Roberto Votta

Doutor na área de musicologia pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (2017), possui mestrado em artes, na área de processos de criação musical, pela mesma instituição (2012) e bacharelado em composição e regência, pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo (2008). Pesquisador e professor nas áreas de musicologia, história da música, ópera, composição, tecnologia, teoria e análise musical. Foi agraciado, em 2010, com o Prêmio FUNARTE de Composição Clássica, na categoria Orquestra de Cordas, por sua música Active Mirrors, de 2007. Desenvolve trabalhos técnicos como editor, coordenador editorial, diretor de arte e consultor musical para as principais editoras de música do Brasil. Tem experiência em direitos autorais, produção musical e produção editorial.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il prigioniero (1944-1948)
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles. Palavras-chave: Análise; Serialismo; Luigi Dallapiccola; Ópera; Il Prigioniero; Octatonicismo. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Música

2010 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Pluralidade e Unidade: Uma Análise dos Processos Composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky,Ano de Obtenção: 2012
Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles.Palavras-chave: Stravinsky; Análise; Serialismo; Composição.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Graduação em Composição e regência erudita

2001 - 2008

Faculdades Santa Marcelina
Título: A Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky
Orientador: Paulo Roberto Ferraz Von Zuben

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Produção de Livros Digitais com Adobe InDesign. (Carga horária: 8h). , Câmara Brasileira do Livro, CBL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção editorial.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Regência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio Villa-Lobos.Os solos de contrabaixo na Sinfonia N. 1 de Heitor Villa-Lobos. 2018. (Simpósio).

Congresso Internacional A música no espaço Luso-brasileiro: um panorama histórico. Missa São Sebastião de Heitor Villa-Lobos, referências do cantochão ao candomblé. 2013. (Congresso).

Congresso ANPPOM. Agon, o último balé de Stravinsky. 2011. (Congresso).

Congresso da ANPPOM. In Memorian Dylan Thomas de Igor Stravinsky. 2010. (Congresso).

Simpósio Internacional Villa-Lobos.O acervo Villa-Lobos da editora Irmãos Vitale. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joel Miranda Bravo de Albuquerque

Paulo de Tarso Salles; ALMADA, C. L.; ALVES, A. S.; NUNES FILHO, P. G.;VOTTA, R.. Simetria na música pós-tonal. Rede de projeções por inversão. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Almeida Rocha

VOTTA, R.; NORONHA, L.; ALMEIDA, M.; CARPINETTI, M.; VALENTE, P.; FREITAS, P. C.; NERY, W.. O sistema rítmico indiano: uma visão geral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Guilherme Moreira da Silva

VOTTA, R.; NORONHA, L.; ALMEIDA, M.; CARPINETTI, M.; VALENTE, P.; FREITAS, P. C.; NERY, W.. Flausino Vale: abordagem histórica do instrumentista brasileiro e análise de seus prelúdios para violino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Larissa L

VOTTA, R.; NORONHA, L.; ALMEIDA, M.; CARPINETTI, M.; VALENTE, P.; FREITAS, P. C.; NERY, W.. de Souza.Mujeres Argentinas: a canção e as reconstruções simbólicas nacionalistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Silvio Souza Silva

VOTTA, R.; NORONHA, L.; ALMEIDA, M.; CARPINETTI, M.; VALENTE, P.; FREITAS, P. C.; NERY, W.. Contrabaixo elétrico e acústico: considerações técnicas e diferenciações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Yasmin F

VOTTA, R.; NORONHA, L.; ALMEIDA, M.; CARPINETTI, M.; VALENTE, P.; FREITAS, P. C.; NERY, W.. de Oliveira.O prelúdio Obsession da Sonata No. 2 Opus 27 de Eugène Ysaye e o prelúdio da Partita No. 3, BWV 1006, de Johann Sebastian Bach: aproximações conceituais e estruturais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Eduardo Pereira dos Santos

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Panorama musical: do coreto à sala de concerto - o projeto guri e o aprendizado através da banda de música. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: José Carlos Barbosa da Silva

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Considerações sobre as implicações da construção do violão flamenco em sua técnica de execução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Luciane R

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Monteiro.Ernest Mahle: Concertino para viola e orquestra de cordas: análise interpretativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Pedro Almeida Andrade

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Ensino coletivo de violino: comparativo entre o instituto Baccarelli e o Projeto guri. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Thiago Dombrowski

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Estudo introdutório ao estilo de improvisação de Nico Assumpção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Jônatas Rodrigues Reis

VOTTA, R.; MIRANDA, C.; CARPINETTI, M.; LACERDA, F.; PENHA, G.; ALBUQUERQUE, J.; FRUNGILLO, M.. Viola d'Amore: aspectos físicos, interpretativos do período Barroco, Clássico e Moderno e sua inserção no choro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

VOTTA, R.. Análise Musical II (CMU 0367). 2011. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SALLES, P. T.; PENHA, G. R.; SHIMABUCO, L. S.; MELLO FILHO, S. F.; ANDRE, C. A.. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il Prigionero (1944-1948). 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SALLES, P. T.; MOREIRA, A. L.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola, uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il Prigioniero (1944-48). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Luciana Sayure Shimabuco

Shimabuco, Luciana Sayure; SALLES, P. T. C. C.; MELLO FILHO, S. F.; PENHA, G. R.; ABDRE, C. A.. Participação em banca de de defesa de tese de doutorado de Roberto Votta. Oserialismo lírico de Luiigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera II Prigioniero (1944-1948). Sào Paulo, PPGMUS ECA/USP, 31 de março.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Silvio Ferraz Mello Filho

TARSO, P. DE;Ferraz, S.; TONI, F.. Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no balé Agon de Igor Stravinsky. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Silvio Ferraz Mello Filho

TARSO, P. DE; ANDRE, C. A.; SHIMABUCO, L. S.; PENHA, G.;FERRAZ, SILVIO. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il Prigioniero. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Graziela Bortz

Salles, P.; MOREIRA, A. L. C.;BORTZ, G.. Pluralidade e Unidade: Uma Análise dos Processos Composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

SALLES, P. T. C. C.; MOREIRA, A. L. C.;VIDEIRA , M.. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera 'Il Prigioniero' (1944-48). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

SALLES, P. T. C. C.; MOREIRA, A. L. C.;VIDEIRA , M.. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera 'Il Prigioniero' (1944-48) - (2o. exame de qualificação). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Gustavo Rodrigues Penha

PENHA, G.; SALLES, P. T.; FERRAZ, S.; SAYURE, L.; ANDRE, C. A.. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola: uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il Prigioniero (1944-1948). 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

SALLES, Paulo de Tarso C.; BORTZ, Graziela;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no balé Agon, de Igor Stravinsky. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 10 out. 2012. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

SALLES, Pedro Paulo;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; VIDEIRA, Mário. O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola, uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il prigioniero (1944-48). São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 7 ago. e 11 dez. 2015. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Roberto Ferraz von Zuben

Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Bacharelado em Composição) - Faculdade Santa Marcelina; Orientador: Paulo Roberto Ferraz von Zuben;

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no balé Agon, de Igor Stravinsky; 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles;

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

O serialismo lírico de Luigi Dallapiccola, uma análise dos processos composicionais aplicados à ópera Il Prigioniero (1944-48); 2017; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VOTTA, R. ; POLES, A. V. . Os solos de contrabaixo na Sinfonia N. 1 de Heitor Villa-Lobos. In: IV Simpósio Villa-Lobos, 2018, São Paulo. Anais do IV Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2018. v. 1. p. 58-68.

  • VOTTA, R. . Luigi Dallapiccola: um homem ?prisioneiro? do teatro. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

  • AOKI, D. H. ; VOTTA, R. . O primeiro movimento do Quarteto de Cordas Nº 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

  • VOTTA, R. . As técnicas de edição musical no Brasil durente a primeira metade do séc. XX e suas implicações na obra de Heitor Villa-Lobos. In: 2o. Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2014, Porto. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Porto. Porto: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2014. v. 1. p. 583-590.

  • VOTTA, R. . Agon, o último balé de Stravinsky. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011.

  • VOTTA, R. . In Memorian Dylan Thomas de Igor Stravinsky. In: XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010.

  • VOTTA, R. . O acervo Villa-Lobos da Editora Irmãos Vitale. In: I Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional Villa-Lobos. São Paulo: ECA_USP, 2009. v. 1. p. 97-104.

  • VOTTA, R. . Missa de São Sebastião de Heitor Villa-Lobos, referências do cantochão ao candomblé. In: Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. Lisboa: CESEM, FCSH-UNL, 2013. v. 1. p. 839-840.

  • VOTTA, R. . As técnicas de edição musical no Brasil durante a primeira metade do séc. XX e suas implicações na obra de Heitor Villa-Lobos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOTTA, R. . Missa São Sebastião de Heitor Villa-Lobos, referências do cantochão ao candomblé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOTTA, R. ; Paulo de Tarso Salles . Agon, o último balé de Stravinsky. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VOTTA, R. ; Salles, Paulo de Tarso . Agon, o último balé de Stravinsky. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOTTA, R. ; Paulo de Tarso Salles . In Memorian Dylan Thomas de Igor Stravinsky. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOTTA, R. ; Salles, Paulo de Tarso . In Memorian Dylan Thomas de Igor Stravinsky. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VOTTA, R. . O acervo Villa-Lobos da Editora Irmãos Vitale. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIGNONE, F. ; VOTTA, R. . 24 Valsas brasileiras. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • VOTTA, R. . Samogon, 2010. (Partitura Musical/Orquestra).

  • VOTTA, R. . Beati, 2009. (Partitura Musical/Canto).

  • VOTTA, R. . Research I, 2009. (Partitura Musical/Outro).

  • VOTTA, R. . Culex Quinquefasciatus, 2008. (Partitura Musical/Outro).

  • VOTTA, R. . In Nomine Patris, 2008. (Partitura Musical/Coral).

  • VOTTA, R. . Quatro miniaturas sobre uma impressão, 2008. (Partitura Musical/Outro).

  • VOTTA, R. . Active Mirrors, 2007. (Partitura Musical/Orquestra).

  • VOTTA, R. . La Souffrance, 2007. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONZALES, A. ; VOTTA, R. . BATERIA PARA CRIANÇAS. 2018. (Editoração/Livro).

BUENO, M. A. S. ; VOTTA, R. . PAUL HINDEMITH: MÚSICO POR INTEIRO. 2018. (Editoração/Livro).

COUTINHO, M. A. ; VOTTA, R. . UM CORPO QUE CAI: ALFRED HITCHCOCK OU O PERVERSO E O SUBLIME. 2018. (Editoração/Livro).

NASSIF, R. ; VOTTA, R. . esboço de pavana - violoncello. 2018. (Editoração/Outra).

MIGNONE, F. ; MOLINA, S. ; ABDALLA, T. ; VOTTA, R. . CINCO PEÇAS PARA DOIS VIOLÕES. 2018. (Editoração/Livro).

ABDALLA, G. V. ; CASTRO, V. D. ; VOTTA, R. . ENCANTANDO AS LENDAS BRASILEIRAS. 2018. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; GILLY, R. ; VOTTA, R. . SONGBOOK NELSON CAVAQUINHO. 2017. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; GILLY, R. ; VOTTA, R. . SONGBOOK NELSON CAVAQUINHO. 2017. (Editoração/Livro).

WOLTZENLOGEL, C. ; VOTTA, R. . FLAUTA FÁCIL 2. 2017. (Editoração/Livro).

GARDNER, J. ; VOTTA, R. . BLUES WORKSHOP. 2017. (Editoração/Livro).

MIGNONE, F. ; VOTTA, R. . 24 VALSAS BRASILEIRAS. 2017. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; GILLY, R. ; VOTTA, R. . SONGBOOK LUIZ GONZAGA - VOL. 1 - EB. 2016. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK SÁ & GUARABYRA - EB. 2016. (Editoração/Livro).

GUERZONI, F. ; VOTTA, R. . LEITURA À PRIMEIRA VISTA. 2016. (Editoração/Livro).

ADOLFO, A. ; WOLTZENLOGEL, C. ; VOTTA, R. . PIANO E TECLADO FÁCIL. 2016. (Editoração/Livro).

VELLOSO, C. A. ; VOTTA, R. . ORQUESTRA DE FLAUTA DOCE. 2016. (Editoração/Livro).

ALVES, L. ; VOTTA, R. . ESTUDOS PARA IMPROVISAÇÃO - EB. 2016. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK TOQUINHO - EB. 2016. (Editoração/Livro).

BUSTO, A. ; VOTTA, R. . SOPRO NOVO YAMAHA BANDAS - CADERNO DE MANUTENÇÃO. 2015. (Editoração/Livro).

NAZARETH, E. ; VOTTA, R. . ERNESTO NAZARETH - ANTOLOGIA. 2015. (Editoração/Livro).

PARADISO, Vito N. ; VOTTA, R. . O VIOLÃO MÁGICO. 2015. (Editoração/Livro).

GENNARI, M. ; BUENO, R. ; VOTTA, R. . MÚSICA PARA ACORDEOM - TRIBUTO A MÁRIO GENNARI FILHO. 2015. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK SÁ & GUARABYRA. 2015. (Editoração/Livro).

LACERDA, O. ; VOTTA, R. . OSVALDO LACERDA PARA PIANO - CROMOS E OUTRAS PEÇAS. 2015. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; GILLY, R. ; VOTTA, R. . SONGBOOK LUIZ GONZAGA - VOL. 1. 2014. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; GILLY, R. ; VOTTA, R. . SONGBOOK LUIZ GONZAGA - VOL. 2. 2014. (Editoração/Livro).

JACOMINO, A. ; VOTTA, R. . SUCESSOS DE CANHOTO. 2014. (Editoração/Livro).

REIS, D. ; PASCHOITO, I. ; VOTTA, R. . GRANDES ARRANJOS DE DILERMANDO REIS. 2014. (Editoração/Livro).

PRINCE, A. ; MASSENA, A. ; VOTTA, R. . BLUES - ARRANJOS DE BASE. 2014. (Editoração/Livro).

ALVES, L. ; VOTTA, R. . FAZENDO MÚSICA NO COMPUTADOR. 2014. (Editoração/Livro).

FARIA, N. ; VOTTA, R. . EXERCÍCIOS DE LEITURA PARA GUITARRISTAS E VIOLONISTAS. 2014. (Editoração/Livro).

ALVES, L. ; WOLTZENLOGEL, C. ; VOTTA, R. . TROMBONE FÁCIL. 2014. (Editoração/Livro).

TÚLIO, M. ; WOLTZENLOGEL, C. ; VOTTA, R. . SAXOFONE FÁCIL. 2014. (Editoração/Livro).

FARIA, N. ; VOTTA, R. . O LIVRO DO VIOLÃO BRASILEIRO. 2013. (Editoração/Livro).

LOPES, M. ; VOTTA, R. . HARMONIA AO BANDOLIM. 2013. (Editoração/Livro).

GUERRA-PEIXE, C. ; VOTTA, R. . GUERRA-PEIXE. 2013. (Editoração/Livro).

CERVANTES, A. M. ; VOTTA, R. . SONATINAS - VOL I. 2013. (Editoração/Livro).

GANAPES, J. ; VOTTA, R. . BLUES AO SEU ALCANCE. 2013. (Editoração/Livro).

TAVARES, G. ; FARIA, N. ; VOTTA, R. . MÚSICA BRASILEIRA PARA VIOLONCELO E VIOLÃO. 2013. (Editoração/Livro).

LACERDA, O. ; VOTTA, R. . OSVALDO LACERDA PARA PIANO - BRASILIANAS 1 A 9. 2013. (Editoração/Livro).

BITTENCOURT, Jacob P. ; VOTTA, R. . CADERNO DE COMPOSIÇÕES DE JACOB DO BANDOLIM - VOL 2. 2012. (Editoração/Livro).

FERNANDEZ, L. ; VOTTA, R. . COLEÇÕES DE LORENZO FERNÂNDEZ. 2012. (Editoração/Livro).

JACOMINO, A. ; VOTTA, R. . MÉTODO DE VIOLÃO. 2012. (Editoração/Livro).

VOTTA, R. . O MELHOR DA MÚSICA CLÁSSICA - VOL. 4. 2012. (Editoração/Livro).

CARDOZO, M. ; VOTTA, R. . MÉTODO DE VIOLINO - INICIANTE. 2012. (Editoração/Livro).

CERVANTES, A. M. ; VOTTA, R. . MÉTODO SCHMOLL - MÚSICA PARA ÓRGÃO. 2012. (Editoração/Livro).

MORAIS, José D. ; BUENO, R. ; VOTTA, R. . MÚSICA PARA ACORDEOM - TRIBUTO A DOMINGUINHOS. 2012. (Editoração/Livro).

VELLOSO, C. A. ; VOTTA, R. . SOPRO NOVO YAMAHA - APRENDENDO A LER MÚSICA. 2012. (Editoração/Livro).

VILLA-LOBOS, H. ; VOTTA, R. . O PIANO E A CRIANÇA. 2012. (Editoração/Livro).

BITTENCOURT, Jacob P. ; VOTTA, R. . CADERNO DE COMPOSIÇÕES DE JACOB DO BANDOLIM - VOL 1. 2012. (Editoração/Livro).

PRINCE, A. ; VOTTA, R. . LINGUAGEM HARMÔNICA DO CHORO. 2011. (Editoração/Livro).

RODRIGUES, L. ; VOTTA, R. . O MELHOR DE LUPICÍNIO RODRIGUES. 2011. (Editoração/Livro).

VOTTA, R. . O MELHOR DA MÚSICA CLÁSSICA - VOL. 1. 2011. (Editoração/Livro).

PRINCE, A. ; VOTTA, R. . NA VARANDA. 2011. (Editoração/Livro).

CLARO, W. P. ; VOTTA, R. . MÚSICA: A ALEGRIA DE ENSINAR E DE APRENDER. 2011. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK CHORO - VOL. 2. 2011. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK CHORO - VOL. 3. 2011. (Editoração/Livro).

VOTTA, R. . O MELHOR DA MÚSICA CLÁSSICA - VOL. 2. 2011. (Editoração/Livro).

CHEDIAK, A. ; VOTTA, R. . SONGBOOK TOQUINHO. 2011. (Editoração/Livro).

COLLURA, T. ; VOTTA, R. . IMPROVISAÇÃO - VOLUME II. 2011. (Editoração/Livro).

TORNEZE, R. ; VOTTA, R. . VIOLA CAIPIRA INSTRUMENTAL. 2011. (Editoração/Livro).

VOTTA, R. . O MELHOR DA MÚSICA CLÁSSICA - VOL. 3. 2011. (Editoração/Livro).

FARIA, N. ; VOTTA, R. . HARMONIA APLICADA AO VIOLÃO E À GUITARRA. 2010. (Editoração/Livro).

PARRONCHI, R. ; VOTTA, R. . APRENDA GAITA BLUES. 2010. (Editoração/Livro).

WOLTZENLOGEL, C. ; VOTTA, R. . MÚSICA BRASILEIRA PARA CONJUNTOS DE FLAUTA - VOL. 3. 2010. (Editoração/Livro).

FONTE, B. ; VOTTA, R. . O BARQUINHO VAI.... 2010. (Editoração/Livro).

VILLA-LOBOS, H. ; VOTTA, R. . PROLE DO BEBÊ Nº 1v. 2009. (Editoração/Livro).

DOURADO, H. A. ; VOTTA, R. . O ARCO DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS. 2009. (Editoração/Livro).

VOTTA, R. . Change Your Brain. 2013. Composição (estréia).

VOTTA, R. . Dancing Lights. 2012. Audiovisual.

VOTTA, R. . Active Mirrors. 2011. Composição (estréia).

VOTTA, R. . Quatro miniaturas sobre uma impressão. 2008. Composição (estréia).

VOTTA, R. . La Souffrance. 2007. Composição (estréia).

VOTTA, R. . Miniaturas. 2010.

VOTTA, R. . Samogon. 2008.

VOTTA, R. . Active Mirrors. 2007 (Apresentação de obra).

VOTTA, R. . La souffrance. 2007 (Música).

VOTTA, R. . In Nomine Patris. 2007.

VOTTA, R. . Culex Quinquefasciatus. 2006 (Composição Musical).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Funarte de Composição Clássica, FUNARTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2017

    Irmãos Vitale S/A Indústria e Comércio

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Musicólogo, Carga horária: 44

    Atividades

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Irmãos Vitale S/A Industria e Comércio - SP - BRA, .,Cargo ou função, Consultor Musical e Coordenador Editorial.