medeiros; BRUNO, R. A. L.; RIBEIRO, A. M. M.; SECRETO, M. V.;COUTINHO, S. G.; LERRER, D.. A confederação Nacional da Agricultura e Pecuaria no Brasil (CNA) e as questões agrária, ambiental e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da Constituição Brasileira de 1988. 2012. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julia Santa Cruz Gutman

MEMÓRIAS APAGADAS (Re)construção de Locais de Memória como Política Pública de Promoção dos Direitos Humanos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fabiana de Souza Azeredo

USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mariana Carvalho

USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Eduarda da Silva Leite Mendes

PODER JUDICIÁRIO E DIREITOS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

ERIK MAGALHÃES AVILEZ

Flores Mudas: Uma análise da influência da ditadura anistiada nas estruturas das violências estatais no Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Rodrigo Milone Goulart

JOVENS EM CONFLITO COM A LEI E VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL: DAS HERANÇAS ÀS VIOLAÇÕES COMETIDAS DENTRO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE DIRETOS) - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Caroline Cunha Faria

Sai Costa e Silva, Entra Abdias Nascimento: O processo de renomeação do Colégio Estadual que homenageava um ditador; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE DIRETOS) - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Verônica Costa de Albuquerque

O CASO MILTON SANTOS: OS ENTRAVES JURÍDICOS DE SUA IMPLANTAÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Sociais do Campo) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Jorge Pedro Romeu Gonçalves da Silveira

CIDADES, MEGAEVENTOS E ATUAÇÃO NO SISTEMA INTERNACIONAL; ?Legado? para quem?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Isabela Kurohiji de Morais

USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Karen Rohr Machado

USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Letícia Graça Generoso Pereira

USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Anna Carolina Soares, Julia Aguiar e Maria Dandara Almeida

O papel da mulher na luta pela terra: O protagonismo das mulheres na resistência e permanência na Estradinha e na Vila Autódromo; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Luiza Fabrício Araujo e Amanda Ibiapina

A História das Favelas no Município do Rio de Janeiro e a Negação do Direito à Moradia pelos Poderes Públicos; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Bruna Barbosa, Natane da Silva Santos e Gabriel A

da Silva; A Gestão Militarizada do Espaço Urbano e Seus Reflexos no Cotidiano da Comunidade Estradinh; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Claudia Diogo Tavares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wilson Madeira Filho

Os nós da rede: concepções e atução do(a) advogado(a) popular sobre os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wilson Madeira Filho;

Wilson Madeira Filho

A luta pelo Direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro; 2004; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Wilson Madeira Filho;

Wilson Madeira Filho

Homem imaginário - concepção feminina da função do homem na estrutura familiar; 2002; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Direito) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Wilson Madeira Filho;

Wilson Madeira Filho

Políticas agrárias e ambientais no entorno da reserva biológica de Poço das Antas; 2002; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Direito) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Euclides da Cunha; Orientador: Wilson Madeira Filho;

Wilson Madeira Filho

Convivência harmoniosa entre assentamentos rurais e Reserva Biológica; 2002; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Fundação Euclides da Cunha; Orientador: Wilson Madeira Filho;

LEONILDE SERVOLO DE MEDEIROS

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) e as questões agrária, ambiental e trabalhista: disputas sobre o direito a partir da Constituição brasileira de 1988; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonilde Servolo de Medeiros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO ; QUINTANS, MARIANA TROTTA DALALLANA . O lugar do camponês e questão agrária na Revolução Russa de 1917. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 8, p. 2314-2349, 2017.

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana ; VIEIRA, Fernanda ; LOPES, Aline . Acesso à Justiça: Um caminho para o combate à violência institucional contra os trabalhadores informais. Debates Sociais , v. 71-72, p. 65-132, 2013.

  • TAVARES, Ana Claudia . La dominación y el discurso jurídico de los abogados de las organizaciones de empleadores en el campo brasileño. Astrolabio: revista internacional de filosofia , v. 13, p. 140, 2012.

  • LOPES, A. C. ; TAVARES, Ana Claudia ; vieira, fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Acesso à Justiça: Um caminho para o combate à violência institucional contra os trabalhadores informais. Debates Sociais , v. 71-72, p. 3, 2009.

  • TAVARES, Ana Claudia . A luta pelo Direito e a assessoria jurídica popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. Confluências (Niterói) , v. 1, p. 02-16, 2006.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; FREITAS, E. O. . Marcha Nacional pela Reforma Agrária: visões e vivências. Transdições (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 63, 2006.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . O PARADIGMA AMBIENTAL E A QUESTÃO AGRÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DOS AUTOS DE INFRAÇÃO AMBIENTAL DO IBAMA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista da Faculdade de Direito (UFPR) , v. 43, p. 1, 2005.

  • MOREIRA, Erika Macedo ; TAVARES, Ana Claudia ; SEVA, J. T. ; MOREIRA, J. ; LOBATO, R. B. ; BARCELLOS, F. . GT Ecosocial: Uma experiência de ensino-pesquisa-extensão.. Revista Interagir: Pensando a Extensão ., Rio de janeiro, v. ano 04, n.04, 2004.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; BARCELLOS, F. H. G. ; COSTA, R. B. M. L. ; MOREIRA, J. G. ; SEVA, J. T. . GT Ecosocial: Uma experiência de ensino-pesquisa-extensão. Interagir (UERJ) , v. 1, p. 105-112, 2003.

  • TAVARES, Ana Claudia ; vieira, fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana ; PARDO, A. L. R. ; HASHIZUME, M. H. ; PENTEADO, C. L. C. ; SANTOS, M. B. P. ; ARAUJO, R. P. A. . Movimentos populares, democracia e participação social no Brasil. 1. ed. CiudadAutónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2016. v. 1. 210p .

  • TAVARES, Ana Claudia ; LERRER, Débora ; QUINTANS, Mariana ; VIEIRA, Fernanda ; LOPES, Aline . A QUESTÃO AGRÁRIA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIO QUILOMBOLAS E AS DESAPROPRIAÇÕES DE TERRAS PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA NAS VARAS AGRÁRIAS FEDERAIS. 1. ed. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2012. 92p .

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana . Os usos do direito pelos(as) advogados(as) de trabalhadores do campo na ditadura militar empresarial. In: Leonilde Servolo de Medeiros. (Org.). DITADURA, CONFLITO E REPRESSÃO NO CAMPO: A resistência camponesa no estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Consequencia, 2018, v. 1, p. 603-629.

  • TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana ; VIEIRA, Fernanda ; LOPES, Aline . ROMPENDO CERCAS, RETIRANDO MORÕES PARA VER NASCER O NOVO DIA: O PAPEL DA ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR NA CRIAÇÃO DE NOVOS DIREITOS. Pelos caminhos da justiça e da solidariedade. 1ed.Florianópolis: Emporio Modara, 2018, v. , p. 23-42.

  • TAVARES, Ana Claudia . Reações patronais aos direitos fundamentais à terra e ao território a partir da Constituição de 1988: um pensamento abissal. In: Isabel Corrêa da Silva, Marina Pignatelli e Susana de Matos Viegas. (Org.). Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. 1ed.Lisboa: Leading Congressos, 2015, v. , p. 4337-.

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . VI CONGRESSO NACIONAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS. In: : Eveline Lucena Neri; Alessandra Marchioni. (Org.). Direitos, gênero e movimentos sociais I. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. 1, p. 509-536.

  • SIERRA, Vânia M. ; TAVARES, Ana Claudia . TUTELA AOS DIREITOS HUMANOS. In: Lier Pires Ferreira, Ricardo Guanabara, Vladimyr Lombardo Jorge. (Org.). Curso de Teoria Geral do Estado. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, v. 01, p. 354-378.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . A função social da propriedade a partir da análise dos crimes ambientais no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas - Silva Jardim/ RJ. In: Wilson Madeira Filho; Ana Maria Motta Ribeiro; Mônica Cox de Britto Pereira; Dario de Andrade Prata Filho. (Org.). Laudo Multidisciplinar em conflito sócio-ambiental: o caso da reforma agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas. 1ed.Niterói: PPGSD-UFF, 2007, v. , p. 15-274.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . Direito ambiental. In: Marcia Motta. (Org.). Dicionário da terra. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, v. 1, p. -.

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana . Os usos do direito pelos(as) advogados(as) de trabalhadores do campo durante a ditadura militar empresarial no estado do Rio de Janeiro. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

  • LOPES, Aline ; TAVARES, Ana Claudia ; vieira, fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Prisão pra que e pra quem?. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

  • TAVARES, Ana Claudia ; vieira, fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Estado de Exceção e ações diretas: uma análise das jornadas de junho de 2013 e os desafios aos novos movimentos sociais. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

  • TAVARES, Ana Claudia . Reações patronais aos direitos fundamentais à terra e ao território a partir da Constituição de 1988: um pensamento abissal. In: XII CONLAB: 1o. Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Actas do 1o. Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa: Leading Congressos, 2015.

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . VI CONGRESSO NACIONAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS. In: XXIII Congresso Nacional CONPEDI/UFPB, 2014, João Pessoa. XXIII Congresso Nacional CONPEDI/UFPB: a humanização do direito e a horizontalização da justiça no século XXI. João Pessoa: CONPEDI 2014, 2014. p. 509-536.

  • TAVARES, Ana Claudia . A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição de 1988. In: I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012, Niterói. I Seminário interdisciplinar em Sociologia e Direito. Niterói, 2012.

  • TAVARES, Ana Claudia ; PINHEIRO, Francine . O Judiciário na luta pela terra: os casos de Oziel Alves I e Novo Horizonte no Rio de Janeiro.. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: sociologia: consensos e controvérsias, 2009. p. 156-156.

  • TAVARES, Ana Claudia . Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST no Rio de Janeiro.. In: XXVII Congresso ALAS, 2009, Buenos Aires. XXVII Congresso Alas 2009, 2009.

  • TAVARES, Ana Claudia . O advogado popular e os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . PARADIGMA AMBIENTAL E A QUESTÃO AGRÁRIA A PARTIR DO ESTUDO DOS AUTOS DE INFRAÇÃO AMBIENTAL DO IBAMA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: I Encontro de Direito e Cultura latino-americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação, 2005, Curitiba. Revista da Faculdade de Direito da UFPR, 2005. v. 43.

  • MADEIRA, Wilson ; TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; SA, P. R. . COLONIZAÇÃO VERDE. ESTRATÉGIAS DA POLÍTICA FLORESTAL APÓS O PROTOCOLO DE QUIOTO. In: X Encontro Regional de História ? ANPUH-RJ, 2002, Rio de Janeiro. Histórias e Biografias, 2002.

  • TAVARES, Ana Claudia . Human Rights in the Perspective of Decolonizing Knowledge. In: Colonial Legacies, Postcolonial Contestations: Decolonizing the Social Sciences and the Humanities, 2011, Frankfurt. Colonial Legacies, Postcolonial Contestations: Decolonizing the Social Sciences and the Humanities. Frankfurt, 2011. p. 53.

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Os usos do direito pelos(as) advogados(as) de trabalhadores do campo durante a ditadura militar empresarial no estado do Rio de Janeiro. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasília: UnB, 2017.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MORAIS, Isabela ; PEREIRA, Letícia . Táticas político-jurídicas em contextos ditatoriais: atuação de advogados/as de trabalhadores rurais em conflitos fundiários no estado do Rio de Janeiro no período da ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1988). In: XXXI Congresso ALAS, 2017, Montevideo. Anais do XXXI Congresso ALAS. Montevideo: Asociación LatinoAmericana de Sociología, 2017. p. 1265-1265.

  • TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO ; vieira, fernanda . A voz do dono, o dono da voz? Representações sociais acerca do MST pelo judiciário e o setor patronal agrário. In: XXXI Congreso ALAS Uruguay 2017: las encrucijadas abiertas de America Latina, 2017, Montevideo. XXXI Congreso ALAS Uruguay 2017: las encrucijadas abiertas de America Latina, la sociología en tiempos de cambio. Montevideo: Asociación LatinoAmericana de Sociología, 2017. p. 617-617.

  • TAVARES, Ana Claudia ; SEVA, J. T. . O agronegócio e a colonização do saber no século XXI: disputas sobre a alteração do Código Florestal brasileiro. In: IX Congresso da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica ? RELAJU, 2015, Pirenópolis. Anais do IX Congresso da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica: sociedades plurais e Estados nacionais: limites e desafios para a efetividade de direitos. Pirenópolis: UFG - UnB - PUC PR, 2015. p. 137-137.

  • TAVARES, Ana Claudia . A representação patronal brasileira e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição brasileira de 1988. In: V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2013, Vila Real. Antropologia em Contraponto: V Congresso da Associação Portugesa de Antropologia, 2013.

  • TAVARES, Ana Claudia . A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição de 1988. In: II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012, Niterói. Anais do I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. Niterói, 2012.

  • TAVARES, Ana Claudia . Trajetórias, discursos e atuação dos advogados de organizações da classe dominante no campo brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988. In: I Colóquio de Doutorandos do CES Coimbra C - Novas rotas, outras traje(c)tórias, 2011, Ciombra. I Colóquio de Doutorandos do CES Coimbra C - Novas rotas, outras traje(c)tórias, 2011.

  • TAVARES, Ana Claudia . Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST de 1995 a 2006 no Rio de Janeiro.. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Editora, 2009. v. 01. p. 291-291.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; SA, P. R. ; PIRES, M. D. . Gestão Ambiental através de Inquéritos Civis em Niterói (RJ). In: 6º Congresso Internacional e 7º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental., 2002, São Paulo. Anais do 6º Congresso Internacional e 7º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental., 2002.

  • TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO ; BIENENSTEIN, Regina . Assistência técnica e habitação de interesse social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Assessoria Jurídica Popular à comunidade quilombola da Marambaia: uma práxis de(s)colonial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Os camponeses e a questão agrária ao longo da Revolução Russa de 1917: inflexões e persistências no pensamento de Lênin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; REZENDE, Ricardo . Mesa de Abertura da X Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia . Táticas político-jurídicas em contextos ditatoriais: atuação de advogados/as de trabalhadores rurais em conflitos fundiários no estado do Rio de Janeiro no período da ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1988). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Os usos do direito pelos(as) advogados(as) de trabalhadores do campo durante a ditadura militar empresarial no estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; CHAVES, Marisa ; POUGY, Lilia . Participação em Mesa de Abertura do Seminário Direitos Plurais em Perspectiva: sexualidade e violência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia . Reações patronais aos direitos fundamentais à terra e ao território a partir da Constituição de 1988: um pensamento abissal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, Ana Claudia . Mesa Redonda 'Conflitos Socioambientais rurais e urbanos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia . O agronegócio e a colonização do saber no século XXI: disputas sobre a alteração do Código Florestal brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; VIEIRA, Fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Estado de Exceção e ações diretas: uma análise das jornadas de junho de 2013 e os desafios aos novos movimentos sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Trabalho e Mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia . Sistema Penal e Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia ; VIEIRA, Fernanda ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . Ação Direta e Democracia: a copa do mundo e os novos movimentos reivindicatórios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana . VI Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: percepções e vivências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Advocacia Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, Ana Claudia . A representação patronal brasileira e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição brasileira de 1988. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a questão ambiental: disputas sobre o direito a partir da Constituição de 1988. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Human Rights in the Perspective of Decolonizing Knowledge. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Trajetórias, discursos e atuação dos advogados de organizações da classe dominante no campo brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Discursos e Atuação dos Advogados de Organiz. da Classe Dominante no Campo Brasileiro: uma leitura de mediações no campo jurídico e legal e de apropriações da Constituição de 1988. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia . La dominación y el discurso jurídico de los abogados de las organizaciones de empleadores en el campo brasileño. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Perfil e atuação dos advogados de organizações de produtores rurais a partir da constituição de 1988. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia . Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST de 1995 a 2006 no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Táticas jurídicas na luta pela terra: a atuação dos advogados do MST no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; PINHEIRO, Francine . O Judiciário na luta pela terra: os casos de Oziel Alves I e Novo Horizonte no Rio de Janeiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Atuação dos advogados populares em conflitos fundiários e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . O(a) advogado(a) popular e os conflitos sócio-jurídicos no Estado do Rio de Janeiro.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . A Luta pelo Direito e a Assessoria Jurídica Popular: desafios e perspectivas da atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Assessoria Jurídica Popular: Desafios e Perspectivas da Atuação da RENAP no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . A lei, o/a advogado/a e a ação jurídica em perspectiva histórica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . O paradigma ambiental e a questão agrária a partir do estudo dos autos de infração ambiental do IBAMA no Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . A função social da propriedade a partir da análise dos crimes ambientais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia . Rede Nacional de Advogados Populares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . A função social da propriedade a partir da análise dos crimes ambientais no encontro da Reserva Biológica de Poço das Antas ? Silva Jardim/RJ. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; PIRES, M. D. ; SA, P. R. . GT ECOSOCIAL: Convivência harmoniosa entre Assentamentos Rurais e a reserva Biológica de Poço das Antas (REBIO); conflitos Argário-Ambientais: aspectos socio-jurídicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; PIRES, M. D. ; SA, P. R. . Políticas agrárias e ambientais no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . O homem imaginário - cidadania, sexualidade e formação familiar no imaginário feminino no bairro do Engenho do Mato em Niterói (RJ). 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; SA, P. R. ; PIRES, M. D. . Gestão Ambiental através de Inquéritos Civis em Niterói (RJ). 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; PIRES, M. D. ; SA, P. R. . Controvérsias sócio jurídicas acerca dos Planos Urbanísticos Regionais (PUR'S) e adequação destes ao estatuto da cidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, Erika Macedo . Coleção Direitos Sociais do Campo no. 2. Cidade de Goiás; São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, Erika Macedo . Coleção Direitos Sociais do Campo no. 3. Cidade de Goiás; São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, Erika Macedo . Coleção Direitos Sociais do Campo no. 4. Cidade de Goiás; São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, Erika Macedo . Coleção Direitos Sociais do Campo no. 1. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • LERRER, Débora ; QUINTANS, Mariana ; TAVARES, Ana Claudia ; LOPES, Aline ; VIEIRA, Fernanda . A QUESTÃO AGRÁRIA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIO QUILOMBOLAS E AS DESAPROPRIAÇÕES DE TERRAS PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA NAS VARAS AGRÁRIAS FEDERAIS 2013 (Relatório de pesquisa).

  • PRADO, Geraldo ; CASARA, Rubens ; TAVARES, Ana Claudia ; VIEIRA, Fernanda ; QUINTANS, Mariana ; LOPES, Aline . Prisão para quê e para quem? Diagnóstico do sistema carcerário e perfil do preso. Brasília: Ministério da Justiça, 2012 (Relatório de pesquisa).

  • TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; BARCELLOS, F. H. G. ; SEVA, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; PIRES, M. D. ; SA, P. R. ; COSTA, R. B. M. L. ; MADEIRA, Wilson . Laudo multidisciplinar de convivência harmoniosa entre assentamentos rurais e a Reserva Biológica de Poço das Antas. Niterói: Eduff, 2002 (Laudo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana ; LOPES, Aline ; VIEIRA, Fernanda . PARECER JURÍDICO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PORTO DO AÇÚ. 2011.

TAVARES, Ana Claudia ; BRITO, Jadir ; QUINTANS, Mariana ; VIEIRA, Fernanda . Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de liminar. 2008.

TAVARES, Ana Claudia . Avaliação da edição 2018-1 do Edital Registo Único das Ações de Extensão. 2018.

TAVARES, ANA CLAUDIA DIOGO . Parecer da edição especial da Revista do CFCH. 2018.

TAVARES, Ana Claudia . Dossiê ?Gênero e Sistema Punitivo? da Revista Brasileira de Ciências Criminais nº 146. 2018.

TAVARES, Ana Claudia . Avaliação de resumo da 9a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018.

TAVARES, Ana Claudia . Avaliação de sessão da 9a. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018.

TAVARES, Ana Claudia . Revista de Direito Agrário (Edição Especial: 30 anos da Constituição Federal de 1988). 2018.

TAVARES, Ana Claudia . Avaliado(a) ad hoc das propostas de Ações de Extensão cadastradas no Edital Rua 2017.1. 2017.

TAVARES, Ana Claudia . Revista Política & Sociedade. 2015.

TAVARES, Ana Claudia . Parecer de Artigo Científico à Revista Quaestio Iuris. 2015.

TAVARES, Ana Claudia . Parecer de Artigo Científico à Revista Quaestio Iuris. 2015.

TAVARES, Ana Claudia ; RIBEIRO, Ana Maria. . Coordenação do GT 'Direito, dominação e relações de poder no campo no Brasil' no 5o. Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. 2015.

TAVARES, Ana Claudia ; CARVALHO, E. M. F. ; BORGES, Rosimar ; SOUZA, H. L. ; NEVES, A. S. ; SILVA, A. C. ; GONCALVES, E. N. ; SILVA, A. S. ; XAVIER, G. S. . Prevenção e enfrentamento a violência de gênero no Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa e no Centro de Referência Suely de Souza Almeida. 2015.

TAVARES, Ana Claudia . Parecer de Artigo Científico à Revista Quaestio Iuris. 2015.

TAVARES, Ana Claudia ; MARCIA, . I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental. 2005.

TAVARES, Ana Claudia . Aula no V Curso de Extensão 'Mídias, Violência e Direitos Humanos'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TAVARES, Ana Claudia . Curso de Extensão Direitos Humanos na Atualidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, Erika Macedo ; CORREIRA, Lenir ; COELHO, L. C. ; BOLEAO, J. ; VEDOVATTO, D. ; SOUZA, M. A. A. . Coleção Direitos Sociais do Campo 'Turma Dom Tomás Balduíno'. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção de Cartilhas).

TAVARES, Ana Claudia . Formação Política no tema 'Estado e Sociedade Civil'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TAVARES, Ana Claudia . Aula no 'Curso de Extensão História dos Movimentos Sociais no Brasil'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TAVARES, Ana Claudia . III Curso de Extensão Direitos Humanos do Trabalhador. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEDEIROS, Leonilde Servolo de ; TAVARES, Ana Claudia ; MAIA, Aline ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana ; COSTA, A. M. A. ; FEITOSA, A. ; NEVES, Delma ; GALVAO, E. ; LINHARES, E. ; TELO, F. ; BASTOS, Gabriel ; SILVA, I. M. ; TEIXEIRA, M. A. S. ; IAMAMOTO, M. V. ; BRAGA, R. ; CRUZ, R. P. . Conflitos por terra e repressão no campo no estado do RIo de Janeiro (1946-1988): relatório final. 2015. (Relatório de pesquisa).

LERRER, Débora ; QUINTANS, Mariana ; TAVARES, Ana Claudia ; VIEIRA, Fernanda ; LOPES, Aline . A QUESTÃO AGRÁRIA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RECONHECIMENTO DE TERRITÓRIO QUILOMBOLAS E AS DESAPROPRIAÇÕES DE TERRAS PARA FINS DE REFORMA AGRÁRIA NAS VARAS AGRÁRIAS FEDERAIS. 2013. (Relatório de pesquisa).

PRADO, Geraldo ; CASARA, Rubens ; TAVARES, Ana Claudia ; QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana ; vieira, fernanda ; LOPES, Aline ; MORAIS, Hugo . Relatório final de pesquisa do projeto PRISÃO: PARA QUÊ E PARA QUEM? DIAGNÓSTICO DO SISTEMA CARCERÁRIO E PERFIL DO PRESO. 2012. (Relatório de pesquisa).

TAVARES, Ana Claudia . A Questão Social no Campo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Ana Claudia ; DIVERSOS . Tutela Ambiental e Políticas Públicas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Ana Claudia ; DIVERSOS . Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares: um novo olhar sobre o Direito. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Ana Claudia ; DIVERSOS . Conflito agrário-ambiental no entorno de unidades de conservação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Ana Claudia . O Pensamento de Oliveira Vianna a partir do livro "Populações Meridionais do Brasil: Populações Rurais do Centro-Sul. 2004 (Aula) .

TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. . As Organizações Internacionais Não Governamentais: Advogados Sem Fronteiras. 2004 (Aula) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Poder Judiciário e direitos em conflitos agrários no estado do Rio de Janeiro durante a Ditadura Empresarial-Militar (1964-1985), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Coordenador / Maria Eduarda da Silva Leite Mendes - Integrante / Fabiana Souza Azeredo - Integrante / Mariana Carvalho - Integrante.

  • 2016 - 2018

    USOS DO DIREITO POR ADVOGADOS E ADVOGADAS DE TRABALHADORES RURAIS EM CONFLITOS AGRÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR (1964 a 1985), Descrição: Na presente pesquisa pretendemos analisar as concepções e formas de ação dos(as) advogados(as) que atuaram na defesa dos trabalhadores rurais no período de 1964 a 1985, contexto da ditadura militar no Brasil, no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Pretendemos examinar a atuação dos advogados, em especial os da FETAG do Rio de Janeiro, nos conflitos agrários, em especial as estratégias jurídicas e políticas utilizadas pelos advogados de trabalhadores rurais contra a ditadura civil-militar e na luta pela terra no Brasil. A pesquisa sobre a atuação de um grupo determinado de advogados e advogadas, no âmbito de conflitos agrários, em uma época ditatorial no Brasil pode contribuir para percepção dos limites e possibilidades de uso do direito e do sistema judicial em períodos considerados de exceção, considerando-se ainda as potencialidades dos movimentos de camponeses diante do modelo agrário brasileiro, marcado pela alta concentração de terras utilizadas, prioritariamente, sob a forma de monoculturas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Coordenador / Isabela Kurohiji de Morais - Integrante / Letícia Graça Generoso Pereira - Integrante / Karen Rohr - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Prisão: para que e para quem? Diagnóstico do sistema carcerário e perfil do preso, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Integrante / Janaina Tude Seva - Integrante / Geraldo Prado - Coordenador / Rubens Casara - Integrante / Mariana Trotta Dallalana Quintans - Integrante / Fernanda Vieira - Integrante / Aline Caldeira Lopes - Integrante / Tatyane Guimarães - Integrante / Hugo Belarmino de Morais - Integrante., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    A questão agrária no Judiciário brasileiro: estudo comparativo entre o reconhecimento de territórios quilombolas e as desapropriações de terras para fins de reforma agrária nas Varas Agrárias Federais, Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a atuação das varas agrárias federais na questão agrária brasileira, analisando as práticas e as decisões das mesmas, tendo como referência empírica processos judiciais relativos à titulação e ao reconhecimento de territórios quilombolas e à desapropriação de terras para fins de reforma agrária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Integrante / Luciano Dias Bicalho Camargos - Integrante / Mariana Trotta Dallalana Quintans - Integrante / Fernanda Vieira - Integrante / Aline Caldeira Lopes - Integrante / Débora Franco Lerrer - Coordenador / Aline Carmo - Integrante / Luciana Carvalho Silva - Integrante / Eduardo Castelo Branco - Integrante / Nátalia Damazio Pinto Ferreira - Integrante / Gabriel Pereira da Silva Teixeira - Integrante / Alberto Torres - Integrante / Leo Fontes - Integrante / Marcelo Luiz de Souza - Integrante / Priscilla Lessa de Mello - Integrante., Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    O homem imaginário- concepção feminina da função do homem na estrutura familiar., Descrição: Os trabalhosdesenvolvidosem Niterói pelo ProgramaMédico de Família procuram inaugurara perspectivade uma trabalho social preventivona área médica: em especial no posto do Médico de Família do Engenho do Mato,em Niterói (RJ), onde atende a uma média de 370 mulheres, na faixa etária reprodutiva entre 12 e 45 anos, servindoseu prontuáriocomo pré-seleçãonatural para o elenco a ser pesquisado,em torno de 10 por cento do total (como margemde representatividadeda consulta). A seleção se justifica por vários motivos, dentre os quais: a) a região, bairro ruralde Niterói, permite ainda uma leitura de eixos familiarese tradicionaismais compacta, vez que trata-se de bairroperi-urbano, com resguardo de características culturais marcantes; b) a constataçãojá externadapelos profissionais médicos entrea alta freqüência sexual das classes D e E como motivode descontentamentodas pacientes.A busca temáticapercorrida, através de questionários qualitativos, procurou mapear nesse universo geográfico prévio, a tecedura de umimaginário coletivo,qual seja o própriohomemem questão,o homemimaginário,fruto da fantasia feminina.Nenhumapropagandado controleda natalidade,pequenaou nula informaçãonas escolas,má higiene,mulheressem orgasmotemendoengravidar, muitas delas morrendodevidoa abortos clandestinos,crianças indesejáveisnascendo,a saturaçãoda fala religiosacomo parâmetrode conduta, o crescimento das famílias monoparentais:quanto mais se medir a "miséria sexual", melhortalvez se delineiaalternativaspara ações práticas.A vida sexual,pretensamenteapolítica,deveser estudadaem relaçãoa esses problemas,porquea políticanão tem por campoos jantaresdiplomáticos,mas a vida cotidiana... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Integrante / Wilson Madeira Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Bolsa.

  • 2000 - 2001

    Tutela ambiental e políticas públicas I: Ação civil Pública, Descrição: O exame da tutela ambiental, comando emanado a partir da vanguarda que representou o artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, permite diagnosticar, em relação às políticas públicas patrocinadas, um diagnóstico sobre CIDADANIA que representa um corte transversal no entendimento do Direito tradicional. Elemento a compor o campo do chamado Direito Difuso, em relação à legitimidade de agir dos cidadãos e, do ponto de vista patrimonial, renovador quanto às tradicionais definições de propriedade, posto que a noção de patrimônio ambiental enquanto bem comum a todos irá implicar na prática em identificar mesmo em propriedades ditas privadas interesses coletivos que irão se sobrepor a estas, exigindo destas o cumprimento de uma função socioambiental. Deste modo, examinar localmente o recente aumento de demanda de ações civis públicas tendo como objeto a defesa ambiental significa averiguar essa nova modalidade de iniciativa social (ações propostas e/ou denunciadas por Organizações Não Governamentais) e de vigilância da ordem democrática (função fiscalizadora do Ministério Público). Nessa primeira etapa - posto que a questão de um exame dos atores sociais envolvidos (poder público, sociedade civil) exige, pela vastidão do tema, momento diferenciado -, procura-se apurar tal demanda, classificando-a comparativamente com seu percurso histórico, buscando avaliar os resultados dessa iniciativa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Ana Claudia Diogo Tavares - Integrante / Erika Macedo Moreira - Integrante / Marcelle Dias Pires - Integrante / Wilson Madeira Filho - Coordenador / Michelle Taveira Telles - Integrante / Alexander Gusmão - Integrante / Roberta Ponzo Nogueira - Integrante / Leticía Gonçalves Dutra - Integrante / Geísa Carla Figueiredo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Aprovação em concurso público para professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2014

Prêmio Eder Sader: Movimentos populares, democracia e movimentos populares no Brasil, Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

2014

Aprovação em concurso público para professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2012

Aprovação em concurso público para professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2008

Prêmio CBCISS, Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais.

2006

Aprovação em concurso público para professor substituto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Flumiinense, Universidade Federal Fluminense.

2004

Prêmio UFF Vasconcellos Torres, Universidade Federal Fluminense.

2004

Aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos. , Avenida Pasteur - até 213/214, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39385180

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2017

      Direção e administração, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, .,Cargo ou função, Substituto Eventual da Função de Coordenador de Ensino do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos.

    • 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2015

      Ensino, Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos das Políticas Públicas em Direitos Humanos, Fundamentos dos Direitos Humanos: marcos legais, sociais, políticos e culturais, Teoria dos Direitos Fundamentais, Estudos de Políticas Públicas I

    • 04/2013

      Extensão universitária , Faculdade Nacional de Direito, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão "Universidade e Comunidade: compartilhando conhecimento e fortalecendo a luta pelo direito à moradia no Município do Rio de Janeiro.

    • 08/2017 - 08/2018

      Ensino, Curso de Especializacao em Movimentos Sociais - EMS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História das Lutas do Mundo do Trabalho I, História das Lutas do Mundo do Trabalho II

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Política e Teorias dos Direitos Humanos

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Política e Teorias dos Direitos Humanos

    • 07/2012 - 07/2014

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito e Sociedade, Introdução ao Direito, Introdução ao Estudo do Direito I, Metodologia do Direito 1, Metodologia do Direito 2, Sociologia Jurídica II

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora na Pós Direitos Sociais do Campo

  • 2005 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora

    Outras informações:
    Colaboradora do Observatório Fundiário Fluminense da UFF, coordenado por Ana Maria Motta Ribeiro

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/extensionista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005

      Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Colaboração nos projetos do Observatório Fundiário Fluminense da UFF.

    • 10/2015 - 10/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito.,Atividade realizada, Coordenação de GT no 5o Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.

    • 07/2006 - 07/2008

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instituições de Direito, Introdução ao Direito, Legislação Social

    • 12/2001 - 09/2002

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Extensão para promover a cooperação técnica na gestão da questão ambiental dos projetos de Assentamento da reforma Agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas.

    • 01/2001 - 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, REPRESENTANTE DISCENTE NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO.

  • 2006 - 2017

    Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola

    Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Associada

    Atividades

    • 08/2011 - 10/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 11

    Atividades

    • 08/2012 - 01/2013

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Constitucional 1

  • 2006 - 2007

    Fundação Educacional Rosemar Pimentel

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2006 - 06/2007

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do Consumo

  • 2001 - 2002

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto: O homem imaginário- concepção feminina da função do homem na estrutura familiar.

  • 2002 - 2004

    Tribunal Regional Federal da 2ª Região, TRF/2ª Região

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

  • 2000 - 2001

    II JUIZADO ESPECIAL CIVEL DA COMARCA DE NITERÓI

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Conciliador, Carga horária: 8

    Atividades

    • 07/2000 - 12/2001

      Estágios .,Estágio realizado, Atendimento, petição inicial e conciliação.