Heloisa Faleiros de Carvalho

Tem experiência na área de Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em MIcrobiologia e Imunologia

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Russo

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bianca Ramalho Quintaes

MIGUEL, M. A. L.;QUINTAES, B. R.; Beres, C.. Avaliação da multiplicação de Bacillus cereus ATCC 14579 em arroz acidificado para culinária oriental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carolina Beres

Raquel Regina Bonelli; Bianca Ramalho Quintaes;BERES, C.. Avaliação do crescimento de Bacillus cereus ATCC 14579. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aline Gomes de Mello de Oliveira

MELLO, AG ou OLIVEIRA, AGM. Avaliação da multiplicaçãode Bacillus cereus ATCC 14579 em arroz acidificado para culinária oriental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Regina Bonelli

BONELLI, R. R.. Avaliação da multiplicação de Bacillus cereus ATCC 14579 em arroz acidificado para culinária oriental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Regina Bonelli

BONELLI, R. R.. Avaliação do crescimento de Bacillus cereus, ATCC 14579, para a produção de comida oriental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antônio Lemos Miguel

AVALIAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO DE Bacillus cereus, ATCC 14579, EM ARROZ ACIDIFICADO PARA A CULINÁRIA ORIENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Microbiologia e Imunologia) - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antônio Lemos Miguel;

Pedro Paulo Xavier Elsas

E-26/102; 670/2012 - Efeitos de imunomoduladores sobre a inflamação e a hematopoiese: regulação coordenada de populações; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pedro Paulo Xavier Elsas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Efeitos de imunomoduladores sobre a inflamação e a hematopoiese: regulação coordenada de populações granulocíticas, mecanismos celulares compartilhados e interações imunoendócrinas., Descrição: Fundamentação: Recentemente, identificamos vários imunomoduladores, que atuam regulando a produção, migração e maturação de granulócitos por mecanismos compartilhados, dependentes da NO Sintase indutível (iNOS). A dietilcarbamazina (DEC), inibidor da síntese de leucotrienos (LT) pela via da 5-lipoxigenase (5-LO), suprime a inflamação pulmonar alérgica (IPA) e a produção de eosinófilos (Eos) na medula óssea (MO). Inibidores da síntese (metirapone, Met) e da atividade (mifepristone, Mif) dos glucocorticóides (GC) adrenais também inibem a IPA. Os Cisteinil-leucotrienos (Cis-LT) antagonizam a DEC, bloqueando a supressão da MO dependente de iNOS. Evidenciamos ainda papéis inéditos para: a) 5-LO, na regulação coordenada de Eos e neutrófilos (PMN), na MO e peritôneo; b) iNOS-CD95L e 5-LO, na atuação de outros imunomoduladores, como a-Galactosil-ceramida (aGC), ácido retinóico all-trans (ATRA), e as citocinas G-CSF, eotaxina, IL-13 e IL-17; c) Perforina (Pf), molécula efetora da imunidade antiviral e antitumoral, na regulação da MO por GC endógenos e exógenos. Objetivo Geral: Analisar os mecanismos celulares pelos quais imunomoduladores influenciam a inflamação e a hematopoiese, com ênfase no papel dos LT, nas interações com os GC/Pf e no impacto sobre diferentes populações granulocíticas. Objetivos específicos: 1. Avaliar o impacto da DEC sobre a infiltração pulmonar por Eos e PMN; 2. Avaliar o impacto da supressão da síntese ou da atuação de LT sobre a eficácia da DEC na IPA e na granulopoiese; 3. Avaliar o impacto de Mif/Met sobre a infiltração pulmonar por Eos e PMN; 4. Avaliar a interação entre DEC e Mif/Met na supressão da IPA e da granulopoiese; 5. Avaliar o efeito da dexametasona (Dex) sobre a eficácia da DEC em modelos de inflamação pulmonar. 6. Avaliar os efeitos de DEC, da supressão da síntese de LT, e dos GC/Pf sobre a expressão e a atividade da iNOS, e a expressão de CD95L em células da MO e do pulmão. 7. Avaliar a importância destes mecanismos para os efeitos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Faleiros de Carvalho - Coordenador / Pedro Paulo Xavier Elsas - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde. , Avenida Carlos Chagas Filho, Bloco I (segundo andar) - Laboratório 066, Cidade Universitária, 21944-970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25608344, Ramal: 21, Fax: (21) 25608344, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Linha de pesquisa: Papel das citocinas e dos Fatores de Crescimento Hematopoiéticos na Eosinofilia da Asma Orientador: Pedro Paulo Xavier Elsas

  • 2011 - 2011

    Instituto Nacional de Câncer

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Estágio no Instituto Nacional de Câncer Departamento de Medicina Experimental. Projeto vinculado: Osteoimunidade. Orientadora: Adriana Bonomo.