Marieta Gouvea de Oliveira Penna

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (2003), Doutorado (2007) Pós-Doutorado (2016) em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Educação em diferentes âmbitos. Os interesses de pesquisa, investigados a partir de aportes teóricos referidos à Sociologia da Educação, incidem principalmente nos seguintes temas: condições de trabalho do professor, formação de professores, trabalho do professor e políticas públicas, prática pedagógica, exercício docente, habitus docente, escola na prisão. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, atuando na Graduação (curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

2003 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Professor de séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: Posições sociais e condições de vida e trabalho
Profa Dra Alda Junqueira Marin. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: docência; função de professor; habitus; cultura escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outro.

Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

2001 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A escola no interior das prisões: monitores presos,Ano de Obtenção: 2003
José Geraldo Silveira Bueno.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: educação, prisão, monitor,preso.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Graduação em História

1981 - 1985

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2016

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: gestão escolar. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: trabalho docente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Seminário Escola, Docência e Formação de Identida. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Pedagogia Universitária. (Carga horária: 180h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

, Lê Razoavelmente.

Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática e Prática Pedagógica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVESTRE, M. A. ; MARTINS, E. ; PENNA, M. G. O. . V Congresso acadêmico Unifesp e VI Colóquio de Humanidades da EFLCH ´- Comissão Local de registro avaliação e memória. 2019. (Congresso).

PENNA, M. G. O. ; CARVALHO, J. P. F. ; SILVESTRE, M. A. . IV Congresso acadêmico Unifesp e V Colóquio de Humanidades da EFLCH ´- Comissão Local de registro avaliação e memória. 2018. (Congresso).

PENNA, M. G. O. ; JACOMINI, M. A. ; PARELLA, C. ; BELLO, I.M. ; NOVAES, L.C. ; ABREU, C. B. M. . I Encuentro Latinoamericano de Professores de Políticas Educativas; II Seminário Internacional de Questõe de Pesquisa em Educaçãos. 2015. (Outro).

NOVAES, L.C. ; PENNA, M. G. O. . Educação Prisional: Gênese, Desafios e Nuances do Nascimento de uma Política Pública de Educação. 2013. (Outro).

NOVAES, L.C. ; PENNA, M. G. O. . O Teatro como possibilidade educativa dentro das prisões. 2013. (Outro).

MARIN, A. J. ; PIMENTA, S. G. ; TOMMASIELLO, M. G. C. ; BELLO, I.M. ; SILVA, A. P. F. ; PENNA, M. G. O. . XVI ENDIPE. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. 2018. (Congresso).

Debate: Emenda constitucional 95 e implicações ao financiamento à educação. 2018. (Outra).

I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Univesidade, Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina,.DEMOCRACIA NA ESCOLA: ENTRE PRÁTICAS E REFLEXÕES DO COTIDIANO ESCOLAR. 2017. (Encontro).

IX Encontro Nacional da Redestrado.Docência e organização do trabalho pedagógico na escola: relações de poder e disputas de interesses. 2017. (Encontro).

IX Encontro Nacional da Redestrado.Levantamento de teses e dissertações sobre políticas de formação inicial de professores em cursos Pedagogia. 2017. (Encontro).

Simpósio nacional em socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva.Os sentidos a escolarização na perspectiva do adolescente autor de ato infrecional. 2017. (Simpósio).

XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. 201. A. pesquisas sobre políticas de formação continuada de professores da educação básica.. 2017. (Congresso).

XXVIII Simpósio de Política e Administração da Eduucação.Trajetória social, habitus e engajamento no trabalho escolar de uma coordenadora e um diretor em duas escolas públicas. 2017. (Simpósio).

XXVIII Simpósio de Política e Administração da Eduucação.GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2000-20010). 2017. (Simpósio).

III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO. 2016. (Encontro).

V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Função social da escola e trabalho docente: a escola como espaço de moralização de alunos de escolas públicas. 2016. (Outra).

V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração Escolar. Formação continuada e carreira docente: o município de Guarulhos em questão. 2016. (Congresso).

XVIII Endipe.Percepção de professores sobre a relação entre teoria e prática no exercício da profissão. 2016. (Encontro).

XVIII Endipe.REFORMA CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO ?PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ? SÃO PAULO?. 2016. (Encontro).

I Encuentro Latinoamericano de Professores de Política Educativa; II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educacçao.ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES EM SÃO PAULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. 2015. (Seminário).

I Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2015. (Outra).

IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Qualidade do ensino e trabalho docente: características dos professores da rede pública municipal de Guarulhos. 2015. (Simpósio).

Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em focoo. 2015. (Seminário).

VIII Semana de Ciências Sociais: Pátria Educadora? Diálogos.GT Educação e Movimentos Populares/ Sociais. 2015. (Outra).

V Seminário de Educação brasileira.Políticas de formação de professores e carreira docente no Brasil: a produção do conhecimento e o posicionamento epoistemológico dos pesquisadores na área. 2015. (Seminário).

XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Características dos professores da rede municipal de Guarulhos e demandas por formação continuada. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Percepções de professores sobre o exercício docente: Julgamento profissional e aspectos do habitus. 2015. (Congresso).

XXVII Simpósio de Política e Administração da Eduucação.CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO: ALGUNS APONTAMENTOS. 2015. (Simpósio).

II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa.As pesquisas sobre políticas de formação de professores no Brasil: teses e dissertações sobre a temática (2000-2010). 2014. (Outra).

IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP.Implantação das diretrizes nacionais para a educação nas prisões no estado de São Paulo. 2014. (Encontro).

V Seminário Internacional EHPS ? Educação e regimes ditatoriais ? 50 anos do Golpe Militar no Brasil, realizado pelo Programa. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Valorização do magistério da educação básica: um estudo sobre planos de carreira. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Facetas da formação e do trabalho docente no curso de pedagogia no âmbito das atuais políticas de certificação universitária. 2014. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.FORMAR PARA A DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS EFEITOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM ASPECTOS DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2014. (Encontro).

2 Fórum de Licenciaturas PIBID e PARFOR na formação de professores.Condições de trabalho do professore e posição social: cultura escolar e aspectos do habitus relacionado ao exercício docente. 2013. (Outra).

36 ANPED. 2013. (Encontro).

Congresso Pedagogía 2013. A sala de aula na prisão: levantamento de pesquisas sobre práticas pedagógicas em escolas situadas em estabelecimentos prisionais no Brasil. 2013. (Congresso).

IV Seminário de Educação Brasileira.O Plano Nacional de Ações Articuladas (PAR) e a Política Nacional de Formação de docentes para a Educação Básica: aspectos das demandas formativas de professores dos anos iniciais. 2013. (Seminário).

VII Encontro Brasileiro Rede Estrado.Docência em suas múltiplas dimensões. 2013. (Encontro).

XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO. Gestão e poder: um estudo sobre as relações construídas no interior das instituições escolares. 2013. (Congresso).

XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO. Exercício docente na prisão por educadoras presas: práticas pedagógicas e marcas de gênero. 2013. (Congresso).

Seminário de Direitos Humanos no século XXI.EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO: UM ESTUDO SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE EDUCADORES PRESOS EM TRÊS PENITENCIÁRIAS PAULISTAS.. 2012. (Seminário).

Seminário prisão e práticas educativas: perspectivas.Políticas e processos educativos nos regimes de privação da liberdade. 2012. (Seminário).

Seminário prisão e práticas educativas: perspectivas.Projetos e possibilidades de ações educativas no contexto prisional. 2012. (Seminário).

XVI ENDIPE.EXERCÍCIO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E FACETAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR. 2012. (Encontro).

34 reunião anual da ANPED.QUEM FALA? O QUE FALA? COMO FALA? SOBRE O QUE FALA? Analisando a produção do GT Didática de 2000 a 2010. 2011. (Encontro).

I Semana de Educação: A Pedagogia em questão.Formação de professores e trabalho docente. 2011. (Outra).

X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. Ações docentes no Ensino Fundamental II e o Caderno do Professor: regulações sobre a prática pedagógica e condições de trabalho na escola.. 2011. (Congresso).

X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. Estudo sobre saberes e práticas pedagógicas de educadores presos em São Paulo. 2011. (Congresso).

33a Reunião Anual da ANPED.Posição social de professores e valores práticos do magistério: moralização e disciplonarização dos alunos. 2010. (Encontro).

II Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profissional a la Docencia. Socialização familiar do professor e valores práticos do magistério. 2010. (Congresso).

I Seminário nacional: Currículo em movimento - perspectivas atuais. 2010. (Seminário).

I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - Perspectivas atuais. 2010. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfica. Aspectos de trajetórias sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: origem familiar e opção pela docência. 2010. (Congresso).

Seminário Escola, Docência e Formação de Identidades. 2010. (Seminário).

VIII Seminário internacional RED ESTRADO - UCH- CLACSO y II Seminário de Políticas educativas en Latinoamérica - UCH. Trabalho docente, regulamentações e regulações: aproximações à gramática escolar no ensino fundamental. 2010. (Congresso).

XV Encontro dos Educadores de Diretoria de Ensino Norte I.Os professores e os saberes da experiência. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE.Desvalorização do magistério e posição social: algumas considerações sobre exercício docente e autonomia. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE.Aspectos da prática docente: cultura escolar e processos de socialização. 2010. (Encontro).

32 reunião anual da ANPED.Impactos das políticas educativas na docência. 2009. (Encontro).

32ª Reunião Anual da ANPED.Exercício docente nas primeiras séries do ensino fundamental: posição social e relações com aspectos do capital cultural de professores. 2009. (Encontro).

X Congresso Estadual paulista sobre Formação de Educadores. Exercício docente como função feminina: aprendizagens familiares e relações de gênero na escola. 2009. (Congresso).

Conferência Internacinal de Sociologia da Educação.Aspectos das condições de trabalho de professores do ensino fundamental I e sua posição social. 2008. (Outra).

III Seminário Internacional: Escola e Cultura.Práticas docentes e facetas do habitus do professor: o trabalho como valor e a escolarização como estratégia de ascensão. 2008. (Seminário).

IV Colóqui Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares.Aspectos do conhecimento mobilizado pelos professores no exercício docente. 2008. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS SABERES DOCENTES. 2008. (Encontro).

IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Exercício docente e relações sociais: algumas considerações sobre as relações estabelecidas entre professores e alunos na escola. 2007. (Congresso).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A utilização da Teoria de Pierre Bourdieu em teses e dissertações:Algumas tendências. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Perfil de professores do ciclo I da rede Pública estadual de São Paulo. 2007. (Encontro).

2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Cultura escolar: práticas docentes e constituição de habitus. 2006. (Seminário).

IV Mostra de Pesquisa em Educação.Origem social, capital cultural e exercício docente nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. (Outra).

VII Colóquio Sobre Questões Curriculares/ III Colóqui Luso-Brasileiro.O currículo em ação: a prática docente em um estabelecimento penitenciário e o embate com a diferença. 2006. (Outra).

Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo.O ofício de professor: as ambigüidades do exercício da docência por monitores-presos. 2005. (Outra).

Congresso Internacional Educação e Trabalho. A produção bibliográfica sobre a profissão de professor nos cursos de Pós- Graduação no Brasil (1981 - 1998). 2005. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicologia. A escola na prisão: da promoção da adaptação à possibilidade de resistência. 2005. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educação nas prisões em teses e dissertações: uma análise sociológica. 2005. (Encontro).

VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Professor, aluno: cada qual em seu lugar. 2005. (Congresso).

Conferencia Intenacional de Sociologia de la Educacion. A utilização da entrevista como procedimento metodológico: da necessidade de compreensão à possibilidade de reflexão. 2004. (Congresso).

VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Relações sociais e espaço escolar na prisão: idéias expressas por monitores presos. 2004. (Encontro).

XII Endipe.Ser professor: o exercício da docência por monitores presos. 2004. (Encontro).

X Semana de Filosofia.O pensamento educacional de John Dewey: algumas reflexões. 2004. (Outra).

26ª Reunião Anual da Anped. 2003. (Outra).

Perspectivas Teóricas de Investigação Sobre a Escola. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: André Condes Ferreira

BRAGHINI, K. M. Z.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. A coordenação pedagógica nas produções acadêmicas: balanço tendencial de dissertações e teses no período de 2013 e 2018. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Solange de Fátima Andreassa Di Augustino

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. A rede UNICEU e as transformações no território CEU. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Patrícia Helena da Silva Diaz

GALLIAN, C. V. A.;PENNA, M. G. O.; MUNFORD, D.. Currículo prescrito e formação continuada em Ciências Naturais para professores do Ciclo Interdisciplinar - Programa mais educação São Paulo (2914-2016). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: James Pereira Ruiz Sanches dos Santos

BELLO, I. M.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. Políticas educacionais para o ensino médio: confrontando perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bárbara Pereira Fernandes

PENNA, M. G. O.; GIOVINAZZO Jr.;JACOMINI, M. A.. Intensidade do trabalho docente: estudo sobre professores do ensino fundamental I da rede estadual paulista na cidade de Guarulhos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Laercio da Costa Carrer

PENNA, M. G. O.; PRAXEDES, W. L. A.; NOVAES, L.C.. Representações sociais de estudantes do Ensino Médio da rede pública e particular sobre a escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Valéria Regina Valério de Carvalho

PENNA, M. G. O.BUENO, J. G. S.; MARTINS, E.. O sentido do trabalho escolar para o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Simone dos Reis de Paula

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Trajetórias de jovens negros egressos do ensino superior e desigualdade social. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafael Moraes Limongelli

CARVALHO, A.F.; TÓTORA, S. M. C.;PENNA, M. G. O.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thiago Moreira Melo e Silva

NOVAES, L.C.; VICENTINI, P.P.;PENNA, M. G. O.. Entre discursos, prescrições e percepções: a (des)valorização do estatuto socioprofissional dos professores da rede estadual paulista de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Filgueira dos Santos

PENNA, M. G. O.; FERNANDES, M. J. S.;KNOBLAUCH, A.. Condições de trabalho docente no ensino fundamental II na rede estadual paulista e representações de professores sobre autonomia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andressa Baldini da Silva

PENNA, M. G. O.BUENO, J. G. S.; GRACIANO, Mariângela. O trabalho docente na prisão por professores da rede estadual de São Paulo: entre a lógica da formação e a lógica da adaptação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: André Luiz Rebelo da Silva

BUENO, J. G. S.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. A produção acadêmica brasileira sobre o ensino médio privado: balanço tendencial das dissertações e teses. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alexandre Marques de Freitas

NOVAES, L.C.; VIEIRA, A. J. C.;PENNA, M. G. O.. Resistência e microabandonos na constituição da subjetividade docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patricia Paloma Gonçalves Soares

GIOVINAZZO Jr.;MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. As manifestações do professor mediador escolar e comunitário (PMEC) acerca da resolução de conflitos, estudo sobre os elementos constituem essa função nas escolas públicas da rede estadual paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Arruda Galdino

NOVAES, L.C.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Novas configurações do trabalho docente na rede estadual paulista: o caso do professor mediador escolar e comunitário. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Felipe Lopes Terrão

RODRIGUES, L.M.O.; CHIOZZINI, D. F.;PENNA, M. G. O.. Curso de educação física e razões para sua escolha. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Washington Lopes Góes

MARIN, A. J.; RODRIGUES, L.M.O.;PENNA, M. G. O.. A relação da escola com a sociedade: manifestações de professores sobre ações da educação social. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafaela de Barros Souza

PENNA, M. G. O.MARIN, A. J.BELLO, I.M.. Reorganização curricular e o exercício da docência no ciclo interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo no ano de 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Paula Cristina Straccini

MARIN, A. J.; FALSARELLA, A. M.;PENNA, M. G. O.. Análise da tecnologia nos dias atuais e a relação alunos e professores diante desse uso em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Giselly Cristini Mondardo

KNOBLAUCH, A.PENNA, M. G. O.; DANIEL, L. S.; GARCIA, T. M. F.. RELAÇÕES ENTRE DISPOSIÇÕES DO HABITUS DE ORIGEM E FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andréia de Almeida

GIOVINAZZO JR., C. A.; SASS, O.;PENNA, M. G. O.. Educação profissional e relações de gênero: razões da escolha e a discriminação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jackeline Kyoko Yada

PENNA, M. G. O.KNOBLAUCH, A.MINHOTO, M.A.P.. O magistério como opção de carreira: estudo sobre fatores contributivos para a escolha do curso de Pedagogia em uma universidade pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marinaldo de Almeida Cunha

RODRIGUES, L.M.O.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Expectativas de estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Campina Grande: trajetória e perspectiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eliton da Costa Rocha

PEROSA, G. S.; OLIVEIRA, R. C.; CARLÓTTO, M. C.;PENNA, M. G. O.. Condições para a aquisição do capital cultural. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Janaina Pereira da Silva

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Função social da escola e aspecto educacional do Programa Bolsa Família. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Cardoso Menotti

ONOFRE, E. M. C.; MONTEIRO, M. I.; JOLY, I. Z. L.;PENNA, M. G. O.. O exercício da docência entre as grades: reflexões sobre a prática de educadores dos sistema prisional do estado de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ellen Taline de Ramos

GIOVINAZZO Jr.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Educação escolar e formação de mulheres presas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cilene Maria de Oliveira Costa

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Sucesso escolar de jovens egressos da escola pública: do ensino médio para o superior. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniela Olorruama Rodrigues dos Santos

GIOVINAZZO Jr.; SASS, O.;PENNA, M. G. O.. Estudo sobre a formação cultural: a semiformação do professor do ensino fundamental da região central da cidade de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lis Régia Pontedeiro Oliveira

BUENO, J. G. S.; RODRIGUES, L.M.O.;PENNA, M. G. O.. Encontros e confrontos na escola: um estudo sobre as relações sociais entre alunos brasileiros e bolivianos em São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nelson Leite Galvão

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola Embraer. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Claudia Akiko Arakawa Watanabe

GIOVINAZZO Jr.; SASS, O.;PENNA, M. G. O.. As relações entre o aluno e o conhecimento escolar: o que pensam os alunos do sexto ano de uma escola pública e particular. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angelita Mendes Ramos de Oliveira

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem (1987/2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bruno Cabral de Mello

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Docência no ciclo II do ensino fundamental: um estudo sobre o ensino de história na rede municipal de São Paulo a partir de seus professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Regiane Dias Bertolini

SOARES, M. A. L.;BUENO, J. G. S.; CARVALHO, M. F.;PENNA, M. G. O.. Percepção de professores sobre a sala de apoio pedagógico. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Daiana Cristina de Andrade

GIOVINAZZO Jr.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Por trás do discurso da excelência em educação... A escola para desinteressados, imorais, agressivos. A organização de uma escola para alunos pobres no município de Jundiaí. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mônica Raimunda de Jesus

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. Proficiência em Língua Inglesa e práticas sócio-educacionais: um estudo com alunos do ensino médio da rede estadual paulista. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Danielle de Sousa Santos

RODRIGUES, L.M.O.; GOUVEIA, E. H.;PENNA, M. G. O.. Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Simone Garbi Santana Molinari

MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.; MENDES, M. F. V.. Escolhas didáticas de uma professora alfabetizadora. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paula de Castro Escanuela

BUENO, J. G. S.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. A escolarização do aluno infrator: um estudo em duas escolas com alunos/ adolescentes inseridos nas medidas sócio-educativas de prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Paula Gennari Guimarães Twisaschor

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. O significado e os sentidos que alunos do ensino fundamental atribuem à escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cátia Corrêa Michalovicz

PEREIRA, G. R. M.;PENNA, M. G. O.; SILVA, N. M. A.. O magistério à luz da atual configuração da divisão do trabalho na escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Educação/ Mestrado Educ.) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Sandra Maria Sanches

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JR., C. A.; GESQUI, L. C.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Percursos: práticas dos diretores de escola da rede municipal de São Paulo. 2019. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ellen Taline de Ramos

MASSOLA, G. M.; STELLA, C.; LOURENCO, A. S.; BUETTRER, G. E. B. P. V.; SILVA, L. G. G.;PENNA, M. G. O.. Entre salas, celas e vozes: relatos sobre formação escolar em prisões femininas. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina Dancham Simões

GIOVINAZZO JR., C. A.;MARIN, A. J.MINHOTO, M.A.P.PENNA, M. G. O.; SILVA, P. F.. Formação do indivíduo, formação docente e educação especial: o lugar do sujeito e o compromisso com a adaptação. 2016. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina dos Santos Martins

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.; RODRIGUES, L.M.O.; REIS, R. R.;PENNA, M. G. O.. Entre os muros da escola: análise da dimensão subjetiva do espaço escolar. 2016. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fábio Aparecido Moreira

SILVA, R.; RUSCHE, R. J.; IRELAND, T. D.; LOURENCO, A. S.;PENNA, M. G. O.. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roseli Regis dos Reis

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.; SAMPAIO, M. M. F.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (des) interesse. 2014. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eva Poliana Carlindo

SILVA, M. da S.; LIMA, E. F.;PENNA, M. G. O.; SOUSA NETO, S.; VALDEMARIN, V. T.. Professoras que atuam concomitantemente no setor público e privado de ensino do Estado de São Paulo: angariação de capital cultural. 2014. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Yáscara Michele Neves Koga

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.; GIOVINAZZO Jr.; VICENTINI, P.P.. Docência e mérito: um objeto muitifacetado. 2013. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Luiz Germano Martins

BUENO, J. G. S.; GIOVINAZZO Jr.; RODRIGUES, L.M.O.; SANTOS, R. A.;PENNA, M. G. O.. Relações sociais entre alunos com baixo rendimento escolar e seus pares:m um estudo em duas escolas da rede pública distintas. 2012. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciene Cerdas

GUARNIERI, M. R.;MARIN, A. J.; MONTEIRO, D. C.; INFORSATO, E. C.;PENNA, M. G. O.. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação escolar) - Universidade Estadual Paulista/ Campus de Araraquara.

Aluno: Diva Cleide Calles

CORDEIRO, JFP; PINAZZA, M. A.; MORAES, D. Z.;PENNA, M. G. O.; SILVA, M.. da. O ser professor em obras literárias autorreferenciadas e em filmes: dimensões profissionais e emocionais do trabalho docente. 2012. Tese (Doutorado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas escolares) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Martha Joana Tedeschi Gomes

SOARES, M. T. C.; VIANNA, I.; BURIASCO, R. L. C.; VIANNA, C. R.;PENNA, M. G. O.. Intramurus: a avaliação de matemática no CEEBJA Dr Mario faraco - 1982/1997. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Noemi Bianchini

MARIN, A. J.BUENO, J. G. S.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.; LEITE, Y. U. F.. Distinção: efeito de trajetória social. 2011. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina do Nascimento Sambugari

MARIN, A. J.KNOBLAUCH, A.PENNA, M. G. O.; GIOVANNI, L. M.;BUENO, J. G. S.. Socialização de futuros professores em situações de estágio curricular. 2010. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Geraldo Sabino Ricardo Filho

CORDEIRO, JFP; VICENTINI, P.P.; SETTON, M.G.J.;PENNA, M. G. O.; VITORINO, A.J.R.. O discurso sobre as políticas educacionais: coesões e ramificações dos especialistas em educação (1997 - 2007). 2010. Tese (Doutorado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas escolares) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Marielda Ferreira Pryjma

BAUMEL, RCRC; CASTRO, A. M.; EYNG, A. M.; PEREIRA, E. M. A.;PENNA, M. G. O.. A pesquisa e o desenvolvimento profissional do professor da educação superior. 2009. Tese (Doutorado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas escolares) - Faculdade de Educação da USP.

Aluno: Tamara Fresia Mantovani de Oliveira

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.; SAMPAIO, M. M. F.;PENNA, M. G. O.; ALBUQUERQUE, H. M. P.. Conhecimentos manifestos por professores para o ensino na alfabetização escolar. 2008. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Maria Sanches

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Necessidades formativas para a atuação dos diretores de escola. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina dos Santos Martins Leite

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Para além dos muros da escola: análise da dimensão subjetiva do espaço escolar. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Yáscara Michele Neves Koga

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Docência e mérito: um objeto multifacetado. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Noemi Bianchini

MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.BUENO, J. G. S.. Alunas de curso superior que se destacam: trajetórias excepcionais de estudantes de camadas populares. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcia Regina do Nascimento Sambugari

PENNA, M. G. O.MARIN, A. J.KNOBLAUCH, A.. Soocialização de Futuros Professores em Situações de Estágio Curricular. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elenita Santana de Almeida

MINHOTO, M.A.P.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. A crise na educação estadual paulista como forma de administração - uma leitura a partir da relação entre a política de avaliação e a imprensa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Heloisa Maria de Moraes Giannichi

SILVESTRE, M. A.; STREMEL, S.;PENNA, M. G. O.. Os ciclos de aprendizagem na reorganização curricular do município de São Paulo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: André Condes Ferreira

BRAGHINI, K. M. Z.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. A coordenação pedagógica nas produções acadêmicas: balanço tendencial de dissertações e teses no período de 2013 a 2018. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Solange de Fátima Andressa Di Augustini

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. A rede UniCEU e as possíveis transformações no território CEU. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bárbara Martins Branco

KNOBLAUCH, A.; URBAN, A. C.;PENNA, M. G. O.. habitus das professoras de Guaratuba: formas de lidar com a docência e escolha profissional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tayná Mota Santos Figueiredo

SILVA, J. L. B.; VAZ, A. C.;PENNA, M. G. O.. Formação de professores: A JEIF na construção das territorialidades docentes na escola pública do município de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia Oliveira Antonio

PENNA, M. G. O.; SCHILLING, F. I.; GRACIANO, Mariângela. Conflito e práticas de resolução de conflitos: aprendizagens sobre relações de poder e justiça sedimentadas na cultura escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia Helena da Silva Diaz

GALLIAN, C. V. A.; ROBERTO, L. H. S.;PENNA, M. G. O.. A Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o currículo de Ciências da Natureza do Programa Mais Educação São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luiz Rebelo da Silva

BUENO, J. G. S.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. A produção acadêmica brasileira sobre o ensino médio privado: balanço das tendências das dissertações e teses. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Thiago Moreira Melo e Silva

NOVAES, L.C.; VICENTINI, P.P.;PENNA, M. G. O.. Qualificando o (des)qualificado: eficiência e produtividade docente na rede estadual de ensino paulista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alexandre Marques de Freitas

CARVALHO, A.F.; VIEIRA, A. J. C.;PENNA, M. G. O.. Resistência e microabandonos na constituição da subjetividade docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bárbara Pereira Fernandes

PENNA, M. G. O.; GIOVINAZZO JR., C. A.;JACOMINI, M. A.. Intensidade do trabalho docente: estudo sobre professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual paulista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Valéria Regina Valério de Carvalho

PENNA, M. G. O.BUENO, J. G. S.; MARTINS, E.. O sentido do trabalho escolar para o adolescente autor de ato infracional em cumprimento de medida socioeducativa de internação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Laercio da Costa Carrer

PENNA, M. G. O.; NOVAES, L.C.; PRAXEDES, W. L. A.. Função social da escola e significado do universo escolar para a juventude contemporânea: percepção dos alunos das escolas pública e particular. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Simone dos Reis de Paula

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Jovens negros no ensino superior e desigualdade social. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafael Moraes Limongelli

CARVALHO, A.F.; BOCCHETTI, A.;PENNA, M. G. O.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andressa Baldini da Silva

PENNA, M. G. O.BUENO, J. G. S.; GRACIANO, Mariângela. Exercício da docência na prisão por professores da rede estadual de São Paulo e condições de trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vanessa Filgueira Santos

PENNA, M. G. O.KNOBLAUCH, A.; FERNANDES, M. J. S.. Docência: processo de trabalho coletivo e representações de professores sobre autonomia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jackeline Kyoko Yada

PENNA, M. G. O.MINHOTO, M.A.P.KNOBLAUCH, A.. Escolha Profissional do curso de Pedagogia: estudo com alunos de uma universidade pública. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Marinaldo de Almeida Cunha

RODRIGUES, L.M.O.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Expectativas de estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas estaduais de Campina Grande: as relações que influenciam a escolha do destino. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafaela de Barros Souza

PENNA, M. G. O.MARIN, A. J.BELLO, I.M.; BEZERRA, M. H. B.. Reorganização curricular no município de São Paulo no ano de 2014: um estudo sobre possíveis efeitos na prática docente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Giselly Cristine Mondardo

KNOBLAUCH, A.; DANIEL, L. S.;PENNA, M. G. O.. Aprender a ser professora: relações entre disposições do habitus e formação inicial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patricia Paloma Gonçalves Soares

GIOVINAZZO JR., C. A.;MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. A ação do Professor Mediador Escolar Comunitário (PMEC) na resolução de conflitos: estudos sobre os elementos que constituem essa função nas escolas públicas da rede estadual paulista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Arruda Galdino

NOVAES, L.C.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Novas configurações do trabalho docente na rede estadual paulista: o caso do professor mediador escolar e comunitário. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia Cristina Straccini

MARIN, A. J.; FALSARELLA, A. M.;PENNA, M. G. O.. Análise da tecnologia nos dias atuais e a relação alunos e professores diante desse uso em sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Felipe Lopes Terrão

RODRIGUES, L.M.O.;PENNA, M. G. O.; CHIOZZINI, D. F.. Curso de Educação Física e razões para sua escolha. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Washington Lopes Góes

MARIN, A. J.; RODRIGUES, L.M.O.;PENNA, M. G. O.. A relação da escola com a sociedade: um olhar para a educação social. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andréia de Almeida

SASS, O.; GIOVINAZZO JR., C. A.;PENNA, M. G. O.. Educação profissional e relações de gênero: as razões de escolha de alunos e alunas e discriminação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lis Régia Pontedeiro Oliveira

BUENO, J. G. S.; RODRIGUES, L.M.O.;PENNA, M. G. O.. Estudantes bolivianos em São Paulo: um estudo sobre as relações sociais entre alunos imigrantes e nativos no espaço escolar. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Janaina Pereira da Silva

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Função social da escola e aspecto educacional do Programa Bolsa Família. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cilene Maria de Oliveira Costa

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. Sucesso escolar de jovens egressos da escola pública: do Ensino Médio para o Superior. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angelita Mendes Ramos de Oliveira

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ellen Taline de Ramos

GIOVINAZZO Jr.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Educação e formação escolar de mulheres presas: limites e possibilidades. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniela Olorruama Rodrigues dos Santos

GIOVINAZZO Jr.; SASS, O.;PENNA, M. G. O.. A formação cultural de professores e de futuros professores da educação básica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nelson Leite Galvão

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. A origem social como fator de seletividade na escola pública brasileira. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Regiane Dias Bertolini

SOARES, M. A. L.; CARVALHO, M. F.;PENNA, M. G. O.. A sala de apoio pedagógico como medida para a superação das dificuldades escolares. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Claudia Akiko Arakawa Watanabe

GIOVINAZZO Jr.; SASS, O.;PENNA, M. G. O.. As razões da (des)mobilização de aluno do 1 ano do 2 Ciclo do Ensino Fundamental em relação à escola e ao estudo de Hstória. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bruno Cabral de Mello

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Docência no ciclo II do ensino fundamental: um estudo sobre o ensino de história na rede municipal de São Paulo a partir de seus professores. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paula de Castro Escanuela

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. A escolarização do adolescente infrator: Um estudo sobre a organização e as práticas pedagógicas em duas escolas com alunos/ adolescentes inseridos nas medidas sócio-educativas de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daiana Cristina de Andrade

GIOVINAZZO Jr.;BUENO, J. G. S.PENNA, M. G. O.. Alunos pobres e permanência desqualificada na escola: um estudo do processo de escolarização de alunos moradores de uma favela localizada em um município do interior paulista. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mônica Raimunda de Jesus

BUENO, J. G. S.MARIN, A. J.PENNA, M. G. O.. Trajetórias sócio-educacionais e desempenho em Língua Inglesa: Um estudo com alunos do ensino médio da rede estadual paulista. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Gennari Guimarães Twisaschor

MARIN, A. J.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Os significados que os alunos do Ensino Fundamental atribuem à escola. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aline Cristina dos Santos Santana

NASCIMENTO. L. R.;PENNA, M. G. O.. A importância da didática para os docentes no processo de aprendizagem do aluno do curso técnico em enfermagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Poliana Pereira Portela

NASCIMENTO. L. R.;PENNA, M. G. O.. A importância do planejamento em ensino prático do técnico em enfermagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Ana Maria da Silva Oliveira

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. A relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Márcia Cristina Damasceno

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. A percepção do enfermeiro professor de nível técnico em relação á profissão docente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Denise Lugo; Davi Antunes da Silva

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. A motivação do aluno para um bom aproveitamento e aprendizagem em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Generosa Ferreira Sousa; Antônia Maria estefânia dos Santos

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. Levantamento sobre a autonomia do enfermeiro docente em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Silvia Lika Ishi; Ana Paula Alves Cravero; Kátia Gaino

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. A formação continuada e a atuação do técnico em enfermagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Antônia Aparecida de Jesus; Hlena Rodrigues Barros de Suza

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. Distúrbios vocais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Lígia Cristina Cezar Moraes; Cláudia Edith Corrêa Cezar

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. A educação continuada como meio de atualização profissional de enfermagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Marisa J

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. M. Rocha; Argentina C. Luz; Daniele A.R. Carvalho. A avaliação do aluno em escolas técnicas de enfermagem: instrumentos utilizados pelo professor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Zilda Rosa de Oliveira; Adriana S

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. S. Peluco. Um estudo sobre a utilização do construtivismo por professores de enfermagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Joelma Ferreira de Andrade Miguel; Neusa da Silva

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. Recursos didáticos em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Maria de Lourdes dos Santos; Maria Aparecida de A

PENNA, M. G. O.; NASCIMENTO. L. R.. Bezerra. A importância da tecnologia na formação profissional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Mayara Luiza Silva

GRACIANO, Mariângela; GUALTIERI, R. C. E.;PENNA, M. G. O.. A IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE ?EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)? NA PENITENCIÁRIA FEMININA DE SANT?ANA: UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS DA PRISÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: JACQUELINE AUGUSTA DE ALMEIDA

PENNA, M. G. O.; CARRER, L. C.; GRACIANO, Mariângela. Jovens do ensino médio e suas perspectivas em relação à escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Camila Pilates

PENNA, M. G. O.SILVA, A. B.; SANCHES, M. C.. Estudo sobre a gestão democrática e a relação entre famílias e escola: o ponto de vista da equipe gestora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Renata de Rezende Carvalho

PENNA, M. G. O.JACOMINI, M. A.BELLO, I.M.. Os desafios da prática docente na educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Guarulhos: Projeto ?Na Diferença se Faz e se Aprende. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Karina Rufina Cantanhede Silva

GRACIANO, Mariângela; VIEIRA, C. S.;PENNA, M. G. O.. Educação popular e relações étnico-raciais - o Cursinho Popular Florestan Fernandes para além do vestibular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luiz Ricardo Gonçalves Rabello

BELLO, I.M.JACOMINI, M. A.PENNA, M. G. O.. O professor de Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental da prefeitura de Guarulhos: perfil, percepções e práticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Márcio David Tesser

SILVESTRE, M. A.; GIGLIO, C.M.B.;PENNA, M. G. O.. A Residência Pedagógica e a formação do Pedagogo, gestor democrático na função de Coordenador Pedagógico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jessica Blasques da Silva

PENNA, M. G. O.; GIGLIO, C.M.B.. A escola e o adolescente em conflito com a lei: aspectos da organização escolar e a formação continuada de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Andressa Baldini da Silva

PENNA, M. G. O.; NOVAES, L.C.; LOURENCO, A. S.. Estudo sobre a implantação das diretrizes nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais no estado de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Hugo Leonardo Castelari Barreto

BRAGA, A. R.; ARAUJO, B. L. D.;PENNA, M. G. O.. O desenvolvimento moral e a construção das regras no ambiente escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Carolina Zambotti Simões

PENNA, M. G. O.JACOMINI, M. A.; ABREU, C. B. M.. Estudo sobre aspectos das condições de trabalho de professores dos primeiros anos da educação básica no município de Guarulhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos.

Aluno: Raquel Domingues de Medeiros Albuqueruqe

VASCONCELLOS, C. M.;BELLO, I.M.PENNA, M. G. O.. Relação museu-escola: análise crítica do programa Cultura é Currículo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE-SEE-SP). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Larissa Carolina Galafrio

PENNA, M. G. O.; LOURENCO, A. S.; SANCHES, M. C.. Estudo bibliográfico sobre práticas pedagógicas docentes em escolas situadas no interior de estabelecimentos penitenciários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Jussara Rodrigues da Rocha

SANCHES, M. C.; PANIZZOLO, C.;PENNA, M. G. O.. Apropriação da teoria psicogenética de Henri Wallon em artigos de periódicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Renata Lingiardi Ferreira

NOVAES, L.C.; ASSIS, E.;PENNA, M. G. O.. Da instabilidade à precarização do trabalho docente: as novas formas de regulação e contratação de professores temporários na rede estadual paulista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Camila Durazzo Tetzlaff

PENNA, M. G. O.BELLO, I.M.; COLACIOPPO, A. C.. Estudo sobre o exercício da docência no Brasil: análise de resumos de teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2011. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Tae Eun Kwon

BELLO, I.M.PENNA, M. G. O.; COLACIOPPO, A. C.. O lugar social do professor: um estudo sobre a condição docente a partir da percepção dos atores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Janiclécia Barros Silva

MINHOTO, M.A.P.JACOMINI, M. A.PENNA, M. G. O.. Políticas de inclusão na rede municipal de ensino de Guarulhos: uma análise do projeto "Na diferença se faz e se aprende". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Thassia Regina da Silva Mesquita

MINHOTO, M.A.P.BELLO, I.M.PENNA, M. G. O.. Modelo de formação de educadores para o atendimento de crianças e jovens hospitalizados no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Maria Regina Alves Tamarindo Teodoro

SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. de A.;PENNA, M. G. O.. Concepções e formas de organização do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Emanuela Lopes Ormundo

BELLO, I.M.; ARAUJO, B. L. D.;PENNA, M. G. O.. Educação não formal em teses e dissertações: uma análise crítica da produção acadêmica na área. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

Aluno: Jackeline Kyoko Yada

PENNA, M. G. O.; LUGLI, R. G.;BELLO, I.M.. Perfil sociocultural de professores da rede pública municipal de Guarulhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos.

Aluno: Ana Carolina Oliveira Gomes

PENNA, M. G. O.; NOVAES, L.C.; ABREU, C. B. M.. Ação educativa na prisão: um estudo sobre saberes e práticas de Educadores Presos em duas penitenciárias paulistas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos.

Aluno: Karine do Nascimento Macedo

PENNA, M. G. O.; GIGLIO, C.M.B.; NOVAES, L.C.. A escola para formação e capacitação profissional da Fundação casa na nova política de atendimento aos adolescentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos.

Aluno: Valéria Véras de Siqueira Santana

MINHOTO, M.A.P.; PANIZZOLO, C.;PENNA, M. G. O.. A visão dos pais sobre a qualidade do atendimento em instituições públicas de educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fabiana Lopes Rodrigues

MINHOTO, M.A.P.; PINTO, U. de A.;PENNA, M. G. O.. A formação permanente de professores na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos: uma análise sobre concepções divulgadas nos documentos oficiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luciana Aparecida Marques da Silva

CARVALHO, M. F.;PENNA, M. G. O.; MARTINS, E.. A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Camila Machado Nanni

CARVALHO, M. F.;PENNA, M. G. O.; FREITAS. M. C.. A literatura especializada sobre a síndrome de Asperger no Brasil (1995-2010): um estudo sobre suas contribuições para a educação escolar inclusiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bruna de Carvalho Cerqueira

SILVA, J. L. B.; CARVALHO, J. P. F.;PENNA, M. G. O.. Análise das concepções e práticas do ensino de Geografia de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Arruda Galdino

NOVAES, L.C.; LEMOS, J. C. G.;PENNA, M. G. O.. As políticas de formação continuada dos diretores escolares em exercício na rede estadual paulista: análise dos programas Circuito Gestão e Progestão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Andressa Sandrini Gonçalves

MINHOTO, M.A.P.; LUGLI, R. G.;PENNA, M. G. O.. O uso da ficha descritiva como meio de avaliação da aprendizagem escolar na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Jean Roberto Santana

PENNA, M. G. O.BELLO, I.M.MINHOTO, M.A.P.. Um estudo sobre os professores e as reformas educacionais na rede pública estadual de São Paulo: os "Cadernos do Professor". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Maria Beatriz Damico da Fonseca

PENNA, M. G. O.; CARVALHO, M. F.; NOVAES, L.C.. Educação em situações de cumprimento de pena de pri vação de liberdade: um estudo sobre a relação entre (re)socialização e a educação em ambientes carcerários em teses e dissertações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Charlene Fagundes Lopes

DIAS, M. C. M.; GOZZI, R.;PENNA, M. G. O.. A importância do desenho na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Mariana Rosante Teixeira

ABREU, C. B. M.; GIGLIO, C.M.B.;PENNA, M. G. O.. Os acervos do Programa Nacional Biblioteca da escola para a Educação Infantil e o gênero Contos de Fadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Marlene Benedito

SILVA, J. L. B.; PINHEIRO, A. C.;PENNA, M. G. O.. O professor polivalente e o ensino de Geografia nos anos iniciais. Estudo de caso: o que pensam e o que ensinam os professores da escola da prefeitura de Guarulhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Keni Nivaldo de Souza

PENNA, M. G. O.; PINHEIRO, A. C.; ABREU, C. B. M.. A escolha da unidade escolar pela família: um estudo sobre os fatores que influenciam nesta escolha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: Rafaela Guelfi de Souza

VÓVIO, C. L.; GIGLIO, C.M.B.;PENNA, M. G. O.. Alfabetização: questão de método. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Aluno: RUIS, BB; RIBEIRO, CR; RODRIGUES, NA, CATAI, MM, OLIVEIRA, R

PENNA, M. G. O.; MONTEIRO, M. A.. Bullying: apelidos perjorativos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

Aluno: BORGES, AN; PEREIRA, DS; SÁ, FAA, LACERDA, MC

PENNA, M. G. O.; MONTEIRO, M. A.. Educação Ambiental; uma análise concreta de projetos ambientais realizados em escolas do ensino fundamental I do município de Osasco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

Aluno: SILVA, CAN; ROSÁRIO, EASG; SANTOS, GA; GUERLANDO, M; SANTOS,

PENNA, M. G. O.; GORGUEIRA, E.. Estudo da realidade: a disciplina de educação física no ensino fundamental I. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

Aluno: CAMOLESI, E; ARAUJO FILHO, P; NICOLETI, VS; VICENTINO, WCS

PENNA, M. G. O.; MONTEIRO, M. A.. .Gênero na educação: o exercício docente do homem nas séries iniciais do ensino fundamental na atualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

Aluno: RAMALHO, C; CORREA, NCC; ALMEEIDA, PSD; SALGADO, RM; SANTOS,

PENNA, M. G. O.; GORGUEIRA, E. B.. O trabalho coletivo: uma análise a partir do olhar dos coordenadores pedagógicos e dos professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

Aluno: FERREIRA, JB; LIMA, MF; OLIVEIRA, MS; SANTOS, MH; LIMA, MP

PENNA, M. G. O.; MONTEIRO, M. A.. Indisciplina no recreio: análise de uma situação concreta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste.

SÁ, R. A.;PENNA, M. G. O.; POOLI, J. P.; PRECOMA, E. A.; PRYJMA, M. F.. Professor Adjunto - Organização do Trabalho pedagógico. 2016. Universidade Federal do Paraná.

RATTO, A. L. S.; FERREIRA, V.M.R.; COUTINHO, A. M. S.; GIOVINAZZO Jr.;PENNA, M. G. O.. Professor Adjunto - Organização do Trabalho pedagógico. 2014. Universidade Federal do Paraná.

GIGLIO, C.M.B.; PANIZZOLO, C.; NOVAES, L.C.;PENNA, M. G. O.. Processo Seletivo Simplificado (Professor Assistente Substituto) Políticas Públicas. 2013. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP.

NOVAES, L.C.;BELLO, I.M.; CARVALHO, M. F.;PENNA, M. G. O.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Assistente A Substituto - área Políticas Públicas. 2013. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

GODOY, K. M. A.; PRANDINI, R. C. A. R.;PENNA, M. G. O.. Concurso Público para professor Assistente. 2012. Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

SILVA, S.; GALLIAN, C. V. A.;PENNA, M. G. O.. Educação Especial - Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares; e Didática. 2011. Faculdade de Educação da USP.

SÁ, R. A.; HAGEMEIER, R. C. C.;KNOBLAUCH, A.; SILVESTRE, M. A.;PENNA, M. G. O.. Concurso Público Professor classe Assistente I, Organização do Trabalho Pedagógico. 2011. Universidade Federal do Paraná.

CATANI, D. B.; PENIN, S. T. S.; SOUZA, R. F.; AMORIM, A. C. R.;PENNA, M. G. O.. Concurso Publico para o cargo de Professor Doutor, EDM - FEUSP. 2011. Faculdade de Educação da USP.

FREITAS. M. C.; ABREU, C. B. M.; CARVALHO, A.F.;PENNA, M. G. O.. Professor Adjunto Substituto - Fundamentos Teóricos e Práticos do ensino de Artes. 2010. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

BRANCO, V.; FERREIRA, V.M.R.; LUDERS, V.;KNOBLAUCH, A.PENNA, M. G. O.. Professor Adjunto Ensino-Aprendizagem: Prática pedagógica/ estágio em docência. 2009. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alda Junqueira Marin

MARIN, A. J.GIOVANNI, L. M.BUENO, José Geraldo Silveira; PEREIRA, G. R. M.; GUARNIERI, M. R.. Professores de séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho. 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Luciana Maria Giovanni

GIOVANNI, L. M.MARIN, A. J.; BUENO, José Geraldo Silveira; PEREIRA, G. R. M.;GUARNIERI, M. R.. Professor de séries iniciais do ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho. 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Regina Guarnieri

GUARNIERI, M. R.GIOVANNI, Luciana MariaMARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; Pereira, Gilson Ricardo de Medeiros. Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas Estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho. 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GILSON RICARDO DE MEDEIROS PEREIRA

MARIN, A. J.; GIOVANNI, L. M.; BUENO, J. G. S.; GUARNIERI, M. R.;PEREIRA, Gilson Ricardo de Medeiros. Professor de séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho. 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernando Afonso Salla

SALLA, F. A.; SASS, O.; BUENO, J. G. S.. O Ofício do Professor: as ambigüidades do exercício da docência por monitores presos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernando Afonso Salla

BUENO, J. G. S.;SALLA, F. A.; SASS, O.. (EXAME DE QUALIFICAÇÃO) O Ofício do Professor - reflexões a partir das ambigüidades postas pelo exercício da docência por monitores presos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Geraldo Silveira Bueno

BUENO, J. G. S.SASS, Odair; SALLA, F.. O ofício do professor: as ambigüidades do exercício da docência por monitores-presos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Geraldo Silveira Bueno

BUENO, J. G. S.SASS, Odair; SALLA, F.. O ofício do professor: reflexões a partir das ambigüidades postas pelo exercício da docência por monitores presos. 2003. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jessica Blasques da Silva

Trajetória de vida e profissional:a constituição da identidade e a prática docente de professores de educação infantil da rede pública de Guarulhos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Mariana Fonte Boa Deodato

Impactos das políticas educacionais e da precarização do magistério estadual paulista em uma carreira feminizada; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Patricia de Oliveira Antonio

Trajetória docente e as práticas de disciplina e justiça na escola; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Vanessa Filgueira Santos

Profissionalidade docente; Formação de professores; Educação básica, Coordenação Pedagógica; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Silvia F

SANTOS ANTONIO; Escolarização de crianças e adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Bárbara Pereira Fernandes

A INTENSIDADE DO TRABALHO DOCENTE : estudo sobre professores do Ensino Fundamental I da rede estadual paulista na cidade de Guarulhos; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Valéria Regina Valério de Carvalho

O sentido do trabalho escolar para o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação (33009015083P7)) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP,; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Laercio da Costa Carrer

Representações sociais de estudantes do Ensino Médio da rede pública e particular sobre a escola; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação (33009015083P7)) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP,; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Andressa Baldini da Silva

Trabalho docente na prisão por professores da rede estadual de São Paulo: entre a lógica da formação e a lógica da adaptação; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação (33009015083P7)) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Vanessa Filgueira Santos

Condições de trabalho docente no ensino fundamental II na rede estadual paulista e representações de professores sobre autonomia; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação (33009015083P7)) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP,; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Rafaela de Barros Souza

Reorganização curricular e o exercício da docência no Ciclo Interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Jackeline Kyoko Yada

O magistério como opção de carreira: estudo sobre fatores contributivos para a escolha do curso de Pedagogia em uma universidade pública; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação (33009015083P7)) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

VALMIR ROGERIO TORRES

Avaliação formativa: instrumento de mudanças sociais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Professores Coordenadores) - Secretaria Estadual da Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Ester Lopes Alves

Gestão do currículo para professores coordenadores; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Professores Coordenadores) - Secretaria Estadual da Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Régis Forner

O papel do professor coordenador frente às mudanças curriculares no estado de São Paulo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Professores Coordenadores) - Secretaria Estadual da Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Eni Lozano de Freitas Assis

Altas habilidades na escola: o que pensam os professores?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Professores Coordenadores) - Secretaria Estadual da Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Daiana Bettini

Avaliação formativa: pesquisa em artigos publicados em periódicos que investigam sua utilização em sala de aula; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Currículo para Professores Coordenadores) - Secretaria Estadual da Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Argentina C

Luz; Daniele A; R; Carvalho; Marisa J; M; Rocha; A avaliação do aluno de escolas técnicas de enfermagem: instrumentos utilizados pelo professor; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Antonia A

de Jesus; Helena R; B; de Souza; Distúrbios vocais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

José R

T; Silva; Alessandra F; A Carvalho; Emerson A Santos; Conhecimento e aplicabilidade de recursos audiovisuais por docentes da saúde; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Maria Aparecida A Bezzera; Maria de Lourdes dos santos

A importância da tecnologia na formação profissional do professor de cursos técnicos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Ana Maria S Oliveira; Carla A de Souza

A relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Davi A da Silva; Denise Lugo

A motivação do aluno aliada a um bom aproveitamento e aprendizagem em sala de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Antonia M Estefania dos Santos; Generosa F

Santos; Levantamento sobre a autonomia do enfermeiro docente em salas de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Ana Paula A

Craveiro; Kátia Gaino; Silvia L; Ishii; A formação continuada e a atuação do técnico em enfermagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Lídia C

C; Moraes; Cláudia E; C; Cezar; A educação continuada como meio de atualização do profissional da enfermagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Joelma F A Miguel; Neusa da Silva

Recursos didáticos em sala de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Márcia S Damasceno; Maria Zenólia C

Almeida; A percepção do enfermeiro professor de nível técnico em relação á profissão docente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Aline Cristina dos Santos Santana

A importância da didática para os docentes no processo de aprendizagem do aluno do curso técnico em enfermagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Adriana S Silva Peluco; Zilda R da Mata

Um estudo sobre a utilização do construtivismo por professores de enfermagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Nível Médio e Superior- Enfermagem) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Renata de Rezende Carvalho

Os desafios da prática docente na educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Guarulhos: Projeto ?Na Diferença se Faz e se Aprende?; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Airma Oliveira da Silva

Estudo bibliográfico sobre a educação escolar em prisões femininas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Nadja Bastos Cardoso

Concepções de professores sobre a indisciplina escolar e suas consequências no trabalho docente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Camila Pilates

Estudo sobre a gestão democrática e a relação entre famílias e escola: o ponto de vista da equipe gestora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

JACQUELINE AUGUSTA DE ALMEIDA

Jovens do ensino médio e suas perspectivas em relação à escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Carolina Zambotti Simões

Estudo sobre as ondições de trabalho de professores dos primeiros anos do ensino fundamental I em escolas municipais de Guarulhos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Camila Durazzo Tetzlaff

Estudo sobre p exercício da docência no Brasil: análise de resumos de teses e dissertações defendidas no período de 1987 a 2011; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Jessica Blasques da Silva

A escola e o adolescente em conflito com a lei: formação continuada de professores e gestores e organização escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Andressa Baldini da Silva

IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Rafael Pereira de Souza

A violência nas escolas: um estudo sobre as formas como a violência é tratada pela equipe gestora numa escola pública estadual de Guarulhos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Larissa Carolina Galafrio

Estudo bibliográfico sobre práticas pedagógicas docentes em escolas situadas no interior de estabelecimentos penitenciários; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Ana Carolina Oliveira Gomes

Ação educativa na prisão: um estudo sobre saberes e práticas de Educadores Presos em duas penitenciárias paulistas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Jackeline Kyoko Yada

Perfil sociocultural de professores da rede pública municipal de Guarulhos: reflexão sobre práticas culturais e função docente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Karine do Nascimento Macedo

A escola para formação e capacitação profissional da Fundação casa na nova política de atendimento aos adolescentes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Jean Roberto Santana

Um estudo sobre os professores e as reformas educacionais na rede pública estadual de São Paulo: os "Cadernos do Professor"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Maria Beatriz Damico da Fonseca

Educação em situações de cumprimento de pena de pri vação de liberdade: um estudo sobre a relação entre (re)socialização e a educação em ambientes carcerários em teses e dissertações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Keni Nivaldo de Souza

A escolha da unidade escolar pela família: um estudo sobre os fatores que influenciam nesta escolha; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

CAMOLESI, E

; ARAUJO FILHO; NICOLETI, V; S; VICENTINO, W; C; S; ; Gênero na Educação: O exercício docente do homem nas séries iniciais do ensino fundamental na atualidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

BORGES, A

N; PEREIRA, D; S; ; SÁ, F; A; A; LACERDA, M; C; ; Educação Ambiental: uma análise concreta de Projetos Ambientais realizados em escolas do ensino fundamental I do município de Osasco; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

SILVA, CAN;ROSÁRIO, EASG;SANTOS,GA;GUERLANDO, M;SANTOS,R

; Estudo da realidade: a disciplina de Educação física no ensino fundamental I; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

RAMALHO, C;CORRÊA;NCC;ALMEIDA,PSD;SALGADO,RM;SANTOS,TM

O trabalho coletivo: uma análise a partir do olhar dos coordenadores pedagógicos e dos professores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

FERREIRA,JB;LIMA,MF;OLIVEIRA,MS;SANTOS,MHMD;LIMA,MP

; Indisciplina no recreio: análise de uma situação concreta; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

RUIS, BB;RIBEIRO,CR; RODRIGUES,NA;CATAI,MM;OLIVEIRA,RNS

Bullying - apelidos pejorativos: como essa questão é tratada nas escolas?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Carolina Zambotti Simões

Condições de trabalho de professores dos primeiros anos do ensino fundamental I em escolas municipais de Guarulhos e práticas pedagógicas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Andressa Baldini da Silva

Implantação das Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais: o caso de São Paulo; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Universidade federal de São Paulo/ Campus Guarulhos; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Andressa Baldini da Silva

Exercício docente na prisão por Educadoras Presas: função social da escola e marcas de gênero; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Ana Carolina Oliveira Gomes

Ação educativa na prisão: saberes e práticas de Educadores Presos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Camila Durazzo

PROJETO COLETIVO DE MONITORIA: PEDAGOGIA 2011-2012; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alda Junqueira Marin

Professores de séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Alda Junqueira Marin;

Alda Junqueira Marin

2017; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Alda Junqueira Marin;

José Geraldo Silveira Bueno

O ofício do professor: as ambigüidades do exercício da docência por monitores-presos; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geraldo Silveira Bueno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PENNA, M. G. O. ; MARIN, A. J. . Trajetória social, habitus e engajamento no trabalho escolar. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45, p. 1-17, 2019.

  • CARRER, LAÉRCIO DA COSTA ; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira . Representações sobre a escola para estudantes do ensino médio das redes pública e particular. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 7, p. 144-156, 2019.

  • Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira ; JACOMINI, MÁRCIA APARECIDA ; BELLO, ISABEL MELERO . Qualidade da educação na produção da pós-graduação brasileira no período 2000-2010. Revista @mbienteeducação , v. 11, p. 210-226, 2018.

  • KNOBLAUCH, ADRIANE ; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira ; MONDARDO, GISELLY CRISTINI . ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 13, p. 102-124, 2018.

  • JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. . VALORIZAÇÃO DOCENTE E CARREIRA DO MAGISTÉRIO NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 59, p. 80-107, 2018.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. ; JACOMINI, M. A. . ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 ? 2010). OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 6, p. 35-56, 2018.

  • PENNA, M. G. O. . REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE , v. 10, p. 183-198, 2018.

  • PENNA, M. G. O. . RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS. EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 21, p. 198-214, 2018.

  • BELLO, I. M. ; PENNA, M. G. O. . O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , p. 69-86, 2017.

  • Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira . Aspectos das condições de trabalho docente nas escolas municipais de Guarulhos. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE) , v. 8, p. 1-16, 2017.

  • BELLO, ISABEL MELERO ; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira . Relação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 11, p. 938-949, 2017.

  • JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. . Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pró-Posições (UNICAMP. Online) , v. 27, p. 177-202, 2016.

  • PENNA, M. G. O. ; CARVALHO, A.F. ; NOVAES, L.C. . A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso , v. 36, p. 109-122, 2016.

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Revista Educação (PUCRS. Online) , v. 39, p. 86-95, 2016.

  • BUENO, J. G. S. ; PENNA, M. G. O. . A docência no ambiente prisional: entre a autonomia e a opressão. Etnográfica (Lisboa , v. 20, p. 387-409, 2016.

  • PENNA, M. G. O. . Qualidade do Ensino e Trabalho Docente: Características dos Professores da Rede Pública Municipal de Guarulhos, São Paulo. @rquivo Brasileiro de Educação , v. 4, p. 74-86, 2016.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . Tendências na formação de professores da educação básica dos municípios paulistas: uma abordagem crítica. Educação (Rio Claro. Online) , v. 25, p. 209-224, 2015.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. . 'Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas'. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 9, p. 90-104, 2015.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. ; SILVA, M. R. L. . PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTES NO BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 31, p. 545-566, 2015.

  • PENNA, M. G. O. . ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERTENÇA DE CLASSE DOS PROFESSORES E A INVESTIGAÇÃO DE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 9, p. 316-341, 2014.

  • PENNA, M. G. O. ; SILVA, A. B. . Exercício docente na prisão por educadoras presas: formação e prática pedagógica. olhares , v. 1, p. 193-220, 2013.

  • PENNA, M. G. O. . Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento. Educar em Revista (Impresso) , p. 201-216, 2012.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos da prática docente:formação do professor e processos de socialização. Educação (Rio Claro. Online) , v. 22, p. 38-65, 2012.

  • PENNA, M. G. O. . Valores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicas. Educacao e Realidade , v. 37, p. 823-839, 2012.

  • Marin, Alda Junqueira ; PENNA, M. G. O. . Parcerias entre o setor público e o privado em escolas estaduais paulistas e o trabalho do professor: alguns dados para reflexão. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 23, p. 113-128, 2012.

  • MARIN, A. J. ; COLACIOPPO, A. C. ; PENNA, M. G. O. . A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso) , v. 12, p. 51-76, 2012.

  • PENNA, M. G. O. . Regulações sobre a prática pedagógica docente e condições de trabalho na escola. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 28, p. 399-415, 2012.

  • PENNA, M. G. O. . Pistas para se repensar a formação inicial do professor da educação básica em cursos de pedagogia. Educativa (Goiânia. Online) , v. 15, p. 278-301, 2012.

  • PENNA, M. G. O. . Origem social de professores e aspectos da prática docente. Educação (PUCRS. Impresso) , v. 35, p. 199-207, 2012.

  • MARIN, A. J. ; BUENO, J. G. S. ; PENNA, M. G. O. . Focalizando investigações sobre avaliação docente. Imagens da Educação , v. 1, p. 89-98, 2011.

  • MINHOTO, M.A.P. ; PENNA, M. G. O. . Valorização do magistério ou darwinismo profissional?. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso) , v. 19, p. 149-164, 2011.

  • PENNA, M. G. O. . Semelhanças e diferenças entre o pensamento de Norbert Elias e Pierre Bourdieu: alguns apontamentos sobre o conceito de sociedade. Sociologia da Educação , v. 4, p. 76-103, 2011.

  • PENNA, M. G. O. . Relações entre professores e alunos: algumas considerações sobre a indisciplina. Educação Unisinos , v. 14, p. 11-16, 2010.

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA. Atos de pesquisa em educação (FURB) , v. 4, p. 2-17, 2009.

  • PENNA, M. G. O. . Perfil de professores das séries iniciais em escolas públicas de São Paulo.. Revista de Educação Publica (UFMT) , v. 18, p. 431-447, 2009.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquia e espaço escolar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 34, p. 557-569, 2008.

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . A obra de Pierra Bourdieu em Teses e Dissertações da Pós-Graduação Brasileira: um mapeamento. Revista de Educação PUC-Campinas , v. 23, p. 29-39, 2007.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente na prisão: apontamentos sobre aspectos do habitus do professor. Práxis Educativa , v. 1, p. 31-39, 2006.

  • PENNA, M. G. O. . A Escola na Modernidade: um olhar sobre a Didática Magna de Comenius. Re-ação Integrada , v. 2, p. 25-28, 2002.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente: posições sociais e condições de vida e trabalho de professores. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2011.

  • JACOMINI, M. A. ; ARELARO, L. R. G. ; CARNEIRO, S. ; PERRELLA, C. S. S. ; PENNA, M. G. O. . Democratic manegement in Brazilian schools: pratices od resistence.. In: Stewart Riddle; Michael W. Apple.. (Org.). Re-imagining education for democracy. 1ed.London: Routledge, 2019, v. , p. 189-200.

  • Silva, Andressa Baldini da ; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira . EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO. In: Márcia Aparecida Alferes. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação 6. 1ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. 6, p. 170-181.

  • PENNA, M. G. O. ; RODRIGUES, A. C. C. ; BELLO, I. M. . Didática, investigações sobre a Prática pedagógica e contribuições para o ensino.. In: Alda Junqueira Marin; José Geraldo Silveira Bueno. (Org.). A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2017, v. 1, p. 115-154.

  • PENNA, M. G. O. . Função social da escola e trabalho docente: moralizaçao de alunos em escolas públicas. In: Maria da Graça Jacintho Setton; Leonor Lima Torres; Elias Evangelista Gomes; Teresa Seabra; Fabiana Jardim; Bruno Dionísio; Maria Carla Corrochano. (Org.). Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. 1ed.Alfenas: Editora da Universidade de Alfenas, 2017, v. 1, p. 55-68.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. . Políticas de formação de professores e carreira docente no Brasil: a produção do conhecimento e o posicionamento epistemológico dos pesquisadores na área. In: Antonia Almeida Silva, Márcia Aparecida Jacomini. (Org.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 155-176.

  • PENNA, M. G. O. . Formar para a docência: percepções de professores sobre os efeitos da formação inicial em aspectos de suas práticas pedagógicas. In: Maria Socorro Lucena Lima et al.. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 1ed.Ceará: EdUECE, 2015, v. 2, p. 3900-3911.

  • PENNA, M. G. O. . PROFESSOR INICIANTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE ASPECTOS DO HABITUS FAMILIAR E A SOCIALIZAÇÃO NA DOCÊNCIA. In: GIOVANNI, Luciana Maria; MARIN, Alda Junqueira. (Org.). PROFESSORES INICIANTES: diferentes necessidades em diferentes contextos. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2014, v. 1, p. 45-60.

  • MARIN, A. J. ; PENNA, M. G. O. . Escola, regulamentações e regulações: algumas consequências para o trabalho docente. In: Alda Junqueira Marin. (Org.). ESCOLAS, ORGANIZAÇÕES E ENSINO. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2013, v. 1, p. 147-168.

  • PENNA, M. G. O. ; GOMES, A. C. O. . O currículo em ação: apontamentos sobre a prática docente em um estabelecimento penitenciário. In: Elionaldo Fernandes Julião. (Org.). Educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade: questões, avanços e perspectivas. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 125-148.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS DAS DEMANDAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. In: Luana Costa Almeida et al... (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. 1ed.Campinas: CEDES, 2013, v. 1, p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente nos anos iniciais do ensino fundamental e facetas das condições de trabalho do professor. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite et al.. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. 2, p. 2867-2879.

  • PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: limites e possibilidades da ação educativa no interior de uma penitenciária.. In: Arlindo da Silva Lourenço; Elenice Maria Cammarosano Onofre. (Org.). O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas.. 1ed.São Carlos: UFSCar, 2011, v. 1, p. 131-146.

  • PENNA, M. G. O. . As ambigüidades do exercício da docência por monitores-presos. In: Crochick, J. L.; Pedrossian, D.S.R.; Torezin, F. R.; Gonçalves Jr, G.; Imbrizi, J.M; Minhoto, M. A. P.; Batista, M.I.F.C.S.; Silva. P. F.; Casco, R.; Oliveira, T. L.. (Org.). Teoria Crítica e Formação do Indivíduo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, v. 1, p. 287-310.

  • PENNA, M. G. O. . O exrcício docente por monitores-presos e o desenvolvimento do processo formativo. In: ONOFRE, EElenice Maria Cammarosanto. (Org.). Educação escolar entre as grade. São Carlos: eduFSCar, 2007, v. 1, p. 77-91.

  • BELLO, I. M. ; RODRIGUES, A. C. C. ; PENNA, M. G. O. . LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS PEDAGOGIA. In: IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018, Campinas. Anais do IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018. v. 1. p. 1-20.

  • PENNA, M. G. O. . Docência e organização do trabalho pedagógico na escola: relações de poder e disputas de interesses. In: IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018, Campinas. Anais do IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018. v. 1. p. 1-16.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. ; JACOMINI, M. A. . A. pesquisas sobre políticas de formação continuada de professores da educação básica.. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO., 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas,. Curitiba, 2017. v. 1. p. 13445-13459.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. ; SANCHES, M. C. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL: O ESTÁGIO CURRICULAR EM QUESTÃO. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professores. São José do Rio Preto: Unesp, 2016. v. 1. p. 1239-1380.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXERCÍCIO DOCENTE EM ESCOLAS PENITENCIÁRIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS. In: Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professore. São José do Rio Preto: Unesp, 2016. v. 1. p. 3874-3883.

  • BELLO, I.M. ; JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. . Formação continuada e carreira docente: o município de Guarulhos em questão. In: V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: Anpae, 2016. v. 41. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016. v. 1. p. 4230-4241.

  • SOUZA, R. B. ; PENNA, M. G. O. . REFORMA CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO ?PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ? SÃO PAULO?. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016. v. 1. p. 6339-6350.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . Exercício docente na prisão por professores da rede estadual de São Paulo: formação e condições de trabalho. In: III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO: ALGUNS APONTAMENTOS. In: XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. POLÍTICA, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVOS GOVERNOS, NOVAS AGENDAS?. Olinda: Biblioteca da Anpae, 2015. v. 1. p. 1-16.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES EM SÃO PAULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2015, Guarulhos. II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação. Guarulhos, 2015. v. 1. p. 1-17.

  • PENNA, M. G. O. . Qualidade do ensino e trabalho docente: características dos professores da rede pública municipal de Guarulhos. In: IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2015, Belo Horizonte. Os desafios da formação docente na contemporaneidade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015. v. 1. p. 1-13.

  • PENNA, M. G. O. . Percepções de professores sobre o exercício docente: julgamento profissional e aspectos do habitus. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2015, Curutiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente,, 2015. v. 1. p. 13167-13178.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . Características dos professores da rede municipal de Guarulhos e demandas por formação continuada. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015. v. 1. p. 42951-42963.

  • PENNA, M. G. O. . Professor iniciante: socialização familiar e socialização profissional. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: UNESP, 2014. v. 1. p. 2900-2908.

  • RODRIGUES, A. C. C. ; PENNA, M. G. O. . Facetas da formação e do trabalho docente no curso de pedagogia no âmbito das atuais políticas de certificação universitária. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: GESTRADO/UFMG;GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014. v. 1. p. 1-15.

  • JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. . Valorização do magistério da educação básica: um estudo sobre planos de carreira. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: GESTRADO/UFMG;GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014. v. 1. p. 1-16.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. ; SILVA, M. R. L. . As pesquisas sobre políticas de formação de professores no Brasil: teses e dissertações sobre a temática (2000-2010). In: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014, Curitiba. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014. v. 1. p. 1-19.

  • PENNA, M. G. O. ; SILVA, A. B. . Implantação das diretrizes nacionais para educação nas prisões no estado de São Paulo. In: IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE ? SP, 2014, São Paulo. IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE ? SP. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014. v. 1. p. 927-938.

  • PENNA, M. G. O. ; SOUZA, R. B. . Reorganização dos ciclos no município de São Paulo no ano de 2014 e a prática pedagógica: algumas considerações. In: IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE, 2014, São Paulo. IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014. v. 1. p. 1593-1600.

  • PENNA, M. G. O. . A sala de aula na prisão: levantamento de pesquisas sobre práticas pedagógicas em escolas situadas em estabelecimentos prisionais no Brasil. In: Congresso Pedagogía 2013, 2013, La Havana. Encuentro po la unidad de los educadores. La Havana: Sello Editor Educación, 2013. v. 1. p. 1-16.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. ; MINHOTO, M.A.P. . Gestão e poder: um estudo sobre as relações construídas no interior das instituições escolares. In: XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013. v. 1. p. 1332-1345.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . Exercício docente na prisão por educadoras presas: práticas pedagógicas e marcas de gênero. In: XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013. v. 1. p. 17377-17386.

  • GOMES, A. C. O. ; SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO: UM ESTUDO SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE EDUCADORES PRESOS EM TRÊS PENITENCIÁRIAS PAULISTAS.. In: Seminário de Direitos Humanos no século XXI, 2012, Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP). Marília: Oficina Universitária, 2012. v. 1. p. 1-11.

  • PENNA, M. G. O. . Ações docentes no Ensino Fundamental II e o Caderno do Professor: regulações sobre a prática pedagógica e condições de trabalho na escola. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 486-500.

  • GOMES, A. C. O. ; PENNA, M. G. O. . Estudo sobre saberes e práticas pedagógicas de educadores presos em São Paulo. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 11878-11886.

  • PENNA, M. G. O. . Socialização familiar do professor e valores práticos do magistério. In: II Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profissional a la Docencia, 2010, Buenos Aires. El acompañamiento a los docentes noveles: prácticas y concepciones, 2010. v. 1. p. 1-9.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos da prática docente: cultura escolar e processos de socialização. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Desvalorização do magistério e posição social: algumas considerações sobre exercício docente e autonomia. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • MARIN, A. J. ; PENNA, M. G. O. . Trabalho docente, regulamentações e regulações: aproximações à gramática escolar no ensino fundamental. In: VIII Seminário internacional RED ESTRADO - UCH- CLACSO y II Seminário de Políticas educativas en Latinoamérica - UCH, 2010, Lima. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima: Universidad de Ciencias y Humanidades, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos de trajetórias sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: origem familiar e opção pela docência.. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer, formar. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Pistas para se repensar a formação inicial do professor da educação básica em cursos de Pedagogia. In: IX Colóquio Sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto. Debater o currículo e seus campos, políticas, fundamentos e práticas, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Posição social de professores e valores práticos do magistério: moralização e disciplonarização dos alunos. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambú. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010. p. 1-16.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente como função feminina: aprendizagens familiares e relações de gênero na escola. In: X Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: Os dilemas contemporâneos. São Paulo: Tec Art Editora Ltda., 2009. v. 1. p. 7145-7157.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente nas primeiras séries do ensino fundamental: posição social e relações com aspectos do capital cultural de professores. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambú. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. v. único. p. 1-15.

  • MARIN, A. J. ; BUENO, J. G. S. ; PENNA, M. G. O. . FOCALIZANDO INVESTIGAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DOCENTE. In: III Congresso Internacional de Evaluacion de La Funcion Docente, 2009, Temuco. III Congresso Internacional de Evaluacion de La Funcion Docente, 2009. v. único. p. 1-17.

  • MINHOTO, M.A.P. ; PENNA, M. G. O. . Valorização do magistério ou darwinismo profissional?. In: II Seminário Brasileiro de Educação, 2009, Campinas. Educação & Sociedade (Impresso). Campinas: CEDES, 2009. v. 30. p. 1-12.

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS SABERES DOCENTES. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processo de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos das condições de trabalho de professores do ensino fundamental I e sua posição social. In: Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Educação, Globalização e Cidadania, 2008. v. 1. p. 1-12.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos do conhecimento mobilizado pelos professores no exercício docente. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias, métodos, 2008. v. 1. p. 1-16.

  • PENNA, M. G. O. . Práticas docentes e facetas do habitus do professor: o trabalho como valor e a escolarização como estratégia de ascensão. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura. São Paulo: EDUC, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . A utilização da teoria de Pierre Bourdieu em teses e dissertações: algumas tendências. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica: A pesquisa em educação, 2007. p. 1-12.

  • PENNA, M. G. O. . Perfil de professores do ciclo I da rede pública estadual de São Paulo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica: A pesquisa em educação, 2007. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Alguns aspectos da institucionalização da função de professor no Brasil. In: VII Congresso Nacional de Educação - Educere - Edição Internacional, 2007, Curitiba. Saberes Docentes. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1. p. 874-883.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente e relações sociais: algumas considerações sobre as relações estabelecidas entre professores e alunos na escola. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2007. v. 1. p. 74-85.

  • PENNA, M. G. O. . O espaço como possibilidade formativa: considerações sobre o espaço escolar no interior de um estabelecimento penitenciário. In: XIII Endipe, 2006, Recife. Políticas educacionais, tecnologias e formação do educador: repercussões sobre a didática e as práticas de ensino, 2006. v. 1. p. 1-13.

  • PENNA, M. G. O. . Cultura escolar: práticas docentes e constituição de habitus. In: 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas. Educação e Cultura Contemprânea, 2006. v. único. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. . Origem social, capital cultural e exercício docente nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006. v. 1. p. 1-8.

  • PENNA, M. G. O. . O currículo em ação: a prática docente em um estabelecimento penitenciário e o embate com a diferença. In: VII Colóqui sobre Questões Curriculares/ III Colóqui Luso-Brasileiro, 2006, Braga. Golbalização e (des) Igualdades: os desafios curriculares, 2006. v. único. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. ; KNOBLAUCH, A. . Formação de professores em resumos de teses e dissertações e o acúmulo de conhecimento. In: 28º Anped, 2005, Caxambu. 40 anos da Pós- Graduação em Educação no Brasil, 2005. p. 1-20.

  • PENNA, M. G. O. . Os intelectuais e a educação: contribuições para a pesquisa. In: III Congresso Nacional da Área de educação / V Educere, 2005, Curitiba. III Congresso Nacional da Área da Educação/ V Educere - Epieteme, 2005. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. . A produção bibliográfica sobre a profissão de professor nos cursos de Pós- Graduação no Brasil (1981- 1998). In: Congresso Internacional Educação e Trabalho - Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, 2005, Aveiro. Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, 2005. p. 1-15.

  • PENNA, M. G. O. . Educação na prisões em teses e dissertações : uma análise sociológica. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no Brasil/ Região sudeste - Educação: direito ou serviço?, 2005. p. 1-12.

  • PENNA, M. G. O. . Professor, aluno: cada qual em seu lugar. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2005, Águas de Lindóia. Modos de ser educador: artes e técnicas - ciências e políticas. São Paulo: UNESP. v. 1. p. 74-84.

  • PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: idéias expressas por monitores-presos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Política, Conhecimento e Cidadania, 2004. p. 1-16.

  • PENNA, M. G. O. . Ser professor: o exercício da docência por monitores-presos. In: XII Endipe, 2004, Curitiba. XII Endipe Conhecimento local e Conhecimento universal, 2004. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. . Profissão de professor e exercício da prática: a docência como condição. In: V Seminário de Educação e Comunicação/ III Colóquio Imaginário, Cultura e Educação, 2004, Pelotas. Tecnologias da Cominicação: Imaginário, Corporeidade e Emoções, 2004. p. 1-14.

  • PENNA, M. G. O. ; MARIN, A. J. . Trajetória social, habitus e engajamento no trabalho escolar de uma coordenadora e um diretor em duas escolas públicas. In: XXVIII Simpósio brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, Paraíba. Educação: Estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des) construção, 2017. v. 45. p. 2999-3003.

  • BELLO, I. M. ; PENNA, M. G. O. ; JACOMINI, M. A. . Gestão e administração da educação na produção acadêmica (2000-20010). In: XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Educação: Estado, políticas e gestão da educação: tensões e agendas em (des) construção, 2017. v. 45. p. 456-461.

  • PERRELLA, C. S. S. ; PENNA, M. G. O. ; JACOMINI, M. A. . DEMOCRACIA NA ESCOLA: ENTRE PRÁTICAS E REFLEXÕES DO COTIDIANO ESCOLAR. In: Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade, 2017, Santo André. Reformas de ensino e movimentos de resistência : Diálogos entre Brasil e América Latina. São Paulo: Rede Escola Pública e Universidade / Letra e Voz,, 2017. v. 1. p. 62-64.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO. In: III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianóplolis. III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016. v. 1. p. 401-404.

  • BELLO, I. M. ; RODRIGUES, A. C. C. ; PENNA, M. G. O. . LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS PEDAGOGIA. In: IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018, Campinas. Anais do IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Docência e organização do trabalho pedagógico na escola: relações de poder e disputas de interesses. In: IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018, Campinas. Anais do IX Encontro Brasileiro da Redestrado, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. ; JACOMINI, M. A. . A. pesquisas sobre políticas de formação continuada de professores da educação básica. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO., 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba, 2017. v. 1. p. 13445-13445.

  • CARVALHO, V. R. V. ; PENNA, M. G. O. . OS SENTIDOS DA ESCOLARIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL. In: Simpósio Nacional em Socioeducação, 2017, Brasília. A escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. Planaltina: Faculdade Unb, 2017. v. 1. p. 35-35.

  • BELLO, I.M. ; MARIN, A. J. ; COLACIOPPO, A. C. ; GUARNIERI, M. R. ; PENNA, M. G. O. . Saberes docentes, formação profissional e prática pedagógica de professores dos anos iniciais da escolarização básica. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 197-198.

  • PENNA, M. G. O. ; SOUZA, R. B. ; GESQUI, L. C. ; MOLiNARI, S. G. S. . Currículo, didática e avaliação da aprendizagem: da aproximação necessária ao distanciamento observado no cotidiano escolar. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 436-436.

  • BELLO, I.M. ; JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. . Formação continuada e carreira docente: o município de Guarulhos em questão. In: V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração Escolar, 2016, Goiânia. Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: Anpae, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. v. 1. p. 4230-4230.

  • SOUZA, R. B. ; PENNA, M. G. O. . REFORMA CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DO ?PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ? SÃO PAULO?. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016. v. 1. p. 6339-6339.

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO: ALGUNS APONTAMENTOS. In: XXVII Simpósio de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. POLÍTICA, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVOS GOVERNOS, NOVAS AGENDAS?. Olinda: Biblioteca da Anpae, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES EM SÃO PAULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2015, Guarulhos. II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação. Guarulhos, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. . Políticas de formação de professores e carreira docente no Brasil: a produção do conhecimento e o posicionamento epoistemológico dos pesquisadores na área. In: V Seminário de Educação Brasileira, 2015, Campinas. Mudanças atuais na Sociedade Brasileira e o Sistema Nacional de Educação: qualidade da educação pública como direito humano. Campinas: CEDES, 2015. v. 1. p. 72-72.

  • PENNA, M. G. O. . Qualidade do ensino e trabalho docente: características dos professores da rede pública municipal de Guarulhos. In: IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação, 2015, Belo Horizonte. Os desafios da formação docente na contemporaneidade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Professor iniciante: socialização familiar e socialização profissional. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: UNESP, 2014. v. 1. p. 2900-2900.

  • RODRIGUES, A. C. C. ; PENNA, M. G. O. . Facetas da formação e do trabalho docente no curso de pedagogia no âmbito das atuais políticas de certificação universitária. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: GESTRADO/UFMG;GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. . Valorização do magistério da educação básica: um estudo sobre planos de carreira. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: GESTRADO/UFMG;GRAFHO/UNEB, PPGEduC/UNEB, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. ; SILVA, M. R. L. . As pesquisas sobre políticas de formação de professores no Brasil: teses e dissertações sobre a temática (2000-2010). In: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014, Curitiba. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. ; KNOBLAUCH, A. ; WINKELER, M. S. B. . Formação inicial em cursos de Pedagogia: alguns pontos para discussão. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EduECE, 2014. v. 1. p. 461-461.

  • PENNA, M. G. O. . A sala de aula na prisão: levantamento de pesquisas sobre práticas pedagógicas em escolas situadas em estabelecimentos prisionais no Brasil. In: Congresso Pedagogía 2013, 2013, La Havana. Encuentro po la unidad de los educadores. La Havana: Sello Editor Educación, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . O Plano Nacional de Ações Articuladas (PAR) e a Política Nacional de Formação de docentes para a Educação Básica: aspectos das demandas formativas de professores dos anos iniciais. In: IV Seminário de Educação Brasileira, 2013, Campinas. PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação. Campinas: CEDES, 2013. v. 1. p. 81-82.

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. ; MINHOTO, M.A.P. . Gestão e poder: um estudo sobre as relações construídas no interior das instituições escolares. In: XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013. v. 1. p. 1331-1331.

  • SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . Exercício docente na prisão por educadoras presas: práticas pedagógicas e marcas de gênero. In: XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPID/ CÁTEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013. v. 1. p. 17376-17376.

  • PENNA, M. G. O. . Condições de trabalho do professor e posição social: facetas de disposições do habitus relacionado ao exercício da docência. In: VII Encontro Brasileiro REDE Estrado, 2013, Vitória. Trabalho docente e políticas de responsabilização. Vitória: UFES, 2013. v. 1. p. 26-27.

  • GOMES, A. C. O. ; SILVA, A. B. ; PENNA, M. G. O. . EXERCÍCIO DOCENTE NA PRISÃO: UM ESTUDO SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE EDUCADORES PRESOS EM TRÊS PENITENCIÁRIAS PAULISTAS.. In: VII Seminário de Direitos Humanos no Século XXI, 2012, Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP). Marília: Oficina Universitária, 2012. v. 1. p. 11-1.

  • PENNA, M. G. O. . Ações docentes no Ensino Fundamental II e o Caderno do Professor: regulações sobre a prática pedagógica e condições de trabalho na escola. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 486-486.

  • GOMES, A. C. O. ; PENNA, M. G. O. . Estudo sobre saberes e práticas pedagógicas de educadores presos em São Paulo. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 11877-11877.

  • PENNA, M. G. O. . Socialização familiar do professor e valores práticos do magistério. In: II Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserción Profissional a la Docencia, 2010, Buenos Aires. El acompañamiento a los docentes noveles: prácticas y concepciones, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos da prática docente: cultura escolar e processos de socialização. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • MARIN, A. J. ; PENNA, M. G. O. . Trabalho docente, regulamentações e regulações: aproximações à gramática escolar no ensino fundamental. In: VIII Seminário internacional RED ESTRADO - UCH- CLACSO y II Seminário de Políticas educativas en Latinoamérica - UCH, 2010, Lima. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Lima: Universidad de Ciencias y Humanidades, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos de trajetórias sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: origem familiar e opção pela docência.. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto) biográfico: artes de viver, conhecer, formar. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Pistas para se repensar a formação inicial do professor da educação básica em cursos de Pedagogia. In: IX Colóquio Sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto. Debater o currículo e seus campos, políticas, fundamentos e práticas. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, 2010. v. 1. p. 326-327.

  • PENNA, M. G. O. . Posição social de professores e valores práticos do magistério: moralização e disciplonarização dos alunos. In: 33a Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambú. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010. v. 1. p. 175-176.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente como função feminina: aprendizagens familiares e relações de gênero na escola. In: X Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. Formação de professores e a Prática Docente: Os dilemas contemporâneos, 2009. v. 1. p. 179-179.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente nas primeiras séries do ensino fundamental: posição social e relações com aspectos do capital cultural de professores. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambú. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. v. único. p. 163-164.

  • MARIN, A. J. ; BUENO, J. G. S. ; PENNA, M. G. O. . FOCALIZANDO INVESTIGAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DOCENTE. In: III Congresso Internacional de Evaluacion de La Funcion Docente, 2009, Temuco. III Congresso Internacional de Evaluacion de La Funcion Docente, 2009. v. único. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. ; MINHOTO, M.A.P. . Valorização do magistério ou Darwinismo profissional?. In: II Seminário Brasileiro de Educação, 2009, Campinas. Os desafios conteporâneos para a educação brasileira e os processos de regulação. Campinas: CEDES, 2009. v. 1. p. 77-77.

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS SABERES DOCENTES. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processo de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos das condições de trabalho de professores do ensino fundamental I e sua posição social. In: Conferência Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Educação, Globalização e Cidadania, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Práticas docentes e facetas do habitus do professor: o trabalho como valor e a escolarização como estratégia de ascensão. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008. v. 1. p. 37-37.

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos do conhecimento mobilizado pelos professores no exercício docente. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, Teorias, Métodos, 2008. v. 1. p. 316-316.

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . A utilização da teoria de Pierre Bourdieu em teses e dissertações: Algumas tendências. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica: A pesquisa em educação. Vitória: Universidade Federal do espírito Santo, 2007. v. um. p. 188-188.

  • PENNA, M. G. O. . Perfil de professores do ciclo I da rede pública estadual de São Paulo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica: A pesquisa em Educação. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. v. 1. p. 217-218.

  • PENNA, M. G. O. . Alguns aspectos da institucionalização da função de professor no Brasil. In: VII Congresso Nacional de Educação - Educere - Edição Internacional, 2007, Curitiba. Saberes Docentes. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1. p. 874-874.

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente e relações sociais: algumas considerações sobre as relações estabelecidas entre professores e alunos na escola. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2007, Águas de Lindóia. A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação, 2007. v. 1. p. 250-250.

  • PENNA, M. G. O. . O currículo em ação: a prática docente em un estabelecimento penitenciário e o embate com a diferença. In: VII Colóquio sobre Questões Curriculares/ III Colóquio Luso-Brasileiro, 2006, Braga. Globalização e (des) igualdades : os desafios curriculares, 2006. v. único. p. 241-241.

  • PENNA, M. G. O. . O espaço como possibilidade formativa: considerações sobre o espaço escolar no interior de um estabelecimento penitenciário. In: XIII Endipe, 2006, Recife. Políticas Educacionais, tecnologias e formação do educador: repercussões sobre a didática e as práticas de ensino, 2006. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Cultura escolar: práticas docentes e constituição de habitus. In: 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas. Educação e cultura contemporânea. Canoas: Editora Ulbra, 2006. v. único. p. 165-165.

  • PENNA, M. G. O. . Origem social, capital cultural e exercício docente nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006. v. 1. p. 94-94.

  • PENNA, M. G. O. ; KNOBLAUCH, A. . Formação de professores em resumos de teses e dissertações e o acúmulo de conhecimento. In: 28º Anped, 2005, Caxambu. 40 anos da Pós- Graduação em educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. v. único. p. 255-256.

  • PENNA, M. G. O. . A produção bibliográfica sobre a profissão de professor nos cursos de Pós- Graduação no Brasil (1981-1998). In: Congresso Internacional de Educação e trabalho, 2005, Aveiro. Representações Sociais, Competências, Trajectórias Profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. v. único. p. 207-207.

  • PENNA, M. G. O. ; MATSUMOTO, A. E. ; LOURENCO, A. S. ; PORTUGUES, M. R. . Educação na prisões: contribuições para uma atuação crítica. In: I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. I Congresso Latino-Americano da Psicologia, 2005. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Os intelectuais e a educação: contribuições para a pesquisa. In: III Congresso Nacional da Área de Educação / V Educere, 2005, Curutiba. III Congresso Nacional da Área da Educação/ V Educere - Episteme, 2005. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Educação na prisões em teses e dissertações: uma análise sociológica. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no Brasil/ Região Sudeste - Educação: direito ou serviço?, 2005. v. Único. p. 77-77.

  • PENNA, M. G. O. . Professor, aluno: cada qual em seu lugar. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2005, Águas de Lindóia. Modos de ser educador: Artes e Técnicas - Ciências e Políticas, 2005. v. 1. p. 279-279.

  • PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: idéias expressas por monitores presos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: Política, Conhecimento e Cidadania. Rio de janeiro: CX Bureau de Impressão, 2004. v. único. p. 77-77.

  • PENNA, M. G. O. ; BUENO, J. G. S. . A utilização da entrevista como procedimento metodológico: da necessidade de compreensão à possibilidade de reflexão. In: Conferencia Internacional de Sociologia de la Educación, 2004, Buenos Aires. La responsabilidad social de la Sociología de la Educación frente a los Movimentos Sociales emergentes, 2004. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Ser professor: o exercício da docência por monitores presos. In: XII Endipe, 2004, Curitiba. XII Endipe: Conhecimento local e Conhecimento universal, 2004. p. 1-1.

  • PENNA, M. G. O. . Profissão de professor e exercício da prática: a docência como condição. In: IV Seminário de Educação e Comunicação / III Colóquio Imaginário, Cultura e Educação, 2004, Pelotas. Tecnologias da Cominicação: Imaginário, Corporeidade e Emoções, 2004. v. único. p. 53-53.

  • PENNA, M. G. O. . O pensamento educacional de John Dewey: algumas reflexões. In: X Semana de Filosofia, 2004, Uberlândia. Filosofia e Reflexão Social, 2004. p. 1-1.

  • JACOMINI, M. A. ; PERRELLA, C. S. S. ; PENNA, M. G. O. ; BELLO, I. M. . DEMOCRACIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. EDUCERE (UMUARAMA. IMPRESSO) , 2019.

  • PENNA, M. G. O. . Percepções de professores sobre o exercício docente: Julgamento profissional e aspectos do habitus.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . Características dos professores da rede municipal de Guarulhos e demandas por formação continuada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Qualidade do ensino e trabalho docente: características dos professores da rede pública municipal de Guarulhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. . Políticas de formação de professores e carreira docente no Brasil: a produção do conhecimento e o posicionamento epoistemológico dos pesquisadores na área. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES E A QUALIDADE DO ENSINO: ALGUNS APONTAMENTOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Condições de trabalho do professore e posição social: cultura escolar e aspectos do habitus relacionado ao exercício docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BELLO, I.M. ; PENNA, M. G. O. . O Plano Nacional de Ações Articuladas (PAR) e a Política Nacional de Formação de docentes para a Educação Básica: aspectos das demandas formativas de professores dos anos iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PENNA, M. G. O. . A sala de aula na prisão: levantamento de pesquisas sobre práticas pedagógicas em escolas situadas em estabelecimentos prisionais no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . EXERCÍCIO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E FACETAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: limites e possibilidades da ação educativa no interior de uma penitenciária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARIN, A. J. ; GIOVANNI, L. M. ; GUARNIERI, M. R. ; COLACIOPPO, A. C. ; PENNA, M. G. O. . QUEM FALA? O QUE FALA? COMO FALA? SOBRE O QUE FALA? Analisando a produção do GT Didática de 2000 a 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENNA, M. G. O. . Ações docentes no Ensino Fundamental II e o Caderno do Professor: regulações sobre a prática pedagógica e condições de trabalho na escola.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, A. C. O. ; PENNA, M. G. O. . Estudo sobre saberes e práticas pedagógicas de educadores presos em São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PENNA, M. G. O. . Posição social de professores e valores práticos do magistério: moralização e disciplonarização dos alunos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Socialização familiar do professor e valores práticos do magistério. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos da prática docente: cultura escolar e processos de socialização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIN, A. J. ; PENNA, M. G. O. . Trabalho docente, regulamentações e regulações: aproximações à gramática escolar no ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos de trajetórias sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: origem familiar e opção pela docência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente como função feminina: aprendizagens familiares e relações de gênero na escola.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente nas primeiras séries do ensino fundamental: posição social e relações com aspectos do capital cultural de professores.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUENO, J. G. S. ; MARIN, A. J. ; PENNA, M. G. O. . FOCALIZANDO INVESTIGAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DOCENTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS SABERES DOCENTES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Aspectos das condições de trabalho de professores do ensino fundamental I e sua posição social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . A utilização da teoria de Pierre Bourdieu em teses e dissertações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KNOBLAUCH, A. ; PENNA, M. G. O. . Perfil de professores do ciclo I da rede pública estadual de São Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente e relações sociais: algumas considerações sobre as relações estabelecidas entre professores e alunos na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Cultura escolar: práticas docentes e constituição de habitus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . O currículo em ação: a prática docente em um estabelecimento penitenciário e o embate com a diferença. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Origem social, capital cultural e exercício docente nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PENNA, M. G. O. . A escola na prisão: da promoção da adaptação à ppossibilidade de resistência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Educação na prisões em teses e dissertações: uma análise sociológica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . O ofício de professor: as ambiguidades do exercício docente por monitores-presos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Professor, aluno: cada qual em seu lugar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . A produção bibliográfica sobre a profissão de professor nos cursos de Pós-Graduação no Brasil (1981 - 1998). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. ; BUENO, J. G. S. . A utilização da entrevista como procedimento metodológico: da necessidade de compreensão à possibilidade de reflexão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . O pensamento educacional de John Dewey: algumas reflexões. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: idéias expressas por monitores-presos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Ser professor: o exercício da docência por monitores-presos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENNA, M. G. O. . Exercício docente (efetivo exercício).. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2010 (Verbete do Dicionário: Trabalho, profissão e condição docente).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PENNA, M. G. O. . Formação continuada de professores do Ensino Fundamental. 2008.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista Comunicações UNIMEP. 2019.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc para a revista 'Educação e Pesquisa'. 2019.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc para a Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) ? Reveduc - do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2019.

PENNA, M. G. O. . Parecerista ad hoc da Revista Educação em Perspectiva, ISSN 2178-8359,. 2018.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Educar em Revista. 2018.

PENNA, M. G. O. . parecerista ad hoc Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 70ª Reunião Anual da SBPC,. 2018.

PENNA, M. G. O. . Parecerista da revista Educação: Teoria e Prática Unesp. 2018.

PENNA, M. G. O. . Parecerista ad hoc, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos -. 2018.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc Educação em Revista. UFMG. 2018.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc da Revista NUPEMda Universidade Estadual do Paraná, Câmpus Campo Mourão,. 2018.

PENNA, M. G. O. . Parecer Ad Hoc do projeto de Doutorado ?PROFESSORES INICIANTES E BEM-SUCEDIDOS: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE PROFESSORES BEM-SUCEDIDOS NO INÍCIO DE CARREIRA?. 2017.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc do Projeto de Doutorado ?VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR?. 2017.

PENNA, M. G. O. . III CONGRESSO ACADÊMICO - UNIFESP. 2017.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc para a 69ª Reunião Anual da SBPC. 2017.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Educação e Realidade. 2017.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a comissão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação História, Política, Sociedade da PUC/SP. 2017.

PENNA, M. G. O. . Participação da ?Comissão Científica? do evento VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores ? Políticas Educacionais, Formação e Prática Docente: Cenários e Experiências. 2017.

PENNA, M. G. O. . Parecer ah hoc para a a Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) ? Reveduc - do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2017.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP. 2017.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Pensata. 2016.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP.. 2016.

PENNA, M. G. O. . Parecer had hoc para Revista Olhares. 2016.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para COMUNICAÇÕES: Revista de Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, n. 2016.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc de projeto de doutorado intitulado ?Didática no cotidiano da educação infantil?. 2016.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para 'Educar em Revista' da UFPR. 2016.

PENNA, M. G. O. ; BUENO, J. G. S. ; SASS, O. . Comissão de Recredenciamento docente - EHPS/PUC-SP. 2016.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para o Programa de Pós-Graduação em Educação : História, Política, Sociedade da PUC/SP. 2015.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista Olhares. 2015.

PENNA, M. G. O. . Parecer had hoc para a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2015.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Olhares. 2015.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores ? Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e perspectivas,. 2015.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc para a Revista Unopar Científica Ciências Humanas e Educação. 2015.

PENNA, M. G. O. . Projeto de Pesquisa de Mestrado 'A reestruturação do habitus de estudantes de pedagogia e as disposições de gênero. 2015.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Olhares. 2014.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para 'Comunicações: Revista de Educação' da UNIMEP. 2014.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para 'Revista de Educação REVEDUC' da UFsCar. 2014.

PENNA, M. G. O. . parecer ad hoc para 66 Reunião Anual SBPC. 2014.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Memorias/ Universidad Cooperativa de Colombia. 2014.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista Eletrônica de Educação - UFSCar. 2013.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Olhares. 2013.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - 65 Reunião Anual SBPC. 2013.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para para a Revista Educação: Teoria e Prática (UNESP/ Rio Claro). 2013.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para para a Revista Educação: Teoria e Prática (UNESP/ Rio Claro). 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Projeto de Pesquisa de Mestrado (PPG: EHPS/ PUC-SP). 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - Projetos de Pesquisa do Edital 2012 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para o periódico Estudos de Psicologia (Natal). 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para o periódico Educar em Revista. 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - 64 Reunião Anual da SBPC. 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para o XVI ENDIPE. 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Revista Olhares. 2012.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. 2011.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Educar em Revista. 2011.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - 63 Reunião Anual da SBPC. 2011.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - Projetos de Extensão UNIFESP - Edital PBEX01/2011. 2011.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Projeto de Pesquisa de Doutorado (PPGE EHPS/ PUC/SP). 2011.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc - Projetos de Pesquisa do Edital 2010 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2010.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Projeto de Pesquisa de Doutorado (PPGE EHPS/ PUC/SP). 2010.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Educar em Revista. 2010.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc 62ª Reunião Anual da SBPC. 2010.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc 61ª Reunião Anual da SBPC. 2009.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc Educar em Revista. 2009.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc 60a. Reunião Anual da SBPC. 2008.

PENNA, M. G. O. . VI Semana de Educação da Feusp. 2008.

PENNA, M. G. O. . Parecer ad hoc para Educar em Revista. 2008.

PENNA, M. G. O. ; JACOMINI, M. A. . Jornal da educação: Revista Nova escola. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PENNA, M. G. O. ; LOURENCO, A. S. . Educação e escola na prisão e seus protagonistas: perspectivas teóricas, apontamentos do cotidiano e especificidades do contexto feminino. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PENNA, M. G. O. . Condições de trabalho de professores: cultura escolar e habitus docente. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PENNA, M. G. O. . Exercício docente: posições sociais e condições de vida e trabalho de professores. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PENNA, M. G. O. . Relações sociais e espaço escolar na prisão: limites e possibilidades da ação educativa no interior de uma penitenciária. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PENNA, M. G. O. . Exercício docente: posições sociais e condições de vida e trabalho de professores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PENNA, M. G. O. . As condições de trabalho do professor na carreira acadêmica. 2018. (Palestra).

PENNA, M. G. O. . Contexto atual das políticas educacionais de formação de professores. 2018. (coordenação de mesa-redonda).

PENNA, M. G. O. . IV Congresso Acadêmico da Unifesp - Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo. 2018. (membro de equipe de avaliação).

PENNA, M. G. O. . Educação formal nas prisões: políticas e práticas. 2017. (Palestra).

PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. ; JACOMINI, M. A. . ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE GUARULHOS E SUAS RELAÇÕES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO.. 2016. (Relatório de pesquisa).

PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. ; GUARNIERI, M. R. ; MARIN, A. J. ; RODRIGUES, A. C. C. . Saberes docentes, formação profissional e prática pedagógica de professores dos anos iniciais da escolarização básica. 2016. (Coordenação de painel).

BATISTA, A.A.G. ; MELLO, H.D.A. ; FREITAS, P.F. ; RIBEIRO, V.M. ; MARINHO, I.C. ; NÓBREGA, M.J.M. ; NOVAES, L.C. ; BEZERRA, M. H. B. ; PENNA, M. G. O. . Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. A. ; JACOMINI, M. A. ; BELLO, I.M. ; MINHOTO, M.A.P. ; PENNA, M. G. O. ; FREITAS, D. N. T. ; SCAFF, E. A. S. ; WELLEN, H. K. A. M. ; SILVA, M. R. L. ; MENDES, V. R. . A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010). 2015. (Relatório de pesquisa).

PENNA, M. G. O. . Sessão de Comunicação. 2015. (Coordenação de painel).

JACOMINI, M. A. ; BELLO, I.M. ; NOVAES, L.C. ; PARELLA, C. ; ABREU, C. B. M. ; PENNA, M. G. O. . I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa; II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação. 2015. (Organização de evento).

TROPIA, P. V. ; VENCO, Selma ; PENNA, M. G. O. . Condições de trabalho e ideologia docente. 2014. (coordenação de mesa-redonda).

PENNA, M. G. O. ; KNOBLAUCH, A. ; WINKELER, M. S. B. . Formação inicial em cursos de Pedagogia: alguns pontos para discussão. 2014. (Coordenação de painel).

GIGLIO, C.M.B. ; MINHOTO, M.A.P. ; JACOMINI, M. A. ; PENNA, M. G. O. ; BELLO, I.M. ; ABREU, C. B. M. ; VÓVIO, C. L. ; BRAGA, A. R. ; REVAH, D. ; PANIZZOLO, C. ; SILVESTRE, M. A. ; SILVA, J. L. B. ; PINTO, U. de A. ; PESCE, L. . Relatório Técnico Programa Prodocência:. 2013. (Relatório de pesquisa).

JACOMINI, M. A. ; SILVA, A. A. ; BELLO, I.M. ; SILVA, M. R. L. ; MINHOTO, M.A.P. ; MENDES, V. R. ; PENNA, M. G. O. . A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010). 2013. (Participação em encontro de pesquisa).

PENNA, M. G. O. . Políticas e processos educativos nos regimes de privação de liberdade. 2012. (coordenação de mesa-redonda).

PENNA, M. G. O. ; NOVAES, L.C. ; CARVALHO, A.F. . As políticas públicas na prisão em xeque: um olhar sobre a educação para os jovens e adultos presos. 2011. (Organização de evento de extensão).

PENNA, M. G. O. . Formação de professores e trabalho docente. 2011. (Mesa redonda).

SAMPAIO, M. M. F. ; PENNA, M. G. O. ; NOVAES, L.C. ; GALLIAN, C. V. A. ; DAMASCENO, A. R. ; BEZERRA, M. H. B. ; FERREIRA, V. M. R. . Relatório de Análise de Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2010. (Relatório de pesquisa).

PENNA, M. G. O. . Práticas de formação e pesquisas (auto) biográficas. 2010. (Coordenação de painel temático).

PENNA, M. G. O. . A questão da didática no ensino superior: o programa e a disciplina. 2009. (Palestra).

PENNA, M. G. O. . A didática e as teorizações sobre ensino. 2009. (Palestra).

PENNA, M. G. O. ; BRUNO . O sentido da infância na ressignificação do Planejamento. 2008. (Oficina formação - educação infantil).

PENNA, M. G. O. . Saberes na formação e no exercício da profissão: alguns elementos para a compreensão da profissionalidade docente. 2008. (Coordenação de painel temático).

PENNA, M. G. O. . Professor das séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalaho. 2008. (Palestra).

PENNA, M. G. O. ; CUKIERKORN, M.M.O.B ; CARVALHO, A.F. . Educação, prisão e emancipação: elementos para pensar a formação de professores. 2008. (Mesa redonda).

PENNA, M. G. O. . PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ? 2007/2008. 2008. (membro de equipe de avaliação).

PENNA, M. G. O. . Seminário Internacional : Escola e Cultura. 2008. (Coordenação de painel temático).

PENNA, M. G. O. . Projeto de Estudos e Pesquisas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matreial para aulas na modalidade EAD).

PENNA, M. G. O. . Alfabtização de adultos encarcerados. 2007. (Oficinas alfabetização).

PENNA, M. G. O. . Faculdade Integração Zona Oeste. 2006. (Membro docente de colegiado de curso).

PENNA, M. G. O. . Instituto socioambientel - relatório anual de atividades. 2006. (reunião de trabalho).

PENNA, M. G. O. . O pensamento educacional de John Dewey: algumas reflexões. 2005. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Aparecida Jacomini em 16/03/2019., Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.  .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Maria José Silva Fernandes - Integrante / Cileda dos S. Sant?Anna Perrella - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / João Batista da Silva Santos - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Theresa Adrião - Integrante / Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas (2000-2016), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Aparecida Jacomini em 16/03/2019., Descrição: A consolidação de uma área ou campo de conhecimento requer atenção constante dos pesquisadores sobre sua produção científico-acadêmica. Nesse sentido, estudos de revisão são importantes fontes de informação sobre o estado do conhecimento, das tendências de pesquisas, suas contribuições para os avanços da área, como também suas possíveis fragilidades. Os estudos de revisão englobam todo tipo de pesquisa que tem como objeto a produção acadêmica de uma área, um campo de conhecimento ou uma temática específica, dentro de um recorte temporal e espacial. Um número significativo de pesquisas sobre a produção acadêmica em educação tem sido realizado nos últimos anos, contudo, ainda são poucas as investigações sobre as características dos estudos de revisão nesta área e os modos como eles vêm sendo apropriados ou até mesmo ressignificados. São diversas as denominações atribuídas as esses estudos: estado da arte, estado do conhecimento, revisão bibliografica, revisão de literatura, levantamento bibliográfico, revisão de produção acadêmica, revisão sistemática, metanálise, metapesquisa, estudo bibliométrico etc. Também em relação à abordagem metodológica os estudos dessa natureza guardam semelhanças e especificidades. Todavia, não dispomos de análises sistemáticas, resultantes de investigação, que informem quais abordagens e procedimentos têm caracterizado esse tipo de estudo em educação e que contribuições tem trazido para o campo. Face a isto, este projeto elegeu como objeto de pesquisa estudos de revisão na área de educação, no período de 2000-2016. Para o seu desenvolvimento foi definido como corpus a produção publicada em formato de livro, artigos das revistas de educação nacionais registradas no scielo e a Série Estado do Conhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anício Teixeira (INEP). O objetivo é estudar os trabalhos que pesquisam a produção acadêmica (estudos de revisão), a partir de um conjunto específico de trabalhos selecionados, identificando e analisando as diferentes denominações e enfoques metodológicos, suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências, as potencialidades e os desafios que se apresentam à área de educação, frente a esse tipo de pesquisa. Para tal, será realizada uma revisão sistemática, com foco na abordagem metodológica, elemento essencial para caracterizar os diversos tipos de estudos de revisão, assim como na contribuição dos trabalhos sobre a produção acadêmica. Pretende-se, ao final da pesquisa, ter construído um panorama sobre os estudos de revisão, com a apresentação dos diferentes tipos de pesquisa, os aspectos metodológicos que os caracterizam e o que os diferencia entre si, de forma a indicar as potencialidades e os desafios que se apresentam para esse tipo de pesquisa na área de educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Antonia Almeida Silva - Integrante / Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen - Integrante / Valdelaine da Rosa Mendes - Integrante / Syomara Assuite Trindade - Integrante / Cileda dos S. Sant?Anna Perrella - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / Maria Aparecida Guedes Monção - Integrante / Fernando Xavier Silva - Integrante / Alexandre Viana Araújo - Integrante / Alfredo Macedo Gomes - Integrante / Ana Lúcia Félix dos Santos - Integrante / Ângelo Ricardo de Souza - Integrante / Elisabete Barbosa - Integrante / Janete Maria Lins de Azevedo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Trabalho docente na educação básica: formação, condições de trabalho, desenvolvimento profissional de professores e a constituição de habitus, Descrição: Esta pesquisa se insere na temática do trabalho docente, investigando aspectos que o normatizam, tais como trajetórias profissionais, formação, condições de trabalho e organização do trabalho pedagógico nas escolas. Investiga os professores, bem como os demais agentes envolvidos no fazer escolar: equipe de gestão, alunos, funcionários, pais. Apoiando-se em Pierre Bourdieu,tem por objetivo investigar a constituição de um habitus relacionado ao exercício da função docente. Entende-se que tal habitus refere-se à origem e pertença de classe dos professores e às diferentes trajetórias sociais. Também, refere-se à escola, suas formas de organização e sua função social, marcando o trabalho do professor. Nesse aspecto, diz respeito às aprendizagens ocorridas em processos de socialização na escola, espaço que comporta modos de visão e divisão referidos ao campo educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador., Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    A Didática proposta para formar professores no Brasil na atualidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alda Junqueira Marin em 14/03/2018., Descrição: Há quase quarenta anos, professores e pesquisadores da área da Didática iniciaram um movimento de análise e revisão do que ocorria nos cursos de formações de professores com essa disciplina obrigatória dos currículos. Desde então, muitos eventos e publicações divulgaram produções pelo país com enorme contribuição de pesquisadores com estudos de diversa natureza para acompanhar esse movimento. Este estudo, com a pretensão de ser abrangente, retoma a mesma temática inicial, ou seja, a da análise das propostas de didática vigentes no país nos cursos de licenciatura, sobretudo em um período de várias alterações a partir das políticas de educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Alda Junqueira Marin - Coordenador / Adriane Knoblauch - Integrante / Flavia Torezin Liba - Integrante / Luciane Paiva Alves de Oliveira - Integrante / CAMILA GALINDO - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Exercício docente e organização do trabalho pedagógico na escola, Descrição: Este projeto de pesquisa para realização de estágio de pós-doutorado tem por tema o exercício docente, com foco específico na organização do trabalho pedagógico escolar e nas relações estabelecidas entre professores e gestores. O objetivo é compreender como se dá a reorganização do trabalho escolar a partir da introdução de novos mecanismos de gestão nas escolas, bem como o sentido atribuído ao trabalho pedagógico escolar por professores e pela equipe de gestão, investigando disposições constituidoras do habitus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010), Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Isabel melero Bello - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Antonia Almeida Silva - Integrante / Valdelaine da Rosa Mendes - Integrante / Fani Quitéria Nascimento Rehem - Integrante / Syomara Assuite Trindade - Integrante / Rosana Evangelista Cruz - Integrante / Maria Aparecida Monção - Integrante / Cileda Parrella - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2014 - 2015

    Estudo sobre condições de trabalho de professores do Ensino Fundamental I em Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas e o ensino, Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar as condições de trabalho dos professores dos anos iniciais da rede pública municipal de Guarulhos e suas relações com as práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são: mapear a produção discente em cursos de Pós-Graduação no país sobre a temática do exercício docente; levantar aspectos das condições de trabalho dos professores da rede pública municipal de Guarulhos; estabelecer perfil sociocultural dos professores entrevistados; compreender as percepções dos professores sobre suas condições de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Isabel melero Bello - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 38 / Número de orientações: 6

  • 2012 - 2014

    Condições de trabalho e relações de classe dos docentes de Guarulhos -SP, Descrição: Este projeto tem como principal objetivo analisar a posição e as relações de classe dos docentes na cidade de Guarulhos-SP. Para tanto, buscará articular a discussão teórica sobre o tema com uma pesquisa empírica que possibilite aplicar os principais critérios utilizados para a definição das classes e para a estratificação dos grupos sócio-profissionais. Primeiramente, será feito um levantamento bibliográfico da literatura que trata o conceito, localizando como as diferentes interpretações inserem os professores. Em seguida, será feito um levantamento de dados sobre as lutas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Por fim, será aplicado um questionário com uma amostra representativa aos docentes das escolas estaduais da cidade de Guarulhos. O objetivo desta enquete é problematizar a posição e as relações de classe dos professores, tomando como principais indicadores suas condições de vida e trabalho, sua atuação política e suas representações ideológicas. Com base em uma discussão sobre as transformações no trabalho e na profissão que a categoria vivenciou nas últimas décadas, pretende-se debater as teses da precarização, desqualificação, desprofissionalização e proletarização. Nesse sentido, o projeto pretende contribuir para o debate sobre a problemática das classes sociais na categoria docente a partir do aprimoramento dos recursos metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador / Patrícia Vieira Tropia - Integrante / Davisson Charles Cangussu de Souza - Integrante / Anita Handfas - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante.

  • 2011 - 2014

    A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010), Descrição: Este projeto problematiza a produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil no período de 2000 a 2010. A pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar as possíveis mudanças nas características da produção em políticas educacionais no período em tela, confrontando-a ao debate mais amplo sobre a produção em políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Isabel melero Bello - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Antonia Almeida Silva - Coordenador / Dirce Nei Teixeira de Freitas - Integrante / Elisângela Alves da Silva Scaff - Integrante / Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen - Integrante / Mirna Ribeiro Lima da Silva - Integrante / Valdelaine da Rosa Mendes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    A DIDÁTICA: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino, Descrição: Ao longo das três últimas décadas diversos autores no Brasil e no exterior dedicaram-se a análises sobre a Didática quer como área acadêmica de investigação, quer como disciplina componente dos currículos de formação de professores. Nesse período diversas análises da produção acadêmica trouxeram contribuições para o acompanhamento de seus avanços, dilemas, problemas, inocuidade dos estudos para alterações entre outras questões. Este projeto tem como problematização identificar quais as questões postas por pesquisas e quais as bases de construção do conhecimento em outras esferas fora do Endipe e do GT Didática da Anped ao considerar a existência de outras fontes e outros GTs que também focalizam a educação, o professor e o seu trabalho de ensinar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / José Geraldo Silveira Bueno - Integrante / Maria das Mercês Ferreira Sampaio - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Integrante / Isabel melero Bello - Integrante / Cláudia Valentina Assumpción Gallian - Integrante / Maria Helena Bertolini Bezerra - Integrante / Maria Regina Guarnieri - Integrante / Ana Carolina Colacioppo - Integrante / Marin, Alda Junqueira - Coordenador / Ana Maria Falsarella - Integrante / Helenice Ciampi - Integrante / Maria José Silva Fernandes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Os professores e o ensino: estudos sobre práticas pedagógicas docentes em suas relações com a instituição escolar, Descrição: O tema deste projeto de pesquisa é a prática pedagógica de professores que atuam no ensino fundamental. O foco da pesquisa diz respeito a investigações sobre as razões implicadas nas escolhas feitas pelos professores ao organizarem suas práticas de ensino. O objetivo é analisar quais as relações estabelecidas pelos professores com o conhecimento escolar e quais as crenças e concepções mobilizadas em sua tarefa de ensinar. Pretende-se verificar que concepções sobre o ensino compõem as razões implicadas nas ações dos professores e que se consubstanciam em suas práticas, a fim de se captar a lógica presente nessas ações. Parte-se de compreensão da prática pedagógica do professor como expressão da cultura escolar, ou seja, de que essa prática diz respeito à forma escolar e suas lógicas específicas de socialização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 5

  • 2010 - 2013

    Políticas educacionais e exercício docente na atualidade, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva investigar aspectos das formas de configuração do exercício docente, em face às políticas educacionais na atualidade, a fim de se verificar a lógica presente em tais reformas. Para Contreras (1977), o processo de racionalização tecnológica que ocorre na sociedade se apresenta no exercício docente, expressando-se, entre outras questões, na progressiva perda de autonomia dos professores na realização de seu trabalho, além da intensificação das tarefas, fomentando a rotinização e o individualismo. Pretende-se verificar como os novos dispositivos que incidem sobre o magistério afetam sua constituição e, portanto, a própria percepção que os professores possuem sobre seu trabalho, modificando suas práticas pedagógicas e trazendo consequências para o ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 15

  • 2006 - 2014

    Organização escolar e práticas pedagógicas, Descrição: A partir de estudos, realizados no período de 2002 a 2006, mediante os quais fomos nos aproximando das entradas sobre currículo, alunos e docência na perspectiva das relações entre escola e cultura com focos e buscando caminhos para a investigação cabe, agora, a busca de aprofundamentos em estudos mais delimitados e com menor escopo, porém com maior concentração. É nesta direção que este projeto está proposto buscando, por um lado, abordar questões sobre a escola privilegiando sua organização - antes sempre considerada, porém não como foco específico - e, por outro lado, focalizar as práticas pedagógicas no interior das escolas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / José Geraldo Silveira Bueno - Integrante / Alda Junqueira Marin - Coordenador / Maria das Mercês Ferreira Sampaio - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Integrante / Helena Machado de Paula Albuquerque - Integrante / Cláudia Valentina Assumpción Gallian - Integrante., Número de produções C, T & A: 32

  • 2003 - 2007

    Professor de séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de São Paulo: posições sociais e condições de vida e trabalho, Descrição: Nesta pesquisa a docência é compreendida como função social, a partir do referencial teórico de Pierre Bourdieu. o objetivo é analisar as condições concretas às quais os docentes encontram-se submetidos, bem como a posição social que ocupam. Entre outras questões a pesquisa evidenciou que por sua origem a maioria dos professores pertencem às camadas populares, e que em decorrência do exercício da docência ascenderam à condição de classe média.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21

  • 2002 - 2006

    Escola: entre saberes, professores e alunos, Descrição: Este projeto, parte da perspectiva que reconhece, por um lado, a escola como uma instituição que porta as marcas da cultura em que se insere, na medida em que, através de suas práticas cotidianas, transmite saberes, valores e modos de agir e de pensar e, por outro, como instituição única e ímpar, também produz cultura, isto é, produz saberes, cria valores, possui tradições, estabelece modos de agir, de pensar, de organização do tempo, do espaço, das relações, dos papéis e dos lugares sociais internos. Nesse sentido, o Projeto, para os próximos anos, procurará privilegiar três âmbitos de estudos: a) a docência: investigando as práticas escolares para a formação de docentes e as práticas docentes para formação de escolares; b) a organização e distribuição dos saberes efetuados pela instituição escolar como expressão das políticas e das reformas educacionais, na confluência com a tradição e práticas produzidas historicamente pela própria escola; e c) prática discente: em que se procurará investigar as formas e organização e de distribuição dos discentes promovidas pela escola e as formas de atuação discente frente às formas de organização impostas pela escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / José Geraldo Silveira Bueno - Coordenador / Alda Junqueira Marin - Integrante / Maria das Mercês Ferreira Sampaio - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Integrante / Marcos Cezar de Freitas - Integrante., Número de produções C, T & A: 33

  • 2001 - 2003

    Ofício de professor: as ambiguidades do exercício docente por monitores-presos, Descrição: Pesquisa sobre a atividade educativa desenvolvida em escola situada no interior de estabelecimento penitenciário. Dentre os achados de pesquisa está a escola como valor e o desenvolvimento da docência como estratégia de sobrevivência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - 2013

    Programa Prodocência: Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica, Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Maria Angélica Pedra Minhoto - Integrante / Cláudia Barcelos de Moura Abreu - Integrante / Célia Maria Benedicto Giglio - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Umberto de Andrade Pinto - Integrante / Regina Cândida Ellero Gualtieri - Integrante / Marcia Aparecida Jacomini - Integrante / Marineide de Oliveira Gomes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Clecio dos Santos Bunzen Júnior - Integrante / Daniel Revah - Integrante / Izilda Cristina Johanson - Integrante / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Henrique Parra - Integrante / Maria Rita Tarcia - Integrante / Lucila Pesce - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Aprovação em concurso público professor doutor Metodologia da Pesquisa em Educação, UNIFESP - Guarulhos.

2008

Aprovação em concurso público para professor Doutor na disciplina Didática e Questões de Teoria do Ensino, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

2007

Aprovação em concurso público para professor doutor na disciplina Didática e Resolução de Problemas, EACH -USP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação. , Estrada do Caminho Velho, Jardim Nova Cidade, 07252312 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 33812072, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual Feira de Santana

    Vínculo: Participação Projeto Pesquisa, Enquadramento Funcional: não há

    Outras informações:
    Participação no Projeto de Pesquisa ?A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)?, sob a coordenação da Profª Drª Antonia Almeida Silva.

  • 2011 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Participação Projeto Pesquisa, Enquadramento Funcional: Não há

    Outras informações:
    Participação no Projeto de Pesquisa "A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino", sob coordenação da Profa. Dra. Alda Junqueira Marin.

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Estudos Sociológicos da Escola

    Atividades

    • 02/2016

      Extensão universitária , Campus de Guarulhos, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Democracia na escola:.

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • 02/2013

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Educação (33009015083P7), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOBRE EXERCÍCIO DOCENTE NA ESCOLA EM PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS: LEITURAS DE PIERRE BOURDIEU

    • 07/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Monitoria.

    • 01/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Economia e Cultura, Estudo Sociológico da Escola, Prática Pedagógica Programada: educação nas prisões, Prática Pedagógica Programada: Função social da escola: significado da escola para alunos do Ensino Médio, Residência Pedagógica em Gestão Educacional, Residência Pedagógica no Ensino Fundamental, Residência Pedagógica em EJA

    • 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Educação.

    • 03/2010

      Estágios , Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação, .,Estágio realizado, Supervisão de Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental.

    • 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.

    • 09/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Economia e Cultura, Educação escolar em espaços de privação de liberdade , Estudos sociológicos da escola, Laboratório de Pesquisa Educacional, Metodologia da Pesquisa em Educação, Prática Pedagógica Programada, Residência Pedagógica

    • 08/2014 - 04/2017

      Direção e administração, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Chefe da Secretaria Acadêmica.

    • 08/2013 - 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Assuntos estudantis, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Moradia Estudantil.

    • 02/2014 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Representante da Direção Acadêmica no Conselho de Graduação.

    • 02/2014 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Carga Didática do curso de Pedagogia.

    • 02/2015 - 07/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do.

    • 04/2013 - 12/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (CAPPC).

    • 08/2013 - 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do programa de Pós-Graduação em Educação.

    • 03/2013 - 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de alunos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado.

    • 12/2012 - 06/2014

      Direção e administração, Departamento de Educação, .,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de Educação.

    • 06/2012 - 06/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2011 - 07/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do XVI ENDIPE (Comissão de Comunicação).

    • 04/2010 - 07/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Guarulhos, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Extensão.

  • 2007 - 2009

    Faculdade de Educação -USP

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de Didática nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

    Atividades

    • 11/2007 - 09/2009

      Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática para alunos da Pedagogia e das Licenciaturas

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de Sociologia da Educação no curso de Pedagogia

    Atividades

    • 09/2007 - 10/2007

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 2003 - 2007

    Pontifícia Universidade Católica

    Vínculo: aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: não há

    Outras informações:
    elaboração de tese de doutorado

  • 2001 - 2007

    Pontifícia Universidade Católica

    Vínculo: participação projeto pesquisa, Enquadramento Funcional: não há, Carga horária: 0

    Outras informações:
    aluna de doutorado - integrante de projeto de pesquisa

  • 2001 - 2003

    Pontifícia Universidade Católica

    Vínculo: aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: não há

    Outras informações:
    Dissertação de Mestrado: "O ofício de professor: as ambigüidades do exercício da docência por monitores-presos"

    Atividades

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de estudos Pós Graduados em Educação:História, Política, Sociedade, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Faculdade Campo Limpo Paulista/ Instituto Símbolo

    Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professora de cursos de Pós-Graduação Lattu Sensu em Docência Superior (para enfermeiros), nas disciplinas Pesquisa em Educação e Organização do Trabalho Pedagógico; e em Gestão Hospitalar (para profissionais da saúde), na disciplina Metodologia Científica

    Atividades

    • 06/2009 - 10/2010

      Ensino, Pós-graduação em docência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia da Pesquisa em Educação

  • 2004 - 2007

    FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste

    Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Didática II e Supervisão de Estágios Educação de Jovens e Adultos Trabalho de Conclusão de Curso Relações Sociais na Escola Projeto de Estudos e Pesquisas (modalidade EAD)I

    Atividades

    • 02/2004 - 06/2007

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Estágio em Educação de Jovens e Adultos, Supervisão de Estágio - Didática III, Projeto Integrador de Estudos e Pesquisa I, Projeto Integrador de Estudos e Pesquisa II, Relações Sociais na Escola

  • 1999 - 2002

    Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em educação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho de supervisão escolar, articulação e acompanhamento de parcerias, formação de educadores e elaboração de material didático para a educação de jovens e adultos presos.

    Atividades

    • 05/1999 - 02/2002

      Serviços técnicos especializados , Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, .,Serviço realizado, coordenação de projetos culturais e educativos de adultos presos; supervisão de escolas nos presídios, formação de monitores e preparo de material didático.

  • 1999 - 1999

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho com formação de professores do Ensino Fundamental e Médio, nos componentes curriculares: História e Geografia, elaboração de material didático, auxílio na supervisão escolar

    Atividades

    • 01/1999 - 04/1999

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Educação, .,Serviço realizado, formação de professores.

  • 1986 - 1997

    Escola Estadual de Primeiro Grau Experimental Edmundo de Carvalho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ensino de História para alunos do Ensino Fundamental, Supletivo (Educação de Jovens a Adultos) e CEFAM (formação de professores)

    Atividades

    • 02/1986 - 12/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História para o Ensino Fundamental e CEFAM

  • 1991 - 1994

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Museu, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho com elaboração de exposições científicas e acompanhamento de visitas escolares. Elaboração de material didático. Formação de professores para educação em Museus e Centros de Ciências.

    Atividades

    • 12/1991 - 09/1994

      Serviços técnicos especializados , Reitoria, .,Serviço realizado, formação de professores, atendimento de escolas, montagem de exposições, supervisão de estágios.

  • 1984 - 1986

    Instituto de Pré-História - USP

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Museu, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho com montagem de exposições e acompanhamento do serviço educativo (recepção de escolas, preparo de material didático, formação de professores).

    Atividades

    • 05/1984 - 02/1986

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Pré-História - USP, .,Serviço realizado, Formação de professores, atendimento de escolas, montagem de exposições.