Eder Dourado dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Goiás (Campus Jataí - 2015) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2019). Tem experiência na área de Física, em Técnicas de Simulações Monte Carlo Aplicadas à Sistemas Catalíticos, em Transições de Fase e Fenômenos Críticos e Métodos Numéricos para a Solução de Equações Diferenciais. Atualmente estuda estrutura eletrônica de moléculas, modelagem de solventes e seus efeitos em solutos e simulação computacional de sistemas moleculares via técnicas de simulação de Monte Carlo e Dinâmica Molecular.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Física

2017 - 2019

Universidade Federal de Goiás
Título: Simulações entrópicas para um modelo tipo ZGB dependente da temperatura,Ano de Obtenção: 2019
Álvaro de Almeida Caparica.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Física

2012 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos
Orientador: Henrique Almeida Fernandes

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Estadual Nossa Senhora do Montesserrate

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física computacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

32° Colóquio Brasileiro de Matemática. 2019. (Congresso).

5 Encontro de Física do Centro Oeste.Simulações Entrópicas para um Modelo ZGB interagente. 2018. (Encontro).

XXXIII Semana da Física.Simulações Entrópicas para um Modelo ZGB interagente. 2018. (Encontro).

12 Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Luz, Ciência e Vida.Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos. 2015. (Seminário).

10 Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Conhecimento e Riquezas. Estudo sobre as justificativas de professores e futuros professores para o Ensino de Física na Educação Básica e a relação com o interesse/desinteresse dos alunos pela aprendizagem.. 2013. (Congresso).

1 Encontro Acadêmico do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás.Relações Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino de Física: O uso do petróleo é um Risco necessário?. 2013. (Encontro).

Congresso de Ensino e Extensão. relações Ciência-tecnologia-sociedade no ensino de física: o uso do Petróleo é um risco necessário?. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Kamila Rodrigues Coelho

FERNANDES, H. A.; HIGINO, J.;COELHO, K. R.. Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- CAMPUS AVANÇADO DE JATAÍ.

Cláudio José da Silva

CAPARICA, A;DaSilva, Cláudio J.; SABINO, J. R.. Simulações entrópicas para um modelo tipo ZGB dependente da temperatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Goiás.

Henrique Almeida Fernandes

FERNANDES, HENRIQUE A.. Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

José Higino Damasceno Junior

FERNANDES, H. A.;J. Higino; GOMES, P. F.. Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações de Monte Carlo em tempos curtos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kamila Rodrigues Coelho

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO: O SOL; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- CAMPUS AVANÇADO DE JATAÍ; Orientador: Kamila Rodrigues Coelho;

Álvaro de Almeida Caparica

Simulações entrópicas para um modelo do tipo ZGB dependente da temperatura; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Física - Universidade Federal de Goiás) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Frederico Augusto Toti

Estudo sobre as justificativas de professores e futuros professores para o Ensino de Física na Educação Básica e a relação com o interesse/desinteresse dos alunos pela aprendizagem; 2014; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal de Goiás, Sisu-MEC; Orientador: Frederico Augusto Toti;

Henrique Almeida Fernandes

Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí; Orientador: Henrique Almeida Fernandes;

Henrique Almeida Fernandes

Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Física) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí; Orientador: Henrique Almeida Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, HENRIQUE A. ; DA SILVA, ROBERTO ; SANTOS, EDER D. ; GOMES, PAULO F. ; ARASHIRO, EVERALDO . Alternative method to characterize continuous and discontinuous phase transitions in surface reaction models. Physical Review E , v. 94, p. 022129, 2016.

  • SANTOS, E. D. ; Freitas, F. A ; Toti, F. A. . O uso de energia nuclear na produção de energia elétrica, uma experiência didática no PIBID de Física com alunos do Ensino Médio.. In: Jaqueline Araújo Civarda; Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago. (Org.). Pibid e Formação de Professores na UFG. 1ed.Goiânia-Go: Universidade Federal de Goiás, 2016, v. 1, p. 305-317.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Um estudo das propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB via simulações Monte Carlo em tempos curtos, Descrição: Neste projeto, estudamos as propriedades críticas estáticas e dinâmicas do modelo ZGB, um modelo que descreve o processo de oxidação do monóxido de carbono em uma superfície catalítica dada pela reação CO(ads) + O(ads) -> CO2(g) + 2V . Esse modelo foi introduzido em 1986 por Ziff, Gulari e Barshad e reproduz algumas características dos processos reais tais como a necessidade das moléculas de serem adsorvidas juntamente com as de oxigênio num processo químico conhecido como mecanismo de Langmuir-Hinshelwood. O modelo exibe duas transições de fase, uma contínua (segunda ordem) e outra discontínua (primera ordem).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eder Dourado dos Santos - Coordenador / Henrique Almeida Fernandes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Estudo sobre as justificativas de professores e futuros professores para o Ensino de Física na Educação Básica e a relação com o interesse/desinteresse dos alunos pela aprendizagem., Descrição: É bastante comum educadores em ciências enfrentarem em sala de aula do Ensino Médio, o desafio de justificar para os alunos a necessidade e a relevância de se aprender ciências, em particular disciplinas como Física, Química e Biologia. Não são raras as vezes que os professores de ciências se deparam como questionamentos de seus alunos sobre a utilidade e a razão da obrigatoriedade dessas disciplinas, principalmente quando não se tem intenção de seguir carreiras científicas ou na área das engenharias. O Ensino torna-se assim, quase sem sentido. Muitas vezes a ciência parece ser assumida na educação como algo que se justifica como uma finalidade em si. No entanto, conforme ressaltado nos parâmetros curriculares nacionais de ciências (PCN), a ciência não pode ser ensinada no Ensino Médio como finalidade justificadas em si mesma, mas deve fazer sentido aos estudantes, sob pena de não atenderem aos objetivos do Ensino de Ciências no Ensino Médio. Assim parece relevante estudar as justificativas para se ensinar e aprender ciências, no caso desse projeto, ensinar e aprender Física. Mais do que fundamentar esses objetivos proclamados no âmbito legal da LDB/1996 e do PCN, é preciso estudar quais justificativas chegam aos alunos em sala de aula, na formação de professores (no âmbito da Universidade) e quais os sentidos que essas justificativas assumem para os jovens. Além disso, é necessário se pensar em como reconstruir essas justificativas na formação de professores de Física e na sala de aula, junto aos alunos do Ensino Médio, visando permitir aos jovens construir uma relação de valores com a educação científica. Este projeto de PROLICEN, se dedicou a algumas dessas questões importantes, especificamente aquelas que partem dos professores em exercício, atualmente, no município de Jataí-GO. O objetivo central desse projeto foi produzir dados empíricos que favoreçam uma fundamentação e construção de significados para processos de ensino e aprendizagem de ciências, em particular de Física, no contexto do Ensino Médio, buscando consolidar estratégias para promover a atribuição de significados para a aprendizagem de Ciências. Trata-se de validar, em parceria com professores de Física da rede pública de ensino, formas de produzir e difundir sentidos para a aprendizagem de ciências (em particular, Física) visando o enfrentamento de um aparente desinteresse dos jovens pela ciência e pela carreira científica, que assumimos como hipótese, originada da forma inadequada como a ciência é percebida pela população em geral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eder Dourado dos Santos - Integrante / Frederico Augusto Toti - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Enfoque CTS no Ensino de Física no Ensino Médio: trazendo elementos sobre uso de energia nuclear e promovendo debates sociocientíficos em aula de Física., Descrição: O objetivo dessa prática pedagógica foi trazer uma discussão, a partir de conceitos científicos construídos pelos alunos na sua relação com o conhecimento científico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eder Dourado dos Santos - Integrante / Frederico Augusto Toti - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Enfoque CTS no Ensino de Física: A energia nuclear na obtenção de energia elétrica como temática., Descrição: Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como objetivo promover um currículo que favoreça a formação de cidadãos capazes de considerar o conhecimento científico para fundamentar decisões. Essa perspectiva na Educação em Ciências é uma tendência que têm crescido no Ensino de Ciências na última década. No entanto, são raras as propostas que têm sido desenvolvidas em contexto de sala de aula de ciências. Provavelmente, as propostas CTS não chegam à sala pela ausência multifatorial, desde condições estruturais até formação de professores, e quando chegam, a avaliação de seus resultados não acontecem. O objetivo dessa prática pedagógica foi trazer à discussão, a partir de conceitos científicos e de valores construídos pelos alunos, em sua relação com o conhecimento científico, uma situação de tomada de decisão envolvendo um problema sociocientífico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder Dourado dos Santos - Integrante / Francys Assis de Freitas - Integrante / Frederico Augusto Toti - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Relações Ciência-tecnologia-sociedade no ensino de física: o uso do Petróleo é um risco necessário?, Descrição: O mundo já passou por diversas crises, e umas delas foi a crise do petróleo, o mundo era extremamente dependente do petróleo tanto que em 1973 ao apenas uns dos grandes produtores reduzir sua produção foi suficiente para gerar tal crise. Desde a crise buscasse energias e combustíveis alternativos, não apenas por motivos econômicos, mas também por questões ambientais. A energia em geral é algo extremamente necessário no nosso cotidiano. Como manter essa necessidade sem prejudicar o meio? Este trabalho tem como objetivo relatar a construção de um material voltado para a introdução dos conceitos fundamentais sobre o uso do petróleo, bem como as possíveis consequências do uso desse tipo de fonte de energia pela sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eder Dourado dos Santos - Integrante / Frederico Augusto Toti - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Escola Municipal Campos Elisios

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física Geral, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Física Geral, Carga horária: 20

  • 2016 - 2016

    ESCOLA MUNICIPAL BOA VISTA

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física Geral, Carga horária: 15