Marcelo Leite Conde Elaiuy

Engenheiro ambiental e sanitarista, administrador de empresas e analista de sistemas. Doutorado na University College London - Department of Civil, Environmental, and Geomatic engineering (sanduíche) e na Unicamp - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Mestrado na Unicamp - Faculdade de Engenharia Agrícola. MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Formado em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade de Taubaté e administração de empresas com ênfase em análise de sistemas pela Universidade Paulista.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Civil

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DA VINHAÇA DE CANA-DE-AÇÚCAR: ABORDAGEM DO MODELO ADM1 E EFICIÊNCIA DA BIODEGRADAÇÃO NO SOLO
Orientador: em University College London ( Prof Julia Stegemann)
com Dr Edson Aparecido Abdul Nour. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Faculdade de Engenharia Agricola

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Bulbos Úmidos a partir da Irrigação por Gotejamento Subsuperficial com Água de Abastecimento e Efluente de Esgoto Doméstico,Ano de Obtenção: 2012
Edson Eiji Matsura.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fertirrigação; TDR; Águas Residuárias.

Especialização em Gestão Empresarial

1999 - 2001

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Venda a Prazo aos Consumidores Finais: Gangorra de Lucros e Prejuízos
Orientador: David Menezes Lobato

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2005 - 2009

Universidade de Taubaté
Título: Desenvolvimento e Avaliação de Sonda de TDR para o Manejo Racional da Água em Substratos Utilizados na Produção de Mudas Florestais
Orientador: Antonio Claudio Testa Varallo
Bolsista do(a): Universidade de Taubaté, TAUBATÉ, Brasil.

Graduação em Administração com ênfase em análise de sistemas

1994 - 1998

Universidade Paulista
Título: Sistemas de Informação
Orientador: Doutor Carlos José Corrêa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Escrita Científica em Inglês para as áreas de Exat. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Mini-curso sobre Geomecânca dos Resíduos Sólidos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

How to Write and get Published in Scientific Journ. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Pesquisa em Engenharia Agrícola. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Busines Administration. (Carga horária: 40h). , University of Central Florida, UCF, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, C. F. ; VARALLO, A. C. T. ; LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; ELAIUY, M. L. C. . II Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semináiro sobre Geomecânica dos Resíduos Sólidos. 2012. (Seminário).

Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Densidade e Porosidade de um Argissolo irrigado com efluente de esgoto doméstico em área de cana-de-açúca. 2012. (Encontro).

X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO INFLUENCIADAS PELO USO DE EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO NA IRRIGAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR. 2012. (Congresso).

X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. ESTABILIDADE DE AGREGADO DE UM ARGISSOLO IRRIGADO COM EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO EM CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2012. (Congresso).

"Pesquisa em Engenharia Agrícola: Metodologia e Planejamento". 2011. (Outra).

III Workshop "Aplicações de Técnicas Eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental". 2011. (Outra).

V Congresso de Uso e Manejo do Solo. EEstabilidade de um Argissolo Vermelho-amarelo irrigado com efluente de esgoto doméstico em cultivo de cana-de-açúcar. 2011. (Congresso).

II Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental.II Workshop de aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2008. (Outra).

XIII Encontro Nacional de Iniciação Científica.Desenvolvimento e avaliação de sensor para o manejo da água na produção de mudas florestais. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Testezlaf

MATSURA, Edson Eiji; PIRES, Regina Célia de Matos;SOUZA, C. F.TESTEZLAF, R.; Crestana, S.. Comparação entre bulbos de água de abastecimento municipal e efluente tratado a partir de irrigação subsuperficial. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Roberto Testezlaf

TESTEZLAF, R.MATSURA, Edson EijiSOUZA, C. F.. Uso da técnica da TDR no monitoramento do efluente no solo aplicado por gotejamento enterrado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Eiji Matsura

PIRES, Regina Celia de Matos;SOUZA, Claudinei FonsecaMATSURA, E. E.. Bulbos Umidos a partir da Irrigação por gotejamento Subsuperficial com agua de abastecimento e efluente de esgoto tratado. 2012. Dissertação (Mestrado em engenharia agricola) - Faculdade de Engenharia Agricola.

Edson Eiji Matsura

NOUR, E. A. A.;Matsura, Edson E.; TONETTI, A. L.; PIVELI, R. P.; SILVA, E. L.. Biodigestão anaeróbica da vinhaça de cana-de-açúcar: Abordagem industrial do modelo adm1 e avaliação dos benefícios ambientais. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Eiji Matsura

NOUR, E. A. A.; TONETTI, A. L.;MATSURA, E.E.. Biodigestão da vinhaça de cana-de-açúcar com consequente redução do seu potencial poluidor e aproveitamento energético. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Bruno de Lima Santoro

Varallo, A;Souza, C. F.SANTORO, B. L.. Desenvolvimento e Avaliação de Sonda de TDR para o Monitoramento da Água Aplicada em Substatos utilizados na Produção de Mudas Florestais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Regina Célia de Matos Pires

MATSURA, Edson EijiSOUZA, Claudinei FonsecaPIRES, R. C. M.. Comparação entre bulbos de água de abastecimento municipal e efluente tratado a partir da irrigação subsuperficial. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp.

Adriano Luiz Tonetti

NOUR, E. A. A.TONETTI, A. L.; MATSURA, E. E.;PIVELI, R. P.; SILVA, E. L.. Biodigestão anaeróbia da vinhaça de cana-de-açucar: Abordagem industrial do modelo ADM1 e avaliação dos benefícios ambientais. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Adriano Luiz Tonetti

NOUR, E. A. A.; Tonetti, Adriano L.; MATSURA, E. E.. Biodigestão da vinhaça de cana-de-açucar com consequente redução do seu potencial poluidor e aproveitamento energético. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudinei Fonseca Souza

MATSURA, E. E.SOUZA, C. F.PIRES, R. C. M.. Comparação entre bulbos úmidos via irrigação subsuperficial com água de abastecimento e esgoto tratado. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudinei Fonseca Souza

MATSURA, E. E.SOUZA, C. F.TESTEZLAF, R.. Uso da Técnica da TDR no monitoramento do efluente no solo aplicado por gotejamento enterrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudinei Fonseca Souza

VARALLO, A. C. T.SANTORO, B. L.SOUZA, C. F.. Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o monitoramento da água aplicada em substratos utilizados na produção de mudas florestais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Antonio Claudio Testa Varallo

VARALLO, A. C. T.SOUZA, C. F.; SANTORO, B. L.. Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o monitoramento da água aplicada em substratos utilizados na produção de mudas florestais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Marcos da Costa Gonçalves

CALIBRAÇÃO DA REFLECTOMETRIA NO DOMINIO DO TEMPO (TDR) PARA A ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Leite Conde Elaiuy;

Maurício Madoglio Sultani

AVALIAÇÃO HIDRÁULICA DE GOTEJADORES SUBSUPERFICIAIS NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR IRRIGADA COM EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Leite Conde Elaiuy;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edson Eiji Matsura

Bulbos úmidos a partir da irrigação por gotejamento subsuperficial com água de abastecimento e efluente de esgoto tratado; 2012; Dissertação (Mestrado em engenharia agricola) - Faculdade de Engenharia Agricola, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edson Eiji Matsura;

Miriam Gonçalves Miguel

Programa de Estágio Docente; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO/UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Miriam Gonçalves Miguel;

Claudinei Fonseca Souza

Uso da técnica da TDR no monitoramento do efluente no solo aplicado por gotejamento enterrado; 2012; Dissertação (Mestrado em Curso de pos-graduação em Engenharia Agricola) - Faculdade de Engenharia Agrícola, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Claudinei Fonseca Souza;

EDSON APARECIDO ABDUL NOUR

Biodigestão da vinhaça de cana-de-açúcar com consequente redução do seu potencial poluidor e aproveitamento energético; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edson Aparecido Abdul Nour;

EDSON APARECIDO ABDUL NOUR

Geração de biogás proveniente da biodigestão da vinhaça com consequente redução de seu potencial poluidor ? FASE II; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo-UNICAMP, Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP; Orientador: Edson Aparecido Abdul Nour;

EDSON APARECIDO ABDUL NOUR

Geração de biogás proveniente da biodigestão da vinhaça com consequente redução de seu potencial poluidor; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo-UNICAMP, Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP; Orientador: Edson Aparecido Abdul Nour;

Antonio Claudio Testa Varallo

Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o monitoramento da água aplicada em substratos utilizados na produção de mudas florestais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade de Taubaté; Orientador: Antonio Claudio Testa Varallo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. N. S. ; MATSURA, E. E. ; GONCALVES, I. Z. ; BARBOSA, E. A. A. ; NAZARIO, A. A. ; TUTA, N. F. ; ELAIUY, M. L. C. ; FEITOSA, D. R. ; SOUZA, A. C. M. . Water storage in the soil profile under subsurface drip irrigation: Evaluating two installation depths of emitters and two water qualities. Agricultural Water Management (Print) , v. 170, p. 91-98, 2015.

  • ELAIUY, M. L. C. ; SANTOS, L. N. S. ; SOUZA, A. C. M. ; SOUZA, C. F. ; MATSURA, E. E. . WET BULBS FROM THE SUBSURFACE DRIP IRRIGATION WITH WATER SUPPLY AND TREATED SEWAGE EFFLUENT. Engenharia Agrícola (Online) , v. 35, p. 242/2-253, 2015.

  • SOUSA, ALLAN C. M. DE ; MATSURA, EDSON E. ; ELAIUY, MARCELO L. C. ; SANTOS, LEONARDO N. S. DOS ; MONTES, CÉLIA R. ; PIRES, REGINA C. DE M. . Root system distribution of sugarcane irrigated with domestic sewage effluent aplication by subsurface drip system. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 33, p. 647-657, 2013.

  • Ferrarezi, Rhuanito Soranz ; Santos, Leonardo Nazário Silva dos ; Sousa, Allan Charles Mendes de ; Pereira, Francisca Franciana Sousa ; Elaiuy, Marcelo Leite Conde ; Torrel, Uilson ; Matsura, Edson Eiji . Altura da lâmina, tempo e volume de enchimento de um equipamento de irrigação por pavio e determinação da uniformidade de distribuição de água em substratos. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 71, p. 273-281, 2012.

  • ELAIUY, M. L. C. ; Sato, Lucas ; Varallo, Antonio ; SOUZA, C. F. . Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais. Revista Ambiente & Água , v. 4, p. 117-131, 2009.

  • BENATTI, J. C. B. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; GABRIELLI, G. ; LEME, M. A. G. ; ELAIUY, M. L. C. ; MORTATTI, B. C. ; TEIXEIRA, E. N. ; PEREIRA, S. Y. ; MIGUEL, M. G. . Parceria para Implantação de uma Célula Experimental de Resíduos Sólidos Urbanos de Grandes Dimensões. In: III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos da América Latina, 2013, São Paulo. III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos da América Latina, 2013.

  • ELAIUY, M. L. C. ; BORRION, A. L. ; STEGEMANN, J. A. ; PIRES, J. R. C. ; NOUR, E. A. A. . Optimizing large-scale covered in-ground anaerobic reactor (CIGAR) for sugarcane vines. 2016. In: 6th International Conference on Engineering for Waste and Biomass Valorisation, 2016, Albi. Modelling of biological processes, 2016.

  • ELAIUY, M. L. C. ; SANTOS, L. N. S. ; Sousa, Allan Charles Mendes de ; MATSURA, E. E. . APPLICATION OF TREATED DOMESTIC SEWAGE IN THE SOIL FOR DESIGN THE SUBSURFACE DRIP IRRIGATION. In: International Conference of Agricultural Engineering, 2012, Valencia. International Conference of Agricultural Engineering, 2012.

  • PEREIRA, F. F. S. ; MATSURA, E. E. ; SILVA, L. F. S. (Laura Fernanda Simões da Silva) ; ELAIUY, M. L. C. ; SILVA, T. P. C. T. . DIFERENTES QUANTIDADES DE COBERTURA MORTA DE MILHO NA TEMPERATURA DO SOLO NO FEIJOEIRO IRRIGADO. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento de Cerrado Brasileiro, 2011.

  • SOUSA, A. C. M. ; PEREIRA, F. F. S. ; SANTOS, L. N. S. ; ELAIUY, M. L. C. ; FERRAREZI, R. S. ; MATSURA, E. E. . Avaliação do desempenho de sistema de irrigação por gotejamento superficial em cultivo de laranja. In: XX CONIRD, 2010, Viçosa. XX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2010.

  • FERRAREZI, R. S. ; PEREIRA, F. F. S. ; SOUSA, A. C. M. ; SANTOS, L. N. S. ; ELAIUY, M. L. C. ; Uilson Torrel ; MATSURA, E. E. . Distribuição de água por capilaridade em diferentes substratos irrigados em sistema tipo pavio. In: XX CONIRD, 2010, Viçosa. XX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2010.

  • SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; LOPES, L. N. ; ELAIUY, M. L. C. ; SOUZA, C. F. . Dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através da técnica de reflectômetria em domínio do tempo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). CONBEA. Jaboticabal: SBEA, 2009. v. 1.

  • ELAIUY, M. L. C. ; SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. . Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manelo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). CONBEA. Jaboticabal: SBEA, 2009. v. 1.

  • LOPES, L. N. ; SANTORO, B. L. ; ELAIUY, M. L. C. ; SOUZA, C. F. . Water soil distribution applied by dripping irrigation in field conditions. In: International conference of agricultural engineering, 2008, Foz do Iguaçú. CIGR 2008. Jaboticabal: SBEA, 2008. v. 1.

  • RIBEIRO, K. ; BRAZ, L. ; ELAIUY, M. L. C. ; VARALLO, A. C. T. . Análise da produtividade e qualidade microbiológica do rabanete irrigado com água de reúso. In: XIV Encontro Nacional de Iniciação Cietífica, 2009, Taubaté. Ensino Pesquisa Extensão. Taubaté: Hoffsi Tecnologia em Informática, 2009.

  • ELAIUY, M. L. C. ; SOUZA, C. F. . Desenvolvimento e avaliação de sensor para o manejo da água na produção de mudas florestais. In: XIII Encontro de Iniciação Científica, 2008, Taubaté. Biodiversidade Tecnologia Desenvolvimento. Taubaté: Hoffsi Tecnologia em Informática, 2008.

  • MIGUEL, M. G. ; BENATTI, J. C. B. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; LEME, M. A. G. ; MORTATTI, B. C. ; TEIXEIRA, E. N. ; PEREIRA, S. Y. ; GABRIELLI, G. ; ELAIUY, MARCELO L. C. . Gravimetric Composition of Municipal Solid Waste Disposed in a Large-Scale Experimental Cell in Southeastern Brazil. International Journal of Environmental Engineering (Print) , 2016.

  • ELAIUY, MARCELO L. C. ; BORRION, A. L. ; STEGEMANN, J. A. ; PIRES, J. R. C. ; NOUR, E. A. A. . Optimizing large-scale covered in-ground anaerobic reactor (CIGAR) for sugarcane vines. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, A. C. M. ; MATSURA, E. E. ; LOPES, L. N. ; ELAIUY, M. L. C. ; SILVA, T. P. C. T. . ESTABILIDADE DE AGREGADO DE UM ARGISSOLO IRRIGADO COM EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO EM CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, A. C. M. ; MATSURA, E. E. ; ELAIUY, M. L. C. ; SANTOS, L. N. S. . ALTERAÇÕES QUÍMICAS DO SOLO INFLUENCIADAS PELO USO DE EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO NA IRRIGAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, A. C. M. ; MATSURA, E. E. ; BARBOSA, R. S. ; ELAIUY, M. L. C. ; SANTOS, L. N. S. . Densidade e Porosidade de um Argissolo irrigado com efluente de esgoto doméstico em área de cana-de-açúca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ELAIUY, M. L. C. ; SANTOS, L. N. S. ; SOUSA, A. C. M. ; MATSURA, E. E. . APPLICATION OF TREATED DOMESTIC SEWAGE IN THE SOIL FOR DESIGN THE SUBSURFACE DRIP IRRIGATION. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, A. C. M. ; MATSURA, E. E. ; MONTES, C. R. ; SANTOS, L. N. S. ; ELAIUY, M. L. C. . Estabilidade de um Argissolo Vermelho-amarelo irrigado com efluente de esgoto doméstico em cultivo de cana-de-açúcar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ELAIUY, M. L. C. ; SATO, L. M. ; VARALLO, A. C. T. ; SOUZA, C. F. . Sonda Coaxial de TDR. 2008.

BENATTI, J. C. B. ; ELAIUY, M. L. C. ; PAIXAO FILHO, J. L. ; GABRIELLI, G. ; MIGUEL, M. G. . Pesquisa da Unicamp indicará ações para fim de aterro em Campinas. 2013; Tema: Aterro sanitátio. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Biodigestão anaeróbia da vinhaça de cana-de-açúcar com consequente redução do potencial poluidor e recuperação do biogás para geração de energia renovável, Descrição: A partir da primeira unidade piloto de tratamento anaeróbio da vinhaça instalada no Brasil para reaproveitamento do biogás, localizada na usina Ester em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), são propostos neste projeto os seguintes objetivos: caracterizar a qualidade da vinhaça biodigerida e avaliar os benefícios ambientais dessa transformação e modelar a produção de biogás, em função da variação da composição da vinhaça e das variáveis de operação da unidade piloto. Para alcançar tais objetivos, o período de avaliação será de duas safras de cana-de-açúcar, 2014/2015 e 2015/2016, e as seguintes metodologias serão utilizadas: ensaio de respirometria de acordo com a norma técnica L 6.350 da CETESB e a ABNT (1999), para determinação da eficiência de biodegradação da vinhaça bruta e tratada no solo; implementação do IWA Anaerobic Digestion Model No. 1 (ADM1) para verificação dos parâmetros cinéticos da digestão anaeróbia e avaliação do desempenho operacional da planta piloto. Diante do exposto, espera-se otimizar a produção de biogás sem a perda de qualidade operacional do sistema de tratamento anaeróbio e melhorar as características e qualidade do efluente, tendo em vista a sua disposição final no solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Edson Aparecido Abdul Nour - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Avaliação das propriedades físico-químicas de um solo após o manejo com água de reúso na cultura da alface crespa, Descrição: Objetivou-se neste trabalho a avaliação dos parâmetros físico-químicos de um latossolo vermelho-amarelo distrófico após a aplicação de água de reúso. Assim, foram realizados dois experimentos: o primeiro em laboratório, onde em uma coluna de solo foram aplicados primeiramente 15L de água destilada; logo em seguida mais 15L de água de reúso proveniente de uma estação de tratamento, por leitos cultivados, de efluente doméstico. A cada 5L de cada água foi coletada amostra da água lixiviada para análises. O segundo experimento foi realizado em uma condição de casa de vegetação onde foram cultivados dois ciclos da alface crespa (Lactuca sativa, L) com 2 tratamentos com 3 repetições cada: testemunhas (Tst1, Tst2 e Tst3), com aplicação de água direta do manancial; e reúso (RsA, RsB e Rsc), proveniente de um sistema fossa filtro composto de um tanque séptico seguido de um filtro anaeróbio. Os resultados mostraram que em ambos os experimentos houve redução em alguns atributos químicos de fertilidade indicando uma possível retenção pelo solo ou pela cultura, ou pela lixiviação. Houve diminuição da condutividade hidráulica do solo, e aumento da condutividade elétrica do extrato de saturação do solo. Notou-se também uma redução do pH do solo e aumento de valores de manganês, além do aumento dos valores da Relação de Adsorção de Sódio (RAS) e Porcentagem de Sódio Trocável (PST). Desta forma pode-se concluir que a utilização de água de reúso para fins agronômicos deve ser de forma racional, monitorando-se prin. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Bruno de Lima Santoro - Integrante / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2008

    Monitoramento de uma solução de nitrato de potássio em um latossolo vermelho-amarelo com uso da técnica da TDR, Descrição: Com o objetivo de avaliar a movimentação da água num perfil de um Latossolo vermelho-amarelo, conduziu-se um experimento obtendo-se os valores de umidade do solo e condutividade elétrica através das leituras de um equipamento de TDR com sondas instaladas em uma trincheira em diversas profundidades (0,10 m a 0,60 m) e com diferentes taxas de aplicação (2, 4 e 8 L.h-1) de solução em intervalos de 1 hora, via irrigação por gotejamento. A partir dos resultados obtidos, pôde concluir-se que diferentes vazões de aplicação determinam características particulares de formação do bulbo molhado e da movimentação da solução no solo. Para as condições de solo e de acordo com o volume e a frequência utilizada durante este experimento, recomenda-se a aplicação de pequenas quantidades de solução em intervalos mais frequentes para reduzir a perda por percolação de água e solutos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Leonardo do Nascimento Lopes - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Bruno de Lima Santoro - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de sonda de TDR para o manejo racional da água em substratos utilizados na produção de mudas florestais, Descrição: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma sonda de TDR do tipo coaxial de maneira a permitir o manejo racional da água na produção de mudas florestais. Inicialmente uma validação física da sonda foi realizada em função dos seguintes parâmetros: coeficiente de reflexão, impedância característica e sensibilidade espacial. Avaliou-se, também, o desempenho da sonda para estimar a umidade volumétrica em condições de laboratório e obteve-se uma curva de calibração para cada tipo de material poroso utilizado. Os resultados demonstraram a viabilidade no uso da sonda de TDR proposta na estimativa da umidade volumétrica no solo e no substrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Leite Conde Elaiuy - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Antonio Claudio Testa Varallo - Integrante / Lucas Massayuki Sato - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. , Av. Albert Einstein, 951, Cidade Universitária Zeferino, 13083852 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6021, Telefone: (19) 35212305, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Um dos aspectos relevantes ao Programa Estágio Docente - C (PED) diz repeito à formação do aluno de pós-graduação, pois o PED proporciona contato direto com o dia a dia da sala de aula, mostrando a realidade das práticas de ensino e aprendizagem, focadas para o curso de Engenharia Civil. Outro aspecto se refere à aquisição de conhecimento mais aprofundado dos assuntos da disciplina, auxliando na capacitação acadêmica do pós-graduando. A disciplina Geotecnia I é básica para a área de Geotecnia. Essa disciplina possui parte téorica e parte prática, proporcionando ao estagiário PED contato com esses dois métodos de ensino. O estagiário poderá expandir os seus conhecimentos em teoria e prática, por meio de um conteúdo conceitual sustentado por práticas laboratoriais. Atuar como estagiário nessa disciplina é participar de um processo de consolidação de seu conhecimento básico na área de Geotecnia.

    Atividades

    • 11/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Unicamp, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Universidade de Taubaté

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Civil, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Civil, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2008 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciêcias Agrárias -CCA, .,Linhas de pesquisa

  • 2001 - 2002

    Jotacê Representações e Distribuições Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Vendas, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2001 - 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade São José dos Campos, .,Cargo ou função, Atuação na área de trade marketing no setor de bens de consumo; desenvolvimento de novos portifólios de venda; foco na ampliação de novos canais de distribuição e merchandising.

  • 1997 - 1998

    T&P Cabo Televisão do Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1997 - 12/1998

      Direção e administração, São Paulo, .,Cargo ou função, Elaboração de planilhas para licitação na área de telecomunicações; análise e controle dos mapas financeiros do projeto; trabalho de campo no levantamento de pontos para instalação de torres de transmissão de sinais; pesquisa no diário oficial.

  • 1995 - 1996

    CITIBANK

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/1995 - 09/1996

      Estágios , Matriz, .,Estágio realizado, Atendimento ao cliente nos casos de sinistros e comercialização de seguros; atuação na área contábil com a administração de comissões a receber de apólices de seguros; atuação na área técnica operacional de seguros com o fechamento de gráficos e plan.