Gabriela Franco Duarte

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em GEOGRAFIA

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Minha laje, minha vida reflexões sobre o habitar favelado na busca por maior qualidade de vida na favela da Rocinha, Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Ulisses da Silva Fernandes
Coorientador: Leonardo dos Passos Miranda Name. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Qualidade de vida; buen vivir; laje; favela; Rocinha.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Geografia e Meio Ambiente

2010 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Nova classe média brasileira: o que a geografia tem a ver com isso? Um estudo de caso na favela da Rocinha, Rio de Janeiro.
Orientador: João Luiz de Figueiredo Silva
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mini curso: "La descolonialidad del poder en América Latina". XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina Perú 2013. 2013. (Encontro).

XIV Encontro de Geógrafos da América Latina.NOVAS MOBILIDADES, VELHAS IMOBILIDADES: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DO EXEMPLO DA FAVELA DA ROCINHA, RIO DE JANEIRO. 2013. (Encontro).

Governança Ambiental, Biodiversidade e Cultura: uma reflexão para a Rio +20. 2012. (Outra).

I Simpósio Internacional Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Urbano-Rural e VI Encontro Graduação/Pós-Graduação da PUC-Rio. 2012. (Simpósio).

O Código Florestal e a Cidade: Mudança Climática, APPs urbanas e outros desafios socioambientais. 2012. (Outra).

Workshop Qualidade do lugar e cultura contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivos urbanosnos. 2011. (Outra).

Rio em Risco: o papel do meio físico no planejamento e gestão das cidades. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo dos Passos Miranda Name

Name, Leo; NOVAES, A.R.;RIBEIRO, C. R.. Minha laje, minha vida: reflexões sobre o habitar favelado na busca por maior qualidade de vida na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo dos Passos Miranda Name

FERNANDES, U. S.; NOVAES, A.R.;Name, Leonardo dos Passos Miranda. Qualidade de vida urbana e justiça espacial: (re)pensando a favela da Rocinha a partir de novos paradigmas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo dos Passos Miranda Name

SILVA, J. L. F.; RODRIGUES, R.;NAME, L.. Nova classe média brasileira: o que a geografia tem a ver com isso? Um estudo de caso na favela da Rocinha, Rio de Janeiro.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Claudio Rezende Ribeiro

RIBEIRO, Cláudio Rezende; NAME, L.. Minha laje, minha vida: reflexões sobre o habitar favelado na busca por maior qualidade de vida na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues

SILVA, João L.F.;RODRIGUES, R. C. A.; NAME, Leo. Nova Classe Média Brasileira: o que a geografia tem a ver com isso? Um estudo de caso na favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

João Luiz de Figueiredo Silva

FIGUEIREDO, João Luiz de; RODRIGUES, R. C. A.; NAME, L.. Nova classe média brasileira: o que a Geografia tem a ver com isso? um estudo de caso da favela da Rocinha, Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo dos Passos Miranda Name

Minha laje, minha vida: reflexões sobre o habitar favelado na busca por maior qualidade de vida na favela da Rocinha, Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leo Name;

Leonardo dos Passos Miranda Name

Favela; com: Juventudes, Mídias Audiovisuais, Tecnologia e Internet; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leo Name;

Ulisses da Silva Fernandes

Minha laje, minha vida: reflexões sobre o habitar favelado na busca por maior qualidade de vida na favela da Rocinha, Rio de Janeiro?,; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ulisses da Silva Fernandes;

João Luiz de Figueiredo Silva

Nova classe média brasileira: o que a Geografia tem a ver com isso? um estudo de caso na favela da Rocinha, Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: João Luiz de Figueiredo Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, G. F. . O paradigma do desenvolvimento sob uma nova perspectiva sustentável: reflexões acerca da necessidade de se pensar em múltiplas sustentabilidades. GeoPuc (Rio de Janeiro) , v. ano 4, p. 2, 2012.

  • NAME, L. P. M. ; DUARTE, G. F. ; MENDONCA, I. A. S. ; SILVA, V. A. ; RANGEL, M. . Corpo, território, paisagem e rede: por uma análise geográfica da Marcha das Vadias do Rio de Janeiro.. In: XIV Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013, Lima. Reencuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos, 2013.

  • DUARTE, G. F. . Novas mobilidades, velhas imobilidades: uma análise geográfica a partir do exemplo da favela da Rocinha, Rio de Janeiro.. In: XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013, Lima. Reencuentro de Saberes Territoriales Latinoamericanos, 2013.

  • DUARTE, G. F. . Estudantes da PUC-Rio e moradores da Rocinha: sobre jovens em cruzamentos de mobilidades e identidades territoriais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONCA, I. A. S. ; DUARTE, G. F. ; SILVA, V. A. . A Marcha das Vadias no Rio de Janeiro: o corpo como texto e território, paisagem e em rede. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, V. A. ; DUARTE, G. F. ; MENDONCA, I. A. S. . Novas tecnologias de informação e comunicação e mobilização política no espaço público: o caso dos estudantes do 'Ocupância'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Pré-vestibular Comunitário da Rocinha

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de geografia, Carga horária: 2

2013 - 2014

Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária no setor de Cartografia (Direção de Informações da Cidade). Participação no processo de restituição do município do Rio de Janeiro referente ao ano de 2013.

2011 - 2013

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica desenvolvendo o projeto: "Favela.com: juventudes, mídias audiovisuais, tecnologia e internet."