Francisco José da Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e especialização nas áreas de eletrônica de potência e análise de sistemas de informação. Atualmente é professor da Universidade FUMEC e presta, como autônomo, serviços de consultoria e projetos. Tem experiências nas áreas de Projetos Elétricos prediais e industriais, Eletrônica Industrial, Geração de energia elétria solar, Análise de Sistemas de Informação e Ciência dos Materiais.

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2007 em Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

2005 - interrompida

Rede Temática Em Engenharia de Materiais
Título: Purificação de Silício por processo CVD em reator,Orientador: José Roberto Tavares Branco
Bolsista do(a): Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, Brasil. Ano de interrupção: 2007

Especialização em Análise de Sistemas de Informação

1991 - 1991

Faculdade de Ciências Gerenciais da Una
Título: Não foi exigida monografia.
Orientador: Sem orientador

Especialização interrompida em 1977 em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

1976 - interrompida

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Não froi exigida monografia
Orientador: Sem orientador
Ano de interrupção: 1977

Graduação em Engenharia Elétrica

1971 - 1976

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Não foi exigida monografia
Orientador: Sem orientador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade FUMEC, Faculdade de Engenharia e Arquitetura. , Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, 30310190 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 32283150, Fax: (031) 32253171, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2017

TJS Engenharia de Minas

Vínculo: Sócio minoritário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento das seguintes atividades: 1. Vale - Projeto Vargem Grande Itabiritos - Projeto elétrico detalhado de implantação de sistema multiplexador e analisador de teor de minério em sistema de flotação através de análise de raios gama. 2. Vale - Projeto Vargem Grande Itabiritos - Projeto elétrico detalhado de equipamento analisador de densidade e teor de minério em sistema flotador. 3. Votorantim Metais Níquel S.A. ? Projeto elétrico detalhado de instalação de equipamento dosadores, bombeamento e de análise de imagens com a finalidade de melhoria de produtividade na extração de nióbio. 4. Vale do Rio Doce ? Mina de Bauxita Paragominas. - Projeto elétrico detalhado de ampliação de sistema de bombeamento de polpa de minério e central de ar comprimido. 5. Ferrous ? Mina Viga ? Projeto elétrico detalhado de planta de separação magnética, incluindo ampliação de subestação e sistema de iluminação. 6. Vale ? Minas Mutuca, Vargem Grande, Conceição, Timbopeba e Fábrica. Projeto elétrico e de comunicação de dados detalhado de sistema de controle optico de processo de flotação. 7. Vale do Rio Doce ? Complexo de Tubarão - Usinas de Pelotização.- Projeto elétrico e de comunicação de dados detalhado de sistemas de controle optico de granulometria de pelotas de minério de ferro. 8. Vallourec & Sumitomo ? Usina de Pelotização - Projeto elétrico e de comunicação de dados detalhado de sistemas de controle optico de granulometria de pelotas de minério de ferro. 9. MMX ? Mina Ipê ? Projeto elétrico detalhado de ampliações do sistema de britagem e sistema de controle automático de fator de potência. 10. MMX ? Mina Tico ? Melhorias. - Projeto elétrico básico de melhorias na usina ( sistema de iluminação e rotas de cabos). 11. Cemi Engenharia - Projeto elétrico detalhado de usina de produção de energia elétrica solar de 80kVA tipo on-grid. 12. UFMG - Up-grade em Máquina de Ensaios EMIC para captura e análise de deformações através técnica de Correlação Digital

Atividades

  • 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Engenharia, .,Serviço realizado, Atuação em consultorias e projetos na área de Engenharia Elétrica e eletrônica para as empresas do setor de extração e beneficiamento mineral..

2002 - Atual

Universidade FUMEC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19

Outras informações:
Professor do Curso de Engenharia lecionando nas cadeiras de: Circuitos I Circuitos II Eletrônica Analógica Eletrônica de Potencia

Atividades

  • 07/2002

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Circuitos Elétricos I, Circuitos Elétricos II, Eletrônica Analógica I, Eletronica Analógica II, Projetos Elétricos

1980 - 1997

Cia Vale do Rio Doce

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico Senior, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1980 - 11/1997

    Serviços técnicos especializados , Suprintendência de Tecnologia, .,Serviço realizado, Chefia de Departamento de Manutenção Elétrica e Eletrônica; Realização de serviços de Manutenção de equipamentos de laboratório de processo e analiticos..

  • 11/1980 - 11/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Suprintendência de Tecnologia, Suprintendência de Tecnologia.,Atividade realizada, Suporte técnico nas atividades de pesquisas minerais e desenvolvimento de produtos..

1976 - 1981

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Nivel II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionou matérias referentes a eletrônica analógica, digital e industrial; Desenvolveu pesquisas em eletrônica industrial nas áreas de retificadores, inversores, conversores de corrente contínua, fontes chaveadas, acionamento e controle eletrônico de motores de corrente contínua e alternada. Deu suporte técnico a diversos alunos do curso de pós graduação no desenvolvimento de teses de mestrado nas área de eletrônica industrial. Lecionou em cursos da FUNDEP e Fundação Christiano Otonni para técnicos e engenheiros da área de eletrônica de diversas empresas. Montou, junto com outros professores, laboratórios, módulos didáticos e guias de aulas práticas para ensino de eletrônica.

Atividades

  • 01/1976 - 11/1981

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrônica Industrial, Eletrônica Digital, Eletronica Analógica

  • 01/1976 - 11/1981

    Extensão universitária , Escola de Engenharia, .,Atividade de extensão realizada, Seminários, treinamentos e consultorias a empresas via FUNDEP e Fundação Christiano Otonni.

2005 - 2007

Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

Vínculo: sem vínculo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisa sobre purificação de silício para fabricação de células solares

Atividades

  • 01/2005 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , SETOR DE MATERIAIS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS, .,Linhas de pesquisa

1982 - 1985

Instituto Metodista Isabela Hendrix

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Atuou como professor de Física para o Curso de Ciências.

Atividades

  • 01/1982 - 12/1985

    Ensino, Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física

2000 - 2004

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 9

Outras informações:
Atuou como professor de Física para o Curso de Projeto de Produtos

Atividades

  • 07/2000 - 12/2004

    Ensino, Projeto de Produtos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I, Física II