Carlos Arthur Avezum Pereira

Doutor em Música pela USP (Universidade de São Paulo) sob orientação de Fernando H. de O. Iazzetta na linha de pesquisa Sonologia. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) com pesquisa em Música e Tecnologia. Possui graduação em Bacharelado em Violão com o professor Jodacil Caetano Damaceno (violão) pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Suas pesquisas estão centradas principalmente nos temas: música contemporânea, música experimental, live electronics, improvisação livre, sistemas sonoro-interativos, recepção e estética da música contemporânea, teoria do afeto e silêncio. Foi bolsista CAPES de Mestrado (2011-2012) e Doutorado (2013-2017). Participou de cursos e workshops de improvisação livre com César Villavicencio, Sérgio Kafejian e Michelle Agnes; de Música Eletroacústica com Flo Menezes; e programação em Pure Data com Alexandre Torres Porres; e outros.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Música Experimental; Affect Theory; escuta; silêncio; corpo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia
Título: SSInPIC: Um Sistema Sonoro-Interativo Auto-Organizado,Ano de Obtenção: 2012
Daniel Luís Barreiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sistema sonoro-interativo; Sistemas Auto-Organizados; Improvisação não-idiomática; Música Eletroacústica em Tempo-Real.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Licenciatura Plena em Música

1999 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Bacharelado em Violão

1996 - 2000

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Os Aspectos Técnicos-Violonísticos dos "Estudos Sintéticos" de Roberto Victório
Orientador: Araceli Chacon Sobrinha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Composição do Som: Processos Luteria Experimental. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2015 - 2015

Estudos do Som. (Carga horária: 60h). , Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, CPF SESC SP, Brasil.

2013 - 2013

DATAJOCKEY Visualização dado tempo real Processing. (Carga horária: 18h). , Instituto Volusiano, IV, Brasil.

2013 - 2013

Live Electronics Música com Computador ao vivo. (Carga horária: 12h). , Instituto Volusiano, IV, Brasil.

2013 - 2013

Introdução ao Arduíno. (Carga horária: 16h). , Instituto Volusiano, IV, Brasil.

2013 - 2013

Live Electronics Música com Computador ao vivo. (Carga horária: 48h). , Instituto Volusiano, IV, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Workshop de improvisação livre com Villavicencio. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Palestra com Sérgio Kafejian. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Oficina Improvisação com Michelle Agnes. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Oficina de Improvisação com Sérgio Kafejian. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Workshop ministrado por Flo Menezes. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Workshop de improvisação livre com Villavicencio. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em minicurso com Sérgio Paulo de Freitas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Workshop de improvisação livre com Villavicencio. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Palestra com César Villavicencio. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

Oficina ministrada por Enéias Xavier. (Carga horária: 2h). , Vivo, VIVO, Brasil.

2009 - 2009

Oficina ministrada por Juarez Moreira. (Carga horária: 6h). , Vivo, VIVO, Brasil.

2006 - 2006

Oficina ministrada por Guinga. (Carga horária: 8h). , Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, CEMCPC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Workshop com Hermeto Pascoal. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2003 - 2003

Master Class ministrado por Aliéksey Vianna. , Associação Pró-Música de Uberlândia, APMU, Brasil.

2002 - 2003

MANTRAS e Raja Yoga.. (Carga horária: 240h). , SUDDHA DHARMA MANDALAM - FUNDAÇÃO SRI VÁJERA, SDM, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Extensão Musical com Christine Davelhofer. (Carga horária: 2h). , Associação Pró-Música de Uberlândia, APMU, Brasil.

2001 - 2001

Master Class ministrado por Fábio Zanon. , Associação Pró-Música de Uberlândia, APMU, Brasil.

1996 - 1996

Workshop - Educação Musical. (Carga horária: 3h). , Oficina Cultural de Uberlândia, OCU, Brasil.

1995 - 1995

Oficina Improvisação com Hermilson G. Nascimento. (Carga horária: 42h). , Oficina Cultural de Uberlândia, OCU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Recepção Estética da Música Contemporânea.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Programação em software para criação musical com live electronics.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Instrumentação Musical/Violão/Improvisação Livre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, C. A. A. . XXI Congresso da ANPPOM. 2011. (Congresso).

PEREIRA, C. A. A. . III Mostra de Cordas Dedilhadas do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Estética e Filosofia da Música.Silêncio e Escuta Afetiva - Cenas da Música Experimental na Transição do Milênio. 2016. (Simpósio).

Sonologia 2016 - Out Of Phase - International Conference on Sound Studies. 2016. (Outra).

II Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia. 2015. (Simpósio).

II Encontro Ibero Americano de Jovens Musicólogos.Música e Tecnologia: desdobramentos da aura benjaminiana. 2014. (Encontro).

III Simpósio de Pós-graduandos em Música.O Silêncio na Obra de John Cage: uma Poética musical em processo. 2014. (Simpósio).

XIV SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Paragraph 6 em The Great Learning de Cornelius Cardew: paradoxos de uma performance. 2014. (Seminário).

XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Música e Tecnologia: a aura musical contextualizada. 2014. (Congresso).

III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2013. (Encontro).

I Encontro Nacional de Improvisação Musical Contemporânea da UFU.Palestras, concertos, oficinas.. 2012. (Encontro).

IV Seminário de Música, Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas - Departamento de Música - ECA -USP.O Uso de um Modelo Auditivo como Atrator entre Agentes de um Sistema Sonoro-Interativo para Performances de Improvisação Contemporânea (SSInPIC). 2012. (Seminário).

Jornadas de Estudos "Espaços Outros" (Mesa "Espaços Sonoros Imersão e Interatividade": Aurélie Herbert - Iter da narrativa à sua vizualização espacial; Sandro C Abreu - Entre VORTEX(T) e a CAIXA PRETA; Daniel L Barreiro - Esculpindo o espaço com sons). 2012. (Outra).

XXI Congresso da ANPPOM. Grupo de Trabalho (GT) em Composição. 2011. (Congresso).

XX Congresso da Anppom. 2010. (Congresso).

Festival Música do Mundo - Bate Papo Musical com Milton Nascimento e Clube da Esquina. (30 selecionados).. 2009. (Outra).

VII Festival de Jazz de Ouro Preto - "Festival Tudo é Jazz"- Oficina ministrada por "The 3 Cohen's Sextet". 2008. (Oficina).

VII Festival de Jazz de Ouro Preto - "Festival Tudo é Jazz" - Oficina ministrada por "The Jason Lindner Big Band Orchestra". 2008. (Oficina).

III Mostra de Cordas Dedilhadas realizada no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2006. (Encontro).

12º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

IAZZETTA, F. H. O.; VELLOSO, J. H. P.; CAESAR, R.; TOMAS, L.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; MELLO FILHO, S. F.; BONIS, M. F.;COSTA, R. L. M.SALLES, P. T.; VALENTE, H. A. D.. O silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Daniel Luis Barreiro

BARREIRO, D. L.MANZOLLI, J.; TRALDI, C. A.. SSinPIC: Sistema Sonoro-Interativo Auto-Organizado. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

CESAR ADRIANO TRALDI

BARREIRO, D.;TRALDI, C. A.Manzolli, J.. SSinPIC: Sistema Sonoro-Interativo Auto-Organizado. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em ARTES) - Universidade Federal de Uberlândia.

CESAR ADRIANO TRALDI

TRALDI, C. A.; BARREIRO, D.;Manzolli, J.. Exame de Qualificação de Mestrado do Aluno Carlos Arthur Avezum Pereira. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em ARTES) - Universidade Federal de Uberlândia.

Silvio Ferraz Mello Filho

IAZZETTA, Fernando de Oliveira; Padovani, J.H.; Videira, M.R.; Tomas, L.V.;FERRAZ, SILVIO. O silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Batista de Araújo

Curso Técnico em Instrumento Violão e Recital de Formatura; 2010; Orientação de outra natureza - Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli; Orientador: Carlos Arthur Avezum Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniel Luis Barreiro

SSinPIC: Sistema Sonoro-Interativo Auto-Organizado; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniel Luís Barreiro;

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Silêncio como afeto ou a escuta corporal na recente música experimental; 2017; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta;

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Estágio Supervisionado na Disciplina CMU-04449 Tecnologia Musical; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, C. A. A. . Silêncio como Afeto: ou a escuta corporal na recente música experimental. 1. ed. Beau Bassin: OminiScriptum Publishing Group, 2017. v. 1. 212p .

  • PEREIRA, C. A. A. . Música e Tecnologia: Desdobramentos da Aura Benjaminiana. In: II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2014, Porto. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Porto: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2014. p. 111-117.

  • PEREIRA, C. A. A. . Paragraph 6 em The Great Learning de Cornelius Cardew: paradoxos de uma performance. In: XIV SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2014, Goiânia. Anais do XIV SEMPEM UFG, 2014. p. 80-86.

  • PEREIRA, C. A. A. . O Silêncio na Obra de John Cage: uma poética musical em processo. In: Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2014, Rio de Janeiro. Anais do III Simpom, 2014. v. 3. p. 897-907.

  • PEREIRA, C. A. A. . Música e Tecnologia: a aura musical contextualizada. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

  • PEREIRA, C. A. A. . O Uso de um Modelo Auditivo como Atrator entre Agentes de um Sistema Sonoro-Interativo para Performances de Improvisação Contemporânea (SSInPIC). In: IV Seminário de Música, Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas - Departamento de Música - ECA -USP, 2012, São Paulo. Seminário Música Ciência e Tecnologia, 2012. p. 177-183.

  • PEREIRA, C. A. A. . SSInPIC: Um Sistema Sonoro-Interativo com Auto-Organização Secundária. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música: Produção de Conhecimento na Área de Música, 2012. v. XXII. p. 2121-2128.

  • PEREIRA, C. A. A. . Estratégias para a concepção de um Sistema Sonoro-Interativo para Performances com Indeterminação Musical. In: XXI Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Anppom, 2011. p. 73-79.

  • OLIVEIRA, B. M. ; PEREIRA, C. A. A. ; LUZ, J. F. R. ; TRALDI, C. A. ; RIBEIRO, S. T. da S. . Improvisação Livre Mediada por Dispositivos Tecnológicos: Reflexões para a Educação Musical. In: XXI Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011. Anais do XXI Congresso da Anppom. p. 303-309.

  • PEREIRA, C. A. A. . Silêncio e Escuta Afetiva ? Cenas da Música Experimental na Transição do Milênio. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016, Porto Alegre. Anais do SEFIM, 2016. v. 2. p. 253-254.

  • PEREIRA, C. A. A. . Estratégias para a concepção de um sistema de interação entre instrumentistas, computador e plateia em performances musicais de improvisação não-idiomática 3 p. Artes e Tecnologias. Programa de Pós Graduação em Artes. IARTE Universidade Federal de Uberlândia. 24-26 nov. ISSN: 2178-0684. In: II Seminário de Pesquisa em Artes, 2010, Uberlândia. II Seminário de Pesquisa em Artes. Artes e Tecnologias. Caderno de Resumos. Uberlândia: EDUFU, 2010. p. 1-150.

  • PEREIRA, C. A. A. . Música e Tecnologia: desdobramentos da aura benjaminiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. A. A. . O Silêncio na Obra de John Cage: uma Poética Musical em Processo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, C. A. A. . O Uso de um Modelo Auditivo como Atrator entre Agentes de um Sistema Sonoro-Interativo para Performances de Improvisação Contemporânea (SSInPIC). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, C. A. A. . Estratégias para a concepção de um Sistema Sonoro-Interativo para Performances com Indeterminação Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, B. M. ; PEREIRA, C. A. A. ; LUZ, J. F. R. ; TRALDI, C. A. ; RIBEIRO, S. T. da S. . Improvisação Livre Mediada por Dispositivos Tecnológicos: Reflexões para a Educação Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, C. A. A. . Estratégias para a concepção de um sistema de interação entre instrumentistas, computador e plateia em performances musicais de improvisação não-idiomática. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Artes - Arte e Tecnologia. IARTE - Universidade Federal de Uberlândia. Novembro, 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, C. A. A. . SSInPIC: Sistema Sonoro Interativo para Performances de Improvisação Contemporânea (Pure Data). 2011.

PEREIRA, C. A. A. . Elogio à Angerona. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

PEREIRA, C. A. A. ; GERMANO, G. B. . Little More than a Whisper - Antoine Beuger. 2015. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . The Great Learning - Paragraph 6. 2014. Interpretação.

ORCHESTRA, T. D. P. P. ; PEREIRA, C. A. A. . Apresentação de live electronics com a The Dr. Porres PatchWorkShop Orchestra. 2014. Diversas.

PEREIRA, C. A. A. . audigem. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

JOSE, M. ; PEREIRA, C. A. A. ; OUTROS, E. . Envelope. 2013. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Apresentação musical com a 'The Dr. Porres Patch Shop Orch.' no Música Estranha: Encontro Internacional de Música Exploratória. 2013. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Concerto: Estreia da composição interativa 'Atratores Ou-vistos' de Carlos Arthur Avezum Pereira (live electronics: Carlos Arthur Avezum Pereira; flautas-doce: Janaína Nóbrega; Violão: Danilo Aguiar; Percussão: Lúcio Scaranaro) Universidade Federal de Uberlandia 04/11/2011. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

PEREIRA, C. A. A. ; BARREIRO, Daniel Luís ; TRALDI, C. A. . Participação em Recital de Improvisação Contemporânea como resultado da oficina de César Villavicencio. 2011. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Recital de Lançamento da Coleção Jodacil Damaceno.. 1999. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Recital de Violão. 1997. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Recital Momento Musical (09/97). 1997. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Recital Momento Musical (12/97). 1997. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Orquestra Jasmineira de Uberlândia. Show: Rapsódia Brasiliana. Participação Especial:Paulo Moura.. 1996. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. . Recital Momento Musical - Calourada Musical. 1996. Interpretação.

PEREIRA, C. A. A. ; BOM-TEMPO, J. ; BORGES, F. M. . Muito Menos que um Grito. 2015 (performance).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    NuSom - Núcleo de Pesquisa em Sonologia na Universidade de São Paulo, Descrição: Participação como aluno de Doutoramento em Música. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

1ª MENÇÃO HONROSA na área de LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL/TEORIA DA MÚSICA/SONOLOGIA pelo trabalho intitulado "O Silêncio na Obra de John Cage: uma poética musical em processo" no III SIMPOM, Unirio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional