Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira

Professor Associado da Faculdade de Educação da UERJ no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, área de Educação Estética. Doutor em Educação pelo ProPEd/UERJ com estágio sanduíche na Université Paris V - Sorbonne. Psicanalista. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) - UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (PPGECC) - FEBF/UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Ser em vibração: estética, psicanálise, linguagem e educação". Com uma orientação freudiana e lacaniana, pesquisa o sujeito na dramática elaboração sintomática dos efeitos da marginalização e da criminalização, com objetivos clínicos e teóricos na atuação em instituições de privação de liberdade.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Pixadores, Torcedores, Bate-Bolas e Funkeiros: enigmas no reino da humanidade esclarecida.
Orientador: em Université Paris Descartes - Sorbonne - Paris V ( Michel Maffesoli (Bolsa CAPES - Doutorado Sanduíche))
com Inês Barbosa de Oliveira. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: juventude; estética; Cultura Urbana; Antropologia; Psicologia; Imaginário. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Mestrado em Educação

2008 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: piXação: arte e pedagogia como crime
, Ano de Obtenção: 2009.Paulo Sergio Sgarbi Goulart.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: cidade; juventude; subculturas; pichação; estética.

Graduação em Bacharelado em Comunicação - Relações Públicas

2002 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O artista resistente da década de 60 ao novo milênio - Vincenzo Natali, um cineasta contemporâneo fora dos padrões.
Orientador: Fernando do Nascimento Gonçalves

Formação complementar

2019 -

Formação Básica em Psicanálise. (Carga horária: 144h). , LAÇO ANALÍTICO ESCOLA DE PSICANÁLISE, LAEP, Brasil.

2020 - 2020

Lacan: transformar a psicanálise em uma arma. (Carga horária: 8h). , ESPAÇO CULT, EC, Brasil.

2009 - 2009

História e Evolução da Arq. e do urbanismo carioca. (Carga horária: 14h). , Centro Cultural da Justiça Federal, CCJF, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Antropologia Culturale - Feticismi Visuali. (Carga horária: 45h). , Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA, Itália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Juventude Urbana.

Organização de eventos

COELHO, Gustavo . XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação. 2022. (Congresso).

COELHO, Gustavo . Mostra de Cinema - IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias. 2017. (Exposição).

COELHO, Gustavo ; VICTORIO, Aldo ; DUARTE, P. . A Máscara Azul - As Profecias. 2016. (Exposição).

COELHO, Gustavo . Anarkia Andarilha. 2015. (Exposição).

Participação em eventos

XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.HISTÓRIA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICANÁLISE E ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS. 2022. (Seminário).

Freiretón Interinsticional 2021 - Arte y estética para la educación. Diálogos interdisciplinarios desde Paulo Freire.Presentación del libro: Paulo Freire más que nunca. Una biografia filosófica. 2021. (Seminário).

Freiretón Interinsticional 2021 - Arte y estética para la educación. Diálogos interdisciplinarios desde Paulo Freire.Paulo Freire: lenguaje y psicoanálisis. 2021. (Simpósio).

Conversatorio: Creencias y conductas sociales en torno a la pandemia.Conversatorio: Creencias y conductas sociales en torno a la pandemia. 2020. (Encontro).

International Forum 2020:.Aesthetics and Marginality in the Global South. 2020. (Seminário).

39a Reunião Nacional ANPED: Educação Pública e Pesquisa - ataques, lutas e resistências. PIXAÇÃO: UMAESCRITA EM NEGATIVA COM O SENTIDO.. 2019. (Congresso).

CURSO CRIMINOLOGIA CULTURAL.Criminologia Cultural. 2019. (Oficina).

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Liberdade acadêmica, redes educativas e interculturalidade nos cotidianos e nas práticas interculturais. 2019. (Seminário).

10o Seminário As vozes das periferias e a Universidade Pública como resistência.A cultura popular como (re)existência. 2018. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer.Violências do/no futebol - o que a academia tem a dizer?. 2018. (Simpósio).

II Semana de Psicologia Social Comunitária PUC-Rio.A Comunidade e a Questao Urbana: Olhares Perifericos. 2018. (Encontro).

VIII SEMANA DE EDUCAÇÃO TANIA MARA TAVARES DA SILVA - Educação, éticas e estéticas: qual é a sua?.Ética e estética: o OUTRO na despossessão de si.. 2018. (Seminário).

I Semana de Estudos em Cultura e Territorialidades.Cultura e Territorialidades. 2017. (Simpósio).

IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias.Coordenador Eixo 7 - Cultura e comunicação em periferias urbanas. 2017. (Seminário).

IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias.OUTRAS CIDADES, OUTR AS ESTÉTICAS, OUTRAS JUVENTUDES: Ressonâncias do subsolo da Bersabeia. 2017. (Seminário).

IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias.Arte na Educação de Jovens e Adultos: potências criativas. 2017. (Oficina).

PIBID - Colégio Estadual Paulo de Frontin.Luz, Câmera, PICHAÇÃO. 2017. (Oficina).

PRIMAVERA LIGHT DE LITERATURA.VIVENCIANDO A PRÁTICA LITERÁRIA, AMPLIANDO ESPAÇOS. 2017. (Simpósio).

Aperte F5 - Geringonça.Arte de Rua e Galeria: tensões e aproximações. 2016. (Encontro).

Disciplina Culturas Urbanas.PiXação - uma escrita enigma. 2016. (Outra).

Disciplina LETRAMENTOS.A ESCRITA PIXADORA: uma escrita sobre-vida. 2016. (Outra).

I Seminário NUDES.Letramentos Marginais e Governamentalidade. 2016. (Seminário).

V Seminário Nacional de Torcidas Organizadas.Desejo pelo risco em culturas jovens: fazer na mão, trocação e 5 minutinhos de alegria. 2016. (Seminário).

V Seminário Nacional de Torcidas Organizadas.Desejo pelo risco em culturas jovens: fazer na mão, trocação e 5 minutinhos de alegria. 2016. (Seminário).

37a Reunião Nacional da ANPED - CURTA ANPEd - Mostra Nacional de Filmes de Pesquisa. Nuno: anos depois. 2015. (Congresso).

CINE CULT - ARTE E MOVIMENTOS NA PERIFERIA.Luz, Câmera, PICHAÇÃO. 2015. (Encontro).

G.A.U. Galeria de Are Urbana. Luz, Câmera, PICHAÇÃO. 2015. (Exposição).

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.PAPO DE ENIGMA "O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO?". 2015. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.Movimentos sociais "não-autorizados" e seus protagonistas. 2015. (Seminário).

2o Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.O imaginário de Torcidas Jovens: uma dimensão antropológica e psíquica da permeabilidade do mal.. 2014. (Simpósio).

Festival CCRP de Cultura de Rua.Luz, Câmera, PICHAÇÃO. 2014. (Encontro).

O Ensino da Cenografia: com Ripper e para além dele.Camadas lícitas e ilicitas da visualidade: o caso da pixação. 2014. (Seminário).

Performa(ti)cidades.PROCESSOS ARTÍSTICOS EM PERFORMANCE E INTERVENÇÃO URBANA. 2014. (Encontro).

Pixo é Direito: Diálogo Aberto entre a Pixação e Direito.A subjetividade pixadora. 2014. (Encontro).

Derivas e Memórias Contemporâneas na PIXAÇÃO.Subjetividade Pixadora: uma nova e mais intensa solidariedade via desrespeito. 2013. (Seminário).

O mito: uma ruptura na contemporaneidade - transcendência horizontal da história - transcendência vertical de Deus.O mito: uma ruptura na contemporaneidade - transcendência horizontal da história - transcendência vertical de Deus. 2013. (Encontro).

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE.ENTRE A FRANQUEZA E O CINISMO: SOBRE O IMAGINÁRIO DO MAL NO COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL. 2013. (Seminário).

II Simpósio Internacional Hooliganismo e Copa de 2014. 2012. (Simpósio).

Shoot Me Film and Music Festival.Lights, Camera, PICHAÇÃO - Q&A. 2012. (Outra).

XVI ENDIPE.PRÁTICAS JUVENIS NA INVENÇÃO DE DIFERENTES TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM. 2012. (Encontro).

1a Semana Paulo Freire - Educação em perspectiva.Arte, Cultura e Educação. 2011. (Seminário).

34a Reunião Anual ANPED. JOVENS NO SUBÚRBIO CARIOCA: VIDAS POUCO NARRADAS COMO SUGESTÕES A COMPREENSÕES PLURAIS DA EDUCAÇÃO E DAS ARTES. 2011. (Congresso).

ALAS 2011 - XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. A JUVENTUDE NOS SUBURBIOS CARIOCAS: UMA COMPLEXA REDE DE PRÁTICAS RARAMENTE NARRADAS. 2011. (Congresso).

Jornada EJAM / PADAFEF - ISERJ. 2011. (Encontro).

VI Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade..Metrópole Tagarela: culturas juvenis entre a intensa exibição e a negligente invisibilidade.. 2011. (Seminário).

VI Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade..Culturas Juvenis na contemporaneidade.. 2011. (Seminário).

XV Semana da Educação.Mediador na Sessão de Pôsteres. 2011. (Seminário).

33a Reunião Anual da ANPED.PIXAÇÃO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): CORAJOSOS INVESTIMENTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DA ARTE. 2010. (Encontro).

III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.A Metrópole piXada: estéticas de uma cidade-tudo. 2010. (Seminário).

IV CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)Biográfica. CÚMPLICES-AMIGOS. 2010. (Congresso).

32a Reunião Anual da ANPED.PIXAÇÕES NA METRÓPOLE: UMA PEDAGOGIA FORA DA LEI. 2009. (Encontro).

CIANTEC' 09 - Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias em Comunicação. piXação: uma cidade reencantada por sua juventude periferizada. 2009. (Congresso).

Da Rua: que pintura é essa?. 2009. (Encontro).

II Congresso de Educação, Arte e Cultura. piXação: encantadora juventude criminosa. 2009. (Congresso).

V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO.juventudefetichemoralfascismopiXação. 2009. (Seminário).

II Congresso Internacional Diálogos sobre diálogos. A Juventude que põe pra dançar. 2008. (Congresso).

III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.VIVENDO NOS EXTREMOS: A MORAL SOB PRESSÃO. 2008. (Simpósio).

I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Fetiches-corpos-Fetiches-textos-Fetiches-juventude-Fetiches-mercadorias. 2008. (Seminário).

IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação.A DEFESA DO INDEFENSÁVEL. 2008. (Outra).

IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.JOVENS EXTREMOS: HÁ SABERES NO VÁCUO. 2008. (Encontro).

10a Semana da Cultura Popular. A Vida como acontecimento estético desemoldurado. 2007. (Congresso).

Arts Based Educational Research Conference 2007. The Quotidian Sounds in a Contemporary Musical Education. 2007. (Congresso).

Congreso de Formación Artística y Cultural para la Región de América Latina y el Caribe. Os ruidos do cotidiano para uma educacao musical alternativa. 2007. (Congresso).

Fórum Itinerante de Artes do Rio de Janeiro - FIARJ.Oficina Sonora - Conscientização e Liberdade Sonora. 2007. (Oficina).

Fórum Virtual Música na Escola. 2007. (Outra).

I Encontro Nacional de Arteducadores.Oficina de Música - Liberdade e Conscientização Sonora. 2007. (Encontro).

I Seminário de Pesquisadores do PPGARTES UERJ.Do que falamos? Como falamos? Para quê e para quem falamos?. 2007. (Seminário).

IV Seminário Internacional ? As Redes de Conhecimento e a Tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura.O Poder dos Ruídos Cotidianos numa Educação Musical Infantil Regular. 2007. (Seminário).

XVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. "IMAGINASONS E REPRESENTASONS" EM UM COTIDIANO PERIFERIZADO. 2007. (Congresso).

XVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. Coordenador de Mesa de Comunicações. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: PIERRE DE SOUZA MONTEIRO

COELHO, Gustavo; BARROS, R. M. M.; PEREZ, L. M. F.; MARTINS, H. V.. Segregação e laço social: articulações entre psicanálise e relações raciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jenifer Stéfani da Silva

COELHO, Gustavo; DIAS, A.; SANTOS, L. M.. SOBREVIVENDO NO INFERNO: JUVENTUDE CRIMINALIZADA E SOCIOEDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Úrsula Maria de Souza Silva

COELHO, Gustavo; VICTORIO, Aldo; BERINO, A. P.. Onde se estrutura o racismo estrutural? - uma proposta de interpretação histórica e psicanalítica através do discurso religioso cristão.. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Aurélio da Conceição Correa

COELHO, Gustavo; PASSOS, M. C. P.; BORGES, R. C. S.. ENTRE GRIOTS, CINEASTAS E PROFESSORES - EDUCAÇÃO COMO TRAJETÓRIAS DE NÓS. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: William Scheidegger Moreira

COELHO, Gustavo; VICTORIO, Aldo; BERINO, A. P.; GARCIA, A.; ABREU, C. L.. IMAGENS E(M) AÇÕES DISCURSIVAS NA ESCOLA: O COTIDIANO EM RELAÇÕES DE AFETO AO CORPO VISTOENQUANTO DEFICIENTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Lima Souza de Lucena

COELHO, Gustavo; PASSOS, M. C. P.; MORAES, W. S.. OCUPA ALEMAO: FAVELA/QUILOMBO - ORGANIZACAO COMUNITARIA, PRODUCOES DE SABERES E MORTE". 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Moreira de Araújo Abreu Silveira

FREIRE, J. R. B.; GEIGER, A.;COELHO, Gustavo. PICHACAO, A MEMORIA SUBTERRANEA: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA TRANSGRESSORA. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jeferson Maske de Oliveira

COELHO, Gustavo; VERISSIMO, M. L. S.; FERNANDES, C. O.; SILVA, R. T.. Currículos Favelados: Um relato de hibridismo e criação curricular na, da e com a favela. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Nascimento de Oliveira

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; GONCALVES, R. A.. ?As conexões e conflitos entre a religião evangélica e formação artística de jovens de São João de Meriti: Educação Musical e Formação Religiosa?. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: GABRIELLE COOPER ALMEIDA

COELHO, Gustavo; GATTO, E. A. G.; PINTO, F. G.. Niilismo na formação do homem. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Mônica Coelho

COELHO, Gustavo; ARAUJO, M. M.; RANGEL, M.; BIANCHIN, S.. OS JOVENS DA CULTURA MARGINAL NO COTIDIANO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NUMA ESCOLA ESTADUAL EM DUQUE DE CAXIAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Siro Carlos de Oliveira

COELHO, Gustavo; COPQUE, B.; NOGUERA, R.. EU + ELES = NÓS. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; SANTOS, S. B.. Entre becos e ringues: luvas que se prendem, vidas que se libertam. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Samuel da Silva Lima

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; NOGUERA, R.; RUFINO, L.. XarpisicotrópicosAntiRacistas: uma descolonização da rua na escola?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luísa Antonitsch Mansilha Mello

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; DAMASCENO, J.. Mulheres, práticas de resistência cultural e ocupação simbólica: as flâneuses da Baixada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Santos de Albuquerque Junior

LIMA, A. G. F.;COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; PIERRO, G. S.. Criação e cruzamentos de histórias contadas: performances emancipatórias dos sujeitos no cotidiano escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Margareth dos Anjos Santos

COELHO, Gustavo; SACRAMENTO, M. P.; VIEIRA, J. J.. A construção da identidade da criança negra pela ludicidade do jongo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Risonete Martiniano Nogueira

COELHO, Gustavo. Eco no corpo do Museu Vivo do São Bento. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Tostes de Oliveira

FERRARI, A.;COELHO, Gustavo; ROTONDO, M. A. S.. Inscrições nas superfícies da cidade: educar-se e subjetivar-se através de imagens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Augusto Corrêa

COELHO, Gustavo; VICTORIO FILHO, A.; BERINO, A. P.. #Ocupaescola: juventude e mobilização no Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonatas Conde Y Martin Puga

COELHO, Gustavo; GUERON, R.; VICTORIO, Aldo; VASCONCELLOS, J.. Origem Regular: devir-camelô, atos performativos de porrância e a vida como obra de arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carina Nascimento D Avila

SANTOS, E. O.; BERINO, A. P.; RIBEIRO, M. R. F.;COELHO, Gustavo. Geração Tombamento e seus olhares: uma pesquisa-formação com fotografia digital na cibercultura. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juan Pablo Diaz Vio

COELHO, Gustavo; GONCALVES, R. A.; MELLO, M. S.. Rio de Janeiro, transformações urbanas, discurso e cultura popular: entre a modernização e a cidade espetáculo.. 2016. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUCIANA DILÁSCIO NEVES

BERINO, A. P.;COELHO, Gustavo; COSTA, A. H. V.; SILVA, R. M. L.; SILVA, A. P.. Devir e Dialética nas Estéticas do Fragmento e da Descontinuidade: Práticas e Reflexões para uma Pedagogia da Montagem. 2023. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Mendonça Ferreira

COELHO, Gustavo; LIMA, A. G. F.; CRUZ, G. B.; OLIVEIRA, I. B.; SILVA, S. K.. "ESCRITAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO CURRICULAR E PROCESSOS FORMATIVOS EMANCIPATÓRIOS COM LICENCIANDAS EM COTIDIANOS UNIVERSITÁRIOS. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucio Bernard Sanfilippo

COELHO, Gustavo; VICTORIO, Aldo; BERINO, A. P.; SANTO, D. E.; FREITAS, L. S.; GARCIA, A.; ABREU, C. L.. FESTA - TRANSBORDAMENTOS E POTENCIALIDADES EM DIÁLOGO NO CANDOMBLÉ E NA CIDADE. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Junger Silveira

COELHO, Gustavo; VICTORIO FILHO, A.; CINELLI, M. L. S. V.; ABREU, C. L.. No dizer das experiências visuais de ensino: imagens, encantamentos e cotidiano: um estudo de sala de aula. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nayara Cristina Carneiro de Araújo

COELHO, Gustavo; LEITE, M. S.; GABRIEL, C. T.; GOMES, L. O.; MESQUITA, S. S. A.. Juventude na contemporaneidade: leituras de desenhos de futuro. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cesar Roitberg

COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; SANTOS, A. M. M.; BASTOS, P.; VELLOSO, L.. As ocupações secundaristas no rio de janeiro em imagens: memórias afetivas de um movimento. 2019. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LEANDRO MACHADO DOS SANTOS

COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; CAMPOS, M.; LOBO, R.; BENACCHIO, R.. À direita da juventude: o processo de renovação liberal no Brasil visto a partir da atuação política do MBL - Movimento Brasil Livre. 2019. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresinha Maria de Castro Vilela

VICTORIO FILHO, A.;COELHO, Gustavo; SANTO, D. E.; NASCIMENTO, E. A.; BERINO, A. P.. Ensino de artes e cultura visual: escola pública. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio de Barros Pereira

OLIVEIRA, I. B.;COELHO, Gustavo; LIMA, A. G. F.; CINELLI, M. L. S. V.; LEHER, R.. Educação de transição? A passagem da escola estadual autoritária à democrática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando da Costa Ferreira

COELHO, Gustavo; JESUS, G. M.; GAFFNEY, C. T.; LOPES, F. T. P.; SILVA, S. R.; FERNANDES, U. S.. O estádio de Futebol como arena para a produção de diferentes territorialidades torcedoras: inclusões, exclusões, tensões e contradições presentes no novo Maracanã. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Duarte dos Reis

COELHO, Gustavo; ROCHA, L. O.; BEZERRA, N. R.. POTÊNCIAS ENCARCERADAS: SABERES, MARGINALIDADE E SOCIOEDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JONATAS CONDE Y MARTIN PUG

COELHO, Gustavo; GUERON, R.; VASCONCELLOS, J.. HORDA: IDEOLOGIA, ANTIFASCISMO E O DEVIR-MINORITÁRIO NA CENA DO METAL NACIONAL. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edivan Carneiro de Almeida

VICTORIO FILHO, A.; WUNDER, A.;COELHO, Gustavo. IMAGINÁRIO, CRIAÇÕES ARTÍSTICAS E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS NOS COTIDIANOS DE UMA ESCOLAPÚBLICA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: LUCIANA DILÁSCIO NEVES

BERINO, A. P.; VALLE, A. G.;COELHO, Gustavo. DEVIR E DIALETICA NAS ESTETICAS DO FRAGMENTO E DA DESCONTINUIDADE: PRATICAS E REFLEXOES PARA UMA PEDAGOGIA DA MONTAGEM. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: SABRINA MENDONCA FERREIRA

SILVA, S. K.; OLIVEIRA, I. B.; CRUZ, G. B.; GARCIA, A.;COELHO, Gustavo. ESCRITAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSOS FORMATIVOS MAIS EMANCIPATÓRIOS E INVENTIVOS COMLICENCIANDAS NOS COTIDIANOS UNIVERSITÁRIOS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucio Bernard Sanfilippo

COELHO, Gustavo; VICTORIO FILHO, A.; BERINO, A. P.; FREITAS, L. S.. FESTA: Transbordamentos e Potencialidades em diálogo na escola, no candomblé e na cidade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cesar Roitberg

COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; SANTOS, A. M. M.. A dialética das ocupações escolares: entre um projeto pedagógico para uma sociedade burguesa e a utopia de uma educação libertária. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nayara Cristina Carneiro de Araújo

COELHO, Gustavo; LEITE, M. S.; GABRIEL, C. T.. Juventude na contemporaneidade: leituras de desenhos de futuro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ítalo Roberto Câmara Ribeiro

COELHO, Gustavo; ESTEVES, P.; TEIXEIRA, P.. Judicialização x Ativismo Judicial: uma análise detalhada das decisões judiciais e sua repercussão nos principais conflitos escolares. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Úrsula Maria de Souza Silva

COELHO, Gustavo; VICTORIO, Aldo; BERINO, A. P.. Onde se estrutura o racismo estrutural? - uma proposta de interpretação histórica e psicanalítica através do discurso religioso cristão.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jenifer Stéfani da Silva

COELHO, Gustavo; SANTOS, L. M.; DIAS, A.. Sobrevivendo noinferno: juventude criminalizada e socioeducação na baixada fluminense. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Moreira de Araújo Abreu Silveira

COELHO, Gustavo; FREIRE, J. R. B.; GEIGER, A.. PICHAÇÃO, A MEMÓRIA SUBTERRÂNEA: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA TRANSGRESSORA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jeferson Maske de Oliveira

COELHO, Gustavo; VERISSIMO, M. L. S.; FERNANDES, C. O.. Currículos Favelados: um relato de criação de currículos nadacom a favela. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: GABRIELLE COOPER ALMEIDA

COELHO, Gustavo; GATTO, E. A. G.; PINTO, F. G.. Niilismo e Formação do Homem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia e Ensino) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Renata Nascimento de Oliveira

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; GONCALVES, R. A.. Educação Musical e Formação Religiosa: as conexões e conflitos entre a religião evangélica e a formação artística de jovens de São João de Meriti. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luís de Moura Pessôa

COELHO, Gustavo; QUEIROZ, G. R. P. C.; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; SANTOS, M. F. L.; BARENCO, M.. A descolonização das subjetividades dos estudantes do curso normal: um olhar CTS face a um processo homogeinizador da cultura. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara Souza de Assis

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; SANTOS, R. E.. Atura ou surta! Sobre novinhas funkeiras e as colisões no fundão das estranhezas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Risonete Martiniano de Nogueira

COELHO, Gustavo. O desamparo como patrimônio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; SANTOS, S. B.. Entre becos e ringues: luvas que se prendem, vidas que se libertam. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Siro Carlos de Oliveira

COELHO, Gustavo; NOGUERA, R.; COPQUE, B.. Eu + Ele = Nós. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Santos de Albuquerque Junior

LIMA, A. G. F.;COELHO, Gustavo; BERINO, A. P.; PIERRO, G. S.. Criação e cruzamentos de histórias contadas: emancipação autogerida no cotidiano escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Brandão Vargas

COELHO, Gustavo; DABUL, L.; VITAL, C.. A LEGITIMACAO DA INTERVENCAO ARTISTICA NA CIDADE DE BRISTOL AO RIO DE JANEIRO: DIFERENTES TRAJETORIAS DE ARTISTAS QUE PRATICAM O GRAFFITI.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luísa Antonitsch Mansilha Mello

RIBEIRO, A. P. P. G. A.; MACHADO, C. B.;COELHO, Gustavo. Ocupando as ruas: a cidade como espaço de protagonismo cultural, diversidade de redes e coletivos, e práticas de resistência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Samuel da Silva Lima

COELHO, Gustavo; RIBEIRO, A. P. P. G. A.; NOGUERA, R.. Crime x Descolonização: um olhar sobre a prática piXadora carioca. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Margareth dos Anjos Santos

COELHO, Gustavo; SANTOS, S. B.; SACRAMENTO, M. P.; VIEIRA, J. J.. É POSSÍVEL REMODELAR O FUTURO: construindo a identidade da criança negra através do jongo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonatas Conde Y Martin Puga

COELHO, Gustavo; GUERON, R.; VASCONCELLOS, J.. Conurbação: camelôformance e atos performativos de porrância. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Tostes de Oliveira

FERRARI, A.; ROTONDO, M. A. S.;COELHO, Gustavo. #imagem: inscrições nas superfícies da cidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: David Tygel

COELHO, Gustavo; RAMALHO, C. G. A.; MELO, L. B. A.. A música no espírito do filme. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Lia Gauterio Conde Pinto

COELHO, Gustavo; PAIXAO, A. S. B.; VICTORIO, Aldo. Produções de poéticas para processos emancipatórios na paisagem escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Augusto Corrêa

COELHO, Gustavo; VICTORIO, Aldo; BERINO, A. P.. #ocupaescola: Juventude e mobilização no Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: NAYARA TEIXEIRA DE SOUZA MATOS,

BARONI, P.;COELHO, Gustavo; MELO, W.. A POTÊNCIA FORMATIVA DA LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA: DIÁLOGO DA LITERATURA DAS RUAS COM OUTROS ESPAÇOS DE SABERES,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Aline Gomes Ferreira

COELHO, Gustavo; SANTOS, D.. Contos Populares: das histórias tradicionais camponesas europeias aos contos de fadas infantis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

COELHO, Gustavo. Comitê de Avaliação - Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Paulo Sérgio Sgarbi Goulart

SGARBI, P.; VICTORIO FILHO, A.; CORAZZA, Sandra Mara. piXação: arte e pedagogia como crime. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sandra Mara Corazza

CORAZZA, S. M.; GOULART, P. S. S.; KOHAN, W. O.; VICTORIO FILHO, A.. PiXação: arte e pedagogica como crime. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Simonini Lopes

OLIVEIRA, Inês Barbosa; VICTORIO FILHO, Aldo; DIÓGENES, Glória Maria dos Santos; RANGEL, Marcelo de Mello;SIMONINI, Eduardo. Pixadores, torcedores, bate-bolas e funkeiros: doses do enigma no reino da humanidade esclarecida. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aldo Victorio Filho

VICTORIO FILHO, A.; SGARBI, P.; KOHAN, Walter Omar; CORAZZA, Sandra. piXação: arte e pedagogia como crime. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aldo Victorio Filho

VICTORIO FILHO, A.OLIVEIRA, I. B.; LOPES, E. S.; DIOGENES, G. M. S.; RANGEL, M. M.. PiXadores, torcedores, bate-bolas e funkeiros: doses do enigma no reino da humanidade esclarecida. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aldo Victorio Filho

VICTORIO FILHO, A.; Oliveira,I.B.; AQUINO, J. P. D.. Entre socos e abraços: um estudo sobre o imaginário do Mal nos rituais de uma juventude. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo de Mello Rangel

OLIVEIRA, I. B.;RANGEL, M. M.; VICTORIO FILHO, A.; DIOGENES, G. M. S.; LOPES, E. S.. Pixadores, torcedores, bate-bolas e funkeiros: doses do enigma no reino da humanidade esclarecida. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira

OLIVEIRA, F. C. R. M.GONÇALVES, Fernando Do Nascimento; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. O artista resistente da década de 60 ao novo milênio: Vincenzo Natali, um cineasta contemporâneo fora dos padrões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Denise da Costa Oliveira Siqueira

GONÇALVES, Fernando Do Nascimento;SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; OLIVEIRA, Fátima Cristina Régis Martins de. O artista resistente: da década de 60 ao novo milênio. Vicenzo Natali, um cineasta contemporâneo fora dos padrões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ines Barbosa de Oliveira

VICTORIO FILHO, Aldo; Simonini, Eduardo; DIOGENES, G. M. S.; RANGEL, M. M.;OLIVEIRA, I. B.. Pixadores, Torcedores, Bate Bolas e Funkeiros: Doses do Enigma no Reino da Humanidade Esclarecida. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação-ProPed) - Universiadade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando do Nascimento Gonçalves

REGIS, Fatima; OLIVEIRA, Denise;GONÇALVES, F. N.. Vicenzo Natali: um cineasta contemporâneo fora dos padrões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Walter Omar Kohan

GOULART, Paulo Sgarbi; VICTORIO FILHO, Aldo; CARAZZA, Sandra Mara;KOHAN, W. O.. piXaçãoÇ: arte e pdeagogia como crime. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

ILGENTCHE APPOLON

A INSERÇÃO DAS CRIANÇAS IMIGRANTES EM ESCOLAS BRASILEIRAS: SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS HAITIANAS DE 7 A 10 ANOS; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Entre boxeadores e educadores: (Res)socializacao, sociabilidades e pedagogia popular; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

William Mathias Moreira

Decolonizacao e Necropolitica na linguagem subversiva dos quadrinhos: uma contribuicao pedagogica a autoestima e autonomia estetica dos jovens negros; ; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mayara Souza de Assis

Todo mundo aqui vai dançar: Dimensões expressivas, dinâmica racial e os corpos funkeiros nos cotidianos educativos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Samuel da Silva Lima

FRUIÇÃO FUNKEIRA: discursos sobre práticas e educações afro-brasileiras; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jonatas Conde Y Martin Puga

Horda: ideologia, antifascismo e o devir-minoritário na cena do metal nacional; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Priscila Duarte dos Reis

POTÊNCIAS ENCARCERADAS: SABERES, MARGINALIDADE E SOCIOEDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renan Ribeiro Moutinho

Início: 2022; Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Marco Aurélio da Conceição Correa

ENTRE GRIOTS, CINEASTAS E PROFESSORES - EDUCAÇÃO COMO TRAJETÓRIAS DE NÓS; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Úrsula Maria de Souza Silva

Onde se estrutura o racismo estrutural? - uma proposta de interpretação histórica e psicanalítica através do discurso religioso cristão; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Jenifer Stéfani da Silva

SOBREVIVENDO NO INFERNO: JUVENTUDE CRIMINALIZADA E SOCIOEDUCAÇÃO NA BAIXADA FLUMINENSE; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Caroline Lima Souza de Lucena

OCUPA ALEMAO: FAVELA/QUILOMBO - ORGANIZACAO COMUNITARIA, PRODUCOES DE SABERES E MORTE"; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

RENATA NASCIMENTO DE OLIVEIRA PEREIRA MARTINS

A formação artística musical de jovens da Baixada Fluminense mediada pela igreja evangélica; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

André Luís de Moura Pessôa

A descolonização das subjetividades dos estudantes do curso normal: um olhar CTS frente a um processo homogeneizador da cultura; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Entre becos e ringues: luvas que se prendem e vidas que se libertam; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Mayara Souza de Assis

Atura ou Surta: sobre baile funk e emocionalidade, por uma educação livre de racismo; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Siro Carlos de Oliveira

EU + ELES = NÓS; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Samuel da Silva Lima

XarpisicotrópicosAntiRacistas: uma descolonização da rua na escola?; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Jonatas Conde y Partin Puga

Origem regular: devir-camelô, atos performativos de porrância e a vida como obra de arte; 2017; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Patricia Correa

#OcupaEscola: juventude e mobilização no Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Joyce Louback Lourenço

2021; Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Aline Gonçalves

Proibidao e Narcocorrido: dois generos musicais proibidos e seus espacos em aulas de musica; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Juliana Rosado Nunes Uchôa

Fundamentos da Musicalidança em Educação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Lucas Antunes Tibúrcio

Educação Musical em Projeto Social: a experiência no projeto "Apostando no Futuro"; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Fabio da Cruz dos Santos

Memorial e Ensaios de um aluno Jovem/Adulto em busca de motivos para continuar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

William Mathias Moreira

A Pedagogia Decolonial na Graphic Novel ?Jeremias ? Pele?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Karine de Souza Mello

O papel social da escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Nair Cristina Brito da Silva

Educação e Democracia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Silvio Gomes Sampaio

Entre celas e salas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

André Luís de Moura Pessôa

A PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA BÁSICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Izabela Amorim

As abordagens tecnológicas como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem dos alunos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Raissa Hasan Gomes

A INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Isabela Moreira de Araújo Abreu Silveira

Pichação, memória de vozes silenciosas na escola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Gabriela Medeiros de Oliveira Cataldo da Silva

Ocupações escolares em SP: democracia de Gestão, Currículo e Redes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Jéssica Braga

As causas da exploração do Trabalho Infantil no Brasil e a influência na Educação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Pedro Paulo Monteiro Autran

Tum Tum Pa Ti Cum Dum: Musicando a vida com nossas vozes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Fernanda Farina

Entre graffitis oficiais e microrrabiscos ilícitos: variações acerca da potência rebelde dos/nos/com o cotidiano de uma escola municipal em Vitória/ES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Luciano Vaz Corrêa

Funk é Música Brasileira?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Sidnei Martins Dantas

A canção como enfrentamento ao estigma da loucura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Música - Cordas Dedilhadas) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário; Orientador: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira;

Foi orientado por

Paulo Sérgio Sgarbi Goulart

piXação: arte e pedagogia como crime; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Sergio Sgarbi Goulart;

Ines Barbosa de Oliveira

Pixadores, Torcedores, Bate-Bolas e Funkeiros: enigmas no reino da humanidade esclarecida; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Inês Barbosa de Oliveira;

Fernando do Nascimento Gonçalves

O artista resistente: da década de 60 ao novo milênio - Vicenzo Natali, um cineasta contemporâneo fora dos padrões; 2006; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando do Nascimento Gonçalves;

Produções bibliográficas

  • COELHO, Gustavo ; BEMFICA, A. ; REIS, P. . Os 'SEM SENTIMENTOS'. Revista Espaço do Currículo , v. 13, p. 426-434, 2020.

  • COELHO, Gustavo . Monstros, Rojões, Bambus, Bolas e o Fundão: encantarias em performances de uma juventude rueira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 8, p. 197-218, 2018.

  • COELHO, Gustavo . Pixação: uma escrita enigma, um desvelar em recuo. LUGAR COMUM , v. 52, p. 217-237, 2018.

  • COELHO, Gustavo . Estádios sem mito: cadeiras e esquizofrenia. ESPORTE E SOCIEDADE , v. 29, p. 1 / 4-33, 2017.

  • COELHO, Gustavo . Jovens sem miséria: estéticas de uma economia do dispêndio. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 28, p. 233-255, 2017.

  • COELHO, Gustavo . Torcedores organizados: enigma como contrapeso ao fantasma da razão esclarecida. PRAGMATIZES- REVISTA LATINO AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA , p. 35, 2017.

  • COELHO, Gustavo . A ?trocação?, o ?mano a mano?, o ?fazer na mão? e a positividade embaralhadora do rival. Ensaios Filosóficos , v. 13, p. 117-142, 2016.

  • COELHO, Gustavo . 'SENTIR PARA ENTENDER': JUVENTUDE, PRESENÇA E SENTIDOS. Polêm!ca , v. 16, p. 001-012, 2016.

  • COELHO, Gustavo . JOVENS MARGINALIZADOS E A CRÍTICA DA RAZÃO. Passages de Paris (APEB-Fr) , v. 13, p. 512-532, 2016.

  • COELHO, Gustavo . Les Raisons de L'Ambiance. Les Cahiers Européens de L'Imaginaire , v. 8, p. 1, 2016.

  • COELHO, Gustavo . Pixadores, Torcedores, Bate-bolas e Funkeiros: poéticas do enigma no reino da humanidade esclarecida. Revista Visagem , v. 1, p. 155-172, 2015.

  • COELHO, Gustavo . Métropole piXada : réenchantement dans les risques vécus par une jeunesse inutile . Sociétés (Paris) , v. 119, p. 39-47, 2013.

  • COELHO, Gustavo . ROJÕES, SOCOS, TINTAS E BAMBUS: REMINISCÊNCIAS MÍTICAS ENTRE PICHADORES, TORCEDORES E FUNKEIROS. Revista de Estudos Universitários , v. 39, p. 423-434, 2013.

  • COELHO, Gustavo . Deixa Os Garotos Brincar. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016. 308p .

  • COELHO, Gustavo . Pixação: una escritura en negativa al sentido. In: Gabriel Gómez Carmona; César Rebolledo González. (Org.). Lugares e identidades: reflexiones en torno de una ciudad imaginada. 1ed.Ciudad de México: Editorial Parmenia, 2021, v. 1, p. 125-144.

  • COELHO, Gustavo . O outro, o eu e a diferença. In: Sesc, Departamento Nacional. (Org.). Com (A)rtes: diálogos entre arte, educação e cultura. 1ed.Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2021, v. 1, p. 102-110.

  • BEMFICA, A. G. ; MORAES, L. C. ; COELHO, Gustavo . Ringue de Palavras. In: Aline Guimarães Bemfica; Maria Cristina Poli. (Org.). Travessias adolescentes e ancoragens. 1ed.Belo Horizonte: Cas'a, 2020, v. , p. 100-107.

  • COELHO, Gustavo . A escrita pixadora: uma escrita sobre-vida.. In: Adriana Lopes; Adriana Facina; Daniel N. Silva. (Org.). Nó em pingo d'água: sobrevivência, cultura e linguagem. 1ed.Rio de Janeiro: Mórula, 2019, v. , p. 77-98.

  • COELHO, Gustavo . PiXação: in praise of the strength and ?useless? beauties of Brazilian youth. In: MARTINS, Rosana; CANEVACCI, Massimo. (Org.). Lusophone Hip-Hop: 'Who we are' and 'Where we are': identities, urban culture and belonging. 1ed.Canon Pyon: Sean Kingston, 2018, v. , p. 120-137.

  • COELHO, Gustavo ; MAFFESOLI, Michel . Educação e Iniciação. In: Aldo Victorio; Aristóteles Berino; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Educação e Audiovisualidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 23-34.

  • COELHO, Gustavo . Escrita piXadora: escrevendo em ruptura com a escrita. In: Aristóteles Berino; Aldo Victorio Filho; Maria da Conceição Soares. (Org.). Múltiplos olhares sobre as juventudes. 1ed.Seropédica: Editora da UFRRJ, 2018, v. , p. 111-122.

  • COELHO, Gustavo . Subjetividad Pixadora. In: Said Dokins; Laura García. (Org.). Intersticios Urbanos. 1ed.Ciudad de Mexico: Ed. Preuma, 2015, v. 1, p. 0-0.

  • COELHO, Gustavo . Não há silêncio na juventude silenciada. In: Aristóteles Berino; Aldo Victorio Filho; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Fartura das juventudes: tramas entre educação, mídia e arte. 1ed.Rio de Janeiro: NAU Editora, 2013, v. , p. 45-58.

  • COELHO, Gustavo . Etnografia enlameada. In: BERINO, Aristóteles; SOARES, Conceição. (Org.). EDUCAÇÃO E IMAGEM II: CURRÍCULO E DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IMAGENS. 1ed.Petrópolis: DP et Alli, 2013, v. , p. 420-437.

  • COELHO, Gustavo ; SGARBI, Paulo ; BROWN, André . Linguagens estéticas e educação: três amigos, três narrativas, três estéticas. In: Mailsa Passos; Rita Ribes. (Org.). Educação Experiência Estética. Rio de Janeiro: Nau, 2011, v. , p. 157-177.

  • COELHO, Gustavo . Agradecimento à Rafael Augustaitiz: pixa tudo rapá!. In: Daniel Belion; Carolina Barberan. (Org.). Arte e/ou arte institucional. 1ed.Rio de Janeiro: Daniel Belion Editor, 2009, v. , p. 113-127.

  • COELHO, Gustavo . Senta, galera!. O Estado de Sao Paulo, São Paulo, 16 dez. 2012.

  • COELHO, Gustavo . O Grito do Picho. O Estado de Sao Paulo, São Paulo, 07 out. 2012.

  • COELHO, Gustavo . PICHAÇÃO - An Explanation. I Love Graffiti, Alemanha, 11 jan. 2010.

  • COELHO, Gustavo . Pesquisando.... Arte Institucional Número Cinco, 30 dez. 2008.

  • COELHO, Gustavo . Escritório. Arte Institucional Número Cinco, 25 dez. 2008.

  • COELHO, Gustavo . r.Om_a. Arte Institucional Número Cinco, 18 dez. 2008.

  • COELHO, Gustavo . A Arte que não dá mole!. Arte Institucional Número Cinco, 17 dez. 2008.

  • COELHO, Gustavo . A Arte denuncia quem arteia demais.. Arte Institucional Número Cinco, 04 dez. 2008.

  • COELHO, Gustavo . From Italy. Arte Institucional Número Cinco, 28 nov. 2008.

  • COELHO, Gustavo . Be Vandal. Arte Institucional Número Cinco, 28 nov. 2008.

  • COELHO, Gustavo . Berlin and Athens are Burning. Arte Institucional Número Cinco, 17 nov. 2008.

  • COELHO, Gustavo ; VICTORIO, Aldo . Uma chance para as "Belas Artes" além das nomeações: um elogio ao terrorismo poético de Rafael Augustaitiz. Arte Institucional Número Cinco, 19 set. 2008.

  • COELHO, Gustavo . LOCALISMOS EXTREMOS: A VIDA NÃO É SÓ O QUE SE VÊ.. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, 01 maio 2008.

  • COELHO, Gustavo . O Grande Cotidiano. A Página da Educação, Portugal Junho / 2007, p. 46 - 46.

  • COELHO, Gustavo . Techno-Imagens Juvenis. A Página da Educação, Portugal Abril / 2008, p. 27 - 27.

  • COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno . O AUDIO VISUAL PULSA!. Educação & Imagem (UERJ).

  • COELHO, Gustavo ; MONTEIRO, P. . HISTÓRIA, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICANÁLISE E ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS. In: XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2022, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias Docentes, na resistência e na criação. Rio de Janeiro, 2022. p. 1963-1973.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO: UMA ESCRITA EM NEGATIVA COM O SENTIDO.. In: 39a Reunião Nacional ANPED: Educação Pública e Pesquisa - ataques, lutas e resistências, 2019, Niteroi. Educação Pública e Pesquisa - ataques, lutas e resistências, 2019. p. 1-10.

  • COELHO, Gustavo ; D'AVILA, C. . OUTRAS CIDADES, OUTRAS ESTETICAS, OUTRAS JUVENTUDES: Ressonancias do subsolo da Bersabeia. In: IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias, 2017.

  • COELHO, Gustavo ; D'AVILA, C. . PAPOS DE ENIGMA 'O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO?'. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO, 2015.

  • COELHO, Gustavo . O COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL: INDICIOS DA SATURACAO DA RACIONALIDADE MODERNA.. In: 11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João Del Rey. 11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

  • COELHO, Gustavo . ENTRE A FRANQUEZA E O CINISMO: SOBRE O IMAGINÁRIO DO MAL NO COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013, Rio de Janeiro. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013.

  • COELHO, Gustavo . Para onde vai o Mal? Das Torcidas Organizadas aos Bailes de Briga: o sensível em doses radicais no imaginário de uma juventude contemporânea.. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia / XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013, Fortaleza. Saberes Locais e Experiências Transnacionais: Interfaces do Fazer Antropológico, 2013.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO E METRÓPOLE: POTÊNCIAS E BELEZAS DE JOVENS ?INÚTEIS?. In: XVI ENDIPE 2012, 2012, Campinas. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E IMPACTOS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA. Araraquara/SP: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 3839-3851.

  • COELHO, Gustavo . Metrópole Tagarela: culturas juvenis entre a intensa exibição e a negligente invisibilidade.. In: VI Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade., 2011, Rio de Janeiro. Práticas/Teorias sociais na contemporaneidade., 2011.

  • COELHO, Gustavo . JOVENS NO SUBÚRBIO CARIOCA: VIDAS POUCO NARRADAS COMO SUGESTÕES A COMPREENSÕES PLURAIS DA EDUCAÇÃO E DAS ARTES. In: 34a Reunião Anual ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social. Rio de Janeiro: Anped, 2011.

  • COELHO, Gustavo . A JUVENTUDE NOS SUBURBIOS CARIOCAS: UMA COMPLEXA REDE DE PRÁTICAS RARAMENTE NARRADAS. In: ALAS 2011 - XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.

  • COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo . A Metrópole piXada: estéticas de uma cidade-tudo. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2010, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia, 2010.

  • COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . CÚMPLICES-AMIGOS. In: IV CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)Biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): CORAJOSOS INVESTIMENTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DA ARTE. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

  • COELHO, Gustavo . juventudefetichemoralfascismopiXação. In: V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO, 2009, Rio de Janeiro. V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO, 2009.

  • COELHO, Gustavo . piXação: encantadora juventude criminosa. In: II Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. Confluências e diálogos no campo das artes, 2009.

  • COELHO, Gustavo . piXação: uma cidade reencantada por sua juventude periferizada. In: CIANTEC' 09 - Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias em Comunicação, 2009, Aveiro. CIANTEC' 09 Arte, Tecnologia e Comunicação: novos territórios do conhecimento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 179-184.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÕES NA METRÓPOLE: UMA PEDAGOGIA FORA DA LEI. In: 32a Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.

  • COELHO, Gustavo . JOVENS EXTREMOS: HÁ SABERES NO VÁCUO. In: IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008, Salvador. IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008.

  • COELHO, Gustavo . Fetiches-corpos-Fetiches-textos-Fetiches-juventude-Fetiches-mercadorias. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008, Goiânia / GO. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008.

  • COELHO, Gustavo . A DEFESA DO INDEFENSÁVEL. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008.

  • OLIVEIRA, G. R. C. . The Quotidian Sounds in a Contemporary Musical Education. In: Arts Based Educational Research Conference 2007, 2007, Bristol - Inglaterra. Arts Based Educational Research Conference 2007, 2007.

  • COELHO, Gustavo . O Poder dos Ruídos Cotidianos numa Educação Musical Infantil Regular. In: IV Seminário Internacional ? As Redes de Conhecimento e a Tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional ? As Redes de Conhecimento e a Tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007.

  • COELHO, Gustavo . Os sons do cotidiano infantil na educação musical regular. In: I Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria / RS. I Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2007.

  • OLIVEIRA, G. R. C. . Os Processos Cotidianistas na Educação Musical. In: III Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais, 2007, Criciuma / SC. III Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais, 2007.

  • COELHO, Gustavo . Os ruidos do cotidiano para uma educacao musical alternativa. In: Congreso de Formación Artística y Cultural para la Región de América Latina y el Caribe, 2007, Medellín. Congresso de Formación Artística y Cultural para la Región de América Latina y el Caribe, 2007.

  • COELHO, Gustavo . O imaginário de Torcidas Jovens: uma dimensão antropológica e psíquica da permeabilidade do malo.. In: 2o Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014, Campinas. 2o Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014. p. 129-130.

  • COELHO, Gustavo . JOVENS NO SUBÚRBIO CARIOCA: VIDAS POUCO NARRADAS COMO SUGESTÕES A COMPREENSÕES PLURAIS DA EDUCAÇÃO E DAS ARTES. In: 34a Reunião Anual ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social. Rio de Janeiro: Anped, 2011. p. 317-317.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): CORAJOSOS INVESTIMENTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DA ARTE. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010. p. 281-281.

  • VICTORIO, Aldo ; COELHO, Gustavo . UMA CIDADE COMO OBRAGEM ESTÉTICA DE UMA JUVENTUDE QUE TRANSBORDA. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010.

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÕES NA METRÓPOLE: UMA PEDAGOGIA FORA DA LEI. In: 32a Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. p. 254-255.

  • COELHO, Gustavo . VIVENDO NOS EXTREMOS: A MORAL SOB PRESSÃO. In: III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2008, Goiânia / GO. Anais do III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Goiânia: Ed. UCG e Ed. UFG, 2008. p. 239-240.

  • COELHO, Gustavo . A Juventude que põe pra dançar. In: II Congresso Internacional Diálogos sobre diálogos, 2008, Niterói. II Congresso Internacional - Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2008. p. 89-90.

  • COELHO, Gustavo . A DEFESA DO INDEFENSÁVEL. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Programa e Resumos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 129-130.

  • COELHO, Gustavo ; RIBEIRO, Idalina . A Vida como acontecimento estético desemoldurado. In: 10a Semana da Cultura Popular, 2007, Rio de Janeiro. Anais 10a Semana da Cultura Popular, 2007. p. 7-7.

  • COELHO, Gustavo . Paulo Freire: lenguaje y psicoanálisis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Conversatorio: Creencias y conductas sociales en torno a la pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REBOLLEDO, C. ; LARRUSCHAIM, P. ; DAMASCENO, J. ; COELHO, Gustavo . Aesthetics and Marginality in the Global South. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, Gustavo . Criminologia Cultural. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Graffiti y espacio público. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO: UMA ESCRITA EM NEGATIVA COM O SENTIDO.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Facismo festivo: estéticas del totalitarismo en Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . La construcción del Marginado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Luz, Câmera, Pichação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo ; D'AVILA, C. . OUTRAS CIDADES, OUTRAS ESTETICAS, OUTRAS JUVENTUDES: Ressonancias do subsolo da Bersabeia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . PiXação - uma escrita enigma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Desejo pelo risco em culturas jovens: fazer na mão, trocação e 5 minutinhos de alegria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, Gustavo . Letramentos marginais e governamentalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Desejo pelo risco em culturas jovens: fazer na mão, trocação e 5 minutinhos de alegria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . A ESCRITA PIXADORA: uma escrita sobre-vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo ; D'AVILA, C. . PAPO DE ENIGMA 'O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo ; VICTORIO, Aldo . Movimentos sociais 'não-autorizados' e seus protagonistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Nuno: anos depois. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COELHO, Gustavo . Cultures juvéniles de risque à Rio de Janeiro: essais sur la perméabilité du Mal dans certaines cultures populaires brésiliennes.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Luz, Câmera, Pichação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Les groupes de supporters de football: dangers et les plaisirs.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . ENTRE A FRANQUEZA E O CINISMO: SOBRE O IMAGINÁRIO DO MAL NO COTIDIANO DE TORCIDAS JOVENS DE FUTEBOL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Subjetividade Pixadora - Mesa 3 Pixação e Arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo ; SIMONINI, Eduardo ; BARCELOS, Thais . PRÁTICAS JUVENIS NA INVENÇÃO DE DIFERENTES TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Lights, Camera, PICHAÇÃO - Q&A. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . PiXação et d'autres passions juvéniles du risque: nouvelles épistémès en gestation au c?ur de la métropole.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . Metrópole Tagarela: culturas juvenis entre a intensa exibição e a negligente invisibilidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . A JUVENTUDE NOS SUBURBIOS CARIOCAS: UMA COMPLEXA REDE DE PRÁTICAS RARAMENTE NARRADAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . CÚMPLICES-AMIGOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÃO COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): CORAJOSOS INVESTIMENTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DA ARTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . piXação: uma cidade reencantada por sua juventude periferizada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . PIXAÇÕES NA METRÓPOLE: UMA PEDAGOGIA FORA DA LEI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . VIVENDO NOS EXTREMOS: A MORAL SOB PRESSÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . JOVENS EXTREMOS: HÁ SABERES NO VÁCUO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Fetiches-corpos-Fetiches-textos-Fetiches-juventude-Fetiches-mercadorias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . A Juventude que põe pra dançar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, G. R. C. . The Quotidian Sounds in a Contemporary Musical Education. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, Gustavo . O Poder dos Ruídos Cotidianos numa Educação Musical Infantil Regular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Os ruidos do cotidiano para uma educacao musical alternativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICTORIO, Aldo ; COELHO, Gustavo . A arte na educação contemporânea: diálogos, agenciamentos e linhas de fuga.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo ; RIBEIRO, Idalina . A Vida como acontecimento estético desemoldurado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno . Do que falamos? Como falamos? Para quê e para quem falamos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, Gustavo . ?IMAGINASONS E REPRESENTASONS? EM UM COTIDIANO PERIFERIZADO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Gustavo . Oficina Sonora - Conscientização e Liberdade Sonora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COELHO, Gustavo . O SUJEITO E A PALAVRA EM PAULO FREIRE E NA PSICANÁLISE. Petrópolis, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COELHO, Gustavo . O Negro no Livro Paradidático. Rio de Janeiro: Gramma, 2017 (Contra capa de Livro).

  • COELHO, Gustavo . Man Ooman (Filme documentário - Legenda Português). Copenhague: Rosforth, 2017. (Tradução/Outra).

  • COELHO, Gustavo . Exposição EatArt - BodyGraffiti por Panmela Castro. Rio de Janeiro 2012 (Texto para o Catálogo da Exposição).

  • COELHO, Gustavo . METRÓPOLE UMEDECIDA. Rio de Janeiro 2011 (Texto para o Catálogo da Exposição).

Outras produções

COELHO, Gustavo . Fascismo Festivo. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NAULT-SIMARD, Emilie ; COELHO, Gustavo . Risquer sa vie pour un Graffiti. trad.: Arriscar a vida por uma Pixação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

JANKE, Carsten ; COELHO, Gustavo . ?WM FUR WEN?? trad.: ?Copa pra quem??. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Gustavo . Semana da Geografia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MICHALSKI, Peter ; COELHO, Gustavo . Pichação in Rio trad.: Pichação no Rio. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BERTOLOTTO, Rodrigo ; COELHO, Gustavo ; CANEVACCI, Massimo . Pichadora da Bienal busca emprego, pichação busca reconhecimento. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Gustavo . Educação Estética. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático textual para Graduação EAD).

COELHO, Gustavo . Educação Estética. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático audiovisual para Graduação EAD).

COELHO, Gustavo . DIDÁTICA E COTIDIANO NA PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático textual para Graduação EAD).

COELHO, Gustavo . Educação Estética. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático no formato Podcast para Graduação EAD).

COELHO, Gustavo . Criminologia Cultural. 2019. .

COELHO, Gustavo ; SOUZA, S. ; STEFANI, J. . Pedagogias em espaços de privação de liberdade. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COELHO, Gustavo . Projeto Com(a)rtes. 2018. .

COELHO, Gustavo . CIDADE: olhares periféricos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COELHO, Gustavo . Programa de Formação Permanente: direitos culturais e o direito à cidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COELHO, Gustavo . Metodologia da Pesquisa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO. 2011. Filme.

COELHO, Gustavo . MACROSSOMO. 2007. Fotografia.

COELHO, Gustavo . MACROSSOMO II. 2007. Fotografia.

COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . Sujando a cara e lavando a alma - IV Mostra de Filmes Memória em Movimento - VI Semana Fluminense do Patrimônio. 2016 (Mostra de Filmes).

COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . Luz, Câmera, Pichação - Verão Arte Contemporânea 11. 2016 (Festival de Arte).

COELHO, Gustavo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - CINE CULT SESC. 2015 (Festival de Cinema).

COELHO, Gustavo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - G.A.U. Galeria de Arte Urbana. 2015 (Exposição de Arte).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - CERB/UQÀM. 2014 (Exibição de Filme com Debate).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Derivas e Memórias contemporâneas na Pixação. 2013 (Exibição de Filme).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - CALLEGENERA Festival de Expresiones Urbanas. 2013 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Arte).

COELHO, Gustavo . Exposição EatArt - BodyGraffiti por Panmela Castro. 2012 (Texto para o Catálogo da Exposição).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, Pichação - 30o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay. 2012 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Cinema).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Múltiplos Brasis. 2012 (Exibição de Filme em Mostra de Cinema).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - CARADURA Festival Internacional de Filmes de Arte Urbana. 2012 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Cinema).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Shoot Me Film Festival. 2012 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Cinema).

COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Exposição 'Art in the Streets'. 2011 (Exibição de Filme selecionado para Exposição de Arte).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - 15a Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2011 (Exibição de Filme selecionado em Festival).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Festival do Rio 2011. 2011 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Cinema).

COELHO, Gustavo . METRÓPOLE UMEDECIDA. 2011 (Texto de Apresentação da Exposição).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - Faculdade de Formação de Professores UERJ. 2011 (Exibição e Debate).

COELHO, Gustavo ; GUERRA, Marcelo ; CAETANO, Bruno . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - NUART Festival. 2011 (Exibição de Filme selecionado em Festival de Arte).

COELHO, Gustavo ; CAETANO, Bruno ; GUERRA, Marcelo . Luz, Câmera, PICHAÇÃO - The City - 2nd International Conference. 2011 (Exibição de Filme).

COELHO, Gustavo . Baticum - História do Soul - Programa de Rádio. 2003 (Programa de Rádio).

COELHO, Gustavo . Programa Arte Livre - Programa de Rádio. 2003 (Programa de Rádio).

COELHO, Gustavo . MACROSSOMO II. 2007 (AudioVisual) .

COELHO, Gustavo . MACROSSOMO. 2007 (AudioVisual) .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Os "sem sentimentos": sujeitos em marginalização e a linguagem, Descrição: Identificando como um dos efeitos da marginalização na subjetividade, o roubo da palavra íntima, a asfixia da fala singular que fuja do estreito repertório de discursos que já os precedem e já os condenam, há cerca de dois anos desenvolvemos oficinas em contextos variados com pessoas que, ou tenham passado pelo sistema penal, pelo socioeducativo, ou estejam efetivamente neles. Por percebermos que, de algum modo, se instaura uma grave dificuldade em se falar de sentimentos, ou seja, em se falar daquilo que nos compõe mas que não tem bem um contorno nítido, que é uma espécie de alteridade em nós, portanto marca da ética na relação com o outro, fizemos dessa percepção o motivo para uma série de atividades com inspiração psicanalítica com jovens internos no sistema socioeducativo e com jovens e adultos em semiliberdade ou já livres mas que carregam a marca da passagem pelo sistema penal. Este projeto, então, parte de uma expressão, comum de ser anunciada como uma característica ?positiva? do criminalizado ? o ?sem sentimento?. Com uma orientação psicanalítica e retirando consequências do conceito de necropolítica em Mbembe (2014), pretendemos promover o encontro desses sujeitos com suas palavras singulares para o deslocamento de uma posição alienada aos discursos vigentes, no sentido de investigar como as subjetividades marcadas pela identificação como ?matável? se divorciam falsamente de seus sentimentos, se fixando numa suposta frieza monstruosa que, em vida, facilita o convívio com sua morte enquanto que iminente. Trata-se, portanto, de um projeto de pesquisa tanto intervencionista quanto teórico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira - Coordenador / Aline Bemfica - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ESTÉTICAS MARGINALIZADAS: JOVENS EM DESCOLONIZAÇÃO ÉTICAESTÉTICA -, Descrição: Assumindo a dimensão estética como condição humana, o que pressupõe portanto uma expansão do conceito de estética, grosso modo deslocando-o de sua aderência ?fria? exclusiva às obras de arte, a uma concepção etimológica e ?quente? do termo grego aisthesis, este projeto, em companhia de Nietzsche, Foucault e Maffesoli, entende a vida, a subjetividade, como lugar de artistagem, aproximando portanto ética e estética. Se, então, a dimensão estética é essa que inclui as sensações, as emoções, os jeitos, os gestos, o corpo como (in)acabamento de fruição, permeável aos afetos, sendo o ser humano, nas palavras de Fanon, ?um SIM vibrando com?, é justamente nela que algo de incontrolável, algo de indeterminado, segue agindo a despeito de nossa ?consciente? autorização. Trata-se então de algo que mesmo sendo nós mesmos, difere de nós, ameaçando portanto o monopólio da razão instrumental individual que concebeu o sujeito moderno ensimesmado, para o qual quanto maior o esclarecimento, mais próximo ele estaria de um total domínio sobre si e o mundo, sendo então a ameaça de um possível pluralismo dinâmico naquilo que parece ser incontrolável, um fantasma a ser esconjurado. Nesse sentido, o conceito de Diferença em Deleuze, Guattari e Derrida, os estudos da presença, da subjetividade, e seus cruzamentos entre a linguagem e a psicanálise, especialmente em Gumbrecht, Blanchot, Barthes, Lacan, Freud, Jung e Fanon, assim como as contribuições da antropologia na radicalização da crise epistemológica moderna, sobretudo os estudos ameríndios em Viveiros de Castro e Pierre Clastres, nos interessam primordialmente. Apostamos, então, no campo da estética como lugar que, por guardar incompatibilidades ao racionalismo ocidental moderno, guarda também indícios eloquentes do que de nós fora descartado na consolidação desse império. Em todo caso, mesmo com esse espectro teórico que nos inscreve em um campo alargado, politicamente privilegiamos pesquisas de campo que tenham como interesse experiências estéticas populares em periferias urbanas, notadamente aquelas protagonizadas por suas juventudes. A despeito, então, da negligência, marginalização e desqualificação das quais são geralmente alvos, acreditamos que nestes cotidianos está em constante e dramática modelagem uma série de formas de resistência, de reinvenção descolonial, de conhecimento e mesmo de sofisticação conceitual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Gustavo Rebelo Coelho de Oliveira - Coordenador / Aline Guimarães Bemfica - Integrante / Joyce Louback Lourenço - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2013

Bolsa Doutorado Nota 10, FAPERJ.

2011

Menção Honrosa - Prêmio Manuel Diegues Júnior 2011, CNFCP - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / 15a Mostra Internacional do Filme Etnográfic.

2011

Premiére Brasil - Competição Oficial, Festival do Rio 2011 - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

2009

Bolsa Mestrado Nota 10, FAPERJ - Fundação Carlos Chagas de Ampara à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

2007

Oficina selecionada para ser ministrada em comunidades carentes de Juiz de Fora/MG, ABRA - Associação Brasileira de Arteducadores.

2007

Obra selcionada para a 2a Mostra Recife de Fotografia, Gerência de Serviços de Fotografia da Fundação de Cultura Cidade do Recife..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. , Rua São Francisco Xavier, 524, Grupo 12.037-F, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 988430757

Experiência profissional

2015 - 2016

NAMI Rede Feminista de Arte Urbana

Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Conselheiro

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE). Área: Educação Estética. Faculdade de Educação.

2009 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Avaliação em Educação / Educação Estética / Pesquisa e Prática Pedagógica: Outras cidades, outras juventudes, outras estéticas.

Atividades

  • 07/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mestrado e Doutorado

  • 02/2016

    Ensino, Educação, Cultura e Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação Mestrado

  • 04/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Estética

2010 - 2010

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas: Introdução à Educação Brasileira / Fundamentos da Educação / Iniciação Científica

2007 - 2008

ONG Casa das Artes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Oficina imagético-sonora, Carga horária: 4

Outras informações:
Campo de pesquisa para o projeto de mestrado "Imaginasons e Representasons em um cotidiano periférico".

2007 - 2007

Colégio Espaço Integral

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 5