Bárbara Szuparits Silva

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, tendo concluído na mesma universidade o curso de Letras-Francês em 2010, bacharelado e licenciatura, pelo qual realizou um semestre de estudos na faculdade na Universidade de Genebra, Suíça. Possuí MBA em Gestão de Projetos Educacionais em E-learning e pesquisas na área de ensino a distância. Atualmente atua como Analista de Projetos Educacionais no Instituto Crescer para a Cidadania e como docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Morón, Argentina. Atuou anteriormente como Supervisora Educacional em escola de Educação Médica Continuada; como Designer Instrucional e tutora do curso Itinerários de Leitura em Francês - COGEAE - PUC-SP desde 2009 e como Professora Convidada no mesmo curso desde outubro de 2011, além de atuação como professora de francês e português em escolas de idiomas. Fluente nos idiomas francês e inglês e nível básico de espanhol. Interesses de pesquisa em ensino a distância, tecnologias digitais aplicadas à educação, tecnologias digitais de informação e comunicação, uso de redes sociais na formação, MOOCs e ensino de línguas estrangeiras.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Desenho e implementação de um curso de Francês a distância sob o viés da complexidade,Ano de Obtenção: 2014
Maximina Maria Freire.Palavras-chave: educação a distância; francês; jogos; simulação global.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão de Projetos e Equipes de E-leaning

2014 - 2015

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: Desing Instrucional do curso de Literatura: Panorama Geral
Orientador: Sílvia Mara dos Santos

Graduação em Letras

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Disciplinas semipresenciais no curso de Letras da PUC-SP: o papel do monitor
Orientador: Jelssa Ciardi Avolio

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Pe. Manuel da Nóbrega

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Leaders of Learning. , HarvardX.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Icloc. Avaliação das práticas educacionais apoiadas pelas tecnologias digitais. 2015. (Congresso).

InterDidática. 2014. (Feira).

Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.Aprendizagem de língua estrangeira na terceira idade: interpretando o fenômeno a partir da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2012. (Encontro).

Minicurso. Formação de professores de língua para o contexto digital. 2010. (Congresso).

Journée Internationale 2010 de l'Université de Genève.Répresentation de l'univesité d'origine - PUC-SP. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mára Lucia Faury

FAURY, M. L.MARINELLI, Vera Lúcia; DARIN, Leila Cristina de Melo. A tradução automática - vantagens e desvantagens do uso da internet na tradução literária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Bacharelado em Tradução Francês/Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Alexandra Fogli Serpa Geraldini

FREIRE, Maximina Maria; DESPOSITO, M. E. W.;GERALDINI, A. F. S.. Desenho e implementação de um curso de Francês a Distância sob o viés d acomplexidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Alexandra Fogli Serpa Geraldini

GERALDINI, A. F. S.QUEVEDO, Angelita Gouveia. Disciplinas semipresenciais no curso de Letras da PUC-SP: o papel do monitor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Francês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Leila Cristina de Mello Darin

DARIN, Leila Cristina de Melo; FAURY, Mara; GALIANO, Monica. A tradução automática- vantagens e desvantagens do suo da internet na tradução literária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras:Dupla Licenciatura Francês/Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Eugenia Witzler D'esposito

D'ESPOSITO, M. E. W.; FREIRE, M. M.; GERALDINI, A. F. S.. Desenho e implementação de um curso de francês a distância sob o viés da complexidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mára Lucia Faury

A tradução automática vantagens e desvantagens do uso da internet na tradução literária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Francês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Mára Lucia Faury;

Alexandra Fogli Serpa Geraldini

Uso de recursos multimidiáticos em disciplinas semipresenciais: desafios e possibilidades; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - PUC-SP, PUC-SP; Orientador: Alexandra Fogli Serpa Geraldini;

Maximina Maria Freire

Desenho e implementação de um curso de francês a distância sob o viés da complexidade; 2014; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maximina Maria Freire;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, B. S. . Avaliação das práticas educacionais apoiadas pelas tecnologias digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. S. . Aprendizagem em língua estrangeira na terceira idade: interpretando o fenômeno a partir da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. S. . Língua Portuguesa. Morón: Universidade de Morón - ARG, 2015 (Apostila Didática).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    O uso de jogos de simulação global em um curso a distância de Francês baseado no pensamento Complexo, Descrição: O presente projeto de pesquisa prevê a interpretação, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica, da natureza do fenômeno de estudar e interagir em língua francesa totalmente a distância em um curso desenhado com base no Pensamento Complexo proposto por MORIN (1990) e fundado na metodologia de uso de jogos de simulação global, a ser desenhado e aplicado pela professora-pesquisadora. Pretende-se aplicar um curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no qual os alunos possam aprender e interagir em língua francesa e participar dos jogos, nos quais assumirão papeis de personagens como modo de estimulo à aprendizagem de maneira lúdica e adequada aos novos contextos de ensino, aos quais o uso de novas tecnologias digitais está intrinsecamente ligado. A partir das atividades aplicadas ao longo do curso, de questionários de entrevistas e de conversas hermenêuticas, instrumentos de pesquisa adotados pela professora-pesquisadora, pretende-se interpretar os textos colhidos a fim de se chegar à essência do fenômeno em questão e à essência da experiência dos alunos ao longo do curso, visando trazer à comunidade acadêmica, a demais docentes e a interessados em geral uma nova proposta de uso de jogos no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Este projeto de pesquisa está ligado ao projeto "Interfaces e ambientes digitais de aprendizagem de línguas e formação de professores".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bárbara Szuparits Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    A tradução automática vantagens e desvantagens do uso da internet na tradução literária, Descrição: Esta pesquisa propõe apresentar à comunidade acadêmica um panorama sobre a relação entre a tradução e a internet, principalmente no âmbito da tradução automática, utilizando excertos de obras literárias francesas traduzidas para o português como base para coleta e análise de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Szuparits Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Interfaces e ambientes digitais de aprendizagem de línguas e formação de professores, Descrição: Este projeto investiga questões de ensino-aprendizagem de línguas e de formação tecnológica de professores, mediadas por interfaces digitais e/em ambientes virtuais, escrutinando-as a partir de uma perspectiva complexa e sistêmica que considera a construção de conhecimento como não linear, não fragmentada e transdisciplinar. De forma pontual, o projeto visa a: (1) obter subsídios teórico-metodológicos para o design de cursos que objetivem à formação tecnológica e à construção de conhecimentos de/em língua estrangeira, sob um enfoque complexo; (2) refletir sobre as implicações da utilização de interfaces e ambientes digitais na criação de redes de ensino-aprendizagem e de formação tecnológica de professores; e (3) descrever e interpretar a construção de conhecimentos mediada por interfaces digitais e a criação de ambientes digitais, bem como a aprendizagem de línguas e a formação neles/deles decorrentes, sob a perspectiva de professores e alunos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Bárbara Szuparits Silva - Coordenador / Maximina Maria Freire - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Disciplinas semipresenciais no curso de Letras da PUC-SP: o papel do monitor, Descrição: Pesquisa cujo intuito maior é de apresentar as funções técnicas e reflexivas exercidas pelos monitores de disciplinas semipresenciais oferecidas pelos cursos de Letras através da plataforma Moodle. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Szuparits Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Uso de recursos multimidiáticos em disciplinas semipresenciais:desafios e possibilidades, Descrição: Pesquisa cujo objetivo inicial é de apresentar a visão do design que um curso semipresencial de língua estrangeira (LE) deve ter para garantir a sua qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Szuparits Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Instituto Crescer

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Educacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidad de Moron

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

    Atividades

    • 03/2015

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2014 - 2014

    SJT Educação Médica Continuada

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional, Carga horária: 44

  • 2009 - 2013

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desginer Instrucional, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Designer instrucional e tutora do curso de Itinerários de Leitura em Francês a distância, COGEAE- PUC-SP.

  • 2008 - 2013

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor autônomo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora de francês e português em escolas de idiomas, escolas e grupos particulares.

  • 2008 - 2009

    Biblioteca Regional de Medicina

    Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: edição/revisão, Carga horária: 25