Gabrielle Barbosa Pinto

Graduada no Curso Integral de Bacharel em Farmácia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, obtendo um coeficiente de rendimento global de 7.95 , o qual foi concluído no período de 5 anos (10 períodos). Cursou 2 semestres de Bacharel em Matemática na UFRRJ. Atuou em projetos de iniciação científica e tecnológica na área de alimentos, indústria, patentes, inovação tecnológica, marketing, produtos naturais, ética, vigilância sanitária. Participou de projetos de extensão envolvendo temas como sexualidade na adolescência e acompanhamento farmacoterapêutico de hipertensos agindo em comunidades nas Clínicas da Família, Casa de Parto, Programas de Saúde da Família. Atualmente, cursa Pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Gestão empresarial e Inovação Tecnológicas na Escola de Química/UFRJ. Pinto, G.B.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador:Maria Adelaide Antunes.Coorientador: Flávia Maria Lins Mendes. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Graduação em Farmácia

2010 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS
Orientador: Lêda Glicério Mendonça

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 10h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2018 - 2018

Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2018 - 2018

Licitações Públicas. (Carga horária: 60h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2018 - 2018

Gestão e liderança pessoal. (Carga horária: 50h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2017 - 2017

RELAÇÕES INTERNACIONAIS: TEORIA E HISTÓRIA. (Carga horária: 60h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2017 - 2017

Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.

2017 - 2017

Cosmetologia. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2016 - 2016

INTRODUÇÃO AO TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES. , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça, WIPO, Suiça.

2016 - 2016

CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça, WIPO, Suiça.

2012 - 2012

Curso de Patentes. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Extensão Formação de Multiplicadores em Educação Sexual. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2005 - 2006

Informática básico e avançado. (Carga horária: 88h). , FAETEC, FAETEC, Brasil.

2002 - 2005

Curso de Inglês. (Carga horária: 480h). , CEI - CENTRO DE ENSINO DE IDIOMAS, CEI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ALIMENTOS.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º EniFarmed.Perfil de aplicação da lipase na Indústria farmacêutica e farmoquímica. 2018. (Encontro).

VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO. 2014. (Outra).

III ENCONTRO DA SAÚDE.PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO AÇAÍ COMO ESTIMULANTE SEXUAL EM BASES DE PATENTES GRATUITAS. 2012. (Outra).

II SEMINÁRIO EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA AÁREA DE ALIMENTOS.PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO AÇAÍ ATRAVÉS DE BASES GRATUITAS DE BUSCA DE PATENTES. 2012. (Seminário).

II SEMINÁRIO EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA ÁREA DE ALIMENTOS.Prospecção tecnológica das atividades do açaí em bases de patentes gratuitas.. 2012. (Seminário).

Semana de química na UFRJ. 2012. (Seminário).

V ENAPID - ENCONTRO ACADÊMICO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INOVAÇÃO DEDESEMVOLVIMENTO.Prospecção tecnológica das atividades do açaí em bases de patentes gratuitas.. 2012. (Encontro).

VI JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTIMULANTES SEXUAIS ATRAVÉS DE BASES GRATUITAS DE PATENTES. 2012. (Outra).

Semana de saúde do IFRJ. 2011. (Encontro).

II ENCONTRO DA SAÚDE. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Meriane Pires Carvalho

MACIEL, P. M. C.;Carvalho, M. P.. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Paula de Miranda Costa Maciel

Maciel, P. M. C.. POSPECÇÃO TECNOLÓGICA DAS PROPRIEDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS. 2015.

Leda Glicerio Mendonça

MENDONÇA, L. G.; MACIEL, P. M. C.; PIRES, M.. PROSPECÇÃO TECNOLÓGIA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Suzana Borschiver

BORSCHIVER, SUZANAANTUNES, A. S.MENDES, C. D.. Perfil Tecnológico da Lipase na Indústria Farmacêutica. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

ADELAIDE MARIA DE SOUZA ANTUNES

ANTUNES, A. M. S.. Perfil Tecnológico da Lipase na Industria Farmacêutica. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química - UFRJ.

Jorge Lima de Magalhães

MAGALHÃES, J.L.BORSCHIVER, S.; MENDES, C. D. S.; ITABAIANA JR, I.; Antunes, Adelaide M. S.. Perfil Tecnológico da Lipase na Indústria Farmacêutica. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ - Escola de Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leda Glicerio Mendonça

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lêda Glicério Mendonça;

Leda Glicerio Mendonça

PROPSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTIMULANTES SEXUAIS MASCULINOS PARA A TERCEIRA IDADE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Lêda Glicério Mendonça;

Flávia Maria Lins Mendes

Prospecção em Documentos de Patentes sobre Enzimas Utilizadas na Industria Farmacêutica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

ADELAIDE MARIA DE SOUZA ANTUNES

Perfil Tecnológico da Lipase na Industria Farmacêutica; 2019; Dissertação (Mestrado em TEC DE PROCESSOS QUIMICOS E BIOQUIMICOS) - Escola de Química - UFRJ,; Orientador: Adelaide Maria de Souza Antunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINTO, G. B. ; GLICERIO, L. . Prospecção tecnológica das atividades do açaí em bases de patentes gratuitas.. In: 5ª edição do Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2012, RIO DEJANEIRO. Propriedade intelectual, 2012.

  • PINTO, G. B. ; MENDES, F. L. ; ANTUNES, A. . Perfil de aplicação da lipase na Indústria farmacêutica e farmoquímica. In: 12º EniFarmed, 2018, Rio de Janeiro. Encontro Nacional de Inovação em Fármacos Medicamentos, 2018.

  • PINTO, G. B. ; WENGERT, M. . A Importância da Atenção Farmacêutica no Tratamento da Hipertensão. In: VIII Jornada de Iniciação Científica, 2014, Rio de Janeiro. VIII JIT, 2014.

  • PINTO, G. B. ; GLICERIO, L. . Prospecção Tecnológica do açaí através de bases gratuitas de patentes. In: II Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos, 2012, Rio de Janeiro. Inovação e Tecnologia na área de Alimentos, 2012.

  • PINTO, G. B. ; GLICERIO, L. . Prospecção Tecnológica de Estimulantes Sexuais Através de Bases Gratuitas de Patentes. In: VI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2012, Rio de Janeiro. VI JIT, 2012.

  • PINTO, G. B. ; GLICERIO, L. . Prospecção Tecnológica do Açaí como Estimulante Sexual em Bases Gratuitas de Patentes. In: III Encontro da Saúde, 2012. II Jornada Interna de Iniciação Científica, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    O PODER DA PROPAGANDA E A REALIDADE DO PRODUTO NATURAL: POSICIONAMENTO ÉTICO DO PROFISSIONAL DE PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA, Descrição: Esse projeto é a continuação de um estudo iniciado em agosto de 2010, participante do programa PIBICT, vigência 2010-2011. A sua importância consiste na discussão sobre o uso indiscriminado de produtos naturais pela sociedade, que de maneira geral, não tem o devido conhecimento sobre que está consumindo. A mídia impõe padrões estéticos e de estilo de vida nem sempre alcançáveis, promovendo o consumo abusivo. Esse fato faz crescer cada vez mais a oferta de cosméticos, alimentos funcionais e energéticos, que por se professarem ?de origem natural?, os isentariam de contra-indicações ou controle sanitário mais rígido. O trabalho pretende analisar as informações contidas nos materiais promocionais desses produtos, em vários tipos de mídia, em confronto com a legislação especifica de propaganda e embalagem, a literatura científica sobre os principais componentes da formulação e os teóricos da área da Bioética e Ética Aplicada. O desdobramento esperado é a formação ética e humanística do profissional egresso de Farmácia e de Química e o seu envolvimento na promoção do uso racional de produtos naturais por intermédio de pesquisa sistematizada, de mapeamento do consumo, de monitoração de propaganda e de divulgação científica. Esse projeto de pesquisa pretende ser a primeira etapa de um trabalho mais extenso a ser desenvolvido no Campus Realengo e Nilópolis do IFRJ em três fases distintas: Etapa 1) Caracterização do perfil de consumo de produtos naturais por alunos do ensino superior (objetivo desse projeto); 2) análise de material promocional dos produtos mais utilizados pelos alunos estudados em confronto com os referencias regulatórios e bibliográficos; 3) campanha de divulgação científica sobre uso racional de produtos naturais. Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabrielle Barbosa Pinto - Integrante / LÊDA GLICÉRIO - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    BASES GRATUITAS DE BUSCA DE PATENTES: FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende ser uma forma de disseminação e implantação da cultura da Inovação Tecnológica no IFRJ, além de fomentar o espírito investigativo no aluno. Mesmo que muitos pesquisadores conduzam experimentos inovadores, nem sempre dominam ou utilizam as bases de busca de relatórios de patente como fonte de informação tecnológica para referendar seus estudos, passando esse hábito para seus orientandos. A proposta aqui apresentada é receber, a cada ano, alunos bolsistas de Farmácia e de Química, interessados em fazer pesquisa de revisão bibliográfica sobre tecnologias aplicadas ao seu campo de atuação, tomando como base dados extraídos majoritariamente de relatórios de patente. Essa ação, na área de Inovação, é chamada de levantamento do estado da técnica. Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gabrielle Barbosa Pinto - Integrante / LÊDA GLICÉRIO - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Premiação Reconhecimento Técnico-Tecnológico do 12º EniFarmed, FIRJAN.

2017

Bolsista de Mestrado NOTA 10, FAPERJ.

1997

Honra pela Brillhante Atuação no Festival Interno de Natação, Clube Nilopolitano de Natação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, ifrj, IFRJ-UNIDADE REALENGO. , CARLOS WENSESLAU, REALENGO, 21715000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 38391135, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional