Nina Graeff

Doutora em Antropologia e Educação pela Universidade Livre de Berlim (2017). Possui graduação em Comunicação Social (PUCRS, 2005), graduação em Música (UFRGS, 2009), "diploma de estudos musicais" pelo Conservatório Nacional de Estrasburgo (França, 2009), mestrado em "Transcultural Music Studies" pelo Instituto de Musicologia de Weimar-Jena (Alemanha, 2011). Foi bolsista do programa internacional de doutorado "Interart Studies? (2013-3016); bolsista de pós-doutorado do programa HONORS da Universidade Livre de Berlim (2018-2019); bolsista de pós-doutorado do DAAD para realização da pesquisa ?tons de machete? em cooperação com a Universidade de Aveiro Portugal (2019). Foi docente e pesquisadora da cátedra UNESCO de Estudos Transculturais da Música (2017-2019) e do projeto científico e tecnológico internacional "Global Music Database" (2011-2012) em Weimar. Tem contribuído internacionalmente para o debates em torno das convenções da UNESCO sobre Patrimônio Cultural Imaterial e Diversidade Cultural. Possui experiência acadêmica e prática no âmbito de expressões culturais, sobretudo musicais e afro-brasileiras. Tem experiência nas áreas de Antropologia Cultural e Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música afro-brasileira; patrimônio imaterial; transculturalidade; cultura e religião afro-brasileira; conhecimento corporal

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia e Educação

2013 - 2017

Freie Universität Berlin
Título: Oxum's mirror: Embodying Candomblé Transculturally
Orientador: Christoph Wulf
Bolsista do(a): Deutsche Forschungsgemeinschaft, DFG, Alemanha. Palavras-chave: Antropologia Cultural; transculturalidade; Candomblé; cultura afro-brasileira; embodiment; Patrimônio Cultural. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Etnomusicologia

2009 - 2011

Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena
Título: Samba de Roda aus dem Recôncavo Baiano: Allgemeine und Rhythmische Gestaltungsprinzipien,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Tiago de Oliveira Pinto
Coorientador: Gerhard Kubik. Palavras-chave: Música Brasileira; Samba; Análise Musical; cultura afro-brasileira; Patrimônio Cultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Graduação em Música

2001 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Prof. Dr. Cristina Capparelli Gerling

Graduação em Comunicação Social

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Dominação das Marcas: Relações Emocionais eintre Marcas e Consumidores
Orientador: Prof. Rosane Palacci Santos

Curso técnico/profissionalizante em diploma de estudos musicais - ênfase em piano

2007 - 2009

Conservatório Nacional de Estrasburgo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade de Aveiro, UA, Portugal. , Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ETNOMUSICOLOGIA.

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha. , Bolsista do(a): Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Programação com HTML e CSS. (Carga horária: 40h). , Volkshochschule Friedrichshain-Kreuzberg, VHS, Alemanha.

2012 - 2012

Extensão universitária em UNESCO Summer Academy: Constructing Heritage (ISAC). (Carga horária: 150h). , Brandenburgische Technische Universität Cottbus - Senftenberg, BTU, Alemanha.

2011 - 2011

Music Empowers Global Youth: Cultural Policy Workshop and Work-Shadowing. (Carga horária: 40h). , UNESCO / International Music Council, IMC, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GRAEFF, NINA . Rudolstadt Festival. 2020. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi IV. 2019. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi V. 2019. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi VII. 2019. (Festival).

GRAEFF, NINA . Rudolstadt Festival. 2019. (Festival).

GRAEFF, NINA . Sarau Mundi VI. 2019. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi I. 2018. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi II. 2018. (Festival).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi III. 2018. (Festival).

GRAEFF, N. ; CHAVES, J. R. L. ; LUZ, M. E. M. ; CHAVES, V. ; NASCIMENTO, B. C. P. . Afro-brasilianische Kultur als Widerstand im Alltag. 2016. (Outro).

GRAEFF, N. ; LUZ, M. E. M. . Oficina de Dança com Nicinha do Samba. 2016. (Outro).

GRAEFF, N. . Lançamento do Livro "Os Ritmos da Roda". 2016. (Outro).

DORNHOF, S. ; FISCHER-LICHTE, E. ; WULF, C. ; LINDNER, C. ; MITCHELL, W. ; OSULLIVAN, S. ; SHEIKH, S. ; OSBORNE, P. ; GOEHR, L. ; TYGSTRUP, F. ; GRAEFF, N. . F(r)ictions of Art. Final Conference of Interart. 2015. (Congresso).

GRAEFF, N. ; FIERRO, U. A. . Painel: Patrimonios Culturales de América Latina. Experiencias de Transformación, resistencia y salvaguarda entre los pueblos originarios y afroamericanos de Latinoamérica. 2015. (Outro).

PINTO, T. O. ; JUNG, A. ; BAUMANN, M. P. ; KIM, J. ; SULTANOVA, R. ; ZERANSKA-KOMINEK, S. ; BLUM, S. ; SUMITS, W. ; GRAEFF, N. . Música como Patrimônio Cultural, 'Bukhara Shashmaqam': A música clássica da Ásia Central. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Festival de Música del Pacífico Petrónio Álvarez. membro do júri. 2019. (Exposição).

Dia dos Pretos Velhos.Pretos Velhos, Samba und Widerstand. 2016. (Encontro).

Lançamento do livro.Apresentação do livro. 2016. (Encontro).

Dia dos Pretos Velhos - Tag der Abschaffung der Sklaverei.Pretos Velhos und Orixás von Brasilien nach Berlin. 2015. (Encontro).

IV Congresso Latinoamericano de Antropologia. Cantando para el orichá en la web: La tecnología en el aprendizaje de cánticos de Candomblé en Bahia y Berlin. 2015. (Congresso).

Seminario del Cuerpo Académico ?Saberes Comunitarios para el Desarrollo Local?.La Samba de Roda: una tradición transfigurada en Patrimonio Cultural. 2015. (Seminário).

SIEF2015: Utopias, Realities, Heritages: Ethnographies for the 21st century. Inventory-making as tradition-making: 10 years of Samba de Roda?s nomination by UNESCO. 2015. (Congresso).

The European Doctoral Seminar in Culture, Criticism & Creativity.Nonsense or non-sensed song? Constituting aesthetical meanings ecologically. 2015. (Seminário).

28. Simpósio do ICTM Study Group.Transmitting Embodied Heritage in New Cultural Environments: Afro-Brazilian Candomblé in Berlin. 2014. (Simpósio).

Conferencia del ARLAC/IMS - International Music Society. Candomblé en Berlín: Desconstroyendo el concepto de Património Cultural Inmaterial. 2014. (Congresso).

Joint Doctoral Symposium Copenhagen 2014.Embodying the sacred space in a Candomblé house in Berlin. 2014. (Simpósio).

Liquid Things: Material(ität), künstlerische Forschung und theoretische Arbeit. 2014. (Oficina).

The European Doctoral Seminar in Culture, Criticism & Creativity.The Transcultural Body: experiencing an Afro-Brazilian tradition in Berlin. 2014. (Seminário).

Workshop com W.J.T. Mitchell "Iconology, Media, Politics". 2014. (Oficina).

1. Regionalforum Immaterielles Kulturerbe (Deutsche UNESCO Kommission).Der Patrimoniaisierungsprozess de Samba de Roda aus dem Recôncavo Baiano, Brasilien. 2013. (Simpósio).

2nd Forum of the CIAN ? Commonwealth Creativities in Intercultural Arts Network.Documenting Intercultural Arts Practice. 2013. (Simpósio).

4o festival de música global ?creole ? Globale Musik aus Mitteldeutschland.membro do júri. 2013. (Outra).

Conferência Internacional do ICTM - International Music Council. Intangible Heritage? Toward an Ethnomusicological Approach to Heritage. 2013. (Congresso).

Festival Samba-Syndrom.Brasilien: Freude an Musik, politische Unzufriedenheit?. 2013. (Oficina).

UNESCOs Fachsymposium Immaterielles Kulturerbe.Das Immaterielle erhalten? Afro-brasilianische Musiktraditionen zwischen Materialität und Immaterialität. 2013. (Simpósio).

Workshop Intercultural aspects of academic communication. 2013. (Oficina).

Jahrestagung des Nationalkommitees ICTM Deutschland.Das transkulturelle Dreieck: Forschungsdaten zu musikalischer Praxis in Angola, Bahia und Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

Second International Conference on Analytical Approaches to World Music.Music Information Retrieval and Musicology: The Global Music Project. 2012. (Simpósio).

Simpósio do comitê alemão do ICTM - International Council for Traditional Music.Das transkulturelle Dreieck: Forschungsdaten zu musikalischer Praxis in Angola, Bahia und Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

UNESCOs International Summer Academy ISAC.Intangible Values of Tangible Heritage and the Perfoming Arts. 2012. (Seminário).

5o Encontro Anual Intergovernamental da Convenção da Unesco de 2005. 2011. (Encontro).

Jahrestagung des Nationalkomitees ICTM Deutschlands.Rhythmische Strukturen des Samba de Roda aus dem Recôncavo Baiano, Brasilien. 2011. (Simpósio).

Music Empowers Global Youth.Transcultural Music Studies and Musical Diversity. 2011. (Oficina).

Research Symposium of the Chair ?Transcultural Music Studies?.Musical Structures of Samba de Roda as Historical Evidences for the National Samba. 2011. (Simpósio).

Simpósio do grupo de pesquisa.Metrisierung und time-line-Patterns in Lateinamerika. 2011. (Simpósio).

Symposium Musik als immaterielles Kulturerbe.The impact of UNESCO nomination on musical practices: the case of samba de roda from Recôncavo Baiano, Brazil. 2011. (Simpósio).

XI Congresso Internacional SIBE - Saberes em Trânsito. Reflexos da nomeação do samba de roda como Obra-Prima da Humanidade pela UNESCO sobre a cultura do Recôncavo Baiano. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Suelen Angeluce Calonga Vasques Pessoa

THE END OF PATIENCE: strategy on not waiting the formal protocol in urgent matters; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Media Art and Design) - Bauhaus Universität Weimar; (Coorientador);

Maria Ximena Alvarado Burbano

Musical Aesthetic Analysis of two Traditional Rhythms from the South Pacific Region of Colombia: Juga and Bunde; Início: 2018; Tese (Doutorado em Transcultural Music Studies) - Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena, Universidad del Valle - Cali; (Coorientador);

Suellen Rosseto

Die Orixás Gottheiten der Afro-brasilianischen Religionen in den Liedern von Maria Bethânia im Wandel der Zeit; 2018; Dissertação (Mestrado em Musicologia - Perfil "Transcultural Music Studies") - Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena,; Coorientador: Nina Graeff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosane Teresinha Palacci dos Santos

A Dominacao das Marcas: relacoes emocionais entre marcas e consumidores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Teresinha Palacci dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GRAEFF, N. ; VILLALOBOS, F. C. . El secreto de oxum. 2019.

VILLALOBOS, F. C. ; GRAEFF, NINA ; CSERMAK, CAIO . Transculturalidad en Música. 2019.

GUEVARA, P. ; GRAEFF, NINA ; HERACLITO, A. ; PACKER, A. ; MCCLODDEN, T. N. . Breaking the Consciousness: Politics and Trance. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WEISFELD, M. ; SOARES, M. ; GRAEFF, N. . Eine Reise zu den Geistern. 2016.

GRAEFF, NINA . Das Individuum in den Religionen - Candomblé. 2016.

SOARES, M. ; ROEDER, E. ; GRAEFF, N. . Gottesdienst nur barfu Ein Candomblé-Priester lädt zu Ritualen nach Berlin-Kreuzberg. 2015.

SOARES, M. ; GRAEFF, N. . ZDF Aspekte - WM in Brasilien. 2015.

PFEIFER, F. ; KUPPERS, P. ; PINTO, T. O. ; GRAEFF, N. . Towards a transcultural approach to music genre. 2012. (Relatório de pesquisa).

GRAEFF, N. . Manual para Anotacao de Ritmos do Projeto Global Music Database. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Oliveira Pinto ; GRAEFF, N. . Assistência em Pesquisa de Campo na Bahia. 2010. (Organização, tradução).

Oliveira Pinto ; GRAEFF, N. ; MARQUES, F. H. . Assistência em Pesquisa de Campo na Bahia. 2010. (Organização, tradução).

MARQUES, F. H. ; GRAEFF, N. . Métodos etnográficos. 2010. (Seminário ministrado).

SOARES, M. ; GRAEFF, N. . Tanz der Orixás. 2014. Performática.

SOARES, M. ; HABANA, J. L. ; GRAEFF, N. . Die Mundart der Trommeln / A fala dos tambores. 2013. Performática.

SOARES, M. ; GRAEFF, N. . Tanz der Orixás. 2013. Performática.

GRAEFF, N. . Quer amora do pé?. 2019. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Jabuticaba. 2019. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Tangerina. 2019. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi IV. 2019. Diversas.

GRAEFF, N. . sarau Mundi V. 2019. Diversas.

GRAEFF, N. . sarau Mundi VII. 2019. Outra.

GRAEFF, N. . sarau Mundi VI. 2019. Outra.

GRAEFF, NINA . Mercê. 2018. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Seringueira. 2018. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Ilu-zão. 2018. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Romã. 2018. Composição (estréia).

GRAEFF, N. . Sarau Mundi I. 2018. Diversas.

GRAEFF, N. . Sarau Mundi II. 2018. Diversas.

GRAEFF, N. . Sarau Mundi III. 2018. Diversas.

GRAEFF, N. ; BAYER, A. . Supper. 2016. Interpretação.

GRAEFF, N. ; BAYER, A. ; BOMFIM, P. . Noite da Bahia. 2015. Interpretação.

GRAEFF, N. ; BAYER, A. ; AFOJUBA, J. . 100 anos de Dorival Caymmi. 2014. Interpretação.

GRAEFF, N. ; TEIXEIRA, M. C. ; ALMON, H. . Trio Bossalada. 2014. Interpretação.

GRAEFF, N. . Documentação da 15a Lavage de la Madeleine. 2016. Fotografia.

GRAEFF, N. . Documentação do V Ciclo de Palestras pela Tolerância Religiosa no Recôncavo Baiano. 2014. Fotografia.

GRAEFF, N. . Documentação da V Caminhada pela Tolerância Religiosa no Recôncavo Baiano. 2014. Fotografia.

GRAEFF, N. . Documentação do V Ciclo de Palestras pela Tolerância Religiosa no Recôncavo Baiano. 2014. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Tons de Machete - Recuperação de técnicas da viola machete do samba de roda, Descrição: O projeto ?tons de machete? busca recuperar cinco tons/toques de machete (fórmulas rítmico-melódicas) tocados por João da Viola, de Santo Amaro, a partir de material audiovisual registrado por Tiago de Oliveira Pinto em 1987. Os vídeos dos cinco tons de machete foram gravados e editados em formatos que facilitam a observação e imitação direta de João da Viola, com o intuito de possibilitar e incentivar a aprendizagem auto-didática dos toques por parte de sambadores do Recôncavo da Bahia e demais interessados. A partir da apresentação dos vídeos a mestres do samba de viola, buscou-se reconstituir o contexto anterior e atual, assim como os saberes sensíveis envolvidos na tradição. O projeto é coordenado por Nina Graeff, pesquisadora da cátedra UNESCO de Estudos Transculturais da Música (Weimar, Alemanha) em cooperação com o Instituto de Etnomusicologia INET-MD da Universidade de Aveiro (Portugal). O material foi disponibilizado em casas do samba e online no site www.ninagraeff.com/tonsdemachete.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Nina Graeff - Coordenador / Lamparelli, Mario - Integrante / Caio Csermark - Integrante / Ivan Pinto Vilela - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Performing Diversity - How bodily practices sensitize for difference at an intercultural centre, Descrição: This project investigated how collective bodily practices may foster openness to differences through the analysis of Forum Brasil, a German-Afro-Brazilian cultural and religious centre located in Berlin. The institution has become more than a meeting point for Brazilian migrants seeking to reaffirm their cultural identity and to practice the Afro- Brazilian religion of Candomblé outside their country of origin. Its recent project "Afropolitan" has attracted not only Germans and migrants with African background, but also a broad LGBT community. It seems precisely that what brings visitors from all over the world together in the centre is the possibility of union not despite, but within alterity, by feeling accepted and accepting others regardless of cultural background, gender, ethnicity or religious choice. This is enabled by several sociocultural events and courses held in the centre, most of which consist of music and dance activities. Ethnographic fieldwork and interviews with the centre's managers, audiences and religious practitioners supportes the investigation of the means by which these activities embody and perform principles of openness, multiplicity, inclusiveness and communality. The embodiment of such principles might foster cultural diversity, in the sense that different cultural practices more than accept, exchange with and enrich each other. Furthermore, such transcultural embodiment and exchange seem to contribute to the sustainability of the centre and of the cultural expressions involved through the promotion of social engagement, and, hence, through the strengthening of social integration in a multicultural city.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nina Graeff - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Memorial de Nicinha - Samba de Roda Raízes de Santo Amaro, Descrição: O projeto Memorial de Nicinha - Samba de Roda Raízes de Santo Amaro - se propõe a organizar e divulgar o legado cultural e a memória da artista sambadeira Maria Eunice Martins Luz, Nicinha, uma referência do samba de Roda de Santo Amaro e de todo Recôncavo da Bahia. A metodologia desse trabalho propõe a produção e organização de documentação e indumentárias para a formação de um centro de documentação e portal na internet como base de dados do acervo e da biografia da sambadeira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Francisca Helena Marques - Coordenador / Catherine Regine da Conceição Exaltação - Integrante / Paulo Roberto Souza - Integrante / Rosangela Moraes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, Descrição: O Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual é um espaço de pesquisa, ensino e extensão voltado à cultura e a música do Recôncavo baiano. A partir de uma pedagogia inspirada na educação popular, comunitária e humanitária, o LEAA tem como objetivo formar pesquisadores que trabalhem com documentação audiovisual, etnografia e música. O LEAA recebeu dois prêmios da UNESCO por sua metodologia de trabalho e projetos. Criado como Laboratório comunitário através de uma parceria entre a Associação de Pesquisa e Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, desde 2014 o LEAA está vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB). O Laboratório conta também com a participação de pesquisadoras(es) da UFRB e de outras instituições nacionais e estrangeiras, assim como estudantes de graduação, pós graduação e técnicos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (16) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Integrante / Francisca Helena Marques - Coordenador / Kabengele Munanga - Integrante / Kazadi wa Mukuna - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Embodying Candomblé transculturally in Bahia and Berlin, Descrição: Projeto de doutorado sobre a transmissão de conhecimento corporal do Candomblé em diferentes contextos culturais, fundamentado sobre três anos de pesquisa etnográfica na única casa de Candomblé da Alemanha, o Ilê Obá Sileké em Berlim, e quatro meses no cotidiano da Bahia, com base no terreiro Ilê Axé Ojú Onirê em Santo Amaro da Purificação. A análise de processos miméticos de embodiment (incorporação de técnicas, significados e valores culturais) tem como ponto de partida a experiência subjetiva da pesquisadora em suas relações com os campos de pesquisa. Por esse viés, sugere-se a primazia da experiência de cada indivíduo dentro da religião: independente de geografia, língua e biografia pessoal, o praticante aprende a perceber a presença do orixá não apenas dentro do ritual, mas em sua vida diária. O Candomblé é um "modo de ser-no-mundo", de acordo com as teorias fenomenológicas de Merleau-Ponty e Thomas Csordas, engajando todos os sentidos corporais, as emoções, o inconsciente, bem como estados alterados de consciência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Nina Graeff - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Descrição: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical e recuperação automática de dados musicais (Music Information Retrieval) de gêneros musicais globais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Philip Küppers - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Dagfinn Bach - Integrante / Nicholas Dieter Berdaguer Rauschenberg - Integrante., Financiador(es): European Regional Development Fund - União Europeia - Remuneração.

  • 2009 - 2011

    Rhythmische Gestaltungsprinzipien des Samba de Roda aus dem Recôncavo Baiano, Descrição: Dissertação de mestrado com o objetivo de compreender os princípios formais e principalmente rítmicos do samba de roda do Recôncavo da Bahia. Pesquisa baseada em duas estadias de campo na região no ano de 2010 e em extenso material audiovisual da tradição musical coletado desde a década de 1980. A partir da comparação de diversas gravações foi possível compreender as particularidades do samba de roda perante outras práticas relacionadas, tais como o samba do Rio de Janeiro; a estreita relação entre os diversos instrumentos e entre música e dança; bem como mudanças estéticas acarretadas entre outros pela nomeação do samba de roda como patrimônio da UNESCO em 2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nina Graeff - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Descrição: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical e recuperação automática de dados musicais (Music Information Retrieval) de gêneros musicais globais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante / Nicholas Dieter Berdaguer Rauschenberg - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Descrição: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical e recuperação automática de dados musicais (Music Information Retrieval) de gêneros musicais globais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante / Nicholas Dieter Berdaguer Rauschenberg - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Global Music Database, Descrição: Desenvolvimento de ferramentas de análise musical e recuperação automática de dados musicais (Music Information Retrieval) de gêneros musicais globais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nina Graeff - Integrante / Tiago de Oliveira Pinto - Coordenador / Philip Küppers - Integrante / Felix Pfeifer - Integrante / Moya Malamusi - Integrante / Yohana Malamusi - Integrante / Jinha Kim - Integrante / Mohamad Alfaham - Integrante / Jun Yon Hwang - Integrante / Prashant Mallick - Integrante / Nevzat Çiftçi - Integrante / Nicholas Dieter Berdaguer Rauschenberg - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Bolsa de Doutorado, DFG - Deutsche Forschungsgemeinschaft.

2013

Bolsa de financiamento de congresso, DAAD - Deutscher Akademischer Dienst.

2011

Bolsa do programa Music Empowers Global Youth - IMC/UNESCO, União Europeia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Programa de Pós-graduação e Música. , Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167164, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2019 - 2020

    Universidade de Aveiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora visitante

  • 2019 - 2019

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente e pesquisadora, Carga horária: 20

  • 2017 - 2018

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente e pesquisadora, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Seminário "Musik als Kulturerbe" (Música como Patrimônio Cultural)

  • 2012 - 2013

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 10

    Outras informações:
    orientação de alunos, concepção e organização de eventos, projetos de pesquisa, recepção de pesquisadores, tradução de eventos, monitoria de seminários, acompanhamento de excursões

  • 2012 - 2013

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitoria dos cursos de pós-graduação do Prof. Dr. Tiago de Oliveira Pinto "Organologia de instrumentos musicais da África, Ásia e América Latina" (em alemão) e "Etnomusicologia: Literatura Atual" (em alemão)

  • 2011 - 2012

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/Professora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    orientação e avaliação de grupo internacional de pesquisadores na análise gravações musicais de diversos países para o projeto "Global Music Database"

  • 2009 - 2011

    Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar/Friedrich-Schiller-Universität Jena

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 8

    Outras informações:
    orientação de alunos, concepção e organização de eventos, projetos de pesquisa, recepção de pesquisadores, tradução de eventos, monitoria de seminários, acompanhamento de excursões

    Atividades

    • 10/2012 - 03/2013

      Ensino, Etnomusicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Transkription nicht-notierter Musik (Transcrição de música de tradição oral)

    • 04/2012 - 09/2012

      Ensino, Transcultural Music Studies, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, "Transkulturelles Musikhören" (Escuta Musical Transcultural)

  • 2018 - 2019

    Freie Universität Berlin

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora pos-doutoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2017

    Freie Universität Berlin

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Interart Studies, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Humboldt-Universität zu Berlin

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 04/2014 - 09/2014

      Ensino, Berlin Perspectives, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hearing Berlin's Diversity

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

    Outras informações:
    Colaboração com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Etnomusicologia (LEAA)

    Atividades

    • 10/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, LEAA-Recôncavo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Atividades

    • 09/2010 - 09/2010

      Ensino, Métodos etnográficos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa etnográfica

  • 2014 - Atual

    Forum Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntária

    Outras informações:
    assessoria voluntária, concepção, organização, moderação e tradução de eventos culturais

  • 2013 - 2014

    Forum Brasil

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10

    Outras informações:
    concepção, organização, moderação e tradução de eventos culturais, manutenção de homepage

    Atividades

    • 03/2014

      Serviços técnicos especializados , Forum Brasil, .,Serviço realizado, Gestão Cultural; Concepção e organização de eventos culturais; tradução de eventos e textos; moderação de eventos culturais.

    • 07/2013 - 02/2014

      Estágios , Forum Brasil, .,Estágio realizado, Concepção e organização de eventos culturais.

  • 2013 - 2015

    Baglama Plattform

    Vínculo: coordenador, Enquadramento Funcional: coordenador

    Outras informações:
    Associação de música turca de Berlim para a proteção e difusão da guitarra Baglama na Alemanha e promoção de diversidade cultural.

    Atividades

    • 04/2013

      Direção e administração, Baglama, .,Cargo ou função, aquisição e orientação de novos membros.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor de Curso de Extensao, Enquadramento Funcional: Professora de piano, Carga horária: 4

  • 2004 - 2004

    Secretaria da Cultura de Porto Alegre - X Festival Porto Alegre em Cena

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Captação de recursos, Carga horária: 20