Carolina Dias Laranjeira

Professora adjunta dos cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura e Bacharelado em Teatro do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduada (bacharelado e licenciatura) em Dança pela UNICAMP. Dançarina e pesquisadora, atualmente desenvolve pesquisas artísticas e teóricas a partir de culturas populares e tradicionais e sobre processos criativos guiados por investigações sobre os estados corporais.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2009 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: Uma dança de estados corporais a partir do samba do Cavalo Marinho: corporalidades e dramaturgias da brincadeira em diálogo com o processo de criação de Cordões
Eloisa Domenici. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cavalo Marinho; Processo criativo em Dança; Estados corporais; Dramaturgia; Culturas Populares.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.

Mestrado em Artes

2006 - 2008

Universidade Estadual de Campinas
Título: Corpo, Cavalo Marinho e dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja,Ano de Obtenção: 2008
Renato Ferracini.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Dança; Teatro; Cultura Popular; Dramaturgia; Cavalo Marinho.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Outros Setores; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Dança

1998 - 2003

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Dança

2001 - 2002

Université du Québec à Montréal
Bolsista do(a): Conférence des Recteurs et des Principaux des Universités du Québec, CREPUQ, Canadá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Princípios da Iluminação Teatral. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, LUME, Brasil.

2008 - 2008

O ator e a construção cênica. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, LUME, Brasil.

2008 - 2008

O palhaço e o sentido cômico. (Carga horária: 28h). , Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, LUME, Brasil.

2005 - 2006

Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo. (Carga horária: 112h). , Centro Brasileiro de Cadeias Musculares, CBCM, Brasil.

2005 - 2005

Corpo Multifacetado. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, LUME, Brasil.

2004 - 2004

Dançando Qualidades. (Carga horária: 24h). , Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, LUME, Brasil.

1998 - 1998

Modern Danse Technique, Improvisation and Repertor. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LARANJEIRA, C. D. ; VALENCA, J. K. A. ; GOMES, L. P. ; SILVA, R. S. ; FARIAS, K. . Transversos Corporais - Mostra de processos criativos em Dança. 2018. (Outro).

CHIAMULERA, M. ; LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. ; SANTOS, B. C. ; MORAIS, Líria de Araújo ; RIBEIRO, Julina Costa . VIII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas - UFPB. 2017. (Outro).

DIDONET, C. ; SANTOS, B. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, V. H. N. ; FERNANDES, E. ; MORAIS, Líria de Araújo . VII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança.Universidade como campo de batalha: pessoas-corpos-estados-pensamentos para além da elitização da universidade. 2019. (Outra).

18º Congresso Mundial da IUAES. Deriving senses of self and of the other through creative process in dance: interplay between an artistic approach and the anthropology of dance. 2018. (Congresso).

IX Jornada d Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.Sessão de Comunicação Estratégias e Processos de Criação. 2018. (Seminário).

IX Jornada d Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.Dança e Toré Potiguara: entre a musicalidade, memórias e a materialidade do corpo.. 2018. (Outra).

IX Jornada d Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.Na tora: processo criativo impulsionado pelas investigações das corporalidades do Breaking e da brincadeira do Cavalo Marinho. 2018. (Outra).

X ABRACE. CORPOS E(M) ESTADOS DE CIDADE. 2018. (Congresso).

X ABRACE. SABERES DE MESTRES NO CORPO: EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS EM DANÇA A PARTIR DO TORÉ POTIGUARA E DO CAVALO MARINHO PERNAMBUCANO. 2018. (Congresso).

7º Seminário de Pesquisa em Andamento - SPA.AS MÚLTIPLAS FORMAS DA GRAVIDADE EM UM PROCESSO CRIATIVO COM A PAREDE. 2017. (Seminário).

IX Reunião Científica ABRACE 2017. Relações entre conhecimentos das Culturas Populares e a Dança: processos históricos e novos apontamentos em práticas pedagógicas e artísticas na Universidade. 2017. (Congresso).

Dance Abril.Brincadeira e Espetáculo: Mudanças e permanências. 2016. (Outra).

Ex-cêntrico - Encontro Internacional do Instituto Hemispheric de Arte e Política.Dramaturgias do Cavalo Marinho: articulação de sentidos invisíveis e corporalidades em excesso. 2016. (Encontro).

IX ABRACE. Corporalidades Insistentes das Reentrâncias da parede à superfície da cidade. 2016. (Congresso).

Colóquio Internacional O Afro contemprâneo nas Artes Cênicas: perspectivas teóricas, poéticas e pedagógicas.Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. 2015. (Seminário).

XII CONLAB. Processos de mestiçagem no Cavalo Marinho. 2015. (Congresso).

III Congresso Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Investigar para aprender: processos de formação em curso. 2014. (Congresso).

IV ENGRUPE.Conceitos e organização curricular da área de danças populares na UFPB. 2013. (Encontro).

IV Jornada d Pesquisa em Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba.Uma reflexão sobre o processo criativo de Cordões: memória, estados e movimentos. 2013. (Outra).

V Semana da Licenciatura em Dança da UFRN - Modos de operar a dança: o fazer artísco, o ensinar e aprender.Relato de uma experiência: entrelaçamentos e questões sobre a pesquisa artística, a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica. 2013. (Encontro).

VII Congresso ABRACE. Pensando memória, estados e movimento a partir de investigações em danças pautadas no imaginário e na experiência corporal das culturas populares. 2012. (Congresso).

Festival Universitário da Universidade Federal de Goiânia - FUGA.Cordões. 2011. (Outra).

IV Simpósio e VII Mostra de Dança da FAP.Cordões. 2011. (Simpósio).

Seminário de Economia da Dança: Fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade da América Latina. 2011. (Seminário).

VI Reunião Científica ABRACE. Apontamentos sobre os estados tônicos em criações e teorizações nas Artes Cênicas. 2011. (Congresso).

workshop Preparação e Recuperação do corpo do ator- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. 2011. (Oficina).

Poéticas Tecnológicas III Seminário Internacional sobre Dança, Teatro e Performance. 2010. (Seminário).

VI Congresso da ABRACE. Cordões de metáforas: cadeias de conhecimentos sobre o corpo brincador. 2010. (Congresso).

1º COLÓQUIO SOBRE ENCENAÇÃO E CULTURA: Tradição e contemporaneidade na cena do Cavalo Marinho.Reflexões sobre a pesquisa: ?Corpo, Cavalo Marinho e Dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja.?. 2009. (Encontro).

VI Colóquio Internacional de Etnocenologia. Cavalo Marinho: Dramaturgia e Oralidade. 2009. (Congresso).

V Reunião Científica ABRACE. Cavalo Marinho uma dança pós-dramática do Brasil?. 2009. (Congresso).

Conexão Cavalo Marinho.Gaiola de Moscas (apresentação teatral). 2008. (Outra).

V Congresso ABRACE. Npíveis de dramaturgia no corpo brincante. 2008. (Congresso).

Workshop Corpo Multifacetado com Grupo Lume. 2005. (Oficina).

Workshop de Caboclinho. 2005. (Oficina).

Workshop em Disciplina da Faculdade de Artes Cênicas - Unicamp.Workshop sobre Cavalo Marinho. 2005. (Oficina).

Workshop Cavalo Marinho- Mestres Inácio Lucindo e Aguinaldo da Silva. 2004. (Oficina).

Workshop Dançando Qualidades do Grupo Lume. 2004. (Oficina).

Workshop Festival do Instituto de Artes- Unicamp.Workshop de Cavalo Marinho. 2004. (Oficina).

Vestígios do butô -Sesc Consolação- Workshop Yukio Waguri, Ebusi Torii e Matsuko Tanaka. 2003. (Encontro).

Workshop Denise Namura- Faculdade de Educação da Unicamp. 2003. (Oficina).

Workshop Mitologia Pessoal do grupo Taanteatro. 2001. (Oficina).

Curso Composição de solo teatral com Denise Stoklos. 2000. (Oficina).

Festival do Isntituto de Artes da UNICAMP. 2000. (Oficina).

Fórum Prática Reflexiva, a Dança na Universidade. 2000. (Outra).

Workshop Criação cênica através do movimento - Festival do Instituto de Artes da UNICAMP -. 2000. (Oficina).

Workshop Dança Contemporânea Brasileira - Festival do Instituto de Artes. 2000. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Itamira Barbosa de Lima

LARANJEIRA, C. D.; ALVES, T. A.; CANANEA, F. A. A. L. C.. "ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA, APRECIAÇÃO, E CRIAÇÃO COM AS CULTURAS POPULARES.. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves

LARANJEIRA, C. D.MORAIS, Líria de Araújo; OLIVEIRA, V. H. N.. Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Amanda Caline da Silva Omar

PEREIRA, J. A. T. R.;LARANJEIRA, C. D.; LUCENA, R. F.. COMUNIDADE E IDENTIDADE QUILOMBOLA: O Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ariane Mendes

LEAL, P. G.;LARANJEIRA, C. D.; ALVES, T. A.. Experiência Estética e Dramaturgia em Dança Contemporânea: um estudo de caso a partir das obras coreográficas ?Ego? (2015), ?ESCrito Absurdo?(2016) e ?Nuance?(2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kilma Farias Bezerra

ZICA, M. C. E.;LARANJEIRA, C. D.; GNERRE, M. L. A.. A Arte de Si na Dança Tribal: narrativas entre a espiritualidade e corpo cênico. 2017.

Aluno: Ingrid Lima de Castro Moura

SCHULZE, G.; Porpino, Karenine;LARANJEIRA, C. D.. Dançando o movimento cotidiano na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Ruth Maciel

TIBURCIO, L. K. O. M.;LARANJEIRA, C. D.; LEAL, Patrícia. DANÇA E LITERATURA NUM DUETO DE SENTIDOS REVELADOS PELO CORPO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriano Marcos Pereira

LARANJEIRA, C. D.; Porpino, Karenine; SCHULZE, G.. Dança na Escola: Da expressão artística à emancipação dos sujeitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Elenice Nogueira Santos

MELO, P. R. V.; LISBOA, E.;LARANJEIRA, C. D.. Teatro Pedagógico: Performance cultural através da moda e a relação de construção identitária mediada pela mídia massiva.. 2016. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Daniel da Nóbrega Santos

SCHULZE, G.;LARANJEIRA, C. D.; LISBOA, E.. Jogo e Malabarismo: uma experiência com circo dentro da escola. 2016.

Aluno: Jordana Lucena de Souza

LARANJEIRA, C. D.; ALVES, T. A.; TIBURCIO, L. K. O. M.. Danças no RN: Motivações, Dificuldades e Configurações. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernando Dadidovitsch

LARANJEIRA, C. D.; KATZ, H.; RENGEL, L. P.. Rikud Vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da Dança. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Hugo Neves de Oliveira

GONÇALVES, Marcia de Vasconcelos Contins;LARANJEIRA, C. D.; MARIZ, C. L.; GONCALVES, R. S.. Dançando com Gonçalo: uma abordagem de Antropologia-Dança. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Valéria Ramos Vicente

LARANJEIRA, C. D.; FERNANDES, C.; AMOROSO, D.; SEBIANE, L.. ERRÂNCIA PASSISTA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: MONIQUE LUCA MARITAN

LYRA, L. F. R. P.; ALVES, T. A.;LARANJEIRA, C. D.. Caboclas de lança e flor na boca Experiência artetnográfica na cena das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Caline da Silva Omar

PEREIRA, J. A. T. R.;LARANJEIRA, C. D.; ANANIAS, M.. Comunidade e Identidade Quilombola: O teatro do Oprimido como recurso na Escol Antônia do Socorro Silva Machado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Celly Albuquerque Nogueira de Freitas

MELO, P. R. V.;LARANJEIRA, C. D.; ESCARIAO, G. N. D.. 400 Ws em quatro atos:Exercícios Cênicos Performativos com alunos do Centro Estadual de Artes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: ARIANE DO NASCIMENTO MENDES

LEAL, Patrícia;LARANJEIRA, C. D.; ALVES, T. A.. APRECIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: Um estudo de caso a partir das obras coreográficas Ego e ESCrito Absurdo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriano Marcos Pereira

LARANJEIRA, C. D.; SCHULZE, G.; Porpino, Karenine. DANÇA EDUCAÇÃO: DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA À EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ingrid de Lima Castro Moura

LARANJEIRA, C. D.; SCHULZE, G.; Porpino, Karenine. Dança educativa: uma experiência artística com alunos do ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fernando Dadidovitsch

LARANJEIRA, C. D.; RENGEL, L. P.; KATZ, H.. Rikud Vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da Dança. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jordana Lucena de Souza

ALVES, T. A.;LARANJEIRA, C. D.. Existências e Resistências da Dança no RN: desvelando motivações. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ewellyn Ellen Oliveira

LARANJEIRA, C. D.DIDONET, C.; OLIVEIRA, V. H. N.. Reza: um processo de investigação em dança a partir de memórias sobre o benzimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jéssika Kitéria de Andrade Valença

LARANJEIRA, C. D.; SANTOS, D.; OLIVEIRA, V. H. N.. Na tora: o que pode o corpo de uma b.girl ao produzir relações com o samba da brincadeira do cavalo marinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luciana Kalini Silva Portela

LARANJEIRA, C. D.; RIBEIRO, Julina Costa;VICENTE, A. V. R.. Iabi - interações artísticas brincadas e improvisadas: uma proposta de investigação artística e pedagógica a partir de expressões das culturas populares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Kilma Farias Bezerra

LARANJEIRA, C. D.; SCHULZE, G.; RIBEIRO, Julina Costa. O processo criativo de Iranti: prática pedagógica entre a arte de si, o corpo e a memória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: CRISTINA DA CONCEIÇÃO RESENDE

OLIVEIRA, V. H. N.;LARANJEIRA, C. D.. TORÉ DO POVO INDÍGENA TABAJARA DA PARAÍBA: ESTRUTURA, CRENÇA E RESSIGNIFIÇÕES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Naiara Misa da Silva Cavalcanti

PEREIRA, J. A. T. R.;LARANJEIRA, C. D.; SCHULZE, G.. O porvir do corpo: possibilidades da presença cênica no contexto das tecnologias digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Raíssa Fonseca Batista

GARRABE, L.;LARANJEIRA, C. D.; ALBERNAZ, L. S. F.. Bula que eu boto : graça no samba - Performance e relações de gênero no cavalo marinho de Pernambuco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marina Costa Negreiros

LARANJEIRA, C. D.; OLIVEIRA, S.; OLIVEIRA, V. H. N.. Quem disse que eu não posso sambar? Reflexões sobre o papel da mulher no Cavalo Marinho e em um experimento cênico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sandro Régio da Silva

LARANJEIRA, C. D.; OLIVEIRA, V. H. N.; RIBEIRO, Julina Costa. Tradições e Transformações: A cultura dos Caboclos de Vieirópolis-PB e Major Sales-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Andrêssa Santos Ataíde

LARANJEIRA, C. D.; SERPA, L. G.; OLIVEIRA, V. H. N.. O Processo de Ensino-Aprendizagem no Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Joziel dos Santos Rodrigues

SANTOS, B. C.;LARANJEIRA, C. D.; VASCONCELOS, J. E. O.. GUERREIRO ATREVIDO: LABORATÓRIO DE PESQUISA E PROCESSO DE MONTAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MANASSÉS DIEGO LUÍZ E SILVA

DIDONET, C.LARANJEIRA, C. D.; OLIVEIRA, S.. A CARNE DEPOIS DO OSSO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DA PRÁTICA DO BUTOH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thaismary Neri dos Santos Ribeiro

LARANJEIRA, C. D.VICENTE, A. V. R.; SCHULZE, G.. Entre a figura e o figureiro: uma reflexão sobre o botar figura no Cavalo Marinho pernambucano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba.

LARANJEIRA, C. D.; GABRIELLI, M. A.; SANTOS, B. C.. Prova de Habilidade Específica - Curso de Dança. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sonia Lúcia Rangel

RANGEL, S. L.; DOMENICI, E. L.; OLIVEIRA, E. J. S.; RANGEL, L. P.; MONTEIRO., Marianna Francisca Martins. Uma Dança de Estados Corporais a partir do Samba do Cavalo Marinho: Corporalidades e Dramaturgias da Brincadeira em Diálogo com o Processo de Criação de Cordões. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado Em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Suzi Frankl Sperber

Ferracini, Renato;Sperber, Suzi Frankl; Eloísa Domenici. Corpo, Cavalo Marinho e Dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Unicamp - Instituto de Artes.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; FERRACINE, Renato; BONFITTO, Matteo. Incorporando a Sabença - Uma investigação da construção da cena a partir do Cavalo Marinho. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Érico José Souza de Oliveira

OLIVEIRA, E. J. S.; Rengel. Lenira Peral; Sonia Rangel; MONTEIRO, M. F. M.; Heloisa domenici. UMA DANÇA DE ESTADOS CORPORAIS A PARTIR DO SAMBA DO CAVALO MARINHO: CORPORALIDADES E DRAMATURGIAS DA BRINCADEIRA EM DIÁLOGO COM O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CORDÕES. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Érico José Souza de Oliveira

Heloisa domenici;OLIVEIRA, E. J. S.. Um corpo que dança estados: do samba do Cavalo Marinho à dança contemporânea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação - Escola de Teatro - UFBA.

Lenira Peral Rengel

RANGEL, S. L.;RENGEL, Lenira Peral; DOMENICI, E. L.; Érico José de Souza de Oliveira; MONTEIRO, M. F. M.. Uma dança de estados corporais a partir do samba do cavalo marinho: corporalidades e dramaturgias da brncadeira em diálogo com o processo de criação de cordões. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Lenira Peral Rengel

Eloisa Domenici; Érico José de Souza de Oliveira; Christine Greiner;RENGEL, Lenira Peral. Um corpo que dança estados: do samba do Cavalo Marinho à dança contemporânea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Eloisa Leite Domenici

FERRACINI, R.;DOMENICI, E. L.; SPERBER, S.F.. Corpo, Cavalo Marinho e Dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz

FERRACINI, Renato; Matteo Bonfitto Júnior; Eloisa Leite Domenici;Fernando Pinheiro Villar; SPERBER, Suzi Frankl. Corpo, Cavalo Marinho e dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Hayala César de Sales

Entrelaçando Artes: Frevo, La Ursa e processos de criação em dança na escola; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Simone de Fátima Alves Mendes

Circo e Educação Infantil: Interações e experiências construtoras de conhecimentos tendo o corpo como protagonista; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rafael Sabino da Silva

Uma investigação em dança a partir do ritual do Toré Potiguara PB; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Paula Fidelis

Processos de aprendizagem corporais do Coco em João Pessoa; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Tatiana Domingos de Oliveira

A SWINGUEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA - PB; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Irla Lopes Medeiros

Relações artístico pedagógicas entre Dança e Circo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves

Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal; 2018; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Itamira Barbosa de Lima

; ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA, APRECIAÇÃO, E CRIAÇÃO COM AS CULTURAS POPULARES; 2018; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Adriano Marcos Pereira

Dança-Educação: da expressão artística à emancipação dos sujeitos; 2016; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Itamira Barbosa de Lima

O TEATRO E A DANÇA LIGADOS A CULTURA POPULAR/TRADIÇÕES E A SUA DINÂMICA EM SALA DE AULA; 2016; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves

O Xaxado paraibano uma perspectiva histórica em um contexto educacional; 2016; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Ewellyn Elenn de Oliveira Lima

Reza: um processo de investigação em dança a partir de memórias sobre o benzimento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Luciana Kalini Silva Portela

Iabi - interações artísticas brincadas e improvisadas: uma proposta de investigação artística e pedagógica a partir de expressões das culturas populares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Jéssika Kitéria de Andrade Valença

Na tora: o que pode o corpo de uma b; girl ao produzir relações com o samba da brincadeira do cavalo marinho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Kilma Farias Bezerra

O processo criativo de Iranti: prática pedagógica entre a arte de si, o corpo e a memória; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Luciana Kalini Silva Portela

Entre a terra e o cëu: um processo criativo sobre memória e gênero; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Andrêssa Santos Ataíde

A brincadeira do Cavalo Marinho: processos de ensino-aprendizagem no trabalho do ator; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Sandro Regio dos Silva

Tradições e Transformações: A cultura dos Caboclos de Vieirópolis-PB e Major Sales-RN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Marina Costa Negreiros

Quem disse que eu não posso sambar? Reflexões sobre o papel da mulher no Cavalo Marinho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Thaismary Neri dos Santos Ribeiro

Entre a figura e o figureiro: uma reflexão sobre o botar figura no Cavalo Marinho pernambucano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Circe Macena de Souza

Mateus em Corpo de Mulher; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Jéssika Kitéria de Andrade Valença

Processo criativo e pesquisa em dança em diálogo com a Brincadeira do Cavalo Marinho; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Lucas Pereira Gomes

Dança e Imagens: Metodologias Criativas a partir de Errâncias entre Corpo e Cidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Rafael Sabino da Silva

Processo criativo e pesquisa em dança em diálogo com o Toré Potiguara; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renato Ferracini

Incorporando a Sabença: uma investigação sobre a construção da cena à partir da Brincadeira do Cavalo Marinho; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Renato Ferracini;

Eloisa Leite Domenici

Uma dança de estados corporais a partir do samba do Cavalo Marinho; 2013; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eloisa Leite Domenici;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LARANJEIRA, C. D. . DRAMATURGIAS DO CAVALO MARINHO: CORPORALIDADES E SENTIDOS AMBIVALENTES. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , v. 09, p. 93-105, 2018.

  • LARANJEIRA, C. D. . Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO , v. 6, p. 204-220, 2017.

  • LARANJEIRA, C. D. . Os estados tônicos como fundamento dos estados corporais em diálogo com um processo criativo em Dança. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 5, p. 596-621, 2015.

  • LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. . Pois bata o Baião: as experiências de campo e corpo na pesquisa do Grupo Peleja. Revista do Lume (UNICAMP) , v. 7, p. 100-118, 2009.

  • ACSELRAD, Maria ; LARANJEIRA, C. D. ; CAVALCANTI, T. C. ; VICENTE, A. V. R. . O lugar das danças tradicionais na universidade: conceitos, práticas e perspectivas. In: Rita Ribeiro Voss. (Org.). Caminhos da Pesquisa em Dança : Interculturalidade e Diásporas. 1ed.Recife: UFPE, 2016, v. 1, p. 112-127.

  • LARANJEIRA, C. D. . O processo criativo de Cordões: entre trupés, estados corporais e movimentos. In: Lenira Rengel; Karin Thrall. (Org.). Corpo em Cena - Volume 8. 1ed.São Paulo: Anadarco, 2014, v. 8, p. 85-113.

  • LARANJEIRA, C. D. . Reflexões sobre a investigação do Grupo Peleja: Pesquisa corporal e dramatúrgica a partir do Cavalo Marinho da Zona da Mata de Pernambuco. In: Érico José Souza de Oliveira. (Org.). Tradição e Contemporaneidade na Cena do Cavalo Marinho. 1ed.Bahia: , 2012, v. , p. 61-70.

  • LARANJEIRA, C. D. ; DOMENICI, E. L. . Processos de mestiçagem no Cavalo Marinho. In: XII CONLAB - 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e HUmanas em Lígua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e HUmanas em Lígua Portuguesa. Lisboa: XII Conlab, 2015. v. 1. p. 3133-3139.

  • LARANJEIRA, C. D. . Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. In: O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: perspectivas teóricas poéticas e pedagógicas, 2015, São Paulo. Anais do Congresso Internacional - O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: perspectivas teóricas poéticas e pedagógicas. São Paulo: UNESP, 2015. v. 1. p. 267-278.

  • DIDONET, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Investigar para aprender: leituras de um processo de formação em curso. In: III Congresso Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA, 2014, Salvador. Anais Associação Nacional de Pesquisadores em Dança- O corpo que dança ? a criação de espaços na atuação acadêmica e artística, 2014. v. 04. p. 01-17.

  • VICENTE, A. V. R. ; LARANJEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, S. . Conceitos e organização curricular da área de danças populares na UFPB. In: ENGRUPE Dança 4- Inetrculturalidade e Diásporas, 2013, Recife. Engrupe Dança 4 Interculturalidade e Diásporas. Recife: Rede CoperacDança, 2013. v. 1. p. 1-17.

  • LARANJEIRA, C. D. . Um relato sobre o processo dramatúrgico de Cordões a partir de sua invisibilidade. In: IV Simpósio da Faculdade de Artes do Paraná, 2012, Curitiba. Anais do I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP, 2012.

  • LARANJEIRA, C. D. . Pensando memória, estados e movimento a partir de investigações em danças pautadas no imaginário e na experiência corporal das culturas populares. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2012.

  • LARANJEIRA, C. D. . Apontamentos sobre os estados tônicos em criações e teorizações nas Artes Cênicas. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: ABRACE, 2011.

  • LARANJEIRA, C. D. . Cordões de metáforas: cadeias de conhecimentos sobre o corpo brincador. In: VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

  • LARANJEIRA, C. D. . Cavalo Marinho: uma dança pós-dramática do Brasil?. In: V Reunião Científica da ABRACE, 2009, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo: ABRACE, 2009.

  • LARANJEIRA, C. D. . Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco: oralidade e dramaturgia. In: VI Colóquio Internacional de Etnocenologia, 2009, Belo Horizonte. Anais do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia: A voz do corpo e o corpo da voz: artes e ciências do espetáculo, 2009.

  • LARANJEIRA, C. D. . Níveis de Dramaturgias no corpo da Brincadeira. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas -ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2008.

  • LARANJEIRA, C. D. . Universidade como campo de batalha: pessoas-corpos-estados-pensamentos para além da elitização da universidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARANJEIRA, C. D. . Deriving senses of self and of the other through creative process in dance: interplay between an artistic approach and the anthropology of dance. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, L. P. ; LARANJEIRA, C. D. . CORPOS E(M) ESTADOS DE CIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LARANJEIRA, C. D. ; SILVA, R. S. ; VALENCA, J. K. A. . SABERES DE MESTRES NO CORPO: EXPERIMENTAÇÕES CRIATIVAS EM DANÇA A PARTIR DO TORÉ POTIGUARA E DO CAVALO MARINHO PERNAMBUCANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LARANJEIRA, C. D. . Relações entre conhecimentos das Culturas Populares e a Dança: processos históricos e novos apontamentos em práticas pedagógicas e artísticas na Universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. . AS MÚLTIPLAS FORMAS DA GRAVIDADE EM UM PROCESSO CRIATIVO COM A PAREDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LARANJEIRA, C. D. . Dramaturgias do Cavalo Marinho: articulação de sentidos invisíveis e corporalidades em excesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Brincadeira e Espetáculo: permanências, mudanças e releituras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARANJEIRA, C. D. ; DOMENICI, E. L. . Processos de mestiçagem no Cavalo Marinho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIDONET, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Investigar para aprender: leituras de um processo de formação em curso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Uma reflexão sobre o processo criativo de Cordões: memória, estados e movimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICENTE, A. V. ; LARANJEIRA, C. D. ; OLIVEIRA, S. . Conceitos e organização curricular da área de danças populares na UFPB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Relato de uma experiência: entrelaçamentos e questões sobre a pesquisa artística, a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARANJEIRA, C. D. . Apontamentos sobre os estados tônicos em criações e teorizações nas Artes Cênicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Cordões de metáforas: cadeias de conhecimentos sobre o corpo brincador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Reflexões sobre a pesquisa: ?Corpo, Cavalo Marinho e Dramaturgia a partir da investigação do Grupo Peleja.?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Cavalo Marinho da Zona da Mata de Pernambuco: oralidade e dramaturgia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Cavalo Marinho uma dança pós-dramática do Brasil?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARANJEIRA, C. D. . Níveis de dramaturgia no corpo do brincante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LARANJEIRA, C. D. . Parecer de artigo - Revista Moringa.. 2016.

LARANJEIRA, C. D. . Parecer sobre artigo - Um breve estudo sobre Sida Karya e o drama-dança topeng balinês. 2015.

LARANJEIRA, C. D. . Parecer avaliativo de artigo submetido à revista Moringa. 2015.

MONTEIRO, Zélia ; LARANJEIRA, C. D. ; LEAL, Patrícia . Artista/Professor/Artista antes e depois da universidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LARANJEIRA, C. D. ; VALENCA, J. Q. A. ; SILVA, R. S. . Relatórios de Iniciação Científica - Saberes de mestres no corpo: experimentações criativas em dança a partir de culturas tradicionais. 2018. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. . Oficina entre tombos e trupés. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LARANJEIRA, C. D. . Membro de comissão cientifica da VI Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas - UFPB. 2015. (Comissão Científica).

LARANJEIRA, C. D. . Coordenação de Grupo de Trabalho. 2015. (Coordenação de Grupo de Trabalho Dança Educação II da Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas).

LARANJEIRA, C. D. . Coordenação de GT V Jornada de pesquisa em Artes Cênicas. 2014. (Coordenação de Grupo de Trabalho A cultura popular... da V Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas).

LARANJEIRA, C. D. . Membro de Comissão Científica V Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas da UFPB. 2014. (Comissão Científica).

LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. . Oficina Jogo e corpo na cena. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. . Iniciação Teatral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. . Processo de criação em Dança a partir da corporalidade do Cavalo Marinho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; DOMENICI, E. L. . Laboratório de Criação e Práticas Artísticas (tirocínio docente). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; SILVA, I. L. ; SILVA, A. R. . Processo de criação em Dança a partir da corporalidade do Cavalo Marinho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; DOMENICI, E. L. . II Relatório anual Bolsa de Doutorado FAPESB. 2011. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. . Dança e Brincadeira de Cavalo Marinho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. . Relatório de Pesquisa anual Doutorado FAPESB. 2010. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. . Relatório Final de Mestrado. 2008. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. . I Relatório Mestrado. 2007. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. . Reeducação do Movimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, S. ; LARANJEIRA, C. D. . Legenda diet. 2006. (Manutenção de obra artística/Outro).

LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. M. ; BARRETO, T. D. M. ; GUARALDO, L. G. ; BRAGA, D. . Dançando o Universo do Cavalo Marinho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. . workshop 'Na pisada do Cavalo Marinho'. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. . Oficina sobre Cavalo Marinho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUSANTIN, B. ; LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. . Relatório de Pesquisa de Campo: Redescobrindo o Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. 2004. (Relatório de pesquisa).

LARANJEIRA, C. D. ; LEE, L. . Oficina de Lian Gong Terapia Corporal Chinesa (estágio). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; LEE, L. . Oficina de Lian Gong Terapia Corporal Chinesa (estágio). 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LARANJEIRA, C. D. ; VALENCA, J. Q. A. ; GOMES, L. P. ; SILVA, R. S. ; LIMA, E. E. O. . Transversos Corporais- 18ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo - FUNESC - Edital seleção - evento regional. 2019. Coreográfica.

LIMA, E. E. O. ; LARANJEIRA, C. D. . Reza - Mostra Feminina de Artes Cênicas Matriz- FUNESC - Espetáculo Convidado. 2019. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; VALENCA, J. K. A. ; PEREIRA, L. G. ; SILVA, R. S. . Transversos Corporais - Mostra de Processos Criativos - Tamarineira. 2018. Coreográfica.

GOMES, L. P. ; LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. . Reverberações Entre Peles. 2018. Performática.

LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. ; CAMBOIM, I. L. M. . Capturas em Percurso. 2017. Coreográfica.

MORAIS, Líria de Araújo ; LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. . Cafuné - Santiago, Chile (Encontro Ex-cêntrico). 2016. Performática.

MORAIS, Líria de Araújo ; LARANJEIRA, C. D. ; DIDONET, C. . Cafuné - João Pessoa - Reunião Científica da Associação Brasileira de Antropologia. 2016. Performática.

MORAIS, Líria de Araújo ; DIDONET, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Cafuné - João Pessoa,Reunião Fórum de coordenadores dos cursos de Dança. 2016. Performática.

LARANJEIRA, C. D. . Cordões - Projeto Ocupação da FUNESC (João Pessoa-PB). 2015. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; SILVA, R. L. ; F.TRIGO, C. . Cordões - Cia. da terra. 2015. Coreográfica.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. . Gaiola de Moscas - Janeiro de Grandes Espetáculos, Recife. 2015. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Cordões - Trocadilho (Recife). 2014. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Campo Grande-MS. 2014. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. M. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - São Paulo -SP. 2014. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. M. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Curitiba -PR. 2014. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. G. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. D. M. ; COLLA, A. C. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Fortaleza. 2014. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Aracaju. 2014. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Belo Horizonte - MG. 2014. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. D. M. ; GUARALDO, L. G. . Gaiola de Moscas - Palco Giratório - Porto Velo - RO. 2014. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. G. . Gaiola de Moscas - Teatro Hermilo Borba Filho. 2013. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. . Gaiola de Moscas Ilha do Massangano. 2013. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. D. M. ; Albergaria, E. N. ; GUARALDO, L. G. . Gaiola de Moscas - SESC Petrolina. 2013. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. . Cordões SESC Petrolina. 2012. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. . Cordões Ilha do Massangano. 2012. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Cordões BNB Fortaleza. 2012. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. G. ; BARRETO, T. D. M. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas. 2012. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. ; Albergaria, E. N. . Cordões. 2011. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. ; Albergaria, E. N. . Cordões (Temporada Aliança Francesa). 2011. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. ; Albergaria, E. N. ; DINIZ, Carolina . Cordões Mostra 1 ano de Casarão Peleja. 2011. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. ; Albergaria, E. N. ; DINIZ, Carolina . Cordões Mostra da FAP. 2011. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; LIMA, R. ; TRIGO, C. F. ; Albergaria, E. N. ; DINIZ, Carolina . Cordões FUGA - UFG. 2011. Coreográfica.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; LEWINSONH, A. C. ; GUARALDO, L. ; BARRETO, T. . Gaiola de Moscas (Virada Cultural Paulista). 2011. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. . Gaiola de Moscas (Mostra 1 ano de Casarão Peleja). 2011. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. . Gaiola de Moscas (LUME Recebe). 2011. Teatral.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Fortaleza. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Curitiba. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Vitória. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Uberaba. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Porto Alegre. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Porto Velho. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Cuiabá. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Recife. 2010. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; F.TRIGO, C. . Ideias de Teto SESC Lagoas. 2010. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Florianópolis. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Manaus. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Belém. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Brasília. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Crato. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Juazeiro do Norte. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto Nova Olinda. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto Ponta Grossa. 2010. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; F.TRIGO, C. . Ideias de Teto Antonia. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Jacarezinho. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Santo Antonio da Platina. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Cornélio Procópio. 2010. Coreográfica.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Caldas, A. ; Albergaria, E. N. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. . Gaiola de Moscas (Festival Caxias do Sul). 2010. Teatral.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Rio de Janeiro. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC ESEM. 2010. Coreográfica.

F.TRIGO, C. ; LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Londrina. 2010. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Ideias de Teto SESC Apucarana. 2010. Coreográfica.

BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaila de Moscas SESI Rio Claro. 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI Piracicaba). 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI Itapetininga). 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESISorocaba). 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. ; COLLA, A. C. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Osasco). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Santo André). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Santos). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; Albergaria, E. N. ; LEWINSONH, A. C. . Gaiola de Moscas (SESI-Araraquara). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; GUARALDO, L. ; BARRETO, T. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Birigui). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Franca). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Marília). 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. ; BRUSANTIN, B. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI-Mauá). 2009. Teatral.

COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. ; LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SENAI-São Bernardo do Campo). 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (Instituto DECO22). 2009. Teatral.

Castro, de Felícia ; REIS, D. ; LARANJEIRA, C. D. . Rosário. 2009. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; COLLA, A. C. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (SESI São José do Rio Preto). 2009. Teatral.

Presta, N. ; Ferracini, R. ; Miller, J. ; Albergaria, E. N. ; CABRAL, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Ligocki, E. . Fuga! (SESC Aveida Paulista). 2008. Teatral.

Presta, N. ; Ferracini, R. ; Miller, J. ; CABRAL, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; Ligocki, E. . Fuga! (SESI São Domingos). 2008. Teatral.

Amaral, A. C. ; Albergaria, E. N. ; LARANJEIRA, C. D. . Fuga! (TUSP-São Paulo). 2008. Teatral.

Ferracini, R. ; LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; Amaral, A. C. . Fuga! (FEVERESTIVAL-Campinas). 2008. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BRAGA, D. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; BRUSANTIN, B. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (Condado-PE Conexão Cavalo Marinho). 2008. Teatral.

COLLA, A. C. ; BRAGA, D. ; LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. ; Albergaria, E. N. . Gaiola de Moscas (Recife-Conexão Cavalo Marinho). 2008. Teatral.

RIBEIRO, S. ; SILVA, J. ; LARANJEIRA, C. D. . Organizador de carne (Rumos Dança Itaú Cultural). 2007. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; Albergaria, E. N. ; Ferracini, R. ; Miller, J. ; Amaral, A. C. ; Ligocki, E. ; João Ricardo ; Presta, N. . Fuga! (LUME Teatro). 2007. Teatral.

BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; GUARALDO, L. ; LARANJEIRA, C. D. ; Caldas, A. . Gaiola de Moscas (SESC Cariri- Crato, Nova Olinda e Juazeiro do Norte). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. . Gaiola de Moscas (SESC Pinheiros-São Paulo). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (SESC São Carlos). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (SESC Araraquara). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (Barracão Teatro). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (SESC Campinas). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (Feverestival-Campinas). 2007. Teatral.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. . Gaiola de Moscas (Espaço Cultural CPFL). 2007. Teatral.

RIBEIRO, S. ; SILVA, J. ; LARANJEIRA, C. D. . Organizador de Carne (Itaú Cultural). 2007. Coreográfica.

COLLA, A. C. ; LARANJEIRA, C. D. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; BARRETO, T. ; GUARALDO, L. ; LEWINSONH, A. C. . Gaiola de Moscas (FEIA-Unicamp). 2006. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. ; BARRETO, T. ; BRAGA, D. ; GUARALDO, L. ; BRUSANTIN, B. . Maguio. 2005. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; BRUSANTIN, B. ; BRAGA, D. ; GUARALDO, L. ; BARRETO, T. . A Peleja. 2005. Coreográfica.

CABRAL, A. C. ; HADLER, J. ; LARANJEIRA, C. D. . Paralelo: Mulheres de Saboneteira (Teorema da Dança). 2005. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; CABRAL, A. C. . Paralelo: Mulheres de Saboneteira. 2005. Coreográfica.

PROCOPIO, V. ; LARANJEIRA, C. D. . Paralelo: Mulheres de Saboneteira. 2005. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; KLEIN, J. ; LIMA, R. . De Folhas, Águas e Pedras. 2005. Coreográfica.

PROCOPIO, V. ; LARANJEIRA, C. D. ; HADLER, J. ; CABRAL, A. C. ; QUEIROZ, E. ; TESSAROLO, E. ; MARTINS, L. . Paralelo: Mulheres de Saboneteira (SESC Campinas). 2004. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Águas, escadas e carne.. 2003. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. ; FREITAS, A. . In Par. 2003. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Vin Ten. 2002. Coreográfica.

LARANJEIRA, C. D. . Matéria-Assim Falou Zaratustra. 2001. Teatral.

LARANJEIRA, C. D. . Sambada de Cavalo Marinho (SESC Santos). 2004.

Amaral, Alício ; PARDO, J. ; LUCINDO, I. ; SILVA, A. R. ; BARRETO, T. ; BENICIO, M. ; BRAGA, D. ; BRUSANTIN, B. ; GUARALDO, L. ; LARANJEIRA, C. D. . Sambada de Cavalo Marinho (SESC Campinas). 2004.

LARANJEIRA, C. D. . Sambada de Cavalo Marinho (Festival de Folclore de São Bernardo do Campo). 2004.

LARANJEIRA, C. D. . Noite de Dança e Performance no Casarão do Ator. 2003 (Produção de Evento).

RIBEIRO, S. ; LARANJEIRA, C. D. . Legenda Diet. 2005 (Assistência Coreográfica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Saberes de mestres no corpo: experimentações criativas em dança a partir de culturas tradicionais, Descrição: O presente projeto possui como principal objetivo realizar processos criativos em dança a partir da investigação sobre as corporalidades, movimentações e estados corporais de performances culturais. A pesquisa se baseia no reconhecimento de conhecimentos tradicionais com o enfoque sobre os saberes corporais. Sob uma perspectiva antropológica procura discutir os conceitos de cultura e de culturas populares, além de buscar compreender as relações entre corporalidade, estados corporais e simbologias locais a partir de teóricos da dança. Tendo em vista a relação entre teoria e prática, propõe-se dois eixos metodológicos: o qualitativo e o performativo. Estes serão conduzidos por meio de pesquisas etnográficas baseadas em pesquisas de campo, observações, participações e registros onde serão coletados materiais para a realização de laboratórios de criação objetivando resultados práticos e teóricos, nos formatos de relatórios, artigos e obras coreográficas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Carolina Dias Laranjeira - Coordenador / Rafael Sabino - Integrante / Jéssika Andrade - Integrante / Carlos Cleiton Gonçalves - Integrante / Itamira Barbosa de Lima - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Corporailidades espaciais, espacialidade das imagens e a imaginação por meio de estados corporais, Descrição: Pesquisa prática-teórica baseada em perspectiva metodológica da pesquisa performativa por meio da qual investigações criativas ancoradas na relação entre imagem, estados corporais e espaço são condutoras de reflexões e da elaboração de produtos híbridos entre a dança, a tecnologia e a instalação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carolina Dias Laranjeira - Integrante / Guilherme Schulze - Integrante / Candice Didonet - Coordenador / Bárbara Conceição Santos - Integrante / Kilma Farias - Integrante / Iale Luiz Moraes Camboim - Integrante / Lucas Gomes Pereira - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Processo, Criação e Publicação/Apresentações do espetáculo FUGA!, Descrição: Vinculado ao Projeto Jovem Pesquisador "Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator" Participante como pesquisador, criador e provocador Memórias, evocações e projeções dos performadores - em relação - visam trazer o público para dentro da cena, e, em alguns momentos, os performadores para fora dela. Partindo de situações de espelhamento, provocações e compartilhamento de sensações, o espetáculo cria um ambiente físico/sensível, que possibilita diferentes leituras, numa proposta que constrói sua própria lógica. Neste aquário imaginário - um recorte de espaço/tempo - abrem-se tenas que surgiram do próprio processo, como: pontos de vista, opiniões, relações líquidas, medo e tempo. Encontramos provocações no livro Amor Líquido sobre a fragilidade dos laços humanos de Zygmunt Bauman, e em algumas imagens da fotógrafa americana Diane Arbus, que serviram para criação e discussão durante o processo de criação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carolina Dias Laranjeira - Integrante / Eduardo Albergaria - Integrante / Renato Ferracini - Coordenador / Jussara Miller - Integrante / Ana Clara Amaral - Integrante / Evelyn Ligocki - Integrante / Norberto Presta - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Bolsa de Residências em Artes Cênicas FUNARTE 2010, FUNARTE.

2010

Prêmio PROCULTURA de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, FUNARTE.

2009

Viegem Teatral, SESI-SP.

2008

Mestre em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes - Instituto de Artes, UNICAMP.

2006

PAC, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

2006

Funarte - Myriam Muniz, Funarte/ Ministério da Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Comunicação Turismo e Artes, Departamento de Artes Cênicas. , Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167920

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2018

      Direção e administração, Centro de Comunicação Turismo e Artes, .,Cargo ou função, Coordenação Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UFPB).

    • 03/2015

      Ensino, Profissional em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dança e Cultura, Metodologias de Pesquisa em Artes

    • 05/2013

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cavalo Marinho, Danças Populares: Técnicas, Formas e Transmissão, Danças Populares: Matrizes Étnicas e Historicidade, Tradições Brasileiras, Estudos Avançados

    • 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de licenciatura em Dança.

    • 02/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Comunicação Turismo e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno

    Atividades

    • 03/2009 - 08/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em Artes Cênicas, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2006 - 09/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa